Вы находитесь на странице: 1из 12

www.concursosmilitares.com.

br

COMANDO DA AERONUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA EXAME DE ESCOLARIDADE DO EXAME DE ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SARGENTOS 1/2007 TURMA "B" PROVA DE PORTUGUS MATEMTICA FSICA QUMICA

CDIGO DA PROVA

04

Gabarito Oficial

www.concursosmilitares.com.br

www.concursosmilitares.com.br

AS QUESTES DE 01 A 30 REFEREM-SE LNGUA PORTUGUESA

As questes de 01 a 04 referem-se ao texto ao lado.

01 Pode-se dizer que, pelo processo de personificao, o texto objetiva


a) redimir a bomba atmica de seu papel de grande vil na histria do homem. b) ironizar as aes do homem ao transformar a bomba atmica em coitada. c) criticar o papel destrutivo que a cincia ocupa na histria em geral. d) fazer uma apologia aos tempos de paz, por meio de condenao expressa bomba atmica.

Texto: A Bomba Atmica (trecho) Marcus Vincius M. Moraes A bomba atmica triste Coisa mais triste no h Quando cai, cai sem vontade Vem caindo devagar To devagar vem caindo Que d tempo a um passarinho De pousar nela e voar... Coitada da bomba atmica Que no gosta de matar! Coitada da bomba atmica Que no gosta de matar Mas que ao matar mata tudo Animal ou vegetal Que mata a vida da terra E mata a vida do ar Mas que tambm mata a guerra ... Bomba atmica que aterra! Bomba atmica da paz! Pomba tonta, bomba atmica Tristeza, consolao Flor purssima do urnio Desabrochada no cho Da cor plida do hlium E odor de rdium fatal Loelia mineral carnvora Radiosa rosa radical. Nunca mais, bomba atmica Nunca, em tempo algum, jamais Seja preciso que mates Onde houver morte demais: Fique apenas tua imagem Aterradora miragem Sobre as grandes catedrais: Guarda de uma nova era Arcanjo insigne da paz! Vocabulrio: urnio, hlium, rdium qumicos loelia minrio insigne clebre, notvel

02 A terceira estrofe apresenta uma elaborao potica que


a) celebra a paixo do homem pelas descobertas cientficas, cada vez mais maravilhosas. b) exalta ao mesmo tempo em que critica o grande feito do homem, o que se percebe pelos substantivos e adjetivos nela utilizados . c) mostra a bomba atmica em sintonia com a natureza, da sua comparao com a flor desabrochando. d) busca e valoriza a essncia energtica contida na gnese da bomba atmica.

03 A partir da leitura dos quatro primeiros versos da 4 estrofe, pode-se inferir que
a) a guerra, por si mesma, j elimina muitas vidas, o que torna a bomba atmica um artefato desnecessrio. b) o processo natural da vida j inclui a morte, sendo, pois, a bomba um recurso intil. c) a raa humana, em todos os tempos, j produtora competente de processos de morte. d) os efeitos da bomba, por mais aterradores que sejam, no superam o medo que o homem tem da morte.

04 Os cinco ltimos versos do texto mostram que


a) a humanidade vive aterrorizada pela eterna ameaa de exploso da bomba atmica. b) a idia de f como recurso redentor da humanidade, nesta nova era, precisa ser superada. c) a espiritualidade e a f suplantam a ameaa destruidora da bomba atmica. d) o apreo pela paz, paradoxalmente, transfere-se da dimenso espiritual para a material, na concretizao do objeto blico.

elementos

05 Conjunes (...) So vocbulos que existem para preencher as lacunas de pensamento de quem l. Assinale a alternativa que traz a correta seqncia de conjunes que podem preencher os parnteses nos textos abaixo.
1- O tomo um monumento sabedoria humana. (*) Um dia poder ser a lpide de sua insensatez. (Henry Adams) 2- O que Deus fez em seis dias/ Eu desfao em um/ (*) Eu sou o lobo homem/ Devoro-me a mim mesmo. (Aridjis) 3- A literatura deve ser vida. (*) O escritor deve ser o que escreve. (Guimares Rosa) a) b) c) d) Pgina 3 e porque por isso porque portanto e mas como porquanto por conseguinte visto que pois

www.concursosmilitares.com.br

06 Coloque V (vocativo) e A (aposto) para as expresses em destaque. A seguir, indique a alternativa que contm a seqncia correta.
( ) Bibi Ferreira, a grande dama do teatro brasileiro, continua brilhando nos palcos. ( )Lobo e cordeiro, gavio e pinto, ona e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. ( ) Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. ( ) Acorda, amor. Eu tive um pesadelo agora. Sonhei que tinha gente l fora... a) b) c) d) V V A A AVVA AAVV VAVA

11 Assinale a alternativa em que o acento indicador de crase est empregado corretamente.


a) b) c) d) Ele sempre preferiu dirigir noite. Meus pais evitam fazer compras prazo. A populao est disposta colaborar com os agentes de sade. No tive coragem de revelar o segredo ningum.

12 Em qual alternativa, de acordo com as normas ortogrficas vigentes, uma da palavras est incorretamente grafada?
a) b) c) d) Danou e gargalhou como se fosse o prximo. Onde queres descano, sou desejo. Vou deixar de ser s esperana. Voc tem dois ps para cruzar a ponte.

vrgula esquecida (...) altera o sentido da frase. (Srgio N. Duarte). Assinale a alternativa em que o esquecimento da(s) vrgula(s) altera o sentido do que se l. a) Subitamente, por uma inspirao inexplicvel, por um impulso sem clculo, lembrou-me... Se forem capazes de adivinhar qual foi minha idia... (Machado de Assis) b) Algum dia, a cincia h de ter a existncia da humanidade em seu poder, e a raa humana cometer suicdio explodindo o planeta. (J. G. Feinberg) c) A humanidade que estava dispersa est voltando casa comum, o planeta Terra. Descobre-se como humanidade, com a mesma origem e o mesmo destino de todos os outros seres. (Leonardo Boff) d) ... voltou-se para o cocheiro; mas a escurido que se ia, (...) quase perfeita, s lhe permitiu ver os olhos do guia da carruagem, a brilhar um brilho brejeiro... (Lima Barreto) 14 A palavra que sofreu o mesmo processo de formao de supra-sumo

13 Uma

07 Assinale
a)

a alternativa em que a palavra noite foi empregada no sentido denotativo.

Sinto que ns somos noite, que palpitamos no escuro e em noites nos dissolvemos. b) Quando voc foi embora Fez-se noite em meu viver. c) J noite em teu bairro, e as mocinhas de calas compridas desceram para a porta aps o jantar. d) A noite tem deixado Seus rancores gravados A faca e canivete A lpis e gilete.

a) b) 08 A orao destacada em Eu no sei se resolverei esse c) d) problema. apresenta


valor morfolgico de a) b) c) d) adjetivo substantivo advrbio substantivo e funo sinttica de sujeito objeto direto adjunto adverbial complemento nominal

manga-rosa trigmeo belas-artes extra-oficial

os sujeitos dos verbos destacados em simples (1), composto (2) e indeterminado (3). Em seguida, indique a alternativa que contm a seqncia correta.

15 Classifique

( ) Necessita-se de pessoas honestas para governar este pas. ( ) Esto na sala o diretor e o pai do aluno. ( ) noite, brilham os astros no cu. A produo literria portuguesa da segunda poca medieval 09 Assinale a srie em que todos os vocbulos esto ( ) foi muito rica. acentuados graficamente de acordo com as normas vigentes da a) 3 2 1 1 lngua. b) 3 1 1 2 a) vrgem enjo cana c) 2 1 2 3 b) sac nvem lmpido d) 1 2 3 1 c) rudo hfen automvel d) rtmo ningum cora 16 Os pronomes pessoais oblquos destacados nas frases

O diretor nomeou-o presidente da associao. Eu instru os alunos, mas ningum me obedeceu. quanto aquela em que nasci. classificam-se, respectivamente, Se voc me vir na rua, mude de calada. como pronomes desempenham, respectivamente, a funo sinttica de objeto: a) substantivo substantivo a) indireto direto direto b) substantivo adjetivo b) direto direto indireto c) adjetivo adjetivo c) indireto indireto direto d) adjetivo substantivo d) direto indireto direto

10 Os termos destacados em Minha casa nova to bonita

Pgina 4

www.concursosmilitares.com.br

17 Assinale a alternativa que apresenta regncia nominal 24 Nos perodos seguintes, assinale a alternativa em que o incorreta em relao aos termos destacados. verbo est na voz passiva.
a) b) c) d) Este filme imprprio para menores de quatorze anos. Voc me deixou mal-acostumado com o seu amor. Concurso para bacharel em Direito. Fumar prejudicial para a sade.
a) Antes do trmino do expediente, o mecnico tinha consertado todos os defeitos daquele carro. b) A guerra, depois de muitos anos, havia terminado para aquele povo sofrido. c) O desfile do fim de ano daquela loja foi comentado positivamente pela imprensa local. d) Com a cestinha de doces no brao, Chapeuzinho ia cantando pela estrada afora.

18 A concordncia verbal est empregada incorretamente em:


a) b) c) d) Todos os participantes do concurso, menos o diretor, estava feliz. Chegou o livro e a apostila que encomendamos. Discutem sempre meu vizinho e sua sogra. Nem eu nem voc somos donos da verdade.

19 A figura de linguagem presente no perodo Queria querer

25 Quando assistir tem sentido de favorecer, caber, constri-se a orao com objeto indireto, como se v em

a) Qual razo lhe assistia de agir criminosamente? gritar setecentas mil vezes / Como so lindos, como so lindos os b) O pai s permitia que assistisse a desenhos animados burgueses...!classifica-se como construtivos. a) prosopopia. c) Hoje de manh, o doutor Ncolas veio assistir filha de D. b) hiprbole. Mariana. c) anttese. d) Trs dos amigos assistem naquele bairro distante. d) catacrese. 20 Em No momento em que trapalhadas mil ocorriam por l, 26 No perodo preciso amar as pessoas., a orao cismei de me preocupar com os drusos. Eu os vi, na fronteira de Israel reduzida de infinitivo em destaque classifica-se como com o Lbano, no breve espao de uma trgua entre duas batalhas., o pretrito do indicativo dos verbos destacados segue a seqncia: a) mais-que-perfeito, perfeito, imperfeito b) imperfeito, perfeito, perfeito c) mais-que-perfeito, perfeito, perfeito d) perfeito, imperfeito, imperfeito formao do plural, est correto o substantivo destacado no perodo: a) Em todas as segundas-feiras, ele visitava sua velha me. b) Os beijas-flores voavam aos bandos naquele bosque. c) Na avenida, foram instalados vrios altos-falantes. d) As sempres-vivas fizeram morada em meu jardim. a) b) c) d) objetiva direta. subjetiva. predicativa. objetiva indireta.

27 Nestes versos
Tenho andado distrado, Impaciente e indeciso E ainda estou confuso S que agora diferente: Estou to tranqilo E to contente.

21 Quanto

classificam-se como advrbios as seguintes palavras da alternativa: o perodo em que a orao subordinada tem a a) ainda agora mesma funo sinttica da que se destaca em Eu tinha oito anos b) distrado contente quando tio Baltazar chegou da primeira vez. c) diferente tranqilo a) Macunama desceu o rio Araguaia, a fim de recuperar o d) to confuso amuleto. b) Apesar de ter boa ponta de lngua, sentia um aperto na 28 Assinale a alternativa em que se encontram marcas do discurso indireto livre. garganta e no poderia explicar-se. c) Se ficasse calada, seria como um p de mandacaru. a) Veste um terno de casimira, torna a tirar, pe um de d) Terminada a reunio, os funcionrios foram dispensados. tropical. J pronto ao sair, conclui que est frio (...). b) Deixa que outros passageiros entrem (...) Poderia esperar ainda 23 Assinale a alternativa em que se deve usar a vrgula aps os dois ou trs quarteires, ficaria mais perto ... (...) decidiu-se. travesses duplos. c) Me traga uma mdia ordena, com voz segura que a si a) A opo por essa maneira de narrar a fbula d ao leitor mesmo espantou. Interiormente, sorri de felicidade (...). possibilidades de interpretao que vo depender de sua d) O garom lhe informa que no servem cafezinho nas mesas, formao. s no balco. b) A predisposio psicolgica do observador sua simpatia ou antipatia antecipada pode dar como resultado imagens 29 As expresses destacadas em A luz do sol invadiu o muito diversas do mesmo objeto. c) Na comunicao diria, por exemplo, alm da interior da casinha abandonada. E principalmente a esttua de referencialidade da linguagem o que torna a mensagem oral chumbo ganhou brilho, calor e vida., classificam-se, imediatamente compreendida h pinceladas de funo respectivamente, como locuo

22 Assinale

conativa (...) a) adverbial e adjetiva. d) A evoluo das cincias e dos meios de comunicao b) adverbial e adverbial. imprensa, telefone, rdio, cinema, televiso, computador c) adjetiva e adverbial. teve grande influncia nas mudanas lingsticas (...) d) adjetiva e adjetiva.

Pgina 5

www.concursosmilitares.com.br

30 Observe os termos destacados nas oraes seguintes.


I- Pesquiso sobre o povo e a cultura indianos. II- O compreensivo Davi e Joo Roberto conquistaram a paz. III- Naquelas ocasies, Helena sempre usava blusa e colar branco. IV- Tenho timo emprego e remunerao. Quanto concordncia nominal, est incorreto a) b) c) d) I. II. III. IV.

36 A tabela a seguir traz o resultado de uma prova de Cincias. Nela, xi so as notas e fi so as freqncias absolutas. Agrupando os dados em 5 classes do tipo [a, b[, de amplitude 1,5, sendo o limite inferior da 1. classe a nota 1,5, a freqncia absoluta da 3. classe da nova tabela ser igual a
xi fi 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5 5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 7,5 8,0 8,5

AS QUESTES DE 31 A 60 REFEREM-SE A MATEMTICA

a) b) c) d)

14. 19. 24. 29.

31 S6 e S3 so, respectivamente, as reas do hexgono regular


e do tringulo equiltero, ambos inscritos na mesma circunferncia. Nessas condies, a relao verdadeira a) b) c) d)

37 A produo mdia mensal de 8 fbricas de doces caseiros de


uma cidade de 1,5 tonelada. Se forem construdas mais duas fbricas e a produo mensal total continuar a mesma, a produo mdia mensal das 10 fbricas ser de a) b) c) d) 0,8 t. 1 t. 1,2 t. 1,4 t.

S6 S6 S6 S3

= S3 . = 3 S3 . = 2 S3 . = 2 S6 .

lados de um tringulo medem 7 cm, 8 cm e 9 cm. A rea desse tringulo, em cm2, a) 12 3 . b) 12 5 . c) 8 2. d) 8 3 .

32 Os

38 Os

dados de uma pesquisa, cujo objetivo era saber o nmero de filhos, por famlia, realizada em uma certa comunidade, esto na tabela: nmero de filhos nmero de famlias 0 2 1 8 2 10 3 14 4 18 5 15

correto afirmar que o nmero modal de filhos maior que o nmero mdio. mdio de filhos coincide com o nmero modal. mediano e o nmero modal de filhos so iguais. modal, o mediano e o nmero mdio de filhos so iguais.

a) b) 33 Sendo a > 0 e a 1, o conjunto soluo da equao c) 2 d) 10log a ( x 3x + 2) = 6log a 10 est contido no conjunto

a) b) c) d)

{1, 2, 3, 4}. {-4, -3, -2, -1, 0, 1}. {-1, 0, 1, 2, 3, 4}. {0, 1, 2, 3, 4}.
2

39 Seja M (a, b) = r s. O valor de


y

a b

a) b) c) d)

34 A

funo f : A , definida por f (x ) = x + 4 x + 3 , tem conjunto domnio A igual a

a) { x / x 1 ou x 3}. b) { x / x < 1 ou x > 3}. c) { x / x < 3 ou x > 1}. d) {x / x 3 ou x 1}

20 . 21 21 . 20 20 . 17 17 . 20

r 1 M 3 x -2

casais (marido e mulher) esto juntos em um restaurante. Escolhendo 2 pessoas ao acaso, a probabilidade de termos um marido e sua mulher a) b) c) d)
1 . 9 1 . 10 1 . 11 1 . 12

35 Cinco

sen x . cossec x 2 40 Se 0 < x < , e y = 2 , ento 2 cos x . tg x 2 2 y igual a


a) b) c) d) tg x. cos x. sec x. sen x.

Pgina 6

www.concursosmilitares.com.br

41 Dois crculos concntricos tm 4 m e 6 m de raio. A rea 47 Um cilindro equiltero equivalente a um cone, tambm da coroa circular por eles determinada, em m2, equiltero. Se o raio da base do cone mede 3 cm , o raio da a) 2. base do cilindro mede, em cm, b) 10. a) 3. c) 20. 3 d) 52. 12 b) . 2 42 Se 0 < x < e tg x + cotg x = 3, ento sen 2x igual a 3 4 6 c) . 2 1 a) . 6. d) 2 1 b) 48 Uma equao polinomial de coeficientes reais admite como razes 3 os nmeros 3 + i , 7 e 2 3i . Essa equao tem, no mnimo, grau 2 c) . a) 6. 3 b) 5. 2 d) . c) 4. 5 d) 3. 3 43 Se < x < , ento a maior raiz positiva da equao 49 A tabela mostra os pedidos de 4 clientes em uma 2 lanchonete. (tgx 1) 4 sen 2 x 3 = 0

a) b) c) d)

4 . 3 5 . 4 7 . 6 7 . 4
3

Cliente 1 2 3 4

Pedidos 1 suco de laranja, 2 hambrgueres e 3 pores de batata frita. 3 sucos de laranja, 1 hambrguer e 2 pores de batata frita. 2 sucos de laranja, 3 hambrgueres e 1 poro de batata frita. 1 suco de laranja, 1 hambrguer e 1 poro de batata frita.

reservatrio, com volume igual a 144 m , tem a Se os clientes 1, 2 e 3 pagaram, respectivamente, R$ 11,10, forma de uma semi-esfera. Para aumentar seu volume em R$ 10,00 e R$ 11,90 por seus pedidos, ento o cliente 4 pagou R$ 342 m 3 , preciso aumentar o raio do reservatrio em a) 5,00. b) 5,10. a) 12m. c) 5,40. b) 9m. d) 5,50. c) 6m. d) 3m. 50 A forma algbrica do nmero complexo z = 3 + 3 + 2i 3i i2 45 Uma pirmide regular de base hexagonal tem 20 cm de altura e a) 0,1 3i . 10 cm de aresta da base. O aptema dessa pirmide mede, em cm, b) 0,1 1,1i . a) 5 3 . c) 1,7 + 11i . d) 1 1,7i . b) 5 17 .

44 Um

c) d)

5 19 . 5 23 .

46 Uma piscina, com a forma de paraleleppedo retngulo, tem

8 m de comprimento, 4 m de largura e 2 m de profundidade. No estando completamente cheia, um grupo de 8 pessoas pula em seu interior, sem haver perda de gua, fazendo com que o nvel da gua varie em 0,5 m. O volume correspondente s 8 pessoas a) na piscina, em litros, igual a b) c) a) 32000. b) 16000. d) c) 8000. d) 4000.

51 Um sargento da FAB tem 8 soldados sob seu comando. Tendo que viajar a servio, deixa a seus comandados uma determinao: Ao chegar, quero encontrar no mnimo um de vocs no ptio, fazendo Educao Fsica. Dessa forma, o sargento tem ______ maneiras de encontrar seus soldados fazendo Educao Fsica.
256 255 64 16

Pgina 7

www.concursosmilitares.com.br

52 Considere a som a S:
S = + cos 1 cos 2 cos 2 cos 1 + sen 1 sen 2 sen 2 sen 1 + cos 3 cos 4 + cos 4 cos 3 sen 9 sen 10 + sen 10 sen 9

59 Um tringulo issceles tem permetro igual a 36 cm e altura


relativa base medindo 12 cm. A rea desse tringulo, em cm2, , a) b) c) d) 60. 56. 48. 40.
cos 9 cos 10 cos 10 cos 9

sen 3 sen 4

sen 4 sen 3

+ ... +

O valor de log S a) b) c) d) zero. positivo. negativo. inexistente.

60 Um tringulo, inscrito numa circunferncia de 10 cm de raio, determina nesta trs arcos, cujas medidas so 90, 120 e 150. A soma das medidas dos menores lados desse tringulo, em cm,
a)

53 Dada a reta (s) 2x y + 3 = 0, a equao da reta r, b) perpendicular s, que intercepta o eixo y no ponto de ordenada 2, c) a) 2y + x 4 = 0. d) b) 2y + x 2 = 0. c) 2x + y + 4 = 0. AS d) 2x + y + 2 = 0.
54 Para

( 2 + 3 ). 10 ( 1 + 3 ). 5 ( 2 + 3 ). 5( 1 + 3 ).
10

QUESTES DE 61 A 80 REFEREM-SE A FSICA

que a reta de equao y = 3 x + n seja tangente 61 Ao segurar uma espada com uma das mos, como mostra o esquema, um espadachim, faz menos esforo para mant-la na circunferncia de equao x2 + y2 = 4, o valor de n deve ser horizontal, quando o centro_____ da espada estiver ____de sua mo. (Suponha que a distncia entre o esforo do espadachim e o a) 3 ou 3 . apoio constante). b) 2 ou 2. Esforo do c) 3 ou 3. a) de gravidade; prximo d) 4 ou 4. Espadachim b) de gravidade; afastado c) geomtrico; prximo Apoio 55 Sejam as funes f , g , h e t definidas, respectivamente, por d) geomtrico; afastado Espada (palma da mo) x Peso x 10 x 2 x da espada . e t (x ) = f (x ) = , g (x ) = , h(x ) = 2 3 3 62 Um garoto lana uma pedra utilizando um estilingue (atiradeira) Dessas quatro funes, (so) decrescente(s) de maneira que o alcance horizontal seja o maior possvel. Sendo V o a) todas. mdulo da velocidade de lanamento da pedra, Vx o mdulo de sua b) somente trs. componente horizontal e Vy o mdulo de sua componente vertical, c) somente duas. assinale a alternativa correta que apresenta o valor de V. d) somente uma. a) V = VX + VY

( )

56 No conjunto soluo da inequao


de nmeros inteiros pares a) b) c) d) 14. 12. 10. 8.
x x i= 3

x < 5 , a quantidade b) 3

c)

V = (VX + VY ) V V= X 2

d) V = VX 2

63 No movimento circular uniforme a velocidade angular () NO depende


= 4088 , o valor de x divisor de

57 Se 2
a) b) c) d) 24. 22 21. 18.

referencial, executando uma trajetria retilnea, ocupa posies ao longo do tempo de acordo com a tabela abaixo. Calcule a 58 Sendo E o baricentro do tringulo ABC, AE = 10 cm, velocidade mdia, em m/s, do ponto material. EN = 6 cm, e CE = 14 cm, o valor, em cm, de x + y + z t (s) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 A S (m) 5 8 11 14 17 20 23 26 29 a) 18. a) 1 b) 20. N x b) 2 E c) 22. y c) 3 z d) 24. d) 5 B C M Pgina 8

A D A NUL

a) b) c) d)

do raio da circunferncia da sua freqncia do seu perodo do tempo gasto para completar uma volta

64 Um ponto material, que se desloca em relao a um dado

www.concursosmilitares.com.br

65 Um mvel ao percorrer uma trajetria retilnea obedece a seguinte funo horria: S = 4 + 16t 2t2 (no S.I.). Em que instante, em segundos, o mvel inverte o sentido do movimento? a) 2 b) 4 c) 8
d) 4 +

56

o conceito de densidade (relao entre a massa de um corpo e seu volume), um aluno resolveu fazer uma experincia: construiu um barquinho de papel e o colocou sobre uma superfcie lquida. Em seguida, ps sobre o barquinho uma carga de massa 100 g que o fez afundar 1cm. Esse resultado fez o aluno concluir, corretamente que, para um outro barquinho de papel, com o dobro da rea de contato com o lquido, afundar igualmente 1 cm, deve-se colocar uma carga, cuja massa, em gramas, valha a) b) c) d) 50 100 200 250

70 Depois de estudar

mola, de constante elstica igual a K= 10N/m, utilizada como gatilho para disparar uma esfera de massa 2 kg a uma distncia de 5 m em 2 segundos. Para que isso seja possvel, o valor da deformao x que a mola deve sofrer est compreendido no intervalo, em m, de a) b) c) d) 0,1 a 0,4 0,4 a 0,7 0,7 a 1,0 1,0 a 1,3

66 Uma

71 O ouvido humano normal capaz de detectar a estreita faixa de freqncia compreendida entre 20 Hz e 20 kHz. Admitindo a velocidade do som no ar igual a 340 m/s. O som mais grave e o mais agudo que o ouvido humano capaz de captar tm comprimentos de onda, respectivamente, iguais a:
a) b) c) d) 1,7 m e 0,017 m 1,7 . 103 cm e 1,7 . 10 2 m 1,7 cm e 1,7 m 1,7 . 10 3 m e 1,7 . 102 cm

os carros so feitos com materiais deformveis de maneira que, em caso de colises, para uma mesma variao da quantidade de movimento linear do carro, a fora que o cinto exerce sobre os passageiros seja ________ devido ao ________ intervalo de tempo durante o impacto. a) b) c) d) maior; maior menor; menor menor; maior maior; menor

67 Atualmente,

72 Numa mquina de Carnot, de rendimento 25%, o trabalho


realizado em cada ciclo de 400 J. O calor, em joules, rejeitado para fonte fria vale: 400 600 1200 1600

a) b) 68 Considere a figura abaixo que representa uma esfera de c) d) massa 2kg situada entre o teto e o piso de uma casa.
teto 1m 2m armrio 1m esfera piso

73 Para diminuir a variao de temperatura devido a _____ de calor, do alimento em uma embalagem descartvel de folha de alumnio, a face espelhada da tampa deve estar voltada para ______ Obs: A temperatura do ambiente maior que a temperatura do alimento.

a) radiao; dentro Em relao parte superior do armrio, a energia potencial da b) conduo; fora esfera, em J, vale c) conveco; fora Considere a acelerao da gravidade g = 10 m/s2 d) radiao; fora a) 40 74 Um relojoeiro utiliza uma lupa, de distncia focal igual a 10 b) 40 para consertar um relgio. Determine a que distncia, em cm, do cm, c) 20 ptico da lupa, sobre o eixo principal, deve ser colocado o centro d) 20 relgio, para que a imagem deste seja ampliada em quatro vezes. barmetro o aparelho que utilizamos para medir a presso atmosfrica. Esse instrumento de medida pode ser graduado a partir de diferentes unidades. Se um barmetro graduado em Pa (pascal) registra o valor de 1,02 x 105, outro, graduado em mmHg (milmetros de mercrio), registrar _______. Obs.: Adote g (acelerao da gravidade local igual a 10 m/s2 e densidade do mercrio igual a 13,6 g/cm3). a) b) c) d) 0,70 0,75 700 750

69 O

a) b) c) d)

2,5 7,5 12,5 40,0

75 Uma lanterna acesa colocada diante de um espelho plano vertical a uma distncia frontal de 1,6 m. Quando a lanterna aproximada do espelho, sua nova distncia, em relao ao espelho passa a ser 0,9 m. Portanto, correto afirmar que a
a) distncia entre a lanterna e sua imagem aumentou de 1,4 m. b) distncia entre a imagem e o espelho passou a ser de 0,7 m. c) diferena entre a posio da imagem, antes da lanterna ser movida e a atual de 0,7 m. d) distncia entre a lanterna e sua imagem diminui de 0,7 m.

Pgina 9

www.concursosmilitares.com.br

76 Ao aproximar um basto de um eletroscpio de folhas, vse que as folhas abrem-se. Diante desse fato, o que se pode deduzir, sem sombra de dvidas, que o basto
a) b) c) d) est carregado. no est carregado. est carregado negativamente. est carregado positivamente.

AS QUESTES DE 81 A 100 REFEREMSE A QUMICA

77 Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:


Um circuito com dez lmpadas ligadas em srie, apresenta sempre a) b) c) d) todas as lmpadas idnticas. a mesma diferena de potencial em cada lmpada. a mesma intensidade de corrente eltrica em cada lmpada. intensidade de corrente eltrica diferente em cada lmpada.

81 O volume, em litros, ocupado por 22g de gs carbnico (CO2), nas CNTP, de aproximadamente: Dados: massas atmicas em g/mol: C=12, O=16 R= 0,082atm.l.mol-1.K-1 CNTP : Temperatura= 0C ou 273 K Presso= 1 atm ou 760 mmHg
a) b) c) d) 20 11 40 1

78 Se a carga de um eltron igual a 1,6 . 1019 C, quantos eltrons


so necessrios para que um corpo obtenha a carga de 1,0 C? a) b) c) d) 1,6 . 1019 1,6 . 1019 6,25 . 1019 6,25 . 1018

82 A respeito de substncias e elementos qumicos, pode-se afirmar:


IIIIIIIVO gs oznio uma substncia pura composta; O gs oxignio uma substncia pura simples; O fsforo possui uma nica forma alotrpica; O oxignio pode ser encontrado em substncias compostas presentes no solo, como os xidos, por exemplo; V- O oznio uma forma alotrpica do carbono. Esto corretas:

79 Considere-se um fio condutor retilneo longo percorrido por


uma corrente eltrica de intensidade i. Verifica-se experimentalmente que em torno do condutor surge um campo magntico, cujas linhas de campo so _____________ , situadas ___________ .

a) Apenas as afirmativas I e II. b) Apenas as afirmativas II e IV. c) Apenas as afirmativas I, II e III. a) circunferncias concntricas; em planos perpendiculares ao d) Apenas as afirmativas II, III e V. fio b) linhas radiais; em planos perpendiculares ao fio c) espirais crescentes; em planos perpendiculares ao fio 83 O on Rb 1+ (Z=37) isoeletrnico do on Br 1. d) helicoidais; ao longo do fio nmero atmico de Br?

Qual o

a) 36 espira circular de raio 4 cm, percorrida por uma b) 37 corrente eltrica de intensidade i = 20 A. A intensidade do vetor c) 38 induo magntica no centro da espira igual a ______ T. d) 35 Obs.: Considere a espira no vcuo, com 0 = 4 . 10 7 T. m/s.

80 Uma

a)

10 3
4

84 Todas as propriedades a seguir so organolpticas, exceto:


a) O cobre um metal avermelhado. b) A densidade do mercrio maior que a densidade do alumnio. c) A banana verde tem sabor adstringente. d) O som que uma folha de papel produz ao ser amassada.

b) 10 c) 10 5 d) 10 6

85 A reao entre o mrmore (CaCO3) e o cido sulfrico


(H2SO4) ocorre segundo a equao simplificada: CaCO3 + H2SO4 a) b) c) d) CO3 CO2 SO3 SO4

H2CO3 + CaSO4

Nesta reao nota-se o desprendimento de um gs. Este gs o:

Pgina 10

www.concursosmilitares.com.br

carbonato de clcio encontrado na casca de ovo, na componentes de uma mistura constituda por leo, gua e acar, prola, etc., e tem como frmula molecular CaCO3. Qual a voc identifica os processos I e II como sendo, respectivamente: porcentagem de carbono contido nesta substncia? Dados: Massa atmica em g/mol: Ca=40, C=12, O=16 LEO + GUA + ACAR a) b) c) d) 100% 40% 12% 16%

86 De acordo com o esquema abaixo relativo separao dos 90 O

LEO

GUA + ACAR

91 A classificao atual dos elementos fundamentada na variao peridica de suas propriedades em funo dos valores crescentes de :
a) quantidade de matria. b) massa atmica. c) nmero atmico. d) nmero de massa.

II

GUA
a) b) c) d) filtrao, centrifugao. destilao, decantao. centrifugao, filtrao. decantao e destilao.

ACAR

92 Em um recipiente fechado, temos 40g de gs nitrognio (N2) e 3 mols de gs carbnico (CO2). A massa total, em gramas, existente neste recipiente de:
Dados: massa molar, em g/mol N= 14, C=12 e O=16 a) b) c) d) 43 100 172 84

87 Os
a) b) c) d)

trs tipos caractersticos de cidos que podem ser encontrados na chuva cida so respectivamente: HCl, H3BO3, HIO3. H2CO3, HNO3, H2SO4. H2S, HMnO4, H3PO4. HCN, HBr, H2CO3.

93 Dadas as equaes abaixo no balanceadas:


IIIIIIIVa) b) c) d) H2 + NaOH H2SO4 HClO4 I e II II e III III e I II e IV O2 H2O + HCl NaCl + H2O + Zn ZnSO4 + H2 + KCN HCN + KClO4

Podem ser consideradas como reaes de dupla troca: a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando os tipos de ligao para as seguintes substncias qumicas: 12345a) b) c) d) AgCl H2O O2 HCl Fe 3, 4, 5, 2, 1 1, 5, 3, 4, 2 4, 2, 1, 3, 5 2, 1, 4, 5, 3 ( ( ( ( ( ) covalente polar ) ligao de hidrognio ) inica ) covalente apolar ) metlica

88 Numere

94 A formao da amnia pode ser representada pela seguinte equao qumica simplificada
3H2(g) + N2(g) 2NH3(g) Qual a massa de Hidrognio, em gramas, necessria para a formao de 51g de gs amnia? Dados: massas atmicas em g/mol: H=1, N=14 a) b) c) d) 51 17 9 28

A seqncia correta, de cima para baixo, :

89 A eletronegatividade a capacidade que um tomo apresenta de atrair para si o par eletrnico numa ligao covalente. O elemento mais eletronegativo da tabela peridica :
a) b) c) d) Oxignio Flor Nitrognio Carbono

95 Se na ligao inica h transferncia de eltrons de um tomo para outro, ento a substncia que se forma pela transferncia de 2 eltrons apenas : Dados: Nmero atmico: Na=11, Cl=17, Ca=20, O=8, K=19, Br=35, Ag=47 e I=53
a) b) c) d) NaCl CaO KBr AgI

Pgina 11

www.concursosmilitares.com.br

96 Em um botijo de gs existem 22 g de propano (C3H8). Quantos tomos de hidrognio esto contidos neste recipiente?
(Dados : massa atmica , em g/mol- C=12, H=1) a) b) c) d) 44 tomos 24 x 1023 tomos 3 x 1023 tomos 8 tomos

97 Quando se exagera na alimentao, comum sentir forte azia, queimao ou pirose, que a produo em excesso de cido clordrico no estmago. Para neutralizar este cido, qual a substncia mais indicada?
a) b) c) d) NaCl H3PO4 Al(OH)3 CO2

98 O carbonato de clcio um sal insolvel em gua obtido a partir da reao entre cal hidratada e gs carbnico, segundo a reao simplificada:
Ca(OH)2 + CO2 CaCO3 + H2O Qual o procedimento adequado para separar os produtos dessa reao? a) b) c) d) Destilao fracionada. Levigao. Filtrao. Sublimao.

99 Todos os elementos que se encontram no quarto perodo


da tabela peridica tm: a) b) c) d) . configurao eletrnica estvel. quatro nveis eletrnicos. trs eltrons no ltimo nvel eletrnico. somente carter metlico.

100 Determinada substncia quando em contato com a gua, libera o on hidroxnio. A substncia em questo pertence funo
a) b) c) d) cido. base. xido. sal.

Pgina 12

Вам также может понравиться