Вы находитесь на странице: 1из 4

Superior Tribunal de Justia

CONFLITO DE COMPETNCIA N 122.520 - SP (2012/0095674-9) RELATOR SUSCITANTE SUSCITADO INTERES. INTERES. : : : : : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3A REGIO MARIA ROSA DOS SANTOS ZAVATINI INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS EMENTA

PROCESSUAL CIVIL. CONFLITO DE COMPETNCIA INSTAURADO ENTRE JUZOS ESTADUAL E FEDERAL. BENEFCIO PREVIDENCIRIO. PENSO POR MORTE DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRABALHO. ENTENDIMENTO REFORMULADO PELA 1 SEO. ART. 109, I, DA CF. SMULAS 501/STF E 15/STJ. PRECEDENTES DO STF E STJ. COMPETNCIA DA JUSTIA ESTADUAL. DECISO Trata-se de conflito negativo de competncia instaurado entre o Tribunal de Justia do Estado de So Paulo e o Tribunal Regional Federal da 3 Regio, em ao ajuizada por Maria Rosa dos Santos Zavatini contra o Instituto Nacional de Seguridade Social, na qual objetiva a reviso de benefcio previdencirio. O Juzo Federal, em sede recursal, declinou da competncia e determinou a remessa dos autos Justia Estadual com fundamento no art. 109, I, da Constituio Federal, pois o benefcio previdencirio pleiteado decorre de acidente de trabalho. Por sua vez, o Juzo Estadual suscitou o presente conflito de competncia por entender que a penso por morte tem natureza previdenciria, independentemente do fato que originou o benefcio estar relacionado causa acidentria. Nesta Corte Superior, o Ministrio Pblico Federal opinou pela competncia da Justia Federal. o relatrio. Inicialmente necessrio consignar que competncia para julgar as demandas que objetivam a concesso de benefcio previdencirio relacionado acidente de trabalho deve ser determinada em razo do pedido e causa de pedir. Nesse sentido: CC 107.468/BA, 3 Seo, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, DJe de 22/10/2009. No caso dos autos, a ao foi ajuizada contra o Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS na qual objetiva o recebimento de benefcio previdencirio, especificamente a reviso de penso por morte decorrente de acidente de trabalho. O art. 109, I, da Constituio Federal estabelece: "Aos juzes federais compete processar e julgar: I - as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho;"
Documento: 24768767 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 25/09/2012 Pgina 1 de 4

Superior Tribunal de Justia


(sem destaques no original) O referido dispositivo constitucional expressamente excepciona a competncia da Justia Federal para julgar demandas que envolvem acidente de trabalho, as quais devem ser julgadas pela Justia Estadual, inclusive as relacionadas a concesso e reviso de benefcios previdencirios. Nesse sentido, a orientao das Smulas 15/STJ e 501/STF, as quais estabelecem respectivamente: "Compete a justia estadual processar e julgar os litgios decorrentes de acidente do trabalho." ; "Compete justia ordinria estadual o processo e o julgamento, em ambas as instncias, das causas de acidente do trabalho, ainda que promovidas contra a unio, suas autarquias, empresas pblicas ou sociedades de economia mista." . Todavia, em hipteses similares, a Terceira Seo desta Corte Superior firmou o entendimento no sentido de que "a concesso e a reviso de penso por morte, independentemente das circunstncias do falecimento do segurado, de natureza previdenciria, e no acidentria tpica, o que torna competente a Justia Federal para o processamento e julgamento do feito, afastando-se a aplicao da smula 15/STJ." (excerto da ementa do AgRg no CC 108.477/MS, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, DJe 10/12/2010). No mesmo sentido, os seguintes precedentes: AgRg no CC 112.710/MS, 3 Seo, Rel. Min. Og Fernandes, DJe de 7/10/12; AgRg no CC 108.477/MS, 3 Seo, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, DJe de 10/12/10; AgRg no CC 107.796/SP, 3 Seo, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, DJe de 7/5/10; AgRg no CC 107.734/SP, 3 Seo, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, DJe de 14/5/10; Entretanto, em recente precedente, a Primeira Seo desta Corte Superior, atual rgo responsvel pelo julgamento do tema (direito previdencirio - aps o advento da Ementa Regimental 14/2011 ao RISTJ), analisou a questo e modificou o referido entendimento a fim de reconhecer a competncia da Justia Estadual para julgar aes relacionadas concesso e reviso de penso por morte decorrente de acidente de trabalho, com a seguinte ementa:
"CONFLITO DE COMPETNCIA. JUSTIA FEDERAL E JUSTIA ESTADUAL. AO VISANDO A OBTER PENSO POR MORTE DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRABALHO. ALCANCE DA EXPRESSO "CAUSAS DECORRENTES DE ACIDENTE DO TRABALHO". 1. Nos termos do art. 109, I, da CF/88, esto excludas da competncia da Justia Federal as causas decorrentes de acidente do trabalho. Segundo a jurisprudncia firmada pelo Supremo Tribunal Federal e adotada pela Corte Especial do STJ, so causas dessa natureza no apenas aquelas em que figuram como partes o empregado acidentado e o rgo da Previdncia Social, mas tambm as que so promovidas pelo cnjuge, ou por herdeiros ou dependentes do acidentado, para haver indenizao por dano moral (da competncia da Justia do Trabalho - CF, art. 114, VI), ou para haver benefcio previdencirio penso por morte, ou sua reviso (da competncia da Justia Estadual). 2. com essa interpretao ampla que se deve compreender as causas de acidente do trabalho, referidas no art. 109, I, bem como nas Smulas 15/STJ ("Compete justia estadual processar e julgar os litgios decorrentes de acidente do trabalho") e 501/STF (Compete justia ordinria estadual o processo e o julgamento, em ambas as instncias, das causas de acidente do trabalho, ainda que promovidas contra a unio, suas autarquias, empresas pblicas ou sociedades de economia mista).
Documento: 24768767 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 25/09/2012 Pgina 2 de 4

Superior Tribunal de Justia


3. Conflito conhecido para declarar a competncia da Justia Estadual." (CC 121.352/SP, 1 Seo, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJe de 16/4/12)

Por ocasio do julgamento, o ilustre Relator Ministro Teori Albino Zavascki consignou:
"Essa interpretao estrita do art. 109, I da CF, todavia, no compatvel com a jurisprudncia assentada na Corte Especial, com base na jurisprudncia do STF, que consideram como causa de acidente do trabalho qualquer causa que tenha por origem essa espcie de acidente, sendo irrelevante, para esse efeito, tenha sido proposta pelo prprio acidentado ou por seus herdeiros, por seu cnjuge ou por seus dependentes. Realmente, houve tempo em que, em situao anloga competncia para julgamento de pedidos de indenizao, fundados em acidente do trabalho, formulado pelos sucessores do falecido - a jurisprudncia do STJ entendia por "causa oriunda de acidente do trabalho", apta a configurar a competncia da Justia do Trabalho (art. 114, VI, da CF/88, com a redao dada pela EC 45/04), apenas aquela decorrente diretamente do acidente, na qual fossem demandadas prestaes devidas ao prprio acidentado (excludas, portanto, aquelas cujos pedidos fossem formulados pelos sucessores do acidentado). Esse entendimento chegou a ser sintetizado na Smula 366/STJ: "Compete justia estadual processar e julgar ao indenizatria proposta por viva e filhos de empregado falecido em acidente de trabalho". Entretanto, a partir do julgamento do CC 101.977/SP, de minha relatoria, DJe de 05/10/2009, a Corte Especial alterou seu entendimento, para considerar, na linha da jurisprudncia do STF, que se inclui no conceito de causa de acidente do trabalho "qualquer causa que tenha por origem essa espcie de acidente, razo pela qual 'irrelevante para a definio da competncia jurisdicional da Justia do Trabalho que a ao de indenizao no tenha sido proposta pelo empregado, mas por seus sucessores'". Nessa ocasio, deliberou-se pelo cancelamento da Smula 366/STJ. (...) Considerando que ao STF compete dar a palavra final sobre a interpretao da Constituio - e aqui a questo tipicamente constitucional, pois envolve juzo sobre competncia estabelecida no art. 109, I, da Constituio - importante a adoo do entendimento por ele assentado, at mesmo para evitar que a matria acabe provocando recursos desnecessrios. , pois, com essa interpretao ampla que se deve compreender as causas de acidente do trabalho, referidas no art. 109, I, bem como nas Smulas 15/STJ ("Compete justia estadual processar e julgar os litgios decorrentes de acidente do trabalho") e 501/STF (Compete justia ordinria estadual o processo e o julgamento, em ambas as instncias, das causas de acidente do trabalho, ainda que promovidas contra a unio, suas autarquias, empresas pblicas ou sociedades de economia mista)."

Sobre o tema, a orientao do Supremo Tribunal Federal:


Documento: 24768767 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 25/09/2012 Pgina 3 de 4

Superior Tribunal de Justia


"RECURSO. Extraordinrio. Competncia para processar e julgar. Benefcios previdencirios. Acidentes de trabalho. Repercusso geral reconhecida. Precedentes. Reafirmao da jurisprudncia. Recurso provido. Compete Justia Comum Estadual processar e julgar as causas relativas ao restabelecimento de benefcios previdencirios decorrentes de acidentes de trabalho." (RE 638.483 RG/PB, Tribunal Pleno, Rel. Min. Cezar Peluso, Dje de 30/8/2011) "AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONSTITUCIONAL E PREVIDENCIRIO. PENSO POR MORTE DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRABALHO. COMPETNCIA DA JUSTIA COMUM ESTADUAL PARA PROCESSAR E JULGAR A CAUSA. PRECEDENTES. INCIDNCIA DA SMULA 501 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. AGRAVO REGIMENTAL AO QUAL SE NEGA PROVIMENTO." (AI 722.821 AgR/SC, 1 Turma, Rel. Min. Crmen Lcia, DJe de 27/11/2009) "AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINRIO. ACIDENTE DO TRABALHO. AO ACIDENTRIA AJUIZADA CONTRA O INSS. COMPETNCIA DA JUSTIA COMUM ESTADUAL. INCISO I E 3O DO ARTIGO 109 DA CONSTITUIO FEDERAL. SMULA 501 DO STF. A teor do 3o c/c inciso I do artigo 109 da Constituio Republicana, compete Justia comum dos Estados apreciar e julgar as aes acidentrias, que so aquelas propostas pelo segurado contra o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, visando ao benefcio e aos servios previdencirios correspondentes ao acidente do trabalho. Incidncia da Smula 501 do STF. Agravo regimental desprovido." (RE 478.472 AgR/DF, 1 Turma, Rel. Min. Carlos Britto, DJe de 26/4/2007)

Ante o exposto, com fundamento no art. 120, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Civil, conheo do conflito para declarar competente o Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Publique-se. Intimem-se. Braslia (DF), 21 de setembro de 2012.

MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES Relator

Documento: 24768767 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 25/09/2012

Pgina 4 de 4

Вам также может понравиться