Вы находитесь на странице: 1из 18

MELHORES PRTICAS EM ANLISE DE VIBRAO E PERFORMANCE DE LUBRIFICANTES EM EQUIPAMENTOS DE BAIXA ROTAO

Diogo Carlos de Oliveira Jos Carlos Gomes Junior

RESUMO RESUMO

Este estudo de caso aborda a aplicao das melhores prticas em anlise de vibrao e performance de lubrificantes para equipamentos de baixa rotao, como soluo de problemas crnicos por falha de rolamento em cilindro secador de mquina de papel. Por se tratarem de metodologias muito exploradas teoricamente, buscamos abordar os conceitos de uma maneira bastante prtica e usual. O entendimento do comportamento vibracional em equipamento de baixa rotao fundamental para se determinar a melhor maneira de se aplicar o monitoramento de vibrao bem como do lubrificante adequado. O estudo passa pela adequada configurao das medies de vibrao, anlise de falha em rolamentos e no cilindro secador, reviso de plano e eficcia da lubrificao, condio operacional, temperaturas de trabalho do cilindro secador.

Palavras Chaves: Vibrao, Baixa Rotao, Rolamentos, Anlise de Falha, Lubrificantes Sintticos, Alta Temperatura, Lubrificao Industrial.

INTRODUO INTRODUO

Este trabalho foi desenvolvido em trs mquinas de papel com velocidade linear entre 150 m/min. a 700 m/min., em componentes com baixa rotao entre 30 RPM a 120 RPM. Ao longo de vrios anos de operao ocorreram falhas em rolamentos principalmente em mancais de cilindros secadores, com caractersticas de deficincia de lubrificao como causa das falhas, sem diagnsticos prvios da evoluo das falhas, por parte das diversas estratgias preditivas por anlise de vibrao, que foram aplicadas sem sucesso neste perodo. Este cenrio reforou a descrena no sistema preditivo como ferramenta eficaz para controle de componentes de baixa rotao, bem como alimentou a descrena na eficcia da funo lubrificao. No raro, encontramos em muitas empresas a oficializao da lei: falha em baixa rotao tem o nosso perdo.... Foram revisadas as parametrizaes do banco de dados para anlise de vibraes em sua forma de medir, alarmes, tipos de acelermetros, periodicidades, pontos de medio, filtros para demodulao, tempo de captura dos sinais, interpretao dos espectros em funo da freqncia e em funo do tempo, etc. Foram realizados estudos sobre a eficcia dos lubrificantes, revisados os planos de lubrificao, metodologia e periodicidade, estratgias de controle e de gesto, etc. Foram realizados aprendizados tericos e prticos para as equipes comprometidas, bem como o acompanhamento para a perenizao das solues e bons resultados obtidos.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

O cilindro secador deste estudo de caso possui as seguintes especificaes: Fabricante: Voith Largura: 3000 mm Dimetro: 1500 mm Rotao de Trabalho: 31,8 a 46,8 RPM; Presso Mxima Vapor: 10 Kgf./cm2 Temperatura: trabalho ~ 120C. A Figura 2 mostra o cilindro secador e um rolamento danificado no mancal lado de acionamento.

Figura 2 Cilindro Secador e quebra do rolamento.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

Anlises Este estudo de caso compreende a anlise de falha dos rolamentos e a aplicao de tcnicas de vibrao em equipamentos de baixa rotao e performance de lubrificante, com a finalidade de se entender o motivo de quebra prematura dos rolamentos do cilindro secador conforme detalhado na Figura 2. Termografia A Termografia mecnica aplicada como rotina nos equipamentos de baixa rotao uma ferramenta que cada vez mais mostra a sua importncia, pois serve como paraquedas para os problemas relacionados deficincia ou excesso de lubrificao. Em cilindros secadores h uma influncia muito grande na temperatura dos mancais o ambiente de trabalho, essa situao pode ser agravada quando h vazamentos de vapor. O monitoramento atravs das rotas de Termografia Mecnica detectou temperaturas elevadas principalmente no mancal do lado acionamento que atingiram a faixa de 184 C.

Termograma do Mancal lado acionamento com 184 C.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

Anlise de Vibrao Na maioria das vezes o que se v aplicao inadequada da tcnica no monitoramento de equipamentos de baixa rotao. Muitos ainda no acreditam que possvel detectar problemas em equipamentos de baixa e baixssima rotao atravs da anlise de vibrao, e em alguns casos somente equipamentos com rotao acima de 600 RPM so monitorados. Podemos considerar rotaes abaixo de 10 RPM como baixssima rotao Duas Tcnicas/Parmetros de monitoramento so bastante teis em se tratando de baixas e baixssimas rotaes: - acelerao medida em valor de pico a pico real - demodulado de acelerao valor pico a pico Nos dois casos a forma de demonstrar os espetros no domnio do tempo, e para demodulado utilizamos 2 filtros, sendo 125 a 1250 Hz e 1 a 10 kHz. Uma configurao especfica aplicada, principalmente para garantir se o tempo de amostragem de um espectro na forma de onda est adequado para capturar as freqncias de defeito do rolamento aplicado.

Fig. Configurao padro de monitoramento

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

Os rolamentos aplicados no cilindro secador lado acionamento um autocompensador de rolos 23036 CDE4 no lado comando um rolamento de rolos cilndricos 3036 CCK C4.

Mancal LA

Mancal LOA

Esses rolamentos tm as seguintes freqncias de defeito trabalhando numa rotao de 53 RPM 0,88 Hz (1,13 seg.) Essas freqncias de defeitos dos rolamentos so encontradas no prprio software de Anlise de Vibrao.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

A frmula da freqncia F=1/T e a do tempo T=1/F. Tomando como exemplo a Pista Interna (BPFI) teremos: T = 1 / 7,32 Hz = 0,133 seg.

Aps determinarmos o tempo de cada freqncia de falha, o prximo passo determinar qual o tempo de amostragem da forma de onde adequada. Calculando o RANGE de medio no domnio do tempo para deteco de falha na gaiola do rolamento 23036 CDE4 F = Freqncia (Hz) T = Tempo (seg.) Freqncia de 0,39 Hz F = 1 / T 0,39 Hz = 1 / T T = 1 / 0,39 Hz Tempo = 2,54 seg.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

Para detectar a presena de 1 ciclo necessrio um tempo de amostragem de 4,166 segundos, porm precisamos pelo menos de 3 ciclos, desta forma multiplicamos este tempo por 3 e em seguida calculamos o range adequado. 2,52 seg. x 3 ciclos = 7,56 seg. Para determinarmos o nmero de linhas e a freqncia mxima do espectro utilizamos a frmula: R= L/T Utilizando o nmero de linhas de 1600 teremos o seguinte resultado. R = 800 linhas / 7,56 seg. R = 105,6 Hz

Fig. FormadeondaparmetroDemodulado

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

No parmetro de acelerao pico a pico real quando temos deficincia de lubrificao h o surgimento de alta freqncia randmica com desprendimento do carpete, provocado pelo atrito causado entre as partes do rolamento.
2 GRUPO SUPERIOR - LA CILINDRO SECADOR 6 - Horizontal - Acc Spec/Wfm 3000 Hz "3200L" 03/10/2011 08:59:21
Power (g pk-pk) 1,5

0 0,07

O/All 0,672 g pk-pk

0,06

0,05

0,04 g pk-pk 0,03 0,02 0,01 0 0 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 Hz 1.600 1.800 2.000 2.200 2.400 2.600 2.800 3.000

03/10/2011 08:59:21

O/All 0,672 g pk-pk

36,252 RPM

Fig. Espectro de acelerao pico a pico

A tendncia abaixo destaca a evoluo do valor global, disparando o Alarme

1.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO


2 GRUPO SUPERIOR - LA CILINDRO SECADOR 6 - Horizontal - Acc Spec/Wfm 3000 Hz "3200L" Global FFT
0,7

0,6

0,5

g pk-pk

0,4

0,3

0,2

0,1

0 10/08/2011

24/08/2011 local date/time

12/09/2011

03/10/2011

Global FFT

Quando extramos o relatrio das ltimas medies podemos observar uma evoluo de 431,82%, desta forma atingindo o Alarme 2.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

Lubrificao Anlise do leo no lubrificante aplicado: 1)AnliseporMicroscopiaptica(MO): Olubrificantefoisubmetido avaliaoporfiltragememsoluodebenzinapura(99,5%)eHexano (P.A)para homogeneizao.Apsesteprocedimentofoiefetuadoaseparaopormembranadecelulosedeporosidade0,45m. Detectaramsevriasimpurezas,dediversostamanhoseformatos.Avaliandoestas partculaspormeiodemicroscopia ptica,verificousequesetratadepartculasmetlicasefibrascujotamanhomdiovariaentre20e35m.(Fotos1 e2).AfimdecaracterizaraspartculasforamrealizadosensaiosdeEDX.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

Lubrificao Anlise de leos no lubrificante aplicado: 2)AnlisedeumidadeporKarlFischer Olubrificanteavaliadoapresentaumpercentualdeumidadeacima dorecomendado.Dessamaneira,foireprovadoeste quesito.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

Lubrificao Anlise de leos no lubrificante aplicado: 2)AnlisequmicaporFluorescnciaderaios X(EDX) AanlisequmicaporEDX umatcnicadeanlisedesuperfcieondeosconstituintesavaliadosestocompreendidos emumdimetrodeat 10mm. Destamaneira,ovolumeoumassasodesconsiderados.OselementosEnxofre(S),Fsforo(P),Zinco(Zn)podemser usadosparapigmentao,aditivosantidesgaste,entreoutros,e,juntamentecomacadeiadeCarbonoeHidrognio(C H)soconstituintestpicosdolubrificante.ElementoscomoFerro(Fe)eCromo(Cr)soprovenientesdodesgastedo rolamento.OSi(Silcio) umcontaminanteexterno.Ainda,oCobre(Cu)eoZinco(Zn)so tpicosdeligasdelato utilizadasemseparadores.Contudo,notemoscomoavaliarqualaorigemdoZinco,poisomesmopodetantoser provenientedaaditivao dolubrificantecomodeumaligametlica.

leoISOVG1000

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

Lubrificao Execuo da troca de lubrificantes:

Insero de graxa lubrificante nos elementos rolantes

Borras e materiais retirados do fundo da caixa de rolamento durante a limpeza.

Instalao de prolongadores para aplicao de lubrificante em operao.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

Lubrificao Aps o estudo do caso foi solicitado participao e apoio dos fornecedores de lubrificantes na analise de falha, que por sua vez foi consensado a ao para elaborao de nova especificao de lubrificante, para substituio do lubrificante aplicado atualmente por outro atendendo as solicitaes de trabalho atuais, onde as caractersticas fsico/qumicas do lubrificante aplicado, em virtude de da condio atual, fatores de processo e dinmico no atendiam. Aps concluso e estudos da Analise de Falha efetivarmos a troca do lubrificante, o qual neste caso passamos o mtodo e lubrificante de banho de leo, para graxa, os nveis de vibrao e temperatura tiveram uma reduo significativa.

ESTUDO ESTUDO DE DE CASO CASO

Parmetros de Temperatura Temperatura de trabalho registrada 4 dias antes da falha com mtodo de lubrificao banho leo:

Temperatura de Trabalho no mancal, aps troca do lubrificante

CONCLUSO CONCLUSO

Os olhos eram focados inicialmente na quebra dos rolamentos do cilindro secador devido temperatura elevada de trabalho encontrada nos mancais. O estudo se estendeu para uma viso sistmica da instalao e manuteno, de modo a entender a causa raiz da quebra dos rolamentos. No que tange a anlise de lubrificantes, o leo encontra-se com particulados que podem reduzir a vida e o desempenho do rolamento. Ainda, tais contaminantes podem ser oriundos do desgaste e / ou fadiga (desprendimento de partculas metlicas) do rolamento. Vale salientar que a interao com umidade pode ocasionar perdas nas propriedades fsico-qumicas do lubrificante, acarretando, por exemplo, na deficincia da formao do filme lubrificante o que aumenta o contato metal-metal, podendo gerar desde o aumento na temperatura de operao, como tambm, dependendo da intensidade, o favorecimento da fadiga do material. Notamos que o aumento da temperatura, evoluo dos nveis de vibrao e a reincidncia da falha e os resultados das analises de falha dos rolamentos onde se constatou que a causa raiz era a deficincia de lubrificao, somada a parametrizao do banco de analise de vibrao deficiente para esta aplicao de baixa rotao.

Bibliografia. [1] Engefaz Engenharia Ltda, Apostila Anlise de Vibrao Nvel II. [2] Engefaz Engenharia Ltda, Procedimento Banco Padro. [3] Engefaz Engenharia Ltda, Anlise de Falhas. [4] Engefaz Engenharia Ltda, Lubrificao Industrial.

Вам также может понравиться