Вы находитесь на странице: 1из 4

Aspectos

Introduo Astrologia
ver tambm: movimento retrgrado

As relaes angulares entre os planetas num horscopo, medidas como ngulos dentro do crculo eclptico, so chamados de "aspectos". Normalmente so includos os ngulos com o ascendente e o MC. Somente algumas relaes angulares so consideradas como aspectos, e estas diz-se terem qualidades intrnsecas diz-se que so "harmnicas", "dinmicas" ou "neutras". Estas relaes influenciam a forma como os planetas se comportam entre si. Tambm existe uma certa qualidade de "representar", o que significa que um certo aspecto diz-se comportar ou estar operacional dentro de uns certos graus para alm ou aqum do ponto exacto. Esta margem de "representao" definida pelas rbitas. (ver abaixo)

Aqui esto alguns dos aspectos maiores:

Conjuno - 0
A conjuno tende a ser um aspecto harmonioso. A sua qualidade depende grandemente dos planetas envolvidos, bem como da proximidade do aspecto. Por exemplo, uma conjuno entre o Sol e Mercrio, normalmente vista como harmoniosa. Se, por outro lado, a distncia entre eles menor do que apenas alguns graus, o Mercrio diz-se estar "a ser queimado" ou "em combusto", com resultados a condizer. Em geral, a conjuno mostra uma relao imediata que actua de qualquer forma.

Oposio - 180
Apesar da oposio ser vista normalmente como "desarmoniosa" ou dinmica, tem muitas vezes um efeito bastante motivador e energizante. Aqui tambm, a qualidade do aspecto depende dos planetas envolvidos, e o que cada um faz dele. De um modo geral, uma oposio entre dois planetas cria uma tenso entre eles, que normalmente tem resultados positivos.

Quadratura - 90
A quadratura considerada como um aspecto desarmonioso. Os planetas envolvidos parecem estar "bloqueados". Os problemas resultantes de uma quadratura so recorrentes como uma moeda viciada. A dificuldade est em conciliar duas foras que se querem mover em direces completamente opostas. Normalmente isto toma a forma de desejos e necessidades que so mutuamente opostas.

Trgono - 120
O trgono um aspecto harmonioso. Os planetas envolvidos trabalham juntos de uma forma complementar, enriquecendo-se um ao outro. Os trgonos mostram onde esto os seus talentos naturais. Se depois fazemos uso deles ou no, depende s de ns.

Sextil - 60
O sextil tende a ser um aspecto harmonioso, dependendo claro dos planetas envolvidos.

Aspectos menores
Para alm dos aspectos maiores mencionados acima, tambm existe um nmero de aspectos menores. A maior parte destes so subdivises dos aspectos maiores. Os aspectos menores contribuem com profundidade e detalhe no quadro geral. As rbitas permitidas para os aspectos menores so muito mais pequenas do que as usadas para os aspectos maiores. (ver tabela abaixo) . Os aspectos menores mais comuns so:

Semiquadratura - 45, desarmoniso

Sesquiquadratura - 135, desarmoniso

Semisextil - 30, neutro

Quincncio ou Inconjuno - 150, neutro

Quintil - 72, harmonioso

Biquintil - 144, harmonioso

rbitas
rbitas para desenho do mapa Astrodienst tipo 2.A

As rbitas para desenho do mapa tipo 2.AT, 2.GW ou 2.GR. Estas rbitas so usadas por Liz Greene, e usadas no nosso servidor web como valores por defeito.

Вам также может понравиться