Вы находитесь на странице: 1из 3

ARQGA / 998

REVISO / REVIEW

NOVOS CONCEITOS EM NUTRIO. Reflexes a respeito do elo dieta e sade


Rebeca Carlota de ANGELIS*

RESUMO A respeito do elo dieta-sade, discutem-se os efeitos fisiolgicos de alguns alimentos na reduo de riscos de doenas degenerativas tais como enfermidades cardiovasculares e certos tipos de cncer. O novo conceito de alimento funcional com efeitos protetores e preventivos apresentado com alguns exemplos altamente estudados cientificamente . Entre estes a proteo de osteoporose, atravs de fitoestrgenos da soja, os aspectos protetores do azeite de oliva e as interferncias do mtodo de extrao do azeite. Sumarizam-se algumas condutas gerais para obter os nutrientes adequados e suficientes para uma dieta saudvel, protetora e preventiva. DESCRITORES Dieta. Alimentos. Hbitos alimentares. Promoo da sade.

EFEITOS FISIOLGICOS DE ALIMENTOS: REDUO DE RISCOS DE DOENAS DEGENERATIVAS As evidncias epidemiolgicas esto continuamente providenciando recomendaes para que as pessoas aumentem o consumo de frutas e verduras como medida preventiva para reduzir os riscos de diversas doenas degenerativas. Existem altssimas correlaes de efeitos benficos de nutrientes essenciais, ou no, que podem modificar processos celulares, com efeitos fisiolgicos protetores (Tabela 1).

Muitos compostos encontrados nos alimentos so responsveis por efeitos benficos observados em indivduos que os consomem. Assim, por exemplo, o alho que contem compostos- alil, que enriquecem o sabor dos alimentos, mas tambm so repelentes contra insetos, alm de reduzirem riscos de cncer e enfermidades cardacas(2). Outros compostos importantes so os carotenides, encontrados em frutas e verduras; indis e tiocianatos de plantas crucferas, tais como as couves, apresentam propriedades protetoras, como foi verificado em papilomatose respiratria(4).

TABELA 1 Efeitos fisiolgicos de alimentos (alguns exemplos)


ALIMENTO ma, cevada, cenoura, berinjela, cebola, soja alho, beterraba, couves, soja ginseng, aveia, salsa alho, cebola, ch verde soja, couve laranja, ch verde, alho
(dados extrados de Milner JA(3))

EFEITOS FISIOLGICOS reduzem os lipdios plasmticos facilitam a detoxificao anti-inflamatrio antimicrobial fitoestrognico; antioxidante antiproliferativo

Qumica. Professora Associada do Instituto de Cincias Biomdicas da Universidade de So Paulo. Nutricionista Registrada, Nutrition Society, Inglaterra. Endereo para correspondncia: Dra. Rebeca Carlota de Angelis - Al. Min. Rocha Azevedo, 644 - 01410-000 - So Paulo,SP.

V. 38 - no. 4 - out./dez. 2001

Arq Gastroenterol

269

Angelis RC. Novos conceitos em nutrio. Reflexes a respeito do elo dieta e sade

CONCEITO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS Este novo conceito de alimentos promotores de boa sade est emergindo como uma nova fronteira no desafio dos profissionais de nutrio e introduzindo a necessidade dos nutrientes tradicionais, como estabelecido ao longo de todos os anos de estudos da Nutrio, mas muito ampliada para o conceito nutrientes preventivos. Nutrientes so necessrios para o desenvolvimento e crescimento normais dos indivduos. Mas no somente para todas essas necessidades, preciso tambm, proteger os indivduos contra os riscos por agresses genticas e do meio ambiente, incluindo os hbitos alimentares, reduzindo riscos que poderiam ser minimizados ou, protelados, atravs de uma nutrio preventiva, iniciada logo aps o desmame e continuada ao longo de toda a vida. Obviamente, que no se proibe o consumo de alimentos menos recomendados, mas necessria moderao. neste ponto que outros componentes dos alimentos, no somente os nutrientes tradicionais, devem tambm, fazer parte da alimentao. Estes compostos dos alimentos que existem em alimentos e que no so os nutrientes clssicos, mas apresentam propriedades funcionais benficas, alm dos efeitos tradicionais dos nutrientes, devem ser consumidos normalmente. OSTEOPOROSE E SOJA As terapias de tratamento e preveno de osteoporose em mulheres ps-menopausa incluem reposio hormonal. Estes tratamentos so discutveis pelo aumento de risco de cncer de mama, e mesmo que estes efeitos no tivessem sido completamente comprovados, observou-se que a substituio deste tratamento com isoflavonas da soja teve resultados bem promissores na reduo da perda ssea. Isto ocorre, pois as isoflavonas, especialmente certos tipos destas, na forma de agliconados, apresenta efeito de fito-hormnio, ou seja, estes compostos atuam como estrgenos, porm, sem os possveis efeitos colaterais destes. Isto ocorre, pois a isoflavona entra nos locais receptores de estrgenos e atuam como estes, conhecidos pois, como fitoestrgenos. Em mulheres ps-menopusa tratadas com 80 mg de isoflavona isolada de soja/dia, houve diminuio significativa da perda ssea lombar(1). CIDO OLICO - ASPECTOS PROTETORES A dieta mais recomendada como saudvel para as populaes, principalmente com a meta de reduzir a prevalncia de enfermidades cardiovasculares, a consumida rotineiramente por populaes da regio do Mediterrneo, especialmente da dcada de 1960-70. Hoje, por vrios motivos, houve diversas modificaes para uma escolha de alimentos menos saudveis.

O denominador comum da chamada dieta do Mediterrneo : maior ingesto de frutas e verduras, com consumo de vinho tinto e azeite de oliva. Estes elementos foram recomendados s populaes como mais saudveis e preventivos. Muitos estudos comprovaram os efeitos benficos do consumo moderado de vinho tinto, no vinho branco ou lcool, na efetiva reduo da oxidao do LDL-colesterol (que a forma que abre as portas a processos de aterosclerose). O mesmo perfil foi correlacionado ao consumo do azeite de oliva, atribudo ao seu contedo de cido olico. O cido olico um cido graxo monoinsaturado, que foi por muito tempo, considerado fundamental pelas propriedades benficas na reduo da oxidao do LDL-colesterol, a forma aterognica. Outros leos, tambm monoinsaturados, poderiam ter as mesmas qualidades protetoras, mas parece que no bem assim. O azeite extrado de olivas contem o cido olico, mas tambm outros compostos destas sementes e ainda, dependendo do processamento para a obteno do leo, outros fatores podem interferir. O azeite extra virgem o nico que no extrado por solventes, mas obtido por compresso da oliva a frio, o que no altera a natureza da semente. Este azeite, no amadurecimento, conserva melhor seus componentes, entre os quais, os polifenis agliconados, caractersticos pelo odor do azeite. No entanto, quando o processamento inclui o uso de solventes (azeites refinados), boa parte destes compostos fenlicos so perdidos. Isto ocorre tambm quando o azeite alcalinizado para reduzir acidez. Portanto, os efeitos benficos do azeite de oliva iro depender do uso do leo extra virgem, especialmente por seu contedo de polifenis e com os seguintes efeitos principais: 1. potente inibidor de radicais livres; 2. inibidores da oxidao de LDL-colesterol; 3. inibidores de agregao plaquetria; 4. antitrombticos(5). Este trabalho demonstra que os efeitos protetores do azeite de oliva esto correlacionados ao seu contedo de cido graxo monoinsaturado, mas especialmente aos compostos bioativos contidos nele: os polifenis ativos, funcionais, protegendo a sade. E como mensagem: preferir o azeite de oliva no tratado com solventes e refinado, mas o extrado diretamente das sementes. O QUE RECOMENDAR PARA PREVENIR OU, PROTELAR DOENAS QUE PODERIAM SER EVITADAS ATRAVS DE UMA ALIMENTAO SAUDVEL Considerando estes novos aspectos da nutrio, deve-se recomendar atender todas as necessidades de nutrientes essenciais, conforme as indicaes tradicionais, mas tambm, enriquecer a alimentao com fontes de alimentos funcionais.

270

Arq Gastroenterol

V. 38 - no. 4 - out./dez. 2001

Angelis RC. Novos conceitos em nutrio. Reflexes a respeito do elo dieta e sade

Isto pode ser obtido atravs de uma alimentao amplamente variada, contendo frutas e verduras em boa quantidade (4 a 5 pores/ dia), moderando, porm, o total calrico e de gorduras. Omitir certos

alimentos, habitualmente, pode levar a deficincias importantes. A manuteno de exerccios fsicos moderados, rotineiramente de fundamental importncia, juntamente com uma alimentao saudvel.

TABELA 2 Exemplos de efeitos promotores(*) e inibidores (-) de cncer de alguns alimentos


RGO esfago fgado clon mama PROMOTOR (+) alimentos salgados, lcool alcalides, lcool, frituras, gordura frituras, aminas, cidos biliares frituras, gorduras MECANISMO ativao de carcingenos citotoxicidade, cidos biliares cidos biliares balano hormonal, estrgenos, obesidade
(dados extrados de Weisburger JH(6))

INIBIDOR (-) vegetais verde-amarelos, ch verde farelos, verduras fibras, verduras verduras, frutas, perda de peso, soja , tomate

Angelis RC. New concepts in nutrition: considerations on the connection diet-health. Arq Gastroenterol 2001;38(4):269-271. ABSTRACT The physiological effects of several foods are discussed as possible factors reducing the risk of degenerative diseases as cardiovascular and some cancers. The new emmerging concept of functional foods is presented with examples as the phytoestrogens of soya beans. The importance of consuming olive oil is emphatic, but with criticism to the lost of physiological bioactive material during the normal extractions of the olive oil and the refinement. So, much attention is needed. The way to obtain much of these bioactive protectors foods is summarized. HEADINGS Diet. Food. Food habits. Health promotions.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. 2. 3. Alekel L, St. Germain A, Peterson C, Hanson KB, Stewart J, TodaT. Isoflavonerich protein isolate attenuates bone loss in the lumbar spine of perimenopausal women. Am J Clin Nutr 2000;72:844-52. De Angelis RC. Guia global alimentar. In: De Angelis RC. Fome oculta. Impacto para a populao do Brasil. Rio de Janeiro: Atheneu; 1999. cap.33. Milner JA. Functional foods: the US perspective. Am J Clin Nutr 2000;71 Suppl. 6:1654S-9S.

4. 5. 6.

Rosen CA, Woodson GE, Thompson JW, Hengesteg AP, Bradlow HL. Preliminary results of the use of 3-carbinol for recurrent respiratory papillomatosis. Otolaryngol Head Neck Surg 1998;18:810-5. Visioli F, Galli C. Olive oil: more than just oleic acid. Am J Clin Nutr 2000;72:853. Weisburger JH. Approaches for chronic disease prevention based on current understanding of underlying mechanisms. Am J Clin Nutr 2000;71 Suppl.6:1710S4S. Recebido em 22/12/2000. Aprovado em 13/2/2001

V. 38 - no. 4 - out./dez. 2001

Arq Gastroenterol

271

Вам также может понравиться