Вы находитесь на странице: 1из 5

FIBRA DA SOJA (SPF) NO MERCADO DO VESTURIO Aline Priscila Hiert

Resumo: Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a fibra txtil da soja e mostrar a sua importncia no mercado, evidenciando a sua sustentabilidade, como o seu processo de fabricao, seus benefcios, o local de utilizao, custos, suas propriedades e como este est inserido no vesturio.

PALAVRAS CHAVES: Soja, Sustentabilidade e Fibra txtil.

1- INTRODUO

A problematizao que ronda o meio ambiente est em pauta nos ltimos anos a sustentabilidade, que segundo o Relatrio de Brundtland (1987), : "suprir as necessidades da gerao presente sem afetar a habilidade das geraes futuras de suprir as suas", veio para tentar abastecer essa necessidade, preservando a biodiversidade e o ecossistema. Dessa maneira tem-se desenvolvido cada vez mais tcnicas e produtos para que isso ocorra, sendo uma delas a utilizao de fibras naturais sustentveis nas confeces, como o caso da fibra da soja. A fibra protica da soja de origem botnica, corretamente ecolgica e possui qualidades superiores a muitas fibras sintticas e naturais j existentes no mercado. Aps o emprego de soja nos cosmticos, produtos alimentares como leite, po e macarro, e no biodisel obtido da mesma planta, a soja tambm passou a ser empregada na produo de roupas de grandes grifes nacionais e do exterior. A sua maciez, lisura, delicadeza e resistncia tm encantado muitos fabricantes e consumidores.

O EMPREGO DA FIBRA DO SOJA

A soja um gro rico em protenas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para
Aline Priscila Hiert; Aluna do primeiro ano de moda da Universidade Estadual de Maring.

animais. Pertence famlia Fabaceae (leguminosa) , originaria da China e a sua palavra vem do japons shoyu. Os seus gros consistem de 30% de carboidrato (do qual 15% fibra), 18% de leo (85% no saturado), 14% de umidade e 38% de protena. a nica leguminosa que contm os nove aminocidos essenciais na proporo correta para a sade humana. A protena de soja , portanto, classificada como uma protena completa e de alta qualidade. A Indstria Txtil analisando as propriedades da soja percebeu que ela poderia ser transformada em fibra, que a menor unidade de matria, caracterizada pela elevada proporo entre finura e comprimento e pela sua flexibilidade as quais a tornam capaz de ser fiada, alm de serem avaliadas as suas propriedades fsicas e qumicas para viabilizar a sua utilizao. Ela uma avanada fibra txtil, feita do bolo (resduo da semente depois da extrao do leo), a qual usada uma nova tecnologia de bioengenharia. Primeiro a protena esfrica destilada do bolo da semente e em seguida refinada, logo aps sob o funcionamento de um agente auxiliar e de uma enzima biolgica, a sua estrutura espacial muda, e o lquido restante complementado com a adio de altos polmeros e finalmente cozido. As fibras so produzidas nos fiadores, estabilizadas por acetilizao, e posteriormente passam pela ondulao e termofixao, para assim serem cortadas para poderem ser empregadas nas confeces. A sua fibra pode ser usada 100% em tecidos, assim como pode ser misturada com outras, como a cashemira, a l mercerizada, seda, algodo penteado, elastano e at mesmo com fibras sintticas, como o polister e o poliamida. Tudo isto em busca da melhor qualidade do produto e o conforto total para o mercado consumidor seguindo suas exigncias.

3- METODOLOGIA

Para discorrer sobre o referido assunto foi utilizada a pesquisa em livros relacionados ao tema e via internet, pela facilidade de pesquisar em rede mundial rapidamente atualizada e suas teorias importantes de sites relacionados ao assunto.

4- DESENVOLVIMENTO

O fabrico de roupa interior macia e sedosa, a partir de uma fibra de soja inventada por Li Guanqi, em 1999, est a aumentar. O tecido, elogiado como mais barato e mais amigo do ambiente que a cashemira, est a comear a chegar aos mercados europeu e americano. Os tecidos fabricados com a fibra da soja se caracterizam pela sua aparncia nobre, pois possuem o brilho da seda e um caimento elegante, aparncia fina e desobstruda permitindo assim o seu uso ideal para a camisaria. O seu conforto proeminente e efeito tico excelente proporcionam ao tecido maciez, lisura e brilho, dando uma sensao de pele na pele. Possuem a mesma absoro de umidade do algodo, porm ventilao superior. A cor natural da fibra amarelada como a seda Tussah. facilmente tingido com corantes cidos e cidos ativos, com rendimentos excelentes. A sua resistncia de 3.0 cNdtex, a qual somente mais baixa que a da fibra do polister. O seu encolhimento a fervura baixo, possui grande qualidade anti-ruga, de fcil lavagem e secagem rpida. A formao de pilling baixa e similar ao algodo. A sua resistncia ao fungo similar ao da l e da seda, porm ao mofo melhor. Quanto a sua propriedade sanitria a protena da soja contm lotes de aminocidos polares essenciais ao corpo humano, tais como a hidroxila, carboxila e a cianamida., sendo assim saudvel e funcional. Alm disso, a soja mostrou-se mais transpirvel do que o algodo, por isso o tecido ser usado tambm no vero. Por todos esses fatores a fibra da soja muito utilizada em roupas que entram em contato direto com o corpo, como as roupas ntimas, roupas de dormir e de esportes, camisas, toalhas, roupas de cama e de crianas. As suas exclusivas e excelentes propriedades ainda so realadas com misturas de outras fibras. Ao ser misturado a cashemira realam a maciez, a lisura, o conforto e a facilidade de lavagem alm da relao custo e benefcio. Com a l mercerizada, pode-se diversificar mais as cores, e com o baixo encolhimento mais fcil a lavagem e a preservao das peas. J com a seda ocorre uma melhor solidez e ventilao. Com o algodo penteado ocorre uma melhor absoro, ventilao, resistncia s bactrias e facilidade de lavagem se comparado aos tecidos 100% algodo. Ao se misturar com o elastano os tecidos passam a se tornar mais confortveis e com facilidade de lavagem e preservao. Na mistura com fibras sintticas, como o polister, proporcionam uma boa recuperao ao amarrotamento. Apesar das fibras sintticas serem mais baratas que as fibras naturais, a fibra da soja se comparadas a outras com o seu custo e benefcios tem muitas vantagens em seu preo, alm de ser um produto altamente sustentvel, o que acaba contando muito, j que nos ltimos anos os consumidores e produtores tem se interessado mais por tecidos que no prejudiquem o 3

meio ambiente. A China sabendo disto e sendo uma grande fabricante e exportadora de txtil do mundo, tem investido nessa fibra. E com o seu envolvimento no comrcio de txteis orgnicos dever fazer baixar os preos destes produtos especiais a nvel global e ajudar a torn-lo um produto de consumo corrente e desta forma desenvolvendo cada vez mais o mercado desta fibra.

5- CONCLUSO

A crescente busca da conservao do meio ambiente fez com que o ser humano se preocupe e procure solues para evitar a degradao do ecossistema e sua biodiversidade, optando cada vez mais por produtos sustentveis e ao mesmo tempo com qualidade. A fibra de soja surgiu para preencher esta lacuna no vesturio. A sua qualidade superior sobre muitas fibras e sustentabilidade tem sido altamente considerados pelos produtores, o que tem feito do produto um segmento em desenvolvimento crescente. O seu preo se comparado as demais fibras compatvel, possibilitando assim, a substituio das fibras existentes pela da soja. A maciez, a lisura, delicadeza e conforto do tecido tm encantado os consumidores. A sua resistncia, custo, benefcio e seu baixo grau de formao de pilling, agradaram as confeces, fazendo com que a sua fibra seja usada muito mais em seus tecidos, seja ele em 100% da soja ou misturados. A unio de todos esses fatores tem feito da fibra de soja um mercado inovador com novos investimentos e em desenvolvimento. Desta forma deixando a fibra com tudo para estar totalmente ajustada e utilizada em todos os segmentos txteis nos prximos anos em todo o mundo e assim acompanhar a moda to sazonal e rpida do sculo XXI.

6- REFERNCIAS

- CHATAIGNIER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. So Paulo: Estao das letras, 2006.

- http://www.forumtextil.com.br/fibrasoja.htm

- http://www.ctcp.pt/

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Soja

- http://estilo.uol.com.br/moda/ultnot/2007/09/12/ult630u6646.jhtm

- http://www.audacia.org/

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Вам также может понравиться