Вы находитесь на странице: 1из 22

PETIO INICIAL 1 - CONCEITO O acesso justia se ativa a partir de uma pea jurdica denominada petio inicial.

. Assim, esta a primeira pea a compor os autos do processo. E sendo um instituto de vital importncia para assegurar a efetiva prestao jurisdicional, procuramos estudar a petio inicial em todos os seus aspectos formais e tcnicos.

2 FINALIDADE DA PETIO INICIAL noticiar o fato ilegal ou abusivo ao poder publico, para que providencie as medidas adequadas. O acesso a justia se ativa aparte de uma pea jurdica denominada petio inicial . assim , esta a primeira pea a compor os autos do processo. E sendo um instituto de vital importncia para assegurar a efetividade prestao jurisdicional. Assim salientamos que o instrumento levado perante o poder judicirio , para a concreta e efetiva prestao jurisdicional e realizao da justia, d-se o nome de petio , a qual atribumos a importncia fundamental. Por ser o instrumento formal institudo por lei para ativar a jurisdio , contendo uma declarao de vontade apta a produzir efeitos.

3. PROCEDIMENTO ORDINRIO.

O procedimento ordinrio nos dissdios individuais inicia-se com a apresentao da Petio Inicial, elaborada pelo Advogado ou pelo prprio Reclamante, no exerccio do jus postulandi. Para Amauri Mascaro, so requisitos da petio inicial a designao do juzo, qualificao do autor, individualizao do ru, exposio dos fatos, pedido e indicao do valor da causa. No h a necessidade de pedir a citao do ru, ato que promovido de ofcio pela Secretaria.

4. Procedimento Sumrio Na previso da Consolidao das Leis Trabalhistas encontra-se o

Procedimento Sumrio. Em sntese, o procedimento que cabe em causas de valor at 2 salrios mnimos, mais clere, no qual s cabe recurso quando versar sobre matria constitucional, percorrendo o recurso neste caso todas as instncias trabalhistas. 5. PROCESSO SUMARSSIMO. Em seqncia, tratar-se- do procedimento sumarssimo, criado pela Lei 9957/2000, que veio para aumentar ainda mais a celeridade e simplicidade do processo trabalhista. aplicvel em causas cujo valor no exceda 40 salrios mnimos, tendo como base o valor do mnimo na data do ajuizamento da ao.

5.1. Procedimento. O procedimento sumarssimo tem incio com a petio inicial, a qual possui algumas peculiaridades, alm dos requisitos j trazidos quando se tratou do procedimento ordinrio. O primeiro diz respeito ao pedido, que deve ser certo e quantitativamente determinado, indicando-se o valor da causa, opinio corroborada pela maioria da doutrina. Tal o entendimento de Srgio Pinto Martins, que assim diz: A indicao do correto valor da causa essencial.

6. DISSIDIOS INDIVIDUAL:

Conceito: o mesmo que reclamao trabalhista; significa dissenso, divergncia,discordncia, o conflito posto perante a justia.Procedimento: o conjunto de atos praticados no desenvolvimento do processo; dividido em 2 partes,a postulao e a audincia.

Postulao: d-se atravs de petio inicial redigida por advogado, observados os requisitos do art. 840, 1, da CLT e do art. 282 do CPC; a CLT, art. 791, permite o jus postulante, que a reclamao sem advogado, proposta diretamente pelo trabalhador; a inicial ser instruda com os documentos indispensveis propositura da ao; segue-se a distribuio; na secretaria da Junta a petio autuada; vem a seguir a citao; a CLT denomina a citao

de notificao por via postal (art. 841); fica assim a audincia.

6.1 CABIMENTO

A Ao Trabalhista pode ser proposta sempre que houver descumprimento de um direito trabalhista decorrente de uma relao de emprego. Relao de emprego o vnculo contratual, de natureza no eventual entre empregador e empregado, pelo qual este se subordina, em sua atividade, quele, mediante um salrio como contraprestao de seu trabalho.

Empregados podem entrar com processos quando: * So dispensados pela empresa sem receber a devida resciso contratual. * So dispensados sem registro na carteira de trabalho. * No conseguem reverter horas extras em folgas ou pagamento. * Sofrem alguma situao vexatria, como revista em pblico. Nesse caso, vale exigir indenizao por danos morais. So vtimas de algum acidente em local de trabalho e, por causa disso, ficam impedidos de exercer sua funo ou no recebem o Seguro de Acidente de Trabalho (a empresa deve arcar com o benefcio nos primeiros 15 dias de afastamento).

7. DISSDIO COLLETIVO: Os dissdios coletivos so aes ajuizadas no Tribunal para solucionar conflitos entre as partes coletivas que compem uma relao de trabalho. Normalmente a negociao coletiva confundida com o dissdio coletivo e com o acordo coletivo. Na negociao coletiva: existe uma tentativa de acordo entre as partes antes que chegue ate o juiz. No dissdio coletivo: a deciso de acordo cabe ao Judicirio. Os dissdios coletivos se instauram mediante petio inicial na qual so expostos os pedidos e reivindicaes dos interessados no deferimento da ao.

Da Negociao Coletiva exitosa originam-se normas: o Acordo Coletivo ou a Conveno Coletiva. O Acordo Coletivo um conjunto de normas pactuadas entre o sindicato profissional diretamente com uma ou mais empresas, sendo entrepartes, ou seja, atinge somente as partes envolvidas na negociao. A Conveno Coletiva um conjunto de normas acordadas entre o sindicato profissional e o sindicato patronal, atingindo toda classe ou categoria. Os dissdios coletivos so propostos Justia do Trabalho por pessoas jurdicas (Sindicatos, Federaes ou Confederaes de trabalhadores ou de empregadores) para solucionar questes que no puderam ser solucionadas pela negociao direta entre trabalhadores e empregadores: Podem ser de natureza econmica ou jurdica. Como. Os Dissdios Coletivos so aes ajuizadas pelos sindicatos, federaes ou confederaes, para defesa dos interesses de seus filiados. Os dissdios so ajuizados no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e da competncia do Juiz Vice-Presidente despachar, instruir e conciliar processos, designar e presidir as audincias, extinguir processos sem julgamento do mrito ou delegar a outro juiz vitalcio tais atos, a primeira etapa do processo consiste na realizao de audincia de conciliao e instruo. A deciso a ser proferida no dissdio coletivo de natureza jurdica tem natureza declaratria (art. 4o., do CPC), revestindo-se de uma normatividade que a distingue daquela declaratria proferida em dissdio individual. O objeto do dissdio coletivo de natureza jurdica , pois, a interpretao de uma norma preexistente, legal, costumeira ou mesmo oriunda de acordo, conveno ou dissdio coletivo.
1 Conceito A petio inicial a pea mais importante para o autor, pea inaugural do processo, pela qual o autor invoca a atividade jurisdicional, fazendo surgir o processo. Segundo Humberto Theodoro Jnior, a petio inicial o veculo formal da demanda, que revela ao juiz a lide e contm o pedido de providncia jurisdicional, frente ao ru, que o autor julga necessria para compor o litgio. Requisitos da petio inicial

Estruturais So os requisitos constantes no artigo 2828 do CPC, Juiz ou tribunal que dirigida; Partes e sua qualificao; Fatos e fundamentos do pedido; Pedido e sua especificao; Valor da causa; Protesto por provas; Requerimento de citao do ru; Endereo do patrono do autor; Formais: Petio escrita; Admite transmisso via fax, nos termos da Lei n 9.800/99 (art. 2, caput e pargrafo); e Deve ser assinada; Procurao; e Recolhimento das custas. Deferimento da petio inicial Manda citar o ru; Havendo imperfeies sanveis, determina que seja suprida, sob pena de indeferimento; e Havendo causa de inadmissibilidade do julgamento do mrito, determinar manifestao do autor e depois deferir ou indeferir. Indeferimento da inicial Carncia da ao; Indeferimento por falta de pressupostos processuais; Inpcia por incorreta propositura da ao (no se trata de tipo de demanda/procedimento); Falta de pedido; Falta de causa de pedir; Incoerncia lgica entre causa de pedir e pedido (os fatos narrados no condizem concluso do autor); Vcios de representao (procurao com poderes outorgados irregulares ou invlidos); Falta de capacidade de ser parte; e Prescrio e decadncia.

* Requisitos da Petio Inicial, (art.282, CPC).

Art. 282. A petio inicial indicar:

I - o juiz ou tribunal, a que dirigida; II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; IV - o pedido, com as suas especificaes; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citao do ru.

A petio inicial a manifestao mais importante do autor na realiadade do processo civil, dela e por sua conta originando-se todas as demais manifestaes processuais, no apenas do demandante, como tambm da parte contrria e do prprio juiz. No artigo 282 do CPC, o legislador traz os requisitos exigidos pela lei para que a petio inicial seja considerada capaz de merecer o seu processamento, a sua aceitao em termos formais, autorizando que o magistrado determine o aperfeioamento da citao do ru, abrindo-lhe ensejo para que apresente a resposta no prazo previsto em lei. Os requisitos abordados no artigo aplicam-se a todas as aes judiciais, independentemente do procedimento. Portanto, certamente, podemos afirmar que a aplicao desses requisitos na redao das peties das aes de procedimento ordinrio, sumrio, especial e sumarssimo, sendo cada vez mais rgida a exigncia do preenchimento dos requisitos da petio inicial de acordo com a complexidade do procedimento. Essa rigidez deve ser entendida em sentido relativo, visto que a jurisprudncia, em ateno ao principio da finalidade ou da instrumentalidade das formas, vem se manifestando no sentido de determinar o aproveitamento mximo das peties iniciais.

Comentemos esses requisitos:

I - o juiz ou tribunal a que dirigida;

Trata-se da invocao do rgo judicirio a ser endereada. Devendo o autor fixar o foro competente, como Comarca, e, dentro dele, o juzo, tambm representado pela expresso da Vara, ou seja, devero estar expressamente indicados na abertura da petio inicial os apontamentos concernentes autoridade competente para o julgamento da ao. A equivocada indicao da autoridade competente, com a consequente distribuio da ao para juzo diverso do que recebeu delegao legal e constitucional para apreci-la e julg-la, pode configurar a incompetncia absoluta, tendo a necessidade de encaminhamento dos autos processuais ao juzo competente, com invalidao dos atos decisrios, incluindo a sentena por ventura prolatada no processo.

II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru;

Esse inciso trata da qualificao das partes, que exigida, basicamente, pela determinao do elemento subjetivo do processo, verificando quem pode ser agraciado pelos efeitos da sentena judicial que se espera obter, e em face de quem pode ser prolatada. Dessa forma, as pessoas no includas na petio inicial e que no tiverem entrado posteriormente no processo, so terceiros que no podem ser beneficiados nem prejudicados pelos efeitos da sentena, conforme o art. 472 do CPC. A jurisprudncia se pacificou no sentido de afirmar que a qualificao incompleta da parte no importa a nulidade processual, desde que a parte seja encontrada e oferea a defesa dentro do prazo legal. E, tambm, quando o autor no tem condies de identificar o ru, o processo pode ser ajuizado contra rus desconhecidos, rus no identificados, ou mesmo individualizados pelo prenome, sem o sobrenome, pleiteando o demandante que a identificao

completa seja obtida pelo oficial de justia no momento do cumprimento do mandado de citao.

III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido;

Esse inciso trata, especificamente, das causas de pedir. Causa de pedir o porqu se pede, o motivo, o fundamento do pedido. Esse elemento refere-se ao fato que d origem ao ingresso da ao, no segundo a interpretao do autor, mas como realmente se passou, incluindo a fundamentao jurdica e o fato em si. A causa de pedir se divide em dois aspectos: fundamentao de fato e fundamentao de direito. A fundamentao de fato, por sua vez, tambm se subdivide em Fato constitutivo do direito do autor e Fato violador do direito do autor. J a fundamentao de direito consiste na repercusso jurdica dos fatos narrados, ou seja, a consequncia jurdica do fato. Porm no integra a fundamentao de direito a mera fundamentao legal, mas, se tratando de direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinrio, o juiz pode exigir que a parte prove o teor e a exigncia da norma, como diz o artigo 337 do CPC. Tambm no integra a fundamentao de direito a qualificao jurdica dada ao fato, ou seja, o nome jurdico dado ao fato, sendo obrigatria a descrio do fato, mas no a sua qualificao. Por isso, se o fato for qualificado de maneira equivocada, o juiz tem direito de corrigi-lo, mas no ir alterar absolutamente nada, j que o fato foi descrito corretamente. A respeito do fato e dos fundamentos jurdico do pedido, ou seja, da causa de pedir existem duas teorias:

* Teoria da Individualizao: Diz que a causa de pedir apenas fundamentao de direito.

* Teoria da Substancializao: Diz que causa de pedir a fundamentao de fato e fundamentao de direito. (teoria adotada no direito brasileiro).

Tambm ha doutrinadores que dividem a causa de pedir em Prxima ou Remota, sendo Prxima a fundamentao de direito e Remota a descrio do fato propriamente dito.

IV - o pedido, com as suas especificaes;

O pedido abrange o bem pretendido atravs da ao judicial e a correspondente resposta judicial, na sua espcie esperada. Dessa forma, todo pedido relativo ao direito material em disputa corresponde um pedido de prestao jurisdicional, reclamado para a concesso da primeira espcie, o que se materializar por meio de uma sentena. A formulao do pedido limita a atuao do magistrado encarregado do julgamento do processo, da soluo do conflito de interesses. No podendo o magistrado, diante do pedido certo e determinado, deferir ao autor bem diverso, mesmo que apoie a sua deciso em consideraes de ordem moral.

O pedido tem trs requisitos: deve ser certo, determinado e concludente.

* Certo:

O pedido deve ser expresso, no se admitindo pedido implcito. Existem excees nos casos de atualizao monetria, de juros legais, de aplicao de multa coercitiva para cumprimento de tutela especfica e de condenao do vencido ao pagamento de custas e de honorrios.

* Determinado:

O pedido deve especificar a qualidade e a quantidade do que se deseja. No adiantando o pedido ser somente expresso. Tambm existem excees nesse caso(art.286):

* No caso do pedido genrico que pedido indeterminado. Se d em aes que versam sobre universalidade de bens, por exemplo, em bens de herana, pois no h como os bens serem individualizados na petio inicial.

* A jurisprudncia tambm admite esse pedido em casos de danos morais, j que no existe critrio fixo para o estabelecimento desse valor.

* Concludente:

O pedido deve ser uma concluso lgica da causa de pedir. Caso no seja uma concluso lgica, no dever ser apreciado.

Espcies de pedido:

1. Pedido alternativo (art. 288, CPC): deve ser formulado quando o ru/devedor puder cumprir a obrigao por mais de uma forma.

Ex: No arrendamento rural, o arrendatrio pode cumprir a obrigao pagando uma quantia ou entregando parte da produo (obrigao alternativa).

Isso diferente da cumulao alternativa de pedidos, que quando o autor formula mais de um pedido sem forma de preferncia para que o juiz acolha um deles.

Ex: No caso de consignao em pagamento quando no se sabe quem o credor (art.335, IV do Cdigo Civil).

2. Pedido sucessivo (art. 289, CPC): o autor requer ao juiz que acolha um pedido posterior na hiptese de no acolher um pedido anterior. Existindo, portanto, um pedido principal e pedidos subsidirios. E tambm chamado de

cumulao eventual de pedidos.

Esse pedido diferente de cumulao sucessiva de pedidos, j que, na cumulao sucessiva de pedidos, o autor requer ao juiz que acolha um pedido posterior na hiptese de acolher um pedido anterior.

Cumulao de aes:

* Subjetiva: Litisconsrcio. * Objetiva: Cumulao de pedidos (prpria/imprpria).

1. Prpria: quando o juiz pode acolher mais um pedido. Ex: paternidade e alimentos. 2. Imprpria: quando o juiz no pode acolhe mais de um pedido. Ex: pedido alternativo e pedido sucessivo.

Requisitos da Cumulao prpria:

1. Pedidos compatveis entre si. 2. Mesmo juzo competente. Compatibilidade de procedimentos ou adoo o rito ordinrio para todos.

Cumulao alternativa de pedidos (simples/sucessivos).

Simples: quando a deciso de um pedido no influencia a deciso do outro pedido, ou seja, decises autnomas.

Sucessiva: a deciso de um pedido influencia a deciso de outro pedido.

V - o valor da causa;

O artigo 258 do CPC dispe que toda causa deve ser atribudo um valor. Esse valor relevante por uma srie de fatores, dentre eles, determinar o valor das custas processuais, que se trata de um percentual do valor da causa. Outra utilidade determinar o procedimento (ordinrio, sumrio, especial, etc.) e tambm para determinar o valor de algumas multas. Para algumas situaes, a lei estabelece a forma de calcular o valor da causa (art. 259 e 260 do CPC). Para demais situaes em que a lei no traz o modo de calcular, o autor deve atribuir um valor causa, desde que no seja irrisrio e, na medida do possvel, guarde alguma relao com a causa. Por fim, podemos concluir que o magistrado pode alterar o valor da causa de ofcio, mesmo que o ru no tenha oposto o incidente de impugnao ao valor da causa, mas somente nos casos em que h previso legal estabelecendo o valor da causa, sendo o preceito desprezado pelo autor.

VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados;

A prova refere-se demonstrao, no processo judicial instaurado, pela parte a quem foi atribudo o nus, da veracidade do fato anteriormente afirmado, garantido a procedncia ou a improcedncia. Desse modo, no campo probatrio, vem-se abandonando a preocupao coma busca pela verdade real, contentando-se com o a denominada verdade formal, ou seja, a verdade sobreposta para os outros. Quando se refere prova, com ela se pretende demonstrar a certeza aproximada, no absoluta, da veracidade do fato afirmado pela parte interessada na sua produo, interesse entendido no sentido de responsabilidade, geralmente atribuda ao autor do processo. Nas aes em geral, a prova produzida aps a audincia preliminar, como cita o artigo 331 do CPC, com exceo da prova documental, que pode ter sido produzida no memento do ingresso da ao.

A prova apresenta os momentos da propositura, da admisso, da produo e da valorao, coincidindo com a prolao da sentena.

VII - o requerimento para a citao do ru.

O requerimento de citao do ru deve ser expresso, porm, se a parte no o fizer, poder o juiz, por iniciativa prpria, determinar a prtica do ato. ausncia de requerimento para citao do ru no acarreta na seara trabalhista a inpcia da exordial, embora indique nitidamente m tcnica processual. Mesmo o art. 840, Consolidado, no exigindo esse requisito, o que j no acontece no processo comum (art. 282, VII), no deve uma boa pea processual deixar de requerer a citao do ru para formao do processo de forma plena e eficaz. A jurisprudncia vem flexibilizando o requisito relativo ao pedido de citao do ru, com o fundamento no princpio da finalidade ou da instrumentalidade das formas, presentes no artigo 250 do CPC, afirmando que se o ru comparece ao processo mesmo sem que o pedido de citao conste da inicial, por determinao ex officio do magistrado, no h que se falar em nulidade, mas to-somente em mera irregularidade, que foi sanada com o comparecimento do demandado, tendo-lhe sido assegurado o direito de defesa. PETIO INICIAL

1. CONSIDERAES GERAIS

A iniciativa da parte da inicio ao processo civil, se desenvolvendo por impulso oficial, sendo este representado pela petio inicial. Sendo um instrumento de demanda, representando o direito de pedir a tutela jurisdicional. A petio inicial representa a pretenso do autor de pedir, ou seja, a vontade do autor, sem a qual inexiste o direito de ao. Afirma Didier Jr. ser a petio inicial um projeto de sentena, contendo aquilo que o demandante almeja ser o contedo da deciso que vier a acolher o seu

pedido. Theodoro Jr. afirma que ser o ato pelo qual algum pede ao Estado a prestao jurisdicional, exercendo o direito subjetivo publico de ao.

2. REQUISITOS DA PETIO INICIAL

Os requisitos da Petio Inicial esto elencados nos art. 282 e 283 do CPC. Como afirma Theodoro Jr., este instrumento s pode ser elaborado por escrito e, salvo exceo do art. 36, somente poder ser impetrado por advogado legalmente habilitado. Alm deste, h outros requisitos, como: * I o juiz ou tribunal, a que dirigida; deve-se indicar o rgo judicirio e no o nome da pessoa fsica do juiz. * II os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domicilio e residncia do autor e do ru; necessidade deste requisito para que seja possvel o prosseguimento da ao, com perfeita identificao dos polos do processo bem como citaes e intimaes. * III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; devendo a parte indicar o direito subjetivo que pretende exercitar e o motivo ou fato de onde ele provem. Neste caso diz Theodoro Jr. estar presente o principio da substanciao da causa de pedir, contrapondo-se ao principio da individualizao. * IV o pedido e suas especificaes; onde a parte pede uma sentena e uma tutela especifica ao seu bem jurdico que foi violado ou ameaado. * V o valor da causa; segundo o art. 258 CPC, toda causa deve conter um valor certo atribudo pelo autor. * VI as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos; o nus da prova recai sobre o autor perante todos os fatos que dizem respeito a sua pretenso. * VII o requerimento para a citao do ru; cabe ao autor requerer, perante o juiz por meio da petio inicial, a citao do demandado, forando, juridicamente, o seu ingresso na demanda. Entretanto, segundo Theodoro Jr., cabe ressaltar, de acordo com o art. 39, n I,

que deve o advogado declarar, na petio inicial, o endereo em que receber as intimaes no curso do processo. Aps 1994, com a nova redao da lei n 8.952, permitiu que o autor, quando necessrio e cabvel, incluir pedido de liminar em qualquer ao ou procedimento.

3. CAUSA DE PEDIR E PEDIDO

Didier Jr. e Theodoro Jr. afirmam ser o pedido o ncleo da petio inicial. Tendo ela a fora de instaurar o processo e de fixar o objeto integral do litigio. O pedido adquire importncia fundamental como um dos elementos objetivos da demanda na atividade processual. Segundo Didier Jr. possvel distinguir, no pedido, um objeto imediato e um objeto mediato. Sendo o primeiro a pretenso de uma providencia jurisdicional, ou seja, a condenao, dentre outras providencias. O segundo, para Theodoro Jr. o prprio bem jurdico que o autor procura proteger com a sentena. Sendo assim, conclui Theodoro Jr. que o pedido imediato pe a parte em contato direto com o direito processual, e o mediato, com o direito substancial. Segundo o art. 286, o pedido deve ser certo ou determinado, lembrando Theodoro Jr que certeza e determinao no so sinnimos, devendo assim o preposio descrita ou como e. Nos mostra o certo como pedido expresso, e a determinao, como os limites da pretenso. Estes requisitos so obrigatrios no pedido mediato e no imediato. O pedido deve estar de acordo com o fato e o direito exposto pelo autor, ou seja, ser concludente. No havendo conexidade entre o pedido e a causa de pedir, devera, por meio de liminar, ser indeferida a petio inicial, com base legal no art. 295, paragrafo nico, II. O pedido imediato em ocasio alguma poder ser genrico, ou seja, sempre dever ser completo, determinado. J o pedido mediato, na viso de Theodoro Jr, no pode ser total ou absolutamente genrica, mas elenca trs ocasies que poder ser, que so:

I nas aes universais, se no puder o autor individuar na petio os bens demandados; II quando no for possvel determinar, de modo definitivo, as conseqncias do ato ou do fato ilcito; III quando a determinao do valor da condenao depender de ato que deva ser praticado pelo ru (art. 286). (THEODORO Jr, 2009)

Nosso cdigo civil permite que haja pedido alternativo, ou seja, quando pela natureza da obrigao, o devedor puder cumprir a prestao de mais de um modo, podendo ser aplicado somente ao pedido mediato. Alm destes modos de pedido elencados acima ainda temos os pedidos sucessivos, os pedidos de prestaes peridicas, os de prestao indivisvel.

4. CUMULAO DE PEDIDOS

Dita o art. 289 do CPC que pode haver cumulao de pedidos sucessivos, em carter de eventualidade da rejeio de um deles, entretanto, h casos em que a cumulao plena e simultnea, representando varias pretenses a serem realizadas comutativamente. (THEODORO Jr, 2009), tendo como requisitos legais para a cumulao de pedidos o art. 292, em seu paragrafo primeiro. O caput do art. 292 traz que a cumulao se da contra um mesmo ru, porem no deve-se levar isto como requisito de admissibilidade da cumulao, pois se houver cominao de objetos ou causa de pedir possvel a reunio de mais rus a lide, formando-se assim um litisconsrcio necessrio dos rus. Embora o art. 289 traga a cumulao eventual ou subsidiaria, Theodoro Jr afirma no ser forma original de cumulao, pois neste caso haver o atendimento de apenas um dos pedidos. H no ordenamento processual formas autenticas de cumulao, que so: a cumulao simples, onde o acolhimento ou rejeio de um pedido no afeta o outro; cumulao sucessiva, onde o acolhimento de um pedido pressupem o do pedido anterior; e a cumulao incidental, que ocorre posterior ao inicio da ao, por meio do

pedido de declarao incidental. Didier Jr nos traz alguns requisitos para a cumulao, que so: a competncia absoluta do juzo para atender todos os pedidos; a compatibilidade de pedidos; e a identidade do documento ou conversibilidade no rito ordinrio.

5. VALOR DA CAUSA

O valor da causa vem previsto nos art. 258 a 261 do CPC. O art. 258, em seu caput nos traz que a toda causa ser atribudo um valor certo, ainda que no tenha contedo econmico imediato. de suma importncia frisar que o valor da causa ser correspondente ao valor da pretenso econmica que o autor trar em juzo. Entretanto, ainda que na ao no haja possibilidade de identificar o valor da demanda, ou no tenha contedo econmico, necessrio que seja estipulado um valor, por ser requisito fundamental da petio inicial. Possui tanta importncia o valor da demanda devido ao fato de ela anunciar competncia, como por exemplo, aes de at 40 salrios mnimos dever, obrigatoriamente, ser julgada pelo juizado especial. Alm deste detalhe, o valor da causa muitas vezes utilizado para calcular os honorrios de advogados.

6. DISTRIBUIO DA PETIO INICIAL E INSTAURAO DO PROCESSO

A distribuio da petio inicial essencial no curso da ao, levando em conta que pode haver vrios rgos judiciais competentes para atender a demanda. Deste modo se visualiza qual juizado possui competncia legal dentro da Lei de organizao judiciaria. Anterior distribuio acontece o calculo das custas e o pagamento das taxas de acordo com a tabela local, sendo que estas custas no sero cobradas de quem for contemplado pela gratuidade jurdica, devido a sua hipossuficincia. Posteriormente ao recolhimento das taxas e custas, encaminha-se a petio inicial ao distribuidor, que de forma aleatria remetida ao juzo. Aps este

processo de distribuio considerada proposta a ao. Quando no houver necessidade de distribuir, se considera proposta a ao com o despacho do juiz da comarca. Considera-se instaurado o processo com a comunicao ao ru da propositura da ao.

7. EMENDA DA PETIO INICIAL

Aps a formao da relao processual, autor e ru adquirem direito a sentena, levando em conta o que no processo se deduziu. notrio e antiquado em nosso sistema processual o fato de no poder ser feitas emendas a petio inicial. Entretanto, possvel, com base no art. 294 do CPC, o aditamento do processo antes da citao do ru, sendo necessrio para isto que o autor pague as custas decorrentes de sua iniciativa.

8. DEFERIMENTO E INDEFERIMENTO DA PETIO INICIAL

Aps a realizao de todos os procedimentos elencados no item anterior, a petio inicial chega as mos do juiz, cabendo a este examinar os requisitos intrnsecos e extrnsecos antes de despacha-la, e aps esta avaliao, segundo Theodoro Jr, poder tomar trs decises diferentes: * de deferimento da citao: se a petio estiver de acordo com as normas, o juiz a despachar, ordenando a citao do ru para responder. chamado de despacho positivo. Cumprida a diligncia deferida, o ru estar integrado relao processual, tornando-a completa * de saneamento da petio: quando a petio inicial apresentar-se com lacunas, imperfeies ou omisses, porem puderem ser sanados, o juiz no a indeferir de pronto. Determinar que o autor a emende, ou a complete, no prazo de 10 dias (art. 284). Somente se o autor no cumprir a diligncia no prazo que lhe foi designado, que o juiz, ento, indeferir a inicial. Entende-se

por petio inicial defeituosa a que no preenche os requisitos exigidos pelo art. 282, a que no se faz acompanhar dos documentos indispensveis propositura da ao, ou a que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mrito(art. 284); * de indeferimento da petio: ao examinar a petio inicial, ou no cumprir as diligncias saneadoras de suas deficincias pelo autor, levara o juiz a proferir uma deciso carter negativo, que indeferimento da inicial. A petio inicial ser indeferida nas hipteses previstas no artigo 295 do CPC. O julgamento pode ser de natureza apenas processual, no impedindo que o autor volte a propor a mesma ao, evitando, logicamente, os defeitos inutilizaram sua primeira postulao. Por outro lado, ter carter definitivo a sentena que indefira a inicial por declarao de existncia de decadncia ou prescrio, bem como o julgamento de improcedncia liminar dos pedidos do autor, havendo a resoluo do mrito, nas hipteses do artigo 295, IV cc 269, IV e 285-A. Nesta ultima hipteses, haver formao de coisa julgada material, que impede a repropositura de idntica lide, restando ao inconformado pugnar sua pretenso em vias recursais.

REFERENCIAS: THEODORO Jr, Humberto. Curso De Direito Processual Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2009. DIDIER Jr, Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Bahia: JusPODIVM, 2009.
Petio Inicial Meio pelo qual o autor exerce o direito de ao, provocando o juiz. pedido a tutela jurisdicional invocada ao Estado contra o sujeito passivo da relao processual. pedido deve ser: certo (pedido imediato); expresso; determinado (pedido mediato). O Pedido deve ser certo e determinado, traando limites ao juiz: mediato: relativo aos efeitos prticos da tutela jurisdicional, o bem da vida almejado pelo autor. imediata: corresponde a espcie de tutela jurisdicional pretendida: declaratria, condenatria e cons-titutiva. Exceo: Pedido Genrico (hipteses) 1aes universais: quando o autor no souber a universalidade de bens que compe o seu direito.Ex.: inventrio; 2quando no for possvel determinar, de modo definitivo, as conseqncias do ato ou do fato ilcito; 3reparao de dano: quando o autor no puder quantificar a extenso do ato ilcito praticado pelo ru. Espcies de Pedidos Especiais b) alternativo: relacionada com a obrigao assumida

pelo ru no campo do direito material, o pedido certo e determinado, mas o autor pretende uma pretenso ou outra. c) sucessivos: faculta ao autor pedidos em ordem sucessiva, objetivando que o juiz conhea do posterior em caso de no atendimento do pedido anterior. Assim, somente ser concedido o pedido subsidirio se rejeitado o pedido principal (artigo 289, CPC). d) cumulados: ocorre quando o autor formula diversas pretenses para que o juiz aprecie a todas (artigo 292, CPC). Para que haja cumulao de pedidos tem que existir: 1. compatibilidade entre os pedidos cumulativos; 2. que o mesmo juiz seja competente para conhecer de todos os pedidos; 3. que o rito seja adequado para o processamento de todos os pedidos, caso contrrio, poder o autor optar pela utilizao do rito ordinrio como forma de admitir a cumulao.Exceo: Pedido Implcito. realizada de forma restritiva Ex.: Acrscimo de juros legais de mora, correo monetria sobre o valor da condenao, honorrios advocatcios de sucumbncia, prestao peridicas vincendas, pena cominatria e tutela antecipada.e) Subsidiria: visa uma coisa e na falta desta a outra, d uma alternativa satisfao do pedido. Pedido em Obrigao Indivisvel onde um credor cobra e todos recebem suas partes, ressarcindo as custas. A tutela cautelar visa assegurar o resultado til do processo principal. Portanto, trabalha com cognio sumria e, por sua vez, no viabiliza a satisfao do direito. tutela antecipada, no se pretende assegurar o resultado til do processo principal e sim, a prpria satisfao do direito afirmado. exige requisitos, materializados na prova inequvoca que convena da verossimilhana da alegao (caput, art. 273, CPC), conciliada, alternativamente, com o fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao ou ainda, quando caracterizado o abuso de direito de defesa ou mesmo, o manifesto propsito protelatrio do ru (inciso II). Tutela antecipada no se confunde com medida liminar cautelar,eis que nesta a providncia se destina a assegurar a eficcia prtica da deciso judicial posterior,enquanto que naquela existe o adiantamento do prprio pedido da ao. O limite objetivo da tutela a coincidncia em extenso com aprestao de .nitiva ou a procedncia da inicial caracterizada pela provisoriedade. A tutela antecipada nada mais que um adiantamento da prestao jurisdicional, incidindo sobre o prprio direito reclamado, e no consiste em uma maneira de ampar-lo como acontece com as cautelares. Petio Inicial o auto pelo qual o autor provoca o exerccio da jurisdio, traduz a sua pretenso em juzo, requer o proferimento de uma sentena de mrito e a sujeio do ru ao seu direito material. Seus requisitos esto esculpidos no art 282. A)juiz ou tribunal a quem dirigida B)nomes, prenomes, estado civil, profisso, domicilo, residncia do autor e ru C)fatos e fundamentos jurdicos do pedido D)pedido com suas especificaes E)valor da causa F)as provas que o autor pretende mostrar as verdades dos fatos G)o requerimento de citao do ru OBS: toda inicial traz consigo dois pedidos.O imediato, referente sentena esperada pelo autor, e o mediato, correspondente pretenso de direito material alegado pelo

autor e negado pelo ru (bem da vida). O art. 286 exige que o pedido seja CERTO e DETERMINADO, de modo que outorgue aos demais sujeitos do processo (juiz e ru) a certeza e clareza quanto pretenso do autor com o processo, principalmente no que se refere ao pedido imediato (modalidade de provimento jurisdicional esperado). Entretanto, nosso ordenamento comporta a formulao de pedido mediato GENRICO quando: CPC ART. 286 A)Nas aes universais no puder o autor individuar na petio os bens demandados; B)No for possvel determinar, de modo definitivo, as consequncias do ato ou fato ilcito; C) a determinao da condenao depender do ato que deva ser praticado pelo ru. Nesses casos o juiz proferir uma deciso ilquida, remetendo o autor ao procedimento de liquidao de sentena, antes do inicio da fase de cumprimento da sentena. facultado na inicial ao autor formular pedidos CUMULATIVOS, ALTERNATIVOS ou SUCESSIVOS. Pedidos cumulativos: so aqueles em adio contra o ru, em decorrncia de um mesmo fato constitutivo do direito do autor. Art.292 permitida a cumulao, num nico processo, contra o mesmo ru, de vrios pedidos, ainda que entre eles no haja conexo. Paragrafo 1: so requisitos de admissibilidade de cumulao: I-que os pedidos sejam compatveis entre si; II-que seja competente para conhecer deles o mesmo juzo; III-que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento; Pargrafo 2:quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, admitir-se- a cumulao, se o autor empregar procedimento ordinrio. Cumulao de aes diferente de pedidos cumulados. Enquanto na CUMALAO DE PEDIDOS existe um nico fato constitutivo gerando vrios pedidos contra o mesmo ru. Na CUMULAO DE AES quando temos fatos distintos originando vrios pedidos distintos. Pedidos alternativos: so formulados quando o autor se encontra diante de uma obrigao alternativa, na qual o devedor se exonera pelo comprimento de uma das opes existentes. Pedidos Sucessivos: tm cabimento quando o autor formula uma pretenso principal, mas traz na inicial pedidos subsidirios, a serem analisados no caso de impossibilidade de acolhimento de sua preferncia. Ao contrario dos pedidos cumulados, em que o autor pretende o acolhimento de todos, ou dos alternativos, nos quais a satisfao do autor se realiza pelo acolhimento de qualquer um dos pedidos formulados, o pedido sucessivo estabelece uma ordem de preferncia, sujeitando- se a anlise dos pedidos subsidirios impossibilidade material de atendimento do pedido principal. Emenda ou Indeferimento da Inicial Uma vez distribuda a inicial, compete ao juiz examinar o preenchimento dos requisitos formais essenciais e , estando ela em ordem, determinar a citao do ru. a)Emenda inicial (CPC, art 284) Se a inicial trouxer consigo lacunas, omisses ou contradies, capazes de dificultar o futuro julgamento do mrito, pode o juiz conceder o prazo de dez dias para que o autor a conserte, de modo que receba o indeferimento, com determinao da citao do ru. So exemplos tpicos a insuficincia da explanao da causa de pedir ou a falta de algum dos documentos essenciais (CPC,

art. 283) b)Indeferimento da inicial: Por vezes o vicio apresentado na inicial insanvel, caracterizando alguma das hipteses j estudadas do art. 295, nas quais o indeferimento deve ser realizado, independentemente de determinao de emenda, sobrevindo a extino do processo, sem resoluo de mrito.Embora o momento o oportuno para o indeferimento seja o do recebimento da inicial, poder ele ser determinado em qualquer etapa do processo, por versar sobre o vicio substancial, reconhecvel a qualquer tempo e grau de jurisdio. Antecipao Da Tutela a medida que atende a pretenso de direito material do autor antes do seu momento normal, a sentena. ela concedida liminarmente e mediante simples cognio sumria, visando atribuir ao autor o gozo do direito tido como violado, invertendo o nus de suportar a demora do processo. Tem ela caractersticas de provisoriedade, com validade at o o proferimento da sentena de mrito definitiva e deve observar os mesmos limites objetivos e subjetivos da coisa julgada. Conceito: Requesitos obrigatrios A)Prova inequvoca da verossimilhana: a contraditria expresso visa estabelecer um juzo de probabilidade do acolhimento da pretenso do autor. B)Reversibilidade- os efeitos da antecipao da tutela s devem ser concedidos, como regra geral, se suportarem reverso em caso de posterior improcedncia do pedido do autor, com o retorno das partes ao status quo anterior. Requisitos facultativos: A)fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao- o dano a ser evitado pela antecipao da tutela de natureza material, consistente em impor ao autor prejuzo decorrente do no exerccio de seu direito, mesmo quando as provas ensejam a grande probabilidade de sua existncia. B)abuso ou direito de defesa ou manifesto propsito do ru- o processo pode ser utilizado pelo ru apenas para obteno de ganho de tempo no cumprimento de sua obrigao, mesmo quando o direito do autor muito provvel. C)incontrovrsia dos pedidos formulados- toda vez que uma ou mais pretenses do autor restarem incontroversas a contestao, cabvel a antecipao.

Вам также может понравиться