Вы находитесь на странице: 1из 5

FSICA EXPERIMENTAL lI

DILATAO TRMICA

INTRODUO

Todos os corpos existentes na natureza, slidos, lquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos dilatao ou contrao trmica. O processo de contrao e dilatao dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuio do grau de agitao das molculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo, por exemplo, ocorrer um aumento na distncia entre suas molculas em consequncia da elevao do grau de agitao das mesmas. A dilatao trmica dos slidos pode ser dividida em:
- Dilatao Linear: a dilatao que se caracteriza pela variao no comprimento do corpo. - Dilatao Superficial: a dilatao que se caracteriza pela variao na rea superficial do corpo. - Dilatao Volumtrica: a dilatao que se caracteriza pela variao no volume do corpo.

OBJETIVO Esta experincia tem o objetivo demonstrar de forma prtica a dilatao de um corpo quando submetido a uma variao de temperatura, neste caso aquecendo o objeto, e descobrir qual o material da vareta.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS Para calculo dilatao trmica utilizamos a seguinte frmula:

. Para L temos L - Lo onde L o comprimento inicial e Lo o comprimento final sendo:

L= Variao do comprimento ( deformao )

Materiais utilizados 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 01 Vareta tubular de material desconhecido 01 Gerador de vapor 01 Dilatmetro Linear 01 Medidor de dilatao 02 Termmetros gua 01 Recipiente de vidro 01 Mangueira plstica de 40 cm 01 Mangueira plstica de 20 cm

Detalhamento da experincia
Posiciona-se o gerador de vapor com gua em local plano Posiciona-se o dilatmetro prximo ao gerador de calor Interligar o gerador de calor a vareta utilizando a borracha plstica maior Fixar a mangueira menor na sada da vareta Fixar a vareta tubular ao dilatmetro Fixar a trava de medio prxima ao medidor de dilatao Medir o comprimento inicial da vareta ( ver anexo 1 ) Zerar o medidor de dilatao Tomar nota da temperatura ambiente utilizando os termmetros.( ver anexo 1 ) Fixar um termmetro ao gerador de calor e o outro na sada Ligar o gerador de vapor Aps o vapor comear a passar pelo interior da vareta, esperar que os termmetros estejam marcando a mesma temperatura, neste caso aproximadamente 100 C Tomar nota do valor encontrado no medidor de dilatao ( ver anexo 1 ) Tomar nota da temperatura indicada nos termmetros

ANEXO1

DESCRIO Comprimento inicial da vareta ( Lo ) Comprimento final da vareta ( L ) Temperatura inicial ( To ) Temperatura final ( T ) Valor no medidor de dilatao

VALOR 485 mm 485,61 mm 25 C 100 C 0,61 mm

FIGURA 1.1

RESOLUO De posse dos valores necessrios e utilizando a frmula para dilatao linear, conseguimos descobrir a o coeficiente de dilatao do material.

Resolvendo: Par obtermos o


faremos:

Par obtermos o

faremos:

Assim:

Utilizando uma tabela de coeficiente de dilatao dos principais matrias, podemos descobrir que matria da vareta utilizada na experincia. Observa-se que o material que contm o coeficiente de dilatao mais aproximado o cobre.

CONCLUSO

Com esta experincia foi observados vrios aspectos relevantes como variao de temperatura de um ambiente com o uso do termmetro, tambm foi comprovado tambm com o uso do termmetro a temperatura que a gua se transforma para o estado gasoso que a 100C. Com relao ao experimento, comprovamos como a variao de temperatura influncia na dilatao de um corpo, neste caso o cobre. Quando o vapor passou pela vareta de cobre foi observado com ajuda do medidor de dilatao o quanto o corpo dilatou de forma linear.

BIBLIOGRAFIA

HALLIDAY D., RESNICK R. & WALKER J. Fundamentos de Fsica, Ed. LTC, Vol.2, Capitulo 14. Brasil escola - URL http://www.brasilescola.com/fisica/dilatacao-termicacalorimetria.htm Blog URL http://blogdoprofessorcarlao.blogspot.com.br/2008/09/termodinmica-aula4.html

Вам также может понравиться