Вы находитесь на странице: 1из 4

SEMINRIO TEOLGICO CRISTO EVANGLICO DO BRASIL

ANTNIO CLUDIO DE OLIVEIRA DA SILVA

ANLISE DE I PEDRO 1: 22-25

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Teologia do SETECEB Seminrio Teolgico Cristo Evanglico do Brasil, para a disciplina: Anlise do Novo Testamento - I Pedro Orientador: Prof. Luiz Csar Alunos: Antnio Cludio de Oliveira da Silva

INTRODUO: Sofrimentos e problemas ns sempre enfrentaremos enquanto vivermos neste mundo, porm o Apstolo Pedro nos exorta a que olhemos para o alto, para a eternidade, onde a nossa vida est guardada em Deus. Mesmo diante de tantos desafios e constantes lutas para mantermos nossa f inabalvel, precisamos mostrar ao mundo as evidencias do novo homem que em ns habita e da nossa obedincia quele que nos resgatou das trevas e nos transportou para o firme, eterno e inabalvel mundo da Luz. Tendo com evidencia maior da nossa obedincia a Cristo o amor verdadeiro e ardente pelo prximo. Reconhecendo nossa limitao e falibilidade, damos a Deus glria por nos tornar herdeiros e participantes de Seu eterno Reino. Tendo purificado as vossas almas, pela vossa obedincia verdade,, Para o Apstolo Pedro, todo aquele que tem uma vida de devoo a Deus traduzida em obedincia Sua verdade por meio da f genuna e sincera, desfrutar da transformao e purificao de sua alma. A obedincia aponta para uma atitude de humildade, reconhecendo a soberania e autoridade Cristo; evidencia um esprito de submisso daqueles que confiaram suas almas ao Cordeiro de Deus, Santo e sem defeito. Em Joo 17:17, Jesus faz a seguinte orao: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra a verdade. Esse versculo nos d a ideia clara de que a Palavra de Deus a Verdade necessria para a purificao da nossa vida interior. A obedincia Palavra de Deus nos purificar e nos tornar participantes da santidade do prprio Deus. Podemos ainda citar Joo 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a Verdade e a vida; ningum vem ao Pai, seno por mim. Aqui o prprio Senhor Jesus que se apresenta como sendo a Verdade que deve ser obedecida e seguida. Uma vida de obedincia a Cristo certamente nos garante a total purificao da nossa alma, pelo Seu precioso e santo sangue. Tendo em vista o amor fraternal no fingido, amai-vos de corao uns aos outros, ardentemente. O amor fraternal verdadeiro exige de ns renncia; requer doao abnegada. Um corao egocntrico jamais se abrir para uma entrega em benefcio de outrem, mas apenas um corao purificado e lavado pelo sangue de Cristo poder entender o que uma entrega sacrificial em nome do amor fraternal. Somente um corao curado pelo perdo e o amor de Deus poder abrigar e nutrir um ardente e profundo amor pelo prximo. Mais uma vez, como sempre deve ser, Jesus Cristo o nosso maior exemplo de amor, como vemos em Joo 15:12, 13 O meu mandamento este:

Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ningum tem maior amor do que este, de dar algum a sua vida pelos seus amigos. . Jesus foi, e sempre ser nosso maior referencial e exemplo de vida e f. Ao entregar a sua vida ali na cruz, Jesus Cristo nos d a suprema prova do seu amor para conosco. Ele derramou Seu precioso e inocente sangue para salvar pecadores condenados morte eterna. Sem dvidas desse amor que o Apstolo Pedro est falando. este desafio que Pedro lana aos seus leitores, entreguem-se at morte uns pelos outros como Cristo o fez. Pois fostes regenerados, no de semente corruptvel, mas da incorruptvel, mediante a palavra de Deus, a qual vive e permanente. Para Pedro, uma vez que o homem nasce de novo, e regenerado pelo Esprito Santo e a Palavra, este recebe uma nova identidade, ele herda a promessa da imortalidade e passa a viver para sempre com Eterno o Pai que nos adotou. Fomos gerados novamente, agora no por aquilo que perecvel, passageiro e que se desgasta e desaparece como a palha lanada ao fogo, mas pelo poder da Palavra de Deus que eterna e viva. O homem espiritual foi em ns vivificado pela f no sacrifcio do Filho de Deus. Hoje por meio de Jesus Cristo ressuscitado dentre os mortos temos a redeno e a vida eterna. Fomos refeitos, agora no mais como criaturas e sim como filhos amados de Deus para reinarmos para sempre em glria com o nosso Senhor e Salvador. Por que: Toda a carne como a erva, e toda a sua glria como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta a palavra que vos foi evangelizada. Ao citar a passagem do profeta Isaas 40: 6-8, Pedro lembra aos crentes que tudo nessa vida passageiro; bens materiais, realizaes, os desejos, as paixes e tudo aquilo que provem da vaidade do corao humano, um dia passar e desaparecer. E a exortao para que cada crente direcione seu olhar e esperana para a Palavra de Deus que viva e permanece para todo sempre. No podemos perder de vista o quanto somos falhos e dependentes de Deus, que por ns mesmos no temos condies de sustentar a nossa prpria existncia, e por isso somos comparados a plantas e flores que tem uma vida curta e limitada, que perece com rapidez. Contrastando com essa realidade a Palavra de Deus eterna e infalvel, digna de toda a nossa confiana. Jesus disse em Mateus 24: 35; Passar o cu e a terra, mas as minhas palavras jamais passaro. Aqui o prprio Senhor Jesus que testifica a inerrncia e infalibilidade de sua Palavra. Nela podemos depositar nossa

confiana e f, podemos lanar sobre Ela todas as nossas preocupaes e ansiedades. No temos porque temer o futuro, pois ele est guardado em Deus que nos deu Sua palavra que fiel e verdadeira agora e at a consumao dos sculos. Amm.

CONCLUSO:

Ao instituir a Sua Igreja na Terra, o Senhor Jesus chama os crentes para viverem uma nova realidade de vida, uma nova esperana, a esperana da glria do Unignito do Pai. O agora transformado Pedro enfatiza para os seus leitores a nova identidade e a nova natureza recebida de Cristo Jesus. Essa identidade se evidencia na obedincia verdade contida na Palavra de Deus o no amor no fingido vivido na prtica do dia-a-dia, assim como Cristo se entregou l no Calvrio por ns devemos ter o mesmo desprendimento para com nossos irmos na f. Cada crente, cada salvo que experimentou a regenerao e a purificao da sua alma pela Palavra de Deus, agora faz parte do novo povo que Deus instituiu para Si. Cada um de ns que viveu o novo nascimento na pessoa de Jesus Cristo ressuscitado tem parte no Reino dos Cus e deve voltar seus olhos para a eternidade com Deus.

Вам также может понравиться