Вы находитесь на странице: 1из 3

Histria

Extensivo - Turma de Fevereiro


Nome: Filial: Ba Bf Ic Ipa Prt Tij Turno: M T N Nota: _______

pH n 07

No deixe de usar a monitoria pela Internet!


1) A Revoluo Industrial,ocorrida na Inglaterra no final do sculo XVIII e no sculo XIX: a) t rouxe a substituio da maquinofatura pela manufatura e pelo trabalho artesanal. b) provocou profundas transformaes sociais, pois os salrios masculinos subiram vertiginosamente, levando as mulheres a voltarem ao seu papel tradicional de me e esposa. c) rapidamente se espalhou pelo restante da Europa, sendo a Alemanha o segundo pas a se industrializar. d) mudou substancialmente a vida do homem, que no mais era dono de seu tempo, como os mestres artesos o eram. e) provocou mudanas polticas ao trazer a substituio da monarquia absolutista pela monarquia parlamentarista, regime em vigor at hoje. 2) Desta vala imunda a maior corrente da indstria humana flui para fertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra ouro puro. Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade, aqui a civilizao faz milagres e o homem civilizado torna-se quase um selvagem.
(HOBSBAWM, Eric J. A era das revolues. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.)

Sobre os destruidores de mquinas, de que trata o texto anterior, assinale a alternativa correta. a) Foram trabalhadores ingleses que combateram com aes diretas a mecanizao dos teares durante a Revoluo Industrial. b) Eram grupos de rebeldes irlandeses liderados pelos radicais jacobinos insatisfeitos com a restaurao da monarquia dos Bourbon na Frana. c) Eram integrantes das vanguardas das trade unions, os primeiros sindicatos de trabalhadores da Inglaterra, que elaboraram a Carta do Povo. d) Foram trabalhadores anarquistas que morreram enforcados por terem lutado pela jornada de oito horas durante a greve geral de Haymarket Riot, em Chicago. e) Eram grupos de indgenas do meio oeste dos EUA, entre eles os sioux, que atacavam os trens (cavalos de ao) que dividiam as manadas de bfalos dentro de seus territrios.

Esta observao, feita por Alexis de Tocqueville em 1835, descreve a cidade de Manchester (Inglaterra) durante a Revoluo Industrial. A leitura do texto permite afirmar que o autor: a) tinha um ponto de vista teocntrico, pois a ao humana era compreendida como um verdadeiro milagre. b) exaltava o processo de industrializao, que tornaria ainda melhores os seres humanos e a natureza ao seu redor. c) fazia uma defesa da poltica mercantilista, que tinha como prioridades o metalismo e as inovaes tecnolgicas. d) constatava que a industrializao poderia trazer, como consequncia, a degradao socioambiental. e) defendia que a vida selvagem era melhor que a vida desenvolvida nas cidades industrializadas.

4) O capitalismo um sistema em que os bens e servios, inclusive as necessidades mais bsicas da vida, so produzidos para fins de troca lucrativa; em que at a capacidade humana de trabalho uma mercadoria venda no mercado; e em que, como todos os agentes econmicos dependem do mercado, os requisitos da competio e da maximizao do lucro so as regras fundamentais da vida. (...) O objetivo bsico do sistema capitalista, em outras palavras, a produo e a autoexpanso do capital
(WOOD, Ellen Meiksins. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, p. 12.)

Houve um momento, na histria, em que ficaram mais evidentes os efeitos negativos do sistema capitalista sobre os trabalhadores. No incio do processo de industrializao europeu, a situao dos operrios das fbricas comprovava o que diz Ellen Wood, no trecho acima. Estamos falando, respectivamente, de qual perodo da histria e de qual pas europeu, que viveu essa experincia de maneira pioneira? a) Histria Moderna; Frana. b) Histria Medieval; Inglaterra. c) Histria Moderna; Inglaterra. d) Histria Contempornea; Frana. e) Histria Moderna; Alemanha.

3) Leia o texto a seguir. A cada 1o de maio, lembramos de Parsons, Spies e seus companheiros de patbulo. Mas poucos lembram do nome de James Towle, que foi, em 1816, o ltimo destruidor de mquinas enforcado. Caiu pelo poo da forca gritando um hino luddita [sic] at que suas cordas vocais se fecharam num s n.
(FERRER, Christian. Os destruidores de mquinas. In: Libertrias, n. 4, dez/1998, So Paulo, p. 5.)

Histria
Extensivo

pH n 07

5) A Revoluo Puritana (1640) e a Revoluo Gloriosa (1688) transformaram a Inglaterra do sculo XVII. Sobre o conjunto de suas realizaes, pode-se dizer que: a) d eterminaram o declnio da hegemonia inglesa no comrcio martimo, pois os conflitos internos provocaram forte reduo da produo e exportao de manufaturados. b) resultaram na vitria poltica dos projetos populares e radicais dos cavadores e dos niveladores, que defendiam o fim da monarquia e dos privilgios dos nobres. c) envolveram conflitos religiosos que, juntamente com as disputas polticas e sociais, desembocaram na retomada do poder pelos catlicos e em perseguies contra protestantes. d) geraram um Estado monrquico em que o poder real devia se submeter aos limites estabelecidos pela legislao e respeitar as decises tomadas pelo Parlamento. e) precederam as revolues sociais que, nos dois sculos seguintes, abalaram Frana, Portugal e as colnias na Amrica, provocando a ascenso poltica do proletariado industrial. 6) A Revoluo Inglesa de fins do sculo XVII pode ser considerada como a primeira revoluo burguesa no continente Europeu. Sobre esta revoluo correto afirmar: a) O Parlamento e os monarcas tinham a mesma posio em relao necessidade de impostos para a manuteno do Estado e a confiana de que o rei decidia sobre essa questo. b) Jaime I e Carlos I reorganizaram o Estado com seu comando forte e centralizador, deixando o legado da eficincia para os prximos monarcas. c) As condies econmicas e polticas estiveram estveis durante o perodo pr-revolucionrio. d) A Carta dos Direitos sagrou-se como documento de valor constitucional e foi aceita pelo casal Guilherme e Maria, novos monarcas por declarao do Parlamento. e) As divergncias entre anglicanos e calvinistas foram um elemento essencial do processo revolucionrio, que findou com a aceitao da mesma religio por todos. 7) Da forma pela qual a fabricao de alfinetes hoje executada, um operrio desenrola o arame, outro o endireita, um terceiro corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocao da cabea do alfinete e assim por diante. Dessa forma, a importante atividade de fabricar um alfinete est dividida em aproximadamente dezoito operaes distintas. Trabalhando desta maneira, dez pessoas conseguiam produzir entre elas mais de quarenta e oito mil alfinetes por dia. Assim, pode-se considerar que cada uma

produzia 4.800 alfinetes diariamente. Se, porm, tivessem trabalhado independentemente um do outro, sem que nenhum tivesse sido treinado para este ramo de atividade, certamente cada um deles no teria conseguido fabricar vinte alfinetes por dia, e talvez nem mesmo um.
(SMITH, Adam. A riqueza das naes. So Paulo: Abril Cultural,1996, p. 65.)

Sobre a diviso do trabalho instituda a partir da Revoluo Industrial e seus desdobramentos, correto afirmar que: a) o toyotismo uma forma de gerenciamento de estoque das indstrias, que proporcionou melhores meios de lidar com o meio ambiente e o controle de matrias-primas. b) o fordismo uma forma de gerenciamento cientfico que serviu para os trabalhadores exercitarem suas melhores habilidades em atividades especficas. c) a reduo da exigncia do desenvolvimento das habilidades do trabalhador teve impacto sobre o processo produtivo e restringiu o conhecimento integral do trabalhador sobre seu ofcio. d) a especializao do trabalhador obrigou que somente homens, bem treinados e com instruo slida, fossem absorvidos pelas vagas de trabalho geradas com o processo de industrializao.

8) A Revoluo Industrial que se consolidou na Inglaterra da segunda metade do sculo XVIII apresentava fatores condicionantes em variados campos da sociedade britnica. No campo institucional, tem-se a ..................; no que se refere ao pensamento econmico, apresentase o ..................; no plano tico de fundamentao religiosa, cita-se o .................. e, no campo econmico, verifica-se a liberao de mo de obra causada pela prtica dos .................. . a) Monarquia Parlamentar / mercantilismo / protestantismo / cercamentos b) Repblica Parlamentar / liberalismo / catolicismo / campos abertos c) Monarquia Parlamentar / liberalismo / protestantismo / cercamentos d) Repblica Parlamentar / mercantilismo / protestantismo / campos abertos e) Monarquia Parlamentar / liberalismo / catolicismo / cercamentos 9) A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaa lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorncia lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fbricas e os novos altos-fornos eram como as Pirmides, mostrando mais a escravizao do homem que seu poder.
(DEANE, P. A Revoluo Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).)

No deixe de consultar o blog de ensino! Ele se encontra atualizado toda 2 feira no site!

Histria
Extensivo

pH n 07

Qual relao estabelecida no texto entre os avanos tecnolgicos ocorridos no contexto da Revoluo Industrial Inglesa e as caractersticas das cidades industriais no incio do sculo XIX? a) A facilidade em se estabelecerem relaes lucrativas transformava as cidades em espaos privilegiados para a livre iniciativa, caracterstica da nova sociedade capitalista. b) O desenvolvimento de mtodos de planejamento urbano aumentava a eficincia do trabalho industrial. c) A construo de ncleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias at as fbricas. d) A grandiosidade dos prdios onde se localizavam as fbricas revelava os avanos da engenharia e da arquitetura do perodo, transformando as cidades em locais de experimentao esttica e artstica. e) O alto nvel de explorao dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por pssimas condies de moradia, sade e higiene.

10) Os cercamentos do sculo XVIII podem ser considerados como snteses das transformaes que levaram consolidao do capitalismo na Inglaterra. Em primeiro lugar, porque sua especializao exigiu uma articulao fundamental com o mercado. Como se concentravam na atividade de produo de l, a realizao da renda dependeu dos mercados, de novas tecnologias de beneficiamento do produto e do emprego de novos tipos de ovelhas. Em segundo lugar, concentrou-se na inter-relao do campo com a cidade e, num primeiro momento, tambm se vinculou liberao de mo de obra.
(RODRIGUES, A. E. M. Revolues burguesas. In: REIS FILHO, D.A.etal (Orgs.). O sculo XX, v. I. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000 (adaptado).)

Outra consequncia dos cercamentos que teria contribudo para a Revoluo Industrial na Inglaterra foi o: a) aumento do consumo interno. b) congelamento do salrio mnimo. c) fortalecimento dos sindicatos proletrios. d) enfraquecimento da burguesia industrial. e) desmembramento das propriedades improdutivas.

Вам также может понравиться