Вы находитесь на странице: 1из 14

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

Dados Gerais Ano#S$rie: %& Se'()ncia: *

Disciplina: Ma e!" ica

Te!po +re,is o: 20/aulas

DIRETORIA DE ENSINO COORDENAO DE ENSINO MDIO


+ro-essor: .AMES DE SOU/A 0AR0OSA Capacidade

Analisar1 in erpre ar e descre,er as carac er2s icas -(nda!en ais de (!a -(n34o e da -(n34o do pri!eiro 5ra( e resol,er si (a36es7pro8le!a represen adas por -(n36es do pri!eiro 5ra(9 Interpretao de situaes que envolvem tabela, representao grfica ou linguagem algbrica para identificao de funo de ! grau" Interpretao e descrio das caracter#sticas fundamentais da funo do primeiro grau, observadas por meio da representao algbrica, como crescimento ou decrescimento" Identificao de grficos de funes do ! grau, dados os coeficientes" $onstruo de grficos de funes do ! grau, dada sua representao algbrica" $onstruo de representaes algbricas de funes de ! grau, dada sua representao grfica"

Aprendi:a5ens Esperadas # Con e;dos de di-eren es ipos

%ormali&ao do conceito de funo e de funo do primeiro grau" 'esoluo de situaes(problema por meio de equaes do ! grau" Rec(rsos

)uadro de gi&/magntico* gi&/pincel para quadro magntico* +,, -ata(./o0, ,#deo $assete, aparel/o de -,-, e outros recursos alternativos que o professor possa usar sempre visando mel/orar a qualidade de ensino(aprendi&agem de seus alunos" 1 sala de aula e outros espaos alternativos da 2scola ou fora dela O8s9: S(5es 4o: 3tili&ao dos soft0ares 4inplot e 5rap/matica" 6 4inplot, de autoria de 'ic/ard 7arris, gratuito e / verso em portugu8s" 9 um programa grfico que permite o traado e animao de grficos em duas dimenses e em tr8s dimenses, por meio de diversos tipos de equaes" 2ncontra(se dispon#vel em /ttp://mat/"e:eter"edu/rparris/0inplot"/tml "

Si (a36es de Aprendi:a5ens#Si (a36es de ensino e aprendi:a5e! para ra8al<ar co! o con e;dos ( Inicialmente conversar com os alunos sobre situaes que envolvem relaes de variao entre duas grande&as ; estudados nas se'=)ncias an eriores '(ando -ora! ra8al<ados os ass(n os: 5rande&as -iretamente e inversamente proporcionais, 'a&es, 7orcentagens, e situaes problemas apresentadas por meio de tabelas, por uma representao grfica ou em linguagem algbrica, con/ecimentos prvios que sero necessrios para continuidade e aprofundamento da $apacidade/conte<dos ora estudados"

ATIVIDADE>% O '(e s4o ?(n36es@


,oc8 ; sabe que as grande&as se relacionam umas com as outras" 1nalisar a maneira como a variao de uma grande&a interfere na variao de outras ob;eto do estudo das funes" 2ssas variaes e suas caracter#sticas podem ser descritas por meio de sentenas matemticas" 1ntes de nos aprofundarmos no estudo das funes matemticas, paremos para pensar em dois conceitos especialmente importantes: variao e isolamento. 7rimeiro, imagine duas grande&as quaisquer, que se relacionem de alguma maneira, de tal forma que os valores de uma delas este;am =ligados= aos valo( res da outra" 7ode ser, por e:emplo, o preo da refeio no restaurante que cobra por quilo: quanto mais comida no prato, maior a conta a pagar" ,amos atribuir uma letra qualquer >n?, para denominar os valores referentes @ quantidade de comida no prato, e outra letra >t?, para os valores do preo da refeio" 1o fa&ermos

Represen a34o por Dia5ra!a


Imagine que o dono de uma c/cara precise comprar tela para cercar o galin/eiro e impedir que as galin/as fu;am" 6 dono da c/cara mede apenas um dos lados do galin/eiro: A m" )uantos metros de tela ele ter que comprar para cercar todo o espaoB 7or sorte, o c/o de seu galin/eiro um quadrado e ele se lembra de que o per#metro de um quadrado igual a C ve&es a medida de seu lado"

.e a medida do lado do galin/eiro fosse outra, o valor do per#metro tambm se alteraria" 2stamos, mais uma ve&, diante de uma funo, pois podemos relacionar as duas grande&as: medida do lado do quadrado e seu per#metro" 2:iste uma maneira de representar essa funo usando diagramas" Deste e:emplo, o con;unto dos valores das medidas dos lados de cada quadrado, que c/amaremos de :, est ligado ao con;unto dos per#metros, que c/amaremos de E, por uma relao matemtica que de fato uma funo, pois a cada elemento do primeiro conjunto associa-se um nico elemento do segundo.

6bserve que essa associao no aleatFria, mas obedece a uma regra: o per#metro quatro ve&es a medida do lado" $om base nessa regra, poss#vel escrever uma equao matemtica que se aplica a todo par de valores correspondentes dos dois con;untos:

E G C:

9 muito comum que uma funo entre dois con;untos se;a representada apenas por sua lei matemtica, isto , por sua equao" Do entanto, no devemos perder de vista que uma equao apenas uma das representaes da funo, que pode ser feita de outras maneiras, como por um diagrama com setas, ; mostrado anteriormente, ou por um grfico cartesiano, conforme veremos mais adiante"

DOMANIO E IMAGEM 3m corpo que inicia uma queda nas pro:imidades da superf#cie terrestre da +erra tem seu movimento acelerado constantemente, desde que despre&emos a interfer8ncia da resist8ncia do ar" 1ssim, vamos imaginar que o corpo este;a caindo no vcuo" 1 distHncia que o corpo percorre a cada segundo aumenta de acordo com a elevao de sua velocidade" 7odemos estabelecer uma funo entre duas grande&as associadas a esse fenImeno: tempo de queda e distHncia percorrida"
1 tabela mostra alguns valores das variveis dos dois con;untos: A7 e!poBsC J(-istHncia>m? 0 0 2 K,L A CC, C MN,C

C,K

6 con;unto A, dos valores de tempo, $ c<a!ado de domnio. Do con;unto 0 esto os valores das distHncias percorridas em cada intervalo de tempo, '(e -or!a! o conD(n o imagem. 6 dom#nio de uma funo o con;unto de todos os valores poss#veis para a varivel independente. 6 con;unto imagem formado por todos os elementos poss#veis para a varivel dependente, ou se;a, em correspond8ncia aos valores do dom#nio da funo" 7ode( se di&er, tambm, que a funo uma transformao dos valores do dom#nio em valores do con;unto imagem, transformao que reali&ada de acordo com uma lei determinada" 1pesar de constarem na tabela apenas alguns valores de tempo, todos n<meros inteiros, estamos tratando de variveis cont#nuas, quer di&er, podemos ter uma distHncia e:pressa por um n<mero real, associada a qualquer valor de tempo, representado tambm por um n<mero real" 7or isso, podemos escrever que o dom#nio dessa funo o con;unto dos n<meros reais positivos" Jem, parece claro que valores negativos de tempo ou de distHncias no se aplicam nesse caso, e, por isso, o con;unto imagem da funo tambm formado por n<meros reais positivos" ,amos escrever isso em linguagem matemtica:

do!2nio BDC: D E F IR I G OH

i!a5e! BIC: I E Fd IR I d CH A dis Incia d ,aria e! -(n3Io do e!po : d E - (t) A Jin5(a5e! dos ConD(n os
$riada pelo matemtico e filFsofo 5eorg $antor, a linguagem dos con;untos utili&ada no estudo de funes" $ertamente voc8 ; con/ece muitos dos s#mbolos usados nesse OidiomaP" ,ale lembrar alguns" C IN: pertence ao con;unto dos n<meros naturais" A,M IR: no pertence ao con;unto dos n<meros naturais" A,M IR: pertence ao con;unto dos n<meros reais" IR # &ero" G O: t pertence ao con;unto dos n<meros reais, tal que t se;a maior ou igual a

A i,idades Resol(34o de pro8le!as A i,idade %9%


1. 6s valores de um con;unto K esto ligados aos valores de um con;unto L por uma funo com a seguinte equao: E G " $alcule:

a? o valor de L correspondente a : G 0* b? o valor de L correspondente a : G (Q* c? o valor de K correspondente a E G 0* d? f>N?* e? f>(K?" 2" 6 preo + de venda de N d<&ias de bananas pode ser calculado pela e:presso 7 G 2,Q0 : N9 Desse caso, podemos afirmar, sem errar, que o preo de venda funo da quantidade de

d<&ias vendidas" Rustifique se ou no poss#vel que: a? 6 dom#nio dessa funo se;a o con;unto dos n<meros inteiros, positivos e negativos" b? 6 dom#nio dessa funo se;a o con;unto dos n<meros reais positivos" c? 1 imagem dessa funo se;a formada por valores positivos e negativos" d? A d<&ias e meia custem o mesmo que C d<&ias e meia" A" 6 estoque de minrio de ferro de uma usina /o;e de C000 toneladas" 1 previso que se;am utili&adas 20 dessas toneladas mensalmente na fabricao de lingotes de ao" .upondo que no /a;a reposio de estoque, reprodu&a e complete a tabela seguinte e depois responda:

Meses

Es o'(e B C C000 a? 9 correto di&er que o estoque funo do n<mero de mesesB Rustifique" b? -etermine uma sentena matemtica relacionando o estoque >E? ao n<mero de meses >n?" c? )uantos meses sero necessrios para terminar o estoque da usinaB C" 3m automFvel parte de uma cidade A, situada no quilImetro 20 de uma estrada, em -ireo @ cidade 0, situada no quilImetro Q20" 1 velocidade do automFvel pode ser considerada apro:imadamente constante e igual a N0 Sm// durante todo o tra;eto" a? $opie e complete a tabela seguinte com a posio do automFvel depois de decorridos alguns intervalos de tempo" Te!po B<C +osi34o BN!C M %OM 2 2,2Q

b? 2st correto di&er que a posio do automFvel na estrada funo do intervalo de tempo decorrido desde a partidaB Rustifique" c? -etermine a sentena matemtica que relaciona a posio + ao tempo " d? )uanto tempo ser necessrio para que o automFvel faa todo o percurso entre A e 0B

A i,idade O9 EPUAO E DOMINIO DA ?UNO

$omo no podemos dividir por &ero, essa funo sF ser definida para valores de : que 2:istem alguns clculos que normalmente no faam com que : T se;a diferente de &ero" fa&emos, como uma diviso por &ero ou uma rai& quadrada de um n<mero negativo, pois os resultados no podem ser obtidos ou, se obtidos, no podem ser -essa forma, o valor ( no poder pertencer quantificados por no serem n<meros reais" 2ssas ao dom#nio dessa funo" impossibilidades podem ser detectadas nas equaes que definem as funes e impem a definio de seus dom#nios" +omemos, por e:emplo, a funo definida $onsiderando que estamos trabal/ando com pela seguinte sentena matemtica: n<meros reais, podemos escrever que o dom#nio :

2m outro e:emplo, vamos determinar o dom#nio da 6 buraco da camada de o&Inio aumenta ou funo que denominamos de g>:? e cu;a equao diminui em funo da poluio atmosfricaB 1 esta: escolaridade de uma populao aumenta ou diminui em relao ao seu n#vel salarialB 7erguntas como essas so respondidas apFs muita pesquisa: Apenas nmeros positivos tm razes quadradas reais, e, por isso, precisamos impor que 2x T 5 seja maior ou igua a zero para que a !un"#o seja de!inida.

6 dom#nio de 5BKC $:

-ados de vrios meses e anos so coletados e comparados, para que se;a poss#vel estabelecer uma relao" -epois, esses n<meros so usados para construir um grfico" 2 ento, mesmo que voc8 no con/ea os n<meros envolvidos na pesquisa, poder saber a resposta a essas perguntas pela observao do grfico" Interpretar grficos de funes o que vamos fa&er agora"

Gr"-ico de (!a -(n34o A ,e;amos alguns e:emplos: co!(nica34o por !eio de 5r"-ico Da nature&a tudo se transforma e se move" 7esquisas so feitas diariamente e mil/ares de informaes so geradas" Do passado, enquanto alguns matemticos procuravam desenvolver fFrmulas em suas pesquisas, outros buscavam suas representaes grficas" 1 idia de representar graficamente uma funo ocorreu por volta de AL " .eu autor foi o matemtico franc8s e tambm bispo Dicole 6resme > A2A( AN2?" 1lguns sculos depois, os matemticos franceses -escartes e %ermat retomaram essa idia e a aperfeioaram" Uo;e, os grficos ocupam grande parte dos ;ornais, revistas etc"1lm da vantagem da comunicao visual imediata, eles a;udam a compreender e resolver problemas em muitas reas da atividade /umana"

3m campo de futebol a cada N segundos" 2sse o ritmo de destruio da 1ma&Inia, um dos maiores registrados em todos os tempos" 6s dados so do Instituto Dacional de 7esquisas 2spaciais >lD72?, divulgados em maio de 200 "

Gr"-ico car esiano o( +lano Car esiano


O gr$!ico cartesiano % uti izado para mostrar a varia"#o de uma grandeza em !un"#o de outra. &o gr$!ico cartesiano, !azemos uso de duas retas reais perpendicu ares formando quatro regies denominadas quadrantes" As retas s#o c'amadas eixos coordenados e o ponto de intersec"#o entre e as % a origem do sistema.

&o gr$!ico cartesiano, o eixo 'orizonta % con'ecido como o eixo das abscissas (eixo x( e o eixo vertica % denominado eixo das ordenadas (eixo y). Veja Exemplo abaixo:

Jocali:a34o de (! pon o no plano car esiano 7ara locali&ar um ponto no plano cartesiano, como, por e:emplo, o ponto ) indicado, usamos o par ordenado >a, b?" Os n;!eros a e 8 so as coordenadas do ponto +" Do par ordenado >a, b?, a a abscissa >primeiro elemento do par? e 8 a ordenada >segundo elemento do par?" Se a Q b en 4o (a, b) Q (b, a).

A,alia34o das Aprendi:a5ens#Si (a36es !ais ade'(ada para a,aliar 1lgumas sugestes de atividades avaliativas: 6 professor poder criar uma planil/a de anotaes com nome de todos os alunos e as atividades desenvolvidas na sala de aula, procurando sempre observar quais as dificuldades apresentadas pelos mesmos, inclusive suas prFprias dificuldades no desenvolvimento da seqV8ncia didtica e na e:ecuo das mesmas em sala de aula, para que possa se antecipar criando novas idias e estratgias tendo sempre como foco a mel/oria do processo ensino aprendi&agem dos alunos" 1lm disso dever ficar atento, 1s seguintes propostas que permitam verificar como o aluno:

identifica uma funo como uma relao entre duas grande&as* e:plora e identifica os elementos apresentados em uma funo do ! grau, dada por sua representao grfica, para construir sua representao algbrica* resolve e analisa o resultado obtido de uma situao(problema envolvendo uma equao do ! grau"

A i,idades a,alia i,as " 6 grfico abai:o mostra a evoluo da balana comercial de um certo pa#s, de ;aneiro a ;ul/o, em 3.W mil/es,

$om base nesse grfico, responda:


a? b? c? d? e? 2m que m8s ocorreu o maior volume de importaesB 2m que m8s o valor das e:portaes igualou(se ao das importaesB )uanto cresceu o valor das e:portaes de ;aneiro a fevereiro >em 3.W mil/es?B 2m que m8s ocorreu a maior diferena entre e:portaes e importaesB 1pFs o equil#brio da balana comercial ocorreu um supervit ou um dficitB

2" 6 grfico abai:o mostra a variao do 7roduto Interno Jruto >7IJ? brasileiro, ao longo de 20 anos"

1nalisando(o, responda: a? b? c? d? 2m que ano ocorreu o menor valor do 7IJB KK0 -e KC a KL, de quantos X diminuiu o 7IJB A, QX 7ara atingir o n#vel de KNQ, de quantos X deveria crescer o 7IJ em 200 B A,LX )ual foi o maior per#odo em que os valores do 7IJ foram sF positivosB de KKA a KKM

A"

6bserve o grfico e responda:


a? )uais so as grande&as relacionadas pelo grficoB b? 2m que ano o desmatamento atingiu o maior n#vel desde KNKB d? 7or que o grfico tra& a informao= Yrea devastada >em 000 quilImetros quadrados?=B e? )ual a relao entre a informao e:aminada no item anterior e os n<meros aparecem no grficoB O8s9: Caro pro-essor1 essa pri!eira par e -oi apenas (!a in rod(34o so8re o concei o de -(n34o e! lin5(a5e! !a e!" ica9 0e! co!o (!a pe'(ena re,is4o so8re o Sis e!a de coordenadas car esianas1 do!2nio con rado!2nio e conD(n o i!a5e! de (!a -(n34o D" es (dados pelos al(nos no R& ano do Ensino ?(nda!en al as 5rande:as en,ol,idas9 P(an o a o( ras a i,idades a,alia i,as as '(e -ora! apresen adas s4o apenas s(5es 6es '(e de,er4o ser a!pliadas pelo pro-essor ao ra8al<ar essa se'=)ncia9 Na prSKi!a se'=)ncia dare!os con in(idade ao es (do das -(n36es polino!iais do %& 5ra(9

AneKos 7 O0S%: Caro pro-essor1 ra8al<ar inicial!en e co!o (!a -or!a de re,is4o do Ensino ?(nda!en al as rans-or!a36es de (nidade de !edidas9 +or eKe!plo: de !e ro B!C para '(ilT!e ro BN!C e c9 O0SO9: O e!po pre,is o para desen,ol,i!en o da se'()ncia1 $ apenas (!a s(5es 4o1 pois o e!po de reali:a34o o( aplica34o na sala de a(la1 ,ai depender do pro-essor e da (r!a e! '(es 4o9 Respos as de al5(!as a i,idades a,alia i,as: P(es 6es:

%9
O9 A"

a? Run/o a? KK0

b? Zaio b? A, Q X

c? 2000 c? A,L X

d? %evereiro

e? dficit

d? de KKA a KKM

a? Yrea da %loresta 1ma&Inica devastada e tempo em anos b? KKQ c? 1 rea devastada em 2000, em 000 Sm[ d? 2ssa informao indica a unidade de rea utili&ada para que os valores, no grfico, ficassem redu&idos e? 7or e:emplo: K,N significa K,N " 000 Sm[ ou KN00 Sm[

Re-er)ncias 0i8lio5r"-icas

J3$$UI, 7aulo" Zatemtica e $idadania" ,ol" " 2d" 2scala 2ducacional" .o 7aulo" 200N

.Z6\2, ]tia $ristina .tocco e -IDI^, Zaria Igne& de .ou&a" Zatemtica: ensino mdio" Q_ 2d" ,ol" " 2d" .araiva" .o 7aulo" 200Q

.pinelli, 4alter Zatemtica: ensino mdio: volume / 4alter .pinelli, Zaria Uelena .oares de .ou&a, 2liane 'eame" (( " ed" (( .o 7aulo: Dova 5erao, 200Q" (( >$oleo Dova 5erao?

Вам также может понравиться