Вы находитесь на странице: 1из 7

FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA UNIFAVIP/DEVRY Engenharia Civil

Camila Mirely Guilherme Afonso Jos Martins Rayanne Expedito Sofia Ximenes

AES E COMBINAES DAS AES

Caruaru 2014

FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA UNIFAVIP/DEVRY Engenharia Civil

Camila Mirely Guilherme Afonso Jos Martins Rayanne Expedito Sofia Ximenes

AES E COMBINAES DAS AES

Trabalho solicitado pela professora Gleicelene Bione, com pr-requisito avaliativo na disciplina de Concreto Armado I, referente ao perodo letivo 2014.01.

Caruaru 2014

1.0 INTRODUO Dimensionar uma estrutura pode ser entendido como a escolha correta do sistema estrutural a ser empregado e dos perfis que iro compor este sistema, assegurando o correto desempenho estrutural e a escolha do sistema mais econmico para aquela situao. O desempenho est ligado capacidade da estrutura em resistir a todas as aes que vierem a solicit-la durante a sua vida til, sem apresentar deformaes excessivas, escoamento dos seus elementos, perda de estabilidade, enfim, sem que ocorra runa ou colapso. Com o desenvolvimento das construes, surgiu a necessidade de construir vos maiores e estes construtores precisaram determinar at que ponto era possvel aumentar estes vos, mantendo as estruturas seguras. Surgia o conceito quantitativo de segurana e o dimensionamento iniciou o processo de evoluo. O primeiro critrio adotado foi o de que em nenhum ponto da estrutura deveria ocorrer tenso maior que um determinado valor da mxima tenso que o material suportaria. Surgia o mtodo da tenso caracterstica, ou da mxima tenso normal. Para os elementos tracionados, a imposio de uma tenso caracterstica de cada material, que no fosse ultrapassada pelas tenses atuantes, revelou-se um critrio coerente e seguro. Para os elementos comprimidos ou fletidos tal critrio no se revelou suficiente, precisando determinar no mais uma tenso do material, mas sim a carga que poderia levar a estrutura ao colapso. Surgiam ento os mtodos da tenso caracterstica e o do coeficiente externo.

2.0 HIPTESES BSICAS DE SEGURANA

2.1 Estados Limites So os estados assumidos pela estrutura, a partir dos quais apresenta desempenhos inadequados s finalidades da construo. Para uma edificao, espera-se que a mesma deva reunir condies adequadas de segurana, funcionalidade e durabilidade, para que atenda s necessidades de que foi projetada. Logo, quando uma estrutura deixa de atender a esses requisitos, diz-se que ela atingiu o Estado Limite. Dessa forma, uma estrutura pode atingir um Estado Limite de ordem estrutural ou de ordem funcional. Os Estados Limites podem ser: Estados limites ltimos: Estados que por sua simples ocorrncia determinam a paralisao, no todo ou em parte, do uso da construo; Estados limites de utilizao: Estados que por sua ocorrncia, repetio ou durao, causam efeitos estruturais que no respeitam as condies especificadas para o uso normal da construo, ou que so indcios de comprometimento da durabilidade da construo.

3.0 AES A norma brasileira NBR 8681 (Aes e segurana nas estruturas) define aes como as causas que provocam esforos ou deformaes nas estruturas. As aes podem ser de trs tipos: a) Aes permanentes: so aquelas que apresentam pequena variao durante praticamente toda a vida da construo; b) Aes variveis: ao contrrio das aes permanentes as aes variveis apresentam variao significativa durante a vida da construo; c) Aes excepcionais: so aquelas que apresentam durao extremamente curta, e com baixa probabilidade de ocorrncia, durante a vida da construo.

Para a elaborao dos projetos, as aes devem ser combinadas, com a aplicao de coeficientes sobre cada uma delas, para levar em conta a probabilidade de ocorrncia

simultnea. A aplicao das aes deve ser feita de modo a se conseguirem as situaes mais crticas para a estrutura. No caso especfico de estruturas feitas em madeira e com a finalidade de levar em conta o bom comportamento estrutural deste material quando solicitado por aes de curta durao, na verificao da segurana em relao a estados limites ltimos, pode-se fazer uma reduo de 25% sobre as solicitaes. No caso da verificao de peas metlicas, inclusive nos elementos de ligao, deve ser considerada a totalidade dos esforos devidos ao do vento.

3.1. Classes de carregamento A classe de carregamento de qualquer combinao de aes definida pela durao acumulada prevista para a ao varivel tomada como principal na combinao. As classes de carregamento esto especificadas na tabela abaixo.

TABELA - Classes de carregamento (Fonte: NBR 7190:1997) Ao Varivel Principal da Combinao Classe de Carregamento Durao acumulada
Permanente Permanente

Ordem de grandeza de durao acumulada da ao caracterstica Vida til da construo Mais de 6 meses 1 semana a 6 meses Menos de uma semana Muito curta

Longa durao Mdia durao Curta durao Durao instantnea

Longa durao Mdia durao Curta durao Durao instantnea

3.2. Carregamentos

3.2.1 Carregamento normal Um carregamento normal quando inclui apenas as aes decorrentes do uso previsto para a construo, considerado de longa durao e deve ser verificado nos estados limites

ltimo e de utilizao. Como exemplo podemos citar para coberturas a considerao do peso prprio e do vento.

3.2.2 Carregamento especial

Neste carregamento esto includas as aes variveis de natureza ou intensidade especiais, superando os efeitos considerados para um carregamento normal. Como, por exemplo, o transporte de um equipamento especial sobre uma ponte, que supere o carregamento do trem-tipo considerado. A classe de carregamento definida pela durao acumulada prevista para a ao varivel especial.

3.2.3 Carregamento excepcional

Na existncia de aes com efeitos catastrficos o carregamento definido como excepcional, e corresponde classe de carregamento de durao instantnea. Como exemplo temos a ao de um terremoto.

3.2.4 Carregamento de construo

Outro caso particular de carregamento o de construo, onde os procedimentos de construo podem levar a estados limites ltimos, como por exemplo, o iamento de uma trelia. Determina-se a classe de carregamento pela durao acumulada da situao de risco.

3.3. Situaes de projeto So trs as situaes de projeto que podem ser consideradas: duradouras, transitrias e excepcionais. Nas situaes duradouras so verificados os estados limites ltimos e de utilizao, devem ser consideradas em todos os projetos e tm a durao igual ao perodo de referncia da estrutura. Para os estados limites ltimos consideram-se as combinaes normais de carregamento, enquanto que para os estados limites de utilizao devem ser verificadas as combinaes de longa ou mdia durao.

Quando a durao for muito menor que o perodo de vida da construo tem-se uma situao transitria. Deve ser verificada quando existir um carregamento especial para a construo e na maioria dos casos pode-se verificar apenas estados limites ltimos. Caso seja necessria a verificao dos estados limites de utilizao, ela deve ser feita com combinaes de mdia ou curta durao. As situaes com durao extremamente curta so consideradas excepcionais e somente so verificadas para os estados limites ltimos.

Вам также может понравиться