Вы находитесь на странице: 1из 111

GT-S7582

Manual do utilizador

www.samsung.com

Acerca deste manual


Este dispositivo oferece comunicaes mveis de alta qualidade e entretenimento, atravs dos altos padres e experincia tecnolgica da Samsung. Este manual do utilizador foi concebido especificamente para detalhar as funes e funcionalidades do dispositivo. Leia atentamente o presente manual antes de utilizar o dispositivo para assegurar uma utilizao segura e correcta. As descries baseiam-se nas definies padro do dispositivo. As imagens e capturas de ecr podero ter um aspecto diferente em relao ao prprio produto. O contedo pode diferir do produto final ou do software fornecido pelas operadoras ou distribuidores e est sujeito a alteraes sem aviso prvio. Para a verso mais recente do manual, consulte o stio da web da Samsung, www.samsung.com. Contedo (contedo de alta qualidade) que requeira muita utilizao do CPU e da RAM ir afectar o desempenho geral do dispositivo. Aplicaes relacionadas com o contedo podero no funcionar correctamente dependendo das especificaes do dispositivo e do ambiente em que est a ser usado. As funcionalidades e servios adicionais disponveis podero variar consoante o dispositivo, software ou a operadora. As aplicaes e as respectivas funes podero variar consoante o pas, a regio ou as especificaes do hardware. A Samsung no ser responsabiliza por problemas de desempenho causados por aplicaes que no as fornecidas pela Samsung. A Samsung no se responsabiliza por problemas de desempenho ou incompatibilidades resultantes de configuraes de registo editadas ou software de sistema operativo modificado. A tentativa de personalizao do sistema operativo pode resultar no mau funcionamento do dispositivo ou das aplicaes. Software, fontes de som, fundos, imagens e outra multimdia fornecida neste dispositivo so licenciadas para uso limitado. A extraco e utilizao destes materiais para fins comerciais e outros fins constituem uma infraco das leis dos direitos de autor. Os utilizadores so responsveis, na integra, pela utilizao ilegal de multimdia. Os servios de dados podero ter custos adicionais, tal como mensageiros, transferncias da Internet, sincronizao automtica, ou utilizao dos servios de localizao. Para evitar os custos adicionais, seleccione o tarifrio de dados adequado. Para mais detalhes, contacte a sua operadora.

Acerca deste manual


As aplicaes padro fornecidas com o dispositivo podem ser actualizadas e deixarem de ser suportadas, sem aviso prvio. No caso de ter dvidas em relao a alguma aplicao fornecida com o dispositivo, contacte um Centro de Assistncia Samsung. Para aplicaes instaladas pelo utilizador, contacte a operadora. Modificar o sistema operativo do dispositivo ou instalar softwares de origens no oficiais pode resultar no mau funcionamento do dispositivo e corrupo ou perda de dados. Estas aces so uma violao do seu contrato com a Samsung, o que cessar a garantia.

cones indicadores
Ateno: situaes possveis de causar ferimentos em si ou noutras pessoas Cuidado: situaes possveis de causar danos no seu dispositivo ou noutro equipamento Nota: notas, dicas de utilizao ou informao adicional

Copyright
Copyright 2013 Samsung Electronics Este manual est protegido pelas leis internacionais de copyright. Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida, traduzida ou transmitida de maneira alguma, nem por nenhum meio, electrnico ou mecnico, incluindo fotocpia, gravao ou armazenado em armazenamento de informao ou sistema de obteno, sem obter primeiro o consentimento escrito da Samsung Electronics.

Acerca deste manual

Marcas Registadas
SAMSUNG e o logotipo SAMSUNG so marcas registadas da Samsung Electronics. Wi-Fi, Wi-Fi Protected Setup, Wi-Fi Direct, Wi-Fi CERTIFIED e o logotipo Wi-Fi so marcas registadas da Wi-Fi Alliance. Todas as outras marcas registadas e copyrights so propriedade dos seus respectivos proprietrios. Bluetooth uma marca registada da Bluetooth SIG, Inc. por todo o mundo.

ndice
Comear
7 Descrio do dispositivo 8 Teclas 9 Contedo da embalagem 10 Colocar o carto SIM ou USIM e a bateria 13 Carregar a bateria 15 Colocar um carto de memria 17 Ligar e desligar o dispositivo 18 Segurar o dispositivo 18 Bloquear e desbloquear o dispositivo 18 Ajustar o volume 18 Mudar para o modo Silencioso 19 Alternar entre redes 33 34 35 37 Configurar contas Transferir ficheiros Segurana do dispositivo Actualizar o dispositivo

Comunicaes
38 Telefone 44 Contactos 48 Mensagens 49 E-mail 51 Google Mail 52 Hangouts 53 Google+ 53 Fotografias do G+ 54 ChatON

Bsico
20 cones Indicadores 21 Utilizar o ecr tctil 24 Controlo dos movimentos 26 Notificaes 26 Ecr principal 29 Usar aplicaes 29 Ecr de aplicaes 31 Introduzir texto 32 Ligar-se a uma rede Wi-Fi

Web & Rede


55 Internet 56 Chrome 57 Bluetooth

ndice

Multimdia
59 Msica 61 Cmara 66 Galeria 68 Vdeo 70 YouTube 71 Rdio FM

Viagens & locais


87 Maps 88 Local 88 Navegao

Definies
89 Acerca das Definies 89 Ligaes 92 O meu dispositivo 101 Contas 102 Mais 104 Definies Google

Aplicaes e lojas de multimdia


73 74 74 75 75 75 75 Play Store Samsung Apps Play Livros Jogos Play Play Music Play Revistas Play Filmes

Resoluo de problemas

Utilidades
76 Memorando 77 S Planner 79 Dropbox 80 Relgio 82 Calculadora 82 Gravador de Voz 84 Google 84 Pesquisa por Voz 85 Os Meus Ficheiros 86 Transferncias

Comear
Descrio do dispositivo
Sensor de proximidade Cmara frontal Auscultador

Tecla de volume Ecr tctil

Tecla incio Tecla Menu Entrada multifunes Tecla Voltar

Microfone

Entrada para auricular Antena GPS Cmara traseira Tecla ligar/desligar Flash Altifalante Tampa traseira

Ranhura do carto de memria Antena interna

Comear
No cubra a rea da antena com as suas mos ou objectos. Pois pode causar problemas de conectividade ou esgotar a bateria. No utilize protectores de ecr. Isso causa o mau funcionamento do sensor. No deixe gua entrar em contacto com o ecr tctil. O ecr tctil poder no funcionar correctamente quando em condies de muita humidade ou quando em contacto com gua.

Teclas
Tecla Funo Prima sem soltar para ligar ou desligar o dispositivo. Ligar/ desligar Prima sem soltar por 8 a 10 segundos para reiniciar o dispositivo, no caso de sofrer erros fatais, se desligar ou no responder. Prima para bloquear ou desbloquear o dispositivo. O dispositivo bloqueia depois de o ecr tctil se desligar. Toque para abrir uma lista de opes disponveis para o ecr actual. Toque sem soltar no Ecr principal para inciar a procura do Google. Prima para voltar para o ecr Inicial. Prima sem soltar para abrir a lista de aplicaes recentes. Toque para voltar para o ecr anterior. Prima para ajustar o volume do dispositivo.

Menu

Incio Voltar Volume

Comear

Contedo da embalagem
Verifique se na embalagem esto todos estes itens: Dispositivo Bateria Manual de consulta rpida Os itens fornecidos com o dispositivo e todos os acessrios disponveis podem diferir dependendo da regio ou operadora. Os itens fornecidos foram criados apenas para o seu dispositivo pelo que podero ser incompatveis com outros dispositivos. A aparncia e especificaes podem ser alteradas sem qualquer aviso prvio. Poder adquirir acessrios adicionais para o seu dispositivo num distribuidor oficial Samsung. Certifique-se de que so compatveis com o seu dispositivo antes de os adquirir. Outros acessrios podero ser incompatveis com o seu dispositivo. Utilize apenas acessrios recomendado pela Samsung. O mau funcionamento causado pelo uso de acessrios no aprovados no coberto pelo servio de garantia. A disponibilidade de todos os acessrios est dependente, exclusivamente, das empresas fabricantes. Para mais informao sobre os acessrios disponveis, consulte o stio da web da Samsung.

Comear

Colocar o carto SIM ou USIM e a bateria


Coloque o carto SIM ou USIM fornecido pela operadora e a bateria fornecida.

1 Retire a tampa traseira.

Tenha cuidado ao retirar a tampa traseira para no danificar as suas unhas. No dobre ou tora a tampa da traseira em excesso. Ao faz-lo poder danificar a tampa.

2 Coloque o carto SIM ou USIM com os contactos dourados virados para baixo.

Insira o carto SIM ou USIM principal na ranhura 1 ( 1 ) e o carto SIM ou USIM secundrio na ranhura 2 ( 2 ).

10

Comear
No insira um carto de memria na ranhura para o carto SIM. Caso um carto de memria fique alojado na ranhura do carto SIM, leve o dispositivo a um Centro de Assistncia Samsung para retirarem o carto de memria. Tenha cuidado para que mais ningum utilize o seu carto SIM ou USIM. A Samsung no responsvel por danos ou inconvenientes causados pela perda ou roubo dos cartes.

3 Coloque a bateria.

4 Volte a colocar a tampa traseira.

11

Comear

Remover o carto SIM ou USIM e a bateria

1 Retire a tampa traseira. 2 Remova a bateria.

3 Retire o carto SIM ou USIM.

12

Comear

Carregar a bateria
Utilize o carregador para carregar a bateria antes de utilizar o dispositivo pela primeira vez. Tambm pode utilizar um computador para carregar o dispositivo atravs do cabo USB. Utilize apenas carregadores, baterias e cabos aprovados pela Samsung. Carregadores ou cabos no recomendados podem fazer com que a bateria expluda ou danificar o dispositivo. Quando a sua bateria estiver fraca, o dispositivo emitir um som de aviso e mostrar uma mensagem de bateria fraca. Se a bateria estiver totalmente descarregada, o dispositivo no se ligar de imediato quando o ligar ao carregador. Deixe a bateria recarregar alguns minutos antes de ligar o dispositivo.

Carregar com o carregador


Ligue o terminal mais pequeno do carregador na entrada multifunes do dispositivo e ligue o terminal maior do carregador na tomada elctrica.

A ligao incorrecta do carregador pode causar danos graves no seu dispositivo. Todo o dano causado por utilizao incorrecta no est coberto pela garantia.

13

Comear
Pode utilizar o dispositivo enquanto estiver carga, mas poder levar mais tempo para que a bateria carregue totalmente. Caso a fonte de energia, durante a carga, seja instvel, o ecr tctil poder no funcionar. Se isto acontecer, desligue o carregador do dispositivo. Enquanto carrega possvel que o dispositivo aquea. normal que acontea e no dever afectar a vida til do seu dispositivo nem o seu desempenho. No caso da bateria aquecer mais do que o normal, o carregador poder deixar de carregar. Caso o seu dispositivo no esteja a carregar adequadamente, traga o carregador e o dispositivo a um Centro de Assistncia Samsung. Depois de totalmente carregado, desligue o dispositivo do carregador. Em primeiro lugar desligue o carregador do dispositivo e s depois da tomada elctrica. No retire a bateria antes de retirar o carregador. Pois poder danificar o dispositivo. Para economizar energia, desligue o carregador da tomada quando no estiver em uso. O carregador no possui um interruptor para ligar/desligar, pelo que deve deslig-lo da tomada elctrica quando no estiver em uso, de maneira a poupar energia. O carregador deve ficar prximo da tomada elctrica e com fcil acesso quando est a carregar.

Verificar o estado da carga da bateria


Quando carregar a bateria com o dispositivo desligado, os seguintes cones mostraro o estado da carga da bateria:

A carregar

Totalmente carregada

14

Comear

Reduzir o consumo da bateria


O seu dispositivo oferece-lhe opes que o ajudam a economizar a energia da bateria. Ao personalizar estas opes e desactivando funes em segundo plano, poder utilizar o seu dispositivo por mais tempo, entre carregamentos: Quando no estiver a utilizar o dispositivo, altere para o modo de suspenso, premindo a Tecla ligar/desligar. Termine todas as aplicaes desnecessrias no gestor de tarefas. Desactive a funcionalidade Bluetooth. Desactive a funcionalidade Wi-Fi. Desactive a sincronizao automtica das aplicaes. Reduza o tempo da luz de fundo. Reduza o brilho do visor.

Colocar um carto de memria


O seu dispositivo compatvel com cartes de memria com capacidade mxima de 64 GB. Dependendo do fabricante e do tipo de carto de memria, alguns cartes podem no ser compatveis com o seu dispositivo. Alguns cartes de memria podero no ser totalmente compatveis com o dispositivo. Utilizar um carto incompatvel poder danificar o seu dispositivo ou o carto de memria ou pode corromper os dados contidos no carto. Tenha ateno para inserir o carto de memria com o lado certo para cima. O dispositivo suporta apenas cartes de memria com a estrutura de ficheiros do tipo FAT. Caso insira um carto formatado de outra forma, o dispositivo vai lhe pedir que reformate o carto de memria. Guardar e apagar frequentemente dados ir reduzir o tempo de vida do carto de memria. Ao inserir um carto de memria no dispositivo, o diretrio do ficheiro do carto aparece na pasta Os Meus Ficheiros Todos os ficheiros SD memory card.

15

Comear

1 Abra a tampa da ranhura do carto de memria. 2 Insira um carto de memria com os contactos dourados virados para cima. 3 Empurre o carto de memria na ranhura at que ele se prenda no lugar.

4 Feche a tampa da ranhura do carto de memria.


Remover o carto de memria
Antes de remover o carto de memria, primeiro desactive-o para remoo segura. No Ecr principal, toque em Aplic. Definies Mais Memria Desmontar o carto SD.

1 Abra a tampa da ranhura do carto de memria. 2 Empurre o carto de memria at que se desprenda do dispositivo e ento retire-o. 3 Feche a tampa da ranhura do carto de memria.
No remova o carto de memria se o dispositivo estiver a transferir ou a aceder a informao. Ao faz-lo poder fazer com que os dados se percam, danifiquem ou fiquem corrompidos no carto de memria ou no dispositivo. A Samsung no responsvel pelas perdas resultantes da m utilizao de cartes de memria danificados, incluindo a perda de dados.

16

Comear

Formatar o carto de memria


Um carto de memria formatado num computador pode no ser compatvel com o dispositivo. Formate o carto de memria no dispositivo. No Ecr principal, toque em Aplic. Definies Mais Memria Formatar o carto SD Formatar o carto SD Apagar tudo. Antes de formatar o carto de memria, lembre-se que deve efectuar uma cpia de segurana todas as informaes importantes armazenadas no seu dispositivo. A garantia do fabricante no cobre perda de dados resultantes das aces do utilizador.

Ligar e desligar o dispositivo


Quando ligar o dispositivo pela primeira vez, siga as instrues no ecr para configurar o seu dispositivo. Prima sem soltar a Tecla ligar/desligar por alguns segundos para ligar o dispositivo.

Respeite todos os avisos e informaes dadas por pessoal autorizado, quando se encontrar em reas onde o uso de dispositivos sem fios restrito, tal como avies e hospitais. Prima sem soltar a Tecla ligar/desligar e toque em Modo de voo para desactivar as funes sem fios. Para desligar o dispositivo, prima sem soltar a Tecla ligar/desligar e toque em Desligar.

17

Comear

Segurar o dispositivo
No cubra a rea da antena com as suas mos ou objectos. Pois pode causar problemas de conectividade ou esgotar a bateria.

Bloquear e desbloquear o dispositivo


Quando no estiver a usar o dispositivo, bloqueie-o para evitar operaes indesejveis. Premir a tecla ligar/desligar far com que o ecr se desligue e colocar o dispositivo no modo de bloqueio. O dispositivo bloqueia automaticamente se no for usado por um determinado perodo de tempo. Para desbloquear o dispositivo, prima a tecla ligar/desligar ou a tecla Incio quando o ecr tctil estiver desligado, toque em qualquer parte do ecr e deslize o seu dedo em qualquer direco.

Ajustar o volume
Prima a tecla de volume para cima ou para baixo para ajustar o volume do tom de toque ou para ajustar o volume do som quando reproduzir msica ou vdeos.

Mudar para o modo Silencioso


Utilize um dos mtodos seguintes: Prima sem soltar a Tecla de volume para baixo at alterar para o modo Silencioso. Prima sem soltar a Tecla ligar/desligar e toque em Silenciar ou Vibrar. Abra o painel de notificaes no cimo do ecr e toque em Som ou Vibrar.

18

Comear

Alternar entre redes


Quando inserir dois cartes SIM ou USIM, pode utilizar duas subscries diferentes na mesma rede sem ser necessrio transportar dois dispositivos ao mesmo tempo. Ative dois cartes e alterne entre eles quando realizar chamadas ou enviar mensagens. O seu dispositivo suporta o modo de espera duplo com duas redes diferentes. No pode efetuar ou atender chamadas simultaneamente em ambas as redes.

Ativar cartes SIM ou USIM


No Ecr principal, toque em Aplic. Definies O meu dispositivo Gestor de carto SIM. Arraste um ou os dois interruptores para o carto SIM ou USIM para a direita.

Alterar o nome de apresentao e o cone dos cartes SIM ou USIM


No Ecr principal, toque em Aplic. Definies O meu dispositivo Gestor de carto SIM. Selecione um carto SIM ou USIM e, em seguida, toque em Seleccionar cone ou Registar nome. Defina um nome de apresentao e um cone para cada carto.

Alternar entre redes


Quando dois cartes SIM ou USIM so ativados, so exibidos cones de seleo de rede no painel de notificaes. Abra o painel de notificaes e, em seguida, selecione uma rede.

19

Bsico
cones Indicadores
Os cones exibidos no cimo do ecr fornecem informao sobre o estado do dispositivo. Os cones listados na tabela abaixo so os mais comuns. cone / / Significado Sem rede Potncia do sinal A aceder ao carto SIM ou USIM Roaming (fora da rea normal de servio) Rede GPRS ligada Rede EDGE ligada Rede UMTS ligada Rede HSDPA ligada Wi-Fi ligado Funcionalidade Bluetooth activada GPS activado Chamada em curso Chamada Perdida Sincronizado com a web Ligado ao computador Sem carto SIM ou USIM Novo SMS ou MMS Alarme activado Modo silencioso activado Modo de vibrao activado

20

Bsico

cone

Significado Modo de voo activado Ocorreu um erro ou necessrio ter ateno Nvel de carga da bateria

Utilizar o ecr tctil


Utilize apenas os dedos para tocar no ecr tctil. No permita do contacto do ecr tctil com outros dispositivos electrnicos. Descargas electrostticas podero causar mau funcionamento do ecr tctil. No toque com gua no ecr tctil. O ecr tctil poder no funcionar correctamente quando em condies de muita humidade ou quando em contacto com gua. Para evitar danificar o ecr tctil, no toque no ecr com nada afiado, nem lhe exera demasiada presso com os seus dedos. Deixar o ecr tctil inactivo por longos perodos de tempo pode criar sobreposio de imagens (queimadura do ecr) ou imagens fantasma. Desligue o ecr tctil quando no usar o dispositivo.

Gestos com os dedos


Tocar
Para abrir uma aplicao, para seleccionar um item do menu, para premir uma tecla no ecr ou para introduzir um caracter utilizando o teclado no ecr, toque-lhe com um dedo.

21

Bsico

Arrastar
Para mover um cone, miniatura ou pr-visualizao para um novo local, toque-lhe sem soltar e arraste-o para a posio pretendida.

Duplo toque
Faa duplo toque numa pgina web, mapa ou imagem para aumentar uma parte. Faa duplo toque novamente para voltar.

22

Bsico

Girar
Gire para a esquerda ou direita no Ecr principal ou no Ecr de aplicaes para ver outro painel. Gire para cima ou para baixo atravs de uma pgina web ou uma lista, tal como os contactos.

Beliscar
Afaste os dedos numa pgina web, mapa ou imagem para aumentar uma parte. Belisque para diminuir o zoom.

23

Bsico

Controlo dos movimentos


Movimentos simples permitem um controle mais fcil do dispositivo. Antes de utilizar os movimentos, certifique-se de que a funcionalidade de movimento est activa. No Ecr principal, toque em Aplic. Definies O meu dispositivo Movimentos e gestos e arraste o interruptor de Movimentos e gestos para a direita. Agitar em excesso ou um impacto mais forte pode resultar em introdues involuntrias no dispositivo. Controlar os movimentos adequadamente.

Rotao do ecr
Muitas aplicaes permitem a exibio tanto na orientao retrato como paisagem. Rodar o dispositivo faz com que o visor se ajuste automaticamente para se adaptar nova orientao do ecr.

Para evitar que o visor rode automaticamente, abra o painel de notificaes e desactive a Rotao do ecr. Algumas aplicaes no permitem a rotao do ecr. Algumas aplicaes exibem ecrs diferentes dependendo da orientao. A calculadora altera para a calculadora cientifica quando rodar para paisagem.

24

Bsico

Levantar
Quando levanta o dispositivo depois deste estar inactivo por algum tempo ou quando o ecr est desligado, este vibra no caso de existirem chamadas perdidas ou novas mensagens.

Virar
Vire o dispositivo para silenciar os tons de toque, pausar a reproduo de multimdia ou silenciar o rdio FM (quando utilizar o altifalante).

25

Bsico

Notificaes
Os cones de notificao surgem na barra de estado no cimo do ecr para reportar chamadas perdidas, novas mensagens, eventos da agenda, estado do dispositivo e mais. Arraste para baixo a barra de estado no cimo do ecr para abrir o painel de notificaes. Desloque-se pela lista para consultar alertas adicionais. Para fechar o painel de notificaes, arraste a barra ao fundo do ecr para cima. No painel de notificaes, pode ver o estado actual do seu dispositivo e usar as opes seguintes: Wi-Fi: activar ou desactivar a funcionalidade Wi-Fi. GPS: activar ou desactivar a funcionalidade GPS. Som: activar ou desactivar o modo Silencioso. Pode vibrar ou silenciar o seu dispositivo no modo Silencioso. Rotao do ecr: permitir ou evitar que o interface rode quando rodar o dispositivo. Bluetooth: activar ou desactivar a funcionalidade Bluetooth. Dados mveis: activar ou desactivar a ligao de dados. Modo Bloqueio: activar ou desactivar o modo de bloqueio. No modo de bloqueio, o seu dispositivo ir bloquear todas as notificaes. Para seleccionar quais as notificaes a serem bloqueadas, toque em Definies O meu dispositivo Modo de Bloqueio. PA Wi-Fi: ative ou desative a funcionalidade de ancoragem Wi-Fi. Modo mos-livres: ative ou desative o modo de conduo. Sincron.: activar ou desactivar a sincronizao automtica das aplicaes. Modo de voo: ativar ou desativar o modo de voo. As opes disponveis podem variar dependendo da regio ou operadora.

Ecr principal
O Ecr principal o ponto de incio para aceder a todas as funes do dispositivo. Exibe cones indicadores, widgets, atalhos para aplicaes e outros. O Ecr principal pode ter vrios painis. Para ver mais painis, desloque-se para a esquerda ou para a direita.

26

Bsico

Reorganizar itens
Adicionar um cone de aplicao
No Ecr principal, toque em Aplic., toque sem soltar num cone da aplicao e arraste-o para o painel de pr-visualizao.

Adicionar um item
Personalize o Ecr Inicial adicionando widgets, pastas ou painis. Toque sem soltar na rea vazia do Ecr principal e seleccione uma das categorias seguintes: Aplicaes e widgets: adicionar widgets ou aplicaes ao Ecr Incial. Pasta: criar uma pasta nova. Pgina: adicione um novo painel ao Ecr Inicial.

Mover um item
Toque sem soltar num item e arraste-o para uma nova localizao. Para o mover para outro painel, arraste-o para o lado do ecr.

Remover um item
Toque sem soltar num item e arraste-o para o caixote do lixo que surge no cimo do Ecr principal. Quando a reciclagem estiver vermelha, largue o item.

Reorganizar painis
Adicionar um novo painel
Toque em Editar pgina .

Mover um painel
Editar pgina, toque sem soltar na pr-visualizao do painel e arraste-a para a Toque em nova localizao.

27

Bsico

Remover um painel
Editar pgina, toque sem soltar na pr-visualizao do painel e arraste-a para o Toque em caixote do lixo no cimo do ecr.

Definir fundo
Defina uma imagem ou fotografia armazenada no dispositivo como fundo do Ecr principal. No Ecr principal, toque em seguintes: Definir fundo Ecr principal e seleccione um dos

Fundos: visualize as imagens de fundo. Fundos animados: veja imagens animadas. Galeria: visualize fotografias tiradas com a cmara do dispositivo ou imagens transferidas da Internet. De seguida, seleccione uma imagem e toque em Definir fundo. Ou, seleccione uma imagem, redimensione-a arrastando a moldura e toque em Concluir.

Utilizar widgets
Widgets so pequenas aplicaes que fornecem informaes e funes convenientes no Ecr principal. Para os usar, adicione widgets do painel de widgets ao Ecr principal. Alguns widgets ligam a servios na web. Utilizar um widget baseado na web poder ter custos adicionais. Os widgets disponveis podero variar dependendo da operadora ou regio.

Adicionar widgets ao Ecr principal


No Ecr principal, toque em Aplic. Widgets. Desloque-se para a esquerda ou direita no painel de widgets e toque sem soltar num widget para o adicionar ao Ecr principal.

Utilizar as definies de atalho de widget


No Ecr principal, toque em Aplic. Widgets e toque sem soltar nas Definies de Atalho para abrir uma lista de opes de definio. Seleccione uma opo de definio para a adicionar ao Ecr principal como um atalho.

28

Bsico

Usar aplicaes
Neste dispositivo podem correr variados tipos de aplicaes, desde aplicaes de multimdia at de Internet.

Abrir uma aplicao


No Ecr principal ou no ecr Aplicaes, seleccione um cone de aplicao para a abrir.

Abrir a partir das aplicaes utilizadas recentemente


Prima sem soltar para a tecla Incio para abrir a lista de aplicaes utilizadas recentemente. Seleccione um cone de aplicao para a abrir.

Fechar uma aplicao


Feche as aplicaes que no estiver a utilizar para economizar energia da bateria e manter o desempenho do dispositivo. Prima sem soltar a tecla Incio, toque em e toque depois em Term. junto da aplicao para a fechar. Para terminar todas as aplicaes activas, toque em Terminar tudo Como alternativa, prima sem soltar a tecla Incio e toque em .

Ecr de aplicaes
O Ecr de aplicaes mostra cones de todas as aplicaes, incluindo as novas aplicaes instaladas. No Ecr principal, toque em Aplic. para abrir o ecr aplicaes. Para ver mais painis, desloque-se para a esquerda ou para a direita.

Reorganizar aplicaes
Editar, toque sem soltar numa aplicao e arraste-a para a nova localizao. Toque em Para o mover para outro painel, arraste-o para o lado do ecr.

29

Bsico

Organizar por pastas


Coloque todas as aplicaes que se relacionam numa pasta mais conveniente. Editar, toque sem soltar numa aplicao e arraste-a para Criar pasta. Introduza Toque em um nome para a pasta e toque em OK. Coloque as aplicaes na nova pasta arrastando-as, e toque em Guardar para guardar as alteraes.

Reorganizar painis
Belisque o ecr, toque sem soltar na pr-visualizao de um painel e arraste-o para a nova localizao.

Instalar aplicaes
Utilize lojas de aplicaes, como a Samsung Apps, para transferir e instalar aplicaes.

Desinstalar aplicaes
Toque em Desinstalar e seleccione uma aplicao para desinstal-la. As aplicaes padro, fornecidas com o dispositivo no podem ser desinstaladas.

Partilhar aplicaes
Partilhe as aplicaes transferidas com outras pessoas atravs de e-mail, Bluetooth ou outros mtodos. Partilhar aplicaes, seleccione aplicaes, toque em Concluir e seleccione um Toque em mtodo de partilha. Os passos seguintes variam dependendo do mtodo seleccionado.

30

Bsico

Introduzir texto
Utilize o teclado Samsung ou a funcionalidade de introduo por voz para introduzir texto. A introduo de texto no compatvel com alguns idiomas. Para introduzir texto, ter de alterar o idioma de introduo para um dos idiomas suportados.

Alterar o tipo de teclado


Toque em qualquer campo de texto, abra o painel de notificaes, toque em Seleccionar mtodo de introduo e seleccione um tipo de teclado para usar.

Utilizar o teclado Samsung


Alterar o desenho do teclado
Toque em Ordem alfabtica ou Nmeros e smbolos e, em seguida, toque em Teclado Qwerty ou Teclado 3x4. No teclado 3x4, uma tecla possui trs ou quatro caracteres. Para introduzir um caracter, toque repetidamente na tecla correspondente ao caracter.
Defina opes para o teclado Samsung. Eliminar o caracter anterior. Introduzir em maisculas. Quebrar para a prxima linha. Introduzir nmeros e sinais de pontuao. Introduzir um espao.

Introduzir maisculas
Toque em antes de introduzir um caracter. Para tudo em maisculas, toque-lhe duas vezes.

Alterar o idioma dos teclados


Adicione idiomas ao teclado e deslize depois a tecla de espao para a esquerda ou para a direita para alterar o idioma dos teclados.

31

Bsico

Introduzir texto para voz


Active a funcionalidade de introduo de voz e fale para o microfone. O dispositivo mostrar aquilo que disse. Caso o dispositivo no reconhea correctamente as suas palavras, toque no texto sublinhado e seleccione uma palavra ou frase alternativa da lista que desce. Para alterar o idioma ou adicionar idiomas para o reconhecimento de voz, toque no idioma actual.

Copiar e colar
Toque sem soltar pelo texto, arraste ou para seleccionar mais ou menos texto e toque em Copiar para copiar ou Cortar para cortar. O texto seleccionado copiado para a rea de transferncias. Para col-lo num campo de introduo de texto, coloque o cursor no ponto onde pretende introduzir o texto e toque em Colar.

Ligar-se a uma rede Wi-Fi


Ligue o dispositivo a uma rede Wi-Fi para usar a Internet ou partilhar ficheiros de multimdia com outros dispositivos. (p. 89)

Ligar e desligar Wi-Fi


Abra o painel de notificaes e toque em Wi-Fi para o ligar ou desligar. Desligue o Wi-Fi para economizar energia da bateria quando no o utilizar.

Juntar-se a redes Wi-Fi


No Ecr de aplicaes, toque em Definies Ligaes Wi-Fi e arraste o interruptor de Wi-Fi para a direita. Seleccione uma rede a partir da lista de redes Wi-Fi detectadas, introduza a palavra-passe, se necessrio e toque em Ligar. As redes que requeiram palavra-passe surgem com um cone de um cadeado. Depois de o dispositivo se ligar a uma rede Wi-Fi, ir ligar-se automaticamente, sempre que a rede estiver disponvel.

32

Bsico

Adicionar redes Wi-Fi


No caso da rede pretendida no surgir na lista de redes, toque em Adicionar rede Wi-Fi ao fundo da lista de redes. Introduza o nome da rede em SSID de rede, seleccione o tipo de segurana e introduza a palavra-passe, no caso de no ser uma rede aberta e toque em Ligar.

Esquecer redes Wi-Fi


Todas as redes alguma vez usadas, incluindo a rede actual, podem ser esquecidas, para que o dispositivo no se ligue a elas automaticamente. Seleccione a rede na lista de redes e toque em Esquecer.

Configurar contas
Aplicaes Google, tais como Play Store, requerem uma conta Google e a Samsung Apps requer uma conta Samsung. Crie contas Google e Samsung para tirar o melhor partido do seu dispositivo.

Adicionar contas
Siga as instrues que surgem quando abre uma aplicao Google sem iniciar sesso para configurar uma conta Google. Para se registar ou inciar sesso numa conta Google, no Ecr de aplicaes, toque em Definies Contas Adicionar conta Google. Depois toque em Nova para registar uma conta, ou toque em Existente e siga as instrues no ecr para concluir a configurao da conta. Pode utilizar mais do que uma conta Google no dispositivo. Configure tambm uma conta Samsung.

Remover contas
No Ecr de aplicaes, toque em Definies Contas, seleccione o nome de uma conta em Contas, seleccione a conta a remover e toque em Remov. conta.

33

Bsico

Transferir ficheiros
Mova ficheiros de udio, vdeo, imagem ou outros tipos de ficheiros do dispositivo para o computador ou vice-versa. Os formatos de ficheiro seguintes so compatveis com algumas aplicaes. Alguns formatos de ficheiro no so suportados, dependendo da verso do software do dispositivo ou do sistema operativo do computador. Msica: mp3, m4a, mp4, 3gp, 3ga, wma, ogg, oga, aac, flac, wav, amr, awb, mid, midi, xmf, mxmf, imy, rttl, rtx, e ota Imagem: bmp, gif, jpg e png Video: 3gp, mp4, avi, wmv, flv, asf, m4v, webm, e mkv Documentos: doc, docx, dot, dotx, xls, xlsx, xltx, csv, ppt, pptx, pps, ppsx, pot, potx, pdf, hwp, txt, asc, rtf, e zip Se as aplicaes no conseguirem reproduzir ficheiros no formato divX ou ac3, instale aplicaes que suportem esses formatos.

Ligar-se com o Samsung Kies


O Samsung Kies uma aplicao para computador que gere contedos multimdia e informao pessoal de dispositivos Samsung. Transfira a verso mais recente do Samsung Kies a partir da pgina web da Samsung.

1 Ligue o dispositivo ao computador atravs de um cabo USB. 2 Transfira ficheiros entre o seu dispositivo e o computador.
Consulte a ajuda do Samsung Kies para mais informao.

O Samsung Kies inicia-se no computador automaticamente. Caso o Samsung Kies no inicie automaticamente, faa duplo clique no cone Samsung Kies no seu computador.

34

Bsico

Ligar-se com o Windows Media Player


Certifique-se de que o Windows Media Player est instalado no computador.

1 Ligue o dispositivo ao computador atravs de um cabo USB. 2 Abra o Windows Media Player e sincronize os ficheiros de msica.
Ligar-se como dispositivo multimdia

1 Ligue o dispositivo ao computador atravs de um cabo USB. 2 Abra o painel de notificaes e toque em Ligado como dispositivo de multimdia
Dispositivo multimdia (MTP). Toque em Cmara (PTP) se o seu computador no for compatvel com o Protocolo de Transferncia de Multimdia (MTP) ou no tenha instalada a drive.

3 Transfira ficheiros entre o seu dispositivo e o computador.

Segurana do dispositivo
Evite que outras pessoas utilizem ou acedam aos seus dados pessoais e informao armazenada no dispositivo utilizando as funes de segurana. O dispositivo requer um cdigo de desbloqueio sempre que o quiser usar.

Definir um desbloqueio com rosto


No Ecr de aplicaes, toque em Definies O meu dispositivo Ecr bloqueado Bloqueio do ecr Desbloqueio com rosto. Ajuste o seu rosto moldura para ser capturado. Em seguida, defina um PIN de desbloqueio secundrio ou padro para desbloquear o ecr no caso do desbloqueio com rosto falhar.

35

Bsico

Definir um padro
No Ecr de aplicaes, toque em Definies O meu dispositivo Ecr bloqueado Bloqueio do ecr Padro. Desenhe um padro, ligando quatro ou mais pontos e desenhe o padro novamente para o verificar. Defina um PIN de desbloqueio secundrio para desbloquear o ecr quando se esquecer do padro.

Definir um PIN
No Ecr de aplicaes, toque em Definies O meu dispositivo Ecr bloqueado Bloqueio do ecr PIN. Introduza no mnimo quatro nmeros e introduza novamente a palavra-passe para a verificar.

Definir uma palavra-passe


No Ecr de aplicaes, toque em Definies O meu dispositivo Ecr bloqueado Bloqueio do ecr Palavra-passe. Introduza no mnimo quatro caracteres, incluindo nmeros e smbolos e introduza novamente a palavra-passe para a verificar.

36

Bsico

Desbloquear o dispositivo
Ligue o ecr premindo a Tecla ligar/desligar ou a tecla Incio e introduza o cdigo de desbloqueio. Se se esquecer do seu cdigo de desbloqueio, traga o dispositivo a um Centro de Assistncia da Samsung.

Actualizar o dispositivo
O dispositivo pode ser actualizado com o software mais recente. Esta funo poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

Actualizar pelo Samsung Kies


Inicie o Samsung Kies e ligue o dispositivo ao computador. O Samsung Kies reconhece automaticamente o dispositivo e exibe as actualizaes disponveis, caso existam, numa caixa de dilogo. Clique na tecla Actualizar na caixa de dilogo para iniciar a actualizao. Consulte a ajuda do Samsung Kies para mais informao sobre como actualizar. No desligue o computador nem retire o cabo USB enquanto o dispositivo estiver a actualizar. Enquanto actualiza o dispositivo, no ligue outros dispositivos multimdia ao computador. Ao faz-lo poder interferir com o processo de actualizao.

Actualizar pelo ar
O dispositivo pode ser actualizado com o software mais recente directamente pelo servio Firmware Over-The-Air (FOTA). No Ecr de aplicaes, toque em Definies Mais Acerca do dispositivo Actualizao do software Actualizar.

37

Comunicaes
Telefone
Utilize esta aplicao para efectuar ou atender uma chamada. Toque em Telefone no Ecr de aplicaes.

Efectuar chamadas
Efectuar uma chamada
Utilize um dos mtodos seguintes: Teclado: introduza o nmero usando o teclado e toque em seguida em ou . Registos: efectue uma chamada a partir do histrico de chamadas efectuadas e recebidas e de mensagens. Favoritos: efectue uma chamada a partir da lista de contactos favoritos. Contactos: efectue uma chamada a partir da lista telefnica.

Nmeros de marcao rpida


Para nmeros de marcao rpida, toque sem soltar no dgito correspondente.

Nmero inteligente
Quando introduzir nmeros com o teclado, surgem as sugestes automticas. Seleccione uma para efectuar uma chamada.

38

Comunicaes

Procurar contactos
Introduza um nome, nmero de telefone ou endereo de e-mail para procurar um contacto na lista telefnica. medida que introduz os caracteres, sugestes de contactos vo surgindo. Seleccione um para lhe ligar.

Efectuar uma chamada internacional


Toque sem soltar no 0 at que o sinal + surja. Introduza o indicativo do pas, da rea e o nmero de telefone e toque em ou .

Durante uma chamada


As opes seguintes esto disponveis: : colocar uma chamada em espera. Toque em Adicionar: efectuar uma segunda chamada. Teclado: abrir o teclado. Terminar chamada: termine a chamada atual. Altifalante: activa o altifalante. Mantenha o dispositivo afastado dos ouvidos ao utilizar a funo alta-voz. Silenciar: desliga o microfone, de maneira a que o outro participante no o possa ouvir. Auricular: mudar para um auricular Bluetooth se estiver ligado ao dispositivo. Mudar: alternar entre duas chamadas. Unir: efectuar uma chamada de conferncia quando ligado a duas chamadas. Repita para adicionar mais participantes. Esta funcionalidade s estar disponvel quando o servio de chamada de conferncia estiver activo. Contactos: abra a lista telefnica. Mensagem: envie uma mensagem. Memorando: criar um memorando. para retomar a chamada em espera.

Transferncia: ligue o primeiro com o segundo participante. Isto ir retir-lo da conversa. Gerir chamada de conferncia: tenha uma conversa privada com um dos participantes, durante uma chamada de conferncia ou desligue um dos participantes da chamada.

39

Comunicaes

Adicionar contactos
Para adicionar um nmero de telefone lista telefnica a partir do teclado, introduza o nmero e toque em Adicionar aos contactos.

Enviar uma mensagem


Toque em Enviar mensagem para enviar uma mensagem para o nmero exibido no ecr.

Ver registos de chamadas


Toque em Registos para ver o histrico de chamadas recebidas e efectuadas. Para filtrar um registo de chamada, toque em Ver e seleccione uma opo.

Nmeros de marcao fixa


O dispositivo pode ser definido para restringir a sada de chamadas apenas para os nmeros com indicativos especficos. Esses indicativos so armazenados no carto SIM ou USIM. Definies de chamada Definies adicionais Nmeros de marcao Toque em fixa Activar Marcao Fixa e introduza o PIN2 fornecido com o carto SIM ou USIM. Toque em Lista de Marcao Fixa e adicione nmeros.

Barramento de chamadas
O dispositivo pode ser definido para evitar que certas chamadas sejam efectuadas. Por exemplo, as chamadas internacionais podem ser desactivadas. Definies de chamada Definies adicionais Barramento de Toque em chamadas, seleccione um tipo de chamada, seleccione uma opo de barramento e introduza a palavra-passe.

Receber chamadas
Atender uma chamada
Quando receber uma chamada, arraste para fora do crculo. Se o servio de chamada em espera estiver activo, pode efectuar outra chamada. Quando receber uma segunda chamada, termine a primeira chamada ou coloque-a em espera.

40

Comunicaes

Rejeitar uma chamada


Quando receber uma chamada, arraste para fora do crculo. Para enviar uma mensagem quando rejeita uma chamada, toque em Rejeitar chamadas com Definies de chamada mensagem. Para criar uma mensagem de rejeio, toque em Configurar mensagens de rejeio de chamadas.

Rejeitar automaticamente chamadas de nmeros indesejveis


Definies de chamada Rejeio de chamada Modo de rejeio Toque em automtica N.s rejeio automtica Lista de rejeies automtica. Toque em Criar, introduza um nmero, atribua uma categoria e toque em Guardar.

Chamadas perdidas
Se no atender uma chamada, surge na barra de estado. Abra o painel de notificaes para ver a lista de chamadas perdidas.

Chamada em espera
Chamada em espera um servio fornecido pela operadora. Um utilizador pode usar este servio para suspender uma chamada actual e alternar para uma chamada a receber. Para utilizar este servio, toque em Chamada em espera. Definies de chamada Definies adicionais

Reencaminhamento de chamadas
O dispositivo pode ser definido para enviar as chamadas a receber para um nmero especfico. Definies de chamada Definies adicionais Desvio de chamadas e Toque em seleccione um tipo de chamada e uma condio. Introduza um nmero e toque em Activar.

41

Comunicaes

Vdeo-chamada
Efectuar uma vdeo-chamada
Introduza o nmero ou selecione um contacto da lista telefnica e toque em .

Durante uma vdeo-chamada


As opes seguintes esto disponveis: Alternar cmara: alternar entre a cmara traseira e frontal. Silenciar: desliga o microfone, de maneira a que o outro participante no o possa ouvir. Terminar chamada: termine a chamada atual. Ocultar-me: oculte a sua imagem do outro participante. Imagem a enviar: seleccionar uma imagem para ser apresentada ao outro participante. Teclado: abrir o teclado. Auricular Bluetooth: mudar para um auricular Bluetooth se estiver ligado ao dispositivo. Desligar alta-voz: desactive a funcionalidade alta-voz. Emoes animadas: aplique cones emotivos sua imagem. Vista de tema: aplique cones decorativos sua imagem. Activar vista de BD: altere o modo de visualizao para a vista de BD.

Toque sem soltar na imagem do outro participante para aceder s opes seguintes: Capturar imagem: capturar a imagem do outro participante. Gravar vdeo: gravar um vdeo da imagem do outro participante. Em bastantes pases ilegal gravar uma chamada sem permisso prvia do outro participante.

42

Comunicaes
Toque sem soltar na sua imagem para aceder s opes seguintes: Alternar cmara: alternar entre a cmara traseira e frontal. Imagem a enviar: seleccionar uma imagem para ser apresentada ao outro participante.

Trocar imagens
Arraste uma imagem de um participante para a imagem de um outro para trocar as imagens.

Ouvir uma mensagens de voz


Toque sem soltar em 1 no teclado e siga as instrues da sua operadora.

43

Comunicaes

Contactos
Utilize esta aplicao para gerir os contactos, incluindo nmeros de telefone, endereos de e-mail e outros. Toque em Contactos no Ecr de aplicaes.

Gerir contactos
Toque em Contactos.

Criar um contacto
Toque em / para introduzir a informao do contacto. : adicionar ou eliminar um campo do contacto. : adicionar uma imagem.

Editar um contacto
Seleccione um contacto para editar e toque em .

Eliminar um contacto
Toque em Eliminar.

Definir um nmero de marcao rpida


Marcao rpida, seleccione um nmero de marcao rpida e seleccione um Toque em contacto para isso. Para remover um nmero da marcao rpida, toque-lhe sem soltar e toque em Remover.

44

Comunicaes

Procurar contactos
Toque em Contactos. Utilize um dos mtodos de procura seguintes: Desloque-se para cima ou para baixo na lista telefnica. Utilize o ndice do lado direito da lista telefnica para se deslocar mais rapidamente, arrastando o seu dedo por ele. Toque no campo de procura no cimo da lista telefnica e introduza critrios de procura. Assim que um contacto seleccionado, realize uma das aces seguintes: : adicionar aos contactos favoritos. : efectuar uma chamada de vdeo ou de voz. : redigir uma mensagem. : redigir um e-mail. /

Exibir contactos
Toque em Contactos. Por predefinio, o dispositivo apresenta todos os contactos guardados. Contactos para apresentar e selecione uma localizao em que estejam Toque em guardados contactos.

Mover contactos
Toque em Contactos.

Mover contactos para o Google


Toque em Juntar contas Unir com Google. na lista telefnica. Os contactos movidos para os contactos do Google surgem com

Mover contactos para a Samsung


Toque em Juntar contas Unir com Samsung account. na lista telefnica. Os contactos movidos para os contactos da Samsung surgem com

45

Comunicaes

Importar e exportar contactos


Toque em Contactos.

Importar contactos
Importar/ Exportar Importar de armazenamento USB, Importar do carto Toque em SD ou Importar do carto SIM.

Exportar contactos
Importar/ Exportar Exportar p/ armazenamento USB, Exportar para Toque em carto SD ou Exportar para carto SIM.

Partilhar contactos
Partilhar carto de visita por, selecione os contactos, toque em Concluir e Toque em selecione um mtodo de partilha.

Contactos favoritos
Toque em Favoritos. Toque em e realize uma das seguintes aces: Procurar: pesquise contactos. Adicionar aos favoritos: adicione contactos aos favoritos. Remover dos favoritos: remova contactos dos favoritos. Vista de grelha / Vista de lista: veja os contactos em forma de grelha ou de lista.

46

Comunicaes

Grupos de contactos
Toque em Grupos.

Adicionar contactos a um grupo


Seleccione um grupo e toque em . Seleccione os contactos a adicionar e toque em Concluir.

Gerir grupos
Toque em e realize uma das seguintes aces: Criar: criar um novo grupo. Procurar: pesquise contactos. Alterar ordem: toque sem soltar junto do nome do grupo, arraste-o para cima ou para baixo para outra posio e toque em Concluir. Eliminar grupos: seleccione grupos adicionados pelo utilizador e toque em Eliminar. Os grupos padro no podem ser eliminados.

Enviar uma mensagem ou e-mail para os membros de um grupo


Seleccione um grupo, toque em membros, toque em Concluir. Enviar mensagem ou Enviar e-mail, seleccione os

Cartes de visita
Toque em Contactos. Crie um carto de visita e envie-o para outras pessoas. Toque em Configurar perfil, introduza os detalhes, tais como nmero de telefone, endereo de e-mail e endereo postal e toque em Guardar. No caso de ter guardado informao de utilizador quando configurou o dispositivo, seleccione o carto de visita em EU e toque em para editar. Toque em Partilhar carto de visita por e seleccione um mtodo de partilha.

47

Comunicaes

Mensagens
Utilize esta aplicao para enviar SMS ou MMS. Toque em Mensagens no Ecr de aplicaes. Poder ter custos adicionais no envio ou recepo de mensagens enquanto estiver fora da sua rea de servio. Para mais detalhes, contacte a sua operadora.

Enviar mensagens
Toque em , adicione os destinatrios, introduza a mensagem e toque em ou . Utilize os mtodos seguintes para adicionar destinatrios: Introduza um nmero de telefone. Toque em , seleccione os contactos e toque em Concluir.

Utilize os mtodos seguintes para criar uma mensagem multimdia: Toque em Toque em e anexe imagens, vdeos, contactos, memorandos, eventos e outros. Adicionar assunto para introduzir um assunto.

Enviar mensagens programadas


Marcao de compromisso. Defina Enquanto escreve uma mensagem, toque em uma hora e data e toque em Concluir. O dispositivo ir enviar a mensagem na hora e data especificadas. No caso de o dispositivo estar desligado na hora programada, no estiver ligada rede ou a rede no estar estvel, a mensagem no ser enviada. Esta funcionalidade baseia-se na data e hora definidas no dispositivo. A hora e data pode estar incorrecta, no caso de passar por outros fusos horrios e a rede no actualizar a informao.

48

Comunicaes

Ver novas mensagens


As novas mensagens so agrupadas em tpicos de mensagens por contacto. Seleccione um contacto para ver a mensagem da pessoa.

Ouvir uma mensagens de voz


Toque sem soltar em 1 no teclado e siga as instrues da sua operadora.

E-mail
Utilize esta aplicao para enviar ou ver mensagens de e-mail. Toque em E-mail no Ecr de aplicaes.

Configurar contas de e-mail


Configure uma conta de e-mail quando abrir o E-mail pela primeira vez. Introduza o endereo de e-mail e a palavra-passe. Toque em Seguinte para uma conta de e-mail privada, tal como Google Mail ou toque em Config. manual para uma conta de e-mail de uma empresa. Depois, siga as instrues no ecr para completar a configurao. Para configurar uma conta de e-mail, toque em Definies Adicionar conta.

Enviar mensagens
Toque na conta de e-mail para usar e toque em assunto e mensagem e toque em . Toque em Toque em no cimo do ecr. Introduza os destinatrios, para adicionar um destinatrio da lista telefnica. para anexar imagens, vdeos, contactos, memorandos, eventos e outros. para inserir imagens, eventos, contactos, informao de localizao e outros

Toque em na mensagem.

49

Comunicaes

Enviar mensagens programadas


E-mail programado. Assinale o E-mail Enquanto escreve uma mensagem, toque em programado, defina uma hora e data e toque em Concludo. O dispositivo ir enviar a mensagem na hora e data especificadas. No caso de o dispositivo estar desligado na hora programada, no estiver ligada rede ou a rede no estar estvel, a mensagem no ser enviada. Esta funcionalidade baseia-se na data e hora definidas no dispositivo. A hora e data pode estar incorrecta, no caso de passar por outros fusos horrios e a rede no actualizar a informao.

Ler mensagens
Seleccione uma conta de e-mail para utilizar e receber as novas mensagens. Para obter as novas mensagens manualmente, toque em . Toque numa mensagem para a ler.

Adicionar este endereo de e-mail lista telefnica.


Marcar a mensagem como lembrete.

Abrir os anexos.

Responder a todos os destinatrios. Responder mensagem.

Reencaminhar a mensagem. Eliminar a mensagem.

Toque na aba de anexos para abrir os anexos e toque em Guardar para o guardar.

50

Comunicaes

Google Mail
Utilize esta aplicao para aceder de forma mais rpida e directa para aceder ao servio Google Mail. Toque em Google Mail no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Esta aplicao pode estar etiquetada de forma diferente dependendo da regio ou operadora.

Enviar mensagens
Em qualquer caixa de correio, toque em mensagem e toque em . Toque em Toque em Toque em Toque em Toque em Toque em Toque em Toque em , introduza os destinatrios, um assunto e uma Anexar imagem para anexar imagens. Anexar vdeo para anexar vdeos. Adicionar Cc/Bcc para adicionar mais destinatrios. Guardar rascunho para guardar a mensagem para enviar mais tarde. Rejeitar para comear de novo. Definies para alterar as definies do Google Mail. Enviar comentrios para dar as suas opinies para a melhoria da aplicao. Ajuda para aceder s informaes de ajuda do Google Mail.

51

Comunicaes

Ler mensagens
Marcar a mensagem como lembrete. Guardar mensagem no armazenamento a longo prazo. Eliminar esta mensagem. Marcar a mensagem como no lida. Responder a esta mensagem. Adicionar este endereo de e-mail lista telefnica. Responder a todos os destinatrios ou reencaminhar esta mensagem para outras pessoas.

Pr-visualizar o anexo.

Etiquetas
O Google Mail no utiliza pastas, mas sim etiquetas. Quando o Google Mail iniciar, exibe mensagens etiquetadas como Caixa de entrada. Toque em para ver as mensagens em outras etiquetas. Para adicionar uma etiqueta a uma mensagem, selecione a mensagem, toque em etiquetas e selecione a etiqueta a atribuir. Alterar

Hangouts
Utilize esta aplicao para conversar com outras pessoas. Toque em Hangouts no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Para comear a conversar, selecione um amigo na lista de amigos ou introduza os dados para pesquisar e selecionar um amigo com base nos resultados.

52

Comunicaes

Google+
Utilize esta aplicao para se manter ligado com outras pessoas atravs do servio de rede social Google. Toque em Google+ no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Toque em Tudo para alterar a categoria e desloque-se para cima e para baixo para ver publicaes dos seus crculos. Toque em para usar outras funcionalidades das redes sociais.

Fotografias do G+
Utilize esta aplicao para partilhar imagens ou vdeos atravs do servio de rede social do Google. Toque em Fotografias do G+ no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Toque em para selecionar imagens ou vdeos e, em seguida, utilize um dos seguintes:

Partilhar: partilhe as imagens ou os vdeos. : partilhe as imagens ou os vdeos atravs do Hangouts. : elimine as imagens ou os vdeos.

: crie um lbum novo e copie as imagens ou os vdeos.

53

Comunicaes

ChatON
Utilize esta aplicao para conversar com qualquer dispositivo. Para utilizar esta aplicao, deve iniciar sesso na sua conta Samsung ou confirmar o seu nmero de telefone. Toque em ChatON no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Crie a lista de amigos introduzindo nmeros de telefone ou endereos de e-mail de contas Samsung ou seleccionando amigos da lista de sugestes. Seleccione um amigo para comear a conversar. Para sincronizar contactos no dispositivo com o ChatON, toque em Sincronizar contactos. Toque em Definies

Iniciar chat e seleccione um amigo para comear a conversar.

54

Web & Rede


Internet
Utilize esta aplicao para navegar na Internet. Toque em Internet no Ecr de aplicaes.

Ver pginas web


Toque no campo endereo, introduza o endereo web e toque em Ir. Toque em para partilhar, guardar ou imprimir a pgina web actual enquanto visualiza uma pgina web.

Abrir uma nova pgina


Toque em Nova janela. , desloque-se para a direita ou esquerda e toque na Para ir para outra pgina web, toque em pgina para a seleccionar.

Procurar na web por voz


Toque no campo de endereo, toque em , diga uma palavra-chave e seleccione uma das palavras-chave sugeridas que surgem. Esta funo poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

Favoritos
Para adicionar a pgina web actual do favorito, toque em Para abrir uma pgina web dos favoritos, toque em Adicionar favorito. Favoritos, e seleccione uma.

55

Web & Rede

Histrico
Toque em Histrico para abrir a pgina web da lista de pginas web abertas recentemente. Limpar histrico. Para limpar o histrico, toque em Toque em Histrico Mais visitado para abrir uma pgina web da lista de pginas web mais visitadas.

Pginas guardadas
Para ver as pginas web guardadas, toque em Pginas guardadas.

Hiperligaes
Toque sem soltar numa hiperligao da pgina web para a abrir numa nova janela, guardar, partilhar ou copiar. Para ver as hiperligaes guardadas, toque em Transferncias.

Partilhar pginas web


Para partilhar o endereo da pagina web com outras pessoas, toque em Partilhar via. Para partilhar parte de uma pgina web, toque sem soltar o texto desejado e toque em Partilhar.

Chrome
Utilize esta aplicao para procurar informao e navegar em pginas web. Toque em Chrome no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

Ver pginas web


Toque no campo endereo e introduza um endereo web ou um critrio de pesquisa.

56

Web & Rede

Abrir uma nova pgina


Toque em Novo separador. e seleccione uma pgina web. Para ir para outra pgina web, toque em

Procurar na web por voz


Toque no campo de endereo, toque em , diga uma palavra-chave e seleccione uma das palavras-chave sugeridas que surgem.

Sincronizar com outros dispositivos


Sincronize os separadores abertos e os favoritos para utilizar o Chrome em outro dispositivo, quando tiver iniciado sesso com a mesma conta Google. Para ver separadores abertos noutros dispositivos, toque em Seleccione uma pgina web para abrir. Para ver os favoritos, toque em Marcadores. Outros dispositivos.

Bluetooth
O Bluetooth cria uma ligao directa sem fios entre dois dispositivos atravs de curtas distncias. Utilize o Bluetooth para trocar dados ou ficheiros de multimdia com outros dispositivos. A Samsung no se responsabiliza pela perda, intercepo ou mau uso de dados enviados ou recebidos atravs de Bluetooth. Certifique-se sempre que s troca informao com dispositivos que conhece e que esto seguros. Caso se encontrem obstculos entre os dispositivos a distncia de aco pode ser encurtada. Alguns dispositivos, especialmente aqueles que no foram testados ou aprovados pelo Bluetooth SIG, podem ser incompatveis com o seu dispositivo. No utilize a funcionalidade Bluetooth para fins ilegais (como, por exemplo, piratear cpias de ficheiros ou escuta ilegal de conversas para fins comerciais). A Samsung no se responsabiliza pelas repercusses do uso ilegal da funcionalidade Bluetooth. Para activar o Bluetooth, no Ecr de aplicaes, toque em Definies Ligaes Bluetooth e arraste o interruptor Bluetooth para a direita.

57

Web & Rede

Emparelhar com outros dispositivos Bluetooth


No Ecr de aplicaes, toque em Definies Ligaes Bluetooth Pesquisar e detecte os dispositivos listados. Seleccione o dispositivo que pretende emparelhar com, e aceite a palavra-passe gerada automaticamente em ambos os dispositivos para confirmar.

Enviar e receber dados


Muitas aplicaes so compatveis com a transferncia de dados atravs de Bluetooth. Um exemplo a Galeria. Abra Galeria, selecione uma imagem, toque em Bluetooth e selecione um dos dispositivos Bluetooth. Depois disso, aceite o pedido de autorizao Bluetooth no outro dispositivo para receber a imagem. O ficheiro transferido guardado nas pasta Bluetooth. Se receber um contacto, adicionado lista telefnica automaticamente.

58

Multimdia
Msica
Utilize esta aplicao para ouvir msica. Toque em Msica no Ecr de aplicaes. Alguns formatos de ficheiro no so suportados dependendo do software instalado no dispositivo. Consoante o mtodo de codificao utilizado, possvel que alguns ficheiros no sejam reproduzidos corretamente.

Reproduzir msica
Seleccione uma categoria de msica e seleccione uma msica para reproduzir. Toque na imagem do lbum ao fundo do ecr para abrir o leitor de msica.
Procurar dispositivos com DLNA activo. Ajustar o volume.

Definir o ficheiro como a sua msica favorita.

Activar o modo aleatrio.

Alterar o modo de repetio.

Ocultar o ecr do leitor de msica. Reiniciar a msica actualmente em reproduo ou voltar msica anterior. Toque sem soltar para voltar atrs rapidamente.

Abrir a lista de reproduo. Avanar para a prxima msica. Toque sem soltar para avanar rapidamente. Pausar e retomar a reproduo.

59

Multimdia

Para definir um som personalizado quando ouvir msicas atravs do auricular, toque em Definies Adapt Sound Ligar. Ao aumentar o volume para o nvel 14 ou acima, a opo de som adaptado no aplicada reproduo de msica. Se baixar o volume para nvel 13 ou inferior, a opo volta a ser aplicada.

Definir uma msica como tom de toque


Para utilizar a msica actualmente em reproduo como tom de toque, toque em como Tom de toque do telefone. Definir

Criar listas de reproduo


Faa a sua prpria seleco de msicas. Criar lista de reproduo. Introduza um Toque em Listas de reproduo e toque em ttulo e toque em OK. Toque em Adicionar msica, seleccione msicas para incluir e toque em Concluir. Para adicionar a msica actualmente em reproduo ao lista de reproduo, toque em Adic. lista de reprodu.

Reproduzir msica por estado de humor


Reproduzir msica agrupada por estado de humor. A lista de reproduo criada automaticamente pelo dispositivo. Para utilizar esta funcionalidade, defina o menu do quadrado da msica para ser apresentado na parte superior da biblioteca de msica. Para tal, toque em Definies Menu Msica Music square Concluir. Quando uma nova msica Actualizao da biblioteca. adicionada, toque em Music square Toque em Music square e seleccione uma clula de estado de humor. Ou seleccione vrias clulas arrastando o seu dedo.

60

Multimdia

Cmara
Utilize esta aplicao para capturar fotos ou vdeos. Utilize a Galeria para ver fotografias e vdeos capturados pela cmara do dispositivo. (p. 66) Toque em Cmara no Ecr de aplicaes. A cmara desliga-se automaticamente quando no estiver em uso. Certifique-se de que a lente est limpa. De outro modo, o dispositivo poder no funcionar correctamente em alguns modos que requeiram alta resoluo. Etiqueta da cmara No tire fotografias nem grave vdeos de pessoas sem a sua permisso. No tire fotografias nem grave vdeos onde seja legalmente proibido. No tire fotografias nem grave vdeos em locais onde poder estar a violar a privacidade de outras pessoas.

Tirar fotografias
Tirar uma fotografia
Toque em para tirar uma fotografia.
Indica as definies actuais da cmara. Ver mais opes. Alternar entre a cmara traseira e frontal. Exibir o modo actual.

Comece a gravar um vdeo.

Abrir a Galeria para ver imagens e vdeos.

Alterar o modo de fotografia. Seleccionar entre os vrios efeitos que esto disponveis.

61

Multimdia

Modo de disparo
Esto disponveis vrios efeitos de fotografia. Toque em MODO e desloque-se para cima ou para baixo no lado direito do ecr. Automtico: utilize esta opo para permitir que a cmara avalie o ambiente em redor e determine o modo ideal para a fotografia. Melhor fotografia: tira uma srie de fotografias e guarda a melhor. Disparo contnuo: utilize esta opo para tirar uma srie de fotografias de objectos em movimento. Som e disparo: utilize esta opo para tirar uma fotografia com som. Toque em para tirar uma fotografia. O dispositivo grava alguns segundos de udio depois de tirar uma fotografia. Enquanto fotografa neste modo, o som gravado atravs do microfone interno. Panorama: tira uma fotografia composta de vrias fotografias combinadas entre si. Para obter a melhor fotografia, siga estas sugestes. Mova a cmara devagar em uma direco. Mantenha o visor da cmara dentro das miras de enquadramento. Evite tirar fotografias de um sujeito na frente de fundos indisociveis, tais como ces limpos ou paredes brancas. Desporto: utilize esta definio para sujeitos em movimento rpido. Noite: utilize esta definio para imagens captadas em condies de pouca luz.

Fotografias panormicas
Uma fotografia panormica uma imagem em paisagem mais larga de mltiplas fotografias. Toque em MODO Panorama. Toque em e mova a cmara numa direco. Quando a moldura azul fica alinhada com o visor, a cmara tira automaticamente outra fotografia numa sequncia panormica. Para parar de fotografar, toque em .

62

Multimdia

Gravar vdeos
Gravar um vdeo
Toque em toque em Toque em para gravar um vdeo. Para pausar a gravao, toque em . para tirar fotografias enquanto grava um vdeo. . Para parar a gravao,

Modo de gravao
Toque em para alterar o modo de gravao. Normal: utilize este modo para a qualidade normal. Limite MMS: utilize este modo baixar a qualidade para poder enviar por mensagem.

63

Multimdia

Aumentar ou diminuir o zoom

Utilize um dos mtodos seguintes: Utilize a tecla de volume para aumentar ou diminuir o zoom. Com os dedos no ecr, afaste-os para aumentar o zoom e volte a junt-los para diminuir o zoom. O efeito de aumentar ou diminuir o zoom est disponvel quando usa a funcionalidade zoom enquanto grava um vdeo.

Configurar as definies da cmara


para configurar as definies da cmara. Nem todas as opes a seguir esto Toque em disponveis nos modos de fotografia e vdeo. As opes disponveis podero variar dependendo do modo utilizado. Tamanho da fotografia / Tamanho do vdeo: seleccione uma resoluo. Utilize maior resoluo para uma qualidade mais alta. Porm ocupa mais memria. Modo de focagem: seleccione um modo de foco. Auto controlado pela cmara. Macro destina-se a objectos muito prximos. Medio: seleccione um mtodo de medio. Isto determina como os valores de luminosidade so calculados. Medido ao centro mede a luz de fundo no centro da cena. Ponto mede o valor de luz de um local especifico. Matriz a mdia de toda a cena.

64

Multimdia
ISO: seleccione um valor de ISO. Isto controla a sensibilidade da cmara luz. medido em equivalente s cmaras de filme. Valores baixos para objectos estticos ou com luzes brilhantes. Valores altos para objectos com movimentos rpidos ou com pouca luz. Etiqueta GPS: anexe uma localizao GPS fotografia. Para melhorar o sinal de GPS, evite tirar fotografias em locais onde o sinal possa estar obstrudo, como entre edifcios ou em reas muito baixas ou com ms condies atmosfricas. A sua localizao poder aparecer nas fotografias quando as transferir para a Internet. Para evitar isso, desactive a definio de etiqueta GPS. Tecla de volume: defina o dispositivo para utilizar a Tecla de volume para controlar o obturador ou a funo de zoom. Temporizador: utilize isto para fotografias com atraso. Equilbrio de brancos: seleccione um equilbrio do branco apropriado, de maneira a que as imagens tenham cores reais. As definies foram concebidas para situaes de luminosidade especifica. Esta definies so semelhantes ao alcance de calor da exposio de equilbrio do branco em cmaras profissionais. Valor de exposio: alterar o valor de exposio. Isto determina a quantidade de luz que o sensor da cmara recebe. Para condies de pouca luz, utilize uma exposio superior. Directrizes: exibe directrizes no visor para o ajudar na composio quando seleccionar sujeitos. Flash: activa ou desactiva o flash. Nome de ficheiro contextual: defina a cmara para exibir etiquetas contextuais. Ative para utilizar o Tag Buddy em Galeria. Guardar como virada: inverta a imagem para criar uma imagem-espelho da cena original. Armazenamento: seleccione a localizao da memria para armazenamento. Repor: reponha as definies da cmara.

Atalhos
Reorganize os atalhos para acesso mais fcil s vrias opes da cmara. Toque em Modificar definies rpidas. Toque sem soltar numa opo e arraste-a para uma ranhura no cimo do ecr. Os outros cones podem ser movidos dentro da lista tocando e arrastando-os.

65

Multimdia

Galeria
Utilize esta aplicao para ver imagens e vdeos. Toque em Galeria no Ecr de aplicaes. Alguns formatos de ficheiro no so suportados dependendo do software instalado no dispositivo. Consoante o mtodo de codificao utilizado, possvel que alguns ficheiros no sejam reproduzidos corretamente.

Ver imagens
Iniciar a Galeria mostrar as pastas disponveis. Quando outra aplicao como, por exemplo, o E-mail, guarda uma imagem, a pasta Download criada automaticamente para conter a imagem. Do mesmo modo que a captura de ecr, cria automaticamente a pasta Screenshots. Seleccione uma pasta para a abrir. Numa pasta, as imagens so exibidas por data de criao. Seleccione uma imagem para visualizla em ecr total. Desloque-se para a esquerda ou direita para ver a imagem anterior ou seguinte.

Aumentar ou diminuir o zoom


Utilize um dos mtodos a seguir para aumentar o zoom de uma imagem: Faa duplo toque em qualquer parte para aumentar o zoom. Com os dedos em qualquer parte do ecr, afaste-os para aumentar o zoom. Junte-os para diminuir ou faa duplo toque para voltar.

Reproduzir vdeos
Os ficheiros de vdeo mostram o cone reproduzir e toque em . na pr-visualizao. Seleccione um vdeo para o

Recortar segmentos de um vdeo


Seleccione um vdeo e toque em . Mova a barra de incio para o ponto de incio desejado, mova a barra de fim para o ponto de fim desejado e guarde o vdeo.

66

Multimdia

Editar imagens
Enquanto visualiza uma imagem, toque em Favoritos: adicione lista de favoritos. Apresentao de slides: iniciar uma apresentao de slides com as imagens da pasta actual. Moldura de fotografia: utilize para adicionar uma moldura e uma nota a uma imagem. A imagem editada guardada na Photo frame na pasta. Nota de fotografia: utilizar para escrever uma nota na parte de trs da imagem. Copiar para bloco de notas: copie para a rea de transferncia. Imprimir: imprima a imagem atravs de uma ligao USB ou Wi-Fi. possvel que algumas impressoras no sejam compatveis com o dispositivo. Mudar nome: renomear o ficheiro. Partilha de foto de amigo: enviar a imagem para a pessoa cujo rosto est etiquetado na imagem. Rodar para a esquerda: rode no sentido contrrio aos ponteiros do relgio. Rodar para a direita: rode no sentido dos ponteiros do relgio. Recortar: redimensione a moldura azul para recortar e guardar a imagem nela. Definir como: defina a imagem como fundo ou como imagem de um contacto. Detalhes: ver os detalhes da imagem. Definies: alterar as definies da Galeria. e utilize as funes seguintes:

67

Multimdia

Eliminar imagens
Utilize um dos mtodos seguintes: Numa pasta, toque em . Seleccionar item, selecione imagens e, em seguida, toque em .

Enquanto visualiza uma imagem, toque em

Partilhar imagens
Utilize um dos mtodos seguintes: Numa pasta, toque em Seleccionar item, selecione imagens e, em seguida, toque em para as enviar a outras pessoas ou para as partilhar atravs de servios de redes sociais. Enquanto visualiza uma imagem, toque em la atravs das redes sociais. para a enviar para outras pessoas ou partilh-

Definir como fundo


Enquanto visualiza uma imagem, toque em fundo ou para atribu-la a um contacto. Definir como para definir a imagem como

Vdeo
Utilize esta aplicao para reproduzir ficheiros de vdeo. Toque em Vdeo no Ecr de aplicaes. Alguns formatos de ficheiro no so suportados dependendo do software instalado no dispositivo. Consoante o mtodo de codificao utilizado, possvel que alguns ficheiros no sejam reproduzidos corretamente.

68

Multimdia

Reproduzir vdeos
Seleccione o vdeo a reproduzir.
Procurar dispositivos com DLNA activo. Ajustar o volume.

Avanar ou retroceder arrastando a barra. Alterar o rcio do ecr. Reiniciar o vdeo actual ou voltar ao vdeo anterior. Toque sem soltar para voltar atrs rapidamente.

Avanar para o prximo vdeo. Toque sem soltar para avanar rapidamente. Pausar e retomar a reproduo.

Eliminar vdeos
Toque em Eliminar, selecione vdeos e toque em Eliminar.

Partilhar vdeos
Toque em partilha. Partilhar via, selecione vdeos, toque em Fim e selecione um mtodo de

69

Multimdia

YouTube
Utilize esta aplicao para ver vdeos a partir do YouTube. Toque em YouTube no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

Ver vdeos
Toque em e introduza uma palavra-chave. Seleccione um dos resultados da pesquisa obtida para ver um vdeo. Rode o dispositivo para a vista de paisagem para exibir em ecr total.
Adicionar o vdeo lista de reproduo. Procurar vdeos. Pause ou retome a reproduo. Enviar o URL para outras pessoas.

Avanar ou retroceder arrastando a barra. Alterar a qualidade do vdeo.

Partilhar vdeos
Seleccione o vdeo para ver, toque em e seleccione um mtodo de partilha.

Carregar vdeos
Seleccione a sua conta, toque em toque em . , seleccione um vdeo, introduza a informao do vdeo e

70

Multimdia

Rdio FM
Oua msica e notcias no rdio FM. Para ouvir o rdio FM, deve ligar um auricular, uma vez que funciona como a antena do rdio. Toque em Rdio FM no Ecr de aplicaes.

Ouvir o rdio FM
Ligue um auricular ao dispositivo antes de inciar o rdio FM. O rdio FM procura e guarda as estaes disponveis automaticamente quando for iniciado pela primeira vez. Toque em para ligar o rdio FM. Seleccione a estao de rdio pretendida na lista de estaes e toque em para voltar ao ecr do rdio FM.
Ligar ou desligar o rdio FM. Ajustar o volume. Introduza a frequncia da estao de rdio manualmente. Procure uma estao de rdio disponvel. Sintonizao fina da frequncia.

Gravar uma msica a partir do Rdio FM.

Aceder aos servios da estao actual. Adicione a estao de rdio actual lista de favoritas.

71

Multimdia

Procurar estaes de rdio


Pesquisar e seleccione uma opo de procura. O rdio FM procura e guarda as Toque em estaes disponveis automaticamente. Seleccione a estao de rdio pretendida na lista de estaes e toque em do rdio FM. para voltar ao ecr

Adicionar estaes lista de favoritos


Desloque-se para uma estao de rdio e toque em favoritos. para adicionar a estao lista de

72

Aplicaes e lojas de multimdia


Play Store
Utilize esta aplicao para adquirir e transferir aplicaes e jogos que podem ser corridos no dispositivo. Toque em Play Store no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

Instalar aplicaes
Navegue pelas categorias de aplicaes ou toque em chave. para procurar atravs de uma palavraSeleccione uma aplicao para ver a informao. Para a transferir, toque em INSTALAR. No caso de haver um custo associado aplicao, toque no preo e siga as instrues no ecr para concluir o processo de compra. Quando uma nova verso estiver disponvel, para qualquer aplicao instalada, um cone de actualizao ir surgir no cimo do ecr para o alertar para a actualizao. Abra o painel de notificaes e toque no cone para actualizar a aplicao. Para instalar aplicaes que transferiu de outras origens, no Ecr de aplicaes, toque em Definies Mais Segurana Origens desconhecidas.

Desinstalar aplicaes
Desinstalar as aplicaes adquiridas na Play Store. As minhas aplicaes, seleccione uma aplicao para eliminar na lista de Toque em aplicaes instaladas e toque em DESINSTALAR.

73

Aplicaes e lojas de multimdia

Samsung Apps
Utilize esta aplicao para adquirir e transferir aplicaes dedicadas Samsung. Para mais informao, visite www.samsungapps.com. Toque em Samsung Apps no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. No caso de no ter uma conta Samsung registada, siga as instrues no ecr para criar uma conta Samsung. Para concluir o processo de subscrio, leia os termos e condies e toque em Aceitar para concordar com eles.

Instalar aplicaes
Navegue pelas categorias de aplicaes. Toque em CATEGORIA para seleccionar uma categoria. Para procurar uma aplicao, toque em campo de pesquisa. no cimo do ecr e introduza uma palavra-chave no

Seleccione uma aplicao para ver a informao. Para a transferir, toque em Grtis. No caso de haver um custo associado aplicao, toque no preo e siga as instrues no ecr para concluir o processo de compra. Quando uma nova verso estiver disponvel, para qualquer aplicao instalada, um cone de actualizao ir surgir no cimo do ecr para o alertar para a actualizao. Abra o painel de notificaes e toque no cone para actualizar a aplicao.

Play Livros
Utilize esta aplicao para ler e transferir ficheiros de livros. Toque em Play Livros no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

74

Aplicaes e lojas de multimdia

Jogos Play
Utilize esta aplicao para transferir jogos e jogar. Toque em Jogos Play no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

Play Music
Utilize esta aplicao para ouvir msica a partir do dispositivo ou reproduza msica do servio nuvem Google. Toque em Play Music no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

Play Revistas
Utilize esta aplicao para ler e transferir revistas. Toque em Play Revistas no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

Play Filmes
Utilize esta aplicao para ver, transferir e alugar filmes e sries de TV. Toque em Play Filmes no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

75

Utilidades
Memorando
Utilize esta aplicao para gravar informaes importantes, guard-las e v-las mais tarde. Toque em Memorando no Ecr de aplicaes.

Compor um memorando
Toque em , introduza um memorando e toque em Guardar. Cor. Bloquear. Para alterar a cor de fundo, toque em

Para bloquear o memorando para que outros no o possam ver, toque em

Navegar pelos memorandos


Navegue pelas miniaturas dos memorandos deslocando-se para cima e para baixo. Toque no memorando para o editar. Para procurar um memorando, toque em Para eliminar memorandos, toque em Procurar. Eliminar. Ordenar por. Imprimir. Partilhar texto

Para ordenar os memorandos por data ou cores, toque em

Para imprimir o memorando atravs de uma ligao USB ou Wi-Fi, toque em Para enviar o texto includo em memorandos a outras pessoas, toque em via. Para enviar memorandos a outras pessoas, toque em Partilhar via. Importar. Para importar memorandos a partir do Google Docs, toque em

Para exportar memorandos noutro formato de ficheiro, prima o boto Menu e toque em Exportar. Para alterar as definies de memorandos, toque em Definies.

76

Utilidades

Ver um memorando
Toque na miniatura do memorando para o abrir. Desloque-se para a esquerda ou para a direita para ver mais memorandos. Toque em e utilize o seguinte: Eliminar: eliminar o memorando. Cor: alterar a cor de fundo. Bloquear: bloquear o memorando para que outros no o possam ver. Imprimir: imprimir o memorando atravs de ligao USB ou Wi-Fi. Partilhar texto via: envie o texto no memorando para outras pessoas. Partilhar via: enviar o memorando a outras pessoas.

S Planner
Utilize esta aplicao para gerir eventos e tarefas. Toque em S Planner no Ecr de aplicaes.

Criar eventos ou tarefas


Toque em e utilize um dos mtodos seguintes: Adicionar evento: introduza um evento com uma definio de repetio opcional. Adicionar tarefa: introduza uma tarefa com uma definio de prioridade opcional. Para adicionar um evento ou tarefa mais rapidamente, toque numa data para a seleccionar e depois toque-lhe novamente.

77

Utilidades
Introduza um ttulo e especifique qual a agenda a utilizar ou a sincronizar. Em seguida toque em Edite detalhes do evento ou Editar detalhes da tarefa para adicionar mais detalhes, tais como, com que frequncia se repete o evento, quando tem um alerta avanado ou onde ter lugar. Convide outras pessoas para o evento enviando uma mensagem ou e-mail. Introduza o nmero de telefone ou endereo de e-mail no campo Participantes ou toque em para abrir a lista telefnica. Anexe um mapa mostrando a localizao do evento. Introduza a localizao no campo Localizao, toque em junto do campo e em seguida assinale a localizao tocando sem soltar no mapa que surge.

Sincronizar com o Google Calendar


No ecr de aplicaes, toque em Definies Contas Google em Contas , uma conta Google e, em seguida, assinale Sincronizar Agenda. Para sincronizar manualmente para actualizar, no Ecr de aplicaes, toque em S Planner Sincronizar. Para apresentar eventos ou tarefas sincronizadas, toque em conta Google. Agendas Visor e assinale a

Alterar o tipo de agenda


Seleccione um dos diferentes tipos de agendas, incluindo o ano, ms, semana e outros no lado direito do ecr.

Procurar eventos
Toque Procurar e introduza a palavra-chave da procura. Para ver os eventos para hoje, toque em Hoje no cimo do ecr.

Eliminar eventos
Selecione um evento ou uma tarefa e toque em Eliminar OK.

78

Utilidades

Dropbox
Utilize esta aplicao para guardar e partilhar ficheiros com outras pessoas atravs do armazenamento nuvem Dropbox. Quando guarda ficheiros no Dropbox, o seu dispositivo sincroniza automaticamente com o servidor web e todos os outros computadores que tenham instalado o Dropbox. Toque em Dropbox no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Quando iniciar o Dropbox pela primeira vez, toque em Start para o activar. Siga as instrues no ecr para completar a configurao. Assim que o Dropbox estiver activo, as fotografias e vdeos tirados com a cmara do dispositivo so transferidas para o Dropbox automaticamente. Para ver as fotografias ou vdeos transferidos, toque em . Para partilhar ou eliminar ficheiros ou criar lbuns, toque em e seleccione ficheiros. Upload here Photos or Para transferir ficheiros para o Dropbox, toque em videos ou Other files. Para abrir ficheiros no Dropbox, seleccione um ficheiro. Enquanto v imagens ou vdeos, toque em ficheiros na lista de favoritos, toque em . para o adicionar lista de favoritos. Para abrir

79

Utilidades

Relgio
Utilize esta aplicao para definir alarmes, ver as horas das maiores cidades do mundo, medir a durao de eventos ou definir temporizadores. Toque em Relgio no Ecr de aplicaes.

Activar ou desactivar este alarme.

Alarme
Definir alarmes
Toque em Criar alarme, defina uma hora para o alarme iniciar, seleccione os dias para o alarme repetir e toque em Guardar. Alarme de localizao: definir uma localizao. O alarme inicia apenas quando estiver na localizao. Adiar: defina um intervalo e o nmero de vezes que o alarme deve repetir aps a hora predefinida. Alarme inteligente: defina uma hora para que o alarme se desligue aps a hora predefinida.

80

Utilidades

Parar alarmes
Arraste para fora do circulo para parar o alarme. Arraste alarme aps um perodo de tempo especifico. para fora do circulo para repetir o

Eliminar alarmes
Toque sem soltar no alarme e toque em Eliminar.

Relgio Mundial
Criar relgios
Toque em Adicionar cidade e introduza um nome de uma cidade ou seleccione uma cidade da lista de cidades. Para aplicar a hora de vero, toque sem soltar num relgio e toque em Hora de Vero.

Eliminar relgios
Toque sem soltar o relgio e toque em Eliminar.

Cronmetro
Toque em Iniciar para cronometrar um evento. Toque em Marcar para gravar o tempo das voltas. Toque em Repor para limpar o registo de tempo das voltas.

Temporizador
Defina a durao e toque em Iniciar. Arraste para fora do circulo maior quando o temporizador iniciar.

81

Utilidades

Calculadora
Utilize esta aplicao para clculos simples ou complexos. Toque em Calculadora no Ecr de aplicaes. Rode o dispositivo para a vista horizontal para utilizar a calculadora cientfica. Se a Rotao do Calculadora cientfica. ecr estiver desactivada, toque em Para ver o histrico de clculos, toque em Para limpar o histrico, toque em para ocultar o teclado. Limpar histrico.

Gravador de Voz
Utilize esta aplicao para gravar ou reproduzir memorandos de voz. Toque em Gravador de Voz no Ecr de aplicaes.

Gravar memorandos de voz


Toque em Toque em para inciar a gravao. Fale para o microfone na parte superior do dispositivo. para pausar a gravao. Toque em para terminar a gravao.
Alterar a qualidade de gravao.

Tempo de gravao decorrido.

Comear a gravar.

Exibe a lista de memorandos de voz.

82

Utilidades

Reproduzir memorandos de voz


Seleccione um memorando de voz para reproduzir. : cortar o memorando de voz. / / : ajustar a velocidade de reproduo. : ir para o memorando de voz anterior ou seguinte. : pausar reproduo. : avanar 60 segundos retroceder ou avanar. Partilhar via, seleccione um mtodo de Para enviar um memorando de voz, toque em partilha.

Gerir memorandos de voz


Na lista de memorandos de voz, toque em e seleccione um dos seguintes: Partilhar via: seleccione memorandos de voz para enviar e, em seguida, seleccione um mtodo de partilha. Eliminar: seleccione memorandos de voz para eliminar. Definies: altere as definies do gravador de voz. Terminar: fechar o gravador de voz.

Guardar ficheiros com etiquetas contextuais


Na lista de memorandos de voz, toque em Ligar. Definies Nome de ficheiro contextual

83

Utilidades

Google
Utilize esta aplicao para procurar no s na Internet, mas tambm em aplicaes e nos seus contedos no dispositivo. Toque em Google no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

Procurar no dispositivo
Toque no campo de pesquisa e introduza uma palavra-chave. Ou ento, toque em uma palavra-chave. e procure

Abrangncia da procura
Para seleccionar quais as aplicaes a procurar, toque em telemvel e assinale os itens a procurar. Definies Pesquisa no

Google Now
Inicie a procura Google para ver os cartes Google Now que exibam o tempo actual, informaes de trafego, o seu prximo compromisso e muito mais quando precisar. Adira ao Google Now quando abrir a procura do Google pela primeira vez. Para alterar as Definies Google Now. definies do Google Now, toque em

Pesquisa por Voz


Utilize esta aplicao para procurar pginas web, falando. Toque em Pesquisa por Voz no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Diga uma palavra-chave ou frase quando Falar agora surgir no ecr.

84

Utilidades

Os Meus Ficheiros
Utilize esta aplicao para aceder a todos os tipos de ficheiros armazenados no dispositivo, incluindo imagens, vdeos, msicas e clipes de som. Toque em Os Meus Ficheiros no Ecr de aplicaes.

Ver ficheiros
Seleccione uma categoria e seleccione uma pasta para abri-la. Para voltar pasta principal, toque em . Para voltar directoria de incio, toque em . Numa pasta, toque em e utilize uma das opes seguintes: Seleccionar tudo: seleccione todos os ficheiros para aplicar a mesma opo a todos em simultneo. Criar pasta: crie uma pasta. Procurar: procurar ficheiros. Ver por: altere o modo de visualizao. Ordenar por: ordene ficheiros ou pastas. Definies: alterar as definies do gestor de ficheiros.

Adicionar atalhos das pastas


Adicione um atalho de pastas usadas com frequncia directoria de incio. Toque em Adicionar atalhos, introduza um nome para o atalho, toque em OK, selecione uma pasta e, em seguida, toque em Definir aqui.

85

Utilidades

Transferncias
Utilize esta aplicao para ver quais os ficheiros transferidos atravs de aplicaes. Toque em Transferncias no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Para ver os ficheiros transferidos da Internet, toque em Transf. Internet, de outra maneira, toque em Outras transf. para ver os ficheiros transferidos de outras aplicaes, tais como E-mail. Seleccione um ficheiro para o abrir com a aplicao apropriada. Ordenar os ficheiros por tamanho, toque em Ordenar por tamanho. Ordenar os ficheiros por data, toque em Ordenar por data.

86

Viagens & locais


Maps
Utilize esta aplicao para assinalar a localizao do dispositivo, procurar locais ou obter direces. Toque em Maps no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora.

Procurar localizaes
Procure localizaes introduzindo um endereo ou uma palavra-chave. Assim que a localizao for encontrada, selecione-a para ver mais informaes. Consulte a ajuda para mais informaes.

Obter direces para um destino


Toque em para definir as localizaes de partida e chegada e selecione um meio de viagem. O dispositivo mostra os percursos para chegar ao seu destino.

87

Viagens & locais

Local
Utilize esta aplicao para procurar restaurantes, bancos, paragens de autocarro e mais. Toque em Local no Ecr de aplicaes. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Seleccione uma categoria de local e seleccione um local da lista de resultados da procura. Depois de encontrar o local, visualize as informaes sobre o local, tal como a sua localizao no mapa ou os comentrios de outras pessoas. Tambm pode classificar o local, fazer comentrios e partilhar as informaes com outras pessoas.

Navegao
Utilize esta aplicao para procurar um itinerrio para um destino. Toque em Navegao no Ecr de aplicaes. Os mapas de navegao, a sua localizao actual e outros dados navegacionais podem diferir da informao de localizao actual. Deve prestar sempre ateno s condies do asfalto, ao trfego e outros factores que possam afectar a sua conduo. Respeite todos os avisos e regras enquanto conduz. Esta aplicao poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Especifique o destino utilizando vrios mtodos, tais como dizer ou introduzir o endereo do destino. Assim que encontrar um itinerrio, siga as instrues no ecr para viajar at ao destino.

88

Definies
Acerca das Definies
Utilize esta aplicao para configurar o dispositivo, definir opes de aplicaes e adicionar contas. Toque em Definies no Ecr de aplicaes.

Ligaes
Wi-Fi
Active a funcionalidade Wi-Fi para ligar uma rede Wi-Fi e aceder Internet ou outros dispositivos de rede. Para utilizar as opes, toque em Wi-Fi Avanado: edite as definies de Wi-Fi. Boto de difuso WPS: ligue a uma rede Wi-Fi segura com um boto WPS. Introduo do PIN WPS: ligue a uma rede Wi-Fi segura com um PIN WPS. .

Configurar a politica de suspenso Wi-Fi


Toque em Wi-Fi Avanado Manter Wi-Fi durante suspenso. Quando o ecr se desliga, o dispositivo desliga automaticamente as ligaes Wi-Fi. Quando isto acontece, o dispositivo acede automaticamente s redes de dados, caso esteja definido para as utilizar. O que pode incorrer em taxas para transferncias de dados. Para evitar os custos do uso de dados, defina esta opo para Sempre.

Configurar notificao de rede


O dispositivo pode detectar redes Wi-Fi abertas e exibe um cone na barra de estado para o notificar quando disponveis. Toque em Wi-Fi funcionalidade. Avanado e assinale a Notificao de rede para activar esta

89

Definies

Wi-Fi Direct
O Wi-Fi Direct liga directamente dois dispositivos atravs de uma rede Wi-Fi sem que seja necessrio um ponto de acesso. Toque em Wi-Fi Wi-Fi Direct.

Bluetooth
Active a funcionalidade Bluetooth para trocar informao a curtas distncias. Para utilizar mais opes, toque em . Visvel durante: defina a durao durante a qual o dispositivo fica visvel. Ficheiros recebidos: visualize ficheiros recebidos atravs da funcionalidade Bluetooth.

Utilizao de dados
Mantenha-se ao corrente da quantidade de dados que utiliza e personalize as definies para os limitar. Dados mveis: defina o dispositivo para utilizar ligaes de dados em qualquer rede mvel. Definir limite de dados mveis: defina um limite para a utilizao de dados mveis. Ciclo utilizao de dados: introduza uma data de reposio mensal para monitorizar a utilizao de dados. Para utilizar mais opes, toque em .

Dados em roaming: defina o dispositivo para utilizar ligaes de dados quando estiver em roaming. Restringir dados.: defina o dispositivo para desativar a sincronizao em segundo plano quando utilizar uma rede mvel. Sincronizar dados automaticamente: activar ou desactivar a sincronizao automtica das aplicaes. Pode selecionar quais as informaes a sincronizar para cada conta em Definies Contas. Mostrar utilizao de Wi-Fi: defina o dispositivo para mostrar a utilizao de dados atravs de Wi-Fi. PA mveis: selecione hotspots Wi-Fi para evitar que as aplicaes que esto em execuo em segundo plano utilizem os mesmos.

90

Definies

Mais redes
Personalize as definies para controlar redes.

Modo de voo
Desactiva todas as funes sem fios do seu dispositivo. S poder utilizar servios no dependentes da rede.

Redes mveis
Dados mveis: defina para permitir ligaes de pacotes de dados para servios de rede. Dados em roaming: use o dispositivo para se ligar a outra rede quando estiver em modo de roaming ou quando a rede domstica no estiver disponvel. Pontos de acesso (APN): configure nomes de pontos de acesso (APN - Acess Point Name). Modo de rede SIM 1: selecione um tipo de rede para o carto SIM da ranhura 1. Modo de rede SIM 2: selecione um tipo de rede para o carto SIM da ranhura 2. Definies de rede: procura redes disponveis e selecciona uma rede para roaming.

Ancoragem USB e PA Mvel


PA Mvel: utilize o PA Mvel para partilhar a ligao de rede mvel do dispositivo com computadores ou outros dispositivos atravs da rede Wi-Fi. Ancoragem USB: use a ancoragem USB para partilhar a ligao rede mvel do seu dispositivo com um computador atravs de USB. Quando ligado a um computador, o seu dispositivo utilizado como um modem sem fios para computador. Ancoragem Bluetooth: utilize a funo de ancoragem Bluetooth para partilhar a ligao de rede mvel do dispositivo com computadores ou outros dispositivos atravs de Bluetooth. Ajuda: saiba mais sobre ancoragem USB, Wi-Fi e Bluetooth.

VPN
Configurar e ligar-se a redes VPN (Virtual Private Network).

Kies via Wi-Fi


Ligue o dispositivo ao Samsung Kies atravs da rede Wi-Fi.

91

Definies

O meu dispositivo
Ecr bloqueado
Alterar as definies do ecr bloqueado. Bloqueio do ecr: active a funcionalidade de bloqueio do ecr. As seguintes opes podem variar consoante a funcionalidade de bloqueio do ecr selecionada. Vrios widgets: defina o dispositivo para permitir a utilizao de widgets no ecr bloqueado. Widgets de bloqueio ecr: Aplicaes favoritas ou Cmara: defina o dispositivo para mostrar atalhos de cada aplicao ou para iniciar a cmara automaticamente quando varre os painis para a esquerda com o ecr bloqueado. Relgio ou msg pessoal: defina o dispositivo para mostrar o relgio ou uma mensagem pessoal no ecr bloqueado. As opes seguintes podem variar dependendo da sua seleco. Para um relgio: Relgio duplo: defina o dispositivo para apresentar o relgio duplo. Tamanho do relgio: altere o tamanho do relgio. Mostrar data: defina o dispositivo para mostrar a data em conjunto com o relgio. Info proprietrio: introduza a sua informao que ser mostrada em conjunto com o relgio. Para uma mensagem pessoal: Editar mensagem pessoal: edite a mensagem pessoal. Atalhos: defina o dispositivo para mostrar e editar os atalhos de aplicaes no ecr bloqueado. Esta funo poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Efeito de desbloqueio: selecione um efeito para quando desbloqueia o ecr. Texto de ajuda: defina o dispositivo para mostrar o texto de ajuda no ecr bloqueado.

92

Definies

Visor e luz
Altere as definies do visor. Fundo: Ecr principal: seleccione uma imagem de fundo para o Ecr inicial. Ecr bloqueado: seleccione uma imagem de fundo para o ecr bloqueado. Ecrs principal e de bloqueio: seleccione uma imagem de fundo para o Ecr inicial e para o ecr bloqueado. Painel de notificaes: personalize os itens que surgem no painel de notificaes. Brilho: defina o brilho do visor. Rotao automtica do ecr: defina o contedo para rodar automaticamente quando o dispositivo rodado. Durao da luz de fundo: defina quanto tempo o dispositivo espera at desligar a luz de fundo do visor. Proteco de ecr: defina o dispositivo para iniciar uma proteo de ecr quando o seu dispositivo estiver ligado a uma ancoragem ou a carregar. Estilo do tipo de letra: altere o estilo do tipo de letra para o texto mostrado. Tamanho de fonte: altere o tamanho do tipo de letra. Durao da luz da tecla de toque: defina a durao da luz de fundo da tecla de toque. Ver percentagem de bateria: defina o dispositivo para exibir a bateria restante.

Som
Altere as definies de vrios sons do dispositivo. Volume: ajusta o nvel de volume para tons de toque de chamada, msica e vdeos, sons do sistema, e notificaes. Tom de toque: adicione ou seleccione um tom de toque para o alertar para chamadas a receber. Vibrao: adicione ou seleccione um padro de vibrao. Vibrar ao tocar: defina o dispositivo para vibrar e reproduzir um tom de toque para chamadas a receber. Tom de marcao: defina o dispositivo para emitir sons quando tocar no teclado.

93

Definies
Sons de toque: defina o dispositivo para emitir sons quando seleccionar uma aplicao ou opo no ecr tctil. Som de bloqueio do ecr: defina o dispositivo para emitir um som quando bloqueia ou desbloqueia o ecr tctil. Adapt Sound: personalize o som para o ouvido que usa mais durante as chamadas ou quando ouve msica.

Modo de ecr principal


Seleccione um modo de Ecr principal (padro ou fcil).

Chamada
Personalize as definies para as chamadas. Rejeio de chamada: rejeite chamadas de nmeros de telefone automaticamente. Adicione nmeros de telefone lista de rejeio. Configurar mensagens de rejeio de chamadas: adicione ou edite a mensagem que ser enviada quando rejeitar uma chamada. Atender/terminar chamadas: A tecla principal atende chamadas: defina o dispositivo para atender uma chamada a receber quando premir a tecla Incio. Tec. alim. termina cham.: defina o dispositivo para terminar uma chamada quando premir a Tecla ligar/desligar. Desligar ecr durante chamadas: defina o dispositivo para ligar o sensor de proximidade durante uma chamada. Alertas de chamadas: Vibrao de atendimento: defina o dispositivo para vibrar quando o outro participante atender a chamada. Vibrao fim chamada: defina o dispositivo para vibrar quando o outro participante terminar a chamada. Tom de ligao de chamada: active ou desactive o tom de chamada estabelecida. Indicador de minuto: active ou desactive o tom de lembrete de minuto. Tom de fim de chamada: active ou desactive o tom de chamada terminada. Alerta durante chamada: defina o o dispositivo para o alertar para eventos durante uma chamada.

94

Definies
Acessrios de chamada: Atendimento automtico: defina o dispositivo para atender as chamadas automaticamente, aps um determinado perodo de tempo (disponvel apenas quando o auricular est ligado). Temporiz atendimento auto: selecione o perodo de tempo que o dispositivo deve aguardar at atender as chamadas. Condies cham. efectuada: defina o dispositivo para permitir efectuar chamadas com um auricular Bluetooth, mesmo que o dispositivo esteja bloqueado. Tipo de chamada efectuada: selecione o tipo de chamada a efetuar quando usa um auricular Bluetooth. Remarcao automtica: active a marcao automtica para chamadas que falharam ou foram desligadas. Definies adicionais: ID do chamador: mostrar o seu ID de chamador aos outros participantes quando efectuar uma chamada. Desvio de chamadas: desvie chamadas a receber para outro nmero. Cdigo de rea automtico: defina o dispositivo para introduzir um indicativo (cdigo de rea ou pas) automaticamente antes do nmero de telefone. Barramento de chamadas: bloqueie chamadas a efectuar ou a receber. Chamada em espera: permitir alertas de chamada a receber quando j estiver numa chamada. Nmeros de marcao fixa: active ou desactive o modo FDN para restringir as chamadas aos nmeros na lista FDN. Introduza o PIN2 fornecido com o seu carto SIM ou USIM. Tons toque e tons teclado: Tons de toque: seleccione um tom de toque para o alertar para chamadas a receber. Vibraes: adicione ou seleccione um padro de vibrao. Vibrar ao tocar: defina o dispositivo para vibrar e reproduzir um tom de toque para chamadas a receber. Tons de teclado: defina o dispositivo para emitir sons quando tocar no teclado. Personalizar som chamada: seleccione um tipo de som de chamada para usar com o auricular. Imagem de chamada de vdeo: selecione uma imagem para ser apresentada ao outro participante. Utilizar opes de falha ao ligar: escolha tentar uma chamada de voz quando a chamada de vdeo falhar a ligao.

95

Definies
Servio de correio de voz: seleccione ou defina a sua operadora de correio de voz. Definies correio voz: introduza o nmero para aceder ao servio de correio de voz. Obter este nmero na sua operadora. Som: seleccione um tom de toque para o alertar para novas mensagens de correio de voz. Vibrar: defina o dispositivo para vibrar quando receber correio de voz. Contas: defina o dispositivo para aceitar chamadas IP e configure as suas contas para os servios de chamadas IP. Utilizar cham. Internet: defina se pretende utilizar os servios de chamadas IP para todas as chamadas ou apenas para chamadas IP.

Modo de Bloqueio
Seleccione quais as notificaes que sero bloqueadas ou defina para permitir notificaes de chamadas de contactos especficos, no Modo bloqueado.

Modo mos-livres
Defina o dispositivo para ler contedo em voz alta e indicar as aplicaes a utilizar no modo mos-livres.

Gestor de carto SIM


Ative os seus cartes SIM ou USIM e personalize as definies do carto SIM. Chamada de voz: selecione um carto SIM ou USIM para realizar chamadas de voz. Vdeochamada: selecione um carto SIM ou USIM para realizar videochamadas. Rede de servio de dados: selecione um carto SIM ou USIM para utilizar servios de dados. Receber cham. recebidas: defina se deseja ou no que sejam recebidas chamadas atravs da rede GPRS enquanto usa servios de dados. SIM duplo sempre ligado: defina o dispositivo para permitir a receo de chamadas no outro carto SIM ou USIM durante uma chamada. Quando esta funo est ativada, podem ser-lhe cobradas tarifas adicionais pelo reencaminhamento de chamadas, dependendo da regio ou da operadora.

96

Definies

Assistncia de segurana
Defina o dispositivo para enviar uma mensagem para os destinatrios em caso de emergncia. Prima sem soltar ambos os lados do boto Volume durante trs segundos para enviar a mensagem. Editar mensagem de emergncia: edite a mensagem que ser enviada quando estiver numa situao de emergncia. Enviar fotos emergncia: defina o dispositivo para tirar fotografias e envi-las junto com a mensagem para os destinatrios. Esta funo poder no estar disponvel dependendo da sua regio ou operadora. Intervalo da mensagem: defina um intervalo de envio para voltar a enviar a mensagem. Contactos de emergncia: seleccione ou edite os destinatrios da mensagem.

Acessibilidade
Os servios de acessibilidade so funcionalidades especiais para aqueles com algumas dificuldades fsicas. Aceda ou altere as seguintes definies para melhorar a acessibilidade do dispositivo. Rotao automtica do ecr: defina a interface para rodar automaticamente quando roda o dispositivo. Durao da luz de fundo: defina quanto tempo o dispositivo espera at desligar a luz de fundo do visor. Dizer palavras-passe: defina o dispositivo para ler em voz alta as palavras-passe que introduzir com o Talkback. Atender/terminar chamadas: A tecla principal atende chamadas: defina o dispositivo para atender uma chamada a receber quando premir a tecla Incio. Atender chamadas tocando: defina o dispositivo para atender uma chamada quando tocar na tecla para aceitar chamadas. Tec. alim. termina cham.: defina o dispositivo para terminar uma chamada quando premir a Tecla ligar/desligar.

97

Definies
Mostrar atalho: adicione um atalho da Acessibilidade no menu rpido que surge quando prime sem soltar a Tecla ligar/desligar. Gerir a acessibilidade: exporte ou importe as definies de acessibilidade para as partilhar com outros dispositivos. Exportar: exporte as atuais definies de acessibilidade como um ficheiro. Actualizar: importe as atuais definies de acessibilidade atuais como um ficheiro. Partilhar via: partilhe um ficheiro de definies de acessibilidade com outras pessoas. TalkBack: active o Talkback, que fornece resposta de voz. Tamanho da fonte: altere o tamanho do tipo de letra. Ampliao: defina o dispositivo para aumentar ou diminuir o zoom atravs dos gestos do seu dedo. Atalho de acessibilidade: defina o dispositivo para ativar a funcionalidade Talkback quando premir sem soltar a Tecla de ligar/desligar e, em seguida, tocar sem soltar no ecr com dois dedos. Opes de texto para voz: Motor TTS preferido: seleccione um motor de sntese de fala. Para alterar as definies dos motores de sntese de fala, toque em . Velocidade da fala: seleccione uma velocidade para a funcionalidade de texto para voz. Ouvir um exemplo: oua o texto falado de um exemplo. Melhorar a acessibilidade web: defina as aplicaes para instalarem scripts da web para tornar o seu contedo web mais acessvel. Equilbrio de som: ajuste o equilbrio do som quando usar um auricular duplo. udio mono: active o som mono quando ouvir contedos udio apenas com um auscultador. Desligar todos os sons: silencie todos os sons do dispositivo. Notificao Flash: defina o flash para piscar quando receber chamadas, novas mensagens ou notificaes. Menu do assistente: defina o dispositivo para mostrar o cone do atalho de assistncia que ajuda a aceder a funes suportadas por teclas externas ou funcionalidades no painel de notificaes. Pode tambm editar o menu no cone de atalho. Mo dominante: selecione a mo esquerda ou direita para utilizao fcil do menu de assistncia. Editar: personalize os itens que aparecem no menu de assistncia.

98

Definies
Atraso de tocar sem largar: defina o tempo de reconhecimento para tocar sem soltar no ecr. Controlo de interaco: defina uma rea do ecr para ser excluda dos comandos tcteis.

Idioma e introduo
Altere as definies de introduo de texto. Algumas opes podero no estar disponveis dependendo do idioma seleccionado.

Idioma
Seleccione um idioma de exibio para todos os menus e aplicaes.

Padro
Seleccione um teclado padro para introduo de texto.

Escrita por voz Google


Para alterar as definies de introduo de voz, toque em . Esc. idiomas entrada: seleccione idiomas de introduo para a introduo de texto. Bloquear palavras ofens.: defina o dispositivo para evitar que reconhea palavras ofensivas em introdues de voz. Reconhecimento de voz offline: transfira e instale dados de idiomas para introdues de voz offline.

Teclado Samsung
Para alterar as definies do teclado Samsung, toque em . As opes disponveis podem variar dependendo da regio ou operadora. Tipos de teclados virtuais: altere o desenho do teclado. Idioma introduo: seleccione idiomas para introduo de texto. Texto inteligente: active o modo de texto inteligente para prever palavras com base na sua introduo e sugerir palavras. Pode tambm personalizar as definies das sugestes de palavras.

99

Definies
Introduo contnua: defina o dispositivo para introduzir texto varrendo o teclado. Controlo do cursor: ative a funo de navegao inteligente no teclado para mover o cursor deslocando-se no teclado. Som de toque nas teclas: define o dispositivo para soar quando uma tecla tocada. Avanado: Capitalizao automtica: defina o dispositivo para automaticamente capitalizar o primeiro caracter aps um sinal de pontuao final, como, por exemplo, um ponto final, ponto de interrogao ou ponto de exclamao. Espaamento automtico: ajustar o dispositivo para introduzir automaticamente um espao entre as palavras. Pontuao automtica: define o dispositivo para introduzir um ponto final quando fizer toque duplo na barra de espao. Visualizar caracteres: defina o dispositivo para exibir uma imagem grande de cada caracter que tocar. Tutorial: saiba como introduzir texto com o teclado Samsung. Repor definies: reponha as definies do teclado Samsung.

Procura de voz
Idioma: seleccione um idioma para o reconhecimento de voz. Sada de voz: defina o dispositivo para fornecer resposta de voz para o alertar da aco actual. Bloquear palavras ofens.: oculte palavras ofensivas dos resultados da pesquisa de voz. Reconhecimento de voz offline: transfira e instale dados de idiomas para introdues de voz offline. Auscultadores Bluetooth: defina o dispositivo para permitir a procura por voz com um auricular Bluetooth, quando estiver conectado ao dispositivo.

Opes de texto para voz


Motor TTS preferido: seleccione um motor de sntese de fala. Para alterar as definies dos motores de sntese de fala, toque em . Velocidade da fala: seleccione uma velocidade para a funcionalidade de texto para voz. Ouvir um exemplo: oua o texto falado de um exemplo.

100

Definies

Velocidade do ponteiro
Ajuste a velocidade do ponteiro do rato ou do trackpad ligado ao seu dispositivo.

Movimentos e gestos
Active a funcionalidade de reconhecimento de movimento e altere as definies que controlam o reconhecimento do movimento no seu dispositivo. Alerta inteligente: defina o dispositivo para o alertar para chamadas perdidas ou novas mensagens quando pegar no dispositivo. Silenciar/pausa: defina o dispositivo para silenciar chamadas recebidas, alarmes, msica e o rdio via Internet, colocando o dispositivo virado para baixo.

Contas
Adicionar conta
Adicione contas de e-mail ou SNS.

Cpia de segurana e reposio


Altere as definies de gesto de definies e dados. Cpia seg. dos meus dados: defina o dispositivo para fazer uma cpia de segurana das definies e dos dados das aplicaes no servidor da Google. Cpia de segurana da conta: configure ou edite a cpia de segurana da sua conta Google. Restaurar automaticamente: defina o dispositivo para restaurar os dados de definies e de aplicaes quando reinstalar aplicaes no dispositivo. Repor definies: reponha as definies para os valores predefinidos de fbrica e elimine todos os dados.

101

Definies

Mais
Servios de localizao
Altere as definies para permisses de informao de localizao. Aceder minha localizao: defina o dispositivo para permitir que as aplicaes utilizem a sua informao de localizao atual. Utilizar satlites GPS: defina o dispositivo para usar satlites GPS para encontrar a sua localizao atual. Utilizar redes sem fios: defina o dispositivo para permitir a recolha de dados de localizao ou determinar a localizao do seu dispositivo, em caso de perda ou roubo, atravs de Wi-Fi ou de redes mveis. Os meus locais: configure perfis que vo ser utilizados para localizaes especficas ao utilizar as funcionalidades de GPS, Wi-Fi e Bluetooth para determinar a sua localizao atual.

Segurana
Alterar as definies de segurana do dispositivo e do carto SIM ou USIM. Encriptar dispositivo: defina uma palavra-passe para encriptar os dados guardados no dispositivo. Dever introduzir a palavra-passe sempre que ligar o dispositivo. Carregue a bateria antes de activar esta definio pois poder demorar mais de uma hora para encriptar os seus dados. Encriptar carto SD externo: defina o dispositivo para encriptar ficheiros presentes no carto de memria. Ao repor o seu dispositivo para os valores de fbrica com esta definio activa, o dispositivo no ir ler os seus ficheiros encriptados. Desactive esta definio antes de repor o dispositivo. Controlos remotos: defina o dispositivo para permitir o controlo do seu dispositivo em caso de perda ou roubo, remotamente atravs da Internet. Para utilizar esta funcionalidade, deve iniciar sesso na sua conta Samsung. Adicionar conta: adicionar ou visualizar as suas contas Samsung. Utilizar redes sem fios: defina o dispositivo para permitir a recolha de dados de localizao ou determinar a localizao do seu dispositivo, em caso de perda ou roubo, atravs de Wi-Fi ou de redes mveis.

102

Definies
Alerta de alterao SIM: ative ou desative a funo "Localizar o meu telemvel" que ajuda a localizar o dispositivo em caso de perda ou roubo. Ir para a pgina da Web de localizar o meu telemvel: aceda pgina Web Localizar o meu telemvel (findmymobile.samsung.com). Pode controlar e acompanhar o seu dispositivo, perdido ou roubado, na pgina web Localizar o meu telemvel. Bloqueio do carto SIM: Bloquear carto SIM: activa ou desactiva a funcionalidade de bloqueio de PIN, para pedir o PIN antes de usar o dispositivo. Alterar PIN do SIM: altere o PIN utilizado para aceder aos dados SIM ou USIM. Tornar as palavras-passe visveis: defina o dispositivo para apresentar a palavra-passe medida que for introduzida. Administradores de dispositivo: veja os administradores instalados no dispositivo. Pode permitir que administradores de dispositivo apliquem novas politicas ao dispositivo. Origens desconhecidas: escolha instalar aplicaes a partir de qualquer origem. No caso de no estar escolhido, s poder transferir aplicaes da Play Store. Verificar aplicaes: defina a opo para permitir que o Google verifique se a aplicao poder ser nociva antes de a instalar. Credenciais fidedignas: utilize certificados e credenciais para assegurar a utilizao segura das diferentes aplicaes. Instalar do armazenamento: instale certificados encriptados armazenados na unidade de armazenamento USB. Limpar credenciais: elimina o contedo de credenciais do dispositivo e repe a palavrapasse.

Gestor de aplicaes
Veja e gira as aplicaes do seu dispositivo.

Bateria
Ver a quantidade de energia consumida pelo seu dispositivo.

103

Definies

Memria
Veja a informao da memria do seu dispositivo e do carto de memria ou formate um carto de memria. Formatar um carto de memria, apagar permanentemente todos os dados do carto. A capacidade real disponvel da memria interna menor do que a capacidade especificada, uma vez que o sistema operativo e as aplicaes padro ocupam parte dessa memria. A capacidade disponvel pode ser alterada quando atualizar o dispositivo.

Data e hora
Aceda e altere as seguintes definies para controlar a forma como o dispositivo exibe a data e hora. Caso a bateria se mantenha totalmente descarregada ou retirada do dispositivo, a hora e data sero reiniciadas. Data e hora automticas: actualize automaticamente a hora e a data quando muda de fuso horrio. Definir data: defina a data actual manualmente. Definir hora: defina a hora actual manualmente. Fuso horrio automtico: defina o dispositivo para receber a informao do fuso horrio da rede quando atravessar diversos fusos horrios. Seleccionar fuso horrio: defina o seu fuso horrio. Formato 24 horas: exibir a hora no formato de 24 horas. Seleccionar formato de data: seleccione um formato de data.

Acerca do dispositivo
Aceda a informao sobre o dispositivo e actualize o software do dispositivo.

Definies Google
Utilize esta aplicao para configurar definies para algumas funcionalidades fornecidas pelo Google. Toque em Definies Google no Ecr de aplicaes.

104

Resoluo de problemas
Antes de contactar o Centro de Assistncia da Samsung, tente utilizar as solues seguintes. Algumas situaes podem no se aplicar ao seu dispositivo.

Quando ligar o dispositivo ou enquanto estiver a utilizar o mesmo, o dispositivo pedir que introduza um dos seguintes cdigos:
Palavra-passe: quando a funcionalidade de bloqueio do dispositivo est activada, tem de introduzir a palavra-passe que definiu para o dispositivo. PIN: quando utilizar o dispositivo pela primeira vez ou quando a solicitao do cdigo PIN estiver activada, necessita de introduzir o PIN fornecido com o carto SIM ou USIM. Pode desactivar esta funcionalidade no menu de Bloqueio do carto SIM. PUK: o seu carto SIM ou USIM est bloqueado, normalmente como resultado da introduo incorrecta do PIN vrias vezes. Necessita de introduzir o PUK fornecido pela operadora. PIN2: quando acede um menu que requeira o PIN2, deve introduzir o PIN2 fornecido com o seu carto SIM ou USIM. Para mais detalhes, contacte a sua operadora.

O dispositivo exibe uma mensagem de erro da rede ou do servio


Se estiver situado em zonas com sinais fracos ou recepo fraca poder perder a ligao rede mvel. Desloque-se para outra rea e tente novamente. Enquanto se move, podem surgir mensagens de erro, repetidamente. No pode aceder a determinadas opes sem uma subscrio. Contacte a sua operadora para obter mais informaes.

O seu dispositivo no liga


Quando a bateria estiver totalmente descarregada, o seu dispositivo no ir ligar. Carregue a bateria completamente antes de ligar o dispositivo. A bateria poder no estar colocada correctamente. Coloque a bateria novamente. Limpe os contactos dourados e volte a colocar a bateria.

105

Resoluo de problemas

O ecr tctil responde lentamente ou de forma incorrecta


Se colocar tampas de proteco ou acessrios opcionais no ecr tctil, ele poder no funcionar correctamente. Se estiver a usar luvas, se as suas mos no estiverem limpas, ou se tocar no ecr tctil com objectos afiados ou com as suas unhas, o ecr tctil poder no funcionar correctamente. O ecr tctil poder no funcionar correctamente quando em condies de muita humidade ou quando em contacto com gua. Reinicie o seu dispositivo para limpar quaisquer bugs temporrios do software. Certifique-se de que o software do seu dispositivo est actualizado com a ltima verso. Se o ecr tctil estiver riscado ou danificado, visite um Centro de Assistncia Samsung.

O dispositivo bloqueia ou tem erros fatais


Se o dispositivo deixar de responder ou se se desligar, poder ter de fechar todas as aplicaes ou retirar e voltar a colocar a bateria e ligar o dispositivo novamente para recuperar a funcionalidade. Se o seu dispositivo deixar de responder, prima, sem soltar, a tecla de ligar/ desligar durante 8 a 10 segundos para reiniciar. Se isso no resolver o problema, execute o comando Repor Definies. No Ecr de aplicaes, toque em Definies Contas Cpia de segurana e reposio Repor definies Repor dispositivo Apagar tudo. Antes de repor para os valores de fbrica, lembre-se que deve efectuar uma cpia de segurana todos os dados importantes armazenados no seu dispositivo. Se o problema continuar, contacte um Centro de Assistncia Samsung.

No possvel efectuar chamadas


Certifique-se de que acedeu rede mvel certa. Certifique-se de que no definiu o barramento de chamadas para o nmero de telefone que pretende marcar. Certifique-se de que no definiu o barramento de chamadas para o nmero de telefone da chamada a receber.

Os outros no conseguem ouvir a sua voz quando est numa chamada


Certifique-se de que no est a tapar o microfone integrado. Certifique-se de que o microfone est perto da sua boca. Se estiver a utilizar um auricular, certifique-se de que este est correctamente ligado.

106

Resoluo de problemas

O som faz eco durante a chamada


Ajuste o volume premindo a tecla de volume ou desloque-se para outro local.

A rede mvel ou a Internet, so desligadas ou a qualidade do udio m


Certifique-se de que no est a bloquear a antena interna do dispositivo. Se estiver situado em zonas com sinais fracos ou recepo fraca poder perder a ligao rede mvel. Podero haver problemas de ligao devido a problemas na antena da operadora. Desloque-se para outra rea e tente novamente. Quando utiliza o dispositivo enquanto se desloca, os servios de redes sem fios podem ser desactivados devido a problemas no servidor da operadora.

O cone da bateria est vazio


A bateria est fraca. Recarregue ou substitua a bateria.

A bateria no carrega correctamente (Para carregadores aprovados pela Samsung)


Certifique-se que o carregador est ligado correctamente. Se os terminais da bateria estiverem sujos, a bateria poder no carregar correctamente ou o dispositivo poder no ligar. Limpe ambos os contactos dourados e volte a tentar carregar a bateria. As baterias de alguns dispositivos no podem ser substitudas pelo utilizador. Para que a bateria seja substituda, visite um Centro de Assistncia Samsung.

A bateria descarrega mais rapidamente do que quando a comprei


Quando a bateria exposta a temperaturas muito baixas ou muito altas, a carga til poder ser reduzida. O consumo da bateria aumenta quando utiliza funcionalidades de mensagens ou algumas aplicaes, tais como jogos ou a Internet. A bateria um consumvel e ao longo do tempo a carga til ir diminuindo.

107

Resoluo de problemas

O dispositivo est quente ao toque


Quando utiliza aplicaes que requeiram mais energia ou quando utiliza aplicaes durante longos perodos de tempo, o seu dispositivo pode aquecer. normal que acontea e no dever afectar a vida til do seu dispositivo nem o seu desempenho.

Aparecem mensagens de erro ao iniciar a cmara


O seu dispositivo tem de ter memria suficiente disponvel e bateria para poder utilizar a aplicao de cmara. Se aparecerem mensagens de erro ao iniciar a cmara, tente o seguinte: Carregue a bateria ou substitua-a por uma bateria totalmente carregada. Liberte espao de memria, transferindo ficheiros para um computador ou eliminando ficheiros do dispositivo. Reinicie o dispositivo. Se ainda tiver problemas com a cmara aps seguir estas sugestes, contacte um Centro de Assistncia Samsung.

A qualidade da fotografia inferior da pr-visualizao


A qualidade das suas fotografias pode variar, dependendo do ambiente e das tcnicas de fotografia utilizadas. Se fotografar em locais escuros, noite, ou dentro de casa, pode ser criado rudo cromtico nas imagens ou estas podero ficar desfocadas.

Aparecem mensagens de erro ao abrir ficheiros de multimdia


Se receber mensagens de erro ou os ficheiros no forem reproduzidos, ao abri-los no seu dispositivo, tente o seguinte: Liberte espao de memria, transferindo ficheiros para um computador ou eliminando ficheiros do dispositivo. Certifique-se de que o ficheiro de msica no est protegido por direitos DRM (Digital Rights Management). Se o ficheiro estiver protegido por DRM, certifique-se de que possui a licena apropriada ou chave para reproduzir o ficheiro. Certifique-se de que o dispositivo suporta o tipo de ficheiro.

108

Resoluo de problemas
O seu dispositivo compatvel com fotografias e vdeos capturados por ele mesmo. As fotografias e vdeos capturados por outros dispositivos podem no funcionar correctamente. O seu dispositivo compatvel com ficheiros de multimdia que sejam autorizados pela sua operadora ou por fornecedores de servios adicionais. Algum contedo que circula na Internet, tais como tons de toque, vdeos ou imagens de fundo, podero no funcionar correctamente.

No consegue localizar outro dispositivo Bluetooth


Certifique-se de que a funcionalidade Bluetooth est activada no seu dispositivo. Certifique-se de que a funcionalidade Bluetooth est activada no dispositivo a que pretende ligar. Certifique-se de que o seu dispositivo e o outro dispositivo Bluetooth se encontram dentro da rea mxima de deteco Bluetooth (10 metros). Se as sugestes acima mencionadas no resolverem o problema, contacte um Centro de Assistncia Samsung.

No consegue estabelecer uma ligao quando o seu dispositivo est ligado a um computador
Certifique-se que o cabo USB que est a utilizar compatvel com o seu dispositivo. Certifique-se de que possui os controladores apropriados instalados e actualizados no seu computador. No caso de ser um utilizador do Windows XP, certifique-se de que tem instalado no seu computador o Windows XP Service Pack 3. Certifique-se de que tem instalado no seu computador o Samsung Kies ou Windows Media Player 10 ou superior.

O seu dispositivo no consegue encontrar a sua localizao actual


Os sinais de GPS podem estar obstrudos em alguns locais, tal como dentro de casa. Defina o dispositivo para utilizar o Wi-Fi ou a rede mvel para encontrar a sua localizao actual nestas condies.

109

Resoluo de problemas

Os dados guardados no seu dispositivo foram perdidos


Crie sempre cpias de segurana dos seus dados mais importantes guardados no dispositivo. De outro modo, no poder restaurar os dados se estiverem corrompidos ou se se perderem. A Samsung no se responsabiliza pela perda de dados armazenados no dispositivo.

Existe um pequeno orifcio em volta do exterior da caixa do dispositivo


Este orifcio necessrio durante o processo de fabricao e poder haver um ligeiro desgaste ou peas podero vibrar. Com o tempo, a frico entre as partes pode causar uma ligeira expanso deste orifcio.

110

Algum do contedo pode diferir, dependendo da regio, operadora ou verso do software, e est sujeito a alteraes sem aviso prvio.

www.samsung.com

Portuguese. 11/2013. Rev.1.0

Вам также может понравиться