Вы находитесь на странице: 1из 10

FUNDAO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PR-REITORIA DE GRADUAO CURSO DE SERVIO SOCIAL EAD

Projeto de Interveno Implantao de ludoteca

Equipe Desenvolvimento Social em Ao Cleidilma dos Santos Leo Gisela de Souza Cavalcanti Nomia Barreto Santos

Salvador Bahia 2012

Equipe Desenvolvimento Social em Ao Cleidilma dos Santos Leo Gisela de Souza Cavalcanti Nomia Barreto Santos

Projeto de Interveno Implantao de ludoteca

Projeto de Interveno, requisito da disciplina Estgio Supervisionado II, para concluso do curso de Servio Social da Fundao Universidade do Tocantins UNITINS/EaD, sob a coordenao da Assistente Social Ana Paula Bastos Alves, CRESS-BA 4863 Supervisora acadmica.

Salvador Bahia

2012

Sumrio

1.

APRESENTAO .............................................................................................. 4

2.

JUSTIFICATIVA ................................................................................................ 4

3.

OBJETIVOS ........................................................................................................ 6

4.

PBLICO ALVO ................................................................................................. 6

5.

METAS A ATINGIR ............................................................................................ 6

6.

METODOLOGIA ................................................................................................. 7

7.

RECURSOS ........................................................................................................ 7

8.

PARCEIROS OU INSTITUIES APOIADORAS ....................................... 8

9.

AVALIAO ....................................................................................................... 9

10.

CRONOGRAMA DE EXECUO ................................................................... 9

11.

REFERNCIAS: ............................................................................................... 10

1.

APRESENTAO
Este Projeto de Interveno um requisito da disciplina Estgio

Supervisionado II e resultou das observaes feitas durante o perodo de estgio a respeito das atividades cotidianas do Lar da Criana, Instituio filantrpica no governamental, com parceria pblico/privada. A Instituio localiza-se na Rua Arthur DAlmeida Conto, n 25, Salvador, Bahia e tem como objetivo o abrigamento e apoio socioeducativo em meio aberto e orientao familiar a crianas e adolescentes de 0 a 17 anos, que sejam rfs, estejam em situao de risco social ou que sejam vtimas de maus tratos, violncia domstica ou abusos, prestando servios de defesa de direitos, ateno sade, educao, lazer, apoio psicolgico, capacitao profissional, entre outros. O objetivo deste Projeto elaborar e desenvolver um plano de implantao de uma ludoteca, cuja finalidade a de utilizar a ludicidade como instrumento para o reforo escolar e/ou a educao infantil nos anos iniciais. Alm disso, procurou-se mostrar a importncia da criao de um espao exclusivamente dedicado brincadeira na melhoria da autoestima dos abrigados, j que se encontram em situao de grande vulnerabilidade social e psicolgica. O projeto foi desenvolvido pelas alunas estagirias Nomia, Gisela e Cleidilma, do curso de Servio Social da Fundao Universidade do Tocantins UNITINS, Centro Acadmico de Nazar Salvador (BA).

2.

JUSTIFICATIVA
As crianas foram reconhecidas como sujeitos de direitos pelo advento

da promulgao da Constituio de 1988. Como possuem a condio peculiar de ser humano em desenvolvimento, foi ainda instituda para elas a doutrina da proteo integral expressa em cinco grandes dimenses de direitos: Vida e sade; liberdade respeito e dignidade; convivncia familiar e

comunitria; educao cultura esporte e lazer; profissionalizao e proteo no trabalho. A Constituio de 1988, em seu art. 227 nos traz que:
Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

J a Declarao Universal dos Direitos da Criana (ONU 20/11/1959), assinada e ratificada pelo Brasil, diz que:
A criana deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e s atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educao; a sociedade e os poderes pblicos devem esforar-se por favorecer o gozo deste direito. (Declarao Universal dos Direitos da Criana, 1959).

Mesmo que seja um direito assegurado por lei e tendo em vista que a brincadeira uma necessidade bsica da criana, alm de ser uma experincia enriquecedora, percebe-se que nem sempre se tem dado a devida importncia ao direito de brincar. No lar da Criana, devido especificidade do pblico atendido e exiguidade dos recursos financeiros, a ludoteca algo que, apesar de estar nos planos da direo, sempre deixada para depois, razo pela qual a equipe de estagirias resolveu buscar recursos humanos e materiais para a sua implantao, fazendo disso o tema para o seu Projeto de Interveno. A ludoteca, por ser um espao dedicado especificamente ludicidade, contribui para o desenvolvimento integral da criana/jovem, estabelecendo o equilbrio entre o real e o imaginrio. Nesse espao, a criana consegue maior satisfao com as tarefas escolares alm de contribuir para o equilbrio afetivo. A oportunidade de usufruir dos benefcios do brincar; d, ainda, a criana a possibilidade de se relacionar, de partilhar e contribuir com prazer para algo que tambm lhe d prazer, isto , brincar pelo prazer de brincar, para alm de proporcionar a abertura ao meio envolvente.

Diante de tudo que foi exposto, avaliou-se que a implantao da ludoteca seria um diferencial no cotidiano da Instituio, razo pela qual esse projeto foi concebido.

3.
3.1.

OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL Contribuir com a melhoria na qualidade de vida das crianas abrigadas

no Lar da Criana, assim como facilitar o trabalho dos educadores que prestam servio Instituio, ao proporcionar um ambiente adequado ao

desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social das crianas.

3.2. OBJETIVOS ESPECFICOS


Organizar uma estrutura fsica onde as crianas possam brincar sem cobranas, sem sentir que esto perdendo tempo ou sem interferir no andamento de outras atividades da Instituio; Estimular, atravs do espao especfico e da ludicidade, os sentimentos

de cooperativismo e de competitividade, alm do desenvolvimento integral (intelectual, emocional e social). Sensibilizar as crianas abrigadas no Lar para a sustentabilidade, ao

utilizar material reciclvel para confeccionar jogos e brinquedos para a ludoteca, com o auxlio das crianas.

4.

PBLICO ALVO
O pblico que ser beneficiado com o presente projeto ser composto

pelas 25 crianas abrigadas no Lar da Criana, alm dos educadores e cuidadores que l prestam servios.

5.

METAS A ATINGIR
Estima-se conseguir voluntrios para atuar nas atividades de

planejamento e implantao da ludoteca, alm de brinquedos e recursos materiais. Ao final, a ludoteca dever estar implantada, equipada e em pleno funcionamento..

6.

METODOLOGIA
Como parmetro para este trabalho, utilizou-se a reviso bibliogrfica,

especialmente a teoria de autores que se dedicaram a estudar o papel da ludicidade como ferramenta pedaggica e de elevao da autoestima e da autoconfiana de crianas em situao de risco social, entre os quais Piaget, cujos estudos apresentaram grande contribuio para a compreenso do papel do brinquedo/brincar no desenvolvimento da criana. Para esse autor, a criana conhece o mundo atravs do relacionamento que estabelece com pessoas e objetos, sendo que deste mundo fazem parte o brinquedo e os jogos, ambos assumindo diferentes modalidades e contribuindo de diferentes formas para o desenvolvimento do pensamento infantil. Tambm foi utilizada como fonte de inspirao a pesquisa sempre atual de Paulo Freire, que defendia a utilizao de atividades que tivessem significado na vida das crianas, a fim de se conseguir uma aprendizagem de sucesso voltada para a valorizao e respeito da individualidade. Ainda sobre o assunto, WINNICOTT (1975, p 32) aponta que:
A criana brinca para buscar prazer, para controlar ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integrao da personalidade, por fim para comunicar-se com as pessoas.

Por fim, foi tomado como base de pesquisa e anlise o Referencial Curricular Nacional Para Educao Infantil, que prev:
A interveno intencional baseada na observao das brincadeiras das crianas oferecendo-lhe material adequado, assim como espao estruturado para brincar permite o enriquecimento das competncias imaginativas, criativas e organizacional. (1998 V1, p.29).

O jogo, a brincadeira e a diverso fazem parte do maravilhoso mundo infantil e sempre esto presentes nas atividades nas quais as crianas esto envolvidas, sempre permeadas pela ludicidade.

7. RECURSOS 7.1. HUMANOS

Especificao Presidente do Lar Arquiteto Arte-educador Assistente Social Estagirios Carpinteiro Artes

Quantidade 01 01 01 01 03 01 01

Custo Sem nus Sem nus Sem nus Sem nus Sem nus Sem nus Sem nus

Obs. Todos os profissionais que no fazem parte do quadro funcional da Instituio prestaram servio de forma voluntria. Foram eles: Samanta Santana Costa; Mariana Queiroz; Dirce Meire Neves Novais, e Jos Luiz Mendes dos Santos.

7.2. MATERIAIS
Material permanente: Mesas, cadeiras, computadores, telefone, impressora, scanner, TV, pendrive. Material de consumo: Papel, xerox, tinta para impressora, caneta, lpis, borracha, cartolina, madeira, reciclveis (garrafas pet, jornais, revistas, etc) Custo total estimado: R$ 600,00. Obs. O material de consumo foi conseguido atravs de doao de comerciantes e prestadores de servio da prpria comunidade de atuao da Instituio e de pessoas ligadas aos estagirios signatrios desse projeto (familiares, colegas, amigos, etc.). Alm da reutilizao de materiais j existentes na Instituio (por exemplo, madeira para confeco de estantes).

8. PARCEIROS OU INSTITUIES APOIADORAS


Para a realizao desse projeto, contou-se com a inestimvel colaborao dos seguintes profissionais, que se prontificaram a prestar servios sem remunerao, a ttulo de voluntariado: Samanta Santana Costa, arquiteta, que elaborou o projeto para a

implantao da ludoteca em espao j existente na Instituio;

Mariana

Santos

de

Queiroz,

arte-educadora,

que

auxiliou

na

organizao do espao, assim como na escolha e arrumao dos brinquedos e do mobilirio, de acordo com as normas tcnicas especficas; Dirce Meire Neves Novais, artes, que auxiliou na confeco de

brinquedos, jogos e mobilirios com material reciclvel; Jos Luiz Mendes dos Santos, carpinteiro, que colaborou com a

confeco e montagem do mobilirio.

9. AVALIAO
Para avaliar o andamento dos trabalhos, a presidente da Instituio formou uma equipe multidisciplinar que se encarregou de acompanhar todas as etapas, desde o projeto at a implantao propriamente dita. Essa equipe era composta de educadores, assistente social, psiclogo e mdico que j prestam servios Instituio. Esse acompanhamento mostrou-se necessrio porque esses profissionais possuem conhecimento tcnico sobre o assunto, j que o pblico que utilizaria o espao composto de crianas, o que requer um acompanhamento especial. Faz-se tambm uma auto-avaliao bastante positiva, j que, mesmo com recursos escassos, conseguiu-se fazer um trabalho interessante, que contribuiu com a Instituio que to generosamente abriu suas portas para a realizao de estgio em suas dependncias. Plantou-se uma semente que poder frutificar, na medida em que o espao puder ser ampliado.

10.

CRONOGRAMA DE EXECUO
Out Nov Ms Dez Jan

Atividade Reunies com a equipe de coordenao da Instituio Detalhamento do projeto e dos recursos humanos necessrios Busca de parceiros Elaborao do projeto X X X X X

10

Implantao da ludoteca Avaliao dos resultados

X X

11.

REFERNCIAS:

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal: Centro Grfico, 1988. 292 p. ______. Secretaria de Educao Fundamental Parmetros Curriculares Nacionais./ Secretaria de Educao Fundamental Braslia: MEC/SEF, 1997. ______. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria da Educao Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil/ Braslia: MEC/SEF, 1998. ______, Cdigo de tica Profissional do Assistente Social, CFESS, Braslia, 1993. ______, Lei 8069 (Estatuto da Criana e do Adolescente), de 13/07/1990. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em 06/11/2012. Acesso em 18/12/2012.l CZAPSKI, Alessandra Ruta Santos, DORJ, Denise Sodr, SOUZA, Itacyra Evangelista C de. Orientaes sobre Estgio Supervisionado: Servio Social Campos Tradicionais. Palmas (TO), 2012 UNICEF, Declarao Universal dos Direitos da Criana. Disponvel em http://198.106.103.111/cmdca/downloads/Declaracao_dos_Direitos_da_Crianca .pdf. Acesso em 08/12/2012. WINNICOTT, D. W. A Criana e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. __________. O Brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Вам также может понравиться