Вы находитесь на странице: 1из 22

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof.

Biluka

1 INTRODUO PESQUISA OPERACIONAL

1.1 O Desenvolvimento da Pesquisa Operacional Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de cientistas foi convocado na Inglaterra para estudar problemas de estratgia e de ttica associados com a defesa do pas. O objetivo era decidir sobre a utili a!"o mais efica de recursos militares limitados. # convoca!"o deste grupo marcou a primeira atividade formal de pes$uisa operacional. Os resultados positivos conseguidos pela e$uipe de pes$uisa operacional inglesa motivaram os %stados &nidos a iniciarem atividades semel'antes. #pesar de ser creditada ( Inglaterra a origem da )es$uisa Operacional, sua propaga!"o deve*se principalmente ( e$uipe de cientistas liderada por George +. Dant ig, dos %stados &nidos, convocada durante a Segunda Guerra Mundial. #o resultado deste esfor!o de pes$uisa, concludo em ,-./, deu*se o nome de Mtodo Simplex. 0om o fim da guerra, a utili a!"o de tcnicas de pes$uisa operacional atraiu o interesse de diversas outras reas. # nature a dos problemas encontrados bastante abrangente e comple1a, e1igindo, portanto uma abordagem $ue permita recon'ecer os m2ltiplos aspectos envolvidos. &ma caracterstica importante da pes$uisa operacional e $ue facilita o processo de anlise e de decis"o a utili a!"o de modelos. %les permitem a e1perimenta!"o da solu!"o proposta. Isto significa $ue uma decis"o pode ser mais bem avaliada e testada antes de ser efetivamente implementada. # economia obtida e a e1peri3ncia ad$uirida pela e1perimenta!"o justificam a utili a!"o da )es$uisa Operacional. 0om o aumento da velocidade de processamento e $uantidade de mem4ria dos computadores atuais, 'ouve um grande progresso na )es$uisa Operacional. %ste progresso devido tambm ( larga utili a!"o de microcomputadores, $ue se tornaram unidades isoladas dentro de empresas. Isso fa com $ue os modelos desenvolvidos pelos profissionais de )es$uisa Operacional sejam mais rpidos e versteis, alm de serem tambm interativos, possibilitando a participa!"o do usurio ao longo do processo de clculo.

+ibliografia utili ada5 SI67#, %rmes Medeiros da, et al. Pesquisa Operacional. S"o )aulo5 #tlas, ,--8. 6#09:%;M#09%;, Gerson. Pesquisa Operacional na o!a"a "e "ecis#es. ;io de <aneiro5 0ampus, =>>=. 6IS+O#, %;I0O. Introdu!"o ( )es$uisa Operacional. Disponvel em 'ttp5??@@@.ericolisboa.eng.br

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


)es$uisa Operacional um mtodo cientifico de tomada de decisAes. %m lin'as gerais, consiste na descri!"o de um sistema organi ado com au1ilio de um modelo, e atravs da e1perimenta!"o com o modelo, na descoberta da mel'or maneira de operar o sistema.

1.2 Fases de um Estudo em P.O. &m estudo em )es$uisa Operacional costuma envolver seis fases5 Bormula!"o do problemaC 0onstru!"o do modelo do sistemaC 0alculo da solu!"o atravs do modeloC :este do modelo e da solu!"oC %stabelecimento de controles da solu!"oC Implanta!"o e acompan'amentoC $ue podem ser descritas como segue5

$or!ula%&o "o Pro'le!a D Eesta fase, o administrador do sistema e o responsvel pelo estudo em ).O. dever"o discutir, no sentido de colocar o problema de maneira clara e coerente, definindo os objetivos a alcan!ar e $uis os possveis camin'os alternativos para $ue isso ocorra. #lm disso, ser"o levantadas as limita!Aes tcnicas do sistema e as rela!Aes desse sistema com outros da empresa ou do ambiente e1terno, com a finalidade de criticar a validade de possveis solu!Aes em face destes obstculos. Dever ainda ser acordada uma medida de efici3ncia para o sistema $ue permita ao administrador ordenar as solu!Aes encontradas, concluindo o processo decis4rio.

Cons ru%&o "o (o"elo "o Sis e!a D Os modelos $ue interessam em ).O. s"o modelos matemticos, isto , modelos formados por um conjunto de e$ua!Aes e ine$ua!Aes. &m modelo uma representa!"o de um sistema real, $ue pode j e1istir ou ser um projeto aguardando e1ecu!"o. Eo primeiro caso, o modelo pretende reprodu ir o funcionamento do

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc *=*

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


sistema, de modo a aumentar sua produtividade. Eo segundo caso, o modelo utili ado para definir a estrutura ideal do sistema. # confiabilidade da solu!"o obtida atravs do modelo depende da valida!"o do modelo na representa!"o do sistema real. # valida!"o do modelo a confirma!"o de $ue ele realmente representa o sistema real. # diferen!a entre a solu!"o real e a solu!"o proposta pelo modelo depende diretamente da precis"o do modelo em descrever o comportamento original do sistema. &m problema simples pode ser representado por modelos tambm simples e de fcil solu!"o. < problemas mais comple1os re$uerem modelos mais elaborados, cuja solu!"o pode vir a ser bastante complicada. %m um modelo matemtico, s"o includos tr3s conjuntos principais de elementos5 Variveis de deciso e parmetros5 variveis de decis"o s"o as inc4gnitas a serem determinadas pela solu!"o do modelo. )arHmetros s"o valores fi1os no problemaC Restri es5 de modo a levar em conta as limita!Aes fsicas do sistema, o modelo deve incluir restri!Aes $ue limitam as variveis de decis"o a seus valores possveis Iou viveisJC Funo o!"etivo5 uma fun!"o matemtica $ue define a $ualidade da solu!"o em fun!"o das variveis de decis"o. )ara mel'or ilustrar ao conjuntos acima, considere o seguinte e1emplo5 K&ma empresa de comida canina produ dois tipos de ra!Aes5 :obi e ;e1. )ara a manufatura das ra!Aes s"o utili ados cereais e carne. Sabe*se $ue5 a ra!"o :obi utili a 8 Lg de cereais e , Lg de carne, e a ra!"o ;e1 utili a . Lg de carne e = Lg de cereaisC o pacote de ra!"o :obi custa ;M => e o pacote de ra!"o ;e1 custa M N>C o Lg de carne custa ;M . e o Lg de cereais custa ;M ,C est"o disponveis por m3s ,> >>> Lg de carne e N> >>> Lg de cereais. Deseja*se saber $ual a $uantidade de cada ra!"o a produ ir de modo a ma1imi ar o lucro. O Eeste problema as variveis de decis"o s"o as $uantidades de ra!"o de cada tipo a serem produ idas. Os par)!e ros *orneci"os s"o os pre!os unitrios de compra e venda, alm das $uantidades de carne e cereais utili adas em cada tipo de ra!"o. #s res ri%#es s"o os limites de carne e cereais e a *un%&o o'+e i,o uma fun!"o matemtica $ue determine o lucro em fun!"o das variveis de decis"o e $ue deve ser ma1imi ada.

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc *N*

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


C-lculo "a solu%&o a ra,.s "o !o"elo D P feito atravs de tcnicas matemticas especficas. # constru!"o do modelo deve levar em considera!"o a disponibilidade de uma tcnica para o clculo da solu!"o. # formula!"o do modelo depende diretamente do sistema a ser representado. # fun!"o objetivo e as fun!Aes de restri!Aes podem ser lineares ou n"o* lineares. #s variveis de decis"o podem ser contnuas ou discretas Ipor e1emplo, inteirasJ e os parHmetros podem ser determinsticos ou probabilsticos. O resultado dessa diversidade de representa!Aes de sistemas o desenvolvimento de diversas tcnicas de otimi a!"o, de modo a resolver cada tipo de modelo e1istente. %stas tcnicas incluem, principalmente5 programa!"o linear, programa!"o inteira, programa!"o dinHmica, programa!"o estocstica e programa!"o n"o* linear. Programao linear utili ada para analisar modelos onde as restri!Aes e a fun!"o objetivo s"o linearesC programao inteira se aplica a modelos $ue possuem variveis inteiras Iou discretasJC programao dinmica utili ada em modelos onde o problema completo pode ser decomposto em subproblemas menoresC programao estocstica aplicada a uma classe especial de modelos onde os parHmetros s"o descritos por fun!Aes de probabilidadeC finalmente, programao no-linear utili ada em modelos contendo fun!Aes n"o*lineares. &ma caracterstica presente em $uase todas as tcnicas de programa!"o matemtica $ue a solu!"o 4tima do problema n"o pode ser obtida em um 2nico passo, devendo ser obtida iterativamente. P escol'ida uma solu!"o inicial I$ue geralmente n"o a solu!"o 4timaJ. &m algoritmo especificado para determinar, a partir desta, uma nova solu!"o, $ue geralmente superior ( anterior. %ste passo repetido at $ue a solu!"o 4tima seja alcan!ada Isupondo $ue ela e1isteJ.

Tes e "o !o"elo e "a solu%&o D %sse teste reali ado com dados empricos do sistema. Se 'ouver dados 'ist4ricos, eles ser"o aplicados no modelo, gerando um desempen'o $ue pode ser comparado ao desempen'o observado no sistema. Se o desvio verificado n"o for aceitvel, a reformula!"o ou mesmo o abandono do modelo ser inevitvel. 0aso n"o 'aja dados 'ist4ricos, os dados empricos ser"o anotados com o sistema funcionando sem interfer3ncia, at $ue o teste possa ser reali ado.

Es a'eleci!en o "e con roles "a solu%&o D # constru!"o e e1perimenta!"o com o modelo identificam parHmetros fundamentais para solu!"o do problema. Qual$uer mudan!a nesses

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc *.*

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


parHmetros dever ser controlada para garantir a validade da solu!"o adotada. 0aso alguns desses parHmetros sofram desvio alm do permitido, o clculo de nova solu!"o ou mesmo a reformula!"o do modelo poder ser necessria.

I!ple!en a%&o e aco!pan/a!en o D Eesta fase, a solu!"o ser apresentada ao administrador, evitando*se o uso da linguagem tcnica do modelo. O uso da linguagem do sistema em estudo facilita a compreens"o e gera boa vontade para a implanta!"o $ue est sendo sugerida. %ssa implanta!"o deve ser acompan'ada para se observar o comportamento do sistema com a solu!"o adotada. #lgum ajuste pode ser re$uerido.

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc *8*

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


0 Pro1ra!a%&o Linear 2.1 #odelo em Pro$ramao %inear &ma das tcnicas mais utili adas na abordagem de problemas em )es$uisa Operacional a programa!"o linear. # simplicidade do modelo envolvido e a disponibilidade de uma tcnica de solu!"o programvel em computador facilitam sua aplica!"o. #s aplica!Aes mais con'ecidas s"o feitas em sistema estruturados, como os de produ!"o, finan!as, controles de esto$ues etc. O problema geral de programa!"o linear utili ado para otimi ar Ima1imi ar ou minimi arJ uma fun!"o linear de variveis, c'amada de Rfun!"o objetivoR, sujeita a uma srie de e$ua!Aes ou ine$ua!Aes lineares, c'amadas restri!Aes. # formula!"o do problema a ser resolvido por programa!"o linear segue alguns passos bsicos. deve ser definido o objetivo bsico do problema, ou seja, a otimi a!"o a ser alcan!ada. )or e1emplo, ma1imi a!"o de lucros, ou de desempen'os, ou de bem*estar socialC minimi a!"o de custos, de perdas, de tempo. :al objetivo ser representado por uma fun!"o objetivo, a ser ma1imi ada ou minimi adaC para $ue esta fun!"o objetivo seja matematicamente especificada, devem ser definidas as variveis de decis"o envolvidas. )or e1emplo, n2mero de m$uinas, a rea a ser e1plorada, as classes de investimento ( disposi!"o etc. Eormalmente, assume*se $ue todas estas variveis possam assumir somente valores positivosC estas variveis normalmente est"o sujeitas a uma srie de restri!Aes, normalmente representadas por ine$ua!Aes. )or e1emplo, $uantidade de e$uipamento disponvel, taman'o da rea a ser e1plorada, capacidade de um reservat4rio, e1ig3ncias nutricionais para determinada dieta etc. :odas essas e1pressAes, entretanto, devem estar de acordo com a 'ip4tese principal da programa!"o linear, ou seja, todas as rela!Aes entre as variveis devem ser lineares. Isto implica proporcionalidade das $uantidades envolvidas. %sta caracterstica de linearidade pode ser interessante no tocante ( simplifica!"o da estrutura matemtica envolvida, mas prejudicial na representa!"o de fenSmenos n"o lineares Ipor e1emplo, fun!Aes de custo tipicamente $uadrticasJ. &m problema de programa!"o linear est em sua forma padr"o se tiver na fun!"o objetivo uma Ma1imi a!"o e se todas as restri!Aes forem do tipo menor ou igual, bem como os termos constantes e variveis de decis"o n"o*negativos. # fim de facilitar nossa e1plica!"o, algum tipo de padroni a!"o de terminologia deve ser introdu ido. %ntende*se por5

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc *T*

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


Solu%&o $ual$uer especifica!"o de valores para variveis de decis"o, independente de se tratar de uma escol'a desejvel ou permissvel. Solu%&o 2i-,el Solu%&o 3 i!a uma solu!"o em $ue todas as restri!Aes s"o satisfeitas. uma solu!"o vivel $ue tem o valor mais favorveis da fun!"o*objetivo, isto , ma1imi a ou minimi a a fun!"o*objetivo em toda a regi"o vivel, podendo ser 2nica ou n"o. :odo problema de )rograma!"o 6inear parte de algumas 'ip4teses $ue s"o assumidas $uando tentamos resolv3*los5 Proporcionali"a"e O valor da fun!"o*objetivo diretamente proporcional ao nvel de atividade de cada varivel de decis"o. A"i i,i"a"e 0onsidera as atividades Ivariveis de decis"oJ do modelo como entidades totalmente independentes, n&o permitindo $ue 'aja in er"epen"4ncia entre as mesmas, isto , n"o permitindo a e1ist3ncia de termos cru ados, tanto na fun!"o*objetivo como nas restri!Aes. Di,isi'ili"a"e #ssume $ue todas as unidades de atividade possam ser divididas em $ual$uer nvel fracional, isto , $ual$uer varivel de decis"o pode assuimir $ual$uer valor fracionrio. Cer e5a #ssume $ue todos os parHmetros do modelo s"o constantes con'ecidas. %m problemas reais, a certe a $uase nunca satisfeita, provocando a necessidade de anlise de sensibilidade dos resultados.

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc */*

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


O problema geral de programa!"o linear pode ser definido por Ma1imi ar Iou minimi arJ (a6i!i5ar 7ou !ini!i5ar8
Z = c, x,+ c= x = + cN x N + ....... +cn x n Bun!"o Objetivo a,, x, + a,= x= + ... + a,n xn b, Iou , ou =J

Sujeito a

a=, x, + a== x= + ... + a= n xn b= Iou , ou =J ... am, x, + am = x= + ... + amn xn bm Iou , ou =J x, , x= , xn >

;estri!Aes tcnicas

;estri!Aes de n"o negatividade

#s variveis controladas ou variveis de decisAes s"o x, , x = , x n . # fun!"o objetivo ou fun!"o de efici3ncia mede o desempen'o do sistema, podendo ser a capacidade de gerar lucro ou a capacidade de minimi ar perdas. #s restri!Aes garantem $ue essas solu!Aes est"o de acordo com as limita!Aes tcnicas impostas pelo sistema, ' tambm as restri!Aes de n"o negatividade das variveis de decis"o, o $ue dever acontecer sempre $ue a tcnica de abordagem for a de programa!"o linear. # constru!"o do modelo matemtico, no caso um modelo linear, parte mais complicada de nosso estudo. E"o ' regra fi1a para esse trabal'o, mas podemos sugerir um roteiro $ue ajuda a ordenar o raciocnio. Ro eiro aJ Quais as variveis de decis"oU

#$ui o trabal'o consiste em e1plicitar as decisAes $ue devem ser tomadas e representar as possveis decisAes atravs de variveis c'amadas de variveis de decis"o. Se o problema de programa!"o de produ!"o, as variveis de decis"o s"o as $uantidades a produ ir no perodoC se for um problema de programa!"o de investimento, as variveis v"o representar as decisAes de investimento, isto , $uanto investir em cada oportunidade de investimento, e em $ue perodo. Eas descri!Aes sumrias de sistemas, isso fica claro lemos a $uest"o proposta, isto , a pergunta do problema. bJ Qual o objetivoU

#$ui devemos identificar o objetivo da tomada de decis"o. %les aparecem geralmente na forma de ma1imi a!"o de lucros ou receitas, minimi a!"o de custos, perdas etc. # fun!"o objetivo a e1press"o $ue calcula o valor do objetivo Ilucro, custo, receita, perda etc.J, em fun!"o das variveis de decis"o.

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc *G*

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


cJ Quais as restri!AesU

0ada restri!"o imposta na descri!"o do sistema deve ser e1pressa com uma rela!"o linear Iigualdade ou desigualdadeJ, montadas com as variveis de decis"o. E6e!plo 0 D 0erta empresa fabrica dois produtos ), e )=. O lucro unitrio do produto ), de ,>>> unidades monetrias e o lucro unitrio de )= de ,G>> unidades monetrias. # empresa precisa de => 'oras para fabricar uma unidade de ), e de N> 'oras para fabricar uma unidade de )=. O tempo anual de produ!"o disponvel para isso de ,=>> 'oras. # demanda esperada para cada produto de .> unidades anuais para ), e N> unidades anuais de )=. Qual o plano de produ!"o para $ue a empresa ma1imi e seus lucro nesses itensU 0onstrua o modelo de programa!"o linear para esse caso. a8 Quais as ,ari-,eis "e "ecis&o9

O $ue deve ser decidido o plano de produ!"o, isto , $uais as $uantidades anuais $ue devem ser produ idas de ), e )=. )ortanto, as variveis de decis"o ser"o x, e x= .

x, $uantidade anual a produ ir de ),.

x= $uantidade anual a produ ir de )=.


'8 Qual o o'+e i,o9

O objetivo ma1imi ar o lucro, $ue pode ser calculado5 6ucro devido a ),5 ,>>> . x, Ilucro por unidade de ), 1 $uantidade produ ida de ),J 6ucro devido a )=5 ,G>> . x= Ilucro por unidade de )= 1 $uantidade produ ida de )=J 6ucro total5 L =,>>> x, +,G>> x = Objetivo5 ma1imi ar L =,>>> x, +,G>> x = c8 Quais as res ri%#es9

#s restri!Aes impostas pelo sistema s"o5 * Disponibilidade de 'oras para a produ!"o5 ,=>> 'oras. 'oras ocupadas com ),5 => x, Iuso por unidade 1 $uantidade produ idaJ 'oras ocupadas com )=5 N> x = Iuso por unidade 1 $uantidade produ idaJ :otal em 'oras ocupadas na produ!"o5 => x, + N> x= Disponibilidade5 ,=>> 'oras ;estri!"o descritiva da situa!"o5 => x, + N> x= ,=>>

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc *-*

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


* Disponibilidade de mercado para os produtos IdemandaJ Disponibilidade para ),5 .> unidades Quantidade a produ ir de ),5 x, ;estri!"o descritiva da situa!"o5 x, .> Disponibilidade para )=5 N> unidades Quantidade a produ ir de )=5 x = ;estri!"o descritiva da situa!"o5 x= N> ;esumo do modelo5 ma1 L =,>>> x, +,G>> x =
=> x, + N> x= ,=>>
;estri!"o das 'oras ;estri!"o de demanda ;estri!"o de n"o*negatividade

Sujeito a

x, .> x = N>

x, , x = >

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * ,> *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


%1emplo = D 7amos reescrever o e1emplo utili ado na se!"o ,.=5 K&ma empresa de comida canina produ dois tipos de ra!Aes5 :obi e ;e1. )ara a manufatura das ra!Aes s"o utili ados cereais e carne. Sabe*se $ueO5 a ra!"o :obi utili a 8 Lg de cereais e , Lg de carne, e a ra!"o ;e1 utili a . Lg de carne e = Lg de cereaisC o pacote de ra!"o :obi custa ;M => e o pacote de ra!"o ;e1 custa M N>C o Lg de carne custa ;M . e o Lg de cereais custa ;M ,C est"o disponveis por m3s ,> >>> Lg de carne e N> >>> Lg de cereais. Deseja*se saber $ual a $uantidade de cada ra!"o a produ ir de modo a ma1imi ar o lucro. O Eosso modelo deseja ma1imi ar o lucro IVJ a partir da $uantidade de ra!"o :obi I x,J e de ra!"o ;e1Ix=J. # :abela abai1o apresenta o clculo do lucro unitrio de cada ra!"o. 0usto de carne 0usto de cereais 0usto total )re!o 6ucro ;a!"o :obi , Lg 1 ;M . W ;M . 8 Lg 1 ;M , W ;M 8 ;M ;M => ;M ,, ma1imi ar Z =,,x, +,= x = Sujeito a
,x, + . x = ,>>> 8 x, + = x = N>>>>
;estri!"o de carne ;estri!"o de cereais ;estri!"o de n"o*negatividade

;a!"o ;e1 . Lg 1 ;M . W ;M ,T = Lg 1 ;M , W ;M = ;M ,G ;M N> ;M ,=

x, , x = >

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * ,, *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


%1erccios ,J &ma marcenaria deseja estabelecer uma programa!"o diria de produ!"o. #tualmente, a oficina fa apenas dois produtos5 mesa e armrio, ambos de um s4 modelo. )ara efeito de simplifica!"o, vamos considerar $ue a marcenaria tem limita!Aes em somente dois recursos5 madeira e m"o*de*obra, cujas disponibilidades dirias s"o mostradas na tabela a seguir. Recurso Madeira M"o*de*obra Disponi'ili"a"e ,=m= G 9.'

O processo de produ!"o tal $ue, para fa er uma mesa a fbrica gasta = m = de madeira e = 9.' de m"o*de*obra. )ara fa er um armrio, a fbrica gasta N m = de madeira e , 9.' de m"o de obra. #lm disso, o fabricante sabe $ue cada mesa d uma margem de contribui!"o para o lucro de M . e cada armrio de M ,. O problema encontrar o programa de produ!"o $ue ma1imi a a margem de contribui!"o total para o lucro.

=J &ma pe$uena metal2rgica deseja ma1imi ar sua receita com a venda de dois tipos de finas fitas de a!o $ue se diferenciam em $ualidade no acabamento de corte. #s fitas s"o produ idas a partir do corte de bobinas de grande largura. %1istem duas m$uina em opera!"o. &ma das m$uinas mais antiga e permite o corte dirio de .>>> m de fita. # outra, mais nova, corta T>>> m. # venda das c'apas no mercado varia com a $ualidade de cada uma. Bitas produ idas na m$uina antiga permitem um lucro de N u.m. por mil metros de produ!"o. Bitas cortadas na m$uina moderna produ em um lucro de 8 u.m. por mil metros de produ!"o. 0ada mil metro de fita cortada na m$uina antiga consome N 'omens X 'ora de m"o*de*obra. Ea m$uina moderna s"o gastos apenas = 'omens X 'ora. Diariamente s"o disponveis ,G 'omens X 'ora para opera!"o de ambas as m$uinas. Determinar a produ!"o $ue otimi a o lucro da metal2rgica.

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * ,= *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


NJ &m fabricante de m4veis fornece os seguintes produtos5 mesas, armrios e cadeiras. # fabrica!"o de cada tipo de produto re$uer c'apas de mogno e dois tipos de m"o de obra, uma para acabamento e outra para carpintaria. # $uantidade de recursos para cada tipo de produto dada na tabela abai1o. Recurso Mogno 9oras Ar!-rio G m= de . (esa T m= = Ca"eira , m= ,,8 Disponi'ili"a"e N> m= ,>

acabamento 9oras de carpintaria = ,,8 >,8 ,> Sendo $ue cada mesa, armrio e cadeira d"o um lucro de N, . e 8 u.m. Bormular o modelo matemtico para ma1imi ar seu lucro semanal.

.J Giapetto fabrica dois tipos de brin$uedos de madeira5 soldados e trens. &m soldado vendido por =/ u.m. e usa ,> u.m de matria prima. 0ada soldado $ue fabricado tem um custo adicional de ,. u.m. relativo a m"o de obra. &m trem vendido por =, u.m. e gasta - u.m. de matria prima. O custo de m"o de obra adicional para cada trem de ,> u.m.. # fabrica!"o destes brin$uedos re$uer dois tipos de m"o de obra5 carpintaria e acabamento. &m soldado necessita de = 'oras para acabamento e , de carpintaria. &m trem necessita de , 'ora para acabamento e , 'ora de carpintaria. 0ada semana, Giapetto pode obter $ual$uer $uantidade de matria prima, mas tem a disposi!"o at ,>> 'oras de acabamento e G> de carpintaria. # demanda por trens ilimitada, mas a venda de soldados de no m1imo .> por semana. Giapetto $ue ma1imi ar seu lucro dirio Ireceitas*custosJ. Bormular o modelo matemtico $ue poder ser usado por Giapetto para ma1imi ar seu lucro semanal.

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * ,N *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


2.2 &'cnica de (oluo para #odelos de Pro$ramao %inear com Duas Variveis de Deciso ) #'todo *r+ico. %ssa tcnica consiste em representar num sistema de ei1os ortogonais o conjunto das possveis solu!Aes do problema, isto , o conjunto de pontos I x , , x = J $ue obedecem ao grupo de restri!Aes impostas pelo sistema em estudo. O desempen'o do modelo avaliado atravs da representa!"o grfica da fun!"o objetivo. #S solu!Aes s"o classificadas de acordo com sua posi!"o no grfico.

0:0:1 ;r-*ico "o Con+un o "e Solu%#es

# representa!"o grfica de uma e$ua!"o linear com duas variveis uma reta. # representa!"o grfica de uma ine$ua!"o linear com duas variveis um dos semiplanos definidos pela reta correspondente ( e$ua!"o. %1emplo ,5 ;epresentar graficamente a ine$ua!"o5 ,x, + = x = ,> a. 0onstruir a reta correspondente ( e$ua!"o5 ,x, + = x = = ,> Iacompan'e no grficoJ )recisamos de dois pontos5 Ba endo x, = > teremos = x = = ,> x = = 8 Ba endo x = = > teremos x, = ,> b. :estar a ine$ua!"o5 ,x, + = x = ,> :omamos um ponto $ual$uer de uma das regiAes limitadas pela reta, por e1emplo o ponto I

x, = ,> , x = = 8 J.
Substituindo na ine$ua!"o5

,> + =.8 ,> ou => ,> , o $ue verdadeiro, portanto a regi"o das solu!Aes da ine$ua!"o
a$uela $ue contem o ponto testado.

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * ,. *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka 1= ;egi"o de solu!Aes

I,>,8J

,>
%1erccio. ;epresentar graficamente a solu!"o do sistema5
x, + N x = ,= = x, + x = ,T x, > x= >

1,

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * ,8 *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


0:0:1 A,alia%&o "o O'+e i,o #valiar o desempen'o da fun!"o objetivo5 Ma1imi ar 6 W = x, + 8 x = , na regi"o de solu!Aes do grfico abai1o5

1=

>

1,

Soluo5 %scol'emos um valor arbitrrio para 6, por e1emplo, o valor ,>. # e$ua!"o5 ,> = = x, + 8 x = fornece o conjunto de pontos I x , , x = J $ue d"o para 6 o valor ,>. 7amos representar esses pontos5

= x, + 8 x = = ,>
Ba endo x, = > teremos 8 x = = ,> x = = = Ba endo x = = > teremos = x, = ,> x, = 8 %scol'emos um segundo valor para 6, por e1emplo, o valor ,8, ent"o5 = x, + 8 x = = ,> Ba endo x, = > teremos 8 x = = ,8 x = = N Ba endo x = = > teremos = x, = ,8 x, = /,8

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * ,T *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


Graficamente, teremos5

1=

6 W m1imo

>

8 6 W ,>

/,8

G 6 W ,8

1,

7erificamos do grfico $ue5 ,. Y medida $ue atribumos valores a 6, obtemos retas paralelas. =. Y medida $ue o valor de 6 aumenta, a reta se afasta da origem do sistema de ei1os. )odemos concluir $ue pelo ponto ) do grfico teremos a paralela de maior valor $ue ainda apresenta um ponto na regi"o de solu!Aes. )ortanto, o ponto ) a solu!"o $ue ma1imi a 6 na regi"o de solu!Aes dadas. 0omo ) W I>,TJ e 6 W = x, + 8 x = , substituindo x, = > e x = = T teremos5 6 W =.> Z 8.T ou 6 m1imo W N>.

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * ,/ *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


%1erccio. ;esolver o problema de programa!"o linear5 Minimi ar ma1imi ar Z = = x , +N x =
x, + x = 8

Sujeito a

8 x, + x = ,> x, G

x, , x= >

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * ,G *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


O (<TODO SI(PLE= . O Mtodo Simple1 camin'a pelos vrtices da regi"o vivel at encontrar uma solu!"o $ue n"o possua solu!Aes vi in'as mel'ores $ue ela. %sta a solu!"o 4tima. # solu!"o 4tima pode n"o e1istir em dois casos5 $uando n"o ' nen'uma solu!"o vivel para o problema, devido a restri!Aes incompatveisC ou $uando n"o ' m1imo Iou mnimoJ, isto , uma ou mais variveis podem tender a infinito e as restri!Aes continuarem sendo satisfeitas, o $ue fornece um valor sem limites para a fun!"o objetivo. %sse mtodo formado por um grupo de critrios para escol'a de solu!Aes bsicas $ue mel'orem o desempen'o do modelo, e tambm de um teste otimalidade. )ara isso, o problema deve apresentar uma solu!"o bsica inicial. #s solu!Aes bsicas subse$[entes s"o calculadas com a troca de variveis bsicas por n"o bsica, gerando novas solu!Aes. Os critrios para escol'a de vetores e conse$[entemente das variveis $ue entram e saem para a forma!"o da nova base constituem o centro do simple1. Supon'amos inicialmente $ue o modelo apresente a solu!"o bsica inicial. Os modelos com restri!Aes tipo e com termos da direita n"o negativos t3m uma solu!"o bsica formada pelas variveis de folga.

%1emplo5 Eo modelo5 ma1imi ar Z = N x, +8 x =


= x, + . x= ,>

sujeito a 5

T x, + x= => x, x= N>

x, , x= >

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * ,- *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


#crescenta*se as folgas, determina*se a solu!"o bsica inicial.
= x, + . x= + xF, = ,> T x, + x= + xF= = => x, x= + xFN = N>
x, , x= , xF, , xF= , xFN > )odemos visuali ar uma solu!"o formada pelas variveis de folga. Solu!"o bsica inicial5 x, = >, x= = >, xF, =,>, xF= = =>, xFN = N>

Descri!"o do Mtodo para Ma1imi a!"o ,\ )arte5 :este de otimalidade para a solu!"o. 0onsiste em avaliar o efeito da permuta de uma varivel bsica por outro n"o bsica, com a conse$[ente forma!"o de nova solu!"o. Se a entrada de uma varivel n"o bsica puder mel'orar o desempen'o do sistema, a solu!"o testa n"o 4tima. %ssa avalia!"o possvel $uando a fun!"o objetivo est escrita somente em termos das variveis n"o bsicas. 7oltando ao e1emplo, fun!"o objetivo est escrita na forma5 ma1imi ar Z = N x, +8 x = e obtivemos, fa endo x, = > , x= = > , uma solu!"o bsica inicial formada pelas variveis de folga xF, =,>, xF= = =>, xFN = N> . Eo caso, as variveis bsicas s"o xF, , xF= , xFN e as n"o bsicas x, , x= . )ortanto, a fun!"o objetivo est escrita com as variveis n"o bsicas. %1aminando a fun!"o objetivo e a solu!"o inicial x, = >, x= = >, z = > com

Z = N x, +8 x = , temos5
Se x, entra na base com valor ,, o valor de V passa de Z = > para Z = N , aumentando N unidades, e1atamente o valor do coeficiente de x, . Se x= entra na base com valor ,, o valor de V passa de Z = > para Z = 8 , aumentando 8 unidades, e1atamente o valor do coeficiente de x= .

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * => *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


)or outro lado, se o coeficiente de x, ou x= fosse negativo, a entrada dessa varivel diminuiria o valor de V, de acordo com seu coeficiente. )ode*se concluir $ue en$uanto a fun!"o objetivo apresentar variveis n"o bsicas com coeficientes positivos, ela poder ser aumentada, n"o sendo portanto a solu!"o 4tima. 7amos reescrever, agora, a fun!"o objetivo com todas as variveis a es$uerda5

Z = N x, +8 x = Z N x, 8 x= = >
Os coeficientes positivos ( direita s"o negativos ( es$uerda, portanto, coeficiente negativos ( es$uerda indicam $ue o valor de V pode ser aumentado com a entrada da varivel na base, e na propor!"o de seu coeficiente. %scrito dessa forma, a solu!"o testada s4 ser 4tima $uando as variveis n"o bsicas apresentarem somente coeficientes positivos. =\ )arte5 0lculo da nova solu!"o bsica aJ 2ari-,el que en ra na 'ase5 entra na base a varivel com coeficiente negativo de maior valor absoluto. # idia mel'orar rapidamente o valor de V. %1aminando a fun!"o objetivo do e1emplo5

Z = N x, +8 x = ouZ N x, 8 x = > entra a varivel x= , pois cada unidade a mais


em x= aumenta V em 8 unidades. bJ 2ari-,el que sai5 sai a varivel $ue primeiro se anula com a entrada da varivel escol'ida no item anterior, no caso x= , $ue entra com maior valor possvel. %la pode ser descoberta dividindo*se os termos da direita das restri!Aes pelos coeficientes positivos da varivel $ue entra. O menor valor indica $ue a varivel bsica dessa lin'a a $ue primeiro se anula e sair da base.
= x, + . x= + xF, = ,> T x, + ,x= + xF= = => ,x, ,x= + xFN = N>
,> ? . = =,8 Sai => ? , = => N> ?I,J = N>

# 2ltima divis"o IN>?I*,JJn"o pode ser considerada, pois Dara valor negativo para a varivel na pr41ima base, o $ue n"o possvel. )ortanto, sai a varivel da primeira lin'a, no caso

xF ,.
cJ Ele!en o Pi,>5 # coluna da varivel $ue entra e a lin'a da varivel $ue sai identificam um elemento comum c'amado pivS.

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * =, *

Sistemas de Informao - Pesquisa Operacional 7o Perodo Prof. Biluka


dJ Calculan"o a no,a solu%&o5 d,. 7amos organi ar a fun!"o objetivo e restri!Aes numa tabela com colunas formadas pelos coeficientes de cada varivel e outra dos termos independentes.

?var?@@@?apps?conversion?tmp?scratc'F.?==>G-..-=.doc * == *

Вам также может понравиться