Вы находитесь на странице: 1из 3

Eu Sou Carta de Deus

Neste mundo em que os avanos tecnolgicos acontecem a cada nano segundo, algumas coisas que antes faziam parte da nossa vida comeam a perder espao e voc j no as usa mais com tanta frequncia at ao ponto daquilo deixar de fazer parte do seu dia a dia. Quem no passado no assistia a filmes em aparelhos de vdeo cassete? Lembro at que tnhamos que rebobinar a fita para entregar locadora. Hoje usamos o DVD, Blue Ray. Quem nunca comprou cartelas de passe escolar para nibus e andava com aqueles papeizinhos na carteira para entregar ao cobrador? Lembro que minha me me dava os passes contados para a semana. Se eu perdesse um era a maior confuso l em casa. Hoje usamos cartes de passagem recarregveis. Quem nunca usou uma mquina de datilografia e um corretor ortogrfico branco para usar caso algum erro de digitao acontecesse? Hoje temos os computadores, notebook, laptops, tablets, etc. e se algum erro ocorrer apenas tecle Ctrl + Z. Quem nunca pegou uma folha de papel em branco, uma caneta ou lpis e comeou a escrever uma carta? Hoje temos o e-mail, Whats App, Facebook, etc. que usamos para nos comunicar com as pessoas. Mas h quanto tempo voc no escreve uma carta? No digo cartas formais para empresas ou pessoas que exercem cargos de grande importncia em rgos estaduais, federais ou privados. Digo cartas para parentes, amigos, pessoas de perto ou de longe. Em meu guarda-roupa eu tenho guardadas todas as cartas que recebi da minha esposa. Ao ler cada uma consigo sentir novamente o amor, o carinho e ateno dedicados a mim. Quando ela escreveu, ela parou, assentou-se, separou um tempo, pegou o melhor papel (mulheres escolhem sempre com impresses decorativas), caneta, pensou quais palavras usar e comeou a escrev-las pensando em mim. E como seria se voltssemos a escrever cartas para as pessoas, no s as que amamos, mas principalmente para aquelas que nunca nos viram e que no conhecem o amor de Cristo? E se alm das palavras de bno e versculos, ns vivssemos o que escrevemos? Ou melhor: e se fssemos cartas vivas? Paulo em sua carta aos Corntios afirma: Vocs mesmos so a nossa carta, escrita em nosso corao, conhecida e lida por todos. Vocs demonstram que so uma carta de Cristo, resultado do nosso ministrio, escrita no com tinta, mas com o Esprito do Deus vivo, no em tbuas de pedra, mas em tbuas de coraes humanos." (II Corntios 3.3).
Ns temos a vida de Jesus, ns somos templo do Santo Esprito e temos a Palavra da verdade cravada em nosso corao. Segundo a prpria Bblia, ns somos verdadeiras cartas de Deus. Mas preciso que ns desempenhemos o mesmo papel de carta comum. Uma carta comum tem no mnimo trs partes:

A pessoa que escreveu A mensagem contida na carta O resultado da carta na pessoa que a recebe

Quem escreveu a nossa carta?


Paulo indica que os Corntios representaram o que ele ensinou e o que ele exemplificou. Mas no s ele. Como o prprio apstolo diz: "vs sois a carta de Cristo". Somos as cartas escritas pelo prprio Deus, enviadas para o mundo inteiro para sermos lidas e conhecidas. O Esprito de Deus quem escreveu em nossos coraes. E ns, como cartas vivas, comunicamos o que foi colocado em ns por Ele. Paulo para um momento para comentar que os discpulos representam a qualidade do ensino que ele ministrou tambm, mas mesmo nisto, Paulo dependia totalmente de Deus para uma capacitao divina. Ele nunca quis passar algo que ele mesmo tivesse inventado (pelos seus prprios pensamentos humanos ou raciocnio sofisticado). Acima de tudo, ele obedeceu ao Esprito de Deus para ministrar um novo testamento, a nova aliana do Esprito e no da letra. (v. 6).

Qual a mensagem de nossa carta?


A nossa carta uma carta muito especial. Ela a nica carta no mundo que possui dois endereos (e ela chega corretamente nestes dois endereos): (1) ns mesmos, (2) as outras pessoas. Quando endereada a ns mesmos, o apstolo fez uma reflexo sobre a mensagem: 1. No da lei, no o ministrio da condenao, mas da justificao (v.9). 2. Quando o vu da incredulidade tirado, se percebe a verdade no Esprito que a f no Senhor traz libertao do pecado e liberdade para a vida (v.16). 3. Que podemos andar na luz sem medo (v.17). 4. Que seremos transformados de glria em glria na mesma imagem, como um espelho do Senhor (v. 18). 5. Quando temos f em Cristo, somos salvos e nos tornamos novas criaturas, com uma nova natureza que quer agradar a Deus (II Corntios 5.17). Quando endereada a outras pessoas, a mensagem que levamos como carta viva a mesma mensagem que vem sendo pregada h dois mil anos, atravs de Jesus, dos apstolos, dos mrtires, de homens e mulheres de Deus, atravs de suas vidas ou at mesmo na perda destas, quando muito sangue foi e continua sendo derramado por esta mensagem: a salvao do homem atravs da cruz de Cristo. As pessoas tm que olhar para ns e associar as palavras que dissermos e escrevermos com o nosso viver. Jesus tem que ser conhecido pelas pessoas por meio das nossas atitudes, do nosso exemplo. Todos devem olhar para ns e ver novas criaturas transformadas pelo poder de Deus. Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Co 5.17).

O apstolo Paulo tambm disse aos membros da igreja de Corinto que alm de serem cartas eles deveriam ser textos possveis de serem lidos. Vs sois a nossa carta, escrita em nossos coraes, conhecida e lida por todos os homens. (v. 2). O mundo precisa conhecer a mensagem de Deus, tanto a que mudou a nossa vida, quanto a que pode mudar as vidas das pessoas. O mundo deve conseguir ler o evangelho que ns carregamos e ver em cada passo, expresso e palavra que sai de nossos lbios o Senhor Jesus.

Qual o resultado de nossa carta na pessoa que recebe esta carta?


Lembro-me do filme Cartas para Deus. A histria narra a trajetria de um garoto de oito anos, que mesmo diagnosticado com um cncer raro no crebro no desiste da vida e com uma esperana contagiante decide escrever diariamente cartas para Deus. Essas cartas vo parar nas mos de um carteiro, que est em meio a um grande drama familiar. O carteiro resiste no incio, mas acaba se rendendo as cartas e fica impactado ao perceber que o menino em momento algum pede por sua cura, mas intercede ao Senhor pela vida de todos que esto ao seu redor. Diante daquele cenrio inesperado de f e coragem, o carteiro se aproxima do garoto e experimenta uma transformao de vida pela f, no sabendo que as cartas no mudariam apenas a sua histria, mas sim a de todos aqueles que estavam ao redor do pequeno garoto. A trama nos mostra que mesmo nas mais difceis adversidades da vida podemos ser instrumentos de Deus irradiando esperana e f queles que esto ao nosso redor. A grande lio de Cartas para Deus que devemos confiar na soberania divina, mesmo quando as circunstncias nos levam ao desespero. No podemos desistir de viver simplesmente porque erramos o caminho ou porque no sabemos o que fazer diante das tempestades da vida. Devemos assim como o pequeno garoto, olhar para Deus e fazermos de nossa vida a mais bela carta. Dessa forma todos que nos conhecem reconhecero ao Senhor atravs de nossa existncia. No perca mais tempo, faa a sua vida valer a pena.

Que tipo de carta temos sido?


Quem est nos conhecendo e nos lendo? Estamos transmitindo fielmente a mensagem escrita por Deus? Estamos espelhando a imagem de Cristo cada dia mais? Que tipo de cartas temos sido? Somos cartas cheias da vida de Jesus ou cartas sem vida, apagadas? Quem tem o Filho tem a vida; quem no tem o Filho de Deus no tem a vida. (I Joo 5.12). Se voc tem Cristo e j selado pelo Esprito Santo voc tem vida, voc pode ser lido. Mas, se voc percebe que mesmo tendo o Deus pai, o Deus filho e o Deus Esprito Santo, ainda assim no est permitindo que as pessoas leiam sobre Jesus, tempo de fazer conserto com o Senhor, arrepender-se e permitir que o Esprito volte a escrever a sua histria para que o nome de Deus seja glorificado. Abra seu corao, confesse os pecados, arrependa-se e deixe o Senhor dominar a sua vida, pois Ele um pai justo, amoroso e perdoador. Porque tu, Senhor, s bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam. (Salmos 86.5). Ele pode transformar voc, novamente, em uma carta legvel e possvel de ser lida e enviada com o selo do Esprito a todos os povos e lugares desta terra.

Вам также может понравиться