Вы находитесь на странице: 1из 11

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB Lei n 8.

906, de 04 de julho de 1994 Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil OAB. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: TTULO I DA ADVOCACIA CAPTULO I DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Art. 1 So atividades privativas de advocacia: (...) 3 vedada a divulgao de advocacia em conjunto com outra atividade. (...) Art. 3 O exerccio da atividade de advocacia no territrio brasileiro e a denominao de advogado so privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil OAB. 1 Exercem atividade de advocacia, sujeitando-se ao regime desta Lei, alm do regime prprio a que se subordinem, os integrantes da Advocacia-Geral da Unio, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pblica e das Procuradorias e Consultorias Jurdicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e das respectivas entidades de administrao indireta e fundacional. 2 O estagirio de advocacia, regularmente inscrito, pode praticar os atos previstos no art. 1, na forma do Regulamento Geral, em conjunto com advogado e sob responsabilidade deste. Art. 4 So nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa no inscrita na OAB, sem prejuzo das sanes civis, penais e administrativas. Pargrafo nico. So tambm nulos os atos praticados por advogado impedido no mbito do impedimento suspenso, licenciado ou que passar a exercer atividade incompatvel com a advocacia. Art. 5 O advogado postula, em juzo ou fora dele, fazendo prova do mandato. (...) 3 O advogado que renunciar ao mandato continuar, durante os dez dias seguintes notificao da renncia, a representar o mandante, salvo se for substitudo antes do trmino desse prazo. CAPTULO II DOS DIREITOS DO ADVOGADO

Art. 6 No h hierarquia nem subordinao entre advogados, magistrados e membros do Ministrio Pblico, devendo todos tratar-se com considerao e respeito recprocos. (...) Art. 7 So direitos do advogado: (...) XV ter vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, em cartrio ou na repartio competente, ou retir-los pelos prazos legais; XVI retirar autos de processos findos, mesmo sem procurao, pelo prazo de dez dias; XVII ser publicamente desagravado, quando ofendido no exerccio da profisso ou em razo dela; (...) 1 No se aplica o disposto nos incisos XV e XVI: 1) aos processos sob regime de segredo de justia; 2) quando existirem nos autos documentos originais de difcil restaurao ou ocorrer circunstncia relevante que justifique a permanncia dos autos no cartrio, secretaria ou repartio, reconhecida pela autoridade em despacho motivado, proferido de ofcio, mediante representao ou a requerimento da parte interessada; 3) at o encerramento do processo, ao advogado que houver deixado de devolver os respectivos autos no prazo legal, e s o fizer depois de intimado. 2 O advogado tem imunidade profissional, no constituindo injria, difamao ou desacato punveis qualquer manifestao de sua parte, no exerccio de sua atividade, em juzo ou fora dele, sem prejuzo das sanes disciplinares perante a OAB, pelos excessos que cometer. (...) 6 Presentes indcios de autoria e materialidade da prtica de crime por parte de advogado, a autoridade judiciria competente poder decretar a quebra da inviolabilidade de que trata o inciso II do caput deste artigo, em deciso motivada, expedindo mandado de busca e apreenso, especfico e pormenorizado, a ser cumprido na presena de representante da OAB, sendo, em qualquer hiptese, vedada a utilizao dos documentos, das mdias e dos objetos pertencentes a clientes do advogado averiguado, bem como dos demais instrumentos de trabalho que contenham informaes sobre clientes. 7 A ressalva constante do 6 deste artigo no se estende a clientes do advogado averiguado que estejam sendo formalmente investigados como seus partcipes ou coautores pela prtica do mesmo crime que deu causa quebra da inviolabilidade. CAPTULO III DA INSCRIO Art. 8 Para inscrio como advogado necessrio: (...) VI idoneidade moral; (...) 3 A inidoneidade moral, suscitada por qualquer pessoa, deve ser declarada mediante deciso que obtenha no mnimo dois teros dos votos de todos os membros do conselho competente, em procedimento que observe os termos do processo disciplinar. 4 No atende ao requisito de idoneidade moral aquele que tiver sido condenado por crime infamante, salvo reabilitao judicial.

Art. 9 Para inscrio como estagirio necessrio: I preencher os requisitos mencionados nos incisos I, III, V, VI e VII do art. 8; (...) Art. 11. Cancela-se a inscrio do profissional que: (...) II sofrer penalidade de excluso; (...) IV passar a exercer, em carter definitivo, atividade incompatvel com a advocacia; V perder qualquer um dos requisitos necessrios para inscrio. 1 Ocorrendo uma das hipteses dos incisos II, III e IV, o cancelamento deve ser promovido, de ofcio, pelo Conselho competente ou em virtude de comunicao por qualquer pessoa. (...) 3 Na hiptese do inciso II deste artigo, o novo pedido de inscrio tambm deve ser acompanhado de provas de reabilitao. (...) Art. 14. obrigatria a indicao do nome e do nmero de inscrio em todos os documentos assinados pelo advogado, no exerccio de sua atividade. Pargrafo nico. vedado anunciar ou divulgar qualquer atividade relacionada com o exerccio da advocacia ou o uso da expresso escritrio de advocacia, sem indicao expressa do nome e do nmero de inscrio dos advogados que o integrem ou o nmero de registro da sociedade de advogados na OAB. CAPTULO IV DA SOCIEDADE DE ADVOGADOS Art. 15. Os advogados podem reunir-se em sociedade civil de prestao de servio de advocacia, na forma disciplinada nesta Lei e no Regulamento Geral. (...) 2 Aplica-se sociedade de advogados o Cdigo de tica e Disciplina, no que couber. 3 As procuraes devem ser outorgadas individualmente aos advogados e indicar a sociedade de que faam parte. 4 Nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados, com sede ou filial na mesma rea territorial do respectivo Conselho Seccional. (...) 6 Os advogados scios de uma mesma sociedade profissional no podem representar em juzo clientes de interesses opostos. (...) Art. 17. Alm da sociedade, o scio responde subsidiria e ilimitadamente pelos danos causados aos clientes por ao ou omisso no exerccio da advocacia, sem prejuzo da responsabilidade disciplinar em que possa incorrer.

CAPTULO V DO ADVOGADO EMPREGADO Art. 18. A relao de emprego, na qualidade de advogado, no retira a iseno tcnica nem reduz a independncia profissional inerentes advocacia. Pargrafo nico. O advogado empregado no est obrigado prestao de servios profissionais de interesse pessoal dos empregadores, fora da relao de emprego. (...) CAPTULO VI DOS HONORRIOS ADVOCATCIOS Art. 25-A. Prescreve em cinco anos a ao de prestao de contas pelas quantias recebidas pelo advogado de seu cliente, ou de terceiros por conta dele (art. 34, XXI). Art. 26. O advogado substabelecido, com reserva de poderes, no pode cobrar honorrios sem a interveno daquele que lhe conferiu o substabelecimento. CAPTULO VII DAS INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS CAPTULO VIII DA TICA DO ADVOGADO Art. 31. O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestgio da classe e da advocacia. 1 O advogado, no exerccio da profisso, deve manter independncia em qualquer circunstncia. 2 Nenhum receio de desagradar a magistrado ou a qualquer autoridade, nem de incorrer em impopularidade, deve deter o advogado no exerccio da profisso. Art. 32. O advogado responsvel pelos atos que, no exerccio profissional, praticar com dolo ou culpa. Pargrafo nico. Em caso de lide temerria, o advogado ser solidariamente responsvel com seu cliente, desde que coligado com este para lesar a parte contrria, o que ser apurado em ao prpria. Art. 33. O advogado obriga-se a cumprir rigorosamente os deveres consignados no Cdigo de tica e Disciplina. Pargrafo nico. O Cdigo de tica e Disciplina regula os deveres do advogado para com a comunidade, o cliente, o outro profissional e, ainda, a publicidade, a recusa do patrocnio, o dever de assistncia jurdica, o dever geral de urbanidade e os respectivos procedimentos disciplinares. CAPTULO IX DAS INFRAES E SANES DISCIPLINARES Art. 34. Constitui infrao disciplinar:

I exercer a profisso, quando impedido de faz-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exerccio aos no inscritos, proibidos ou impedidos; II manter sociedade profissional fora das normas e preceitos estabelecidos nesta Lei; III valer-se de agenciador de causas, mediante participao nos honorrios a receber; IV angariar ou captar causas, com ou sem a interveno de terceiros; V assinar qualquer escrito destinado a processo judicial ou para fim extrajudicial que no tenha feito, ou em que no tenha colaborado; VI advogar contra literal disposio de lei, presumindo-se a boa-f quando fundamentado na inconstitucionalidade, na injustia da lei ou em pronunciamento judicial anterior; VII violar, sem justa causa, sigilo profissional; VIII estabelecer entendimento com a parte adversa sem autorizao do cliente ou cincia do advogado contrrio; IX prejudicar, por culpa grave, interesse confiado ao seu patrocnio; X acarretar, conscientemente, por ato prprio, a anulao ou a nulidade do processo em que funcione; XI abandonar a causa sem justo motivo ou antes de decorridos dez dias da comunicao da renncia; XII recusar-se a prestar, sem justo motivo, assistncia jurdica, quando nomeado em virtude de impossibilidade da Defensoria Pblica; XIII fazer publicar na imprensa, desnecessria e habitualmente, alegaes forenses ou relativas a causas pendentes; XIV deturpar o teor de dispositivo de lei, de citao doutrinria e de julgado, bem como de depoimentos, documentos e alegaes da parte contrria, para confundir o adversrio ou iludir o juiz da causa; XV fazer, em nome do constituinte, sem autorizao escrita deste, imputao a terceiro de fato definido como crime; XVI deixar de cumprir, no prazo estabelecido, determinao emanada do rgo ou autoridade da Ordem, em matria da competncia desta, depois de regularmente notificado; XVII prestar concurso a clientes ou a terceiros para realizao de ato contrrio lei ou destinado a fraud-la; XVIII solicitar ou receber de constituinte qualquer importncia para aplicao ilcita ou desonesta; XIX receber valores, da parte contrria ou de terceiro, relacionados com o objeto do mandato, sem expressa autorizao do constituinte; XX locupletar-se, por qualquer forma, custa do cliente ou da parte adversa, por si ou interposta pessoa; XXI recusar-se, injustificadamente, a prestar contas ao cliente de quantias recebidas dele ou de terceiros por conta dele; XXII reter, abusivamente, ou extraviar autos recebidos com vista ou em confiana; XXIII deixar de pagar as contribuies, multas e preos de servios devidos OAB, depois de regularmente notificado a faz-lo; XXIV incidir em erros reiterados que evidenciem inpcia profissional; XXV manter conduta incompatvel com a advocacia; XXVI fazer falsa prova de qualquer dos requisitos para inscrio na OAB; XXVII tornar-se moralmente inidneo para o exerccio da advocacia; XXVIII praticar crime infamante; XXIX praticar, o estagirio, ato excedente de sua habilitao.

Pargrafo nico. Inclui-se na conduta incompatvel: a) prtica reiterada de jogo de azar, no autorizado por lei; b) incontinncia pblica e escandalosa; c) embriaguez ou toxicomania habituais. Art. 35. As sanes disciplinares consistem em: I censura; II suspenso; III excluso; IV multa. Pargrafo nico. As sanes devem constar dos assentamentos do inscrito, aps o trnsito em julgado da deciso, no podendo ser objeto da publicidade a de censura. Art. 36. A censura aplicvel nos casos de: I infraes definidas nos incisos I a XVI e XXIX do art. 34; II violao a preceito do Cdigo de tica e Disciplina; III violao a preceito desta Lei, quando para a infrao no se tenha estabelecido sano mais grave. Pargrafo nico. A censura pode ser convertida em advertncia, em ofcio reservado, sem registro nos assentamentos do inscrito, quando presente circunstncia atenuante. Art. 37. A suspenso aplicvel nos casos de: I infraes definidas nos incisos XVII a XXV do art. 34; II reincidncia em infrao disciplinar. 1 A suspenso acarreta ao infrator a interdio do exerccio profissional, em todo o territrio nacional, pelo prazo de trinta dias a doze meses, de acordo com os critrios de individualizao previstos neste captulo. 2 Nas hipteses dos incisos XXI e XXIII do art. 34, a suspenso perdura at que satisfaa integralmente a dvida, inclusive com a correo monetria. 3 Na hiptese do inciso XXIV do art. 34, a suspenso perdura at que preste novas provas de habilitao. Art. 38. A excluso aplicvel nos casos de: I aplicao, por trs vezes, de suspenso; II infraes definidas nos incisos XXVI a XXVIII do art. 34. Pargrafo nico. Para a aplicao da sano disciplinar de excluso necessria a manifestao favorvel de dois teros dos membros do Conselho Seccional competente. Art. 39. A multa, varivel entre o mnimo correspondente ao valor de uma anuidade e o mximo de seu dcuplo, aplicvel cumulativamente com a censura ou suspenso, em havendo circunstncias agravantes. Art. 40. Na aplicao das sanes disciplinares so consideradas, para fins de atenuao, as seguintes circunstncias, entre outras: I falta cometida na defesa de prerrogativa profissional; II ausncia de punio disciplinar anterior; III exerccio assduo e proficiente de mandato ou cargo em qualquer rgo da OAB; IV prestao de relevantes servios advocacia ou causa pblica.

Pargrafo nico. Os antecedentes profissionais do inscrito, as atenuantes, o grau de culpa por ele revelada, as circunstncias e as conseqncias da infrao so considerados para o fim de decidir: a) sobre a convenincia da aplicao cumulativa da multa e de outra sano disciplinar; b) sobre o tempo de suspenso e o valor da multa aplicveis. Art. 41. permitido ao que tenha sofrido qualquer sano disciplinar requerer, um ano aps seu cumprimento, a reabilitao, em face de provas efetivas de bom comportamento. Pargrafo nico. Quando a sano disciplinar resultar da prtica de crime, o pedido de reabilitao depende tambm da correspondente reabilitao criminal. Art. 42. Fica impedido de exercer o mandato o profissional a quem forem aplicadas as sanes disciplinares de suspenso ou excluso. Art. 43. A pretenso punibilidade das infraes disciplinares prescreve em cinco anos, contados da data da constatao oficial do fato. 1 Aplica-se a prescrio a todo processo disciplinar paralisado por mais de trs anos, pendente de despacho ou julgamento, devendo ser arquivado de ofcio, ou a requerimento da parte interessada, sem prejuzo de serem apuradas as responsabilidades pela paralisao. 2 A prescrio interrompe-se: I pela instaurao de processo disciplinar ou pela notificao vlida feita diretamente ao representado; II pela deciso condenatria recorrvel de qualquer rgo julgador da OAB. (...) TTULO II DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL CAPTULO I DOS FINS E DA ORGANIZAO Art. 44. A Ordem dos Advogados do Brasil OAB, servio pblico, dotada de personalidade jurdica e forma federativa, tem por finalidade: (...) II promover, com exclusividade, a representao, a defesa, a seleo e a disciplina dos advogados em toda a Repblica Federativa do Brasil. Art. 45. So rgos da OAB: (...) 2 Os Conselhos Seccionais, dotados de personalidade jurdica prpria, tm jurisdio sobre os respectivos territrios dos Estados-membros, do Distrito Federal e dos Territrios. 3 As Subsees so partes autnomas do Conselho Seccional, na forma desta Lei e de seu ato constitutivo. (...)

6 Os atos conclusivos dos rgos da OAB, salvo quando reservados ou de administrao interna, devem ser publicados na imprensa oficial ou afixados no frum, na ntegra ou em resumo. Art. 46. Compete OAB fixar e cobrar, de seus inscritos, contribuies, preos de servios e multas. Pargrafo nico. Constitui ttulo executivo extrajudicial a certido passada pela diretoria do Conselho competente, relativa a crdito previsto neste artigo. (...) CAPTULO II DO CONSELHO FEDERAL Art. 54. Compete ao Conselho Federal: (...) VIII cassar ou modificar, de ofcio ou mediante representao, qualquer ato, de rgo ou autoridade da OAB, contrrio a esta Lei, ao Regulamento Geral, ao Cdigo de tica e Disciplina, e aos Provimentos, ouvida a autoridade ou o rgo em causa; IX julgar, em grau de recurso, as questes decididas pelos Conselhos Seccionais, nos casos previstos neste Estatuto e no Regulamento Geral; (...) CAPTULO III DO CONSELHO SECCIONAL Art. 57. O Conselho Seccional exerce e observa, no respectivo territrio, as competncias, vedaes e funes atribudas ao Conselho Federal, no que couber e no mbito de sua competncia material e territorial, e as normas gerais estabelecidas nesta Lei, no Regulamento Geral, no Cdigo de tica e Disciplina, e nos Provimentos. Art. 58. Compete privativamente ao Conselho Seccional: (...) III julgar, em grau de recurso, as questes decididas por seu Presidente, por sua diretoria, pelo Tribunal de tica e Disciplina, pelas diretorias das Subsees e da Caixa de Assistncia dos Advogados; (...) IX fixar, alterar e receber contribuies obrigatrias, preos de servios e multas; (...) XIII definir a composio e o funcionamento do Tribunal de tica e Disciplina, e escolher seus membros; (...) CAPTULO IV DA SUBSEO Art. 61. Compete Subseo, no mbito de seu territrio:

(...) IV desempenhar as atribuies previstas no Regulamento Geral ou por delegao de competncia do Conselho Seccional. Pargrafo nico. Ao Conselho da Subseo, quando houver, compete exercer as funes e atribuies do Conselho Seccional, na forma do Regimento Interno deste, e ainda: (...) c) instaurar e instruir processos disciplinares, para julgamento pelo Tribunal de tica e Disciplina; (...) CAPTULO V DA CAIXA DE ASSISTNCIA DOS ADVOGADOS CAPTULO VI DAS ELEIES E DOS MANDATOS Art. 63. A eleio dos membros de todos os rgos da OAB ser realizada na segunda quinzena do ms de novembro, do ltimo ano do mandato, mediante cdula nica e votao direta dos advogados regularmente inscritos. 1 A eleio, na forma e segundo os critrios e procedimentos estabelecidos no Regulamento Geral, de comparecimento obrigatrio para todos os advogados inscritos na OAB. 2 O candidato deve comprovar situao regular junto OAB, no ocupar cargo exonervel ad nutum, no ter sido condenado por infrao disciplinar, salvo reabilitao, e exercer efetivamente a profisso h mais de cinco anos. (...) Art. 66. Extingue-se o mandato automaticamente, antes do seu trmino, quando: I ocorrer qualquer hiptese de cancelamento de inscrio ou de licenciamento do profissional; II o titular sofrer condenao disciplinar; (...) TTULO III DO PROCESSO NA OAB CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 68. Salvo disposio em contrrio, aplicam-se subsidiariamente ao processo disciplinar as regras da legislao processual penal comum e, aos demais processos, as regras gerais do procedimento administrativo comum e da legislao processual civil, nessa ordem. Art. 69. Todos os prazos necessrios manifestao de advogados, estagirios e terceiros, nos processos em geral da OAB, so de quinze dias, inclusive para interposio de recursos.

1 Nos casos de comunicao por ofcio reservado, ou de notificao pessoal, o prazo se conta a partir do dia til imediato ao da notificao do recebimento. 2 Nos casos de publicao na imprensa oficial do ato ou da deciso, o prazo inicia-se no primeiro dia til seguinte. CAPTULO II DO PROCESSO DISCIPLINAR Art. 70. O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infrao, salvo se a falta for cometida perante o Conselho Federal. 1 Cabe ao Tribunal de tica e Disciplina, do Conselho Seccional competente, julgar os processos disciplinares, instrudos pelas Subsees ou por relatores do prprio Conselho. 2 A deciso condenatria irrecorrvel deve ser imediatamente comunicada ao Conselho Seccional onde o representado tenha inscrio principal, para constar dos respectivos assentamentos. 3 O Tribunal de tica e Disciplina do Conselho onde o acusado tenha inscrio principal pode suspend-lo preventivamente, em caso de repercusso prejudicial dignidade da advocacia, depois de ouvi-lo em sesso especial para a qual deve ser notificado a comparecer, salvo se no atender notificao. Neste caso, o processo disciplinar deve ser concludo no prazo mximo de noventa dias. Art. 71. A jurisdio disciplinar no exclui a comum e, quando o fato constituir crime ou contraveno, deve ser comunicado s autoridades competentes. Art. 72. O processo disciplinar instaura-se de ofcio ou mediante representao de qualquer autoridade ou pessoa interessada. 1 O Cdigo de tica e Disciplina estabelece os critrios de admissibilidade da representao e os procedimentos disciplinares. 2 O processo disciplinar tramita em sigilo, at o seu trmino, s tendo acesso s suas informaes as partes, seus defensores e a autoridade judiciria competente. Art. 73. Recebida a representao, o Presidente deve designar relator, a quem compete instruo do processo e o oferecimento de parecer preliminar a ser submetido ao Tribunal de tica e Disciplina. 1 Ao representado deve ser assegurado amplo direito de defesa, podendo acompanhar o processo em todos os termos, pessoalmente ou por intermdio de procurador, oferecendo defesa prvia aps ser notificado, razes finais aps a instruo e defesa oral perante o Tribunal de tica e Disciplina, por ocasio do julgamento. 2 Se, aps a defesa prvia, o relator se manifestar pelo indeferimento liminar da representao, este deve ser decidido pelo Presidente do Conselho Seccional, para determinar seu arquivamento. 3 O prazo para defesa prvia pode ser prorrogado por motivo relevante, a juzo do relator. 4 Se o representado no for encontrado, ou for revel, o Presidente do Conselho ou da Subseo deve designar-lhe defensor dativo; 5 tambm permitida a reviso do processo disciplinar, por erro de julgamento ou por condenao baseada em falsa prova.

Art. 74. O Conselho Seccional pode adotar as medidas administrativas e judiciais pertinentes, objetivando a que o profissional suspenso ou excludo devolva os documentos de identificao. CAPTULO III DOS RECURSOS Art. 75. Cabe recurso ao Conselho Federal de todas as decises definitivas proferidas pelo Conselho Seccional, quando no tenham sido unnimes ou, sendo unnimes, contrariem esta Lei, deciso do Conselho Federal ou de outro Conselho Seccional e, ainda, o Regulamento Geral, o Cdigo de tica e Disciplina e os Provimentos. Pargrafo nico. Alm dos interessados, o Presidente do Conselho Seccional legitimado a interpor o recurso referido neste artigo. Art. 76. Cabe recurso ao Conselho Seccional de todas as decises proferidas por seu Presidente, pelo Tribunal de tica e Disciplina, ou pela diretoria da Subseo ou da Caixa de Assistncia dos Advogados. Art. 77. Todos os recursos tm efeito suspensivo, exceto quando tratarem de eleies (arts. 63 e seguintes), de suspenso preventiva decidida pelo Tribunal de tica e Disciplina, e de cancelamento da inscrio obtida com falsa prova. Pargrafo nico. O Regulamento Geral disciplina o cabimento de recursos especficos, no mbito de cada rgo julgador. (...) ***

Вам также может понравиться