Вы находитесь на странице: 1из 4

Instituto Serzedello Corra

Auditoria Governamental

Mdulo 2: Planejamento de Auditoria


Aula 3: Matriz de Planejamento

Carlos alberto sampaio de Freitas

Maio, 2012

Copyright 2012, Tribunal de Contas de Unio


<www.tcu.gov.br>

Permite-se a reproduo desta publicao, em parte ou no todo, sem alterao do contedo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

RESPONSABILIDADE PELO CONTEDO Tribunal de Contas da Unio Secretaria Geral da Presidncia Instituto Serzedello Corra 2 Diretoria de Desenvolvimento de Competncias Servio de Educao a Distncia CONTEUDISTA Carlos Alberto Sampaio de Freitas REVISOR Antonio Alves de Carvalho Neto TRATAMENTO PEDAGGICO Salvatore Palumbo RESPONSABILIDADE EDITORIAL Tribunal de Contas da Unio Secretaria Geral da Presidncia Instituto Serzedello Corra Centro de Documentao Editora do TCU PROjETO GRFICO Ismael Soares Miguel Paulo Prudncio Soares Brando Filho Bianca Novais Queiroz DIAGRAMAO Vanessa Vieira

Brasil. Tribunal de Contas da Unio. Auditoria governamental : mdulo 2 : planejamento de auditoria/ Tribunal de Contas da Unio. 2. ed. Braslia : TCU, Instituto Serzedello Corra, 2012. 4 p. Aula 3: Matriz de planejamento.

1. Auditoria, estudo e ensino. I. Ttulo.

Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca Ministro Ruben Rosa

MDULO 2 - Planejamento de auditoria AULA 3 - Matriz de Planejamento


Pra que essa formalidade? Isso perda de tempo. Vamos logo para a execuo! Voc j deve ter participado de uma auditoria em que o perodo de execuo se estendeu mais do que o esperado. Ou talvez, ao elaborar um relatrio, tenha percebido que precisava de dados que no coletou na fase de execuo. Essas situaes provavelmente aconteceram porque a matriz de planejamento no foi elaborada de forma adequada. Nesta aula, voc ver que uma matriz bem feita requisito de garantia de qualidade. Ao final desta aula, esperamos que voc tenha condies de elaborar uma matriz de planejamento de acordo com o padro adotado pelo TCU, a partir de uma situao de auditoria. Pronto para comear ? Ento, vamos!

[ 4 ] Auditoria Governamental

1. A matriz de planejamento
A matriz de planejamento o papel de trabalho em que so registrados os passos e procedimentos a serem realizados na fase de execuo para que o objetivo da auditoria seja alcanado. Foi trazida do GAO, entidade de fiscalizao superior dos Estados Unidos, e adaptada realidade dos trabalhos do TCU no final dos anos 90. A matriz de planejamento serve para: selecionar, de maneira prvia, as reas ou questes mais relevantes em uma determinada auditoria; dar foco ao trabalho de fiscalizao; ampliar a possibilidade de se alcanar bons resultados com o trabalho; minimizar riscos de prorrogaes na durao dos trabalhos e desgastes com as chefias; equacionar expectativas e evitar surpresas ao final da execuo, facilitando a discusso do trabalho com as chefias em bases objetivas.

2. Orientaes para Auditorias de Conformidade


Propomos a leitura do documento Orientaes para Auditorias de Conformidade (Portaria-Adplan n 1, de 25 de janeiro de 2010), disponvel na biblioteca do curso. Este documento foi elaborado com a finalidade de: a. expedir orientaes de carter geral para auxiliar o trabalho dos auditores federais de controle externo na elaborao dos papis de trabalho durante a realizao das auditorias de conformidade; e b. aprimorar a elaborao dos papis de trabalho e relatrios de auditoria, minimizando a ocorrncia de falhas e inconsistncias.

Mdulo 2 - Aula 3 - Matriz de Planejamento [ 5 ]

Вам также может понравиться