Вы находитесь на странице: 1из 16

proposta

Os adolescentes que bebem demais enfrentam uma srie de riscos, que variam de ferimentos acidentais a morte por envenenamento alcolico. Se as pesquisas iniciais a esse respeito forem confirmadas, os cientistas talvez possam acrescentar mais um perigo a essa lista, em breve: danos cerebrais. Estudos preliminares indicam que beber de maneira excessiva regularmente pode danificar os crebros adolescentes e dos jovens adultos, ainda em estgio de desenvolvimento, e talvez destruir as clulas cerebrais que ajudam a governar o aprendizado e a memria.
Em (http://www.alcoolismo.com.br/jovens.html)

proposta

tema Baseando-se no texto anterior e em suas opinies, produza um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:

tema

O alcoolismo na juventude

Alcoolismo na Juventude

O lcool uma das drogas mais comuns e de uso legalizado, alm de incentivado, divulgado e banalizado por propagandas de jornais, revistas e televiso.
Os jovens esto comeando a beber cada vez mais cedo: 51,2% das crianas entre 10 e 12 anos j experimentaram bebidas alcolicas. ** O lcool a porta de entrada para as outras drogas.

Pais e responsabilidade

contar com a sorte


"Eu enchi a cara na juventude e Do ponto de no me tornei alcolatra" vista pessoal, essas reaes devem ser "Eu apanhei muito de meus pais na vistas como a infncia e nem por isso tenho fala de traumas ou os odeio sobreviventes, de pessoas que desafiaram o "Bati muito racha a 100 quilmetros perigo e saram por hora nas madrugadas e estou vivas, intactas, aqui vivo e forte alm de ter me para contar a tornado um motorista muito histria. responsvel". Do ponto de vista da cincia, os sobreviventes so apenas a prova de que o perigo real e de que no vale a pena fechar os olhos a que os filhos corram os mesmos riscos.

A boa sorte, infelizmente, no hereditria.

Estragos no organismo

Consequncias fsicas Crebro


Reduo do volume do hipocampo, dificuldades de raciocnio e concentrao. Perda considervel de memria

Ossos
Diminuio da densidade ssea, principalmente nos ossos do sexo masculino.

Fgado
Alm das leses do fgado que leva o paciente lentamente morte, podem ocorrer gastrites, lceras e pancreatite aguda (quadro clnico grave).

Sistema endcrino
Baixa: os nveis de estrognio (meninas); nveis de testosterona (meninos);

as taxas de crescimento de ambos os sexos.

Principais consequncias (danos cerebrais)


O lcool pode causar danos ao hipocampo, cujo desenvolvimento mais acentuado ocorre a partir do fim da adolescncia.

Testes em cobaias mostraram que o lcool deixa mais lentos os neurnios envolvidos na formao de novas memrias, o que pode ser a explicao para lapsos em jovens humanos.

Principais consequncias (danos cerebrais)

Adolescentes de 15 a 16 anos que se embebedam pelo menos 100 vezes na vida possuem um desempenho pior em testes de memria do que seus equivalentes sbrios. Alm disso, apresentavam hipocampo menor que o dos que no bebiam.

Principais consequncias (danos cerebrais)


O nvel de atividade cerebral (memria e ateno) verificados com uso de ressonncia magntica funcional (que mede a alterao dos nveis de oxignio no crebro) menor em adolescentes com histrico de bebedeiras.

Principais consequncias (dependncia)

Dos adultos que comearam a beber antes dos 14 anos, 47% se tornaram dependentes; entre os que iniciaram o consumo a partir dos 21 anos, o porcentual de dependncia foi de 9%.

Exposio a riscos mais srios e imediatos, envolvendo terceiros. casos de violncia sexual
bastante comum verificar-se nos casos de violncia sexual, quando o autor dessas agresses usurio de bebida alcolica.
No a bebida alcolica que determina esse tipo de atitude, mas potencializa uma prdeterminao a esse tipo de conduta.

Quando a vtima ingere bebida alcolica A ingesto de lcool faz com que ela no tenha como exercer seu livre arbtrio, tornando-se vtima na relao.
Dra. Mrcia Bucelli Salgado Delegada de Polcia, Dirigente do Setor Tcnico de Apoio s Delegacias de Polcia de Defesa da Mulher do Estado de So Paulo

Exposio a riscos mais srios e imediatos, envolvendo terceiros. violncia


52% dos homicdios ocorridos nas grandes metrpoles acontecem nos bares ou em decorrncia deles, sempre por motivos fteis e pela ingesto de bebidas alcolicas. Os bares esto em terceiro lugar no ranking dos locais onde mais ocorrem crimes.
Dados da Polcia Militar/SP ano 2006

Exposio a riscos mais srios e imediatos, envolvendo terceiros. Sexo sem preservativo
"At hoje no sei dizer se transei sem camisinha porque a gente no tinha uma na hora ou se foi porque eu estava to bbado que nem lembrei que isso existia."

lcool no sangue

lcool e direo

O que afetado

Capacidade de fazer uma escolha, como qual pista se vai pegar numa bifurcao

Tempo de reao a situaes como quando o sinal fecha

Capacidade de o motorista se manter estvel na pista, ateno, coordenao dos movimentos, compreenso e movimento dos olhos

Concentrao, controle da velocidade, capacidade de dirigir em sua faixa de rolamento e troca de marcha, entre outras.

Exposio a riscos mais srios e imediatos, envolvendo terceiros. envolvimento em acidentes de trnsito

reportagem

depoimento

Os vdeos utilizados podero ser encontrados nos links do material de apoio. A combinao perigosa de lcool e direo matou cinco jovens, em um acidente, num bairro de classe mdia alta da zona sul do Rio de Janeiro. O grupo havia sado de uma festa na boate Sky Lounge, por volta das 5h30 e, pouco mais de dois quilmetros depois, o estudante Ivan Rocha Guida, de 19 anos, perdeu o controle do veculo, que bateu no canteiro central, capotou e se chocou contra uma rvore. O Honda Civic ficou completamente destrudo.

MATERIAL DE APOIO
Estatsticas http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcoolismo#Estat.C3.ADsticas_.07UNIQ39e3764518b49cc9-nowiki0000000F-QINU1.07UNIQ39e3764518b49cc9-nowiki-00000010-QINU Efeitos fisiolgicos http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcoolismo#Efeitos_fisiol.C3.B3gicos_do_alcoolismo Tratamentos http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcoolismo#Tratamentos

http://www.youtube.com/watch?v=iXrwVb5Hkt8 http://www.youtube.com/watch?v=r3CQ8D9hb0c

Вам также может понравиться