Вы находитесь на странице: 1из 6

A MSICA uma arte universal. a mais sublime criao humana. a arte de nos expressarmos atravs dos sons.

ns. Os elementos que compe a msica so: Som, Ritmo, Melodia e Harmonia. SOM - tudo aquilo que impressiona o ouvido. o resultado da vibrao dos corpos. E a qualidade pela qual distinguimos os sons so: altura, durao, intensidade e timbre. altura - so os sons mdios, graves e agudos. So representados pelas notas musicais: d, r, mi, f, sol, l e si. No caso da bateria, no utilizamos notas musicais, e sim, peas da bateria (chimbal, caixa, bumbo, pratos, etc.). . durao - o maior ou menor tempo produzido pelo som. Na msica a durao do som representada pelas Figuras de Notas (veremos abaixo). . intensidade - refere-se ao volume do som. Na msica so representados pelos sinais de dinmica. Veja alguns deles: pp (muito fraco); p (fraco); mp (meio fraco); f (forte); ff (fortssimo).. timbre - a caracterstica prpria de cada instrumento. pelo timbre que distinguimos um som da mesma altura, durao e intensidade, produzidas por instrumentos ou vozes diferentes (se uma msica est sendo executada por um piano, ou por um violino, ou por uma flauta, etc.).

RITMO - conhecido tambm como CADNCIA. O ritmo est presente em todas as coisas (na batida do corao; nos ponteiros do relgio; numa marcha militar; no sistema solar; etc...), portanto ele uma lei universal. O ritmo completamente independente da msica, mas a msica no dispensa o ritmo. Para ficar mais clara a assimilao sobre o ritmo, observe, por exemplo, o ponteiro de segundos de um relgio, nele tem um movimento contnuo e uniforme. A cada segundo, o ponteiro se desloca precisamente. Agora tente acompanha-lo batendo palmas. Ao fazer isso, voc estar acompanhando o RITMO do relgio. O ritmo pode ser lento, mdio ou rpido. Denominamos a velocidade do ritmo de ANDAMENTO. Por exemplo: o andamento dos segundos do relgio tem uma velocidade de 60 batidas por minuto (bpm), essa velocidade considerada lenta. O andamento pode ter 80, 120, 200 bpm!!! Para marcarmos esses andamentos com preciso, utilizamos um aparelho chamado de metrnomo. MELODIA - um conjunto de sons sucessivos. Quando voc canta: "parabns pra voc, nesta data querida...", voc est cantando a melodia da msica. HARMONIA - uma combinao de sons simultneos. Por exemplo: um acorde; ou quando tocamos bumbo e prato ao mesmo tempo.

NOTAO MUSICAL

A notao musical composta por elementos que constituem a escrita musical, tais como: notas, pausas, claves, sinais, etc... E com esses elementos que escrevemos uma partitura. Mas para escrevermos uma partitura utilizando os elementos da notao musical, necessrio uma pauta, ou um pentagrama.

O pentagrama constitudo por 5 linhas e 4 espaos, contados de baixo para cima, nele que escrevemos e lemos uma partitura ou um exerccio musical (veremos sua utilizao nas prximas aulas). Morfologia da palavra PENTAGRAMA: Penta (cinco), Grama (linha).

Obs.: O pentagrama pode conter espaos suplementares inferiores e superiores. Antes de comearmos a tocar qualquer instrumento, devemos aprender a notao musical, forma universal, pela qual a msica escrita, e que proporciona um total aproveitamento do estudo. FIGURAS MUSICAIS Figuras musicais so valores que indicam a DURAO DO SOM. atravs delas que sabemos, se um determinado SOM (nota) ou SILNCIO (pausa) tem uma durao longa ou curta. Tambm so conhecidas como FIGURA DE VALORES. As figuras musicais podem ser FIGURAS DE NOTAS (positivas), ou FIGURAS DE PAUSAS (negativas). FIGURAS DE NOTAS, tambm so conhecidas como valores positivos, figuras positivas ou ainda durao, so figuras que indicam a durao do SOM. FIGURAS DE PAUSAS, tambm so conhecidas como valores negativos, figuras negativas ou pausas. Elas determinam a durao do SILNCIO, ausncia de som. Cada figura positiva (de nota) tem uma figura negativa (de pausa) equivalente. O nome utilizado por ambas o mesmo, a nica diferena entre elas que, a figura de nota exige uma execuo que emita som; j a figura de pausa, exige um espao de tempo em silncio, conforme o valor de durao da figura. Veja abaixo as principais Figuras Musicais:

Nenhuma figura tem uma durao pr-determinada, o que existe uma relao de "metade e dobro" entre uma figura e outra. Ex.: A semibreve a figura de maior durao, ela equivale durao de 2 mnimas. A mnima equivale durao de 2 semnimas, e assim por diante. Veja essa comparao no quadro abaixo. O nmero de referncia (veja no quadro acima) utilizado para representar a figura musical em uma frmula de compasso. Entenderemos um pouco melhor a sua utilidade, estudando o assunto frmulas de compasso (um pouco mais abaixo). essa frmula que ir determinar a durao exata das figuras e quantos tempos ter o compasso.. Quadro Comparativo das Figuras:

Obs.: Para facilitar a leitura, podemos agrupar os colchetes das notas. Veja:

COMPASSO uma diviso da msica em partes iguais ou variveis, e constitudo por tempos. O compasso o responsvel pela cadncia rtmica da msica. Quando escutamos uma msica, e a acompanhamos, batendo com o p no cho ou batendo palmas, ns estamos simplesmente acompanhando os tempos do compasso. Os compassos podem ser: binrios (2 tempos), ternrios (3 tempos), ou quaternrios (4 tempos). Existem ainda outros tipos de compassos com 5, 6, 7 tempos, mas no so muito utilizados na msica popular. Ex.: Imaginem que os asterisco abaixo algo sem compasso: *************************************

Agora vejam os asterisco abaixo com compasso: |****|****|****|****|****|****|****|****|

Dessa forma fica mais organizado! Para separar um compasso do outros, utilizamos a BARRA DE COMPASSO.

FRMULA DE COMPASSO um sinal que indica a unidade de compasso e a unidade de tempo. Em outras palavras quer dizer: quantos tempos tero o compasso, e qual figura de nota (ou pausa) equivaler a um tempo. Escrevemos a frmula de compasso geralmente no comeo da pauta. A frmula de compasso indicada atravs de dois nmeros sobrepostos, separados pela 3 linha do pentagrama. O primeiro nmero (numerador) indica a unidade de compasso. O segundo nmero (denominador), indica a unidade de tempo. Exemplo de uma frmula de compasso:

Numerador - indica quantos tempos ter o compasso. .

Denominador - indica qual figura equivale h 1 tempo. (ver n de referncia no quadro das figuras musicais). Analisando a frmula de compassos acima, podemos dizer que o compasso ter 2 tempos, e a figura que equivale h 1 tempo a semnima (o denominador "4" refere-se semnima. Veja no quadro das figuras musicais). Exemplo: Segundo a frmula acima, cada compasso ter "2 tempos". A nota que equivale h "1 tempo" a semnima. Ento um compasso equivale a "2 semnimas". Veja abaixo:

Tambm podemos utilizar figuras que equivalem a "2 semnimas", para preencher o compasso (veja o quadro comparativo das figuras musicais). Exemplo:

Aps entender os exemplos acima, voc estar apto a usar qualquer figura, que somando-as, equivalem a 2 semnimas por compasso (inclusive as pausas). Veja:

Com base na "semnima" (frmula de compasso com o denominador "4"), sabemos qual a durao exata das demais figuras, pois se a semnima equivale h 1 tempo, a nota que est acima, a "mnima", equivaler "o dobro, 2 tempos", e a nota que est abaixo, a "colcheia", equivaler "a metade, 1/2 tempo", e a "semicolcheia", "1/4 de tempo". Vamos tentar colocar isso em prtica! Imagine que o segundo do relgio seja igual h "1 tempo", a cada 2 segundos, temos um compasso. Tendo como base, a frmula acima, a durao da semnima ser de 1 segundo, a durao da mnima (que o dobro) ser de 2 segundos, a durao da colcheia (metade) ser de meio segundo, e assim por diante.

Mas como saber a durao exata de 1/2 segundo, ou 1/4 de segundo? fcil! Olhe para o ponteiro de segundos do relgio, e comece a acompanha-lo com palmas, precisamente, contando "1 2". Fazendo isso, voc est tocando a "semnima" (uma nota por tempo). Agora bata duas palmas por segundo, ambas com o mesmo intervalo de durao, contando "1 e 2 e" (o "e" a palma que est entre um segundo e outros). Fazendo isso, voc est tocando a "colcheia" (duas notas por tempo). O que voc fez foi simplesmente dividir a semnima por dois, resultando em duas colcheias. Se voc bater quatro palmas por segundo (iguais em seus intervalos de durao), voc estar tocando a "semicolcheia". Ns estudaremos um pouco melhor isso na seo de leitura rtmica. muito importante a compreenso da relao entre as figuras (metade e dobro), para que no haja dvida na parte de leitura rtmica, e consequentemente na execuo. Existem ainda outras frmulas de compasso (veja ao lado), indicando outros tipos de unidade de compasso e de tempo. Lembre-se: O nmero de cima indica quantos tempos ter o compasso, e o nmero de baixo indica qual nota valer um tempo. No caso da primeira frmula ao lado, o compasso ter 2 tempos, e a nota que valer 1 tempo ser a mnima (veja o n de referncia no quadro das figuras musicais).

Вам также может понравиться