Вы находитесь на странице: 1из 16

MOTOR STIRLING

Belquis Luci Fernandes Centro Universitrio Salesiano Campinas Mestre em Engenharia Mecnica Rua das Faias, 25 Vila Boa Vista Campinas SP CEP- 13065-540 Tel: (19)3245-2176 belquis@unisal.com.br

Rogrio Poltronieri de Sousa Centro Universitrio Salesiano Campinas Tecnlogo em Instrumentao e Controle Rua Boror, 274 Vila Maria Helena Indaiatuba SP CEP 13330-500 rogrio.Sousa@daimlerchrysler.com

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de se chamar a ateno para um tipo de ciclo alternativo de produo de energia. O ciclo Stirling conhecido desde o sculo dezenove, quando foi elaborado com o propsito de substituir mquinas a vapor que na poca representavam perigo para as pessoas que as comandavam. Foi substitudo posteriormente em funo do domnio que se passou a ter sobre estas mquinas e fluidos de trabalho, derivados principalmente do petrleo. Hoje em dia, tornou-se fonte alternativa de gerao de energia mecnica ou eltrica, por sua versatilidade, pouco rudo, pouca manuteno e principalmente por permitir que

se vislumbre o uso de fontes alternativas e inesgotveis de energia, como a luz do sol, auxiliando na busca de formas de produo de energia til de modo sustentvel e sem agresso ao ambiente.

Palavras-chave

Ciclo Stirling, fontes alternativas, Motor Stirling.

Motor Stirling

Histrico do motor Stirling

Em 1816, o engenheiro escocs Robert Stirling (1790 1878) criou um modelo de um motor que utilizava um determinado volume de um gs qualquer, que aquecido externamente, era forado a entrar numa cmara de volume maior que o inicial,

onde o gs podia expandir-se livremente [5]. Ele chamava o motor de motor de ar porque as mquinas a vapor de sua poca podiam freqentemente explodir, matando ou mutilando pessoas que por azar estivessem nas proximidades. Os motores Stirling no poderiam explodir, e produziam mais potncia do que as mquinas a vapor ento em uso. Em 1818, construiu um motor em equipe com seu irmo que sugeriu que se poderia conseguir maior potncia do motor utilizando ar a presses maiores do que a atmosfrica. Patentes melhoradas foram registradas em 1827 e 1840. Em 1873, foi usado para refrigerao e/ou aquecimento, absorvendo calor no estgio de compresso e liberando trabalho ou mais calor na fase de expanso. Nesta poca foram criados alguns prottipos com base no ciclo Stirling. Mas o projeto Stirling foi efetivamente usado em refrigerao, no sc. 20. Em breve espera-se que os motores de combusto interna que trabalham com a queima de alguns derivados de petrleo na forma lquida entrem em desuso, devido viabilizao do ciclo Stirling e outros ciclos. Outro contemporneo do Stirling, Willian Rankine, criou um ciclo que foi mais aceito para o uso na refrigerao por causa do advento dos fluidos refrigerantes como os CFCs, o Freon e outros lquidos refrigerantes. Contudo, nos ltimos anos do sculo passado ocorreram mudanas pois as atuais inovaes proporcionam uma grande eficincia na gerao de grandes potncias com investimentos aceitveis. O que explica estes custos, que a significativa eficincia do ciclo Stirling alcanada sem o uso de flor-carbonos como fluido de trabalho. Refrigeradores Stirling incorporam ao motor o uso de pisto livre e o uso de hlio ou nitrognio no lugar de CFCs e HFCs, e so muito bem vistos por esse motivo. Grandes corporaes esto cada vez mais usando e desenvolvendo a tecnologia. Os

grandes fabricantes de veculos automotivos, como a Daimler Chrysler Corp., so os principais responsveis pelo desenvolvimento da tecnologia Stirling para uso na refrigerao. Os motores Stirling esto comeando a ser estudados na sua viabilidade, para a gerao de energia eltrica por causa de sua eficincia, que considerada por muitos, maior em relao a outros mtodos de gerao e principalmente quando se deseja mtodo de gerao alternativo aos combustveis fsseis.

Descrio

Motores Stirling so mquinas trmicas nicas porque sua eficincia terica aproximadamente igual eficincia terica mxima conhecida como eficincia do Ciclo de Carnot. Estes motores so movidos pela expanso de um gs quando aquecido, seguida da compresso do mesmo quando resfriado. Os motores Stirling contm uma quantidade fixa de gs que se transfere de um lado a outro entre uma extremidade fria e uma extremidade quente. Um pisto mvel responsvel pelo direcionamento do gs entre estes dois extremos. Existem dois tipos de motores Stirling; os tipos cinticos, que convertem energia trmica em movimento usando um pisto conectado mecanicamente a um eixo, e os tipos pisto livre que usam uma bobina e dispositivos magnticos para gerar energia eltrica.

Princpio de funcionamento do motor Stirling

As etapas de funcionamento do Motor Stirling so divulgadas em uma pgina da WEB [1], onde tambm se pode conseguir projetos mecnicos em diversas escalas e nveis de complexidade, alm de um frum de debates entre pesquisadores e hobistas: O funcionamento do motor Stirling depende integralmente de alguns dos princpios bsicos da termodinmica: o gs responsvel por executar o trabalho expande quando aquecido e contrai-se quando resfriado. O esquema apresentado na figura 1 representa as etapas de funcionamento de um prottipo construdo em madeira balsa (pisto deslizante) e lata de alumnio (cilindro). A esfera feita de gesso de massa aproximadamente igual a 26g.

Figura 1 Esquema representativo do funcionamento de um prottipo de motor

segundo o ciclo Stirling.

1- Ponto morto - todo o ar encontra-se na parte inferior. 2 - O aquecimento expande o ar que empurra a membrana para cima e as hastes verticais fazem com que a massa suba de percurso. O ar quente impulsiona o movimento e realiza trabalho. A massa recebe energia.

3 Impulso da massa e contrao do ar que provoca contrao da membrana puxa as hastes verticais para baixo que fazem com que a massa suba mais de percurso, at seu ponto mais elevado. Enquanto isso, o pisto de madeira direciona a subida do ar para o terminal frio. No h realizao de trabalho.

4 Toda a massa de ar do cilindro se encontra agora na parte superior sendo resfriado e se contraindo. A contrao do ar faz com que a membrana seja direcionada para o interior do cilindro. A partir deste ponto, a massa comea seu movimento descendente, empurrando a membrana para baixo. A massa realiza trabalho comprimindo o ar. Enquanto isso o pisto de madeira direciona o ar para o terminal quente, e reinicia-se o ciclo.

Alm de direcionar o volume do gs para as reas quente e fria, o pisto tambm tem a funo de isolante trmico de modo que quando o movimento de expanso desejado, a fonte fria passa a no influenciar na temperatura interna e da mesma forma, a fonte quente no influencia desejado. na temperatura quando o movimento de retrao

O motor necessita de impulso externo para a partida. Depois de iniciado o movimento, o peso da massa por inrcia mantm o movimento do motor quando este atinge o ponto morto. Este prottipo consegue executar 200rpm com aquecimento apropriado, e apresenta torque equivalente a 0,0383N.m.

Princpio termodinmico

Quase todo tipo de energia mecnica produzida hoje conseguida a partir da converso de energia trmica em algum tipo de mquina trmica. A operao de todo ciclo de mquina trmica pode usualmente ser aproximada por um ciclo termodinmico de potncia ideal de alguma maneira. A compreenso bsica destes ciclos podem freqentemente mostrar ao engenheiro como melhorar a operao e o desempenho do sistema. Qualquer ciclo termodinmico formado de uma srie de processos termodinmicos que retornam o fluido de trabalho ao seu estado inicial. Durante muitos desses processos, uma propriedade comumente mantida constante. Isto inclui processos isotrmicos (temperatura constante), isobricos (presso constante), isomtricos (volume constante), isentrpico (entropia constante), adiabticos (sem transferncia de calor) e isoentlpico ( entalpia constante). prtica comum, colocar em grficos os processos que compem o ciclo em um grfico com propriedades nas coordenadas usualmente grficos P v (presso

versus volume especfico) ou T s (temperatura versus entropia).

O Ciclo Stirling

Os processos termodinmicos que o gs atravessa no cilindro so apresentados no seguinte esquema:

Figura 2 Ciclo termodinmico O ciclo consiste de quatro processos internamente reversveis .processos nos quais o sistema e as vizinhanas possam retornar ao seu estado inicial depois de ter completado o ciclo dois isotrmicos e dois a volume constante [ 6, 7].

A B: Expanso isotrmica a temperatura constante (temperatura da fonte quente de onde recebe calor). B C: Resfriamento a volume constante C D: Compresso isotrmica a temperatura constante (temperatura da fonte fria, para onde perde calor) D A: Aquecimento a volume constante

O grfico abaixo representa a relao entre a presso, o volume especfico e a temperatura do gs.

Figura 3 Diagrama Pv do Ciclo Stirling

Considerando comportamento ideal do gs aprisionado, as mudanas pelas quais atravessa o ar seguem as leis de Charles, Boyle e Gay-Lussac:

P1 V1 P2 V2 T1 T2

onde os ndices 1 e 2 representam condio inicial e final respectivamente.

A B = expanso a TH (temperatura constante) T1 = T2 como se trata de expanso, V2 > V1

ento, seguindo a equao dos gases: P1 V1 P2 V2 P2

P1 V1 , e como V2

V2 > V1, resulta que P2 < P1. De acordo com o diagrama, o percurso do estado A para o estado B provoca reduo da presso sobre o gs.

Com o volume especfico v, ocorre o contrrio; j que volume especfico a relao entre o volume ocupado pelo gs e a sua massa ( v = V/m), a expanso do gs aumenta seu volume enquanto a massa permanece constante, assim, conseqentemente h aumento no volume especfico.

B C = resfriamento a volume constante V2 = V1 Como se trata de resfriamento, T2 < T1 e

P1 P2 T P2 P1 2 T1 T2 T1

Sendo a frao menor do que um, deduz-se que P2 < P1 O volume especfico v permanece constante, j que nem massa nem volume se alteram.

C D = compresso a TC (temperatura constante) T1 = T2 como se trata de compresso, V2 < V1

ento, seguindo a equao dos gases: P1 V1 P2 V2 P2 e como V2 < V1, resulta que P2 > P1

P1 V1 , V2

O volume especfico v, reduzido, j que o volume ocupado pelo gs diminui e a massa permanece constante.

D A = aquecimento a volume constante V2 = V1 Como se trata de aquecimento, T2 > T1 e


P1 P2 T P2 P1 2 T1 T2 T1

Sendo a frao maior do que um, deduz-se que P2 > P1 O volume especfico v permanece constante, j que nem massa nem volume se alteram.

10

Eficincia trmica O propsito de um motor converter a energia suprida como calor ou energia retida em combustvel para trabalho. O mximo desempenho a produo da quantidade requerida de trabalho utilizando a quantidade mnima de calor. Uma mquina trmica recebe calor e produz trabalho enquanto executa um ciclo. Uma mquina trmica pode ser to simples como um gs confinado em um dispositivo pisto-cilindro, ou to complexa como uma planta de potncia. Quando o gs aquecido, ele expande para realizar trabalho sobre o pisto. Nas etapas a volume constante no h realizao de trabalho. Quando o pisto se move para dentro do cilindro, trabalho realizado sobre o gs. O ciclo completo com o efeito final de que calor foi convertido em trabalho [8]. Quando no h matria entrando ou saindo do sistema, ele chamado sistema fechado. Em cada ciclo completo de uma mquina trmica, alguma quantidade de calor rejeitada pelo sistema. De acordo com a primeira lei da termodinmica - para qualquer ciclo ou sistema fechado, o calor lquido transferido igual ao trabalho lquido produzido [9]:

Q W
Qentra Qsai W

Qentra Qsai = quantidade bruta de calor fornecido menos quantidade bruta de calor rejeitado. Como Qsai0, ento, o trabalho lquido feito pelo sistema menor do que o calor recebido por ele, isto , nem todo o calor recebido pelo sistema convertido em trabalho.

11

Eficincia trmica definida como a frao do calor bruto adicionado mquina trmica durante um ciclo que convertida em trabalho lquido devolvido:

W
Qentra

Qentra Q sai Q 1 sai Qentra Qentra

Qsai recolhido no terminal frio temperatura absoluta TL Qentra transferido ao sistema pelo terminal quente temperatura absoluta T H

A escala de temperatura absoluta estabelece que a quantidade relativa de calor transferido de e para um sistema que realiza um ciclo reversvel entre dois

reservatrios s temperaturas TH e TL so iguais s relaes entre as temperaturas dos reservatrios:


Qsai T L Qentra TH

Assim, a eficincia trmica de uma mquina que opera reversivelmente entre dois terminais s temperaturas TL e TH definida como:

TL TH

Que usada para expressar a eficincia de uma mquina de Carnot e fornece o mximo valor de qualquer ciclo operando entre dois reservatrios trmicos. Como o motor Stirling tambm uma mquina trmica que opera um ciclo reversvel entre dois reservatrios trmicos, sua eficincia tambm pode ser expressa segundo os mesmos princpios:
Stirling 1
TL TH

12

Desta relao pode-se deduzir que quanto maior a diferena entre as temperaturas dos terminais quente e frio, maior a eficincia do motor.

Relevncia Social Interesse renovado tem ocorrido por essas mquinas por diversas razes: interesse na conservao da energia, preocupao ambiental e a habilidade do motor em funcionar por perodos prolongados com pouca ou nenhuma manuteno. O Motor Stirling uma excelente escolha quando se considera a conservao da energia. O ciclo Stirling teoricamente capaz de se aproximar da eficincia do Ciclo de Carnot, referencial de eficincia mxima para ciclos termodinmicos. Os gases usados dentro de um Stirling nunca deixam a mquina. No h vlvulas de expanso ou respiros como nos motores a gasolina ou a diesel, e no existem exploses. Por isto, os motores Stirling so muito silenciosos. Em funo de funcionar a partir de qualquer diferencial de temperatura, estes motores admitem qualquer fonte externa de calor, como queima de combustvel, energia solar, ou mesmo explorar energia geotrmica, ou de biomassa. Pode tambm extrair energia til a partir de qualquer fonte de calor que seja rejeito de energia de outro processo. extremamente amigvel ambientalmente, porque usa combusto externa. Tal processo de combusto pode ser controlado para liberar mximo de calor com emisses extremamente baixas. Tambm um motor silencioso, porque no existem exploses, como nos motores de combusto interna. Em funo disto, motores Stirling so hoje usados para algumas aplicaes muito especializadas, como em submarinos ou geradores auxiliares de potncia, onde a operao silenciosa importante.

13

O motor pode ser revertido e usado como refrigerador, e com a crescente preocupao com o efeito estufa e com gases que destroem a camada de oznio, ele pode oferecer uma alternativa altamente vivel. Trabalha-se com um gs selado, assim a combusto e subseqente contaminao esto isolados do motor. No h vlvulas de escape ou respiros. A limpeza interna, junto com a simplicidade do mecanismo, o tornam altamente apropriado para ambientes extremos. A NASA tem desenvolvido ativamente motores tipo Stirling e refrigeradores para uso no espao e em outros planetas.

Ferramenta de ensino Estes motores so adequados ao estudo terico de ciclos termodinmicos, necessrios em qualquer currculo de engenharia. Normalmente, difcil observar a relao direta entre o consumo de combustvel e a potncia gerada. O motor Stirling permite a demonstrao da converso direta de energia trmica em energia mecnica de maneira diretamente observvel e fcil de ser estudada.

Atualidades Embora o motor Stirling original tenha sido patenteado em 1816 pelo escocs Rev. Dr. Robert Stirling, os sistemas solares so desenvolvimentos relativamente recente. O sistema consiste de um espelho parablico que rastreia e captura a luz solar e a reflete para dentro de um motor Stirling situado no ponto focal do espelho. O motor Stirling ento aciona um alternador para gerar energia eltrica. Ele pode trazer eletricidade para reas que possuem grande intensidade de iluminao solar mas no tm linhas de

14

transmisso eltrica. Pode ser aplicado para bombeamento de gua ou at mesmo dessalinizar gua. O prato concentrador de energia solar rastreia o sol atravs do cu e usa 16 painis circulares cobertos com uma membrana metlica de baixo custo e espelhos para focalizar o calor para dentro do sistema do dispositivo Stirling. O motor converte o calor em eletricidade fazendo girar um eixo acoplado a um gerador. O sistema tambm pode ser usado com combustveis alternativos lquidos ou gasosos como diesel, biogs, propano, gs natural e lcool para suplemento ou suplantar o calor solar necessrio noite ou em dias nublados [10]. Esta forma de tecnologia no tem mais do que trinta anos e estima-se esteja amadurecida por volta de 2010. O que a torna particularmente interessante, a

eficincia de converso em torno de 25 a 30%, alcanada em algumas demonstraes deste tipo de sistema. Isto significativamente maior do que a da tecnologia fotovoltaica. Alguns destes dispositivos j operam nos Estados Unidos, como na Carolina do Sul. Companhias como a SES Stirling Energy Systems [3], tm investido no rpido desenvolvimentos dos sistemas solares. Alguns projetos do Departamento de Energia do Estados Unidos esto voltados para o desenvolvimento de motores Stirling de pequena escala utilizando biomassa como combustvel, para uso residencial. Tambm existem pesquisas no Japo e na Europa para aplicao do motor Stirling utilizando gs natural como combustvel. A tecnologia de uso de energia solar encontra-se em fase adiantada de estudos e desenvolvimento. convencional

15

Bibliografia [1] HIRATA, K. (1995). Welcome to Stirling Engine Home Page [Online]. WebRing. Disponvel em: www.bekkoame.ne.jp/~khirata/. [27 jul. 2003]. [2] SLAWSON, D. J.; LIDEN, R. B.; OSBORN, D. B.; LEVINE, S. P., Concentra ting Solar Power is Fuel from the Sky [Online]. Stirling Energy System SES. Disponvel em: http://www.stirlingenergy.com/solar_overview. htm. [27 jul. 2003]. [5] SIER, R. (1995). Rev. Robert Stirling D. D. [Online]. WebRing. Disponvel em: www.stirlingengines.org.uk/pioneers/pion2.html. [01 ago. 2003]. [6] CULP A. W. Principles of Energy Convertion, Singapore, McGraw-Hill Series in Mechanical Engineering, 1991. [7] MORAN, M. J., SHAPIRO H. N., Fundamentals of Engineering [3]

Thermodynamics, USA, John Wiley & Sons, Inc. , 1995. [8] JONES, J. B., DUGAN, R. E., Engineering Thermodynamics, USA: Prentice Hall, 1996. [9] SAAD, M. A., Thermodynamics: principles & practice, USA: Prentice-Hall, 1997. [10] ZOLLARS R., HOFFMAN Z. H. (1998). Department of Energy Hosts Inauguration of SAIC/STM/APS Solar Energy Technology. [Online] SAIC - Science Applications International Corporation. Disponvel em: www.saic.com/[28 jul. 2003]

16

Вам также может понравиться