Вы находитесь на странице: 1из 5

Apostila da disciplina de prtese do curso Tcnico em Sade Bucal

1. PRTESE o substituto artificial de parte do corpo EXEMPL S! A" Prtese de ou#ido B" Prtese de ca$elo %" Prtese card&aca '" PRTESE 'E(T)R*A. (a dontolo+ia, lo+icamente -ue todo o estudo da prtese est. #oltado para a rea$ilita/0o do paciente com prteses dent.rias, Rea$ilita/0o a -ual podemos de1inir como sendo, o resta$elecimento da 1un/0o e da esttica do paciente, tendo sido plane2ado so$ uma #is0o +lo$al, considerando o tipo da prtese, a ra/a, a dieta, o $itipo do paciente, a idade, a condi/0o estrutural da $oca..etc. 3. $2eti#os de uma Prtese dent.ria 2.1- restaurar a funo mastigatria 2.2- restaurar as medidas e contornos da face segundo a esttica 2.3- corrigir os defeitos da fontica devido perda dos dentes 2.4- restaurar no produzindo leses ao paciente 2. - devolver ao paciente sua auto-estima *n1eli4mente, nem sempre todos os o$2eti#os s0o alcan/ados, pois s0o muitos os 1atores en#ol#idos no plane2amento da pe/a e -ue al+uns limitam nossos resultados, dentre eles podemos considerar doen/as sist5micas e o 1ator econ6mico. 7. Su$di#is8es das Prteses 'ent.rias. Para e1eito did.tico, podemos su$di#idir as prteses dent.rias, -uanto a sua 1i9a/0o na $oca em Prteses Remo#&#eis, Prteses :i9adas e Prteses :i9as. 7.1 ; Prteses Remo#&#eis s0o a-uelas as -uais o PRPR* paciente conse+ue remo#5;las da $oca. E9. <ma prtese total 7.3 ; Prtese :i9adas s0o a-uelas as -uais apenas o dentista conse+ue remo#5;las da $oca com certa 1acilidade. E9. <ma prtese total para1usada so$re implantes = con>ecida como prtese protocolo". 7.7 ? Prtese :i9as s0o a-uelas as -uais depois de serem cimentadas=coladas" aos pilares dent.rios ou implantes, nem o dentista

conse+ue remo#5;las sem destru&;las ou pre2udicar a sua adapta/0o. Raramente se remo#e um tra$al>o 1i9o sem dani1ic.;lo. @. Tipos de Prteses 'ent.rias @.1 ? Prteses Totais @.3 ? Prteses Parciais pro#isrias @.7 ? Prteses Parciais remo#&#eis a Arampo = PPRA" @.@ ; Prtese :i9a <nit.ria = %oroa" @.B ; Prtese :i9a de Mltiplos elementos = Ponte 1i9a" @.C ? Prteses so$re implantes @.1 ? Prteses Totais As Prteses Totais = PTs", s0o arte1atos protticos con1eccionados em resina acr&lica termopolimeri4.#el -ue possuem a 1orma de um arco dent.rio completo, incluindo +en+i#as e 1eito com dentes de esto-ue em acr&lico =dentes arti1iciais".

@.3 ? Prteses Parciais pro#isrias As Prteses parciais pro#isrias s0o arte1atos protticos con1eccionados em resina acr&lica termopolimeri4.#el, incluindo +en+i#as e 1eito com dentes de esto-ue em acr&lico =dentes arti1iciais" mas -ue rea$ilitam apenas al+uns dentes do paciente, por isso uma prtese parcial... Pela +rande insta$ilidade dessas prteses na $oca, elas s0o consideradas PR D*SR*AS.

@.7 ? Prteses Parciais remo#&#eis a Arampo = PPRA" As Prteses Parciais Remo#&#eis a Arampo, as PPRAS, s0o arte1atos protticos con1eccionados em resina acr&lica termopolimeri4.#el, incluindo +en+i#as e 1eito com dentes de esto-ue em acr&lico montados so$re uma estrutura met.lica c>amada ARA'E. 'entre as prteses remo#&#eis, este tipo o -ue mais corri+e as necessidades de RETE(EF E ESTAB*L*'A'E. @.@ ; Prtese :i9a <nit.ria = %oroa" As %oroas s0o capas protetoras em 1orma de um dente, con1eccionadas em porcelana ou em outros materiais estticos e -ue en#ol#em um dente preparado.= redu/0o de um dente em todo o seu #olume e em 1orma de cone "

@.B ; Prtese :i9a de Mltiplos elementos = Ponte 1i9a" As pontes 1i9as nada mais s0o do -ue uma pe/a constitu&da de #.rias coroas unidas entre si, sendo, no m&nimo, duas delas ocas para serem as capas dos dentes preparados e as demais maci/as as -uais s0o c>amadas de PG(T*% S.

@.C ? Prteses so$re implantes A maioria das Prteses dent.rias pode ser considerada prteses so$re *mplante, simplesmente pelo 1ato de serem 1i9adas aos implantes, se2am por encai9e, apara1usamento ou cola+em =cimenta/0o"

B. M L'AAEM, M L'E, DAHAME(T

e M 'EL S

Podemos de1inir a M L'AAEM como sendo o ato de le#ar a $oca do paciente, uma moldeira c>eia de um material amolecido e -ue ten>a a capacidade de copiar as estruturas e em se+uida endurecer. produto deste ato, aps o endurecimento o M L'E, #isuali4ado lo+o em se+uida aps a remo/0o da $oca. %om o molde, o ato se+uinte ser. o preenc>imento deste ne+ati#o com +esso, se2a ele comum, se 1or para plane2amento, pedra ou especial se 1or para nele ser con1eccionada a prtese. Esse preenc>imento com o +esso c>amado de DAHAME(T 'E AESS ( M L'E. Aps o #a4amento de +esso no molde, a+uardamos apro9imadamente uns @I minutos e o$temos um M 'EL da $oca em +esso. s modelos podem ser! M 'EL 'E TRABALJ , 1eitos em +esso especial ou pedra e neles ser0o con1eccionadas no la$oratrio as prteses. M 'EL 'E PLA(EKAME(T s0o 1eitos em +esso comum e ser#em apenas para plane2ar a prtese. M 'EL A(TAAG(*% , e a-uele modelo, -ue pode ser 1eito em +esso comum e -ue utili4ado para %L<*R com o modelo de tra$al>o em um articulador. <ma R'EM 'E SERD*E de#e ser preenc>ida com todos os detal>es como tipo de dente, cor, o$ser#a/8es, para acompan>ar os modelos ate o la$oratrio. L na ordem de ser#i/o -ue est0o as S L*%*TAEMES :E*TAS PEL 'E(T*STA A PR TLT*% PARA N<E A PEEA SEKA % (:E%%* (A'A % (: RME S<A 'ETERM*(AEF .

C. MATER*A*S 'E M L'AAEM C.1 ? Moldeiras


"a moldeira um recipiente de que nos utilizamos, para levar o material de moldagem aos tecidos bucais e aos dentes e mant-lo ali, contra eles, at que o material endurea".So as chamadas moldeiras de estoque As moldeiras de estoque variam, no seu desenho, de acordo com o tipo de material de moldagem a que se destinam. Assim sendo, as moldeiras para alginato, apresentam bacia perfurada, ou com retenes internas (para reter o material de moldagem),enquanto que as moldeiras para godiva (marrom em placas), apresentam a bacia lisa (sem retenes ou perfuraes). Geralmente possuem tamanhos pequeno, mdio e grande, possuem numeraes tipo !, ", # e $!,$",$# ( % uperior $% $nferior) As moldeiras podem ser confeccionadas especificamente para um caso, geralmente em resina acr&lica,, s'o as chamadas moldeiras individuais, muito utilizadas para as moldagens funcionais nos casos de prtese total. As moldagens funcionais s'o aquelas moldagens feitas em pacientes desdentados totais, utili(ando%se de moldeiras individuais nas quais fa(emos a )*+A,-. /*0$120$3A com a godiva )*0+* e em seguida moldamos com /A 4A 5$63.*6.7.$3A ( 8.09 .9 7$ A6+A). 6esse tipo de moldagem, o dentista , durante o endurecimento dos materiais, se:a a godiva, se:a a pasta, ele tem que fa(er movimentos na musculatura facial para copiar as poss&veis intervenes funcionais, por isso 3hama%se de ;oldagem 1uncional.

C.3 ? Al+inato

.s alginatos ou hidrocolides irreversveis s'o apresentados como um p< que adicionado = >gua e espatulado at obtermos uma mistura cremosa, que levada = boca em uma moldeira e mantida em posi'o, at sua completa geleifica'o. A grande vantagem desses materiais reside em sua elasticidade que nos permite a retirada das impresses mesmo nos casos mais dif&ceis de arcadas retentivas ou guarnecidas de dentes. . Al+inato o material de molda+em mais utili4ado em dontolo+ia, sua manipula/0o e relati#amente 1.cil ser 1eita se 1or respeitada a re+ra I1 ME'*'A 'E AA<A PARA I1 ME'*'A 'E P. 'e acordo com a numera/0o das moldeiras pode;se relacionar a -uantidade de material a ser espatulado. E9emplo! I1 Moldeira S3 implica em I3 medidas de .+ua e 3 medidas de p a serem espatulados. A molda+em com o al+inato preliminar para EST<' de um caso prottico nos permite o$termos os M 'EL S 'E PLA(EKAME(T

C.7 ? Aodi#a

'evido =s suas propriedades termopl>sticas, a godiva permite plastificaes sucessivas, remoldagem e reparos. Atualmente esse material muito utili(ado apenas para a moldagem perifrica, aquela feita para a veda'o da moldeira individual e?atamente por sua capacidade de remoldar. +entre os materiais de moldagem, a godiva possui a vantagem da possibilidade de testarmos o molde durante as diversas fases de sua obten'o e sempre que alteraes ou correes se:am necess>rias elas podem ser feitas facilmente.
@.A B /asta 5incoen<lica Em prtese otais usamos as pastas zincoeugenlicas para moldagens com moldeiras individuais devido a sua !luidez e capacidade de copiar as estruturas. " espatula#o desse material e !eita em placa de vidro logo aps a coloca#o de quantidade iguais na placa da pasta de 9ido de 4inco com a pasta de Eu+enol . =lem$rar de colocar um papel o1icio so$re a placa de #idro como 1i4emos na pr.tica clinica".

C.B ? Sliconas S0o materiais de molda+em a $ase de B RRA%JA, de alta elasticidade e de alta 1idelidade na molda+em. Possuem uma capacidade muito +rande de copiar pe-uenos detal>es. As siliconas apresentam;se com sua pasta PESA'A e a PASTA LEDE. Am$as se completam para uma molda+em per1eita. S0o muito utili4adas em tra$al>os de prteses :*XAS e S BRE*MPLA(TES. (0o s0o <tili4adas com muita 1re-O5ncia pelo seu custo ele#ado -uando comparado com o custo do al+inato.

%aros alunos, A prtese e a especialidade da odontolo+ia -ue mais di#ersa em termos de op/8es, pois cada caso prottico , muitas #e4es apresenta particularidades -ue 1ar0o com -ue o pro1issional 1a/a uso de materiais di1erentes e especiali4ados, no entanto, nestas IB pa+inas, acreditamos -ue toda a no/0o para o atendimento clinico com um protesista ten>a sido passado, porm leiam em li#ros especiali4ados ou em arti+os da internet, mais detal>es so$re as prtese e completem esse con>ecimento se assim o dese2arem Pro1. Kose Luis

Вам также может понравиться