Вы находитесь на странице: 1из 18

Os Segredos Do Mercado Livre

Copyright 2012, por Emannuel Zamparoni

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. proibida a reproduo e transmisso deste ebook, mesmo que parcialmente, por qualquer processo, sem autorizao prvia por escrito do autor.

Os Segredos Do Mercado Livre Autor: Emannuel Zamparoni Site: www.ezamp.com.br Contato: contato@ezamp.com.br

Mercado Livre

O Mercado Livre uma plataforma de negcios voltada ao comrcio eletrnico e leiles. o maior site deste tipo no Brasil. Por isso nosso foco ser nele. Caso queria trabalhar com outros sites fique vontade. Existem milhares de vendedores no Mercado Livre. Eles vendem todo tipo de produto que voc imagina: eletrnicos, itens automotivos, roupas, comidas, material escolar, mveis, imveis, automveis, etc... Isso quer dizer que o mercado grande o bastante par voc entrar. Existem vrias categorias que voc pode estar, e dentro dessas categorias existem as subcategorias. No nosso caso, roupas, existem as: de vestidos, casacos, blusas, camisas, camisetas, jaquetas, bons, calas, suter, tnis, etc... Basta escolher um nicho desse mercado e tentar entrar. Bom, o nosso maior problema a curto prazo vai ser competir com os vendedores mais antigos, pois eles possuem algo que ns ainda no temos: reputao.

Reputao

No Mercado Livre, o sistema de reputao serve para distinguir os bons negociantes dos maus negociantes. Cada negociao feita deve ser qualificada. O vendedor tem que qualificar o comprador e o comprador tem que qualificar o vendedor. Existem trs tipos de qualificao: negativa, neutra e positiva. Cada uma delas vai acrescentar ou retirar pontos da sua reputao. Os melhores vendedores do Mercado Livre so recompensados com uma medalha e o ttulo de Mercado Lder. Se voc analisar os produtos mais vendidos, pode perceber que so os Mercado Lderes que vendem. Para saber mais sobre a reputao acesse: Sistema de Reputao

Crie sua conta no Mercado Livre

Anncios

Aps ter criado sua conta, com seus dados verdadeiros, voc precisa comear anunciar seus produtos. Dentro do anncio voc deve colocar todas as informaes do produto, seja verdadeiro quando colocar. A honestidade dentro do Mercado Livre, como em todos os lugares, faz voc ganhar pontos, nesse caso, pontos positivos de reputao. Coloque informaes como: cor, tamanho, tecido, formas de envio, formas de pagamento, prazo de envio, etc. Coloque todas as informaes que voc quis saber do fornecedor. Lembre-se que omitindo informaes voc pode conseguir algumas vendas, mas futuramente isso vai te prejudicar, podendo at ser banido do Mercado Livre. Mais para frente vou abordar alguns pontos importantes do anuncio. No se preocupe. O anncio a vitrine da sua loja, portanto ele precisa ter boa aparncia e ser organizado, assim ele vai causar uma boa impresso no comprador. Lembre-se de criar um nome para sua loja. Seja criativo!*
*Lojas com nome passam mais credibilidade.

Layout do anncio

O layout do anncio deve ser limpo, bem organizado, com as principais informaes em destaque. No use cores que dificultam a leitura do anncio. Segue abaixo a ordem das informaes dos anncios. Nome da loja Informaes e caractersticas do produto Formas de envio e pagamento Informaes sobre a empresa (opcional)

Caso voc no saiba criar um layout atravs dos programas de edio de imagem, como o Adobe Photoshop, aqui vai um link de pessoas que vendem layouts no Mercado Livre.
http://lista.mercadolivre.com.br/Template-Edit%C3%A1vel-Html-An%C3%BAncio-Profissional2012-Lan%C3%A7amento

Taxas

Se voc achava que o Mercado Livre era uma instituio filantrpica, que ajuda compradores a achar o produto desejado e vendedores a vender milhares dos seus produtos, voc est muito enganado. O Mercado Livre cobra uma taxa sobre todas as negociaes. Para cada tipo de anncio, eles cobram uma taxa diferente. Os tipos de anncio so: Grtis Este tipo de anncio no recomendado, pois no passa credibilidade nenhuma ao cliente e ranqueado nas ltimas posies. o No inclui Mercado Pago o No cobram taxas Bronze A partir deste anncio comeam a ser cobradas taxas. muito melhor fazer um anuncio bronze do que um grtis. ranqueado nas posies inferiores. o Inclui Mercado Pago o 10% sobre cada venda Prata A partir deste anncio comeam a ser cobradas tarifas para anuncio. Ou seja, voc paga um valor para anuncio + a taxa de venda. ranqueado nas posies intermediarias. o Inclui Mercado Pago o 6,5% sobre cada venda Ouro Em minha opinio, este o melhor tipo de anncio que tem. Ele no absurdamente caro, como o prximo que veremos, e possui quase as mesmas vantagens. ranqueado nas posies superiores, na pgina principal de cada categoria e aparece em outros anncios mais baratos. o Inclui Mercado Pago o 6,5% sobre cada venda Diamante Ele leva uma nica vantagem sobre o Ouro, que uma grande vantagem. Seu anncio fica na pgina inicial do Mercado Livre. Ou seja, as chances de vender crescem absurdamente. Assim como o preo dele. o Inclui Mercado Pago o 6,5% sobre cada venda.

Para saber mais: Quanto custa anunciar um produto

Diminuir as taxas As taxas so cobradas em um dia fixo do ms, dependendo da data que voc comeou a vender. Existe um grande problema relacionado s taxas. Quando uma pessoa compra, e no efetua o pagamento, gerada uma taxa do mesmo jeito. Isso quer dizer que o Mercado Livre cobra taxas por negociaes no concludas. O Mercado Livre faz isso alegando que sua culpa, pois no conseguiu convencer o comprador a pagar. Porm, o que poucos sabem que existe um modo de no pagar essas taxas. Na pgina inicial da sua conta, no canto superior direito, clique em Contato. Depois clique em Solucionar problemas com as minhas vendas. Va at as ultimas opes e clique em No concordo com as tarifas geradas. Desa at o final e clique no boto Solicitar estorno de tarifas.

Passo a passo: Contato >> Solucionar problemas com as minhas vendas >> No concordo com as tarifas geradas >> Solicitar estorno de tarifas

Vai abrir uma pgina com todas as suas negociaes. Selecione a negociao desejada e clique em estorno. Se a negociao foi feita a mais de 14 dias e voc qualificou o usurio como negativo (aprenda como qualificar o usurio nos prximos captulos) o estono feito automaticamente. Caso contrrio, voc deve colocar o motivo do estorno.

Se voc no concorda com as taxas geradas, no deixe ser prejudicado. Corra atrs dos seus direitos!

As informaes importantes de um anncio

Como foi dito anteriormente, existem informaes que so essenciais no seu anncio. Mas uma vez vou dizer, seja honesto com essas informaes. Pense em longo prazo. essencial criar uma relao duradoura com seu cliente, e ele voltar a comprar com voc diversas vezes.

Atendimento

Deixe bem especificado o horrio do atendimento. Existem pessoas que so muito desconfiadas, e se elas tentarem entrar em contato com voc e no conseguirem, elas alm de cancelarem a negociao vo sair espalhando para todo mundo que voc no presta. Portanto deixe bem claro que voc atende das 9h s 12h e das 14h s 17h, de segunda a sexta.*
*O horrio dado como exemplo, coloque o horrio que achar melhor.

Alm de evitar manchar sua reputao, o horrio de atendimento evita que os compradores sem discernimento te liguem s 23h perguntando sobre o tamanho da gola da camiseta (isso j aconteceu comigo).

Formas de envio

Voc deve ser bem direto quanto s formas de envio que voc vai utilizar. Eu recomendo usar PAC e Sedex dos Correios. Em alguns casos podem ser aceito Sedex 10. Muitos compradores vo perguntar para voc quanto custa e quanto tempo demora o envio para determinado CEP. Para calcular utilize essa ferramenta: Clculo do frete*
(coloque sim na opo Aviso de Recebimento, logo voc ver porque)

importante que voc saiba que o tempo de envio um dos maiores motivos de reclamao do Mercado Livre. Portanto fique atento e sempre passe as informaes corretas.

Formas de pagamento Ultimamente o Mercado Livre s aceita vendedores que utilizam o Mercado Pago, ferramenta parecida com o PayPal. Com essa medida ele consegue eliminar praticamente todos os vendedores mal intencionados. Portanto de extrema importncia que voc aceite Mercado Pago como forma de pagamento, pois os compradores no negociam com quem no utiliza esse mtodo de pagamento. O Mercado Pago tambm vai facilitar sua vida. L os compradores podem fazer pagamento com diversos tipos de carto, parcelar em at 18x e voc recebe a quantia total. Tambm aceitam pagamento por boleto, dando esta opo as pessoas que no tem carto de crdito. Outra forma de pagamento que voc pode aceitar a transferncia bancria ou depsito bancrio. Para utilizar este mtodo deixe especificado com quais bancos voc trabalha. Ex: Aceitamos pagamento pelo Bradesco, Ita e Banco do Brasil.

As perguntas feitas pelos compradores

Praticamente todos os compradores, independente da reputao do vendedor, fazem perguntas antes do realizar a compra. Mesmo colocando todas as informaes no anncio, com letras no tamanho 72, na cor mais chamativa possvel, sempre vai ter algum que no vai ler e vai fazer uma pergunta que a resposta est no anncio. Existem diversos tipos de compradores, vou citar abaixo aqueles que eu conheo: O iniciante Se no for primeira compra, uma das primeiras compras que ele est fazendo no Mercado Livre, ou at mesmo pela Internet. Ele vai ter milhes de dvidas e geralmente no vai esperar voc responder para deixar outra pergunta. O detalhista Este tipo de comprador aquele que quer saber tudo. Ele vai perguntar quanto mede a gola da camisa, quanto mede a manga, qual a tonalidade da cor da camisa, se o boto fabricado por virgens da Indonsia. Ele aquele comprador chato, que vai te encher o saco at no poder mais. O estrangeiro Sabe aquelas pessoas que no sabem diferenciar uma conversa no MSN de algo mais formal? Este o tipo de comprador que vai te deixar uma pergunta praticamente indecifrvel. Cheia de grias de Internet. Parece que ele escreve em um dialeto usado pelos nativos de uma ilha da Oceania. Caso for preciso, pea para ele repetir a pergunta. O espio Primeiramente, ele no um comprador. Geralmente algum concorrente teu que quer ter informaes sobre sua loja. A pergunta mais frequente dele sobre a quantidade sua em estoque. Nesse caso, responda dessa forma. Bom dia, no posso passar esse tipo de informao, obrigado. Voc no desrespeitou o cliente e tambm no passou informaes da sua loja. O golpista Este tipo de comprador geralmente pergunta quanto 100 peas ou mais. Voc comea a negociar com ele e percebe que o comprador quer que voc envie metade antes, ou envie uma pea para amostragem. Golpe! No caia nessa. O parceiro O melhor tipo de comprador este. Ele faz uma compra com voc e faz o teste do seu produto. Se ele gostou, ele vai propor uma parceria. Geralmente ele tem loja na cidade onde vive. Oferea descontos na compra de muitas peas, conseguir um cliente deste excelente.

Como tratar os compradores Trate da mesma forma todos os tipos de clientes. Por mais que eles sejam inconvenientes, seja educado com todos eles. Lembre-se que se eles esto perguntando, por que esto interessados. Aqui vo algumas dicas na hora de responder: Sempre inicie sua resposta com bom dia, boa tarde ou boa noite. Seja honesto na hora de responder as perguntas. Sua sinceridade vai conquistar o comprador. Se a pergunta for ofensiva no hesite em exclu-la. No passe seus dados pela resposta, o Mercado Livre exclu todo tipo de pergunta que contm dados do comprador ou do vendedor. Seja firme sem nunca perder a educao. Finalize sua resposta com um: Obrigado pela preferencia, aguardo sua compra.

Ps-venda

Este um ponto crucial das negociaes feita atravs do Mercado Livre. no psvenda que voc conquista sua reputao, pois vai ser por aqui que o comprador vai te avaliar. Sempre que uma compra feita, o Mercado Livre envia um e-mail para voc avisando. Na sua conta tambm aparece um aviso. 1 venda nas ltimas 24 horas. Alguns clientes, quer dizer, a minoria dos clientes quando finalizam uma compra entram em contato com voc. O primeiro contato deve ser feito por voc, via telefone ou e-mail, como preferir. Para facilitar vou novamente classificar os tipos de compradores. So eles:

Os autossuficientes: No Mercado Livre voc no obrigado a pagar sua compra


logo aps ter clicado em comprar. Os autossuficientes so aqueles clientes que logo aps clicar em comprar realizam o pagamento, sem precisar que voc entre em contato. Ou eles enviam um e-mail esperando que voc responda com o nmero da sua conta bancria, para ele fazer o depsito. No comeo, com a reputao baixa, vai ser difcil aparecer deste tipo.

Os quero-conhecer-primeiro-o-vendedor: Este tipo de cliente daqueles


cticos, que duvidam de tudo. At voc fazer o primeiro contato com ele, ele no vai realizar o pagamento. Ele vai ter muitas dvidas sobre voc, principalmente sobre sua ndole. Voc vai ter que negociar um pouco e na maioria delas, o cliente acaba pagando a compra.

Os sumidos: O pior tipo de cliente esse. Eles clicam em comprar e no do


notcia. Simplesmente somem. Voc envia um e-mail por dia, durante uma semana e nada. O melhor que voc faz com esse tipo qualificar ele como negativo.

Como tratar os compradores Assim como nas perguntas, voc deve manter a educao quando conversar com os clientes. Seja por e-mail ou por telefone. Lembre-se que voc vai ser avaliado. Infelizmente existem muitos compradores chatos. Esteja preparado para enfrentar eles. Segue algumas dicas para se der bem no ps-venda.

Logo que aparecer uma nova venda entre em contato com o comprador, da forma que voc achar melhor. Atenda ao telefone e comece o e-mail com bom dia, boa tarde e boa noite. No fale com a voz muito baixa, nem muita alta. Em hiptese alguma grite com o cliente, mesmo que de muita vontade. Utilize algum servio de ligao mais barato, como o VoIP ou Skype. Se estiver ao telefone, tente resolver tudo na primeira ligao. Se estiver por e-mail, tente resolver tudo no dia da compra.

Envio do produto

Feito o ps-venda chegou a hora de enviar o produto. Certifique-se de que o seu comprador passou todos os dados corretamente, afinal, no queremos que o produto chegue a outro endereo. Confirme tambm com o comprador a forma de envio que ele quer. Confundir as formas de envio, da um trabalho danado. Com o produto bem embalado voc ganha pontos com o comprador. Portanto, devemos tomar cuidado com a embalagem. Ela no precisa ser colorida, com lacinhos e adesivos de borboleta. Ela precisa manter o produto em segurana. Eu costumo comprar papel Kraft, aquele papel marrom, para fazer a embalagem. Aqui onde eu moro o rolo de 10 metros custa R$ 5,00. Todas as roupas devem ser enviadas na embalagem que o fornecedor manda como essa que est na foto abaixo.

S embrulhe com o papel Kraft depois que a camisa tiver devidamente embalada. Passe durex em todas as aberturas que tiver no embrulho. O Correio no aceita enviar se o produto estiver mal embalado.

Levando o produto ao Correio

Aps ter embalado a mercadoria, escrito o endereo do destinatrio e do remetente, falta s enviar o produto. V at a agncia dos Correios mais prxima e pergunte onde est o AR (Aviso de Recebimento) para voc preencher. O AR simples de preencher. Basta colocar o endereo do remetente e do destinatrio. Ele de extrema importncia, pois ele vai ser a prova de que voc enviou o produto e o comprador recebeu. Caso o comprador tente dar uma de espertinho dizendo que no recebeu nada, voc tem a prova, o AR. O AR demora um tempo para chegar sua casa. Ele vai junto com a mercadoria, para o comprador assinar ele. S aps essa assinatura, que o AR volta para sua casa. Guarde todos os ARs que voltarem para voc.

O nmero de rastreio Aps voc ter feito o envio do produto, voc precisa passar o nmero do rastreamento para o comprador. Assim ele j fica sabendo que voc enviou e pode acompanhar o envio. Voc pode mandar o nmero de rastreio por e-mail. Mas existe uma maneira mais fcil. Dentro da rea de vendas, ao lado do nome do comprador, existem alguns cones. Clique no caminho. L vai aparecer a opo de colocar o nmero de rastreio. Coloque-o l. Logo aps colocar, o comprador vai receber um e-mail do Mercado Livre avisando.

Qualificando usurios

Depois de ter enviado o produto e colocado o nmero de rastreio, chegou a hora de qualificado o comprador. No necessrio esperar o produto chegar s mos dele. Voc lembra quais so os tipos de qualificao? Positiva, neutra e negativa. Vou falar um pouco sobre cada uma. Positiva: A qualificao positiva deve ser dada para todos os compradores que realizarem o pagamento. Mesmo que ele tenha demorado, tenha sido chato, inconveniente, ou o que for, se ele pagou, ele deve ser qualificado como positivo. Neutra: A deciso sobre a qualificao neutra vai de voc. Geralmente damos neutro para aqueles compradores que no efetuam o pagamento, mas entram em contato com voc, dando alguma desculpa ou at mesmo uma explicao convincente. Negativa: Segue os mesmos princpios da qualificao neutra. Porm neste caso, quando o comprador no da nenhuma explicao, simplesmente ele no pagou e sumiu. No tenha medo de dar negativo nesses casos.

Resumindo ... Se ele pagou, qualifique positivo. Se ele no pagou, mas deu explicao, qualifique como neutro. Se ele no pagou e sumiu, qualifique negativo.

Planejamento
Um erro que cometi quando iniciei a primeira vez no Mercado Livre, foi no ter planejado nada. Existem alguns fatores que devem ser levados em conta, que se voc deixa de lado, vo acabar te atrapalhando. Acho que eu j falei umas mil vezes que voc deve tomar muito cuidado com o prazo de entrega dos seus produtos. Ele um dos principais fatores que os compradores avaliam na hora de qualificar.

Prazos Vou tomar como exemplo o fornecedor peruano. Sua mercadoria demora de 15 a 45 dias para chegar aqui no Brasil. O que eu recomendo, no vender enquanto a mercadoria no estiver em suas mos. Todas as compras devem ser qualificadas em at 20 dias. Ento vamos aos fatos: Voc fez o pedido dia 15/03 e logo criou seu anuncio Ele deve chegar por volta do dia 31/03 30/04 Realizou sua primeira venda no dia 16/03 Ela deve ser qualificada at o dia 05/04 Quando a mercadoria chegar e for enviada, coloque o prazo de pelo menos 8 dias para chegar na mos do comprador. Previso de chegada do produto nas mos do comprador: Entre os dia 08/04 e 23/04.

Alm de existir um grande risco de a pessoa cancelar a negociao, pois voc no est com o produto em mos, outro grande risco existente de terminar o tempo de qualificao e a mercadoria nem estar em suas mos, ou estar a caminho do comprador. Isso significa ser qualificado como negativo.

Qual a soluo para isso? Inicialmente voc deve fazer seus anncios somente quando as roupas estiverem com voc. Sejam 10 peas, 20 peas ou 30 peas. Faa o anncio e coloque a quantidade exata de peas que voc tem, assim voc no corre o risco de vender peas de roupas a mais, tendo que voltar no processo detalhado acima. Com o tempo voc vai pegar o jeito do negcio, e vai conseguir ter produtos para o ms inteiro, fazendo pedidos semanais, quinzenais ...

Mercado Pago Outra informao que deve ser levada em conta, e que muitos esquecem, a liberao do dinheiro das suas vendas. O Mercado Pago no libera o dinheiro logo aps que o pagamento feito. preciso esperar um prazo, o modo que eles tm de evitar golpes. Inicialmente, seu dinheiro vai ter que esperar o prazo de 15 dias para ficar disponvel. Aps ficar disponvel e voc solicitar o saque, ele pode demorar at 3 dias para cair na sua conta. Com o passar do tempo, voc vai ter mais reputao e o Mercado Pago vai te enxergar como um cliente em potencial. Eles vo comear a liberar o seu dinheiro em apenas 2 dias.

Planejamento demais x ao de menos Como eu disse, essencial planejar para evitar erros. Mas, o planejamento no pode servir como desculpa para no agir. Ele leva no mximo algumas horas para ser feito, dependendo leva minutos. O que eu quero dizer que voc deve ter noo das coisas que podem acontecer, e logicamente, estar preparado para elas. Esse o planejamento. Mas no fique preocupado com muitos detalhes. Mesmo que voc fique um ms planejando, com certeza vo aparecer muitas coisas que voc no estava esperando, mas ter que lidar. Voc no precisa iniciar um negcio perfeito, at porque impossvel. O que voc precisa comear a agir, e no dia-a-dia ir aperfeioando ele. Todos os dias eu me surpreendo neste trabalho, principalmente com os clientes. um timo aprendizado isto, e posso dizer com toda certeza, que hoje meu negcio est melhor do que ontem. Por isso, planeje menos e aja mais!

Ainda no sabe o que vender ?


Se voc ainda no tem ideia do que vender no Mercado Livre, eu tenho uma soluo. Que tal ser revendedor das melhores marcas de roupas ? Ou dos melhores perfumes importados ? Nos dois links abaixo, voc vai saber um pouco mais sobre o curso onde ensino como importar roupas de marca e perfumes, pagando pequenos preos.

Aprenda Como Importar Roupas Como Importar Perfumes

Se restou alguma dvida, entre em contato por email: contato@ezamp.com.br

Вам также может понравиться