Вы находитесь на странице: 1из 14

INTRODUO SOCIOLOGIA PARA A FACULDADE DE DIREITO

So Paulo, sociedade annima

Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo

Trabalho desenvolvido no decorrer da disciplina Introduo Sociologia para a Faculdade de Direito ministrada pelo Professor Doutor Laurindo Dias Minhoto durante o segundo semestre da graduao, com o propsito de promover o contato dos alunos com os denominados clssicos da sociologia ocidental, visando ao estudo e familiarizao dos alunos com as principais patologias sociais abordadas por estes.

ndice:

1. Introduo: 1.1. Resumo 1.2. Breve biografia do autor 1.3. Contextualizao da obra base

2. Desenvolvimento: 2.1. Karl Marx: o fetichismo da mercadoria e a alienao 2.2. So Paulo, Sociedade annima.

3. Concluso: 3.1. Consideraes finais 3.2. Bibliografia

1.Introduo:

1.1. Resumo: O presente trabalho versar acerca das patologias sociais centralmente abordadas na obra marxista, o denominado Fetichismo da Mercadoria e a Alienao, realizando anlise do filme So Paulo Sociedade annima, retrato cinematogrfico do desenvolvimento da capital da indstria brasileira na dcada de 60, habilmente delineado pelo diretor Lus Srgio Person no ano de 1965. O mtodo empregado consiste na apresentao inicial de uma breve biografia do socilogo, bem como contextualizao histrica da obra cinematogrfica base para a elaborao do trabalho, com o mpeto de proporcionar uma localizao do pensamento sociolgico envolvido na anlise do contexto histrico-ftico identificando possveis influncias conjunturais que possam ter sobre esse infludo. Da mesma forma, optou-se por uma breve contextualizao histrica da obra de Lus Srgio Person, situando-a no desenvolvimento histrico cultural e econmico brasileiro, justificando de certa forma usos e desusos, jeitos e trejeitos das personagens, que fora da historicidade do filme perdem seu sentido. Aps a apresentao do material de base para a elaborao do presente trabalho, traam-se consideraes iniciais acerca do desenvolvimento dos temas centrais na obra marxista, respectivamente a alienao e o fetichismo da mercadoria, expondo a base terica em que se fundamentaro as anlises posteriormente desenvolvidas. Por fim, opta-se por um estudo do enredo orientado pela evoluo do protagonista Carlos, em torno da histria do qual se estruturam todos os quadros do filme, sendo realizados os devidos apontamentos e comentrios sob a tica sociolgica escolhida, e finalmente, uma concluso composta de consideraes finais acerca da proposta desenvolvida e dos grandes debates marxistas da atualidade.

1.2.Breve biografia do autor: Karl Heinrich Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, na Alemanha. Filho de um advogado descendente de rabinos, Marx seguiu a carreira do pai, indo cursar Direito aos 17 anos na Universidade de Bonn. Tornando-se noivo de uma filha do Baro von Westphalen, Marx se interessou, por influncias do sogro, pela literatura romntica, que pode ter marcado os traos intensos de sua teoria poltica, centralmente na questo da luta de classes e do carter de perptuas relaes de opresso por ele vislumbradas na Histria. Transferindo-se para a Universidade de Berlim, sofreu forte influncia hegeliana, da qual se tornou crtico futuramente. Fez doutorado defendendo tese comparativa da filosofia de Demcrito com a viso de Epicuro (o que contribuiu para sua futura posio atesta, comumente lembrada pela sua famosa mxima de que a religio o pio do povo). Autor de diversas obras no mbito da Filosofia, Filosofia do Direito, Sociologia e Economia, Marx adotou uma posio pragmtica ao redigir o conhecido Manifesto do Partido Comunista, juntamente a Engels, no qual prope a revoluo do proletariado contra a burguesia, que geraria um mundo igualitrio e melhor, sem as opresses inerentes ordem vigente. Escrito numa linguagem panfletria, enrgica e simplria, o Manifesto do Partido Comunista inicia uma profunda crtica ao capitalismo, propondo uma mudana revolucionria, a qual atinge seu pice em O Capital, grande livro escrito por Karl Marx no qual desenvolvida uma anlise cientfica e crtica do Capitalismo. O modo de produo Capitalista, segundo ele, traz dentro de si a causa de sua prpria runa, uma contradio intrnseca e irreparvel. Vislumbrando a inevitvel queda dos lucros no decurso histrico, Marx postula que o capitalista aumentaria a explorao sobre o proletariado, at que, num dado momento, quando as foras produtivas atingissem seu mximo, bem como a sociabilizao do trabalho atravs de sua diviso, remanescendo a concentrao da riqueza e a contnua pauperizao das camadas trabalhadoras, estas se rebelariam contra a ordem vigente, instalando uma ditadura do proletariado, fase de transio para uma sociedade igualitria, sem classes sociais. Essa era a Teoria da Histria defendida por Karl Marx. Falecido em 1883, Marx no conheceu o maior fruto de sua teoria: as revolues socialistas do sculo XX, iniciadas pela Revoluo Russa, em 1917.

1.3. Contextualizao da obra base So Paulo Sociedade Annima Lanado em 1965, o filme So Paulo Sociedade Annima retrata a vida da classe mdia paulistana entre os anos de 1957 e 1961, coincidindo quase que completamente com o perodo de governo do presidente Juscelino Kubitschek e se tornando o principal representante paulista do movimento do Cinema Novo. Por retratar um perodo de intensas transformaes no tecido social na histria recente do pas e por considerarmos que a compreenso do contexto de criao de uma obra artstica nos leva a um melhor entendimento do discurso que se desejou veicular atravs da mesma, cabe ento fazer uma breve exposio sobre o perodo retratado e a cultura poltica em voga entre intelectuais e artistas da poca. Durante esse perodo, o Brasil sofreu um intenso processo de industrializao com resultados sociais muito contraditrios. O perfil da sociedade brasileira passava rapidamente de agrrio-exportador a industrial, com uma forte urbanizao causada pela migrao de milhes de pessoas do campo para as cidades, mormente para o Rio e So Paulo. O mercado de trabalho e o mercado consumidor cresceram junto com as camadas mdias urbanas, de onde saram os intelectuais e simpatizantes dos setores de esquerda. Dentro desse contexto, os intelectuais aderiram a uma mesma leitura da realidade brasileira, que, grosso modo, caracterizava o pas como subdesenvolvido, culturalmente colonizado, onde as classes fundamentais - a burguesia e o proletariado - eram incipientes, pouco desenvolvidas e por isso mesmo suas contradies deveriam permanecer latentes e serem resolvidas de forma pacfica visando a no atrapalhar o desenvolvimento da aliana nacionalista progressista. O papel que a produo cultural teria que desempenhar nesse processo de afirmao nacional era fundamental. A burguesia e as camadas urbanas guiavam seu comportamento por aquilo que era ditado pela produo cultural estrangeira. Diante disso, a necessidade de se criarem condies para que o artista brasileiro pudesse enfrentar as produes estrangeiras era uma das frentes de atuao dos nacional-desenvolvimentistas. A luta pela afirmao de uma cultura nacional tinha como um dos seus principais objetivos buscar fazer com que o cinema brasileiro, por ser uma arte e um veculo de comunicao de massa, ocupasse os espaos do cinema estrangeiro ou que, ao menos, conseguisse dele tomar uma fatia do mercado brasileiro. Por fim, cabe tratar brevemente sobre o que foi o movimento do Cinema Novo; movimento cinematogrfico brasileiro, influenciado pelo Neo-realismo italiano e pela "Nouvelle Vague" francesa. Um grupo de jovens frustrados com a falncia das grandes companhias cinematogrficas paulistas resolveu lutar por um cinema com mais realidade,
4

mais contedo e menor custo. Assim, cineastas do Rio de Janeiro e da Bahia resolveram trazer novos ideais ao cinema brasileiro. Tais ideais, agora, seriam totalmente contrrios aos carssimos filmes produzidos pela Vera Cruz e avessos s alienaes culturais que as chanchadas refletiam. Os filmes seriam voltados realidade brasileira e com uma linguagem adequada situao social da poca. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao subdesenvolvimento do pas e aos trabalhadores rurais que o representavam, uma vez que a definitiva urbanizao do Brasil estava comeando naquele momento. Por isso podemos considerar o filme em questo como um representante sui generis de sua escola cinematogrfica ao mostrar seu outro vis, ou seja, despertando a ateno para os problemas na grande cidade ao invs do campo: desigualdade social, solido, sentimento de impotncia, represso, angstia.

2. Desenvolvimento
2.1. Karl Marx: o fetichismo da mercadoria e a alienao O conceito de alienao est atrelado ao de idolatria, exemplificado por Fromm como os deuses que os povos idolatram. Para o autor, o homem transfere s suas criaes (uso da fora prpria) os tributos de sua vida, em vez de ter uma experincia como pessoa criadora, o produto e o produtor s entram em contato atravs da adorao daquele por este (submisso). Marx segue o pensamento de Hegel ao teorizar o conceito de alienao, pois distingue a existncia da essncia, no fato de que a existncia do homem alheio sua essncia, na realidade, significa que ele no o que deveria ser, ou seja, aquilo que tem potncia de ser. Assim, alienao significa que o homem alheio ao mundo, sem nenhum controle sobre ele, sendo que esse fenmeno se manifesta no trabalho e na diviso do trabalho. O trabalho o relacionamento ativo do homem com a natureza, criao de um mundo em que o homem inclui suas criaes, isto , o trabalho a expresso de poder do homem. Todavia, a realidade factual outra, o trabalho torna-se uma existncia parte do homem, sendo estes independentes: Como algo alheio e no pertencente a ele, a atividade como um sofrimento, o vigor como impotncia, a criao como emasculao. ento possvel falar na objetificao do trabalho humano.

O capitalismo, no processo de trabalho, afastou o homem das prprias faculdades criadoras, transformando os produtos em mecanismos de dominao dos produtores. nesse momento em que a alienao atinge o seu auge, pois a classe operria passa a ideia de ser a mais alienada, mas na realidade a classe dominadora, os donos das fbricas esto no topo, pois vivem totalmente dependentes do capital. Assim, Marx no critica a distribuio desigual de renda que dita a economia nos moldes do capitalismo, mas sim o modo de produo, o qual destri a individualidade e o converte em coisa. Mais do que isso, o filsofo defende a ideia de que a emancipao do operrio, por meio da revoluo, a emancipao da prpria humanidade como um todo, pois toda servido humana est na relao entre trabalhador e produo. O conceito marxista da alienao do produto do trabalho est expresso nos pontos mais fundamentais, o qual ele denomina fetichismo da mercadoria. Explica que o modo de produo capitalista transforma as relaes de indivduos em qualidades de coisas em si e isso constitui na natureza da mercadoria na produo capitalista. Basicamente a ideia por trs desse ponto fundamental de que a maquinaria adaptada fragilidade do ser humano de molde a converter o ser humano fraco em uma mquina. Assim a alienao conduz perverso de todos os valores, transformando-os em metas supremas da vida, sendo que o homem somente um meio para alcan-las. No capitalismo cada homem especula sobre como criar uma nova necessidade em outro homem a fim de for-lo a um novo sacrifcio, coloc-lo em uma nova dependncia, e incit-lo a um novo tipo de prazer e, por conseguinte, runa econmica. Todos tentam estabelecer sobre os outros um poder estranho para com isso lograr a satisfao de sua prpria necessidade egosta. Com a massa de objetos, portanto, cresce tambm o rol de entidades estranhas a que o homem fica sujeito. Todo produto novo uma nova potencialidade de embuste e roubo mtuos. O homem torna-se cada vez mais pobre como homem; ele tem necessidade cada vez maior de dinheiro a fim de apossar-se do ser hostil. O poder do dinheiro diminui diretamente com o aumento do volume de produo, isto , sua necessidade cresce com o poder crescente do dinheiro. A necessidade de dinheiro, por conseguinte, necessidade real criada pela economia moderna, e a nica necessidade por esta criada. A quantidade de dinheiro cada vez mais se torna sua nica qualidade importante. (...) A propriedade privada no sabe como transformar a necessidade crua em necessidade humana. Resume-se, ento, que quanto mais alienado o homem est, maior sua sensao de ter e usar na constituio de
6

sua relao com o mundo, independente de qual classe social ele esteja. Para Marx, o conceito de socialismo a emancipao da alienao, a volta do homem para si mesmo, sua realizao de si prprio.

2.2. So Paulo, Sociedade Annima: O filme padece da ausncia de uma cronologia claramente estabelecida, tendo optado o diretor por uma sobreposio de quadros, conectados e dotados de linearidade pela observao da evoluo da personagem principal, Carlos, homem industrioso, sempre aptico, que ambiciona atravs de seu trabalho alcanar a prosperidade econmica, e constituir um ncleo familiar tradicional. Optou o presente estudo por acompanhar sua trajetria com o mpeto de clarificar a anlise. A tenso do filme se desenvolve em torno da constante tenso entre o homem que vive e o homem que existe. Absorto em seu trabalho, privado de qualquer emoo em sua expresso, Carlos o indivduo massacrado produto da alienante sociedade industrial que tem seu pice de desenvolvimento na dcada de 1960 na cidade de So Paulo. Durante a trama empreende agoniante busca amorosa para preencher o vazio existencial que o assombra, para conseguir o afeto e a felicidade que tanta falta lhe fazem na existncia tediosa, marcada pela monetarizao do relacionamento interpessoal, regularidade e letargia frente aos acontecimentos da vida na metrpole concreta, indiferente e cinzenta. Relacionando-se com Ana, Luciana, Arturo e Hilda a protagonista se desenvolve rumo ao impactante desfecho da obra. O primeiro contato de Carlos se d com Ana. No discorre muito o filme acerca do envolvimento romntico do casal, mas nitidamente exposto o carter artificial, interessado da relao por parte da moa. Impetuosa e dissimulada relaciona-se com Carlos, e no apenas com ele nica e exclusivamente materialmente. O caso acaba, quando o protagonista nota a falta de qualquer relao afetiva tanto para com ele quanto para com outros1, com a partida de Ana com outros homens em uma lancha. O protagonista presencia a ao puramente utilitarista da moa, ao no obstante sua presena iniciar esta aberto flerte com os rapazes,
1

Ana tem problemas graves de relacionamento para com sua me. Restringe-se a visit-la no asilo, distante da cidade, pela mera obrigao moral que tem de faz-lo, desmanchando-se em lamentos e reclamaes para Carlos. Ao encontr-la, no h dilogo, mas uma extrema indiferena, limitando-se o contato a troca de uma mercadoria.

focada nitidamente na obteno do passeio na embarcao, que anteriormente havia lhe confessado esta desejar. A personagem de Carlos amadurece com esse primeiro rompimento, iniciando uma nova fase de desenvolvimento. Conhece sua futura esposa, Luciana, em um curso de ingls. Oriunda de famlia de classe mdia, pouco ambiciosa, pacata, criada para o casto estilo de vida burgus, nunca estudou ou trabalhou. Busca em Carlos um marido que lhe d condies de vida semelhantes quelas providas por seu pai, enquanto este busca nela novamente a satisfao da sua carncia afetiva, e das expectativas sociais sobre ele de constituio de uma famlia2. Logo no incio do relacionamento, j comeam a haver desentendimentos entre o casal devido incompatibilidade da dedicao integral de Carlos ao trabalho com a ateno demandada por Luciana. Eles brigam, passando o protagonista ento por um momento de profunda depresso, demitido da Volkswagen por favorecer um fornecedor, Arturo. 3 Aps um longo perodo de tristeza e morosidade, a personagem principal percebe a importncia afetiva de Luciana para ele, e a necessidade de continuar lutando pela sua afirmao profissional na sociedade paulistana. Ao pedir a Arturo um emprstimo e reclamar da avareza deste4, lhe oferecido um emprego de gerente na fbrica de autopeas, que Carlos, ambicioso, aceita. Dirige-se ento casa de Luciana para pedir sua mo em casamento. Fica clara a ausncia de liberdade das personagens e sua sujeio acumulao irracional do capital e racionalidade da vida burguesa j na proposta de casamento que faz

A moa satisfaz perfeitamente a descrio marxista da alienao e monetarizao das relaes humanas. Ela uma mercadoria destinada ao consumo na proliferao do modo de vida burgus, do ncleo familiar, e da artificial aparncia de normalidade da sociedade do patriarcado. No ambiciona uma correspondncia afetiva da parte de Carlos, apenas preocupa-se com as condies financeiras de vida e a opinio da sociedade. 3 Self-made man. Arturo o esteretipo do imigrante empreendedor no Estado de So Paulo que faz sua prpria sorte, construindo estabilidade financeira para sua famlia no ramo da indstria de autopeas, fornecendo para a Volkswagen ainda no incio de sua produo na dca da de 60. Arturo tambm era filho do milagre da indstria automobilstica brasileira. Um barraco, algumas mquinas velhas, poucos operrios, e pretendia vender eixos e engrenagens para a Volkswagen. E vendia. Seu barraco deu um salto. Virou logo uma das 2000 fbricas de autopeas que cresceram em So Paulo da noite pro dia. Diante do meu chefe Arturo e eu parecamos dois estranhos. Eu fingia at que se pudesse contar com produtos melhores, de modo algum iria deixar a Volks engolir as engrenagens do Arturo, mas no tnhamos outro jeito. O programa de nacionalizao dos veculos precisava ser acelerado. Arturo era insistente e tinha meios para convencer. Suas peas eram aceitas. E todo mundo ficava contente. 4 Fica claro o carter material da amizade entre Carlos e Arturo nessa ocasio. Procurando o protagonista o segundo para pedir-lhe um emprego, reclama de sua negativa, como se representasse negativa de sua amizade. O segundo rebate essa crtica fornecendo-lhe um emprego como prova de sua amizade, numa relao notadamente material.

Carlos, ao pedir a mo de Luciana a seu pai5 numa cena de carter altamente negocial em que argumenta acerca de sua estabilidade financeira, posio social e sucesso profissional6. Em nenhum momento o protagonista menciona aspectos passionais do relacionamento dos dois, inclusive j admitindo de antemo a existncia de problemas na relao. A moa no se mostra mais entusiasmada, expressando suas baixas expectativas em relao ao casamento como uma situao aceitvel, de respeito mtuo. Um negcio que com boa vontade (nas palavras de Carlos) poderia dar certo. (..) Ele sabe bem o que eu espero da vida, e do casamento; sabe como sou. Tudo que quero uma vida digna para ns. Sempre achei ridcula essa ideia de que para ser feliz basta o amor e uma cabana. No. Desse modo seria injusto botar filhos no mundo. Pra qu? (Luciana) Carlos, eu quero ser uma boa esposa pra voc. Quero ser sua companheira nos bons e maus momentos. De voc, o que eu exijo, apenas uma grande dose de compreenso, e que exista entre ns um respeito mtuo. Se for assim, eu acho que a gente vai ser feliz. Eu espero que seja assim. (Luciana). Casam-se, constituem famlia, e vivem de acordo com o padro ideal institudo pela sociedade para uma famlia de classe mdia, uma vida baseada no patriarcalismo e ostentao material. Carlos trabalha arduamente7, e ascende significativamente, trabalhando como brao direito de Arturo, em quem v um grande exemplo e ideal de felicidade a ser conquistada. Estabelece-se no filme paralelo entre duas cenas marcantes na exemplificao da brutal apropriao da mais valia pela classe burguesa detentora dos meios de produo. A primeira desenrola-se na fbrica com a inspeo de fiscais do ministrio do trabalho; o proletrio exerce suas funes incessantemente, em condies precrias. Pauperizado e alienado mal se apercebe da presena daqueles que seriam responsveis por garantir-lhe

A mulher na sociedade machista vista como desprovida de autonomia, sendo coisificada. Marcadamente na cena citada Luciana tem mero carter de mercadoria, e seu casamento nada mais que uma transferncia de propriedade. 6 Agora ganho mais ou menos bem l na fbrica do Arturo, tenho boas possibi lidades (...). Eu quero organizar minha vida. Por as coisas em ordem, de forma que se Luciana estiver de acordo, se ela quiser, eu gostaria de me casar com Luciana. 7 O trabalho sem dvida uma das bases da vida na sociedade paulistana. O sonho de prosperidade manifestase pela Campanha Civilista apresentada nos primeiros minutos do filme. O lema Paz Social, trabalho e prosperidade resume tudo aquilo que busca aquele que vive em So Paulo. Carlos v o trabalho como sinnimo de prosperidade, mas na verdade, seu trabalho apenas para manter o ciclo da mercadoria intacto.

segurana e dignidade no exerccio da profisso, restringindo-se a responder o que foi perguntado, cabisbaixo, sem qualquer gesto de indignao ou insubordinao8. Na segunda, encontrando-se Carlos e Luciana mesa com a famlia de Arturo em um momento de descontrao e confraternizao realizam digresso mental em que expem a mentalidade e cunho burgus de sua relao e vidas9; Parece que construmos para isso. Nosso trabalho recompensado. Caminhamos para a tranquilidade. Agora voc pode descansar nos seus fins de semana como sugeria a publicidade nos jornais. No temos ainda o apartamento beira mar, mas podemos fazer nosso filho respirar o ar puro do campo. Arturo o grande exemplo que voc tem. Tudo que voc deseja na vida que eu seja como ele no mesmo? Arturo bom, Arturo rico, massacra seus operrios, rouba quanto pode, tem grandes e desonestas ambies. Mas Arturo um exemplo. Veja como trata seus filhos: s quer o bem para eles. Fazer sua famlia feliz. tudo que Arturo deseja. (Carlos). E assim ser para voc Carlos. E eu serei feliz. E todos ao entorno de ns dois sero felizes. Ser assim. Amm. (Luciana). Nitidamente a felicidade e sucesso de uns se apoia sobre a misria de uma multido. E a isso so os personagens centrais indiferentes. A misria humana no mais os compadece. Atingidas suas to almejadas e perseguidas metas, o protagonista no verdadeiramente feliz. Repentinamente tomado por uma onda de descontentamento ao
8

O trabalhador da fbrica de Arturo retratado no filme notadamente fruto do processo de transformao do homem em mercadoria - com a reverso da situao na gnese histrica do capitalismo em que havia uma relao inicialmente favorvel do capital variante sobre o capital constante - descrito por Marx em sua obra O Capital, crtica da Economia Poltica (pg.358). Pauperizado e explorado, assistindo a monopolizao de toda a riqueza produzida por uma parcela reduzida da populao ele no obstante resignado com sua condio. Na evoluo da produo capitalista, desenvolve-se uma classe de trabalhadores que, por educao, tradio, costume, reconhece as exigncias daquele modo de produo como leis naturais evidentes. A organizao do processo capitalista de produo plenamente constitudo quebra toda a resistncia, a constante produo de uma superpopulao mantm a lei da oferta e da procura de trabalho e, portanto, o salrio em trilhos adequados s necessidades de valorizao do capital, e a muda coao das condies econmicas sela o domnio do capitalista sobre o trabalhador.
9

Nos trechos compilados do filme fica claro a contradio inerente ao capitalismo exposta por Marx. Num sistema produtor de grande riqueza, esta, que a princpio era meio para atingir a realizao humana se torna ironicamente fim, ficando gravemente prejudicadas a liberdade e a solidariedade humanas. As aes do casal so inteiramente estruturadas tendo em vista a consecuo do fim mximo da sociedade burguesa: o enriquecimento e conquista da estabilidade financeira, supostamente desejvel e prestigiosa socialmente, independentemente dos torpes meios exploratrios para isso empregados. Impera a indiferena para com o semelhante (trabalhador). A felicidade do casal depositada nica e exclusivamente na perspectiva de alcanar essa meta.

10

perceber que jamais vivera a felicidade plena prometida, massacrado pelo trabalho e sempre ocupado em perseguir, como se seus fossem, os ensejos que a sociedade lhe postulara como desejveis e necessrios. Desiludido com a monotonia do casamento por convenincia e com novas facetas de Arturo que o desconstroem como exemplo10. A desiluso agravada ainda pelo reencontro casual de Carlos com duas personagens de seu passado, Hilda e Ana, agora envolvida com Arturo, num relacionamento bilateralmente interessado e materialista, logo percebido pelo protagonista mais maduro que outrora, quando se rendera truculncia e ao fetichismo de Ana. Hilda uma mulher do passado de Carlos. Permanece grave indeterminao do tempo em que a conhecera pela escolha cronolgica do diretor, agravada por ser esta personagem desvinculada da trama principal do filme. Diferentemente dos demais, ela uma mulher que vive segundo suas paixes, intensamente, toda e cada experincia at o fim, como descreve o prprio Carlos. Sensvel s patologias sociais apresentadas pela sociedade paulistana, ela se sente oprimida e em crise na cidade11. Frente desiluso de Hilda e sua morte, e ao reencontro com Ana, Carlos se apercebe das patologias que o cercam, sentindo necessidade de fugir delas. Deixa a esposa, o casamento enfadonho, e a vida familiar burguesa, a perseguio de suas ambies materiais, e pratica um crime roubo de automvel12 para escapar da cidade cinzenta. Aps dirigir at a exausto, Carlos adormece, acordando distante da cidade, em um local onde se avistam alguns trabalhadores rurais. Pega carona ento com um caminhoneiro, partindo sem destino, para constituir nova vida. Adormece, porm, novamente no caminho,
Embora visto como exemplo de homem, Arturo era, na realidade, um oportunista, sua aparente riqueza provinha de financiamentos bancrios e de tributos sonegados, traa sua mulher com amantes e maltratava seus empregados.
11 10

Nota-se a agonia da personagem na cena em que dirige, com Carlos, para longe da cidade, e confessa; Eu preciso amar, Carlos! isto , ela sente a necessidade de ter uma relao direta com outro ser humano, desnuda da artificialidade e do materialismo. possivelmente por isso distante do enredo e das demais personagens. Ela pe-se margem da sociedade paulistana e seu encantamento pela mercadoria. Outra situao em que ntido se faz seu descontentamento com a vida na metrpole a cena em que se encontra com Carlos, e diz estar casada, morando fora da capital, enfim feliz. O distanciamento da cidade opressora, e a construo de uma relao afetiva real com o marido trazem-lhe o sentimento de plenitude e a prosperidade. Quando o marido falece, ela retorna para a cidade, caindo em profunda depresso, inconformada com a descrena da sogra na veracidade de seu afeto pelo falecido marido (que nomeia pessoal e intransfervel, em contraposio a mercadoria, essncia do capitalismo e da sociedade captada pelo filme), solitria, permanece isolada da sociedade e infeliz por estar distanciada e vislumbrar as patologias sociais desta e daqueles que a cercam. Por fim, suicida-se. 12 Fuga da ordem ou ao menos da aparncia de normalidade e adequao social vivida pela personagem durante todo o filme.

11

e, ao acordar, se agiganta a cidade no horizonte atravs do para-brisa. Ela o engloba e o reinsere no vicioso ciclo capitalista de acumulao irracional. To logo de volta a So Paulo, o protagonista volta a ambicionar as mesmas coisas da vida de outrora Trabalho, trabalho, recomea, recomear!.13 Aos olhos desatentos, a sociedade paulistana apresenta-se como uma promessa de prosperidade e de paz social; mas ela induz o sujeito ao trabalho da produo capitalista, dotada de uma lgica alheia a este, visando a maior produtividade possvel e culminando na acumulao irracional. So Paulo no existe para Carlos ou para qualquer outro ser humano; apenas existe em funo de suas prprias demandas de produo e consumo. Eles so reduzidos mera engrenagem ou motor - de um sistema que os explora e aliena, existindo indiferentemente deles. Vigora em So Paulo o anonimato capitalista, uma sociedade annima, composta de indivduos despersonalizados e alheios, uns aos outros, e a sua existncia.

3. Concluso:

3.1 Consideraes finais: Em So Paulo Sociedade Annima, o autor visivelmente apresenta a cidade como o espao capitalista que abarca todos em um ciclo de produo de riquezas, transformando as pessoas em meros trabalhadores, alm de a elas estabelecer quais sero suas ambies, profissionais e pessoais, e as maneiras de se comportarem frente os olhos da sociedade. Essa ilustrao se encaixa nos atuais debates marxistas referentes alienao das pessoas e ao fetichismo da mercadoria. Quanto a este ponto, o filme retrata a busca por dinheiro e as vantagens materiais que este traz ao homem, o que o incita a trabalhar, no para obter prazer proveniente da gratificao do esforo, em que o dinheiro consequncia, mas sim para captar riqueza, possibilitando-lhe uma vida de ostentao que permite transmitir aos outros a imagem do seu sucesso. Assim, o trabalho exercido para se acumular dinheiro, transformando este em uma mercadoria, a qual vangloriada pela cultura capitalista.
Esta a razo de ser na sociedade paulistana: produzir capital para, assim, produzir mais capital. O recomeo de que ento falava Carlos bastante simblico neste retorno indesejado a So Paulo, como se coubesse a Carlos voltar ao ciclo vicioso de produo de capital. Carlos capturado novamente pelo encanto capitalista.
13

12

No que tange ao conceito de alienao do homem, os debates contemporneos criticam o comportamento alheio das pessoas ao mundo em que vivem, comportamento este caracterizado pela imerso profunda no trabalho, o qual se tornou uma existncia parte do homem, isto , algo que deixou de lhe pertencer e que a ele se tornou alheio. Em ltima instncia, a alienao faz com que os homens deixem seus valores de lado, agindo inclusive de forma ilcita, enquanto tentam alcanar as metas capitalistas. Todavia, isso no para, pois o homem se torna ganancioso, buscando cada vez mais dinheiro, apenas pelo fato de possuir. A representao feita pelo filme da sociedade paulistana da dcada de 60 demonstra que os ideais capitalistas so intrnsecos sociedade e perduram at o perodo atual, e que embora tenham incitado a modernizao e o desenvolvimento de novas tecnologias que beneficiaram a humanidade, eles tambm denegriram a aplicabilidade, por parte dos trabalhadores, dos valores e conduziram a sociedade decadncia moral.

3.2. Bibliografia 1. SO PAULO Sociedade Annima. Direo: Lus Srgio Person. Columbia Pictures. So Paulo, 1965. 1 DVD (111 min). Ttulo original: So Paulo Sociedade Annima. 2. MARX, Karl. Capital: A Critique of Political Economy. The process of production of capital. Progress, 1986. 3. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Karl Marx. http://plato.stanford.edu/entries/marx/ 4. The European Graduate School. Karl Heinrich Marx Biography.

http://www.egs.edu/library/karl-marx/
5. FROMM, Erich - Conceito Marxista do Homem, Editora Zahar, 1964.

6. http://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/vol1cap01.htm#c1s4

13

Вам также может понравиться