Вы находитесь на странице: 1из 10

Formao dos Contratos: Proposta, Aceitao, Lugar (arts. 427/43 !

" direito moderno admite o princ#pio solus consensus obligat, ou se$a, os contratos so, em regra, consensuais (isto %, &ormam'se pe(o simp(es consenso!. )nicia(mente, &a*'se mister a conceituao do termo contrato. +a interessante de&inio de Pa,(o -to(*e, % .um neg/cio $ur#dico por meio do 0ua( as partes, 1isando atingir determinados interesses, con1ergem as suas 1ontades, criando um de1er $ur#dico principa(, ,em como de1eres $ur#dicos acess/rios, decorrentes da ,oa'&% o,$eti1a e da &uno socia( do contrato2. 34cepciona(mente, e(e (consenso! no % su&iciente para a &ormao do contrato, e4igindo'se, ainda, em a(guns casos, a tradio (contratos reais! ou so(enidades especiais (contratos so(enes!.

" e(emento 1o(iti1o % um dos re0uisitos mais importantes na &ormao do contrato e, s/ ap/s a dec(arao dessa 1ontade, % 0ue este neg/cio est5 apto a produ*ir e&eitos $ur#dicos. 3m gera(, uma das partes &a* a proposta, 0ue tam,%m pode ser c6amada de o,(ao, o&erta ou po(icitao, e a outra, ap/s ana(isar essa proposta, aceita ou dec(ina. Pode e4istir, tam,%m, uma &ase de negocia7es pre(iminares, 0ue % denominada de puntuao, por%m essa &ase no se constitui como regra, e, tam,%m, no produ* nen6uma 1incu(ao ao neg/cio.

+o instante do aceite % 0ue pode reputar'se conc(u#do o contrato. -endo assim, determinar com preciso este momento % de grande re(e18ncia para o neg/cio $ur#dico, e con&orme se$a o contrato, entre presentes ou ausentes, 6a1er5 uma maneira pecu(iar de constatar sua conc(uso.

Formao dos contratos: para sua &ormao, os contratos re0uerem a con1erg9ncia de, no m#nimo, duas 1ontades coincidentes: ou consentimento: proposta ou po(icitao (dec(arao 0ue parte do proponente ou po(icitante! e aceitao (0ue parte do aceitante ou o,(ato!. ;m contrato se &orma no momento em 0ue as 1ontades dec(aradas tornam'se coincidentes. <rata'se do c6amado acordo de 1ontades. Caso a (ei no determine 0ue a &orma da mani&estao do contrato se$a e4pressa, a 1ontade poder5 se mani&estar tam,%m de &orma t5cita.

+egocia7es

pre(iminares:

tratati1as,

con1ersas

pr%1ias,

de,ates,

.punctuao2 (acordos parciais!, so pr%1ios = &ormao dos contratos: o contrato no % o,rigat/rio, at% por0ue ainda no e4iste en0uanto ta(: no entanto, pode surgir responsa,i(idade para os participantes dessas negocia7es: responsa,i(idade pr%' contratua(: p. e4., 1io(ao dos de1eres de (ea(dade e in&ormao, ou, ainda, rompimento in$usti&icado das tratati1as:

Primeira dec(arao: proposta Conceito: % a &irme dec(arao recept#cia de 1ontade dirigida = pessoa com a 0ua( pretendem a(gu%m ce(e,rar um contrato, ou ao p>,(ico ("r(ando ?omes!.

Como a&irma1a C(/1is @e1i(50ua, na &ormao dos contratos destacam'se .momentos da e(a,orao interna ou meramente psAc6ica, e momentos de e(a,orao e4terna2 (Direito das obrigaes, p. BC4!. +esse primeiro momento, a 1ontade % mera reser1a menta( (CC/2DD2, art. BBD! e no gera e&eitos $ur#dicos, o 0ue s/ 1ai acontecer 0uando e(a se dei4a con6ecer, por meio da dec(arao. 3ssa primeira dec(arao, com o intuito de ce(e,rar um contrato, % denominada proposta. A proposta 65 de ser s%ria, ine0u#1oca, precisa e comp(eta. " conte>do da proposta de1e denotar a inteno de ce(e,rar o contrato. -egundo Caio E5rio, a proposta se distingue das tratati1as por ser dec(arao de 1ontade decisi1a na &ormao do contrato. -egundo FarcA @essone, a proposta % s%ria, o,rigante e de&initi1a, ou no ser5 proposta. A proposta % o,rigat/ria, no pra*o da resposta, sa(1o se o contr5rio resu(tar de seus pr/prios termos, da nature*a do neg/cio (1., 0uanto = &orma(idade da proposta, o art. 7 G, re(ati1o ao contrato de seguro!, ou das circunst8ncias do caso (art. 427 do C/digo Ci1i(!. -igni&ica di*er 0ue, uma 1e* &ormu(ada (ressa(1adas as e4ce7es pre1istas em Lei!, a proposta 1incu(a o proponente e, portanto, o,riga a rea(i*ao do contrato, caso 6a$a aceitao e&ica* (isto %, tempesti1a e no seguida de retratao!. " 0ue so .ausentes2 e .presentes2H A de&inio de .ausente2 % a0ue(a dos arts. 22 e ss.H NO . " ausente, a0ui, % a0ue(e 0ue no pode dec(arar sua 1ontade direta e imediatamente. Portanto, 0uando 65 comunicao te(e&Inica, 65 proposta e aceitao entre presentes (CC, art. 42J, )!.

E via internetH -e 6ou1er possi,i(idade de mani&estao simu(t8nea, a proposta % entre presentes. -e no (por e'mai(, por e4emp(o!, ser5 entre ausentes.

' sem pra*o: de1e ser imediatamente aceita, so, pena de perder a e&ic5cia (art. 42J, )!: Proposta a Presente ' com pra*o: % o,rigat/ria durante o pra*o assinado.

' sem pra*o: perde a 1a(idade se a resposta no c6egar ao proponente em pra*o ra*o51e( (.pra*o mora(2! (art. 42J, ))!: Proposta a Ausente ' com pra*o: % o,rigat/ria durante o pra*o, no se &ormando o contrato se a aceitao &or e4pedida depois de 1encido:

' a 0ue se segue a retratao: a proposta dei4a de ser o,rigat/ria se antes de(a, ou $untamente com e(a, c6ega ao con6ecimento do o,(ato (a pessoa a 0uem % direcionada a proposta de um contrato! a retratao.

Proposta % neg/cio $ur#dicoH ta( a&irmao % contro1ertida na doutrina. "r(ando ?omes e FarcA @essone di*em 0ue no e Caio E5rio di* 0ue sim. -egunda dec(arao: aceitao K parte do aceitante ou o,(ato. Aceitao: % a a0uiesc9ncia a uma proposta.

Pode e4teriori*ar'se por dec(arao ou pe(a pr5tica de atos (p. e4., pe(o in#cio do cumprimento ou por atos de apropriao, como 0uem rece,e um (i1ro 0ue no encomendou e inicia sua (eitura ou se comporta como seu dono!, ou, at% mesmo, pe(o si(9ncio (.si(9ncio circunstanciado2 ou .si(9ncio conc(usi1o2, CC, arts. BD7, BBB e 432!. L poss#1e(, portanto, a &ormao de contrato pe(o comportamento do o,(ato (Laren*!. 34istem os e4emp(os dos . comportamentos sociais tpicos2, como no caso do contrato de transporte p>,(ico. +esse caso, a &ormao do contrato se d5 pe(a uti(i*ao e&eti1a da prestao prometida genericamente. " mesmo se d5 no contrato de mandato, em 0ue a aceitao pode resu(tar do in#cio do cumprimento (CC/2DD2, art. C G!. A aceitao apenas ter5 o e&eito de &ormar o contrato se &or p(ena. Proposta e aceitao, segundo "r(ando ?omes, de1em ser per&eitamente coincidentes, so, pena de no se &ormar o contrato. -e a aceitao cont%m modi&ica7es, restri7es ou adi7es em re(ao ao 0ue &oi proposto, % de se entender 0ue 6ou1e contraproposta (CC/2DD2, art. 43B!. A aceitao 1incu(a 0uando mani&estada tempesti1amente. A aceitao tardia pode ser considerada pe(o proponente, 0ue no est5 a tanto o,rigado (tam,%m nesse caso, trata'se de contraproposta, nos termos do art. 43B!. ",ser1ar, ainda, a regra do art. 43D, no 0ue di* respeito = aceitao 0ue, em,ora e4pedida a tempo, c6ega tardiamente ao con6ecimento do proponente. " o,(ato (a pessoa a 0uem % direcionada a proposta de um contrato! tam,%m pode retratar'se da aceitao, desde 0ue a retratao c6egue antes de(a ou com e(a.

Eomento da &ormao do contrato:


+os contratos entre ausentes, ou nas propostas a presentes com a concesso de pra*o para aceitao, surge a necessidade de de&inir o momento em 0ue o contrato &oi &ormado.

Contratos entre Presentes " contrato entre presentes % a0ue(e em 0ue as pessoas mant9m contato direto, simu(t8neo. +essa moda(idade de contrato no 65 maiores comp(ica7es, 1isto 0ue am,os contratantes estaro 1incu(ados ao neg/cio na mesma ocasio. -e a proposta estipu(ar pra*o para a aceitao, esta de1er5 acontecer dentro de(e, so, pena de 6a1er a des1incu(ao do o,(ato. Caso no 6a$a pra*o para a aceitao, esta de1er5 se dar imediatamente. Contratos entre Ausentes " contrato inter absentes % a0ue(e no 0ua( os contratantes no tem contato direto, de &orma 0ue a aceitao se d5 por a(gum meio indireto K carta, te(egrama, &ac's#mi(e, radiograma, e'mai( etc. 3sta moda(idade se re1este de uma maior comp(e4idade, pois a resposta (e1a a(gum tempo para c6egar ao con6ecimento do o&ertante, no % instant8nea, e isso di&icu(ta a determinao do instante em 0ue a a1ena % tida por conc(usa. Para esta,e(ecer este momento, a doutrina e(a,orou duas teorias: <eoria da Cognio <eoria da Agnio, (da 0ua( decorrem tr9s outras su,'teorias: a da dec(arao propriamente dita, da e4pedio e da recepo!

A) Teoria da Cognio Para esta teoria, o contrato s/ pode ter'se por &ormado 0uando o aceite c6ega ao con6ecimento do proponente. Ma(e ressa(tar, ainda, 0ue se esta resposta &or apresentada . fora do prazo, com adies, restries ou modificaes, importar nova proposta (CC, art. 43B! B) Teoria da Agnio +esta teoria no 65 a necessidade 0ue a resposta c6egue ao con6ecimento do proponente. Fe(a decorrem outras tr9s su,'teorias: B.1) Teoria da declarao propriamente dita Para a teoria da dec(arao propriamente dita, o contrato concludo quando h a redao da resposta, ou se a, quando o aceitante redi!e a epstola que comunicar ao proponente a aceitao" 3sta teoria no pode ser tida como a mais ade0uada, pois a(%m de di&#ci( compro1ao, dei4a o consentimento ainda restrito ao 8m,ito do aceitante, o 0ue denota ,astante insegurana $ur#dica. )magine'se 0ue o aceitante dati(ogra&asse uma carta e4pressando seu consentimento e no a remetesse, mas guardasse em uma ga1eta, mesmo assim reputar'se'ia por e&eti1ado o acordo de 1ontades. )sso no pode ser admitido, pois se estaria dei4ando o proponente ao inteiro a(1edrio do aceitante. B.2) Teoria da expedio Para esta teoria no % su&iciente 0ue a resposta se$a apenas redigida, mas tam,%m e4pedida, s/ a# ento dar'se'ia o acordo de 1ontades.

<em seu &undamento na no inter&er9ncia dos contratantes, uma 1e* 0ue a resposta $5 teria sa#do do a(cance e contro(e do o,(ato. Nela, #astaria que o aceitante redi!isse e postasse uma carta comunicando sua resposta para que a avena estivesse concreti$ada . 3sta teoria % considerada por muitos a mais ade0uada e tam,%m a de maior potencia( pro,at/rio, apresenta'se, por%m, um pouco &a(6a, pois 0ua(0uer inter1eno ou interceptao da resposta durante seu tra$eto rumo ao proponente seria su&iciente para pro1ocar maiores transtornos, uma 1e* 0ue uma das partes sa,eria se o contrato 6a1ia sido concreti*ado ou no, de1ido = nature*a da resposta, e a outra ainda estaria aguardando sa,9'(a. B.3) Teoria da recepo Fas tr9s, esta % a 0ue apresenta maiores e4ig9ncias, 1isto 0ue ne(a no ,asta 0ue o aceitante ten6a redigido uma resposta e e4pedido, precisa'se tam,%m 0ue o proponente a ten6a rece,ido. No si!ni%ica di$er, contudo, que o contrato s& ser %ormado quando este tomar conhecimento do conte'do da resposta, porm o ser no instante do rece#imento" 3sta teoria tam,%m % a 0ue proporciona maior segurana $ur#dica, a(%m de ser de &5ci( compro1ao, sendo para isso su&iciente, por e4emp(o, apenas um AN (A1iso de Nece,imento!.

( assente na doutrina que a )eoria da Co!nio %oi re eitada, tendo o C&di!o Civil adotado a da A!nio"

A dissenso doutrin5ria, toda1ia, paira so,re 0ua( das su,'teorias teria sido aco(6ida pe(o no1e( dip(oma. A(guns a&irmam 0ue seria a <eoria da 34pedio, ca(cados na redao do art. 434 0ue di*: Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde que a aceita o ! e"pedida, e"ceto# $ % no caso do artigo antecedente& $$ % se o proponente se 'ouver comprometido a esperar resposta& $$$ % se ela n o c'egar no prazo convencionado( Fe uma certa &orma, pode ser isto um e0ui1oco, pois, no o,stante a pa(a1ra .e"pedida ter sido usada, podemos 1eri&icar 0ue a inteno do (egis(ador &oi outra, perce,emos isto c(aramente ao o,ser1ar o inciso ))) do artigo supramencionado, 0ue discorre 0ue se a resposta no c6egasse ao aceitante no pra*o con1encionado o contrato no estaria per&eito. O nosso c&di!o adota na realidade a )eoria da *ecepo, o que pode ser comprovado ao analisar tam#m o caput do art" +,,, que re!e)onsidera-se ine"istente a aceita o, se antes dela ou com ela c'egar ao proponente a retrata o do aceitante( Assim, 1eri&icamos 0ue a <eoria da Necepo % a0ue(a 0ue me(6or atende =s necessidades da de&inio do momento da &ormao contratua(. 3ntendemos tam,%m 0ue o esprito da lei 0uis &a*er meno a e(a, mesmo tendo empregado o termo e4pedir. 3sta teoria % a 0ue proporciona maior segurana $ur#dica e &aci(idade pro,at/ria.

Lugar da ce(e,rao do contrato: di* o C/digo 0ue o contrato se considera ce(e,rado no (ugar em 0ue &oi proposto. segundo a 0ua( as o,riga7es resu(tantes do contrato reputam'se constitu#das no (ugar em 0ue residir o proponente. Fe 0ua(0uer sorte, se a o,rigao 6ou1er de ser cumprida no @rasi(, a compet9ncia ser5 do Oudici5rio ,rasi(eiro, nos termos do art. JJ, )), do CPC.

Вам также может понравиться