Вы находитесь на странице: 1из 10

O MEU DIA NA CRECHE

Ler para os bebs


nos primeiros anos de vida que a criana adquire os hbitos mais importantes (alimentares, higiene, comportamentais, ). Tal como estes hbitos so tambm nos primeiros anos de vida que a criana adquire o hbito de ler. Mas s o contato precoce com os livros, e atividades com prticas de leitura, que devem estar presentes diariamente na vida da criana, que vai desenvolver o gosto pela leitura, pelos livros e mais tarde tornar-se um futuro leitor. E ser um leitor ter um caminho infinito de descobertas, aventuras e compreenso do mundo que a rodeia. Por isso, essencial para a formao do bebe, ouvir histrias, canes e manusear livros. importante que ele tenha oportunidade de explorar o livro, de o pegar, olhar, brincar, coloc-lo na boca, cheirar Assim estar a realizar vrios tipos de leitura, pois o beb comea a ler antes de saber decifrar o cdigo escrito. L imagens, l o espao onde est inserido, l a emoo que vem das pessoas com quem interage e reage a cada uma dessas manifestaes.

Da que a razo mais importante da leitura para o beb, sem dvida a conexo emocional entre o nosso colo, a nossa voz, o nosso carinho e os livros. fundamental estabelecer uma relao de afeto, de prazer, de cumplicidade, de comunicao entre adulto/criana e estabelecer um relacionamento entre pares. Descobrir estes sentimentos desde beb uma conquista para toda a vida. A criana prende-se ao movimento, ao tom de voz e no ao contedo do que contado. Ela presta ateno ao movimento de fantoches e a objetos que conversam com ela. As histrias devem ser rpidas e curtas. O ideal invent-las na hora. Um gesto to simples como ler-lhes uma histria pode ser a ponte perfeita para despertar o seu interesse e conseguir que esta paixo cresa com os anos. Quem escreve constri um castelo, e quem l passa a habit-lo

Neste livro vamos contar-vos como passamos o dia na creche.

Era uma vez, um menino(a) que vinha para a escolinha com o pap e a mam. Para os receber estavam as amigas Jlia, Rosria, Paula e Lurdes. s nove e meia, sentavam -se na roda para lanchar e cantar os bons dias.

Era a hora do acolhimento.

De seguida, e depois do grupo estar dividido, chegavaa hora das atividades. Entrava a Ftima com os materiais preparados para dar incio aos trabalhinhos.

Pintavam

Ouviam histrias

Cantavam

Passeavam

Ajudavam a arrumar

E Brincavam muito.

Depois de muita agitao, chegava a hora do almoo.

Em seguida e depois das amigas fazerem a higiene, que tambm feita vrias vezes ao dia, iam descansar.

Era a hora da soneca.

Quando acordavam, as amigas preparavam-nos, pois estava a chegar a hora do lanche da tarde.

Que fominha!!! No final do lanche, tinham atividades livres:

Danavam

Rasgavam revistas Brincavam com brinquedos Cantavam Para terminar o dia, chegava a hora mais esperada. A chegada dos paps. Estava na hora de irem para casa. Tinha chegado ao fim mais um dia na escolinha de grande labuta, aprendizagem e descobertas.

FIM

Вам также может понравиться