Вы находитесь на странице: 1из 55

DATA CENTERS

DE ALTA DISPONIBILIDADE

Solues End-to-End

02 06 10 14 22

CONHEA A ACECO TI TI x FALHAS O QUE FAZ A ACECO TI GESTO NICA SOLUO GLOBAL END-TO-END
24 Consultoria 26 Projeto/Design 30 Implantao 42 Sala-Cofre 56 Comissionamento 58 Certicao 62 Moving 66 Monitoramento e Automao 68 Manuteno

72 76 78

OS MELHORES RESULTADOS DEPOIMENTOS DE CLIENTES CASES

CONHEA A ACECO TI

Solues completas para Data Centers de alta disponibilidade.


A Aceco TI oferece solues completas para todo o ciclo de vida dos Data Centers: projeto, construo e manuteno, com certicaes nacionais e internacionais e a experincia de quem j implantou mais de 700 Data Centers na Amrica Latina, entregando um novo a cada quatro dias.

Lder em infraestrutura para Data Centers na Amrica Latina.


H mais de 40 anos no mercado, a Aceco TI conta com mais de 850 prossionais especializados em projetar, construir e manter Data Centers de diversos portes. A empresa evoluiu junto com a TI, e possui em seu portflio ambientes projetados e construdos para empresas pblicas e privadas no Brasil e na Amrica Latina.

Um pouco de histria

A Aceco TI foi fundada em 1972, como uma empresa de Acessrios e Equipamentos para Computadores, quando a informatizao engatinhava no mundo e tambm no Brasil. poca, os caros e pouco potentes computadores utilizavam cartes perfurados. A Aceco TI comeou fabricando mveis especialmente desenhados para acomodar esses novos equipamentos e armrios especiais para armazenar esses cartes perfurados. Surgiram as tas magnticas tape seal e sua necessidade de espao, segurana e organizao. Ento a Aceco TI criou os arquivos deslizantes, para o melhor armazenamento dessas tas. A dependncia dos chamados Centros de Processamento de Dados, os CPDs, comeou a crescer e o risco de perder as informaes neles contidas comeou a car inaceitvel. Surgiu a parceria com a Lampertz, para a fabricao de cofres para mdias e em seguida para a construo das Salas-Cofre, com tecnologia prpria e exclusiva, para proteger os Data Centers contra riscos fsicos s informaes, como fogo, poeira, gua, acesso indevido e roubo, entre outros riscos. A tecnologia, agora chamada de TI, passou a ser fundamental para a continuidade da prestao de servios pblicos e privados e para a continuidade dos negcios das empresas. Alm da segurana fsica, era preciso climatizar o ambiente, pois os equipamentos liberavam (e ainda liberam) muito calor, e desenvolver redundncias nos sistemas de distribuio para no haver interrupo de energia. Alm disso, muitas empresas tambm comearam a ter necessidade de construir edifcios prprios e dedicados para a sua TI, os chamados edifcios de misso crtica. Para atender a essas novas demandas, a Aceco TI, que sempre teve seu foco na necessidade do cliente, cresceu junto com o desenvolvimento da tecnologia no Brasil e no mundo e se transformou na principal empresa de engenharia para projetar, construir e manter Data Centers de alta conabilidade em toda a Amrica Latina.

TI x FALHAS

Existem situaes em que nada pode falhar.


As empresas dependem cada vez mais de seus Data Centers. So eles que controlam quase tudo nas diversas reas operacionais e por eles transitam os dados que possibilitam a continuidade dos negcios e da prestao de servios. Com a evoluo tecnolgica, o Data Center, a cada dia, se torna mais complexo, exigindo solues integradas e conveis de infraestrutura para garantir a continuidade das operaes. Isto porque, em algumas situaes, a falha cobra um preo alto. Em se tratando de Data Centers, uma falha pode gerar paralisia dos servios, grandes prejuzos ou at custar a sobrevivncia de uma empresa. O custo de se fazer um investimento em segurana e alta disponibilidade certamente menor que o prejuzo decorrente de uma falha grave, causada por ameaa fsica ou problemas relacionados infraestrutura.
Na hora que voc tem o Ongoing, voc tem um trabalho preventivo muito forte. Ao acontecer um problema, posso ir direto Aceco TI, que tem experincia para resolv-lo.

CIO, BR Distribuidora

Nelson Cardoso

Riscos de falhas
Um Data Center est exposto a riscos que podem ser referentes infraestrutura ou causados por ameaas fsicas.

Riscos de infraestrutura
As falhas de infraestrutura podem ser relacionadas a problemas eltricos, de climatizao ou conectividade.

Riscos fsicos
As ameaas fsicas abrangem desde incndios de grandes propores at um simples vazamento de gua no Data Center. Calor, fumaa e gases corrosivos devem ser evitados, pois danicam hardware e dados.

ENERGIA

FOGO

ARROMBAMENTOS

CLIMATIZAO

FUMAA

ROUBO

CONECTIVIDADE

GASES CORROSIVOS

IMPACTO

JATOS DGUA

EXPLOSO

VAZAMENTOS

POEIRA

CAMPOS MAGNTICOS

ARMAS DE FOGO

10

11

O QUE FAZ A ACECO TI

Vrias solues para diferentes necessidades.


O trabalho da Aceco TI projetar e construir Data Centers de alta conabilidade e segurana, protegidos contra riscos fsicos ou falhas de infraestrutura. A Aceco TI planeja, constri e d manuteno em Data Centers, para que no haja interrupo nos servios prestados pelos seus clientes. A empresa conta com expertise e mo de obra prpria para construir qualquer porte de Data Center mdio, grande ou mega. Todos os projetos tm como premissa bsica a modularidade. So ambientes seguros, com nvel de redundncia Tier II, III ou IV, idealizados para evoluir de acordo com a necessidade de cada cliente.

Eu classico o servio da Aceco TI como de excelncia.

Superintendente de TI, Copasa

Heloisa Helena Moraes

12

13

Tipos de Data Centers

Edifcios de misso crtica


Edifcios exclusivos, dedicados inteiramente para o Data Center e outros ambientes de TI. So projetados para abrigar equipamentos de TI, telecomunicaes, dados, voz e imagem, e prover os nveis de segurana e redundncia necessrios para garantir a alta disponibilidade das operaes.

Edifcios multidisciplinares
Ambientes construdos em edifcios compartilhados com outros departamentos ou mesmo outras empresas, onde os riscos de incidentes so muito maiores. Estes Data Centers demandam solues de segurana fsica comprovadamente ecientes, que garantam a proteo de dados e a disponibilidade, riscos da vizinhana, com a utilizao de Salas-Cofre.

Data Centers Modulares Pr-Fabricados


Construdos outdoor, diferente dos containers tradicionais, estes Data Centers tm a vantagem de no se limitarem a tamanhos-padro: podem ser construdos para a necessidade de TI dos clientes e ampliados quando necessrio.

Retrots
Data Centers em reas que passam por refreshes tecnolgicos, com o Data Center em funcionamento, e que no admitam downtimes.

Ativas - MG

TSE - DF

Pado - PR

FNDE - DF

14

15

GESTO NICA

Processos crticos e complexos.


O processo de construo de uma aeronave muito semelhante ao de um Data Center. Ambos envolvem vrios fornecedores que tm que ser integrados conforme as melhores prticas, normas, certicaes e acreditaes, pois necessitam de total segurana, conabilidade e redundncias, uma vez que no podem falhar.

Ns escolhemos a Aceco TI pela larga experincia que a empresa tem na implementao e manuteno de Data Centers em todo o territrio brasileiro. Outra razo foi o excelente nvel de competncia e qualicao de todos os seus prossionais.
Henrique Rubem Adamczyk

Diretor de Desenvolvimento e Transformao Organizacional, O Boticrio

16

17

Gesto nica:
Um nico responsvel pelo projeto.
Montagem de um avio:
Um nico responsvel.
Fornecedor 6

Gesto fracionada:
Prazos e custos estimados.
CLIMA ELTRICA

PROJETO

Fornecedor 7 Fornecedor 1 Fornecedor 8 Fornecedor 2 Fornecedor 9

CIVIL

EQUIPAMENTOS

AUTOMAO

Fornecedor 10 Fornecedor 3 Fornecedor 4 Fornecedor 5 Fornecedor 11

Construo de um Data Center: Um nico responsvel.


Chillers Bombas Tanque de Termoacumulao

Geradores Sala-Cofre Transformadores Salas de UPS Salas de UPS Deteco de combate a incndio

Algumas empresas acreditam que iro economizar, ao contratar por sua prpria conta dezenas de fornecedores de produtos e servios que envolvem o projeto e construo deste ambiente. Mas esses fornecedores tm estratgias, interesses e procedimentos diferentes e muitas vezes conitantes entre si. Normalmente isso gera reas cinzentas entre as fronteiras de responsabilidades, o que acaba culminando em aditivos de preos e prazos aos contratos originais.

Centro de Comando e Controle Sala de Crise POP 2 POP 1 Climatizao de preciso Climatizao de preciso Climatizao de preciso

PROJETO

Gesto nica:
Prazos e custos conhecidos.
CLIMA

ELTRICA

CIVIL

EQUIPAMENTOS

AUTOMAO

Imagine uma companhia area que queira economizar e construir sua aeronave por conta prpria, contratando diretamente fornecedores de diversas partes do mundo, integrando e montando todos os componentes. Esta uma situao improvvel para o universo da aviao, no qual segurana e ecincia econmica esto acima de tudo. Por isso recorrem a uma s empresa especializada que se responsabilize por todo o gerenciamento de uma complexa e diversicada cadeia de fornecedores. O mesmo acontece com um Data Center.

A Aceco TI evita que isso acontea, por meio de um processo exclusivo e certicado de gesto unicada e integrada do Data Center. Na gesto fracionada, prazos e custos so apenas estimados. Com o sistema de gesto nica, prazos e custos so inteiramente conhecidos, e a Aceco TI totalmente responsvel por tudo o que acontece na implantao do Data Center.

18

19

Metodologia nica:
Com equipes prprias e redundantes.

Produtos, processos e pessoas certicados: certeza de qualidade.

- A Aceco TI possui equipes prprias e redundantes para a obra do Data Center. Utiliza essas equipes tambm para suprir alguma eventual decincia de algum fornecedor, sem impactos de preo ou prazo para a construo e integrao. - As equipes prprias e todos os fornecedores se enquadram na metodologia da Aceco TI.

A certicao e a acreditao por instituies reconhecidas a garantia de que o Data Center entregue ter a qualidade que as empresas procuram e precisam. A Aceco TI possui certicaes em metodologia, produtos, processos e pessoas. A sua metodologia de trabalho certicada pelo PMI Project Management Institute, e seguida por todos os fornecedores com quem trabalha. certicada ainda com a ISO 9001 de qualidade para projeto, construo e manuteno de Data Centers e Salas-Cofre. As suas Salas-Cofre so certicadas pela ABNT, pelo ECB-S e acreditadas pelo INMETRO e pelo DAkkS. Os processos de projeto e construo dos Data Centers podem ter sua disponibilidade certicada pelo Uptime Institute (Tier II, III ou IV) e TV Rheinland (TR2, TR3 e TR4), sua equipe de Engenharia certicada ATD Accredited Tier Designer e seus especialistas ATS Accredited Tier Specialist pelo Uptime Institute. A Aceco TI tem em seus quadros prossionais certicados pelo LEED e pelos fabricantes de conectividade de redes. A Aceco TI trabalha com equipes redundantes. Se houver problema com algum time, fornecedor ou alguma especialidade, a empresa dispe de outras equipes prprias prontas para assumir e suprir a necessidade de mo de obra, mantendo o cronograma e oramento da obra.

- O cliente acompanha todas as etapas, de forma transparente, por meio de documentaes, reportes e reunies estruturadas. - Todos os projetos so trabalhados em estreita parceria com os clientes. A Aceco TI atua em conjunto com as reas de Tecnologia da Informao, Engenharia, Infraestrutura e Compras das empresas para chegar ao resultado pretendido. - A Aceco TI compartilha com seus clientes o conhecimento acumulado em mais de 40 anos de atuao.

equipes prprias redundantes

servios

Pessoas:

Salas-Cofre:

METODOLOGIA

ISO 9001
End-to-end na Amrica Latina

Metodologia de trabalho:

Projeto e Obra:

Produtos

ISO 9001
End-to-end na Amrica Latina

equipes prprias redundantes

20

21

Documentao completa.

Parcerias por todo ciclo de vida do Data Center.

Os clientes da Aceco TI recebem todos os manuais e certicados necessrios para documentar e informar sobre o andamento da obra, em todas as fases de construo e entrega do Data Center.

A Aceco TI construiu parcerias com os principais fornecedores de infraestrutura para Data Centers, nacionais e internacionais e trabalha com estes parceiros de forma independente e imparcial. No h exclusividade com o fornecedor e ele indicado de acordo com a necessidade de projeto e custo para cada caso. Em relao aos fornecedores, o modelo de gesto nica traz os seguintes benefcios: - Prazos reduzidos: relacionamento prximo com fornecedores, programao de compras integradas, formao de estoques. - Know-how tcnico: reduz os riscos de aplicao incorreta das diferentes tecnologias da infraestrutura. - Preos competitivos.

- Certicado de conformidade - Manual de gerenciamento de projetos - Plano de gesto, metodologia, desenvolvimento e controle de projeto - Caderno de padronizao de obras - Verses impressas e digitais

OPE RA

Relaes de longo prazo.

O
PARCERIA DE LONGO PRAZO

AS S
A SORI ES

IM

PL

A N TA

O objetivo da Aceco TI estabelecer uma parceria de longo prazo com seus clientes por todo o ciclo de vida de um Data Center, que pode chegar a 15 anos. Desde a assessoria para determinar o que e como fazer, chegando manuteno do ambiente e, tempos depois, denindo melhorias ou ampliaes a serem realizadas.

22

23

SOLUO GLOBAL END-TO-END


o

ten u n a

cons u

ltor

ia

oj pr
et

o/

om

des

aut

ign

Os servios da Aceco TI abrangem todas as disciplinas para implantao de um Data Center. Desta forma, os clientes encontram em um nico fornecedor todas as solues para projetar e construir o Data Center mais adequado s suas necessidades.

ifi

ca

o
comiss ionamento

a sal

-c

re of

Data Centers, alm de feitos para durar, precisam ser pensados para mudar.

24

DC

PF

imp

lanta
ce
rt
25

As solues da Aceco TI abrangem toda a vida til dos Data Centers.

o
m ovin
g

ten anu

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

O primeiro contato da Aceco TI com os clientes tem, muitas vezes, por objetivo, auxiliar na escolha de melhor localizao fsica, analisar o risco das atuais instalaes e projetar investimentos na infraestrutura. Os projetistas e engenheiros certicados da Aceco TI atuam em conjunto com a TI, engenharia e com a rea de redes dos clientes, para denir nveis de segurana e de disponibilidade mais adequados s necessidades do Data Center. So denidas tambm as caractersticas do projeto, as metodologias e certicaes aplicveis.
26

comiss ionamento

al a s

co

fre

DC

Estudos para desenvolver o Data Center mais adequado necessidade do cliente.

PF

imp

CONSULTORIA

lanta

o
m ovin

ign

ce

rt

27

ten anu

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

Menores prazos e custos de execuo.


ifi
ca

A Aceco TI conta, em seu grupo, com a experincia da L&M Engenharia, empresa lder em projetos para Data Centers na Amrica Latina, com uma equipe de mais de 80 projetistas especializados em todas as disciplinas referentes infraestrutura de Data Centers. Todos os projetos so feitos com equipe prpria, evitando a falta de compatibilizao das diversas disciplinas. Os projetos concebidos pela L&M so certicados pelo Uptime Institute, TV Rheinland e Leed (Green IT), e criados com a ferramenta Revit, que gera projetos diretamente em 3D. O Revit permite maior integrao entre os projetos, antecipando problemas e solues que s apareceriam durante a obra, diminuindo prazos de execuo e melhorando a qualidade das instalaes.
28

comiss ionamento

al a s

co

fre

DC

PF

imp

PROJETO/DESIGN

lanta

o
m ovin

ign

ce

rt

29

A L&M Engenharia est presente no mercado de projetos e gerenciamento de instalaes h 17 anos, atendendo aos setores de arcondicionado, hidrulica, eltrica e de infraestruturas especiais, conhecidas como mission critical facilities. A empresa realizou expressivos trabalhos em clientes, no s em todo territrio nacional, como tambm em outros pases, como Espanha, Chile, Argentina, Angola e frica do Sul, destacando-se, notadamente, em empreendimentos que demandam solues com elevado grau de conabilidade e segurana para o desenvolvimento e a continuidade de suas operaes. Membro da ASHARE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineering, Inc.) desde 1986, a L&M desenvolveu vrios estudos sobre sistemas de ar-condicionado com insuao via piso elevado.

Revit:
Apontado por grande parte dos engenheiros, projetistas e tcnicos do setor como uma ferramenta bastante simples para a elaborao de desenhos de projetos arquitetnicos com extrema preciso, o Revit permite a criao de elos entre complexos conceitos construtivos, por meio do auxlio de ferramentas 3D. A ferramenta permite que o usurio insira portas dentro de uma futura sala e observe as paredes se movendo de maneira automtica. A perspectiva surge naturalmente ao longo do desenho e pode ser renderizada ao nal. O resultado um projeto de maior qualidade e realizado em um perodo de tempo reduzido.

GAP Analysis:
Os engenheiros da L&M fazem uma fotograa das instalaes do cliente e comparam com o que pode ser feito de acordo com as boas prticas do mercado, principalmente em relao a questes como conabilidade e disponibilidade, estabelecidas pelo Uptime Institute. Alm disso, avaliado o PUE Power Usage Effectiveness a relao de ecincia energtica da instalao, e a densidade de potncia a relao entre a capacidade instalada no cliente versus a capacidade necessria. Muitas empresas trabalham com maior capacidade que o necessrio e mesmo assim no conseguem operar corretamente. como se tivessem um caminho que no consegue levar uma pequena carga.

Assessment:
A L&M Engenharia desenvolveu uma metodologia de levantamento e de anlise da infraestrutura que compreende basicamente as seguintes etapas: 1. Levantamentos iniciais e emisso do relatrio preliminar - Esta etapa inclui uma reunio com o cliente para levantar dados sobre o Data Center existente, os principais requisitos tcnicos, premissas do projeto e estudo da situao atual. 2. Comentrios do cliente e emisso do relatrio nal O relatrio preliminar submetido anlise e comentrios do cliente, para vericao do atendimento dos objetivos do levantamento. 3. Avaliao comercial do empreendimento, descrevendo seu custo atual, com base em valores de mercado; avaliao comercial da implantao de um novo Data Center com as mesmas caractersticas; e avaliao comercial para possveis melhorias dos sistemas de suporte.

Projetos Conceituais:
A L&M ajuda seus clientes a tomarem uma deciso precisa para sua real necessidade, a um baixo custo, por meio de projetos conceituais. Sem gastar muito dinheiro pagando um projeto executivo, o cliente consegue ter uma viso clara do que ele precisa. O projeto conceitual uma soluo simplicada que norteia o investimento do cliente de forma escalonada e visual. Basta obter a densidade de potncia e a rea de TI do ambiente que, por meio do software Revit, so criadas imagens 3D ou, em alguns casos, animaes, o que orienta a deciso do cliente para, dependendo do caso, o investimento pelas modalidades CAPEX ou OPEX.

30

31

ten anu

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

Por trabalhar com solues end-to-end, a Aceco TI elimina riscos de conito de responsabilidade e possveis aditivos de contrato. A empresa conta com equipes prprias, redundantes e especializadas para todo o processo de construo de um Data Center e procura solues sustentveis em seus projetos, visando economia de energia e outros recursos. A Aceco TI convoca os melhores fornecedores para atender a TI de seus clientes, avalia tecnicamente as ofertas, equaliza custos e competncias, negocia e dene os melhores fornecedores para cada disciplina e se responsabiliza por prazos, especicaes, qualidade e garantia. Tudo isso serve como base para que a empresa possa, de forma eciente, executar a obra, integrando todas as disciplinas que compem a construo de um Data Center. Conhea agora estas disciplinas e as solues que a Aceco TI utiliza em cada uma delas.
32

comiss ionamento

al a s

co

fre

DC

A Aceco TI realiza a implantao das principais disciplinas que compem a construo de um Data Center.

PF

imp

IMPLANTAO

lanta

o
m ovin

ign

ce

rt

33

Ativas
o

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

oj pr
et

o/

om

des

aut

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

CIVIL

Arsat

A Aceco TI uma empresa de engenharia e tem muita experincia em construir e projetar edicaes concebidas especicamente para abrigar ambientes de misso crtica como Data Centers, edifcios de rede, call centers, Centro de Comando, entre outros. A empresa tem construdo, a partir do terreno, edifcios completos para grandes e mega Data Centers, no Brasil e Amrica Latina.

T-Systems

34

Alog Equinix

DC

PF
ce

imp

35

lanta

o
m ovin

ign

rt

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

ELTRICA
GRUPOS GERADORES - Quando o fornecimento de energia
por parte das concessionrias interrompido, os geradores entram em ao para auxiliar os circuitos crticos e climatizao. Alimentados por biocombustvel, diesel ou gs, os geradores tambm proveem energia para o sistema de climatizao e os UPS. Os grupos geradores so projetados para entregar o menor PUE possvel, o que traz economia de energia ao Data Center e menores custos operacionais. A infraestrutura eltrica de um Data Center precisa ser de alta conabilidade e disponibilidade. Quanto maior for a qualidade e o nvel de redundncia deste sistema, menor ser sua vulnerabilidade a falhas. A Aceco TI projeta sistemas eltricos de grande ecincia, de baixo PUE (Power Usage Effectiveness), e com todos os subsistemas redundantes, certicados pelo Uptime Institute e TV Rheinland. Para trabalhar com eletricidade, a Aceco TI segue as normas de segurana da ABNT NR 10, norma regulamentadora que abrange todas as fases da produo de energia eltrica e todos os trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades.

UPS - Os UPS (Uninterruptible Power Supply), tambm


conhecidos por no-breaks, mantm a energia do Data Center ininterrupta at a entrada dos geradores. Estes equipamentos podem ser instalados apenas para as cargas crticas ou tambm para o sistema de climatizao. Projetados para atender ao menor PUE de projeto possvel, os UPS podem ser convencionais, modulares ou dinmicos (diretamente acoplados aos geradores, dispensando o uso de baterias).

QUADROS ELTRICOS - Projetados de acordo com normas


PTTA ou TTA e recomendaes da TIA 942, os quadros eltricos instalados pela Aceco TI so feitos para minimizar interrupes. Eles so dotados de disjuntores plug-in termomagnticos, que podem ser retirados sem que o sistema todo precise ser desligado, o que facilita manobras e sua manuteno.

36

DC

PF
ce

imp

37

lanta

o
m ovin

ign

rt

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

CLIMATIZAO
RACK COOLING - O LCP Liquid Cooling Package
um sistema de climatizao modular para racks. Utiliza gua gelada para refrigerar de maneira uniforme servidores de alta densidade de calor, como os blades.

Como os servidores e outros equipamentos de TI dissipam muito calor no ambiente, os Data Centers precisam de uma climatizao tcnica, especial, de preciso, que mantenha a temperatura e umidade internas em nveis constantes e que garanta a integridade de equipamentos e dados. A Aceco TI trabalha com tecnologias de climatizao diferenciadas e complementares, como o conceito 3R (Room Cooling, Row Cooling e Rack Cooling) e o Free Cooling, em sistemas a gs ou a gua.

ROW COOLING - Sistemas Row Cooling promovem o


connamento de corredores de ar frio em leiras de racks de servidores. uma soluo sustentvel, pois traz melhor performance e economia de energia para o sistema de climatizao.

FREE COOLING - A tecnologia Free Cooling tem como principal diferencial a ecincia energtica, pois utiliza o prprio ar do ambiente externo para refrigerar o Data Center. Os sistemas Free Cooling utilizados pela Aceco TI so indiretos, ou seja, o ar do ambiente no entra diretamente no Data Center, ele s usado na rea externa, no drycooler. Assim, o ambiente no ca exposto a riscos e a temperatura e a umidade internas podem ser melhor controladas.

ROOM COOLING - Room Cooling a climatizao para salas de servidores que, alm de manter estveis a temperatura e a umidade do ambiente, promove economia de espao fsico e energia.

SISTEMAS A GUA E A GS - A maioria dos sistemas


de climatizao pode ser a gua ou a gs refrigerante. Os sistemas a gua funcionam por meio de fan coils, que insuam ar frio para dentro do Data Center, e chillers, que gelam a gua. Os chillers podem ser movidos a ar ou a gua. J os sistemas de climatizao a gs refrigerante fazem a condensao externa a ar, por meio de condensadoras, e a interna, a gua, via drycoolers.

38

DC

PF
ce

imp

39

lanta

o
m ovin

ign

rt

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

CONECTIVIDADE

SEGURANA

A Aceco TI trabalha com cabeamento certicado e gerenciado, com cuidados extremos na organizao, identicao e gerenciamento de todo o cabeamento lgico e eltrico: a instalao totalmente mapeada e documentada, facilitando futuras consultas ou manutenes.

DETECO E COMBATE A INCNDIO - Por meio de


inteligncia articial, o sistema Stratos de deteco precoce de incndio analisa partculas do ar com sensibilidade 300 vezes maior que os detectores convencionais, avaliando a possibilidade de combusto muito antes de qualquer sinal de fogo. O Stratos trabalha vinculado ao sistema de combate a incndio, que dispara o gs de combate, apenas em caso de o risco ser conrmado por dois laos distintos. A Aceco TI trabalha ainda com sprinklers dry pipe e convencionais para ambientes menos crticos.

CONTROLE DE ACESSO E CFTV - Os projetos de Data Center desenvolvidos pela Aceco TI visam integrar o controle de acesso e o circuito fechado de TV ao BMS (Building Management System) dos clientes. A empresa utiliza tecnologias avanadas de gravao, evitando assim falhas, roubo e sabotagens. Dispe ainda de sistemas de controle de acesso biomtrico ou com leitura de ris, e smart cards.
O CFTV monitora tanto o interior quanto a parte externa do Data Center. Em Autoridades Certicadoras, a gravao, que feita em ambientes redundantes com backups automticos, digital e integrada ao controle de acesso.

40

DC

PF
ce

imp

41

lanta

o
m ovin

ign

rt

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

CENTRO DE COMANDO E CONTROLE

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

Os Centros de Comando e Controle esto cada vez mais presentes nas operaes de Data Centers, segurana pblica e outras operaes. Sua criticidade exige alta disponibilidade, sem falhas. A Aceco TI lder na Amrica Latina em projeto e construo de ambientes de alta disponibilidade e utiliza essa experincia para projetar e construir Centros de Comando e Controle de alta conabilidade e seus Data Centers.

Ergonomia
So seguidas as normas NR 17 de Ergonomia para mobilirio, equipamentos, posto de trabalho e condies ambientais e NBR 9050 de Acessibilidade, para acessos, circulao, parmetros visuais e alcance manual.

Mobilirio tcnico
O mobilirio tcnico utilizado preparado para ambientes crticos com operao 24x7. Modulares, permitem acomodao dos equipamentos de informtica, distribuem o cabeamento e atendem norma de ergonomia NR 17.

LCD Wall
So utilizados LCDs com captura mltipla via rede IP de aplicativos e processadores embarcados, o que elimina a necessidade de gerenciador grco.
1. Centro de Controle Ambiente que supervisiona, controla, comanda e coordena operaes 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. 2. Sala de Crise Onde se realiza o diagnstico situacional. Local da convergncia de informaes passadas e presentes, que norteiam as decises futuras. 4. Sala-Cofre Ambiente de segurana certicado e acreditado que protege o Data Center contra as principais ameaas fsicas, como fogo e gua, por exemplo. 3. Sala do Coordenador Autoridade que coordena as operaes do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). 5. Sala UPS Os UPS (ou no-breaks), mantm a energia do Data Center e de todo o complexo estvel, em caso de queda de energia, at que os geradores entrem em atividade.

O LCD Wall utilizado pela Aceco TI trabalha em regime 24x7, com elevada conabilidade e facilidade de manuteno.

Soluo KVM
Com essa soluo, o operador acessa os servidores no Data Center, evitando o uso de CPUs na mesa de operao, reforando a segurana dos dados.

Arquitetura
Arquitetos da Aceco TI desenvolvem projetos completos e integrados, como salas de coordenao, salas de crise, infraestrutura, dependncias sanitrias e outros, alm da iluminao e acstica.
6. Grupos Geradores Acionados automaticamente em caso de queda de energia.

Data Center
A Aceco TI projeta e constri o Data Center do Centro de Comando e Controle, implantando um ambiente seguro e certicado, com proteo contra riscos fsicos e sistemas redundantes de energia e climatizao.
43

42

DC

PF
ce

imp

lanta

o
m ovin

ign

rt

ten anu

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

Elektro

Segurana certicada e acreditada.


A Sala-Cofre a proteo fsica ideal contra sinistros e para evitar a perda de hardware e dados. um produto certicado no Brasil pela ABNT NBR 15247 e acreditado pelo INMETRO. Na Europa, a Sala-Cofre recebeu a certicao do ECB-S EN 1047-2 e acreditao do DAkkS. Proteo essencial: Sala-Cofre em edifcios multidiscliplinares - segurana bsica. Os Data Centers construdos em edifcios que no so de misso crtica demandam a segurana testada e certicada da Sala-Cofre, pois esto expostos h diversos riscos, como vazamentos de gua, incndios e exploses, que podem ser provenientes de ambientes como banheiros, cozinhas e refeitrios. H ainda a grande circulao de pessoas, o que aumenta a probabilidade de acesso indevido, roubo e sabotagem. Proteo desejada: Sala-Cofre em edifcios de misso crtica - ampliao da segurana. Quando construdas em edifcios construdos especicamente para Data Centers, tambm chamados de misso crtica, ampliam a segurana de todo o ambiente ou podem ser instaladas para prover segurana maior em setores essenciais, como por exemplo, os servidores centrais ou os mainframes.
44

ifi

ca

comiss ionamento

al a s

co

fre

Quando zemos a primeira Sala-Cofre, nos preocupamos em buscar no mercado uma soluo adequada pra proteger os dados. Temos respaldo dos rgos, que atestam que a Aceco TI exclusiva na montagem desse tipo de soluo.
Douglas Viudez

Diretor de Tecnologia da Informao, Prodesp

DC

PF

imp

SALA-COFRE

lanta

o
m ovin

ign

ce

rt

45

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

Sala-Cofre

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

JATOS DGUA

ARROMBAMENTOS

EXPLOSO

VAZAMENTOS

ROUBO

POEIRA

CAMPOS MAGNTICOS

IMPACTO

ARMAS DE FOGO

FOGO

FUMAA

GASES CORROSIVOS

Salas seguras - realmente seguras? - As chamadas salas seguras, construdas com painis corta-fogo, no proveem a mesma proteo que uma Sala-Cofre. Em um incndio, as chamadas "salas seguras barram o fogo mas no o calor irradiado para seu interior. Tambm no evitam o aumento da umidade interna e no so sucientemente estanques para evitar a penetrao de gases corrosivos e da prpria gua dos bombeiros. Desta forma, as salas ditas seguras no mantm os limites crticos de 75 C e 85% de umidade interna em caso de incndio. J a Sala-Cofre um ambiente modular, escalvel e estanque, testado contra fogo, gua, roubo, calor e exploses. Ela certicada de acordo com a ABNT NBR 15247, o que garante sua eccia na preservao da integridade de dados e equipamentos em caso de incndio. Sala-Cofre = segurana = NBR 15247 / NBR 60529
46

Certicado ABNT

Certicado ECB-S

DC

PF
ce

imp

47

lanta

o
m ovin

ign

rt

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

Certicao e acreditao
Sala-Cofre

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

Normas de teste
Algumas empresas oferecem como soluo ambientes montados com paredes corta-fogo e testados segundo a NBR 10636. A NBR 10636 uma norma de teste para painel corta-fogo. Tanto o calor quanto a umidade so dissipados no ar, ou seja, no podem ser medidos. Um painel corta-fogo, como o prprio nome diz, apenas uma barreira contra chamas. Ele no barra, em caso de incndio, calor, gases corrosivos e a gua dos bombeiros, que podem destruir hardware e dados. Portanto, a NBR 10636 no a norma adequada para testar uma sala que ir abrigar hardware e dados. A NBR 15247 um teste em que uma Sala-Cofre completa e montada testada em seu conjunto. Nele, so medidos o calor e a umidade connados. portanto, uma soluo especca para proteger servidores e outros equipamentos dentro de um Data Center. So normas diferentes, destinadas a propsitos distintos.

Certicao e acreditao so sinnimos de segurana. Em um ambiente como um Data Center, que no pode falhar, bom ter certeza de que os equipamentos e dados no estaro em risco. A certicao traz esta certeza. No Brasil, o rgo acreditador o INMETRO e o certicado para produtos como a Sala-Cofre emitido pela ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Na Europa, o rgo certicador o ECB-S European Certication Board Security Systems, que acreditado pelo DAkkS - Deutsche Akkreditierungsstelle.
48 49

DC

PF
ce

imp

lanta

o
m ovin

ign

rt

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

Testes
Exigidos para certicao da ABNT / INMETRO
Sala-Cofre

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

FOGO, CALOR E UMIDADE (ABNT NBR 15247): uma Sala-Cofre inteira montada em um forno e submetida a chamas intensas. O teste s termina quando, aps as chamas terem sido desligadas e a temperatura permanecer alta por at 18 horas, a temperatura interna da Sala-Cofre cair 1 C.

gua/sprinklers (NBR 10897): sprays de gua simulam a ao de sprinklers e vazamentos nas junes entre os painis da Sala-Cofre.

Impacto (abnt nbr 15247): aps a Sala ter sido testada contra fogo, um pndulo atinge um de seus painis com potncia de 3.000 joules.

Estanqueidade in loco (NFPA 2001 e ASTM E 779): depois de montada em cada cliente, a Sala-Cofre da Aceco TI testada com um equipamento que pressuriza o interior da Sala e verica se o ambiente est realmente estanque.

Outros testes a que a Sala-Cofre Aceco TI submetida: GUA E P PRESSURIZADOS (ABNT NBR 60529): jatos de gua e p pressurizados testam a estanqueidade da Sala-Cofre.

Arrombamento (ENV 1627): furadeiras, ps-de-cabra, chaves de fenda e alicates so usados para tentar arrombar a Sala.
50

Exploso: a Sala-Cofre resiste detonao de explosivos em seu entorno.

Balstica: projteis de diferentes armas so disparados contra um painel da Sala-Cofre.


51

DC

PF
ce

imp

lanta

o
m ovin

ign

rt

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

aut

Cases
Sala-Cofre
BNDES

oj pr

et

o/

om

Esse ambiente seguro um dos passos mais importantes que estamos dando para que possamos atingir essa meta, de ter segurana total no guardo e no manuseio dessas informaes de que dispomos.
Eduardo da Silva Neto
Subprocurador-Geral de Justia de Administrao, Ministrio Pblico do Estado do Rio de Janeiro

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

O Boticrio

52

O Boticrio

DC

PF
ce

imp

53

lanta

o
m ovin

des

ign

rt

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

Data Center Modular Pr-Fabricado DCMPF

oj pr

et

o/

om

des

aut

Pesquisas recentes indicam que a maioria das empresas considera fundamental que o Data Center tenha possibilidade de ter sua infraestrutura atualizada no mesmo ritmo da atualizao de TI. Por isso, a Aceco TI sempre trabalhou suas solues de forma modular, que permite ampliar ou mudar o Data Center de um jeito fcil e rpido. Assim, desenvolveu seu exclusivo Data Center Modular Pr-Fabricado, uma soluo que possui todos os benefcios do container, mas sem suas limitaes, porque os containers restringem os clientes a duas opes de tamanho: 20 ou 40 ps. O DCMPF da Aceco TI no tem nenhuma limitao de tamanho, formato ou potncia: montado modularmente na medida da necessidade de seus clientes. Os DCMPF Aceco TI so facilmente transportveis em mdulos ou j montados para qualquer regio da Amrica Latina e tm o diferencial da certicao contra ameaas fsicas ABNT NBR 15247 (mesma proteo de uma Sala-Cofre) ou proteo corta-fogo por 60, 120 ou 180 minutos. Os clientes da soluo DCMPF Aceco TI contam com toda a expertise da empresa em Data Centers e toda a sua abrangncia de servios end-to-end.

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

No h limite de porte para o DCMPF. Pode ser desde uma instalao mdia at um mega Data Center, como na imagem.

Instalao inicial
3m
6m

3m

Ampliao com o Data Center em funcionamento


12 m

3
5m

Ampliao conforme crescimento da demanda


12 m

4
9
m

Atendimento total s necessidades de TI e infraestrutura


12 m

Painis modulares

Exemplos de instalao

54

DC

PF
ce

imp

55

lanta

o
m ovin

ign

rt

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

aut

Cases
DCMPF
Telebras

oj pr

et

o/

om

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

DC

56

PF
ce

Pado

imp

57

lanta

o
m ovin

des

ign

rt

ten anu

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

Garantia de segurana e alta conabilidade do Data Center.


ifi
Aps o trmino da obra, hora de fazer o start-up dos equipamentos para conrmar que no haver falhas. Para tanto, feito o comissionamento, o teste de todos os subsistemas separadamente e tambm de forma integrada, o que garante a segurana e a alta conabilidade de funcionamento da infraestrutura. Os procedimentos de comissionamento so certicados pelo Uptime Institute e outros organismos. Alguns dos procedimentos so: - Testes integrados - Teste de plena carga via banco de cargas - Testes de sistemas, BMS, automao e DCIM - Entrega de documentao e manuais relacionados, que cobrem a totalidade dos equipamentos e sistemas que compem as instalaes do Data Center
58

ca

comiss ionamento

al a s

co

fre

DC

PF

imp

COMISSIONAMENTO

lanta

o
m ovin

ign

ce

rt

59

ten anu

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

Produtos, processos, servios e pessoas certicadas: garantia de funcionalidade e sustentabilidade.

ifi

ca

comiss ionamento

al a s

co

fre

Certificao de produto Como visto anteriormente, a Sala-Cofre da Aceco TI certicada no Brasil pela ABNT NBR 15247 e acreditada pelo INMETRO que, por sua vez, o rgo acreditador brasileiro junto ao IAF. tambm certicada EN 1047-2, na Europa, pelo ECB-S, organismo acreditado pelo DAkkS.
60 61

DC

PF

CERTIFICAO
ce
rt

imp

lanta

o
m ovin

ign

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

o
comiss ionamento

sal

a-

co

fre

Certificao de servios A qualidade dos servios prestados pela Aceco TI, desde a elaborao do projeto, passando pela obra e chegando manuteno do Data Center, certicada ISO 9001 pela ABNT. A Aceco TI a nica empresa certicada ISO 9001 end-to-end na Amrica Latina.

Certificao de projeto e obra

Projetos, obras e manuteno de Data Centers podem ser certicados quanto sua redundncia e sustentabilidade. Abaixo, veja os tipos de certicados conferidos aos Data Centers da Aceco TI: Uptime Institute Certica o Data Center quanto sua redundncia, principalmente de sistemas de energia e de climatizao. A Aceco TI apoia seus clientes a certicar seus Data Centers Tier II (parcialmente redundante em sua infraestrutura), Tier III (totalmente redundante) ou Tier IV (duplamente redundante). TV Rheinland Uma das maiores e mais antigas certicadoras do mundo, trabalha com classicaes de segurana e redundncia da infraestrutura, com as recomendaes da TIA 942, utilizando as nomenclaturas TR2, TR3 e TR4. Leed Este certicado diferenciado, pois trata da sustentabilidade de edicaes do ponto de vista do meio ambiente. O Leed certica os chamados Green Buildings e Green Data Centers. O benefcio para as empresas que adotam o selo Leed possuir um ambiente preocupado com economia de energia e gua, entre outros fatores que poupam recursos e diminuem os gastos.

Certificaes de pessoas Os engenheiros da Aceco TI tambm so certicados e acreditados por renomadas instituies nacionais e internacionais, que os qualicam a projetar e construir Data Centers de alta conabilidade: PMI O Project Management Institute certica prossionais, que recebem a denominao PMP Project Management Professional. uma credencial reconhecida mundialmente com a qual a Aceco TI desenvolveu uma metodologia nica para construir Data Centers, adotada em todas as obras realizadas pela empresa. Leed Prossionais certicados pelo Leed esto aptos a construir Green Buildings e Green Data Centers. Uptime Institute Os certicados conferem ao prossional o ttulo de ATD Accredited Tier Designer que o capacita a projetar Data Centers Tier II, III ou IV; ou ATS Accredited Tier Specialist um especialista em gerenciar um ambiente Tier II, III ou IV depois de pronto. TV Rheinland Certica os prossionais de acordo com a metodologia da TV e segundo as recomendaes da TIA 942.
62 63

DC

PF
ce

imp

lanta

o
m ovin

ign

rt

ten anu

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

Experincia em mais de 200 movimentaes realizadas.


Empresas de diferentes portes que precisam mover equipamentos, seja de um Data Center para outro ou em caso de ampliao da infraestrutura, muitas vezes postergam essa deciso por um simples motivo: receio. Mover servidores e hardware uma tarefa delicada e de risco, que exige muito planejamento e conhecimento. A Aceco TI tem como principal tarefa eliminar este receio dos clientes, por meio de uma metodologia comprovada em mais de 200 movimentaes, em mais de 14 anos. A equipe de Moving da empresa prpria, especializada e altamente comprometida com a segurana de nossos clientes. Um dos grandes diferenciais do Moving da Aceco TI a perfeita integrao entre a equipe de movimentao e a de obra, que trabalham desde a construo do Data Center, planejando e trocando conhecimento para tornar a futura movimentao a mais segura e prtica possvel. Muito mais que mover equipamentos, fazer o Moving implica em espelhar dados, testar procedimentos e garantir o retorno normalidade sem downtimes.
64

ifi

ca

comiss ionamento

al a s

co

fre

O trabalho que zemos com a Aceco TI obteve sucesso do incio ao m. Fizemos toda a movimentao do antigo Data Center para o novo sem parar a operao. Foi um trabalho complexo, mas coroado de xito.
Carlos Alberto Belarmino Teixeira

Gerente de Arquitetura, Tecnologia e Segurana, CPFL

DC

PF

imp

MOVING

lanta

o
m ovin

ign

ce

rt

65

Mudar um Data Center uma misso crtica. No pode haver falhas.

Brieng Inicial

Planejamento

Movimentao Origem

Movimentao Destino

Ps-Moving

Moving Aceco TI
Equipes especializadas e experientes Mais de 14 anos de experincia Mais de 200 movimentaes realizadas Segue recomendaes PMI, ITL e COBIT Mdia de 3 movimentaes realizadas por ms

- Entendimento das necessidades - Denio do cronograma macro com o tempo de levantamentos (fsico e lgico) - Demonstrao e denio do processo de identicao - Denio das equipes do cliente e da Aceco TI - Plano de comunicao, status do projeto e gerncia de mudana

- Levantamento do ambiente atual - Estudo e projeo da nova infraestrutura incluindo o capacity planning - Sequenciamento das atividades - Anlise do layout de origem e de destino - Plantas com posicionamento dos racks origem e destino - Bayface de todos os equipamentos e conexes - Avaliao dos corredores de movimentao - Vericao das restries fsicas de origem e destino - Boot de segurana - Mitigao de riscos - Suporte dos fornecedores dos equipamentos

- Anlise da execuo dos backups necessrios - Preparao de corredores e outros obstculos fsicos - Identicao de todos os equipamentos, interface, cabos e conexes - Shutdown dos equipamentos - Retirada dos equipamentos e limpeza especializada interna e externa - Desmontagem dos trilhos e racks - Embalagem com isolamento trmico - Transporte especializado com seguro e escolta armada - Acompanhamento do transporte

- Preparao de corredores e outros obstculos fsicos - Movimentao especializada em equipamentos sensveis - Desembalagem - Posicionamento dos racks e montagem dos trilhos - Montagem dos equipamentos - Conexes eltricas e lgicas - Power-on - Testes de funcionalidade fsica - Acompanhamento dos testes de funcionalidade dos aplicativos - Organizao e documentao do cabeamento

- Perodo de permanncia de equipe no local - Entrega de documentao: desenhos, topologia, plantas baixas, mapa das conexes e fotos

O planejamento a principal atividade do processo de Moving. Todo detalhe deve ser analisado e previsto, para que no haja riscos aos dados ou prejuzos nanceiros.
66

A execuo do Moving consequncia direta do que foi planejado, dentro do prazo, com foco em timing e sincronismo. Uma sala de comando montada, com todo o planejamento, plantas e bayfaces disposio dos gestores que fazem o controle rigoroso das pessoas, sistemas e atividades.

67

ten anu

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

ign

NetWatch

DCIM

Informaes precisas, em tempo real.


NetWatch Monitora on-line a infraestrutura fsica do Data Center e envia, via rede ou celular, alarmes em caso de qualquer alterao no Data Center, como de temperatura, abertura de porta, acesso indevido, quedas de energia, vazamento de gua, entre outros. DCIM O Data Center Infrastructure Management um completo software de monitorao supervisria. O sistema se integra perfeitamente com o BMS j existente no cliente e envia informaes em tempo real, se antecipando a falhas e indicando aes de manuteno preditiva e preventiva. A automao de todo o edifcio feita em integrao com os demais sistemas existentes por meio de Bacnet MS/TP, TCP/IP, Modbus, Lonworks e OPC. Alm de monitorar, o sistema controla e comanda os subsistemas do prdio, tais como: - Ventilao e climatizao de conforto e preciso - Subestaes
68

ifi

ca

comiss ionamento

al a s

co

fre

- Instalaes eltricas de baixa tenso - Quadros de distribuio de campos remotos - Painis eltricos - UPS - Geradores - Chaves de transferncia automtica e esttica - Painis de distribuio de energia
A integrao do sistema de monitoramento do Data Center com o servio de manuteno oferecido pela Aceco TI, que, alis, de excelente qualidade, tem contribudo de forma decisiva para que tenhamos condies de garantir o nvel de segurana e disponibilidade de toda a nossa infraestrutura tecnolgica.
Diretor de Desenvolvimento e Transformao Organizacional, O Boticrio

DC

A Aceco TI oferece dois sistemas para a monitorao do ambiente:

Henrique Rubem Adamczyk

PF

imp

MONITORAMENTO E AUTOMAO

lanta

o
m ovin

ce

rt

69

ten anu

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

Para sustentar o investimento feito em um Data Center, essencial que este seja bem mantido, de forma preventiva. Na Aceco TI, a sustentabilidade operacional do Data Center garantida por meio do Ongoing, um Servio de Manuteno Preditiva, Preventiva e Corretiva que visa manter intacta a resilincia original concebida para o Data Center, por todo o seu ciclo de vida. O Ongoing da Aceco TI tem a certicao ISO 9001 de qualidade dos servios prestados. So equipes prprias, residentes no cliente ou em unidades mveis, disponveis 24x7, assegurando o retorno imediato do Data Center s suas condies normais em caso de falha. Todas as peas de reposio esto em estoque e so previamente includas no contrato. O Ongoing possui equipes xas na maioria dos estados brasileiros e cobertura em todo o territrio nacional. Tambm conta com equipes localizadas em toda a Amrica Latina.
70

comiss ionamento

al a s

co

fre

O Ongoing traz segurana e tranquilidade nossa empresa, porque temos a prpria empresa que projetou e construiu o ambiente realizando manuteno em perodo integral. Com isso, ns sabemos que o investimento feito no Data Center est assegurado.

DC

A Aceco TI garante a sustentabilidade operacional por todo o ciclo de vida de um Data Center.

PF

Supervisora de Facilities Management, Ericsson

imp

MANUTENO

Miriam Balby Garcia

lanta

o
m ovin

ign

ce

rt

71

ma

nut

en

cons u

ltor

ia

oj pr

et

o/

om

des

aut

ifi

ca

o
comiss ionamento

Conra alguns benefcios de ter um servio de manuteno diferenciado como o Ongoing: - SLAs para atendimento de primeira instncia para resoluo de problemas, com custos includos, denidos em contrato - Baixssima rotatividade dos tcnicos - Tcnicos sempre atualizados - Equipe qualicada e especializada em ambiente de misso crtica - Equipamentos de manuteno diferenciados e de alta tecnologia - O servio pode tambm ser certicado pelo Uptime Institute e pela TV Rheinland - Uma nica empresa se responsabiliza por fazer a gesto do contrato e de todos os fornecedores e fabricantes envolvidos - Custo xo e conhecido por toda a vigncia do contrato

sal

a-

co

fre

Veja as diferenas entre o Ongoing e um servio de garantia tradicional:


BENEFCIO Atendimento em dias teis Atendimento 24x7x365 Atendimento e periodicidade de acordo com SLA contratual Visitas corretivas mediante chamados Visitas preventivas programadas Vigncia de acordo com a necessidade do cliente Equipe constante, baixo turnover, para manter histrico Peas em estoque para reposio imediata Substituio por mal funcionamento Substituio preventiva Atualizao da infraestrutura do Data Center Limpeza do Data Center Certicao do Data Center e da Sala-Cofre Treinamento e instruo do usurio Dynamic As Built GARANTIA ONGOING

72

DC

PF
ce

imp

73

lanta

o
m ovin

ign

rt

OS MELHORES RESULTADOS
A ACECO TI TEM DIFERENCIAIS QUE GARANTEM OS MELHORES RESULTADOS EM PROJETO, CONSTRUO E MANUTENO DE DATA CENTERS.

A empresa em nmeros:

Entenda em 10 diferenciais porque melhor fazer o data center com a Aceco TI:

+ 850
colaboradores
dentre estes, em todas as especializaes de um Data Center:

+3.000
equipamentos de climatizao de preciso instalados

180 engenheiros e arquitetos

Civil - Eltrica - Mecnica - Mecatrnica - Telecom

1. Experincia de quem j construiu mais de 700 Data Centers no Brasil e Amrica Latina. 2. nica empresa end-to-end da Amrica Latina. 3. nica empresa que possui a soluo certicada e acreditada Sala-Cofre. 4. Equipes redundantes em todas as disciplinas que envolvem a construo de um Data Center. 5. Profundo conhecimento de todos os principais fornecedores do mercado e trabalho em
parceria com eles, mas de forma totalmente independente.

+400 + 700

+2.500
avaliaes de

Salas-Cofre
construdas

ambientes e projetos/design

(aproximadamente 18.000 m2)

6. Preos compatveis aos praticados pelo mercado. 7. Qualidade e prazos garantidos por SLAs rmados em contrato. 8. Solidez nanceira e institucional. 9. Trabalho com gesto nica: a Aceco TI pode ser a nica responsvel por todo o
processo, de forma integrada com o cliente.

+280

10. Metodologia de trabalho certicada.

Data Centers construdos no Brasil e Amrica Latina (aproximadamente 100.000 m2)

ambientes com manuteno 24x7

75

MXICO

COSTA RICA

COLMBIA

PERU

BRASIL

Atuao e unidades em toda a Amrica Latina

CHILE

ARGENTINA

So Paulo Braslia Rio de Janeiro Argentina Chile Colmbia Peru Mxico Costa Rica

General Atlantic
O fundo de investimentos private equity General Atlantic adquiriu em 2011 uma parte minoritria da Aceco TI. Esta parceria com a GA trouxe para a empresa benefcios importantes, como: - Solidez nanceira - Governana corporativa - Planos de globalizao

76

77

DEPOIMENTOS DE CLIENTES

Celebramos ao inaugurar o novo Data Center do Prodest o setor pblico que pertence ao cidado, que paga os impostos e merece de ns o melhor da nossa criatividade, da nossa capacidade de trabalho e da nossa energia. E este setor pblico no pode e no deve ser de segunda categoria. Tem que ser de primeirssima.

Franco Michele Galgano Gerente de TI, Ericsson

Sem sombra de dvida a Aceco TI uma das melhores empresas nessa rea. No nosso caso, tudo foi feito de forma transparente e com muito prossionalismo. Sempre que precisamos de algum esclarecimento fomos prontamente atendidos e a obra foi concluda dentro do prazo previsto e nas especicaes estabelecidas em contrato.

A Ericsson s entregaria um ambiente crtico como seu Data Center a uma empresa altamente especializada como a Aceco TI. Isso porque a Aceco contm as certicaes necessrias e, principalmente, a certicao ISO 9001 de qualidade dos servios prestados.

Foram 60 dias de planejamento para fazer o Moving. No comeo, pensamos: Nossa, muito tempo! Mas no foi. Se no tivesse sido feito esse planejamento do jeito que a Aceco TI fez, talvez no tivesse dado to certo.

Em um primeiro momento, no achei a soluo da Aceco TI barata, mas ao nal, quando se v a forma que tudo feito, o material que usado, a forma como o servio executado, com muito cuidado, prossionalismo e tcnica, acho que saiu at barato.

Sou conhecido aqui na CPFL por ser uma pessoa muito exigente, at meio rgido com meus fornecedores. Ainda assim, no tenho absolutamente nenhuma reclamao a fazer sobre a Aceco TI. Pelo contrrio, o servio tem sido de excelncia, desde a obra at a manuteno.

Ns estamos plenamente satisfeitos com a soluo da Aceco TI. Inclusive, certa vez houve um blackout nesta rea, aqui em Braslia, e vrios rgos tiveram uma parada em seus Data Centers. Nossa Sala-Cofre se comportou muito bem durante este perodo. Quando voltou a luz, ns ainda tnhamos vinte e duas horas de energia sobressalente.
Paulo Pinto Secretrio de Tecnologia da Informao, Supremo Tribunal Federal

Franco Michele Galgano Gerente de TI, Ericsson

Heloisa Helena Moraes Superintendente de TI, Copasa

Fernando dos Santos Dionsio Procurador-Geral, Procuradoria-Geral do Municpio do Rio de Janeiro

Raphael Basseto Coordenador de Operao do Data Center, CPFL

A modularidade da Sala-Cofre permitiu que toda a mudana para o novo local fosse feita de forma simples, limpa e sem a parada dos servidores.

O Moving era desde o incio uma grande preocupao pra mim como Diretora Tcnica. como construir um avio em pleno voo. Os equipamentos esto ligados e eles tm que ser desligados em um perodo em que so absurdamente necessrios. A movimentao foi feita em parceria entre o nosso pessoal, que cooperou muito, e o pessoal da Aceco TI, que entrou com toda a expertise que eles tinham do planejamento de outros movings similares.

A Aceco TI superou as expectativas da CPFL e nos apoia na manuteno do nvel do servio que prestamos e na qualidade do ambiente.

Se ela certicada, tem qualidade e o produto garantido. Estamos muito satisfeitos com o produto da Aceco TI e com a manuteno prestada.

Ns transferimos a responsabilidade de gerenciar vrios fornecedores para a Aceco TI. Eu costumo usar a Aceco como exemplo de prestao de servios.

Nelson Cardoso CIO, BR Distribuidora

Silvia Abaurre Diretora Tcnica, Prodest

Carlos Alberto Belarmino Teixeira Gerente de Arquitetura, Tecnologia e Segurana, CPFL

78

Edson Luiz Selotto Gerente de Produo de TI, Casas Bahia

Fred Ventura Analista de Infraestrutura, Diebold

79

ALOG EQUINIX - SP

CASES

80

81

ARSAT - ARGENTINA

CASES

82

83

ATIVAS - MG

CASES

84

85

BNDES - RJ

CASES

86

87

O BOTICRIO - PR

CASES

O fato de termos servios certicados nos assegura que realmente estamos trabalhando com uma empresa que contempla processos e prossionais qualicados, trazendo assim qualidade aos processos internos de O Boticrio.

Henrique Rubem Adamczyk Diretor de Desenvolvimento e Transformao Organizacional, O Boticrio

88

89

CPFL - SP

CASES

90

91

ELETRONUCLEAR - RJ

CASES

92

93

FNDE - DF

CASES

94

95

PADO - PR

CASES

96

97

PRODEST - ES

CASES

A deciso de fazer um contrato global end-to-end se deu porque a construo de um Data Center nada mais do que juntar vrias peas de um grande quebra-cabea que se interligam. O perigo de voc no chegar ao sucesso contratando empresas diferentes pra cuidar da parte de energia, segurana, climatizao e conectividade muito grande. Todas essas disciplinas esto interligadas.

Renato de Almeida Ferraz Gerente de Projeto, Prodest

98

99

SEFAZ - CE

CASES

100

101

TJ - BA

CASES

102

103

T-SYSTEMS - SP

CASES

104

105

So Paulo 55 (11) 2164 7100 So Paulo Interior 55 (19) 3834 2854 Braslia 55 (61) 3447 9205 Rio de Janeiro 55 (21) 2524 2922 Argentina (5411) 4776 7002 Chile (562) 2656 7047 Colmbia (571) 530 4512 / 530 4513 Peru (511) 637 4027 Mxico (52) 55 9171 8460 Costa Rica (506) 2201 1411 www.acecoti.com.br

107

www.acecoti.com.br

108

Вам также может понравиться