Вы находитесь на странице: 1из 7

9 formas de usar o Linux para consertar o seu Windows [vdeo]

O que o sistema operacional livre pode fazer por aqueles que no so muito fs dele.
Object 2 Object 1

19 49.444 visualizaes
Object 3

Por Elaine Martins em 14 de Maro de 2 12 !s distri"uies #inu$ v%m& aos poucos& 'an(ando seu espao nos computadores dom)sticos. Em"ora ainda (a*a muitas pessoas que no 'ostam da ideia de colocar um sistema operacional livre em sua m+quina& muitas vezes ter um #ive ,- com al'uma distro pode si'nificar a salvao para seus arquivos ou mesmo para o .indo/s. 0nfelizmente& nin'u)m est+ livre de complicaes no sistema operacional que utiliza. 1 muito comum encontrar pessoas que tiveram pro"lemas com o 2O& que& por sua vez& fizeram com o que a m+quina no conse'uisse mais iniciar. Em"ora o .indo/s ten(a a opo para recuperar a instalao& nem sempre ela funciona como deveria& dei$ando voc% na mo e desesperado com a possi"ilidade de perder seus arquivos. 1 a3 que o #inu$ pode fazer a diferena na sua vida.
Object 4

! 'rande maioria das distri"uies #inu$ 4se no todas5 pode ser e$ecutada diretamente do ,-. -essa forma& ) poss3vel utilizar o 6"untu& por e$emplo& para recuperar arquivos na sua partio .indo/s& resolver al'um conflito de (ard/are ou mesmo alterar a sen(a7padro do sistema. 8icou curioso para sa"er como tudo isso ) poss3vel9 Ento confira a"ai$o a lista de solues que o #inu$ pode oferecer para voc% e tam")m o passo a passo para resolver essas complicaes.

Voc vai precisar de...


Para a realizao deste tutorial& a distri"uio #inu$ escol(ida foi a 6"untu. !l)m de ser relativamente leve& a distro ) uma das mais intuitivas e f+ceis de instalar. Para e$ecutar os procedimentos descritos a"ai$o& ) preciso "ai$ar a ima'em 02O do sistema operacional e 'rav+7la em uma m3dia : para que o "oot da m+quina se*a feito por meio do ,-.

Mos obra
!onar o "#
2upon(a que voc% comprou um novo ;- para o seu computador. ,omo voc% faria para transferir todos os arquivos e aplicativos instalados na m+quina para o dispositivo rec)m7adquirido9 6ma forma "em simples de fazer isso ) clonando o disco r3'ido& passando o sistema operacional inteiro para a nova pea. -essa forma& no ) preciso se preocupar em instalar novamente o .indo/s e confi'urar todos os aplicativos. ! ideia ) "em simples& e o processo no ) to complicado quanto parece. -epois de fazer o "oot do computador pelo #ive ,- do 6"untu& a"ra o <erminal e di'ite o se'uinte comando= > sudo fdisk l 0sso far+ com que a lista de parties e discos detectados pelo sistema operacional se*a e$i"ida. ?ormalmente& os itens da fam3lia sda fazem parte do disco r3'ido principal& enquanto os demais 4sdb& sdc e assim por diante5 so ;-s e$ternos& pendrives& discos secund+rios ou outros dispositivos de armazenamento.

!'ora& voc% precisa identificar a partio que ser+ copiada e em qual dispositivo ela dever+ ser colocada. ,omo e$emplo& faa de conta que os dados do /dev/sda sero clonados para o /dev/sdc. Para que isso acontea& ) preciso utilizar o comando a"ai$o. > sudo dd if=/dev/sda of=/dev/sdc 2e voc% e$ecutar novamente o comando @fdisAB& ver+ que os dois discos 4sda e sdc5 contam com o mesmo espao ocupado. ! cCpia dos arquivos pode ser feita mesmo para dispositivos no formatados& pois o processo de clona'em se encarre'a da tarefa de limpar o local para o qual as informaes sero enviadas.

$ecuperar parti%&es
!pa'ar parties por en'ano ) al'o que acontece com certa assiduidade a pessoas que tra"al(am frequentemente formatando e arrumando computadores. ,aso isso acontea& no precisa ficar muito desesperado. Em al'uns casos& ) poss3vel recuperar no sC as parties& como tam")m todos os dados que elas contin(am antes de serem varridas do disco. Para isso& voc% precisa instalar a ferramenta testdis'& que pode ser encontrada da ,entral de Pro'ramas do 6"untu. -epois de instalar a aplicao& si'a os passos a"ai$o. 15 E$ecute > sudo testdisk o comando=

25 2elecione a opo @?o #o'B e pressione a tecla @EnterB.

D5 ! prC$ima tarefa ) selecionar o disco do qual voc% dese*a recuperar as parties. 6tilize as teclas direcionais para escol(er o item e pressione @EnterB para dar continuidade ao processo. 45 !'ora& ) preciso selecionar o tipo de ta"ela de partio utilizada no disco. ?a 'rande maioria dos casos 4sistemas de arquivos e$t2 ou D& ?<82 e 8!<D25& a opo correta ) @0ntelB. ?ovamente& pressione @EnterB para prosse'uir.

E5 ?a tela se'uinte& selecione a opo @!nalFseB e aperte a tecla @EnterB. G5 O testdisA mostrar+ a lista de parties encontradas e& marcadas em verde& aquelas que ele ) capaz de recuperar.

H5 Para restaurar um dos itens mostrados na lista& ) sC selecion+7lo e pressionar @EnterB. I5 6ma vez que as parties ten(am sido recuperadas& "asta reiniciar o computador e acess+7las normalmente. E$istem outras duas aplicaes muito parecidas com testdisA. 2o elas= foremost e sca!pe!. O princ3pio de funcionamento das tr%s ferramentas ) o mesmo. Jale lem"rar que ) preciso ter muito cuidado quando se est+ me$endo com parties& pois qualquer comando errado pode fazer com que todo o disco se*a completamente apa'ado.

(a)er varreduras em busca de vrus


! "usca por v3rus e outras pra'as no computador ) uma das tarefas mais e$ecutadas utilizando o #ive ,- de uma distri"uio #inu$. Para que isso se*a poss3vel& voc% precisa instalar uma ferramenta da !vast no #ive ,-. Para isso& a"ra o <erminal e di'ite a sequ%ncia de comandos a"ai$o= > wget http://files.avast.com/files/linux/avast4workstation_1. .!"#_i $%.deb > sudo dpkg "i avast4workstation_1. .!"#_i $%.deb

!o e$ecutar o avastK pela primeira vez& a licena ser+ solicitada. Para o"ter a c(ave de re'istro& clique so"re a opo @,licA (ere to o"tain license AeFB. ?a *anela que aparecer& selecione o nave'ador de sua prefer%ncia no menu dropdo/n mostrado& pressionando o "oto @OAB lo'o em se'uida.

! p+'ina de re'istro ) mostrada. !'ora ) sC preenc(er os campos com as informaes solicitadas& clicar em @Le'ister free licenseB e a'uardar at) que a c(ave de re'istro se*a enviada para o seu email.

-epois isso& ) sC rodar a aplicao e a'uardar at) que ela faa uma varredura completa do disco r3'ido. ,aso (a*a al'um v3rus no ;-& um alerta ) emitido& e voc% pode escol(er a ao a ser tomada pelo pro'rama.

*ncontrar prob!emas no Windows ou no +ardware


E$istem diversas maneiras de utilizar uma distri"uio #inu$ para detectar pro"lemas de (ard/are. ! mais C"via e simples delas ) simplesmente rodando o #ive ,-. 2e tudo funcionar normalmente& sem qualquer imprevisto& si'nifica que o pro"lema apresentado est+ no .indo/s& e no no (ard/are.

!l)m disso& voc% pode instalar v+rias aplicaes para teste de L!M e disco r3'ido. 6m "om e$emplo ) o pro'rama memtest,-.& que varre a memCria do seu computador em "usca de pro"lemas. !l)m disso& (+ tam")m o /0 burn& para testar processador e placa7me M procura de poss3veis fal(as. 48onte da ima'em= Leproduo N 8orum70nvaders5 !m"as as ferramentas citadas acima podem ser encontradas no repositCrio7padro do 6"untu e muitas outras distri"uies #inu$. !l)m disso& a ,entral de Pro'ramas oferece uma lista 'i'antesca de aplicaoes para dia'nCstico e teste de (ard/are.

$ecuperar dados de mdias danificadas


,-s e -J-s aca"am estra'ando com o tempo. -essa forma& se voc% possui uma m3dia de "acAup muito anti'a& ) poss3vel que no consi'a acessar os dados que ela cont)m. Mas calma& o 6"untu possui uma funcionalidade muito pr+tica& que permite criar uma ima'em 02O da m3dia corrompida e& assim& recuperar os dados. 48onte da ima'em= Leproduo N ;o/ <o OeeA5 O primeiro passo ) instalar o 1ddrescue por meio da ,entral de Pro'ramas do 6"untu 4ou pelo 2Fnaptic5. 8eito isso& insira a m3dia pro"lem+tica no drive& a"ra o <erminal e nave'ue at) o diretCrio no qual a ima'em 02O ser+ armazenada. 6ma vez na pasta correta& di'ite o comando mostrado a"ai$o.
> ddrescue n b #!4$ /dev/cdrom

2u"stitua pelo nome da ima'em 02O 4no se esquea de colocar a e$tenso no final5. Em & escreva um t3tulo para o arquivo de lo'& se'uido por @.lo'B. !o final do processo& ) poss3vel que al'uns erros se*am mostrados na tela. 0sso acontece porque o ,- est+ corrompido& o que torna imposs3vel o acesso a al'uns arquivos. Mesmo que o procedimento no consi'a recuperar 1 P do conteQdo das m3dias& documentos importantes ou fotos de uma via'em podem fazer com que a tentativa de restaurao val(a a pena.

2cessar e copiar ar3uivos no disco com prob!emas


2e o pro"lema est+ apenas no "oot do computador& ) poss3vel acessar e copiar qualquer arquivo presente no disco r3'ido. O processo ) muito simples& e voc% no precisa di'itar nen(um comando no <erminal. ,licando em @PlacesB 4#ocais5& acesse a partio correspondente Mquela que possui o .indo/s instalado. ?ormalmente& as partes nas quais um disco r3'ido foi dividido so mostradas separademente e identificadas pelo seu taman(o. ,aso seu computador rode apenas um sistema operacional& ser+ mostrada apenas uma partio& com o taman(o total do ;- como identificador.

4aixar drivers de rede


2e al'uma coisa acontecer com os seus drivers de rede& no ser+ poss3vel acessar a internet para "ai$+7los novamente& certo9 Por isso& o #ive ,- de uma distri"uio #inu$ pode ser muito Qtil. 6ma vez com o 6"untu em e$ecuo& voc% sC precisa a"rir o nave'ador padro do sistema e procurar pelo soft/are da placa de rede.

-epois disso& ) sC copiar o arquivo "ai$ado para um pendrive& reiniciar o computador no .indo/s e reinstalar os drivers. -essa forma& voc% no precisa 'astar din(eiro levando a m+quina para um t)cnico arrumar& nem perder tempo indo at) uma #!? (ouse para ter acesso M internet e "ai$ar o que precisa.

Limpar o disco de forma se1ura para vend5!o


Ruando voc% faz uma formatao simples no disco r3'ido& ainda ) poss3vel recuperar os dados que estavam nele. ,om as ferramentas certas& qualquer pessoa conse'ue reaver fotos& te$tos e documentos que eram armazenados no ;-. 2e voc% quiser vender o dispositivo para al'u)m& isso pode ser um pro"lema. ?o 6"untu& e$istem duas formas de tornar a recuperao dos arquivos quase imposs3vel. ! primeira delas ) usando o comando @s(redB& que faz uma limpeza mais leve no ;-. Esse m)todo ) indicado para quem no tem 'randes se'redos no disco r3'ido& mas tam")m no dese*a outras pessoas "is"il(otando sua vida particular. ! ferramenta wipe& por sua vez& faz uma limpeza mais pesada& e ) indicado para o caso de ;- de servidores ou de m+quinas utilizadas em empresas. !"ai$o voc% confere como utilizar cada um desses m)todos. &hred O uso do @s(redB ) "em simples& mas ele sC pode ser utilizado para @corromperB arquivos individualmente. ?o <erminal& nave'ue at) o diretCrio no qual est+ o conteQdo que voc% dese*a tornar irrecuper+vel. !'ora& di'ite= > shred Pronto& o documento que voc% queria dei$ar lon'e das 'arras de outras pessoas no pode mais ser recuperado to facilmente.

O @s(redB funciona so"rescrevendo o arquivo 2E vezes 4por padro5. Por)m& ) poss3vel fazer com que o comando faa essa tarefa mais vezes. Sasta utilizar a se'uinte instruo= > shred remove iterations='! teste.txt <roque o @E B pela quantidade de vezes que voc% dese*a so"rescrever o documento. (ipe O funcionamento do wipe ) um pouco diferente& pois ele tra"al(a com o disco inteiro& e no apenas arquivos. !ntes de di'itar qualquer comando no <erminal& ) preciso localizar o aplicativo na lista do 6"untu 2oft/are ,enter e instal+7lo. 8eito isso& voc% pode comear a limpeza. Para ter certeza que voc% ir+ apa'ar o ;- correto& utilize o comando @fdisA TlB para listar os dispositivos de armazenamento presentes no computador. #ocalize o disco dese*ado e memorize a label dele& que normalmente tem a estrutura @/dev/sd))B.

!'ora sim voc% pode utilizar o /ipe. Para iniciar o processo& di'ite o se'uinte comando no <erminal= > sudo wipe 2u"stitua

Pode ser que o processo demore "astante& tudo vai depender do taman(o do disco. Jale lem"rar que as tarefas e$ecutadas pelo /ipe no t%m retorno. Ou se*a& uma vez e$ecutado o comando& no (+ mais como reaver o conteQdo do disco.

Mudar ou recuperar a sen+a do Windows


Para resetar ou recuperar a sen(a do .indo/s& ) preciso utilizar a aplicao c+ntpw& a qual pode ser instalada a partir do 2Fnaptic ou da ,entral de Pro'ramas do 6"untu. !ntes de comear a e$ecuo do aplicativo& ) preciso montar a partio que cont)m o .indo/s. 0sso pode ser feito com um simples clique so"re o drive que cont)m o 2O da Microsoft 4acess3vel no menu @PlacesB5. !o fazer isso& o @nomeB correto do dispositivo ser+ mostrado na Sarra de t3tulo da *anela. !note essa informao com cuidado& pois ela ) imprescind3vel para o correto funcionamento dos comandos a se'uir.

!'ora& a"ra o <erminal do 6"untu e nave'ue at) a pasta /media. 6tilize o comando @lsB& a fim de verificar se a partio que cont)m o .indo/s foi& de fato& montada pelo sistema. !'ora& faa uso do comando @cdB para acessar o drive com o sistema operacional da Microsoft instalado. 6ma vez que voc% ten(a acessado o drive& di'ite a se'uinte sequ%ncia de instrues= > > sudo chntpw &/0 2!M ) o arquivo que cont)m o re'istro do .indo/s. -i'itando o comando acima& al'uns dados sero mostrados na tela& incluindo uma lista com todos os nomes de usu+rio do sistema. Lolando o conteQdo para "ai$o& ) poss3vel ver um pequeno menu& identificado por @6ser Edit MenuB& o qual traz opes para voc% apa'ar e editar a sen(a ou alterar permisses das contas. ?o caso da sen(a& o mais recomendado ) apa'+7la e adicionar outra depois que voc% acessar o .indo/s novamente. Para fazer isso& pressione a tecla @1B& para selecionar a opo& e lo'o em se'uida a @FB& para confirmar sua escol(a. ProntoK !'ora ) sC reiniciar o computador& esperar o .indo/s carre'ar e adicionar novas sen(as de acesso& se assim dese*ar. 1ale falar... 2e voc% quiser alterar a sen(a de um usu+rio espec3fico apenas& o se'undo comando mostrado acima fica um pouco diferente.
> sudo chntpw u &/0

cd

(*+,-(&/s.stem #/config/

Em & voc% deve inserir o nome da conta que dese*a editar.

0m pouco mais pr6tico


Em vez de instalar todas as ferramentas sempre que for preciso& voc% pode criar sua prCpria verso do 6"untu& com todos os aplicativos citados ao lon'o deste arti'o. E$iste um servio c(amado Leconstructor& que permite Ms pessoas @comunsB criar seus discos de #inu$ personalizado sem precisar enconstar em uma lin(a de cCdi'o.

Em"ora se*a lon'o& o processo para a criao do seu prCprio #ive ,- ) "em simples e todo feito por

meio de uma interface 'r+fica. !ssim& voc% sC precisa clicar nas opes e confi'uraes dese*adas. 6m *eito "em mais pr+tico de criar um disco de socorro para as situaes de emer'%ncia que podem aparecer. #eia mais em= (ttp=NN///.tecmundo.com."rNlinu$N2 GE2797formas7de7usar7o7linu$7para7consertar7 o7seu7/indo/s7video7.(tmUi$zz2(oHcp'1o (ttp=NN///.tecmundo.com."rNlinu$N2 GE2797formas7de7usar7o7linu$7para7consertar7o7seu7/indo/s7 video7.(tm (ttp=NN///.Foutu"e.comN/atc(9featureVplaFerWem"eddedXvV-o?DM(WMmSc

Вам также может понравиться