Вы находитесь на странице: 1из 12

SOBRE A PHILA EM EPICTETO

ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA RODRIGUES* RESUMO O homem, para Epicteto, sempre afetado pelo mundo que o cerca. Se no policia os sentimentos no ama, se aprisiona. O estoicismo de Epicteto exige a libertao espiritual do homem a fim de que ele possa saber amar com desprendimento. Palavras-chave: Phila, Prsopon, eleuthera, prokop. ABSTRACT Man, for Epictet, is always affected by the world that surrounds him. If unable to harness his feelings, man cannot love, but only be held arrested. The stoicism of Epictet demands for mans spiritual liberation in order to make it possible for him to love freely. Keywords: Phila, Prsopon, eleuthera, prokop.

1. VIGOR E TERNURA
...Quando vires algum chorando e aflito, seja quando o filho esteja ausente, seja quando tenha perdido seus bens, cuida para que a impresso no te escravize, como se os males estivessem nas coisas exteriores, mas diz prontamente para si mesmo que No o acontecimento que causa dano (pois no causa dano a um outro), mas a opinio dele (...) Quem beija um filhinho deve, ao que dizia Epicteto, murmurar no ntimo: Talvez morras amanh (...) Jamais, a respeito de coisa alguma, digas que a perdi, mas que a restitui. Teu filho morreu: foi restitudo. Tua mulher morreu: foi restituda (...)1

No so poucos os aforismos de Epicteto, sobretudo no Enkheirdion, que suscitam a idia de que sua philosopha2 estaria a

Mestre em Filosofia pela PUC-SP. E-mail: tarqua@ig.com.br. EPICTETO, Manual, XVI. MARCO Aurlio, Meditaes, XI, 34. 2 A palavra philosophia designa a Filosofia em sua origem, a Antiga Filosofia.
* 1

93

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

servio da insensibilidade. O filsofo estico recalcaria em si mesmo todo sentimento e, por meio deste expediente, alcanaria a paz da alma, a ataraxa. A privao de perturbao viria para aquele que alasse a condio de no sentir nada por algum, nem por coisa alguma. Por ser indiferente a tudo e a todos, o sbio, figurao ideal dos valores da Stoa, no sofreria constrangimentos, estaria livre da dor e seria feliz. Desprovido de sensibilidade, apresentaria um corao empedernido diante das mudanas e dos acontecimentos que fazem o homem ordinrio vtima fcil de numerosos padecimentos, enfim, este ser extraordinrio teria na impassibilidade (aptheia) a sua maior virtude. Eis porque no lamenta a perda da esposa, eis porque no chora pela ausncia dos filhos que a morte levou. O estoicismo epictetiano, concebido desta maneira, representaria, se de fato fosse assim, a negao do amor (phila). No obstante, se no Enkheirdion somos levados a crer que Epicteto no permite que as paixes faam parte do quadro das relaes que o homem mantm com o mundo e com os outros homens, nas Diatribes acham-se assertivas que indicam outras possibilidades de se entender a maneira como Epicteto concebia a amizade, o amor (phila). A diferena entre as obras no nasceu do acaso, ambas foram escritas pelas mesmas mos, embora em tempos diferentes; o autor: Flvio Arriano. Enquanto as Diatribes foram colhidas da boca do mestre, o Enkheirdion obra tardia cujo principal objetivo foi sumariar os ensinamentos de Epicteto em um pequeno relicrio de idias, a fim de que o sedento de paz de esprito encontrasse, sem delongas, a gua fresca de que tivesse necessidade. O estilo cortante e aforismtico do Enkheirdion que levou muita gente a pensar que no corao da philosopha de Epicteto houvesse o princpio de proibio do ato de amar. Nas Diatribes, nos deparamos com o mestre, em pessoa, totalmente humanizado porque aparece por entre numerosas situaes cotidianas que revelam, ao mesmo tempo, o vigor e a ternura que caracterizam sobremaneira seu modo habitual de ser. assim que instado em dada circunstncia sobre o exerccio mais propcio para avanar no caminho (prokpsonta) da vida filosfica, a propsito da segunda disciplina concernente ao dever (kathkon), a que trata das inter-relaes humanas, ele afirma: Na verdade, no me necessrio ser privado de afeco como uma esttua3.

EPICTETO, Diatribes, III, 2, 4.

94

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

ETHICA

Epicteto, por meio deste pensamento surpreendente, indica claramente o sentido de limite que sua philosopha d ataraxa (ausncia ou privao de perturbao) e aptheia (privao ou ausncia de afeco). Escravo em Roma, converteu-se ao estoicismo ante a fora da palavra viva (parresa) de Musnio Rufo que o libertou da escravido de esprito antes de lhe chegar a alforria pelas mos de Epafrodito. A partir de ento Epicteto far da liberdade (eleuthera) o tema central de sua philosopha: Ningum livre no sendo mestre de si mesmo 4. 2. PHILA E PRSOPON A philosopha epictetiana apresenta-se na forma de trs princpios prticos de orientao da conduta para se avanar no seguimento da vida filosfica, integrados clebre distino: Em meio s coisas, umas dependem de ns, outras no5. O primeiro visa ausncia de perturbao na vida, o segundo, a integrao harmoniosa no todo da sociedade humana, o terceiro, o reto pensamento. A noo epictetiana de amor deriva destes fundamentos. Como j foi indicado, Epicteto filosofa e legisla sobre o amor nas relaes inter-humanas no segundo tema de exerccios, domnio em que o praticante de philosopha deve exercitar-se. Um dos primeiros pontos que levanta no domnio da convivialidade o das formas inautnticas de amizade, no o que a amizade , mas o que ela no :
... Pensas tu que um homem que sofreu uma decepo com um outro possa ser seu amigo? - No. - E aquele que inconstante na escolha de um amigo, mostra-se benevolente para com ele? -No. - E aquele que comea por injuriar algum e em seguida lhe testemunha sua admirao? - Tampouco. - Ento qu! Nunca viste pequeninos ces se acariciando e brincando um com o outro, que te levou

4 5

Fragmento 35, traduzido pelo prof. Doutor Aldo Dinucci. EPICTETO, Manual, I, 1-2.

95

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

a dizer: << No h nada mais amigvel>>? Mas para ver o que a amizade (t esti phila), lana entre eles um naco de carne e tu sabers. Lana tambm entre ti e teu filho um pedao de campo, e tu sabers quanto teu filho est impaciente para te enterrar e quanto tu desejas a morte de teu filho...6

Se a propriedade pode ser a pedra de jaspe para aferir a amizade nas relaes entre pais e filhos, nas relaes sociais, tambm o adulador pode mostrar afeio por aquele de quem espera um favor, um benefcio; contudo, o carinho to-somente para conseguir alguma coisa, no afeio verdadeira, s algum pagando o preo pelo qual outro algum est se vendendo. Neste caso, quanto mais intensa for a afeio demonstrada, maior a escravido da pessoa; por no ter conscincia do prprio valor, vende-se por qualquer preo; por no ser dona de si mesma no alcana o amor verdadeiro:
... No foste convidado para o banquete de algum? Com efeito, no pagaste ao que convida o preo pelo qual ele vende a refeio. Ele a vende pelo elogio, pelos obsquios. Com efeito, se te interessa, paga o preo pelo qual se vende a refeio. Mas, se anseias tanto no conceder o elogio e os obsquios quanto obter a refeio, s insacivel e estpido. Com efeito, nada possuis ao invs da refeio? Possuis o no elogiar aquele que no desejas elogiar, o no ter de suportar os que esto diante da porta dele... 7

O primeiro dever do estico nas relaes que estabelece com outros homens o de salvaguardar sua dignidade pessoal (prsopon). Para faz-lo necessita saber separar o que seu do que no , 8 porque s o que no se depara com o que evita realiza os desejos e vive sem

EPICTETO, Diatribes, II, 22, 8-10. EPICTETO, Manual, XXV. 8 Depende de ns o julgamento de valor (hyplepsis), o impulso para a ao (horm), o desejo (rexis) ou a averso, em uma palavra tudo aquilo que obra nossa. No depende de ns o corpo, a riqueza, as honras, os altos cargos, em uma palavra todas as coisas que no so obra nossa. EPICTETO, Manual, I.
6 7

96

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

ETHICA

qualquer constrangimento, livre no esprito, de modo a fundar uma base segura para o bom convvio e, ipso facto, reunir condies de se apresentar dignamente perante os outros e, enfim, tratar quem quer que seja com amorosidade sincera. Toda pessoa com poder ou dinheiro um vendedor. Ela estipula o preo pelo qual as pessoas se vendem ou no se vendem. Epicteto tem uma aclarada percepo de que sempre possvel vender a alma pelo preo que as pessoas vendem as coisas9, por isso, lhe importa o modo como se apresenta a algum (prsopon), face a face, tte--tte, se se rebaixando com hipocrisia ou com generosa altivez, se com alma altiva ou com um corao baixo, se com esprito brioso ou com alma pequena, com baixeza ou magnanimidade. O brio pessoal no pode ser obnubilado pela avidez por coisas. Afinal o estico leva consigo a prpria divindade, desta deriva seu valor, sua axa, sua dignidade, na medida em que sabe proteg-la (epimleia) e respeit-la em si prprio.
... Quando alcanares a condio de desprezar as coisas exteriores e aquelas que no dependem de ti, quando cessares de olhar alguma entre elas como tua, mas considerares unicamente como te pertencendo propriamente o fato de bem julgares, de bem pensares, de teres as propenses, os desejos, as averses que te forem necessrias ter, que lugar restaria ainda para a lisonja, para os baixos sentimentos? ...10

Quando o homem aprende a distinguir o que dele daquilo que no lhe pertence propriamente, aparece, com muita nitidez, o vnculo entre a grandeza da alma e a amizade. Ambas s podem existir em regime de comunho, ou seja, existir coexistindo. Que que de primeiro o homem perde quando no sabe fazer a distino fundamental? Quando no sabe discernir em meio s coisas aquilo que no depende dele? Quando ignora onde reside o bem verdadeiro? Perde o brio, a nobreza de esprito, o valor (axa), a dignidade pessoal (prsopon) e, onde no h grandeza moral, tambm no pode haver amizade leal e sincera.

Pois diferentes homens vendem-se por diferentes preos. EPICTETO, Diatribes, I,2,11. 10 EPICTETO, Diatribes, III, 24, 56.
9

97

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

3. O QUE NO D EPENDE ORDENAO DO KSMOS

DE

N S

O QUE

D EPENDE

DA

P ERFEITA

Sobre a afirmativa aparentemente simplria de que Entre as coisas h as que dependem de ns e as que no dependem, levantamse uma ontologia e uma tica. Ontologia porque o Ser dividido e ordenado em dois mbitos, em duas esferas de ao: a que no depende de ns aponta para o curso inevitvel e necessrio dos eventos no mundo. o campo onde no h e no pode haver preferncia, porque ningum consegue escolher caminhos diante do inevitvel, envolto no vrtice determinista e fatal dos eventos. Na medida em que o homem no pode modificar o que lhe acontece no mundo, estas ocorrncias devem ser perspectivadas como indiferentes (adiaphoria). tica porque ao deixar fora de seu alcance a mudana do mundo - o que acontece indiferente faz depender dele o mal e o bem, estes sim esto sob sua total dependncia. Por ser o terceiro item de exerccio para a vida filosfica, a ascese do reto pensar (synkatathsis) no fica restrita to-somente a esta posio na hierarquia dos trabalhos que conduzem ao aprimoramento o aprendiz de philosopha . O bom uso das impresses 11 funda, perpassa e ultrapassa todos os outros domnios de aprendizado. Este tornou-se um dos lemas preferidos de Epicteto. O plano de Epicteto fazer com que o aprendiz de philosopha aprenda a articular o uso das impresses com a teoria dos indiferentes, se conseguir executar este exerccio com maestria se tornar invencvel.
... Da mesma forma que nos exercitamos em responder s questes sofsticas, assim tambm deveramos nos exercitar a cada dia em responder s representaes, pois tambm elas nos apresentam questes.

11

No te exaltes por nenhuma excelncia que pertena a outro. Se um cavalo, ao ser exaltado, diz que sou belo, isso tolervel; mas tu, quando dizes, ao seres exaltado, que possuo um bom cavalo, saibas que s elogiado pelo bem do cavalo. Ento o que <propriamente> teu? O bom uso das impresses Deste modo, quando utilizares as impresses de acordo com a natureza, a ento te exalta: pois neste momento sers exaltado pelo bem que te tem como causa. EPICTETO, Manual, VI. O grifo nosso.

98

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

ETHICA

O filho de um tal morreu? responde: Isso no depende da nossa faculdade de escolher (proaresis), isso no um mal. O pai de um tal o deserdou.O que pensas disto? Isto no depende de nossa faculdade de escolher (proaresis), isso no um mal. - Csar o condenou. - Isto no depende da nossa faculdade de escolher (proaresis), isso no um mal. - Ele afligido por isso. - Isso depende da nossa faculdade de escolher (proaresis), isso um mal. - Ele suportou a aflio com valentia. - Isso depende da nossa faculdade de escolher (proaresis), isso um bem. -Se adquirirmos esse hbito, progrediremos: no daremos nunca nosso assentimento seno quilo de que temos uma representao objetiva... 12

4. O HOMEM UM SER DE AFETOS A philosopha de Epicteto, em seu todo, visa fortalecer o homem, preparando-o para o enfrentamento e superao de qualquer dificuldade. A paz de esprito que sua doutrina promete proveniente, em grande parte, da capacidade do praticante em colocar nas mos do destino aquilo que no depende dele. Ora, se a reputao, os cargos pblicos, o corpo, as doenas e, at mesmo a morte no so tomados, por ele, nem como bens, nem como males, como poderiam ser havidos como tais quando atingem os que a ele se ligam pelos laos familiares? Se ele sabe que a serenidade (euria) no se harmoniza com a nostalgia das coisas ausentes? Eis o que, segundo Epicteto, Digenes confessou ter aprendido com Antstenes:
...Ele me ensinou o que meu e o que no meu. A propriedade no minha; parentes prximos, amigos,

12

EPICTETO, Diatribes,

99

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

reputao, laos familiares, conversaes com os homens, tudo isto me estranho, alheio...13

Aquele que se deixa afetar (prospskhein) por aquilo que no depende dele induzido a desenvolver uma atitude antinatural (par physin) perante a vida, se prope a rejeitar as coisas que esto acontecendo, ou que simplesmente acontecem. Ento, logo passa a querer que o que se quebra no se quebre, que o que morre, no morra, que o que no seja. Mas as coisas so como so, esta a natureza delas. Querer que no sejam assim, significa entrar em luta com o universo que regido pela necessidade e, assim sendo, jamais se dobrar aos seus caprichos. Portanto, se, entre as coisas que esto sob nosso controle, evitas as coisas que so contra a natureza, no encontrars nenhuma das coisas que evitas, mas se tentas evitar a doena ou a morte ou a pobreza, sers desafortunado.14 Epicteto sabe, apoiado na doutrina estica antiga, que o ser humano um corao que acolhe e recebe o ser ao seu redor; se no souber se servir bem das impresses, ser levado de roldo pela voragem de suas mars. Em quase todos os pensamentos dele subjaz a preocupao com a humana afetividade. J nos referimos em outro lugar15 que a preocupao excessiva com as impresses16 revela justamente o pressuposto de que o homem um ser de afetos. este o pressuposto que est sempre em jogo quando Epicteto se acerca do problema do amor; est, por exemplo, na maneira que, segundo ele, o sbio demonstra afeio e ternura (philostorga) pelos seus:
... E quem impede de amar algum como se ama um ser sujeito a morte, um ser que pode nos deixar? Scrates no amava seus filhinhos? Sim, mas como um homem livre, como um homem que se lembra

EPICTETO, Diatribes, III, 24, 68-69. EPICTETO, Manual, II, 1-2. O grifo nosso. 15 Antonio Carlos de O. RODRIGUES, Dissertao de mestrado, Proaresis e Prnoia no Estoicismo de Epicteto, p. 16 "Quando receberes a impresso de algum prazer, toma cuidado, assim como com outras impresses, para que no sejas escravizado por ela (...) Quando vires algum chorando aflito, seja quando o filho esteja ausente, seja quando tenha perdido seus bens, cuida para que a impresso no te escravize (...) Portanto, pratica dizer prontamente a toda impresso penosa que s impresso e de modo algum s o que parece. EPICTETO, Manual, I, 5; XVI; XXXIV.
13 14

100

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

ETHICA

que seu primeiro dever de ser amigo das divindades... 17

Epicteto recebia muitos alunos em sua escola em Nicpolis, grande parte deles vinha de bem longe e ficavam ali residindo com ele em regime de seminrio. Quando terminavam o aprendizado e se iam embora, alguns se queixavam da aparente frieza com que o mestre lhes acompanhava a partida:
... Oh! Velho sem corao! Ancio desalmado! Quando eu estava partindo no chorou, no disse: sejam quais forem os perigos aos quais te expuseres, meu filho! Se deles escapares, alumiarei meus candeeiros...18

Como poderia agir de outro modo, se os que foram recebidos na escola vieram aprender que males e bens s dependem deles mesmos e no do que lhes vier a acontecer? Se o aprendizado consiste em no rejeitar a experincia imediata da vida, isto , o ser que se lhes oferece? Em outras palavras: o que a divindade estabeleceu como a trama de seu destino.
... Portanto, meu pesar, meu desgosto, minha mgoa, farei cessar a qualquer preo, porque isso depende de mim, por aquele dos outros, me esforarei segundo minhas foras, mas no me esforarei a qualquer preo, seno, combaterei contra os deuses, me oporei contra Zeus, e estarei em contradio com ele no respeitante ao governo do universo...19

Ser amigo das divindades no rejeitar o que ocorre, dado que bens e males so de ns, e no do que acontece. No somos amigos dos deuses quando os criticamos em virtude dos acontecimentos desagradveis da vida20. Quando nossa solicitude pelos outros nos

EPICTETO, Diatribes, III, 24, 60-61. EPICTETO, Diatribes, II, XVII, 37. 19 EPICTETO, Diatribes, III, 24, 23-24. 20 Quanto piedade em relao aos deuses, sabe que a coisa mais importante a seguinte: que possuas concepes corretas sobre eles que eles existem e governam
17 18

101

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

leva a atitudes contranatura, chegou a hora de reavaliar a qualidade de nosso amor. 5. O TEMPO E A ESFERA DA CONTRANATURALIDADE
...De modo semelhante tu tambm, te lembres que amas um mortal, que no amas a, nada que te pertenas propriamente, isto te foi dado para o momento, e no sem possvel retomada, nem para sempre, mas como um figo ou um cacho de uvas, em uma estao determinada do ano: Se as desejares durante o inverno, s estpido. Da mesma maneira, se tu desejares teu filho ou teu amigo quando no te mais dado os ter, sabe que como se tu desejasses um figo durante o inverno. Porquanto, o que o inverno para o figo, todo evento do universo para os objetos que nos so tirados por este evento... 21

Toda vez que o homem se decepciona com algo que lhe acontece porque dotou de significao positiva ou negativa a indiferente eventualidade. A irritao diante de um artefato de argila quebrado, o desespero perante a perda de um ente querido, a frustrao ante um desejo insatisfeito, so todos sinais de sua deficincia em estabelecer uma relao harmoniosa com a vida, isto porque o natural foi convertido, por ignorncia, em antinatural. Por no fazer a filtragem das impresses torna-se joguete dos afetos e se queda infeliz. Ningum pode nutrir ou alimentar repulsa por aquilo que no est sob sua dependncia. Abdicar da averso pelas coisas contranatura acolher, abraar e confirmar o natural, aceitar a vida como , confirmar o Ser. Talvez seja por isto que Epicteto tenha afirmado que o amar s do sbio, porque somente ele consegue apresentar este esprito de prontido diante da Vontade do universo, a capacidade de responder

todas as coisas de modo belo e justo e, a partir disso, que imponhas sobre ti mesmo uma disciplina de modo que confies neles e aceites todos os acontecimentos, e espontaneamente compreendas que so ordenados pela melhor das inteligncias. Assim, no te queixars dos deuses nem os acusars de o terem esquecido. EPICTETO, Manual, XXXI. 21 EPICTETO, Diatribes, III, 24, 86-88.

102

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

ETHICA

instantaneamente aos apelos do Ksmos. Tendo para si que o curso do universo infalvel porque o que tem de ser ou o que no pode deixar de ser ou suceder, no disputa com o inevitvel, com a necessidade, com o determinismo das circunstncias. Como dizia Epicteto a propsito do sbio:
... Queres que eu continue a viver? Eu viverei como um homem livre, como um de boa raa, como quiseste: j que me criaste livre de todo constrangimento em tudo aquilo que me pertence. Mas no tens mais necessidade de mim? Seja tua vontade... 22

Tendo de ir, ou ficando, o sbio guardar a serenidade em todos os passos de seu caminho e se manter fiel ao posto recebido pela divindade, custe o que custar, no se desviando um ceitil que seja daquilo que o universo lhe pedir atravs das ocorrncias que lhe vm de encontro arrastadas pelo mar do destino. O encadeamento necessrio e infrangvel dos eventos, no deixa margem a temporalidade das paixes; impe-se ento, como necessrio, seguir adiante (prokop) avanando caminho e assim, acompanhar a vida no eterno presente. Tudo isto faz do sbio um nexo com o real sem tempo: como vive junto ao Ser, a proximidade abole o tempo. H suspenso da temporalidade na sincronia. Ancorado no instante elimina toda e qualquer distncia que poderia haver entre ele e o universo. Nele, o que aparece como obedincia aos desgnios divinos , com efeito, homocronia. No desejes que o que acontece acontea como queiras, mas queira que o que acontece acontea como acontece, e tua vida ter um curso sereno 23, a assertiva que abrange tambm o amor e a amizade, aponta para o instante, para o momento presente, o nico tempo reconhecido pelos esticos como real. A noo de amor, ou de amizade,

22 23

EPICTETO, Diatribes, III, 24, 96-31. EPICTETO, Manual, VIII. Traduo do prof, doutor Aldo Dinucci, a nica que faz jus ao termo grego euroseis que consta no texto original. A grande maioria dos tradutores e intrpretes de Epicteto translada a palavra eurosis por felicidade.

103

ETHICA

RIO DE JANEIRO, V.15, N.1, P.93-104, 2008

que se levanta na base do estoicismo de Epicteto brota da exigncia de um total comprometimento com a Ordem do universo sem tempo. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARRIANO, Flvio. O manual de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci. So Cristvo: CESAD: 2007. SOUILH, Joseph. pictte Entretiens. Terceira edio. Paris: Les Belles Lettres, 2002. Quatro volumes. Texto bilnge francs/ portugus. DINUCCI, Aldo. Epiktetov Diatribai (tov proton biblion). As aulas de Epicteto. Livro primeiro. Traduo indita do texto original grego. HADOT, Pierre. O que a filosofia antiga? . So Paulo: Edies Loyola, 1999. HADOT, Ilsetraut et Pierre. Apprendre philosopher dans lantiquit. Paris : LibrairieGnrale franaise, 2004. HADOT, Pierre. Manuel dpictte. Paris. LibrairieGnrale Franaise, 2000. DUHOT Jean-Jol. Epicteto e a sabedoria estica. So Paulo: Edies Loyola, 2006. Traduo do original francs de Marcelo Perine. GAZZOLA, Rachel. O ofcio do filsofo estico, o duplo registro do discurso da Stoa. So Paulo: Edies Loyola, 1999. SCHENKL, H. Epikttou Enkheirdion. Teubener Leipzig: 1916. RODRIGUES, Antonio Carlos O. Proaresis e Prnoia no Estoicismo de Epicteto. So Paulo, 2007. Dissertao no publicada (PUCSP).

104

Вам также может понравиться