Вы находитесь на странице: 1из 26

Mdulo 1 Lngua Brasileira de Sinais: conceitos importantes

Apresentao do Mdulo Neste mdulo voc estudar conceitos importantes que iro auxili-lo na aprendizagem da Lngua Brasileira de Sinais (Libras).

Objetivos do Mdulo Ao final do estudo deste mdulo, voc ser capaz de: Definir o que Libras; Compreender a trajetria histrica das lnguas de sinais no mundo e no Brasil; Exercitar o alfabeto manual da Libras.

Estrutura do Mdulo Aula 1 O que a Lngua Brasileira de Sinais (Libras)? Aula 2 Principais aspectos histricos Aula 3 Hora da prtica: exercitando o alfabeto

Aula 1 O que a Lngua Brasileira de Sinais (Libras)?

Para iniciar sua construo da aprendizagem, assista ao vdeo sobre as dificuldades que os deficientes auditivos enfrentam no seu dia a dia.

Dificuldades no cotidiano dos deficientes auditivos 1

Voc j vivenciou situaes como essas? Tem parentes, vizinhos ou conhece algum que j tenha passado por dificuldades desse tipo? Momentos como os apresentados no vdeo so cotidianamente vivenciados em todas as instncias pblicas de atendimento ao cidado por cerca de 6 milhes de brasileiras e brasileiros que possuem deficincia auditiva. Em geral, as pessoas com deficincia auditiva em nvel severo e profundo forma de comunicao. Embora a legislao, que voc estudar mais adiante, determine a presena de intrpretes da Libras em todas as instncias pblicas, boa parte dos servios prestados ao cidado poderiam ser bem resolvidos se os servidores pblicos tivessem conhecimento bsico da Lngua Brasileira de Sinais (Libras), especialmente se relacionarmos tais conhecimentos s atribuies dos agentes da segurana pblica. Os atendimentos realizados pelas polcias civil, militar e federal e pelo Corpo de Bombeiros ocorrncias que, em geral, acontecem em ambientes externos s sedes administrativas e em situaes de rotina ou emergenciais com diversos nveis de complexidade ficariam inviabilizados caso dependessem de um intrprete para cada ocorrncia envolvendo pessoas com deficincia auditiva. Assim, o conhecimento da Libras pelo maior nmero possvel de agentes torna-se imprescindvel.
1. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=HZ79chg98Yc&feature=player_embedded, acesso em: 01 agosto 2012.
2

utilizam apenas a Lngua Brasileira de Sinais (Libras) como

Acessa o arquivo Niveis de perda auditiva.pdf

1.1. Vamos iniciar Ainda hoje h quem, erroneamente, acredite que as lnguas de sinais so apenas um conjunto de pantomimas, compostas por uma combinao de gestos que permitem aos seus usurios uma comunicao rudimentar (Hickok, Bellugi & Klima, 2001), ou que, ao se comunicar, a pessoa surda esteja escrevendo no ar as palavras da lngua oral por meio do alfabeto digital, ou, ainda, que todos os sinais sejam icnicos, isto , a representao no espao de seu referente. Ao contrrio, as lnguas de sinais so sistemas altamente estruturados, constitudos de toda a complexidade gramatical das lnguas faladas, regras bem definidas e vrios nveis de estrutura lingustica, como morfologia, sintaxe, semntica, pragmtica; alm de serem dotadas de riqueza lexical e de sofrerem variaes lingusticas. Os itens lexicais, que nas lnguas orais so chamados de palavras, so denominados sinais (de onde deriva o nome Lngua de Sinais). Eles podem ser icnicos ou arbitrrios e conseguem descrever toda a complexidade, concretude e abstrao inerentes ao pensamento humano. Veja, abaixo, exemplos de sinais icnicos e arbitrrios.

ICNICOS

CASA

CAVALO

ARBITRRIOS

AMIG@

TRABALHAR

Quando se fala em lnguas de sinais, refere-se a elas no plural porque, assim como as lnguas orais, elas no so universais. Cada pas possui sua prpria lngua, que ainda sofre as variaes lingusticas geradas pelos regionalismos, grias, linguagem em sentido figurado ou cdigos lingusticos prprios, como os das tribos urbanas, por exemplo (Freitas, 2009). possvel constatar, ento, que as lnguas de sinais so sistemas lingusticos independentes das lnguas orais. E de onde elas vm? Como surgiram as lnguas de sinais?

Qual a terminologia correta? Linguagem de sinais? Lngua dos sinais? Lngua de sinais? O correto lngua de sinais, porque se trata de uma lngua viva e, portanto, a quantidade de sinais est em aberto, possibilitando o acrscimo de novos sinais. Quando se diz lngua dos sinais, fica implcito que a quantidade de sinais j est fechada. Aula 2 Aspectos histricos 2.1. Gestualismo Oralismo X

A concepo das lnguas de sinais como lnguas muito recente, embora muitos estudiosos apontem que seu surgimento seja to remoto quanto o surgimento da prpria linguagem humana. A impreciso da origem se d principalmente pelo fato de que essas lnguas, at bem pouco tempo, no apresentavam registros escritos. Para se ter uma ideia, o primeiro livro conhecido em ingls que descreve a lngua de sinais, escrito por J. Bulwer, datado de 1644 (Ramos, 2011), quase quatro mil anos depois do aparecimento dos primeiros livros. Apenas a partir de 1997, um grupo de pesquisadores vem desenvolvendo um processo de representao grfica das lnguas de sinais, chamado Sign Writing ou Escrita de Sinais. Veja, no quadro abaixo, um exemplo dessa escrita.

Beb do gn. feminino

Mulher

Beb

Alm da ausncia de registros, as lnguas de sinais sofreram, ao longo do tempo, todo o impacto da rejeio social qual as pessoas surdas foram historicamente submetidas. A dificuldade de convivncia com o diferente, marca da sociedade-padro, relegou a pessoa surda ao isolamento e negao dos direitos bsicos de cidadania. Por muito tempo, desde a Idade Antiga, os surdos foram vistos como no passveis de vida em sociedade. A surdez era vista como um defeito ou patologia que os impediam de exercer sua cidadania, sendo sua forma de comunicao o marco denunciador dessa patologia. Acreditava-se que, por no falarem, os surdos no tinham capacidade de raciocnio, de aprendizagem ou mesmo de tomada de deciso, ficando suas escolhas a cargo de seus tutores. Direitos bsicos, como os de tirar documentos, receber herana, casar-se, constituir famlia ou patrimnio, por exemplo, eram-lhes sumariamente negados. Mas, a partir do final da Idade Mdia, evidencia-se um processo de reconhecimento do indivduo surdo como ser social, especialmente a partir de suas potencialidades educativas. Familiares, educadores, filsofos e mdicos buscaram compreender os processos de aprendizagem dos surdos, oferecendo-lhes novas oportunidades de vida social. Destaca-se, nesse movimento, Charles Michel de LEpe, abade francs que, por volta dos anos 1750, desenvolvia um trabalho de educao de surdos. LEpe observou que os surdos se comunicavam utilizando um conjunto de gestos com significado funcional e lanou mo dessa comunicao para o desenvolvimento de estratgias pedaggicas diferenciadas.

Fonte: Disponvel em:http://4.bp.blogspot.com/_wWHW1rCZRLQ/THwLED_ZobI/AAAAAAAAALU/nSzu 3AVTe3Q/s1600/classe001.png, acesso em: 01 agosto 2012.


8

Abade Michel LEpe Fonte3:

LEpe priorizava a comunicao gestual como mecanismo de transmisso de conhecimentos, como a leitura e escrita e as operaes matemticas bsicas, alm de contedos socialmente relevantes. Engajado na socializao do surdo, LEpe registrava sistematicamente suas experincias e as divulgava, com a expectativa de que a sociedade compreendesse que o desenvolvimento individual e social do surdo dependia essencialmente do desenvolvimento de um canal comunicativo adequado; nesse caso, o gestual. Por esse trabalho, LEpe ficou mundialmente conhecido como pai dos surdos, ttulo que permanece at os dias atuais. Quase simultaneamente a LEpe, mas em outra linha filosfica, o alemo Samuel Heinicke trabalhava a produo da fala. Ele acreditava que os surdos precisavam desenvolver a competncia lingustica oral e, o mximo possvel, comportar-se dentro dos padres de normalidade, de modo a constituir o universo ouvinte como membro produtivo (Capovilla, 2004).

Samuel Heinicke

Fonte: Disponvel em:http://www.renzelberg.de/historyover/Heinicke3.jpg, acesso em 02 agosto 2012.

Para Heinicke, o desenvolvimento cognitivo provinha do uso da palavra e, portanto, a comunicao gestual impedia o melhor desempenho social dos surdos, dificultando a aprendizagem e tornando evidente sua deficincia.

As divergncias entre as duas abordagens educacionais se arrastaram por anos e marcaram em definitivo as concepes de surdez, linguagem e pessoa surda, polarizando as discusses em gestualismo e oralismo. A corrente oralista, contudo, tinha maior aceitao social e, por isso, ganhava fora como estratgia educativa. A ideia de normalizar o surdo por meio do desenvolvimento da competncia lingustica oral e do comportamento social, emocional e cognitivo semelhante ao dos ouvintes caa bem aos olhos da sociedade que, apoiada principalmente por grupos religiosos, imaginava estar equacionando o grande problema da excluso do surdo. Na verdade, hoje sabe-se que se mascarava a inabilidade dos grupos sociais majoritrios em lidar com o diferente. Tanto que a principal deliberao do II Congresso Internacional de Instruo de Surdos, ocorrido em 1880, em Milo, Itlia, foi o banimento da lngua de sinais. Nesse Congresso, muitos estudiosos apresentaram casos bem sucedidos de reabilitao de surdos por meio da aquisio da fala, sendo estes cruciais para a defesa de que o oralismo fosse aclamado como o melhor mtodo educacional para o surdo. Como consequncia, a partir de ento, o uso dos sinais foi proibido nas escolas e, posteriormente, em outros grupos sociais, como a igreja e as famlias.

Local onde foi realizado o Congresso em Milo, Itlia. Fonte:5

Essa proibio, equivocada, durou aproximadamente cem anos, mas seus efeitos so percebidos at hoje, por exemplo: a baixa insero dos surdos no mundo do trabalho, os
Fonte5: Disponvel em: http://www.milan1880.com/milan1880congress/venuegallery/Resources/frontanglerightf.jpeg, acesso em 02 agosto 2012.

10

11

altos ndices de reprovao e evaso escolar, o analfabetismo na lngua escrita, a falta de acesso pblicos, aspectos. aos entre servios outros

Alexander Graham Bell participou do Congresso de Milo e foi um grande defensor do oralismo. Professor de Fisiologia da Voz, cientista influente e casado com uma surda, Mabel, Graham Bell era declaradamente contrrio ao uso dos sinais e s comunidades surdas, e contribuiu de forma efetiva para o estabelecimento do oralismo no mundo.

2.2. Sculo XX Ante os baixos avanos sociais dos surdos em relao s tcnicas de ensino da fala e considerando que eles, de fato, nunca deixaram de usar os sinais, pois o faziam s escondidas nas associaes de surdos, o oralismo entrou em declnio. J no sculo XX, por volta dos anos 1970, um grupo de surdos passou a reivindicar publicamente o direito de voltar a se comunicar em sinais, propondo outra abordagem educacional, que ficou conhecida como comunicao total ou bimodalismo. A comunicao total permitia a utilizao simultnea de gestos naturais, lngua de sinais, alfabeto digital, fala e aparelhos de amplificao sonora. Era um grande caldeiro de tcnicas e estratgias empregadas sem regras ou norteadores.

12

Por um tempo, essa foi uma resposta melhor ao oralismo. Contudo, comeou-se a questionar qual lngua estava sendo realmente utilizada e ensinada nas escolas. Se, por um lado, havia o ganho da comunicao em sinais, por outro, esses sinais estavam sendo transpostos para a estrutura da lngua oral, o que, no Brasil, ficou conhecido como portugus sinalizado. Notcias do mundo surdo Nem todo surdo faz leitura labial e, quando o faz, no consegue compreender todas as palavras. Pesquisas feitas nos Estados Unidos constataram que, mesmo com anos de treinamento de tcnicas de oralizao, uma pessoa surda s capaz de captar cerca de 20% da mensagem.
Fonte: Quadros, Ronice M. O contexto escolar do aluno surdo e o papel das lnguas. Disponvel em: http://virtual.udesc.br/Midiateca/Publicacoes_Educacao_de_Surdos/artigo08.htm, acesso em: 03 agosto 2012.

Nesse contexto, no se usava nem lngua de sinais, nem lngua oral adequadamente. A compreenso do surdo acerca das coisas do mundo e da escola ficava fragmentada, pois ele apenas entendia os sinais isoladamente. Um pouco mais adiante, voc ter a oportunidade de conhecer melhor a estrutura da lngua de sinais. Sem resultados significativos, a comunicao total tambm teve seus dias contados. Porm, em uma luta contnua, na dcada de 1980, os surdos passaram a reivindicar um idioma prprio: a lngua de sinais. Essa reivindicao tem sua legitimidade construda a partir dos anos 1960, quando as pesquisas das neurocincias comearam a oferecer as bases cientficas que atribuam s lnguas de sinais o papel de nico instrumento capaz de dar conta das necessidades comunicativas dos surdos (Ramos, 2011). Os avanos dos estudos de neuroimagens por meio de exames, como a ressonncia magntica funcional e a tomografia computadorizada, por exemplo, permitiram analisar a atividade sinptica das diversas regies cerebrais, possibilitando a observao em tempo real da funcionalidade do crebro.
13

14

Veja, a seguir, uma amostra da atividade neural nas regies cerebrais relacionadas linguagem. esquerda, sujeitos surdos usurios da Lngua Britnica de Sinais (BSL); ao centro, de ouvintes usurios de BSL e, direita, de ouvintes usurios da lngua inglesa oral.

Fonte: MacSweeney et al., 2006.

Pelas imagens, possvel verificar a similaridade funcional das reas da linguagem em surdos e ouvintes que utilizam a lngua de sinais e a lngua oral. Estudos como esse contriburam para o reconhecimento das lnguas de sinais como lnguas independentes. Nesse sentido, as anlises sobre os aspectos funcionais da linguagem tm demonstrado que, embora sejam de modalidades diferentes, as lnguas orais e as de sinais apresentam funcionamento anlogo entre si, ativando as mesmas estruturas cerebrais tanto para produo quanto para compreenso das mensagens. Esses achados cientficos contriburam de forma sistemtica para a compreenso do status lingustico das lnguas de sinais e, em consequncia, para o surgimento de outra abordagem educacional denominada bilinguismo, uma proposta scio-antropolgica da surdez que se baseia na condio bilngue e bicultural do surdo, que convive, em seu dia a dia, com duas lnguas: a lngua de sinais e a lngua oral de seu pas, e duas culturas: a
15

cultura da comunidade surda e a da comunidade ouvinte de seu pas (Quadros, 2006).

16

Importante! O bilinguismo reconhece a lngua de sinais como primeira lngua (L1) da comunidade surda devendo o surdo, por meio dela, ter acesso aos conhecimentos socialmente relevantes e a lngua oral do pas como sua segunda lngua (L2), empregada sobretudo para registro. Essa concepo tambm nos auxilia a compreender a internacionalidade das lnguas, posto que os registros escritos nas diversas lnguas orais apresentam aos no surdos as complexidades das lnguas de sinais. Assim, podemos entender que a comunidade surda britnica utiliza a British Sign Language (BSL); a francesa, a Language Franaise des Signes (LFS); a comunidade estadunidense, a American Sign Language (ASL); e, claro, a comunidade surda brasileira, a Lngua Brasileira de Sinais (Libras). Mas existe uma lngua de sinais planejada, criada para, assim como o Esperanto, ser utilizada por usurios de diferentes lnguas em eventos internacionais comuns. Chamada de Gestuno ou Lngua Internacional de Sinais, essa lngua composta por um conjuntopadro de sinais que pode ser aplicado gramtica da lngua de sinais de origem do usurio.

2.3. E no Brasil? A partir do sculo XIX, com a ascenso de D. Pedro II ao trono, o Brasil passa a acompanhar os acontecimentos da Europa e Estados Unidos, inclusive aderindo filosofia oralista de educao de surdos. De certa forma, mesmo com suas limitaes, o oralismo trouxe ao pas algumas alternativas educao dos surdos, antes sem visibilidade. Em 1875, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro Instituto Nacional de SurdosMudos, atual Instituto Nacional de Educao de Surdos (INES), precedido pelo Imperial Instituto dos Meninos Cegos, criado em 1854, atual Instituto Benjamin Constant. O INES , hoje, a mais importante instituio de educao de surdos do pas, atendendo a aproximadamente 600 alunos, da educao infantil ao ensino mdio, alm de oferecer
17

formao inicial e continuada em Libras a professores.

18

Instituto Nacional de Educao de Surdos, Rio de Janeiro Fonte: 6

A exemplo das demais comunidades surdas do mundo, no Brasil, em meados dos anos 1980, com base nas pesquisas de Lucinda Ferreira Brito, doutora em Lingustica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, deu-se incio aos estudos da Lngua Brasileira de Sinais (Libras) e adeso ao bilinguismo. Como resultado desse movimento, em 2002, foi sancionada a Lei n 10.436
7

que

reconhece e legitima a Lngua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira lngua (L1) da comunidade surda brasileira. Fonte: 6 Disponvel em: http://www.ines.gov.br/institucional, acesso em 02 agosto 2012. Fonte: 7 Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10436.htm, acesso em 02 agosto
2012.

19

Esse foi um passo importantssimo, pois, ao reconhecer o status lingustico da Libras, a lei garante que o acesso da pessoa surda aos conhecimentos socialmente relevantes dever ser por meio dela, determinando ainda que a lngua portuguesa dever ser o meio de registro. Popularmente conhecida como Lei de Libras, a 10.436/2002 foi regulamentada pelo Decreto n 5.626/2005
8

que estabelece, entre outros aspectos, a incluso da Libras como

componente curricular nos cursos de licenciaturas e fonoaudiologia das instituies pblicas e privadas de ensino superior e, ainda, a educao na modalidade bilngue para os surdos na educao bsica, com garantias de atendimento qualificado e a presena de intrprete na sala de aula. Quantos surdos existem no Brasil? Existem hoje, no Brasil, aproximadamente 6 milhes de pessoas com algum nvel de perda auditiva, dos quais 1 milho tm grande dificuldade ou so incapazes de ouvir e cerca de 1250 pessoas surdocegas9 (IBGE, 2000). Embora o nmero de pessoas que apresentam perda auditiva por exposio constante a rudo esteja aumentando, as principais causas da surdez ainda so relacionadas a infeces, como rubola, sarampo ou meningite.

Aula 3 Hora da prtica: exercitando o alfabeto Nesta aula prtica voc exercitar o alfabeto datilolgico, mas antes saiba mais sobre ele. 3.1. Alfabeto datilolgico

Fonte8: Disponvel em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/_Ato20042006/2005/Decreto/D5626.htm, acesso em 02 agosto 2012.


9

SURDOCEGUEIRA.pdf,

20

3.1. Alfabeto datilolgico

Voc sabe o que datilologia? a soletrao de uma palavra utilizando o alfabeto digital ou manual da lngua de sinais. O alfabeto manual da Libras tem sua base no alfabeto da Lngua Francesa de Sinais e, neste, cada sinal corresponde a uma letra (veja o quadro acima). A datilologia comumente usada para expressar substantivos prprios, tambm palavras que no possuem sinal conhecido ou, ainda, palavras da lngua portuguesa que foram incorporadas Libras e, por isso, so tambm soletradas, como nunca, oi e reais. Importante! importante frisar que o emprego da datilologia no substitui o uso correto dos sinais, pois, assim como no portugus, a Libras tem um lxico prprio, comunicado pelos sinais. E bom destacar que, como vimos no vdeo, a relao da pessoa surda com a lngua portuguesa diferenciada.

21

Notcias do mundo surdo Nem mesmo os nomes das pessoas so expressos pela datilologia todas as vezes que so mencionados. As pessoas que fazem parte da comunidade surda (surdas ou no) ou famosa e autoridades recebem um sinal especfico, individual, uma espcie de apelido em Libras, para que no seja necessria a soletrao a cada vez que se referir a elas.

3.2. Dicas de alongamento para mos e punhos Os exerccios de alongamento para mos e punhos so importantes para a realizao dos sinais com maior desenvoltura. recomendvel realiz-los antes do incio das atividades prticas.

22

Fonte:10 Disponvel em: http://silviaparreira.blogspot.com/2011/04/exercicios-de-alongamento-para-asmaos.html, acesso em 02 agosto 2012.

3.3. Exercitando Assista ao vdeo e exercite o alfabeto manual. Vdeo do alfabeto manual. Falta o videos

Para descontrair Assista linda interpretao, em Libras, para a msica Como grande o meu amor por voc11, de Roberto Carlos. Aproveite para praticar, cantando junto com a intrprete! Fonte: 11 Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=fR4gcgmF3lQ&feature=related, acesso em
02 agosto 2012.

Finalizando... Neste mdulo voc estudou que: A concepo das lnguas de sinais como lnguas muito recente, embora muitos estudiosos apontem que seu surgimento seja to remoto quanto o surgimento da prpria linguagem humana; As lnguas de sinais so independentes das lnguas orais, possuem toda a complexidade gramatical de qualquer lngua oral e no so universais; cada pas possui sua prpria lngua de sinais;
23

24

No Brasil, a Lngua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida oficialmente pela Lei n 10.436/2002 como a primeira lngua da comunidade surda brasileira. Como atividade prtica, voc exercitou o alfabeto manual da Libras, compreendendo que sua utilizao est associada aos substantivos prprios, palavras que no possuem sinal especfico ou que foram incorporadas da lngua portuguesa.

Exerccios

1. Assinale a alternativa correta: De acordo com os estudos realizados em nossa primeira aula, a Lei n 10.436/2002: ( ) Reconhece a Libras como uma lngua com estrutura gramatical prpria e como

primeira lngua da comunidade surda brasileira. ( ) Determina que a Lngua Brasileira de Sinais substitua gradativamente a lngua

portuguesa para as pessoas com deficincia auditiva. ( ) Orienta que o poder pblico e as empresas concessionrias de servios pblicos

ofeream apoio ao uso e difuso da Libras. ( ) Determina que as instituies de ensino superior incluam, em seus cursos de

formao de professores, o ensino da Libras como componente curricular. a) ( ) V, V, V, F b) ( ) V, F, V, V c) ( ) V, V, F, F d) ( ) V, V, F, V

25

2. Assinale a alternativa correta. a) ( ) A Libras compe um conjunto padronizado de sinais, que compe a lngua universal das comunidades surdas do mundo. b) ( ) Sob a tica do bilinguismo, o indivduo surdo no deve aprender a lngua

portuguesa, pois sua primeira lngua (L1) a Libras. c) ( ) Bilinguismo uma abordagem educacional que compreende o sujeito surdo como bilngue e bicultural. d) ( ) Em que pese a necessidade de uso e difuso da Libras, a abordagem oralista a

mais indicada para os surdos, pois eles aprendem a se comportar como os ouvintes, evitando o preconceito. 3. Faa um vdeo escrevendo seu nome completo, cidade e estado onde mora. Envie para seu tutor no prazo definido.

26

Вам также может понравиться