Вы находитесь на странице: 1из 2

Or

Combinao de ODU de IF - IRETE (14) e OFUN (16)

"ATEFUN - apelido de If sbio - Adivinhava o orculo s 401 divindades, estavam indo ao estado de perfeio, o sbio de ORI "adivinhou" orculo para ORI; ORI estava indo ao estado de perfeio (DE-PR), mandou-lhe fazer sacrifcio, SOMENTE ORI, O NICO QUE FEZ, O SEU SACRIFCIO FOI ABENOADO, portanto ORI maior que todas as divindades, ORI mais forte que as divindades, somente ORI chegou no estado de perfeio. O iniciado sacrificou! ORI forte, mais que os orixs."

Para qualquer Yoruba, a palavra ORI tem uso amplo. ORI num primeiro momento quer dizer cabea; e simboliza tambm - o pice de todas as coisas; o mais alto desempenho, portanto contm o superlativo ou seja o Znite. Por exemplo, a cabea a parte mais alta e mais importante do corpo humano, a moradia do crebro que controla o corpo inteiro. O lder ou chefe de qualquer organizao referido como "Olri" (a cabea), ORI cabea, cabea alta, alto supremo e o ser supremo LDUMAR (Deus maior).

No corpo humano ORI se subdivide em duas colocaes:

1) a cabea fsica - o crnio humano, onde est o crebro que usamos para o pensamento e controle das outras partes do corpo; consciente ou inconsciente; os olhos para tudo ver; o nariz para respirar e cheirar; orelhas para ouvir; a boca para alimentar e falar; a lngua para saborear; nossa essncia masculina ou feminina est na cabea, o rosto que dela faz parte nos distinguem uns dos outros, imprimindo uma identidade individual; sem a cabea o homem e mulher seriam como qualquer "X".

2) a cabea espiritual est subdividida em mais duas partes a saber:

Cabea Espiritual

APAR-IN (Cabea espiritual interna) - OR-PR (santo pessoal, destino ou parte divina de cada um: escolhido no domnio de JL - divindade de OR.

OR-PR acumulao de destino individual; Isto : KNLYN, KNLGB e YNM.

AKUNLEYAN a parte do destino que cada um escolhe por vontade (livre arbtrio) prpria AKUNLEGBA a parte do destino o qual est adicionada como complemento de AKUNLEYAN AYANMO aquela parte do destino que nunca pode ser mudado. Por exemplo - pais, sexo, karma, etc. Mas Akunleyan e Akunlegb podem ser melhorado enquanto Ayanm no pode ser modificado . O destino OR-APR est escolhido no domnio de AJAL (divindade de Or)

APARI IN de carter individual, uma pessoa poderia chegar a terra com bom destino, mas, sem boa conduta; A maldade da cabea espiritual interna danificar definitivamente o bom destino, o inverso tambm acontece. Porm o "destino" pode ser modificado, numa certa medida, quando certos segredos so conhecidos, dentro de um contexto e conhecimento da Teologia Yorubana.

Contudo OR o mais importante entre as divindades. Na ordem de importncia - o primeiro Or; o segundo a me, e se ela tenha morrido, seu esprito; em terceiro lugar o pai, e se tenha morrido, o seu esprito; em quarto lugar, IF e a seguir, seu orix e as outras divindades. (Por Gbolahn Okemuyiwa e Awo Ademola Fabunmi - traduzido por: Adlk ds gn)

Ser humano - somatria - O Criador, o procriador, procriadora e ser procriado.

Para ser adivinhador, no sentido mais elevado "SER DIVINO", provido de conhecimento e alguma coisa ainda mais misteriosa.

Os dois sinais da divindade humana ou humanidade divinizada so: predies e milagres. Para ser um Profeta ver ante mo os efeitos; os quais existem causas, ler a luz transcendental; fazer milagres agir sobre agente universal e sujeit-lo a nossa prpria vontade" Eliphas Levi.

Вам также может понравиться