Вы находитесь на странице: 1из 9

Prova 2 fase TRT 18 20/01/2013 QUESTO 01 Faa uma .

anlise do caso a seguir exposto, destacando os aspectos relevantes sob o ponto de vista trabalhista, das normas de segurana e higiene do trabalho, da ~ responsabilidade civil e penal. pro~essl:il e previdencirio, justificando de forma ucinta L e objetivas teses defendidas. ma fazenda possua um empregado vaqueiro, devidamente registrado, que morava com a esposa na propriedade, onde mantinha uma horta para subsistncia com ~utoriza~o do 'patro, e outro empregado trabalhando comotrtorista,l!em \registro na CTPS, j que estava laborando a apenas dois meses e meio em perodo de experincia.:. que solteiro, mas sustentava os pais em outro estado da Federao. . O tratorista tambm morava na ~esma casa do vaqueiro e sua esposa na fazenda. Cerca de ~rs anos antes, a referida senhora pediu um pouco de veneno que fora aplicado na lavoura da fazenda para colocar na horta do quintal de sua casa, que estava consumi da por lagartas, no que foi atendida pelo fazendeiro, que lhe deu uma poro do veneno j diludo e preparado numa garrafa pet de refrigerante, cujo veneno no foi totalmente consumido. A senhora, analfabey. que era, guardou a garrafa com a sobra do veneno depois de tamp-Ia dentro d um lato de leite no mais usado e o colocou no alto de uma prateleira dentro do galpo da fazenda, que era um lugar reservado a que somente os empregados e o fazendeiro tinham acesso e assim ficou por todos esses anos. O vaqueiro, bem como o tratorist, gostavam de tomar uma cachaa artesanal e clandestina produzida na regio ao trmino do expediente dirio, sem oposio do empregador, conforme costume regional. Como toda cachaa artesanal e clandestina, era embalada nos mais diversos vasilhames, inclusive garrafas pet de refrigerantes. Ocorre que a esposa do vaqueiro, depois de se converter a uma corrente religiosa fundamentalista, proibiu a ingesto da referida bebida alcolica na sua casa, o que os motivou a manterem a bebida escondida no mesmo galpo da fazenda dentro de. uma garrafa pet de refrigerante para ser consumi da de forma velada. Certo dia, ao final da tarde, o 1tratoris~\ resolveu tomar uma dose da bebida e dirigiu-se ao galpo, mas retirou a garrafa de ~o e tomou apressadamente uma dose, vindo a p~ar mal imediatamente. O vaqueiro, percebendo que o tratorista estava tonto, perguntou o que estava ocorrendo e este disse que iria tomar leite porque no estava sentindo-se bem, dirigindose ao curral. Aps beber o leite, desmaiou e foi socorrido pelo vaqueiro que providenciou um carro para leva-Io at o hospital mais prximo, onde chegou sem vida. O motorista que prestou socorro declarou que sentiu forte cheiro de veneno durante o socorro dentro do veculo. A percia feita no inqurito policial apurou que o fato da ingesto do leite provocou forte r~ao de oxirreduo que levou morte por sufocamento. (pontuao mxima: 4 pontos).

QUESTO 02 Sabendo-se que s a Unio pode legislar sobre direito do trabalho, pergunta-se: a) - 'vlida lei municipal ou estadual dispondo sobre segurana e higiene no estabelecimento empresarial do empregador, onde trabalham os empregados? e, b) - lei estadual que cria adicional salarial para os empregados de uma empresa pblica estadual, vlida? Justificar a resposta. (pontuao mxima: 1 ponto).

QUESTO 03 Diante de uma acusao de assdio sexual em uma de suas unidades produtivas, ,te;t;rminada empresa resolveu in~estigar os fatos e para tanto ;riolou o e-mai@uncionaU dos empregados envolvidos e com auxlio de pessoas especializadas conseguiu ter acesso a fotografias postadas em redes sociaisl, para as quais no tinha autorizao para acesso, bem como s enviadas' por e-maU partlcu ares do"s envolvidos. Utilizou-se dessas fotografias corno meio de prova em ao na Justia do Trabalho, alegando que foi a empregada que pleiteia indenizao quem assediou o superior, enviando-lhe fotos sensuais, ao contrrio do alegado em sua reclamao trabalhista. Sendo assim, discorra de J:.orma clara e \objetiv~ sobre a )icitude da prova e a. aplicao da Teoria dos Frutos da ~vore Envenenada. (pontuao mxima: 1ponto).

QUESTO 04 luz da equidade (julga~ento equnim~), permiti~o ao Juiz do Trabalho .de~xar de lJ 'aplicar o direito legislado literalmente e oar a soluao que lhe parea mais Justa e condizente com os fins sociais a que a lei se dirige e s exigncias do bem comum, por exemplo, em circunstncias especficas, absolvendo um empregador hipossuficiente, em face de um empregado tcnico de alto nvel de formao profissional? (pontuao mxima: 1 ponto)

QUESTO 05 Numa conciliao trabalhista, o reclamado se comprometeu a pagar quantia em tInteiro ao reclamante, em certo prazo, sob pena da multa de 50%. Ele pagou, mas em < alguns dias aps o vencimento. Na execuo da multa de 50% cabvel a aplicao dos artigos 408 a 410 do CCB? (pontuao mxima: 1 ponto).

QUESTO 06 Na recuperao iudicial e na falncia, possvel a despersonalizao da pessoa jurdicaca para alcanar o patnmomo pessoal dos SOClOS para solver os dbitos trabalhistas e qual seria o juzo competente para processar a execuo dos crditos trabalhistas e previdencirio? Fundamentar a resposta. (pontuao mxima: 2 pontos).

RESPOSTA DE ALGUEM QUE PASSOU


Na primeira o que fiz de diferente foi que fiz uma breve introduo sobre o trabalho rural e seus riscos, louvando o novel Decreto de 2013 sobre rural. Tbm entrei na NR 31 e detalhei as condutas, dizendo que a conduta x violou o item 31.10.x... a conduta y, o item 31.10.y... detalhei 3 violaes.... qto responsabilizao civil, falei de 4 teorias: disse que pela teoria da causalidade direta e imediata (1) no haveria responsabilizao, pela teoria da causalidade adequada (2) haveria pq o veneno foi essencial para consumao, pela toeria da equivalncia dos antencedentes causais (3) ou sine qua non seria concausa porque o leite por si s no produziria o resultado e que pela moderna teoria, aplicvel em casos excepcionais, the thin skull rule (4) - teoria do resultado mais gravoso - tbm haveria... me filiei a teoria da causalidade adequada e da equivalncia dos antecedentes.... Sobre os crimes, mencionei q o Direito Penal regido pelo Princpio da Fragmentariedade e da Tipicidade Penal restrita, pelo q no enquadraria em homicidio.... disse q enquadrava no art. 278 do CP: "Outras substncias nocivas sade pblica Art. 278 - Fabricar, vender, expor venda, ter em depsito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substncia nociva sade, ainda que no destinada alimentao ou a fim medicinal: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. " Falei q cabia penso por morte.... Na da lei estadual e municipal fui naquela questo do 200, VIII c/c 220.... Na da lei estadual aplicvel empresa pblica estadual falei das 2 correntes: a do TST q diz q formalmente lei, mas materialmente regulamento de empresa e a q entende pela inconstitucionalidade por infringncia do 173 da CF, j que por explorar atividade economica geraria concorrncia indevida.... Sobre a questo da equidade, diferenciei equidade grego-aristotlica da romana.. falei do 127 do CPC e do 765 da CLT e da possibilidade de derrogao excepcional de algumas regras com base na teoria da derrotabilidade....

Na da clusula penal eu disse q no se aplicaria o 410 do CC porque esta dizia respeito clusula alternativa e ainda mencionei sobre a importncia do 413 como medida de proporcionalidade, embora no questionado... Na da desconsiderao, eu falei do histrico do instituto brevemente e defendi a possibilidade citando enunciado da jornada de execuo... Na da prova ilcita, falei q o email corporativo era ferramenta de trabalho e qto ao email pessoa q no poderia ser devassado. Antes diferenciei ilcita de ilegtima e falei da teoria dos crculos concntricos do direito germnico... disse q a priori o legislador constitucional fez um primeiro juzo de proporcionalidade, mas q nada impediria de se realizar um segundo juzo luz do caso concreto e q o stf admite qdo estiver em confronto a intimidade e o direito inocncia, qdo for a nica prova capaz de evitar uma condenao injusta, equiparando legtima defesa ou estado de necessidade, a depender do caso.... falei da teoria ilicitude por derivao, da descoberta inevitvel e da independent source.... Uma coisa que escrevi e dps me arrependi foi dizer q o empregador tbm no poderia se mostrar descompromissado com a embriaguez habitual dos seus empregados, j que esta uma doena segundo a OMS... na hora deixar passar despercebido q era fora do horrio de trabalho.... Enfim, em rpidas pincelas foi mais ou menos como resolvi....

Prova sentena TRT 18 Caros amigos, agradeo as manifestaes de carinho. Depois da reprovao no oral do TRT9, esse foi um grande presente. Quanto sentena, em linhas gerais, fiz o seguinte: - Acolhi a preliminar de ilegitimidade passiva e exclui os scios. Afastei todas as demais. Em relao preliminar quanto ao grupo econmico, disse tratar-se de questo de mrito. - Prescrio. Afastei td, com base no vencimento em feriado como tb ao fato de que a prescrio dos menores aproveitava viva. - No reconheci a existncia do grupo econmico. Fiquei tentado a fazer mas achei que a fundamentao seria frgil. - Reconheci o acidente de trabalho, com responsabilidade objetiva. Ainda que o trabalho de motorista de nibus no seja atividade risco (embora haja entendimento contrrio), no caso apresentado tornou-se, visto que as manifestaes oriundas dos piquetes poderiam comprometer a integridade fsica do empregado. Falei que o empregado exerceu o seu direito de no participar da greve. Mesmo reconhecendo a responsabilidade objetiva, a culpa da reclamada ficou evidente, porquanto o scio-administrador nada fez para garantir a integridade fsica o emrpegado. - Danos materiais. Pensionamento aos menores at os 21anos e para a mulher at a idade provvel de vida do falecido (71 anos). Valor: 2/3 da remunerao. Reajuste de acordo com o INPC. - Indeferi os gastos com sepultamento e hospital pq houve comprovao do pgto dos mesmos. - Quanto filha, indeferi as despesas com psiclogo. No entanto, pasmem, deferi os gastos com a cirurgia pois entendi que havia nexo. Danos estticos, indeferi. A cirurgia restituiria a filha ao status quo ante. - Danos morais: R$50.000,00 para cada - Deferi horas extras, horas in itinere somente quanto ida, intervalo intrajornada (s gozava 45 minutos). Deferi a incorporao do auxlio-alimentao somente at a inscrio da empresa no PAT (acho que o certo era deferir td). Bom, linhas gerais era isso. Minha letra ficou horrorosa. Estava com medo pq havia 2 mulheres na banca. Tomei o cuidado de no deixar nenhum pedido para trs. importante que a sentena seja completa, com todos os requisitos legais. Coloquei, inclusive, alm da intimao da Unio, nos termos do art. 832, par. 5., a expedio de ofcio ao rgo competente para possvel ao de regresso do INSS, ante o acidente do trabalho. Abs, Gilvandro

Вам также может понравиться