Вы находитесь на странице: 1из 7

2014

1 Visual Paradigm
Nome do plugin: Visual Paradigm for UML 11.0 (VP-UML)

Onde encontrar: http://www.visual-paradigm.com/download/vpuml.jsp

A partir de qual verso do Netbeans o plugin pode ser instalado? NetBeans 6.7

Plugins UML para Netbeans 7.x

Como funciona: No painel de projetos no NetBeans fica disponvel uma nova opo no menu popup, Open VP-UML. Esta opo vai criar um arquivo na pasta do projeto selecionado e novas opes ficam disponveis. Na aba Diagram Navigator possvel criar, entre outras coisas, diagramas de classes. Com o diagrama concludo podemos usar a funo Update Code no menu Diagram Navigator para que o VP-UML crie o cdigo correspondente ao diagrama. Instalao: O VP-UML disponibilizado em um arquivo executvel. Para instalar basta rodar o executvel e seguir os passos apresentados. Depois de instalado o VP-UML deve ser integrado ao NetBeans, para isso basta abri o VP-UML e selecionar Tools > IDE Integration no menu principal. Na janela VP-UML IDE Integration marque a opo NetBeans Integration e clique seguir. Especificar a pasta onde o NetBeans esta instalado e clique seguir. Apos copiar alguns arquivos a integrao est concluda. Utilizao: VP-UML possibilita aos desenvolvedores no somente a criao de diagramas UML mas tambm gerar cdigo e modelos UML, modelagem de banco de dados com diagramas e criao de banco de dados. Pode ser utilizado nos mais diferentes projetos onde diagramas so importantes. Outra importante utilizao do VP-UML na engenharia reversa. Gera diagrama a partir do cdigo? Sim, possvel gerar diagrama a partir do cdigo. possvel modificar o cdigo e atualizar o diagrama e vice-versa? Sim, o VP-UML possibilita modificarmos o cdigo e atualizar o diagrama de classes para refletir as mudanas e vice-versa. Por que fcil/difcil de usar? Para um usurio que j possui conhecimento em UML fcil utilizar o VP-UML, a interface amigvel e possui uma boa documentao. Ainda existem treinamentos online pagos ou grtis disponveis no site do VP-UML.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING 2014


Rafael Oliveira de Paula (49346) Saulo Delong (63713)

1 Visual Paradigm
Nome do plugin: Visual Paradigm for UML 11.0 (VP-UML) Onde encontrar: http://www.visual-paradigm.com/download/vpuml.jsp A partir de qual verso do Netbeans o plugin pode ser instalado? NetBeans 6.7 Como funciona: No painel de projetos no NetBeans fica disponvel uma nova opo no menu popup, Open VP-UML. Esta opo vai criar um arquivo na pasta do projeto selecionado e novas opes ficam disponveis. Na aba Diagram Navigator possvel criar, entre outras coisas, diagramas de classes. Com o diagrama concludo podemos usar a funo Update Code no menu Diagram Navigator para que o VP-UML crie o cdigo correspondente ao diagrama. Instalao: O VP-UML disponibilizado em um arquivo executvel. Para instalar basta rodar o executvel e seguir os passos apresentados. Depois de instalado o VP-UML deve ser integrado ao NetBeans, para isso basta abri o VP-UML e selecionar Tools > IDE Integration no menu principal. Na janela VP-UML IDE Integration marque a opo NetBeans Integration e clique seguir. Especificar a pasta onde o NetBeans esta instalado e clique seguir. Apos copiar alguns arquivos a integrao est concluda. Utilizao: VP-UML possibilita aos desenvolvedores no somente a criao de diagramas UML mas tambm gerar cdigo e modelos UML, modelagem de banco de dados com diagramas e criao de banco de dados. Pode ser utilizado nos mais diferentes projetos onde diagramas so importantes. Outra importante utilizao do VP-UML na engenharia reversa. Gera diagrama a partir do cdigo? Sim, possvel gerar diagrama a partir do cdigo. possvel modificar o cdigo e atualizar o diagrama e vice-versa? Sim, o VP-UML possibilita modificarmos o cdigo e atualizar o diagrama de classes para refletir as mudanas e vice-versa. Por que fcil/difcil de usar? Para um usurio que j possui conhecimento em UML fcil utilizar o VP-UML, a interface amigvel e possui uma boa documentao. Ainda existem treinamentos online pagos ou grtis disponveis no site do VP-UML.

2 PlantUML
Nome do plugin: PlantUML Onde encontrar: http://sourceforge.net/projects/plantumlnb/ A partir de qual verso do Netbeans o plugin pode ser instalado? NetBeans 7.3 Como funciona: Disponibiliza uma IDE que permite a criao e edio de diagramas UML. Usa uma descrio de texto simples e de fcil leitura para desenhar os diagramas. Funciona mais como uma ferramenta de desenho de diagramas do que como uma ferramenta de modelagem pois no possui mecanismos para a preveno de inconsistncias. Instalao: No prprio NetBeans, v ao menu Ferramentas > Plug-ins, na janela aberta selecione a aba Obtidos por Download > Adicionar Plug-ins..., selecione o arquivo do plugin e clique abri > instalar que o plugin ser instalado. Utilizao: til para a criao de diversos diagramas, entre eles, diagrama de sequncia, casos de uso, classe, atividade, componentes, estado e objetos. Gera diagrama a partir do cdigo? No possvel modificar o cdigo e atualizar o diagrama e vice-versa? No Por que fcil/difcil de usar? Plugins simples com as principais funes requeridas para a criao de diagramas UML, documentao pobre do plugin pode gerar alguma dificuldade na hora de sua utilizao.

3 Netbeans UML
Nome do plugin: Netbeans UML Onde encontrar: http://deadlock.netbeans.org/hudson/job/uml/lastSuccessfulBuild/artifact/build/updates/updates.xml A partir de qual verso do Netbeans o plugin pode ser instalado? NetBeans 7.0 at 7.3.1 Como funciona: Analistas e designers desenvolvem aplicaes usando UML, ento desenvolvedores transformam o modelo UML em cdigo, tambm funciona no caminho inverso, cdigo para UML. Como j foi dito possvel criar cdigo atravs dos diagramas e criar os diagramas atravs do cdigo. Instalao: Abra o Netbeans, acesse Tools>Plugins, na nova janela v na aba Settings, clique em Add, no primeiro campo escreva o nome do plugin (Netbeans UML) e no segundo campo cole o link: http://deadlock.netbeans.org/hudson/job/uml/lastSuccessfulBuild/artifact/build/updates/updates.xml Agora na aba Avaliable Plugins, encontre o plugin Netbeans UML, continue seguindo os passos para o trmino da instalao; aps a finalizao feche a janela plug-ins. Utilizao: possvel criar oito tipos de diagramas: atividade, classes, sequencia, estado e casos de uso, o Netbeans UML tambm suporta diagramas de dependncia, alm de engenharia reversa. Gera diagrama a partir do cdigo? Sim possvel modificar o cdigo e atualizar o diagrama e vice-versa? Sim Por que fcil/difcil de usar? O plugin UML do Netbeans foi descontinuado nas ultimas verses, ento a instalao um pouco complexa, alm disso, esse plugin no ter mais suporte, seu sucessor est em desenvolvimento comunitrio, o projeto chama-se EidosUML.

Concluso
Diagrama de classe gerado usando o VP-UML.

Cdigo gerado automaticamente a partir do diagrama de classe:


package myapp; public class Usuario { private string nome; private int telefone; private string email; public string getNome() { return this.nome; } /** * * @param nome */ public void setNome(string nome) { this.nome = nome; } public int getTelefone() { return this.telefone; } /** * * @param telefone */ public void setTelefone(int telefone) { this.telefone = telefone; } public string getEmail() { return this.email; } /** * * @param email */

public void setEmail(string email) { this.email = email; } }

Dos plugins pesquisados, qual voc utilizaria? Justifique. Utilizaramos o VP-UML, plugin completo, com todas as funes necessrias para modelagem em UML, fcil de usar, atualizado constantemente e com uma boa documentao. Eficiente nas aplicaes de engenharia reversa. E disponibiliza uma verso grtis para utilizao no comercial.

Referncias
[1] http://www.visual-paradigm.com/ (acessado em 07/04/2014) [2] http://plugins.netbeans.org/PluginPortal (acessado em 07/04/2014) [3] http://wiki.netbeans.org/NetbeansUML(acessado em 07/04/2014) [4] https://netbeans.org/projects/uml (acessado em 08/04/2014) [5] http://wiki.netbeans.org/EidosUML (acessado em 08/04/2014) [6] http://deadlock.netbeans.org/ (acessado em 08/04/2014) [7] http://plugins.netbeans.org/plugin/49069/plantuml (acessado em 06/04/2014)

Вам также может понравиться