Вы находитесь на странице: 1из 2

SWOT a sigla dos termos ingleses Strengths (Foras), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities(Oportuni dades) e Threats (Ameaas).

. Em Administrao de Empresas, a Anlise SWOT um importante instrumento utilizado para planejamento estratgico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (foras e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaas) da empresa.

A Anlise SWOT uma ferramenta utilizada para fazer anlise ambiental, sendo a base da gesto e do planejamento estratgico numa empresa ou instituio. Graas sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de anlise de cenrio, destinado a posicionar ou verificar a posio estratgica da empresa/instituio no ambiente em questo. A tcnica de anlise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as dcadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compe um ranking das maiores empresas americanas.

As informaes referidas abaixo devem ser enquadradas nas categorias SWOT para anlise do cenrio da empresa:

Strengths (foras) - vantagens internas da empresa em relao s concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom servio prestado ao cliente, solidez financeira, etc. Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relao s concorrentes. Ex.: altos custos de produo, m imagem, instalaes desadequadas, marca fraca, etc.; Opportunities (oportunidades) aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanas nos gostos dos clientes, falncia de empresa concorrente, etc.; Threats (ameaas) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

O que Planejamento Estratgico ?


Planejamento estratgico o processo de seleo dos objetivos de uma organizao. a determinao das polticas e dos programas estratgicos necessrios para se atingir objetivos especficos rumo consecuo das metas: e o

estabelecimento dos mtodos necessrios para assegurar a execuo das polticas e dos programas estratgicos Planejamento estratgico o processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais.

Planejamento estratgico o processo de elaborar a estratgia - definindo a relao entre a organizao e o ambiente O Planeamento estratgico um processo gerencial que diz respeito formulao de objetivos para a seleo de programas de ao e para sua execuo, levando em conta as condies internas e externas empresa e sua evoluo esperada. Tambm considera premissas bsicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerncia e sustentao Planejamento Estratgico (longo alcance) O planejamento estratgico aquele que define as estratgias de longo prazo da empresa. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia por exemplo, a situao econmica global um fator a ser levado em conta no planejamento estratgico. Quando elaboramos este planejamento procuramos ter uma viso integrada dos processos e da companhia, por que a empresa como um todo entra nesta etapa. O planejamento estratgico feito em geral entre 5 e 10 anos no futuro. essencial que o planejamento estratgico, apesar de ter um alcance de at 10 anos, seja atualizado constantemente. Se isto no ocorrer, o planejamento sofre um srio risco de ficar obsoleto e no ser utilizado dentro da empresa, como deve ser. Planejamento Ttico (mdio)O planejamento ttico diferente para cada rea da companhia. A rea financeira ter seu prprio planejamento ttico financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa mais focada que o planejamento estratgico, que desdobrado em diversos planos tticos. O planejamento ttico feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada rea da empresa na busca de um resultado. Planejamento Operacional (Curto alcance) O plano operacional coloca em prtica cada um dos planos tticos dentro da empresa. Ele projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa. Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantao de um projeto ou tarefa dentro da empresa. Por ser a ltima etapa de planejamento, o operacional deve ser um plano mais detalhado que os outros dois, tentando explicar cada tarefa isoladamente. Desta maneira que os planejamentos Estratgico, Ttico e Operacional trabalham juntos. Cada um tem um escopo dentro da empresa e seguem uma ordem:

Вам также может понравиться