Вы находитесь на странице: 1из 2

AQUISIO DE MATERIAIS DIRETOS E CUSTEIO POR ABSORO 1 AQUISIO DE MATERIAIS O custo de aquisio compreende todos os gastos efetivamente incorridos

s para colocao dos materiais em condies de uso. Os componentes adquiridos prontos, as embalagens e outros materiais diretos utilizados no processo de produo so apropriados, pelo seu valor histrico, aos produtos ou servios. O valor de aquisio dos materiais deve incluir todos os impostos incidentes sobre as compras, excluindo os impostos recuperveis. este valor denominamos compras brutas. s despesas com fretes e seguros, se cobradas em separado do valor dos materiais e arcadas pelo comprador, devem ser dedu idas do custo de a!uisi"#o$ %em como os desco&tos i&co&dicio&ais e as devolu"'es de compras( s despesas financeiras com aquisio de mat!rias e os descontos financeiros so considerados despesas financeiras ou receitas financeiras. "ompras brutas #$% fretes ou seguros sobre compras #&% abatimentos e descontos #&% devolues de compras ' custo de aquisio dos materiais 1.1 - TRIBUTOS RECUPER !EIS (o tributos recuperveis o )"*( e o )+), O )"*( ! um imposto cu-o valor faz parte do preo de venda, ou se-a, no -argo t!cnico, ele ! considerado como um imposto cobrado por dentro. ssim, se uma empresa vende uma mercadoria no valor de ./0.111,11 e a al2quota for de 345 o )"*( cobrado ser de ./671,11. 8ste valor - est embutido no preo de venda. O )+) ! um imposto cobrado por fora, ou se-a, ele &#o i&te)ra o valor das mercadorias. (er cobrado o valor do imposto por dentro mais a al2quota definida do )+). 8xemplo, valor de aquisio das mercadorias ./0.111,11 mais 315 de )+) ' ./011,11. 9alor da aquisio : ./ 0.111,11 9alor do )+) : ./ 011,11 9alor da nota fiscal : ./ 0.011,11 )"*( destacado : ./ 671,11 ; importante salientar que nesse caso, o valor do )+) no incide sobre o valor do )"*(. +ara que o tributo se-a recupervel ! necessrio que o adquirente da mercadoria ou da mat!ria prima se-a contribuinte por ocasio da venda das mercadorias ou dos produtos acabados. "aso o adquirente no se-a contribuinte, o tributo no ser recupervel e integrar o custo de aquisio do bem.

<uando o tributo for recupervel, ser deduzido do valor das compras e ser contabilizado em uma conta representativa do ativo fiscal. 8m virtude do direito de deduzir esse valor quando da venda do produto.

" M#o $% Obra D&r%ta ( consideramos como mo de obra direta a parte relativa ao tempo de efetivamente utilizado no processo de produo, e de forma direta. Ou se-a, se por algum motivo o funcionrio tve que realizar outro servio por qualquer motivo ou no trabalhou efetivamente na produo #=8*+O O")O(O%, deixa de ser classificado como mo de obra direta. >o podemos confundir ?asto com @olha de +agamento dos funcionrios do processo de produo, pois esta ser ?asto @ixo, - o tempo utilizado no processo de produo ser considerado como mo de obra direta, consequentemente, custo varivel. @azem parte da taxa de mo de obra direta todos os encargos sociais, f!rias, 36A salrio, f!rias e etc. B as horas extras e outros adicionais podem ou no incorporar, dependendo do tratamento que lhes sero dados. 8m ambientes de alta tecnologia, onde a produo ! integrada por computadores, a figura da mo de obra direta perde relevCncia, pois representaro uma pequena porcentagem dos custos totais, e muitas vezes so classificadas como custo fixo.

' - Cust%&o por absor(#o (istema de custeio #ou de custo% pode ser entendido como a forma em que os custos de produo sero apropriados aos produtos quanto a sua forma os sistemas podem ser, Mo)&stas <uando existe uma Dnica contabilidade na empresa, ou se-a, todos os registros ocorrem no mesmo momento da empresa e a contabilidade de custos est integralmente inserida na contabilidade geral. Dua*&stas <uando existem duas contabilidades distintas dentro da empresa, a externa ou financeira e a interna ou de custos. O "usteio por bsoro ! o m!todo que consiste na apropriao de todos os custos diretos e indiretos, fixos ou variveis de produo. Os gastos que so efetuados para produo sero considerados como "ustos. s despesas so exclu2das e sero contabilizadas imediatamente contra a conta .esultado do 8xerc2cio. Os custos sero contabilizados como custos somente dos produtos vendidos, contra a conta .esultado do 8xerc2cio. O custeio por absoro ! o Dnico m!todo que ! aceito pela legislao do )mposto de renda, legislao comercial e pela auditoria externa, por atender aos +rinc2pios "ontbeis, da .ealizao da .eceita e da "ompetEncia.

Вам также может понравиться