Вы находитесь на странице: 1из 50

9/12/2010

Curso de Auditoria

Prof. Sergio Jund

Curso de Auditoria Governamental Contedo Programtico


Unidade 1. Auditoria 1.1. Conceitos Bsicos - Auditoria Interna - Auditoria Independente - Auditoria Governamental 1.2. Auditoria Governamental - Estrutura - Competncia e finalidade - Objetivos do exame - Abrangncia de atuao - Tipos e Formas de Auditoria 1.3. Normas de Auditoria 1.4. A importncia da auditoria para o controle interno

9/12/2010

Curso de Auditoria Governamental Contedo Programtico


Unidade 2. Planejamento dos Trabalhos 2.1. Noes de planejamento dos trabalhos 2.2. Normas de execuo dos trabalhos 2.3. Planos de Auditoria - Noes bsicas - Levantamentos preliminares - Seleo de reas - Classificao e anlise dos riscos 2.4. Estudos e avaliao dos controles internos - Princpios e procedimentos de controles internos - Limitaes sobre a eficcia dos controles internos

Curso de Auditoria Governamental Contedo Programtico


Unidade 3. Processo de auditagem 3.1. Programa de Auditoria - Conceitos - Elaborao - Vantagens e desvantagens 3.2. Tcnicas e Procedimentos de Auditoria - Conceitos - Principais tcnicas e procedimentos 3.3. Papis de Trabalho - Conceitos - Elaborao - Diviso e arquivamento - Referenciao e smbolos 3.4. Comunicao dos resultados - Relatrios - Certificados - Pareceres de Auditoria

9/12/2010

Curso de Auditoria Governamental Contedo Programtico


Unidade 4. Avaliao de Programas Governamentais 4.1. Conceito 4.2. Tipos de programas 4.3. Evoluo alcanada pelo TCU 4.4. Indicadores de desempenho

Unidade 1 Auditoria

9/12/2010

1. Conceitos bsicos

1. Conceitos bsicos
AUDITORIA
Estudo e Avaliao Sistemtica
Processos Procedimentos e Transaes

Demonstraes Contbeis Resultantes

Relatrio de

Objetivo: Emitir Opinio

Auditor Interno

Recomendaes

Auditor Externo

Parecer de Auditoria

1. Conceitos bsicos

1. Conceitos bsicos

Auditoria Intena
Atividade de avaliao independente e de assessoramento da administrao, voltada para o exame e avaliao da adequao, eficincia e eficcia dos sistemas de controle, bem como da qualidade do desempenho das reas, em relao s atribuies e aos planos, s metas, aos objetivos e s polticas definidos para as mesmas.

9/12/2010

1. Conceitos bsicos

1. Conceitos bsicos

Auditoria Independente
Tcnica contbil que consiste no exame de documentos, livros e registros, inspees, obteno de informaes e confirmaes internas e externas, obedecendo a normas apropriadas de procedimentos, objetivando verificar se as demonstraes contbeis representam adequadamente a situao nelas demonstrada, de acordo com os princpios fundamentais e normas de contabilidade, expresso por meio de parecer.

1. Conceitos bsicos

1. Conceitos bsicos

Auditoria Governamental
Trata-se de importante tcnica de controle do Estado na busca da melhor alocao de seus recursos, no s atuando para corrigir os desperdcios, a improbidade, a negligncia e a omisso e, principalmente, antecipando-se a essas ocorrncias, buscando garantir os resultados pretendidos, alm de destacar os impactos e benefcios sociais advindos.

9/12/2010

1. Conceitos bsicos

1. Conceitos bsicos

AUDITORIA

PASSADO
At 1972

PRESENTE
De 1972 at 2001

FUTURO
A partir de 2001

1. Conceitos bsicos

POSTULADOS PRINCPIOS CONVENES

CONTABILIDADE MTODOS

PFC
10 PCGAS - LEI 6.404/76 7 PFC - CVM - IPECAFI - IBRACON 7 PFC - CFC 750/93

PARTIDAS DOBRADAS
ORIGENS = APLICAES DBITO = CRDITO A=B

9/12/2010

1. Conceitos bsicos CONTABILIDADE Objeto


CAMPO DE ATUAO

Funo
ECONMICA Apurao do Resultado RECEITA - DESPESA ATIVO = PE + PL ADMINISTRATIVA Controlar o Patrimnio

1. Conceitos bsicos
Demonstraes Contbeis Lei n 4.320/64 BO BF BP DVP Anexos LRF Demonstraes Contbeis Lei n 6.404/76 BP DRE DFC D mut PL NE

CONTABILIDADE
FINALIDADE
PRESTAR INFORMAES

USURIOS INTERNOS
Diretores Administradores Funcionrios

USURIOS EXTERNOS
Acionistas Bancos Fisco, outros

9/12/2010

1. Conceitos bsicos CONTABILIDADE

AUDITORIA EXTERNA Enfoque Sujeito Independncia Relatrio / Parecer

AUDITORIA INTERNA Enfoque Sujeito Independncia Relatrio / Parecer

Tomada de decises

1. Conceitos bsicos

Por que as empresas so auditadas?

9/12/2010

1. Conceitos bsicos

Normas de Auditoria
Profissionais Exame e avaliao Relatrio

1. Conceitos bsicos

Normas de Auditoria
Normas Profissionais Tratam dos aspectos relativos a pessoa do auditor, ou seja, a qualificao tcnica e a competncia profissional necessrias ao exerccio da atividade de auditoria.
O exame de auditoria deve ser feito por pessoa ou pessoas que possuam competncia e treinamento tcnico adequado como auditor(es), possuindo proficincia profissional para se desincumbirem das tarefas a eles confiadas. A organizao de auditoria e os auditores, individualmente, no devem ter sua independncia prejudicada, mantendo-a nas atitudes e na aparncia. Todo cuidado profissional necessrio na realizao do exame e na elaborao do relatrio. Devem comunicar qualquer limitao imposta ao escopo do trabalho.

9/12/2010

1. Conceitos bsicos

Normas de Auditoria
Normas Relativas Execuo do trabalho Tratam dos aspectos relativos a forma de execuo dos trabalhos de auditoria seja ela interna ou externa.
O trabalho deve ser cuidadosamente planejado, supervisionado e consubstanciado por papis de trabalho corretamente feitos. Deve-se fazer um bom estudo e avaliao do controle interno existente, como base para que possa se confiar no mesmo e para determinao da extenso dos testes, aos quais se restringiro os procedimentos de auditoria. Deve-se obter material de evidncia suficiente e adequado, atravs de inspeo, observao, perguntas e confirmao, a fim de propiciar-se base razovel para o parecer do auditor.

1. Conceitos bsicos

Normas de Auditoria
Normas relativas ao Relatrio ou Parecer do Auditor Tratam dos aspectos relativos a forma e contedo dos relatrios de auditoria seja ele elaborado por auditor interno ou externo (independente).
Os relatrios devem ser feitos por escrito e revisados na forma de rascunho, pelo setor auditado e pelos dirigentes que solicitaram a auditoria. Os relatrios devem apresentar dados exatos e fidedignos, e os fatos descobertos de maneira convincente, clara, simples, concisa e competente. Os relatrios devem ser objetivos, imediatos e oportunos. Os relatrios devem conter realizaes dignas de nota, e enfatizar principalmente as melhorias, em detrimento das crticas. Em todos os casos, o parecer deve conter a indicao precisa da natureza do exame e do grau de responsabilidade assumida pelo auditor.

10

9/12/2010

1. Conceitos bsicos
Responsabilidade dos Auditores e a atuao do Sistema CFC/CRC
Profissional Civil Criminal

CFC

CRC

CRC

CRC

1. Conceitos bsicos

Regulamentao para o Exerccio da Auditoria

Profissional
NBC PA - CFC Instruo CVM n 308 /99, mbito do mercado de valores mobilirios. Resoluo BACEN n 3198 /04, mbito do mercado financeiro. Instruo Normativa n 01/01 SFC/CGU, mbito governamental.

11

9/12/2010

1. Conceitos bsicos

Regulamentao para o Exerccio da Auditoria

Tcnica
NBC TA - CFC Instruo CVM n 308 /99, mbito do mercado de valores mobilirios. Resoluo BACEN n 3198 /04, mbito do mercado financeiro. Instruo Normativa n 01/01 SFC/CGU, mbito governamental.

1. Conceitos bsicos

Responsabilidades do Auditor
Trabalhista No caso da auditoria interna. Profissional Nos casos de auditoria externa, no que diz respeito contratao dos servios a serem prestados. Civil No caso de informao incorreta no parecer do auditor e que venham a influenciar ou causar prejuzos a terceiros que se utilizem dessas informaes. Criminal No caso de omisso ou incorreo de opinio expressa em parecer de auditoria, configurada por dolo, e que venham a influenciar ou causar prejuzos a terceiros que se utilizem dessas informaes.

12

9/12/2010

1. Conceitos bsicos

Princpios ticos e qualificaes do auditor


Auto-anlise Imparcialidade Ceticismo Sigilo Profissional Bom Senso Para Reviso/Sugesto de um Ponto Autoconfiana Sentido Objetivo Perspiccia nos Exames Persistncia Carter Suspeita Sobre Conduta Alheia Informao Qualificada Esprito de Independncia Conhecimento

1. Conceitos bsicos

Auditoria Governamental
Conjunto de tcnicas que visa avaliar a gesto pblica, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicao de recursos pblicos por entidades de direito pblico e privado, mediante a confrontao entre uma situao encontrada com um determinado critrio tcnico, operacional ou legal.

13

9/12/2010

1.Auditoria Governamental Normas Internacionais para o exerccio Profissional da Auditoria Interna


Declarao de Lima

A "Declarao de Lima sobre Preceitos de Auditoria", adotada no Congresso Internacional de 1977 e reconhecida como a Magna Carta da auditoria governamental, fornece as bases filosficas e conceituais dos trabalhos desenvolvidos pela Intosai. A Declarao de Lima representa, portanto, o fundamento com seus Conceitos gerais sobre a auditoria do setor pblico.

1.Auditoria Governamental
Organizao Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores Intosai.
A Organizao Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai, em ingls) foi fundada em 1953 por 34 pases, entre eles o Brasil*. A organizao conta hoje com mais de 170 membros. A Intosai trabalha no sentido de promover o intercmbio de informaes e de experincias sobre os principais desafios enfrentados pelas EFS no desempenho de suas funes. Para atingir pblico alvo to diversificado, a Intosai possui cinco idiomas oficiais: alemo, rabe, espanhol, francs e ingls. Para subsidiar as atividades de controle externo desenvolvidas por seus membros, so publicados a Revista Internacional de Auditoria Governamental e os trabalhos dos diversos Grupos de Trabalho e Comisses da organizao, que englobam diretrizes, guias metodolgicos e pesquisas.
* O Tribunal de Contas da Unio membro do Conselho Diretor da Intosai e da Organizao Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), que o nosso grupo de trabalho regional. Alm disso, o TCU faz parte da Comisso de Normas de Auditoria, da Comisso de Auditoria da Tecnologia da Informao e do Grupo de Trabalho de Auditoria de Meio Ambiente. Este ano, o Tribunal foi admitido Grupo de Trabalho de Auditoria de Privatizaes.

14

9/12/2010

1.Auditoria Governamental

Normas da INTOSAI
Declarao de Lima Cdigo de tica Padres de Auditoria

1.Auditoria Governamental

Objetivos
A auditoria governamental tem por objetivo primordial garantir resultados operacionais na gerncia da coisa pblica. Essa auditoria exercida nos meandros da mquina pblica em todos as unidades e entidades pblicas, observando os aspectos relevantes relacionados avaliao dos programas de governo e da gesto pblica.

15

9/12/2010

1.Auditoria Governamental Objetivos Operacionais


1. Examinar a regularidade e avaliar a eficincia e eficcia da gesto administrativa e dos resultados alcanados. 2. Apresentar subsdios para o aperfeioamento dos procedimentos administrativos e controles internos das unidades da Administrao Direta e Entidades Supervisionadas. 3. Realizar auditoria sobre a gesto dos recursos pblicos federais sob a responsabilidade dos rgos pblicos e privados, inclusive nos projetos de cooperao tcnica junto a Organismos Internacionais e multilaterais de crdito; 4. Apurar os atos e fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, praticados por agentes pblicos ou privados, na utilizao de recursos pblicos federais e, quando for o caso, comunicar unidade responsvel pela contabilidade para as providncias cabveis;

1.Auditoria Governamental Objetivos Operacionais


5. Realizar auditorias nos sistemas contbil, financeiro, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais; 6. Realizar auditoria nos processos de Tomada de Contas Especial; e 7. Apresentar subsdios para o aperfeioamento dos procedimentos administrativos e gerenciais e dos controles internos administrativos dos rgos da Administrao Direta e entidades da Administrao Indireta Federal.

16

9/12/2010

1.Auditoria Governamental

Finalidade
A finalidade bsica da auditoria comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcanados, quanto aos aspectos de eficincia, eficcia e economicidade da gesto oramentria, financeira, patrimonial, operacional, contbil e finalstica das unidades e das entidades da administrao pblica, em todas as suas esferas de governo e nveis de poder, bem como a aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado, quando legalmente autorizadas nesse sentido.

1.Auditoria Governamental

reas de Atuao
A rea de atuao da Secretaria de Controle Interno, alm das funes de rgo central, abrange todos as unidades e as entidades do Poder a qual estiver vinculada, excetuados aqueles jurisdicionados pelos rgos setoriais.

17

9/12/2010

1.Auditoria Governamental

Tipos
Auditoria de Avaliao da Gesto Auditoria de Acompanhamento da Gesto Auditoria Contbil Auditoria Operacional Auditoria Especial

1.Auditoria Governamental Auditoria de Avaliao da Gesto


Objetiva emitir opinio com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execuo de contratos, acordos, convnios ou ajustes, a probidade na aplicao dos dinheiros pblicos e na guarda ou administrao de valores e outros bens da Unio ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peas que instruem os processos de tomada ou prestao de contas; exame da documentao comprobatria dos atos e fatos administrativos; verificao da eficincia dos sistemas de controles administrativo e contbil; verificao do cumprimento da legislao pertinente; e avaliao dos resultados operacionais e da execuo dos programas de governo quanto economicidade, eficincia e eficcia dos mesmos.

18

9/12/2010

1.Auditoria Governamental Auditoria de Acompanhamento da Gesto


Realizada ao longo dos processos de gesto, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua misso institucional. institucional .

1.Auditoria Governamental

Auditoria Contbil
Compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informaes e confirmaes, mediante procedimentos especficos, pertinentes ao controle do patrimnio de uma unidade, entidade ou projeto. projeto. Objetivam obter elementos comprobatrios suficientes que permitam opinar se os registros contbeis foram efetuados de acordo com os princpios fundamentais de contabilidade e se as demonstraes deles originrias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situao econmicoeconmico -financeira do patrimnio, os resultados do perodo administrativo examinado e as demais situaes nelas demonstradas. demonstradas. Tem por objeto, tambm, verificar a efetividade e a aplicao de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades pblicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinio sobre a adequao e fidedignidade das demonstraes financeiras financeiras. .

19

9/12/2010

1.Auditoria Governamental

Auditoria Operacional
Consiste em avaliar as aes gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administrao pblica, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinio sobre a gesto quanto aos aspectos da eficincia, eficcia e economicidade, procurando auxiliar a administrao na gerncia e nos resultados, por meio de recomendaes, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial. gerencial . Este tipo de procedimento auditorial, auditorial, consiste numa atividade de assessoramento ao gestor pblico, com vistas a aprimorar as prticas dos atos e fatos administrativos, sendo desenvolvida de forma tempestiva no contexto do setor pblico, atuando sobre a gesto, seus programas governamentais e sistemas informatizados informatizados. .

1.Auditoria Governamental

Auditoria Especial

Objetiva o exame de fatos ou situaes consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinria, sendo realizadas para atender determinao expressa de autoridade competente. competente . ClassificaClassifica -se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais no inseridos em outras classes de atividades atividades. .

20

9/12/2010

1.Auditoria Governamental

Formas de Auditoria
Direta
Centralizada Descentralizada Integrada

Indireta
Compartilhada Terceirizada

Simplificada

1.Auditoria Governamental

Formas de Auditoria
Direta
TrataTrata -se das atividades de auditoria executadas diretamente por servidores em exerccio nos rgos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sendo subdividas em: em:

centralizada executada exclusivamente por servidores em exerccio nos rgo Central ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. descentralizada executada exclusivamente por servidores em exerccio nas unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. integrada executada conjuntamente por servidores em exerccio nos rgos Central, setoriais, unidades regionais e/ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

21

9/12/2010

1.Auditoria Governamental

Formas de Auditoria
Indireta
Trata-se das atividades de auditoria executadas com a participao de servidores Tratano lotados nos rgos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituies da Administrao Pblica Federal ou entidade privada. privada. compartilhada coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxlio de rgos/instituies pblicas ou privada. privada. terceirizada executada por instituies privadas, ou seja, pelas denominadas empresas de auditoria externa. externa.

1.Auditoria Governamental

Formas de Auditoria
Simplificada
TrataTrata -se das atividades de auditoria realizadas, por servidores em exerccio nos rgos Central, setoriais, unidades regionais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sobre informaes obtidas por meio de exame de processos e por meio eletrnico, especfico das unidades ou entidades federais, cujo custocusto-benefcio no justifica o deslocamento de uma equipe para o rgo. rgo. Essa forma de execuo de auditoria pressupe a utilizao de indicadores de desempenho que fundamentam a opinio do agente executor das aes de controle. controle .

22

9/12/2010

1. A Importncia da Auditoria para o Controle Interno

O Papel do Controle Interno

Passado Presente Futuro


Auditoria X Controle Interno

Unidade 2 Planejamento dos Trabalhos

23

9/12/2010

2. Planejamento dos Trabalhos

FASES DO PROCESSO DE AUDITORIA

Exerccio X1 31 Dez

Exerccio X2

Planejamento

nterim Preliminar

PrPr-Balano

Final Balano

ltimo dia do Trabalho Eventos Subsequentes

2. Noes de Planejamento dos Trabalhos

Planejamento dos Trabalhos


O auditor deve planejar seu trabalho consoante as normas de auditoria, e de acordo com os prazos e demais compromissos contratualmente assumidos com a entidade. O planejamento pressupe adequado nvel de conhecimento sobre o ramo de atividade, negcios e prticas operacionais na entidade, e o nvel geral de competncia de sua administrao.

24

9/12/2010

2. Noes de Planejamento dos Trabalhos

Planejamento dos Trabalhos Objetivos A importncia de um planejamento adequado pode se resumir em:
O auditor pode desenvolver programas de auditoria mais apropriados para o objetivo de expressar a sua opinio sobre as demonstraes financeiras, se reconhecer as condies gerais do negcio que possam afetar as demonstraes financeiras de uma empresa. Deve haver uma diferenciao entre o alcance de uma auditoria para rgos que atuam em mercados instveis daqueles que atuam em mercados estveis ou de operaes de altos riscos econmicos, e de operaes de baixos riscos econmicos.

2. Noes de Planejamento dos Trabalhos

Planejamento dos Trabalhos


O planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execuo dos trabalhos, observando os procedimentos de acordo com a seguinte seqncia:
mapear as polticas pblicas afetas a cada rgo, com identificao dos macro-objetivos, dos recursos previstos, dos agentes responsveis e interfaces, de modo a evidenciar a importncia estratgica, de cada uma delas, inclusive em relao ao projeto global de governo; promover a hierarquizao dos diversos programas/programaes governamentais, baseada em critrios polticos e estratgicos definidos, bem como riscos baseados em materialidade, relevncia e criticidade. Na conformao atual da classificao oramentria, esse exerccio de hierarquizao se faz em nvel de Programa por ser esse o que apresenta, em geral, a definio consistente de limites e abrangncia; detalhar as informaes envolvendo a descrio dos Programas essenciais e a identificao das Aes que os compem; promover a hierarquizao no nvel das Aes de cada Programa, segundo critrios definidos com bases estratgicas;

25

9/12/2010

2. Noes de Planejamento dos Trabalhos

Planejamento dos Trabalhos


Elaborar o relatrio de situao das Aes selecionadas, identificando, dentre outros itens:
os objetivos e as metas; os rgos responsveis; a documentao legal que lhes d suporte; as razes de implementao; as formas de execuo e os mecanismos de implementao; a clientela e o pblico alvo; a existncia de recursos externos financiando total ou parcialmente as Aes; os critrios para a seleo dos beneficirios; as formas de divulgao que sero utilizadas para mobilizar a clientela, quando for o caso; os mecanismos de controle, inclusive de controle social; e as informaes a respeito das aes do Sistema de Controle Interno no exerccio anterior, bem como sobre o exerccio atual.

2. Planos de Auditoria

Planos de Auditoria - PAINT


A elaborao do Plano Anual das Atividades de Auditoria Interna PAINT ser precedida de exame preliminar das informaes constantes das demandas externas e internas entidade, dos planos estratgico e operacional a que se vinculam o objeto do controle, da legislao aplicvel, dos resultados dos ltimos trabalhos realizados e das diligncias pendentes de atendimento.

26

9/12/2010

2. Planos de Auditoria

Planos de Auditoria PAINT


O PAINT dever conter as seguintes informaes: I - descrio sumria da ao de auditoria; II - reas, programas, projetos, atividades, convnios a serem examinados; III - objetivos das auditorias; IV - tipos de auditorias a serem realizadas; V - local de realizao dos trabalhos; VI - perodos de execuo em dias e correspondentes quantitativos de horas; VII - escopo do trabalho; VIII - forma de execuo; e IX - descrio sumria das atividades de treinamento, com indicao do perodo, quantitativo e contedo programtico.

2. Planos de Auditoria

Planos de Auditoria PAINT


A seleo das reas e dos processos a serem auditados contemplar a hierarquizao por intermdio de matriz de risco. A definio da matriz de risco levar em considerao, alm de outros que se ajustem s caractersticas operacionais da entidade, os seguintes aspectos: I - materialidade - magnitude do valor ou do volume de recursos envolvidos, isoladamente ou em determinado contexto; II - relevncia - grau de importncia de determinado item em relao ao todo; III - vulnerabilidade - qualidade dos aspectos de controle interno do ambiente; IV - risco - intensidade de propenso a fraudes ou erros que determinada operao ou item est sujeito; e V - criticidade pretrita - as fraudes ou erros de situaes passadas, inclusive as recomendaes do controle interno e as determinaes do Tribunal de Contas da Unio pendentes de implementao.

27

9/12/2010

2. Planos de Auditoria

Relatrio de Execuo do Plano de Auditoria - RAINT


As unidades de auditoria interna encaminharo s respectivas Unidades de Controle Interno, at o ltimo dia til do ms de janeiro de cada ano, o Relatrio Anual das Atividades de Auditoria Interna RAINT. O RAINT conter os seguintes itens: I - objetivos; II- reas auditadas; III - metodologia empregada para realizao da auditoria; IV -cronograma de execuo dos trabalhos; V - recursos empregados; VI - apresentao de dados e informaes relevantes sobre a instituio; VII - relato das atividades desenvolvidas comparadas com as planejadas; VIII - indicadores de eficincia, eficcia, economicidade e qualidade adotados pela Auditoria Interna, IX - justificativas das atividades programadas e no realizadas; X - atividades desenvolvidas e no planejadas; XI - homens/horas trabalhadas; e XII - treinamentos realizados com os auditores.

2. Planos de Auditoria

Planejamento

Preliminar

Geral

Especfico

28

9/12/2010

2. Planos de Auditoria

Riscos de Auditoria
Risco de Auditoria, em sentido amplo, pode ser definido como a possibilidade de o auditor, por desconhecimento, deixar de modificar apropriadamente sua opinio sobre as demonstraes financeiras materialmente incorretas pelo efeito de erros ou irregularidades existentes, mas no detectados pelo seu exame. No caso especfico da auditoria interna, essa opinio materialmente incorreta recairia sobre o risco do auditor emitir um relatrio errado ou incompleto sobre a rea examinada.

2. Planos de Auditoria

Riscos Inerente
Numa viso abrangente, do ponto de vista operacional, pode ser definido como a susceptibilidade de ocorrncia de erros ou irregularidades relevantes antes de conhecer-se a eficcia dos sistemas de controle; susceptibilidade essa que varia de um componente para outro, em funo da:
natureza do negcio; natureza dos componentes; natureza dos sistemas de informaes e contbeis.

Exemplo: se uma empresa centraliza seus crditos em poucos clientes ou entidades governamentais, o risco inerente, na realizao dos seus ativos, pode ser considerado alto, da mesma forma quando os produtos que esto sendo vendidos pela empresa auditada so sujeitos a alteraes significativas de preos.

29

9/12/2010

2. Planos de Auditoria

Riscos de Controle
o risco de que os sistemas de controle possam falhar na preveno ou deteco, em tempo hbil, de erros ou irregularidades relevantes. O nvel deste risco uma funo da efetividade dos procedimentos de controle interno para atingir seus objetivos amplos, mas jamais ser nulo devido s limitaes- inerentes em qualquer sistema dependente do elemento humano para funcionamento.

2. Planos de Auditoria

Riscos de Deteco
o risco de que o resultado da execuo dos procedimentos de auditoria enganosamente induza o auditor a concluir pela inexistncia de erro ou irregularidade relevante, em decorrncia de:
no examinar toda a evidncia disponvel; possvel ineficincia do prprio procedimento de auditoria que, embora bem aplicado, talvez seja incapaz de detectar um certo tipo de erro; possveis deficincias na execuo dos procedimentos de auditoria ou na avaliao dos fatos descobertos durante o exame, inclusive, o risco de hipteses, falhas, erros e concluses errneas.

30

9/12/2010

2. Planos de Auditoria

Anlise de Risco
A anlise especfica do risco inclui:
avaliao de amplitude em que as tcnicas de controle do negcio alcanam os objetivos de controle do ciclo; determinao dos riscos, quando um objetivo no alcanado ou apenas parcialmente alcanado; planejamento de um conjunto proporcional de testes de observncia (aderncia), substantivos e com dupla finalidade.

2. Estudos e Avaliao dos Controles Internos

Controles Internos
O controle interno compreende o plano de organizao e todos os mtodos e medidas coordenados, adotados numa empresa para proteger seus ativos, verificar a exatido operacional e promover a obedincia s diretrizes administrativas estabelecidas. (Segundo o Americam Institute of Certified Public Accountants AICPA )

31

9/12/2010

2. Estudos e Avaliao dos Controles Internos

Controles Internos Objetivos


Devido imensa gama de procedimentos, prticas e informaes que envolvem um adequado sistema de controle interno, deve possuir os seguintes objetivos bsicos, para atender aos interesses da empresa: empresa:
Garantir informaes adequadas, visando decises; decises ; Estimular o respeito e a obedincia s administrao; administrao ; Proteger os ativos; ativos; Promover a eficincia e eficcia operacional. operacional. tomada de polticas da

2. Estudos e Avaliao dos Controles Internos

Controles Internos Finalidades


A finalidade dos controles internos a de estabeleceremestabelecerem-se padres, medir o desempenho real e agir preventivamente, assegurando que no ocorram erros potenciais, atravs do controle de suas causas, destacandodestacando-se, entre os objetivos especficos a serem atingidos, os seguintes: seguintes:
Observar as normas legais, instrues normativas, estatutos e regimentos. Antecipar-se, preventivamente, ao cometimento de erros, desperdcios, abusos, prticas anti-econmicas e fraudes. Propiciar informaes oportunas e confiveis, inclusive, de carter administrativo/operacional, sobre os resultados e efeitos atingidos. Salvaguardar os ativos financeiros e fsicos, quanto sua boa e regular utilizao, e assegurar a legitimidade do passivo registrado. Permitir a implementao de programas, projetos, atividades, sistemas e operaes, visando eficcia, eficincia e economicidade dos recursos. Assegurar a aderncia s diretrizes, normas, aos planos e procedimentos do rgo / entidade.

32

9/12/2010

2. Estudos e Avaliao dos Controles Internos

Controles Internos
Classificao quanto funo PREVENTIVOS ou a priori So os que reduzem a freqncia com que as causas de exposio podero ocorrer ocorrer; ; agem como um guia, auxiliando para que os fatos aconteam de acordo com o previsto, procurando prever de antemo problemas ou desvios do padro. padro. DETECTIVOS ou concomitantes So aqueles que detectam as causas de exposio durante a ocorrncia do fato. fato. Todavia, no impedem que elas ocorram ocorram. . Eles alertaro da existncia de um problema. problema. CORRETIVOS ou a posteriori posteriori So os que auxiliam na investigao e correo das causas de exposio detectadas, pois, a atividade j ocorreu, e impossvel voltar atrs e corrigir o desempenho para lev lev-lo ao padro, podendo inclusive, j ter gerado prejuzos prejuzos. . Ao contrrio, as correes precisam ocorrer aps o fato, o que prejudicial prejudicial. .

2. Estudos e Avaliao dos Controles Internos

Princpios de Controles Internos


Relao custo/benefcio Qualificao adequada, treinamento e rodzio de funcionrios Delegao de poderes e definio de responsabilidades Manuais de rotinas/procedimentos Segregao de funes Instrues devidamente formalizadas Controles sobre as transaes Aderncia a diretrizes e normas legais

33

9/12/2010

2. Estudos e Avaliao dos Controles Internos

Limitaes Inerentes aos Sistemas de Controle


Na aplicao da maioria dos procedimentos de controle, podem ocorrer falhas resultantes de entendimento precrio das instrues, erros de juzo, descuidos ou outros fatores humanos. Os procedimentos de controle cuja eficcia depende da diviso de funes podem ser burlados mediante conivncia. Qualquer projeo de uma avaliao atual do controle interno para perodos futuros corre o risco de os procedimentos ficarem defasados, devido a mudanas de condies, e pelo fato de haver se deteriorado o grau de observncia de tais procedimentos.

2. Estudos e Avaliao dos Controles Internos Metodologia de Avaliao dos Controles Internos

Programas
Levantamento do Ambiente Avaliao quanto Consistncia/ Aplicabilidade Testes e Procedimentos

Papeis de
s Adequao

Trabalho N
Relatrios

34

9/12/2010

Unidade 3 Processo de auditagem

3. Processo de auditagem

Programa de Auditoria
O auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programas de trabalho por escrito, detalhando o que for necessrio compreenso dos procedimentos que sero aplicados, em termos de natureza, oportunidade e extenso extenso. . Os programas de trabalho devem ser detalhados, de forma a servirem como guia e meio de controle de sua execuo execuo. .

35

9/12/2010

3. Processo de auditagem

Programa de Auditoria
Elaborao
A preparao de um programa de auditoria exige, pelo menos, a definio de quatro fases:
que caractersticas ou circunstncias devem ser levadas em conta; como apreender essas caractersticas e circunstncias; a poca; por quem deve ser preparado o programa.

O programa deve ser elaborado analisando analisando-se, entre outros, a natureza e o tamanho do rgo ou setor examinado, as polticas e o sistema de controle interno estabelecidos pela administrao e as finalidades do exame que ser efetuado efetuado. .

3. Processo de auditagem

Programa de Auditoria
Elaborao
A preparao de um programa de auditoria exige, pelo menos, a definio de quatro fases:
que caractersticas ou circunstncias devem ser levadas em conta; como apreender essas caractersticas e circunstncias; a poca; por quem deve ser preparado o programa.

O programa deve ser elaborado analisando analisando-se, entre outros, a natureza e o tamanho do rgo ou setor examinado, as polticas e o sistema de controle interno estabelecidos pela administrao e as finalidades do exame que ser efetuado efetuado. .

36

9/12/2010

3. Processo de auditagem

Programa de Auditoria
Elaborao
Podem ser estruturado de forma a que possa ser: ESPECFICO Preparado para cada trabalho de auditoria, quando as atividades apresentarem freqentes alteraes de objetivos, procedimentos ou controles internos; internos; e PADRONIZADO Destinado aplicao em trabalhos locais ou em pocas diferentes, com pequenas alteraes, prestandoprestando-se a atividades que no se alterem ao longo do tempo ou a situaes que contenham dados e informaes similares. similares . Objetiva padronizar os procedimentos da auditoria de uma mesma unidade. unidade.

3. Processo de auditagem

Programa de Auditoria
Estrutura do Programa de Auditoria
Objeto do Programa Objetivos do Programa Avaliao da Organizao e de seus Controles Internos Roteiro Seqencial para Execuo dos Testes, Levantamentos, Comprovaes e Exames Etapas Complementares Reviso Concluso

37

9/12/2010

3. Processo de auditagem

Vantagens e Desvantagens no uso dos Programas


As principais vantagens de um programa de auditoria bem preparado so so: : permitir a fixao da importncia relativa de cada trabalho trabalho; ; enfatizar o exame das reas prioritrias prioritrias; ; possibilitar a diviso racional do trabalho entre os elementos da equipe; equipe; facilitar a administrao do trabalho; trabalho; antecipar a descoberta de problemas problemas; ; poder ser empregado, com adaptao, em mais de um trabalho. trabalho. As desvantagens so em menor nmero, e quase sempre esto ligadas m preparao do programa. O programa pode limitar a capacidade de criao pessoal, medida que pode programa. tornar mecnico o trabalho do auditor. auditor. Existe tambm o risco de que algum procedimento no seja aplicado somente porque foi omitido no programa. programa.

3. Processo de auditagem

Amostragem em Auditoria
Um dos procedimentos empregados pela auditoria o dos exames parciais, tambm chamado de prova seletiva ou de amostragem. Ao determinar a extenso de um teste de auditoria ou mtodo de seleo de itens a serem testados, o auditor pode empregar tcnicas de amostragem. Ao usar mtodos de amostragem estatstica ou no estatstica, o auditor deve projetar e selecionar uma amostra de auditoria, aplicar a essa amostra procedimentos de auditoria e avaliar os resultados da amostra, de forma a proporcionar evidncia de auditoria suficiente e apropriada. A amostra selecionada pelo auditor deve ter uma relao direta com o volume de transaes realizadas pela entidade na rea ou transao objeto de exame, como tambm com os efeitos na posio patrimonial e financeira da entidade e o resultado por ela obtido no perodo. do.

38

9/12/2010

3. Processo de auditagem

Amostragem em Auditoria

Fatores a Serem Considerados objetivos especficos de auditoria populao objeto da amostra; estratificao da amostra; tamanho da amostra; risco da amostragem; erro tolervel; e erro esperado.

3. Processo de auditagem

Tcnicas e Procedimentos de Auditoria


o conjunto de verificaes e averiguaes previstas num programa de auditoria, que permite obter evidncias ou provas suficientes e adequadas para analisar as informaes necessrias formulao e fundamentao da opinio por parte do Sistema de Controle Interno Interno. .

39

9/12/2010

3. Processo de auditagem

Tcnicas e Procedimentos de Auditoria


Testes de observncia visam obteno de razovel segurana de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administrao esto em efetivo funcionamento e cumprimento cumprimento. . Testes substantivos visam obteno de evidncias quanto suficincia, exatido e validao dos dados produzidos pelos sistemas contbil e administrativos da entidade, dividindo dividindo-se em testes de transaes e saldos e procedimentos de reviso analtica. analtica.

3. Processo de auditagem

Tcnicas de Auditoria
Indagao Escrita ou Oral Uso de entrevistas e questionrios junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obteno de dados e informaes. Anlise Documental Exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos. Conferncia de Clculos Reviso das memrias de clculos ou a confirmao de valores por meio do cotejamento de elementos numricos correlacionados, de modo a constatar a adequao dos clculos apresentados. Confirmao Externa Verificao junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informaes obtidas internamente. Uma das tcnicas, consiste na circularizao das informaes com a finalidade de obter confirmaes em fonte diversa da origem dos dados.

40

9/12/2010

3. Processo de auditagem

Tcnicas de Auditoria
Exame dos Registros Verificao dos registros constantes de controles regulamentares, relatrios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados informatizados. . A tcnica pressupe a verificao desses registros em todas as suas formas formas. . Correlao das Informaes Obtidas Cotejamento de informaes obtidas de fontes independentes, autnomas e distintas, no interior da prpria organizao organizao. . Essa tcnica procura a consistncia mtua entre diferentes amostras de evidncia. evidncia. Inspeo Fsica Exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos segurana de quantidades fsicas ou qualidade de bens tangveis tangveis. . A evidncia coletada sobre itens tangveis tangveis. .

3. Processo de auditagem

Tcnicas de Auditoria
Observao das Atividades e Condies Verificao das atividades que exigem a aplicao de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficincias que de outra forma seriam de difcil constatao. constatao . Os elementos da observao so so: : a) identificao da atividade especfica a ser observada observada; ; b) observao da sua execuo execuo; ; c) comparao do comportamento observado com os padres; padres; e d) avaliao e concluso concluso. . Corte das Operaes ou Cut Cut-Off Off Corte interruptivo das operaes ou transaes para apurar, de forma seccionada, a dinmica de um procedimento procedimento. . Representa a fotografia do momento momento-chave de um processo. processo . Rastreamento Investigao minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, rgos e procedimentos interligados, visando dar segurana opinio do responsvel pela execuo do trabalho sobre o fato observado observado. .

41

9/12/2010

3. Processo de auditagem

Papis de Trabalho
Os Papis de Trabalho - PT so documentos que fundamentam as informaes obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalizao do Sistema de Controle, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte fonte. .

3. Processo de auditagem

Elaborao dos Papis de Trabalho

Os papis de trabalho devem ter abrangncia e grau de detalhes suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da atividade de controle executada, compreendendo a documentao do planejamento, a natureza, oportunidade e extenso dos procedimentos, bem como o julgamento exercido e as concluses alcanadas. alcanadas.

42

9/12/2010

3. Processo de auditagem

Papis de Trabalho
Os papis de trabalho devero estar acondicionados em arquivos do tipo permanente e corrente. corrente.
Arquivo Permanente Deve conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiser dados sobre o sistema, rea ou unidade objeto de controle controle. . Os anexos juntados ao arquivo permanente constituem parte integrante dos papis de trabalho para cada servio e devem ser revistos e atualizadas a cada exame exame. . Material obsoleto ou substitudo deve ser removido e arquivado a parte, numa pasta permanente separada, para fins de registro. registro. Arquivos Correntes Referem-se aos arquivos de papis de trabalho que contm o programa de auditoria e Referemfiscalizao, o registro dos exames feitos e as concluses resultantes desses trabalhos. trabalhos . Juntamente com o arquivo Permanente, os papis de trabalho correntes devem constituir um registro claro e preciso do servio executado em cada perodo coberto pelos exames exames. .

3. Processo de auditagem

Guarda ou Custdia dos Papis de Trabalho


O auditor, para fins de fiscalizao do exerccio profissional, deve conservar a boa guarda, pelo prazo de 05 (cinco) anos, a partir da data da emisso de seu parecer, toda a documentao, papis de trabalho, relatrios e pareceres relacionados com os servios realizados realizados. .

43

9/12/2010

3. Processo de auditagem

Papis de Trabalho
SMBOLOS OU TICKS UTILIZADOS NOS PAPIS DE TRABALHO ConvencionouConvencionou -se usar os ticks ticks, , que so smbolos que declaram, aps uma descrio adequada, qual o trabalho efetuado. O auditor, portanto, usa smbolos para indicar o trabalho feito, economizando assim tempo e espao. PRINCIPAIS VANTAGENS NO USO DE SMBOLOS rapidez; eliminao de repetio de explicaes; facilidade de reviso. REGRAS A SEREM OBSERVADAS usar cor de lpis diferente para os smbolos; usar smbolos claros e adequados; usar smbolos simples e fceis para identificar.

3. Processo de auditagem

Referncia dos Papis de Trabalho


Os papis devem ser elaborados, organizados e arquivados de forma sistemtica e racional, e essencial a elaborao de um sistema de codificao codificao. . Cada folha no arquivo deve ser uma identificao alfaalfa-numrica, uma letra ou um nmero de identificao para distingudistingu-la de todas as outras. outras. Este ndice identifica, ento, a folha especfica, indicando onde ela pode ser encontrada no arquivo. arquivo.

44

9/12/2010

3. Processo de auditagem

Comunicao dos Resultados


Relatrio de Auditoria O relatrio o coroamento do trabalho de auditoria, pois por meio dele que o auditor informa s pessoas a quem se dirige, o seguinte seguinte: :
o trabalho que realizou; realizou; o alcance abrangido pelo trabalho; trabalho; a forma como o realizou; realizou; os fatos relevantes observados, que ele julga deverem ser divulgados; divulgados ; as concluses a que chegou, s quais culminaro com sua opinio ou parecer sobre as demonstraes contbeis ou outras peas examinadas. examinadas.

3. Processo de auditagem

Comunicao dos Resultados


Certificados de Auditoria
O Certificado de Auditoria ser emitido na verificao das contas dos responsveis pela aplicao, utilizao ou guarda de bens e valores pblicos, e de todo aquele que der causa perda, subtrao ou estrago de valores, bens e materiais de propriedade ou responsabilidade da Unio. Unio. Os tipos de Certificado so os seguintes:
Certificado de Regularidade Certificado de Regularidade com Ressalvas Certificado de Irregularidade

45

9/12/2010

3. Processo de auditagem
Parecer do Dirigente do rgo de Controle Interno
O parecer do dirigente do rgo de controle interno pea compulsria a ser inserida nos processos de tomada e prestao de contas, que sero remetidos ao Tribunal de Contas. Contas. O parecer constituiconstitui-se na pea documental que externaliza a avaliao conclusiva do Sistema de Controle Interno sobre a gesto examinada, para que os autos sejam submetidos autoridade competente que se pronunciar na forma da Lei no 8.443/ 443/92. 92. O parecer consignar qualquer irregularidade ou ilegalidade constatada, indicando as medidas adotadas para corrigir as falhas identificadas, bem como avaliar a eficincia e a eficcia da gesto, inclusive quanto economia na utilizao dos recursos pblicos. pblicos.

3. Processo de auditagem

Comunicao dos Resultados


Parecer de Auditoria O parecer representa o produto final do trabalho do auditor, ele o instrumento pelo qual o auditor d conhecimento aos usurios da informao contbil, do resultado do seu trabalho expresso, por meio da opinio modificada ou no modificada - contida no parecer. parecer. Os tipos de parecer so os seguintes: seguintes:
Sem Ressalva opinio no modificada Opinio modificada Com Ressalvas Adverso Com Absteno de Opinio

46

9/12/2010

3. Processo de auditagem
Estrutura do parecer de auditoria
Identifica Demonstraes Contbeis Auditadas

1 - Introdutrio

Define Responsabilidade da Administ. - Elaborar Define Responsabilidade do Auditor - Opinar

2 - Extenso

Descreve os Procedimentos de Auditoria segundo as Normas de Auditoria Justificativa de Ressalvas, Absteno e opinies Adversas Sem Ressalva

3 - Opinio

Com Ressalva Adverso

Pargrafo de nfase

Com Absteno de Opinio Incerteza relevante e de realizao futura

Unidade 4 Avaliao de Programas Governamentais

47

9/12/2010

4. Avaliao dos Programas Governamentais

Evoluo alcanada pelo TCU na direo da Auditoria de Desempenho


Parceria com a EBAPE/FGV Treinamento de 25 analistas - AFCE , Virginia Polytechnic Institute Criao do Manual de Auditoria Operacional Criao da Secretaria de Fiscalizao e Avaliao de Programas de Governo Implantao de Projeto - Piloto em 08(oito) 08(oito) reas temticas Aperfeioamento e implantao de novas tcnicas aps as primeiras auditorias realizadas definio de indicadores de desempenho

4. Avaliao dos Programas Governamentais

Auditoria de Natureza Operacional no mbito do TCU


A Auditoria de Natureza Operacional consiste na avaliao sistemtica dos programas, projetos, atividades e sistemas governamentais, assim como dos rgos e entidades jurisdicionadas ao Tribunal. Abrange duas modalidades:
a auditoria de desempenho operacional; e a avaliao de programa.

48

9/12/2010

4. Avaliao dos Programas Governamentais

Objetivos da Auditoria de Natureza Operacional


O objetivo da auditoria de desempenho operacional examinar a ao governamental quanto aos aspectos da economicidade, eficincia e eficcia, enquanto a avaliao de programa busca examinar a efetividade dos programas e projetos governamentais.

4. Avaliao dos Programas Governamentais

Indicadores e sistema de mensurao Conformidade


Economicidade Legalidade Legitimidade

Desempenho
Eficincia Eficcia Efetividade

49

9/12/2010

OBRIGADO PELA PRESENA!


Prof. Sergio Jund

50

Вам также может понравиться