Вы находитесь на странице: 1из 4

Tireide

Caractersticas
A tireoide a maior glndula do corpo (15-20 gramas), altamente irrigada, responsvel pela secreo de hormnios tireoidianos (T3 e T4) e calcitonina. A tireoide composta por folculos, clulas epiteliais arranjadas de forma a circundar um material amorfo denominado coloide. Alem dos hormnios h no coloide tireoglobulina e pequenas quantidades de tireoalbumina. O folculo composto por clulas foliculares produtoras de HT e clulas C que secretam calcitonina em resposta ao aumento da calcemia.

Biossintese de hormnios Tireoidianos


Captao do Iodeto: O ideal para ingesto diria de iodo de 150 a 300 mg/dia. Valores muito baixos podem ocasionar o bcio endmico. O iodo ingerido transformado em iodeto, uma vez que o iodo orgnico muito lentamente absorvido pelo trato gastrointestinal. So fatores protetores da deficincia de iodo: Relao 100:1 de iodeto armazenado como hormnio para iodeto renovado Reduo da sua excreo renal caso ocorra queda em sua concentrao circulante.

O iodeto transportado para a glndula ativamente atravs de um importe Na+/I- localizado na membrana basal das clulas epiteliais tireoidianas. O I- passa ento para o coloide, atravs da protena de membrana pendrina, onde sofre oxidao. Sntese de tireoglobulina: a Tg uma glicoprotena produzida pelo RER dos folculos tireoidianos. Ela funciona como suporte para a produo de HT. Oxidao do iodeto e formao de MIT e DIT: o iodeto oxidado atravs de peroxidases para o iodo elementar, que posteriormente passa por um processo de organificao envolvendo a iodao dos resduos de tirosina existentes na molcula de Tg. Com a iodao da tirosina temos a formao de MIT (monoiodotirosina) e DIT (diiodotirosina) acoplados a Tg. So precursores de T3 e T4. Formao de T3 e T4: a tireide a nica produtora de T4 enquanto que 20% de T3 proveniente da tireoide e 80% origina-se da desiodao do T4 nos tecidos. T3 apresenta uma potencia biolgica muito maior que T4. T3 reverso: produzido em pouca quantidade, forma inativa.

Alm do iodeto do sangue bombeado para a tireoide, h tambm o iodeto gerado dentro da prpria tireoide por desiodao das iodotirosinas liberadas durante a protelise da tireoglobulina. Liberao de T3 e T4: para que ocorra liberao de T3 e T4 na corrente sangunea ocorre a endocitose do coloide a megalina presente na membrana apical reconhece o complexo e a membrana apical emite pseudpodes. Ento no citoplasma h a protelise da tireoglobulina por enzimas lisossomais. Liberao de T3 e T4 no sangue: sendo hormnios lipossolveis, so ligados por protenas plasmticas, especialmente globulina ligadora de tiroxina (TBG).

Hormnios Tireoidianos nas Clulas Alvo


A entrada nas clulas realizada por protenas de membrana. Dentro das clulas, o T4 convertido a T3 pelas desiodases. Este se liga ao seu receptor intracelular, que migra para o ncleo, regulando a transcrio. Tipos de Desiodases: D1: presente no fgado e nos rins. D2: presente no sistema nervoso central, hipfise, tecido adiposo marrom, msculo e corao. D3: presente nos tecidos em desenvolvimento (SNC), placenta e pele. Produz apenas produtos inativos (rT3 e T2), inibindo a ao dos hormnios tireoideanos.

Funes dos Hormnios Tireoidianos


Os hormnios tireoidianos agem sobre todas as clulas e os tecidos do corpo, tendo muitas aes diretas e indiretas (otimizam as aes de outros hormnios e neurotransmissores). Aumenta a atividade do sistema nervoso autnomo simptico (Receptores adrenrgicos e segundos mensageiros intracelulares - AMPc). Aumenta a taxa metablica, com aumento do consumo de O2 e da formao de CO2 ( Metabolismo de carboidratos, de protenas e de lipdeos) e a termognese. Aumenta a atividade motora dos msculos esquelticos, a gliclise e a glicogenlise nestes. Aumenta a ventilao minuto ( Frequncia respiratria) e a resposta ventilatria hipxia (O2) e hipercapnia ( CO2). Aumenta a produo de hemcias e de eritropoetina pelos rins. Aumenta o dbito cardaco (Frequncia cardaca, Fora de contrao cardaca e Tempo de relaxamento diastlico) e diminui a resistncia vascular perifrica total. Regulao da funo reprodutiva feminina e masculina. Importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso e dos ossos do feto (ocorre passagem de pequena quantidade de hormnios tireoideanos pela placenta). Regula a velocidade e o ritmo do desenvolvimento do sistema nervoso central crescimento do crtex cerebral e cerebelar, proliferao dos axnios, ramificao dos dendritos, mielinizao, sinaptognese, etc. Estimula a formao e amadurecimento dos ossos (fechamento das epfises sseas), estimulando a ao dos osteoblastos.

Regulao da Fisiologia Tireoidiana


A produo de hormnios tireoidianos regulada pelo eixo hipotlamo-hipfise-tireide, como boa parte de todo o sistema endcrino humano. Hormnio Liberador de Tireotrofina: os neurnios hipotalmicos (ncleos supra-ptico e paraventricular) sintetizam e liberam um peptdeo de trs aminocidos denominado TRH (hormnio liberador de tireotrofina). Esta substncia liberada na circulao porta hipofisria, que irriga as clulas da adenohipfise, entre elas os tireotrfos - clulas que produzem e secretam o hormnio TSH (tireotrofina). Ao se ligar em seu receptor na membrana do tireotrfo, o TRH estimula a liberao e sntese do TSH. Tireotrofina: O TSH (tireotrofina) uma glicoprotena de 204 aminocidos, composta por duas subunidades: alfa e beta. A subunidade alfa comum aos outros hormnios glicoproteicos (LH,

FSH e hCG), enquanto a beta a responsvel pelo efeito hormonal especfico. O TSH liberado na circulao sistmica de forma pulstil (aproximadamente a cada 2h), respeitando um ciclo circadiano com nveis sricos mximos no incio da madrugada (entre meia noite e 4h). Tal pico no se relaciona ao sono (como no caso do GH). O "gerador de pulso" o prprio hipotlamo TRH liberado de forma pulstil pelos neurnios hipotalmicos. Os nveis sricos mdios do TSH oscilam na faixa entre 0,5-5mU/L. O TSH se liga a seu receptor de membrana (TSH-R) na clula folicular, estimulando o sistema protena G/adenil-ciclase/AMPc. Feedback negativo:

Efeitos do TSH: Aes imediatas: aumenta a endocitose do colide. Aes intermedirias: aumenta a captao de iodeto pelas clulas foliculares, aumenta a atividade da tireoperoxidase (formao de I2; formao de MIT e DIT; acoplamento de duas molculas de tirosina iodadas T3 e T4) e estimula a protelise da tireoglobulina dos endossomos (aumentando a liberao de T3 e T4). Aes em longo prazo: hipertrofia e hiperplasia das clulas foliculares e proliferao dos capilares sanguneos (resultado da produo local de fatores de crescimento), podendo levar ao bcio endmico.

Вам также может понравиться