Вы находитесь на странице: 1из 4

Senado Federal Subsecretaria de Informaes

Este texto no substitui o original publicado no Dirio Oficial. DECRETO N 63.283, DE 26 DE SETEMBRO DE 1968.
Aprova o Regulamento da Profisso de Relaes Pblicas de que trata a Lei n 5.377, de 11 de dezembro de 1967.

O PRESIDENTE DA REPBLICA, usando da atribuio que lhe confere o artigo 83, item II, da Constituio e tendo em vista o que determina a Lei n 5.377, de 11 de dezembro de 1967, DECRETA: Art. 1 Fica aprovado o Regulamento que disciplina o exerccio da Profisso de Relaes Pblicas e sua fiscalizao, anexo ao presente Decreto assinado pelo Ministro do Trabalho e Previdncia Social. Art. 2 ste Decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Braslia, 26 de setembro de 1968; 147 da Independncia e 80 da Repblica. A. COSTA E SILVA Jarbas G. Passarinho

REGULAMENTO DA LEI N 5.377, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1967, QUE DISCIPLINA O EXERCCIO PROFISSIONAL DE RELAES PBLICAS. TTULO I
Da Profisso de Relaes Pblicas

CAPTULO I
Do Profissional de Relaes Pblicas
Art. 1 A atividade e o esfro deliberado, planificado e contnuo para esclarecer e manter compreenso mtua entre uma instituio pblica ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada, constituem o objeto geral da profisso liberal ou assalariada de Relaes Pblicas. Art. 2 A designao de Profissional de Relaes Pblicas e o exerccio das respectivas atividades passam a ser privativos: a) dos que, a partir da vigncia da presente lei, venha ser diplomados em Cursos de Relaes Pblicas, de nvel superior, reconhecidos pelo Conselho Federal de Educao; b) dos que, antes da vigncia da presente lei, sendo possuidores de diplomas de nvel universitrio, tenham concludo cursos regulares de Relaes Pblicas, em estabelecimentos de ensino, cujos curriculos venham a ser homologados pelo Conselho Federal de Educao; c) dos diplomados no Exterior em cursos regulares de Relaes Pblicas, aps a revalidao do diploma nos trmos da legislao vigente, e ressalvados os amparados atravs de convnios.

CAPTULO II
Do campo e da atividade profissional

Art. 3 A profisso de Relaes Pblicas, observadas as condies previstas neste Regulamento, poder ser exercida, como atividade liberal assalariada ou de magistrio, nas entidades de direito pblico ou privado, tendo por fim o estudo ou aplicao de tcnicas de poltica social destinada intercomunicao de indivduos, instituies ou coletividade. Art. 4 Consideram-se atividades especficas de Relaes Pblicas as que dizem respeito: a) orientao de dirigentes de instituies pblicas ou privadas na formulao de polticas de Relaes Pblicas; b) promoo de maior integrao da instituio na comunidade; c) informao e a orientao da opinio sbre objetivos elevados de uma instituio; d) ao assessoramento na soluo de problemas institucionais que influam na posio da entidade perante a opinio pblica; e) ao planejamento e execuo de campanhas de opinio pblica; f) consultoria externa de Relaes Pblicas junto a dirigentes de instituies; g) ao ensino de disciplinas especficas ou de tcnicas de Relaes Pblicas, oficialmente estabelecido.

CAPTULO III
Do exerccio profissional
Art. 5 O exerccio em rgos da administrao pblica, em entidades privadas ou de economia mista de cargos, emprgos ou funes, ainda que de direo, chefia, assessoramento, secretariado e as de magistrio, cujas atribuies envolvam, principalmente conhecimentos inerentes s tcnicas de Relaes Pblicas, privativo do profissional dessa especialidade, devidamente registrado no Ministrio do Trabalho e Previdncia Social. 1 A apresentao de diploma de Relaes Pblicas, embora passe a ser obrigatria para o provimento de cargo pblico federal, estadual ou municipal, da administrao direta ou indireta, no dispensa a prestao de concurso, quando a lei o exija. 2 O disposto in fine neste artigo se aplica por igual, aos profissionais liberais e aos que exercem a atividade em Escritrios, Consultorias ou Agncias de Relaes Pblicas legalmente autorizados a funcionar no Pas. 3 A falta de registro profissional torna ilegal o exerccio da Profisso de Relaes Pblicas.

TTULO II
Da organizao profissional

captulo i
Do registro profissional
Art. 6 A inscrio profissional de Relaes Pblicas ser feita pelo Servio de Identificao Profissional do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, mediante a apresentao de ttulos, diplomas ou certificados registrados pelo Ministrio da Educao e Cultura para as hipteses das alneas a, b e c do art. 2. 1 No caso do art. 13 o registro profissional fica condicionado apresentao de Carteira Profissional anotado, ou comprovante de recebimento salarial, ou, ainda de declarao do empregador de que o interessado exerce a atividade em carter principal ou permanente, para os profissionais sujeitos ao regime da Consolidao das Leis do Trabalho. 2 Em se tratando de funcionrio pblico, autrquico ou de sociedade de economia mista, ser necessrio a apresentao de ttulo de nomeao, portaria ou ato oficial devidamente averbado ou, ainda declarao formal de Diretor ou Chefe de Servio de Pessoal de que o interessado exerce a atividade, em carter principal ou permanente, em setor especializado em Relaes Pblicas.

3 Para os profissionais liberais que exeram a atividade individualmente ou em Escritrios, Agncias ou Consultorias, e, bem assim, em funes de magistrio ser necessrio a apresentao de documentos comprobatrios que atestem a realizao de trabalhos definidos no artigo 4 dste Regulamento. Art. 7 Nos casos dos pargrafos do artigo anterior, ser sempre necessrio a comprovao do exerccio profissional pelo prazo mnimo de 24 (vinte e quatro) meses anterior vigncia desta lei. Art. 8 Do competente livro de registro devero constar, obrigatriamente: a) denominao do estabelecimento de ensino em que se diplomou o interessado; b) nmero de registro no Ministrio da Educao e Cultura; c) indicao do dispositivo dste Regulamento que fundamentou o pedido de inscrio, em se tratando de no diplomados.

CAPTULO II
Da carteira profissional
Art. 9 A todo profissional, registrado na forma dste Regulamento, o Ministrio do Trabalho e Previdncia Social fornecer Carteira Profissional, de acrdo com o modlo em uso, na qual dever ser anotado o nmero da respectivo inscrio no setor competente dsse rgo.

CAPTULO III
Da jurisdio
Art. 10. Os portadores da Carteira Profissional de Relaes Pblicas podero desempenhar suas atividades no Distrito Federal, Territrios, Estados e Municpios, quer em carter liberal quer assalariado. Art. 11. A fiscalizao do exerccio da Profisso de Relaes Pblicas, em todo o territrio nacional, ser feita pelo Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, ao qual compete: a) propugnar por uma adequada compreenso dos problemas de Relaes Pblicas e sua racional soluo; b) orientar e disciplinar o exerccio da Profisso de Relaes Pblicas, sem prejuzo da competncia especfica do Ministrio da Educao e Cultura; e c) dirimir as dvidas suscitadas pelo exerccio da Profisso de Relaes Pblicas, e por ste Regulamento em decorrncia de casos omissos.

TTULO III
Das Disposies Transitrias

CAPTULO I
Dos praticantes
Art. 12. No caso de insuficincia de Profissionais de Relaes Pblicas, comprovada por falta de inscrio em recrutamento ou seleo pblica, podero os rgos pblicos, bem como quaisquer emprsas privadas, solicitar ao Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, licena para o exerccio dessa Profisso por pessoa conhecedora ou praticante dos mtodos de Relaes Pblicas, portadora de diploma de curso superior. Art. 13. O disposto no caput do art. 2 se aplica, tambm aos que comprovarem o exerccio de atividade de Relaes Pblicas em carter principal ou permanente, pelo prazo mnimo de 24 (vinte e quatro) meses at 12 de dezembro de 1967, e, a qualquer tempo, a qualidade de scios titulares da Associao Brasileira de Relaes Pblicas - ABRP por idntico perodo. Art. 14. As exigncias do art. 5 no prejudicaro a situao dos atuais ocupantes de cargos, emprgos e funes da espcie, no Servio Pblico e nas entidades privadas, enquanto os exercerem.

Art. 15. O presente Regulamento entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Braslia, 26 de setembro de 1968; Jarbas G. Passarinho

Вам также может понравиться