Вы находитесь на странице: 1из 103

Diagramas de Fases

Eng. Amadeus Galvo


amadeuswags@hotmail.com

(1) Introduo; [Slide: 03] (2) Definies & Conceitos Bsicos; [Slide: 04] (3) Limite de Solubilidade; [Slide: 05] (4) Fases; [Slide: 07] (5) Microestrutura; [Slide: 08] (6) Equilibro de Fases; [Slide: 09] (7) Diagramas de Fases em Condies de Equilbrio; [Slide: 11] (8) Sistemas Isomorfos Binrios; [Slide: 12] (9) Interpretao dos Diagramas de Fases; [Slide: 16] (10) Desenvolvimento da Microestrutura em Ligas Isomorfas [Resfriamento em Condies de Equilbrio]; [Slide: 30] (11) Desenvolvimento da Microestrutura em Ligas Isomorfas [Resfriamento Fora das Condies de Equilbrio]; [Slide: 32] (12) Sistemas Eutticos Binrios; [Slide: 38] (13) Desenvolvimento da Microestrutura em Ligas Eutticas; [Slide: 43] (14) Diagramas de Equilbrio que Possuem Fases ou Compostos Intermedirios; [Slide: 57] (15) Principais Reaes; [Slide: 63] (16) Transformaes de Fases; [Slide: 68] (17) A Lei das Fases de Gibbs; [Slide: 71] (18) O Sistema Ferro-Carbono; [Slide: 74] (19) O Diagrama de Fases Ferro-Carbeto de Ferro (Cementita) (Fe-Fe3C); [Slide: 75] (20) Classificao das Ligas Ferrosas; [Slide: 83] (21) Desenvolvimento das Microestruturas em Ligas Ferro-Carbono; [Slide: 85] (22) Resfriamento Fora das Condies de Equilbrio; [Slide: 102] (23) A Influncia de Outros Elementos de Liga; [Slide: 103]

O conhecimento e a compreenso de diagramas de fases so importantes para: (1) O projeto e o controle dos procedimentos utilizados em tratamentos trmicos. (2) As Propriedades dos Materiais (Fsicas, Trmicas, Qumicas, Magnticas, Eltricas dentre outras) so funes de suas microestruturas e conseqentemente de seu histrico trmico. (3) Para sistemas de ligas importante, pois existe uma forte correlao entra a microestrutura e as Propriedades Mecnicas dos materiais (Resistncia a Trao, Elasticidade, Ductilidade, Fluncia, Fadiga, Dureza e Tenacidade). (4) O desenvolvimento de uma microestrutura est relacionado s caractersticas do seu diagrama de fases.

Microestrutura da Perlita Grossa (esquerda) e Fina (direita) formada

(1) Componentes: So os metais puros ou compostos que compem uma liga. Exemplo: No lato, os componentes so o Cobre e o Zinco. No Ao, os componentes so o Fe e o Carbeto e Ferro (Cementita, Fe3C).

(2) Soluto: o elemento ou composto que est presente em menor concentrao.


(3) Solvente: o elemento ou composto que est presente em maior quantidade. (4) Sistema: Est relacionando a uma srie de possveis ligas que consistem nos mesmos componentes, por exemplo: sistema Ferro-Carbono. (5) Soluo Slida: Consiste de tomos de dois tipos diferentes; os tomos do soluto ocupam posies intersticiais ou substitutivas no retculo cristalino do solvente, e a estrutura cristalina do solvente mantida.

Exemplo: O Lato, tem como componentes o Cobre-Zinco formando o Sistema Cu-Zn.

Def: a concentrao mxima de tomos de soluto que pode se dissolver no solvente, a uma dada temperatura, para formar uma soluo slida.

Considere o sistema gua-Acar. Inicialmente, proporo que o acar adicionado gua, forma-se uma soluo ou xarope acar-gua. medida que mais acar introduzido, a soluo se torna mais concentrada, at que o limite de solubilidade atingido, quando ento a soluo fica saturada com acar. Nesse instante, o solvente no capaz de dissolver qualquer acar adicional, e as adies seguintes simplesmente se sedimentam no fundo do recipiente. Dessa forma o sistema consiste agora em duas substncias separadas: uma soluo liquida de xarope acar-gua e cristais slidos de acar que no foram dissolvidos.

O limite de solubilidade do acar na gua depende essencialmente da temperatura da gua e pode ser representado em forma de grfico (Eixo Y: Temperatura, Eixo X: composio em porcentagem em peso dos componentes). O limite de solubilidade representado pela linha quase vertical no grfico. Para composies e temperaturas esquerda da curva de solubilidade, existe somente a soluo liquida de xarope; direita da curva, coexistem o xarope e o acar slido. A 20C a solubilidade mxima de acar na gua de 65%p (% em peso).

Fase: uma poro homognea de um sistema que possui caractersticas fsicas e qumicas uniformes. A soluo de xarope acar-gua uma fase enquanto o acar slido outra fase. Nesse exemplo, cada fase possui propriedades fsicas diferentes (uma liquida e a outra slida) assim como propriedades qumicas diferentes (uma acar puro e a outra uma soluo). No necessrio que existam diferenas tanto nas propriedades qumicas e nas fsicas, exemplo: gua e gelo, so duas fases, possuem as mesmas propriedades qumicas, mas possuem propriedades fsicas distintas. Ou Ainda quando uma substancia pode existir em duas ou mais formas polimrficas (estruturas CCC e CFC, exemplo, Ferrita- (CCC) e Austenita (CFC)) cada uma dessas estruturas consistem em uma fase separada, pois suas caractersticas fsicas so diferentes.

As propriedades fsicas e o comportamento mecnico dos materiais dependem de sua microestrutura. Em ligas metlicas sua microestrutura caracterizada por fatores tais como: (1) Nmero de fases presentes; (2) As propores das fases presentes; (3) A maneira pela qual as fases esto distribudas ou arranjadas. Aps o polimento e o ataque qumico apropriado, as diferentes fases podem ser percebidas pelas suas aparncias (no caso de uma liga bifsica, uma fase pode aparecer mais clara e a outra mais escura). Quando somente uma nica fase est presente, a textura ser uniforme, exceto pelos contornos dos gros, que podem ser revelados.

Microestrutura de um Ao 1020.

Um sistema est em equilbrio quando: (1) A sua energia livre se encontra em um valor mnimo para alguma combinao especifica de temperatura, presso e composio. (2) As caractersticas do sistema no mudam ao longo do tempo, mas persistem indefinidamente; isto , o sistema estvel.
Uma alterao na temperatura, na presso ou na composio de um sistema em equilbrio resultar em aumento na energia livre e em possvel mudana espontnea para outro estado no qual a energia livre seja reduzida, buscando o equilbrio. Energia Livre: uma funo da energia interna (entalpia H) de um sistema e tambm da aleatoriedade molecular (entropia S). Energia Livre = F(entalpia, entropia) = F(H, S). Resumo: O equilbrio funo da energia livre que, por conseguinte funo da entalpia e entropia que, por conseguinte funo da temperatura, presso e composio. Sistema em Equilbrio Energia Livre Min. (Entalpia, Entropia) (Temperatura, Presso e Composio).

Supondo que um xarope acar-gua esteja contido no interior de um vaso fechado (sistema), e que a soluo esteja em contato com acar no estado slido a 20C (regio bifsica). Se o sistema se encontra em equilbrio, a composio do xarope de 65%p C12H22O11 - 35%p H2O, e as quantidades e composies de xarope e de acar slido iro permanecer constantes ao longo do tempo. Se a temperatura do sistema for aumentada repentinamente para 100C, esse equilbrio ou balano ficar temporariamente perturbado (Energia Livre saiu de um valor mnimo devido mudana de temperatura, mudaram a Entalpia e Entropia do sistema) no sentido de que o limite de solubilidade foi aumentado para 80%p C12H22O11 - 20%p H2O. Dessa forma, parte do acar slido ir se transferir para a Os diagramas de fases fornecem soluo, no xarope.
informaes sobre as caractersticas de equilbrio, porm eles no indicam o intervalo de tempo necessrio para que se atinja um novo estado de equilbrio. Em muitos sistemas slidos, o estado de equilbrio nunca completamente atingido, pois a taxa segundo a qual se chega ao equilbrio extremamente lenta (baixssimas taxa de difuso); diz ento que tal sistema se encontra em um estado de no-equilbrio ou metaestvel (experimenta somente alteraes extremamente pequenas).

Os diagramas de fases so teis para: (1) D informaes sobre o controle da microestrutura; (2) Apresentar de maneira concisa as transformaes de fases de um sistema de ligas; (3) Mostrar as alteraes nas fases (transformaes de fases) quando a temperatura alterada; (4) So teis para prever as transformaes de fases e as microestruturas resultantes. Uma liga binria uma que contm dois componentes. A presso externa tambm um parmetro que influencia a estrutura das fases. Contudo, na prtica, a presso permanece virtualmente constante na maioria das aplicaes.

Um sistema chamado de isomorfo quando existe uma completa solubilidade dos dois componentes tanto no estado lquido como no estado slido (Soluo Slida). Trs campos de fases diferentes aparecem no diagrama (1) Um campo alfa (); Consiste em uma soluo slida substitutiva (os tomos do soluto ocupam posies intersticiais no retculo cristalino do solvente) que contm tomos tanto de Cu como de Ni. (2) Um campo lquido (L); Consiste em uma soluo lquida homognea, composta tanto por cobre como por nquel) (3) Um campo bifsico ( + L).

A temperatura abaixo de aproximadamente 1080C, o cobre e o nquel so mutuamente solveis um no outro no estado slido, para toda e qualquer composio. Para ligas metlicas, as solues slidas so designadas usualmente por letras gregas minsculas (, , , etc.).

(1) A curva que separa os campos das fases +L e L chamada de curva liquidus. A fase lquida est presente em todas as temperaturas e composies localizadas acima desta curva.

(2) A curva que separa os campos das fases +L e chamada de curva solidus. A fase slida est presente em todas as temperaturas e composies localizadas abaixo desta curva.

As curvas solidus e liquidus se interceptam nas duas extremidades de composio; esses pontos correspondem s temperaturas de fuso dos componentes puros.

Curva Liquidus: +L (Aquecimento) L Curva Solidus: +L (Resfriamento)

Por exemplo, ao se aquecer uma liga com composio de 50%p Ni-50%p Cu, a fuso tem incio a uma temperatura de aproximadamente 1280C; a quantidade da fase lquida aumenta continuamente com a elevao da temperatura (perceba pela regra da alavanca explicitada pela diferenciao de cores no grfico) at aproximadamente 1320C, quando ento a liga fica completamente lquida.

Para um sistema binrio com composio e temperatura conhecidas, ou seja, dado um ponto especfico no diagrama de fases, pelo menos trs tipos de informaes so disponveis:

(1) As Fases que Esto Presentes; (2) A Composio das Fases; (3) A Porcentagem/Quantidade das fases.

Precisa-se apenas localizar o ponto temperatura-composio no diagrama de fases e observar em qual campo de fases o dado ponto se localiza.

Exemplo: Uma liga com composio 60%p Ni-40%p Cu a 1100C estaria localizada no ponto A da figura; uma vez que esse ponto encontra-se dentro da regio , ento apenas a fase estar presente. Exemplo: uma liga com composio de 35%p Ni-65%p Cu que se encontra a 1250C (ponto B) consistir tanto na fase como na fase lquida.

O primeiro passo encontrar o ponto temperatura-composio correspondente no diagrama de fases.


Mtodos diferentes so usados para regies monofsicas e regies bifsicas.

O procedimento trivial: a composio dessa fase simplesmente a mesma da composio global da liga.

Exemplo: Considere uma liga 60%p Ni-40%p Cu a 1100C. Nessa composio e temperatura, somente a fase est presente, e com uma composio de 60%p Ni-40%p Cu.

Em todas as regies bifsicas, podem ser imaginadas diversas linhas horizontais, uma para cada temperatura diferente; cada uma dessas linhas conhecida por linhas isotermas. Essas linhas de amarrao se estendem atravs da regio bifsica e terminam nas curvas de fronteira (Linha liquidus e Linha solidus).

Para calcular as concentraes das duas fases, usado o seguinte procedimento: (1) Constri-se uma linha Isoterma atravs da regio bifsica para a dada temperatura; (2) Anotam-se as intersees da linha Isoterma com as linhas liquidus e solidus; (3) Traam-se linhas perpendiculares linha isoterma a partir dessas intersees at o eixo horizontal das composies, onde a composio para cada uma das respectivas fases pode ser lida.

Exemplo: considere a liga com 35%p Ni-65%p Cu (C0) a 1250C, localizada no ponto B, e que se encontra dentro da regio +L. Assim, queremos determinar a composio (em %p Ni e %p Cu) tanto para a fase como para a fase lquida. A linha Isoterma foi construda atravs da regio de fases +L, como est mostrado. A linha perpendicular a partir da interseo da linha Isoterma com a linha liquidus se encontra com o eixo das composies em 31,5%p Ni-68,5%p Cu, que a composio da fase lquida, CL. De maneira semelhante, para a interseo da linha Isoterma com a curva solidus, encontramos uma composio para a fase composta pela soluo slida , C, de 42,5%p Ni-57,5%p Cu.

O primeiro passo encontrar o ponto temperatura-composio correspondente no diagrama de fases.


Mtodos diferentes so usados para regies monofsicas e regies bifsicas.

O procedimento trivial: uma vez que somente uma fase est presente, a liga composta inteiramente por aquela fase; isto , a frao/porcentagem da fase de 100% (ou uma unidade).

Exemplo: Considere uma liga com 60%p Ni-40%p Cu a 1100C. Somente a fase est presente; portanto, a liga composta totalmente ou em 100% pela fase .

Em todas as regies bifsicas, podem ser imaginadas diversas linhas horizontais, uma para cada temperatura diferente; cada uma dessas linhas conhecida por linhas isotermas. Essas linhas de amarrao se estendem atravs da regio bifsica e terminam nas curvas de fronteira (Linha liquidus e Linha solidus).

Para a determinao da porcentagem/Quantidade das fases, a linha de amarrao deve ser utilizada em conjunto com um procedimento chamado de Regra da Alavanca (ou Regra da Alavanca Inversa).

A Regra da Alavanca aplicada da seguinte maneira:

(1) Constri-se uma linha Isoterma atravs da regio bifsica para a dada temperatura.
(2) A composio global da liga (Co) localizada sobre a linha de amarrao. (3) A frao de uma fase calculada tomando-se o comprimento da linha de amarrao desde a composio global da liga (Co) at a fronteira entre fases com a outra fase (por isso regra da Alavanca Inversa), (R=CoCL, para a porcentagem da fase slida ou S=C-Co para a porcentagem da fase lquida) e ento dividindo-se esse valor pelo comprimento total da linha de amarrao (R+S=C-CL).

Assim, para a regra da Alavanca, teremos:

Considere uma liga com 35%p Ni-65%p Cu (Co) a 1250C, onde ambas as fases, e lquida, esto presentes (Ponto B). A linha de amarrao foi construda para a determinao das composies das fases e L para a dada temperatura. A composio global da liga (Co) est localizada ao longo da linha de amarrao, enquanto as fraes mssicas esto representadas por WL e W para as respectivas fases L e . A partir da regra da alavanca, o valor de WL e W pode ser calculado de acordo com a expresso:

Para ligas multifsicas, muitas vezes mais conveniente especificar a quantidade relativa das fases em termos da frao volumtrica e no da frao mssica. As fraes volumtricas das fases so preferveis, pois elas podem ser determinadas a partir do exame da microestrutura atravs de um microscpio. Para uma liga que consiste nas fases e , a frao volumtrica das fases e , V e V, definida como sendo:

Podemos ainda usar as relaes de Densidade:

Perceba que tambm podemos usar:

Quando as densidades das fases em uma liga bifsica diferirem significativamente uma da outra, haver uma grande disparidade entre as fraes mssica e volumtrica.

Primeiramente, trataremos da situao em que o resfriamento ocorre muito lentamente, representando uma situao de equilbrio entre as fases. Vamos considerar o sistema cobre-nquel com composio 35%p Ni-65%p Cu na medida em que este sistema resfriado a partir de uma temperatura de 1300C.
(1) A 1300C, no ponto a, a liga est completamente lquida (com composio de 35%p Ni-65%p Cu). (2) medida que o resfriamento tem seu incio, nenhuma alterao microestrutural ou composicional ir ocorrer at que seja atingida a curva liquidus (ponto b, 1260C). Neste ponto, o primeiro slido comea a se formar, o qual tem uma composio que est especificada pela linha de amarrao traada a essa temperatura, 46% Ni-54%p Cu, e a composio do lquido ainda de aproximadamente 35%p Ni-65%p Cu.

(3) A uma temperatura de 1250C, no ponto c, as composies das fases lquida e so de 32%p Ni-68%p Cu e 43%p Ni-57%p Cu. Perceba tambm atravs da Regra da Alavanca que a fase tem aumentado em quantidade no decorrer do resfriamento. (4) O processo de solidificao est virtualmente encerrado a uma temperatura de aproximadamente 1220C, ponto d; a composio do slido de aproximadamente 35%p Ni-65%p Cu (a composio global da liga), enquanto a composio para a ltima frao lquida que permanece de 24%p Ni-76%p Cu. Perceba que a frao de Cu na fase lquida crescente com o resfriamento, isso se deve ao fato do Ponto de Fuso do Cu ser menor do que o Ni. (5) Ao cruzar a curva solidus, esse resto de fase lquida se solidifica; o produto final ento uma soluo slida de fase , que possui uma composio uniforme de 35%p Ni-65%p Cu, ponto e.

As condies de solidificao (resfriamento) em equilbrio e o desenvolvimento de microestruturas, conforme descrito na seo anterior, so conseguidas somente para taxas de resfriamento extremamente lentas. A razo para tal que, com as alteraes na temperatura, devem existir reajustes nas composies das fases slida e lquida (Regra da Alavanca), de acordo com o diagrama de fases. Esses reajustes so conseguidos mediante processos de difuso, isto , a difuso tanto na fase slida como na fase lquida, e ainda atravs da interface slido-lquido. Uma vez que a difuso um fenmeno dependente do tempo, para se manter o equilbrio durante o resfriamento deve-se permitir que o sistema fique tempo suficiente para cada temperatura para que os reajustes apropriados de composio tenham lugar. As taxas de difuso so especialmente baixas para a fase slida e, para ambas as fases, diminuem com a reduo na temperatura.

Resfriamento Reajustes nas Composies Sol.&Liq. Processos de Difuso Dep. Tempo & Temperatura.

Com o objetivo de simplificar essa discusso, ser admitido que as taxas de difuso na fase lquida so suficientemente rpidas para manter o equilbrio no lquido. Vamos considerar o sistema cobre-nquel com composio 35%p Ni-65%p Cu na medida em que este sistema resfriado a partir de uma temperatura de 1300C. (1) A 1300C, no ponto a, a liga est completamente lquida (com composio de 35%p Ni-65%p Cu). Nenhuma alterao ocorre enquanto se resfria ao longo da regio da fase lquida (o que vale dizer que as taxas de difuso na fase lquida so suficientemente rpidas para manter o equilbrio no lquido). (2) No ponto b', a aproximadamente 1260C, as partculas da fase comeam a se formar, as quais, a partir da linha de amarrao construda, possuem uma composio de 46%p Ni-54%p Cu.

(3) No ponto c', a aproximadamente 1240C, a composio do lquido se deslocou para 29%p Ni-71%p Cu; alm disso, nessa temperatura a composio da fase que se solidificou de 40%p Ni-60%p Cu. Contudo, uma vez que a difuso na fase slida relativamente lenta, a fase que se formou no ponto b' no alterou a sua composio de maneira aprecivel isto , ainda de aproximadamente 46%p Ni e a composio dos gros da fase foram se alterando continuamente ao longo da sua posio radial, desde 46%p Ni no centro dos gros at 40%p Ni nos permetros externos dos gros. Assim, no ponto c', a composio mdia dos gros slidos da fase que se formaram seria uma composio mdia ponderada pelo volume dos gros, situada entre 46 e 40%p Ni; para prosseguir com esta discusso, vamos considerar que essa composio mdia seja de 42%p Ni-58%p Cu.

(4) No ponto d', a aproximadamente 1220C, e para taxas de resfriamento em condies de equilbrio, a solidificao deveria estar completa, contudo, para essa condio de solidificao fora de equilbrio, ainda existe uma proporo aprecivel de lquido que permanece no sistema (perceba pela Regra da Alavanca estendida para essa situao), e a fase que est se formando possui uma composio de 35 %p Ni; ainda, a composio mdia da fase neste ponto de 38%p Ni. (5) No ponto e, a aproximadamente 1205C, a solidificao na ausncia de equilbrio atinge finalmente o seu trmino. A composio da ltima fase a solidificar neste ponto de aproximadamente 31%p Ni; a composio mdia da fase ao final da solidificao de 35 %p Ni (Idntica composio Global).

Perceba que, com base nos clculos pela regra da alavanca, uma maior proporo de lquido est presente para essas condies fora de equilbrio do que em um resfriamento em condies de equilbrio, isso se deve porque a curva solidus no diagrama de fases foi deslocada para maiores teores de Ni e est representada pela linha tracejada. No existe uma alterao equivalente na curva liquidus, uma vez que se admitiu que o equilbrio fosse mantido na fase lquida durante o resfriamento, como resultado de taxas de difuso suficientemente rpidas. O grau de deslocamento da curva solidus para condies fora de equilbrio em relao curva solidus para condies de equilbrio ir depender da taxa de resfriamento. Quanto mais lenta for a taxa de resfriamento, menor ser esse deslocamento (ngulo formado). Alm disso, se a taxa de difuso na fase slida for aumentada, esse deslocamento ser diminudo.

A distribuio dos dois elementos dentro dos gros no uniforme, um fenmeno conhecido por Segregao/Zoneamento; isto , so estabelecidos gradientes de concentrao ao longo dos gros. O centro de cada gro, que consiste na primeira parte a se solidificar, rico no elemento com maior ponto de fuso (por exemplo, no caso deste sistema Cu-Ni, este elemento o Ni). As propriedades de uma estrutura zonada so inferiores s timas; medida que uma pea fundida que possui uma estrutura zonada reaquecida, as regies dos contornos dos gros iro fundir em primeiro lugar, j que elas so mais ricas em termos do componente com menor temperatura de fuso. Isso produz uma perda repentina da integridade mecnica devido fina pelcula lquida que separa os gros. A estrutura zonada pode ser eliminada atravs de um tratamento trmico de homogeneizao executado a uma temperatura abaixo do ponto solidus para a composio especfica da liga.

Outro tipo comum e relativamente simples de diagrama de fases encontrado para ligas binrias conhecido como diagrama de fases euttico binrio. Diversas caractersticas desse diagrama de fases so importantes e dignas de observao:
(1) So encontradas trs regies monofsicas distintas no diagrama: (soluo slida rica em cobre), (soluo slida rica em prata) e lquida. (2) A solubilidade em cada uma dessas fases slidas ( e ) est limitada, a qualquer temperatura abaixo da curva BEG apenas uma concentrao limitada de prata ir se dissolver no cobre (para a fase ) e apenas uma concentrao limitada de cobre ir se dissolver na prata (para a fase ). (3) O limite de solubilidade para a fase corresponde curva de fronteira, identificada por CBA. Ele aumenta com a temperatura at um valor mximo de 8,0%p Ag a 779C, no ponto B, e diminui novamente para zero na temperatura de fuso do cobre puro, (ponto A, 1085C).

(4) A solubilidade mxima do cobre na fase tambm ocorre a 779C no ponto G (8,8%p Cu).

*Euttico; Facilmente Fundida (Grego).

(5) A curva do limite de solubilidade do slido, que separa as regies das fases + e , conhecida por curva solvus e a curva que separa as regies das fases + L e a curva solidus.

(6) A curva do limite de solubilidade do slido, que separa as regies das fases + e , conhecida por curva solvus e a curva que separa as regies das fases + L e a curva solidus.
(7) A linha horizontal BEG, paralela ao eixo das composies e que se estende entre essas posies de solubilidade mxima, representa a temperatura mais baixa na qual uma fase lquida pode existir para qualquer liga cobre-prata que se encontre em equilbrio.

(8) Existem tambm trs regies bifsicas que podem ser encontradas em um sistema cobreprata: + L , + L , e + .
(9) As composies e as quantidades relativas das fases podem ser determinadas usando-se linhas de amarrao e a regra da alavanca respectivamente. Curva Solvus

+ &+ +L&+L +LL &+LL

Curvas Limite de Solubilidade

Curva Solidus Curva Liquidus

(10) medida que a prata adicionada ao cobre, a temperatura na qual a liga se torna totalmente lquida diminui ao longo da curva liquidus, curva AE; dessa forma, a temperatura de fuso do cobre reduzida por adies de prata. Esse comportamento diferente dos diagramas Isomorfos. (11) medida que o cobre adicionado a prata, a temperatura na qual a liga se torna totalmente lquida diminui ao longo da curva liquidus, curva FE; dessa forma, a temperatura de fuso da prata reduzida por adies de cobre. Esse comportamento diferente dos diagramas Isomorfos. (12) Essas curvas liquidus se encontram no ponto E do diagrama de fases atravs do qual tambm passa a linha isoterma horizontal BEG. O ponto E chamado de ponto invariante e tem composio CE (Composio Euttica) (71,9%p Ag) e pela temperatura TE (Temperatura Euttica) (779 C).

Ponto Invariante: o encontro das Linhas Lquidus e a menor temperatura na qual a liga pode estar lquida para dada composio .

(13) Ocorre uma reao importante para uma liga com composio CE (Composio Euttica) medida que ela muda de temperatura ao passar atravs de TE (Temperatura Euttica).
Essa reao, reao euttica, pode ser escrita da seguinte maneira:

(14) A curva solidus horizontal em TE chamada de isoterma euttica (15) Para um sistema euttico, trs fases (, e L) podem estar em equilbrio, porm somente nos pontos ao longo da isoterma euttica.

Outro sistema euttico comum aquele para o chumbo e o estanho. (1) A fase representa uma soluo slida de estanho em chumbo, enquanto na fase o estanho o solvente e o chumbo o soluto. (2) O ponto invariante euttico localizado em 61,9%p Sn e 183C. est

Aplicao Prtica: Ocasionalmente, so preparadas ligas com baixa temperatura de fuso que tm composies prximas s do euttico. Um exemplo familiar a solda de estanho 60-40, que contm 60%p Sn e 40%p Pb. Uma liga com essa composio est completamente fundida a uma temperatura de aproximadamente 185C, o que torna esse material especialmente atrativo como uma solda para baixas temperaturas, uma vez que ele se funde com facilidade.

Dependendo da composio, so possveis vrios tipos diferentes de microestruturas para o resfriamento lento (condies de equilbrio) de ligas que pertencem a sistemas eutticos binrios. A seguir sero apresentados 4 exemplos de desenvolvimentos de microestruturas para o sistema euttico binrio Pb-Sn a diferentes composies.

O primeiro exemplo para composies que variam entre a de um componente puro e a solubilidade slida mxima para aquele componente temperatura ambiente (20C) (para o sistema Pb-Sn, isso inclui as ligas ricas em chumbo, que contm entre 0 e 2%p Sn (soluo slida que compe a fase ), e tambm entre aproximadamente 99%p Sn e estanho puro (para a fase ).

Considere uma liga com composio C1 medida que ela resfriada lentamente a partir de uma temperatura dentro da regio da fase lquida.
(1) A liga permanece totalmente lquida e com a composio C1 at que a curva liquidus seja cruzada, a uma temperatura de aproximadamente 330C, quando a fase slida comea a se formar. (2) Ao se passar atravs dessa estreita regio das fases +L, a solidificao prossegue; isto , com o prosseguimento do resfriamento, se forma maior quantidade da fase slida. (3) A solidificao atinge o seu trmino no ponto onde a linha ww' cruza a curva solidus. (4) A liga resultante tem uma composio uniforme de C1, e nenhuma alterao subseqente ir ocorrer com o resfriamento at a temperatura ambiente.

O segundo exemplo para composies que se encontram na faixa entre o limite de solubilidade temperatura ambiente e a solubilidade slida mxima na temperatura do euttico. Para o sistema Pb-Sn, essas composies se estendem desde aproximadamente 2%p Sn at 18,3%p Sn (para ligas ricas em chumbo) e desde 97,8%p Sn at aproximadamente 99%p Sn (para ligas ricas em estanho).

Considere uma liga com composio C2, medida que ela resfriada ao longo da linha vertical xx.
(1) Na descida at a interseo da linha xx com a curva solvus, as alteraes que ocorrem so semelhantes ao que ocorre para o caso anterior. (2) Imediatamente acima da interseo com a curva solvus, ponto f, a microestrutura consiste em gros da fase com composio C2. (3) Com o cruzamento da curva solvus, a solubilidade slida da fase excedida, o que resulta na formao de pequenas partculas da fase . (4) Com o prosseguimento do resfriamento, essas partculas crescero em tamanho (basta perceber o decaimento da linha solvus favorecendo a fase para regra da alavanca com a diminuio da temperatura), pois a frao mssica da fase aumenta ligeiramente com a diminuio da temperatura.

O terceiro exemplo envolve a solidificao de uma composio euttica, 61,9%p Sn. Considere uma liga que possui essa composio e que resfriada desde uma temperatura dentro da regio da fase lquida, at a linha vertical yy .

(1) Na medida em que a temperatura reduzida, nenhuma alterao ocorre at que a temperatura do euttico, 183C, seja atingida.
(2) Ao cruzar a isoterma euttica, o lquido se transforma nas duas fases, e (onde as composies das fases e so ditadas pelos pontos nas extremidades da isoterma euttica). Essa transformao pode ser representada pela reao:

(3) Durante essa transformao, deve existir necessariamente uma redistribuio dos componentes chumbo e estanho, visto que as fases e possuem composies diferentes e nenhuma delas igual composio do lquido. Essa redistribuio obtida mediante difuso atmica.

A microestrutura do slido que resulta dessa transformao consiste em camadas alternadas (algumas vezes chamadas de lamelas) das fases e , e que se formam simultaneamente durante a transformao. Essa microestrutura chamada de estrutura euttica, e caracterstica dessa reao.

A alterao microestrutural que acompanha essa transformao euttica est representada esquematicamente na figura; nela est mostrado a estrutura euttica em camadas e crescendo para dentro e substituindo a fase lquida.
O processo de redistribuio do chumbo e do estanho ocorre por difuso no lquido imediatamente frente da interface eutticolquido. Os tomos de chumbo se difundem em direo s camadas da fase , uma vez que essa fase rica em chumbo (18,3%p Sn); de maneira oposta, a direo da difuso do estanho se d no sentido das camadas da fase , rica em estanho (97,8%p Sn).

Fotomicrografa mostrando a microestrutura de uma liga chumbo-estanho com a composio euttica. Essa microestrutura consiste em camadas alternadas de uma soluo slida da fase rica em chumbo (camadas escuras) e de uma soluo slida da fase rica em estanho (camadas claras).

O quarto exemplo envolve todas as composies que no so aquelas para o euttico mas que, quando resfriadas, cruzam a isoterma euttica.

(1) Considere, por exemplo, a composio C4, que se encontra esquerda do euttico.
(2) O desenvolvimento microestrutural entre os pontos j & l semelhante quele apresentado pelo segundo caso, de tal modo que imediatamente antes do cruzamento da isoterma euttica (ponto l) as fases e lquida esto presentes e possuem composies de aproximadamente 18,3 e 61,9%p Sn, respectivamente, conforme determinado a partir da linha de amarrao apropriada. (3) proporo que a temperatura for reduzida para imediatamente abaixo daquela do euttico, a fase lquida se transformar na estrutura do euttico (isto , apresentar lamelas alternadas compostas pelas fases e ). (4) Alteraes insignificantes iro ocorrer com a fase que se formou durante o resfriamento atravs da regio +L. (5) Essa microestrutura est representada esquematicamente no detalhe para o ponto m.

Dessa forma, a fase estar presente tanto na estrutura euttica como tambm naquela fase que se formou durante o resfriamento atravs do campo das fases +L. Para distinguir uma fase da outra, aquela que reside na estrutura euttica conhecida por euttica, enquanto aquela que se formou na regio +L conhecida por primria.

Algumas vezes conveniente usar o termo microconstituinte, isto , um elemento da microestrutura que possui uma estrutura caracterstica e identificvel. Por exemplo, no detalhe, existem dois microconstituintes, a fase primria e a estrutura euttica.

possvel calcular as quantidades relativas de ambos os microconstituintes, (estrutura euttica e primria).


Uma vez que o microconstituinte euttico sempre se forma a partir do lquido que possui a composio euttica, pode-se admitir que esse microconstituinte possui uma composio de 61,9%p Sn. Assim, a regra da alavanca aplicada usando-se uma linha de amarrao entre a fronteira entre as fases -(+ ) (18,3%p Sn) e a composio euttica (61,9%p Sn).

Exemplo: Considere a liga com composio C4. A frao do microconstituinte euttico, We, simplesmente a mesma frao do lquido WL, a partir do qual ele se transformou:

A frao do microconstituinte -primrio, Wa, simplesmente a frao da fase que existia antes da transformao euttica:

As fraes das fases total, W (-euttica + -primria) e tambm da fase total, W, so determinadas pelo uso da regra da alavanca juntamente com uma linha de amarrao que se estende totalmente atravs do campo das fases +. Exemplo: Considere a liga com composio C4. A frao total da fase , W, simplesmente a somatria das fases -euttica + -primria.

A frao da fase , W, simplesmente a parte presente na microestrutura euttica.

Transformaes e microestruturas anlogas resultam para ligas que possuem composies direita do euttico (isto , entre 61,9 e 97,8%p Sn).
Entretanto, abaixo da temperatura do euttico, a microestrutura consistir nos microconstituintes euttico e -primrio, pois, com o resfriamento a partir da fase lquida, passamos atravs do campo das fases +lquido.

Fotomicrografa mostrando a microestrutura de uma liga chumbo-estanho com composio de 50%p Sn-50%p Pb. Essa microestrutura composta por uma fase -primria rica em chumbo (grandes regies escuras) no interior de uma estrutura euttica lamelar que consiste de uma fase ( rica em estanho (camadas claras) e uma fase rica em chumbo (camadas escuras).

O quinto exemplo quando no forem mantidas condies de equilbrio ao se passar atravs da regio das fases +lquido ou +lquido. Iro resultar as seguintes conseqncias para a microestrutura ao se cruzar a isoterma euttica: (1) Os gros do microconstituinte primrio sero zonados, isto , os gros apresentaro uma distribuio nao-uniforme do soluto em seu interior; (2) A frao do microconstituinte euttico que ser formado ser maior do que em uma situao de equilbrio, devido a uma declinao caracterstica da Linha Slidus.

Os diagramas de fases isomorfos e eutticos discutidos at agora so relativamente simples, porm aqueles para muitos sistemas de ligas binrias so muito mais complexos.

Os diagramas de fases eutticos para os sistemas Cu-Ag e Pb-Sn possuem apenas duas fases slidas, e e essas fases so algumas vezes chamadas de solues slidas terminais, pois existem ao longo de faixas de composio prximas, s extremidades de concentrao do diagrama de fases.

Para outros sistemas de ligas, podem ser encontradas solues slidas intermedirias (ou fases intermedirias). Solues Slidas Intermedirias aparecem para o sistema Cu-Zn (lato).

Alm disso, existem seis solues slidas diferentes: (1) Duas solues slidas terminais ( e ) (2) Quatro solues slidas intermedirias (, , e ).

Algumas curvas de fronteiras entre fases prximas parte inferior da figura esto representadas com linhas tracejadas para indicar que as suas posies relativas no foram determinadas com exatido. A razo para tal que a baixas temperaturas as taxas de difuso so muito lentas e so necessrios tempos irregularmente longos para que se atinjam condies de equilbrio.

Os lates comerciais consistem em ligas Cu-Zn ricas em cobre; por exemplo, o lato para cartuchos de balas possui uma composio de 70%p Cu, alm de uma microestrutura que consiste em uma nica fase .

Para alguns sistemas podem ser encontrados compostos intermedirios discretos no diagrama de fases, e esses compostos possuem frmulas qumicas distintas; Para sistemas metal-metal, eles so chamados de compostos intermetlicos.
Por exemplo considere o sistema Mg-Pb, o composto Mg2Pb possui uma composio equivalente a 19%p Mg-81%p Pb, e est representado como uma linha vertical no diagrama, em vez de uma regio de fases com largura finita; dessa forma, o Mg2Pb pode existir por si s somente nessa exata condio de composio.

Vale a pena observar algumas outras caractersticas importantes em relao a esse sistema Mg-Pb.
(1) O composto Mg2Pb se funde a uma temperatura de aproximadamente 550C. (2) A solubilidade do chumbo no magnsio razoavelmente extensa, como est indicado pela composio relativamente grande para o campo da fase .

(3) A solubilidade do magnsio no chumbo extremamente limitada, isso fica evidente a partir da regio da soluo slida terminal que compe a fase que muito estreita.
(4) Esse diagrama de fases pode ser considerado como se ele fosse dois diagramas eutticos simples unidos lado a lado, um para o sistema Mg-Mg2Pb, e o outro para o sistema Mg2Pb-Pb; como tal, o composto Mg2Pb realmente considerado como se fosse um componente.

Outros pontos invariantes envolvendo trs fases diferentes so encontrados para alguns sistemas de ligas.

(1) Reao Euttica; (2) Reao Eutetide; (3) Reao Perittica;

So reaes aonde, mediante resfriamento, uma fase Lquida d origem duas outras fases slidas.

Com o resfriamento, uma fase slida se transforma em duas outras fases slidas + , de acordo com a reao: O ponto invariante chamado de Ponto Eutetide e a linha de amarrao horizontal chamada de Isoterma Eutetide. A caracterstica que distingue um eutetide de um euttico o fato de que uma fase slida, ao invs de um lquido, se transforma em duas outras fases slidas em uma nica temperatura.

Com o resfriamento, uma fase lquida (L) + Slida () se transformam em uma outra fase Slida distinta ().

Uma regio do diagrama de fases para o sistema cobre-zinco que foi ampliada para mostrar os pontos invariantes eutetide e perittico, identificados por E (560C, 74%p Zn) e P (598C, 78,6%p Zn), respectivamente.

As transformaes de fases podem ser classificadas de acordo com o fato de haver ou no qualquer alterao na composio para as fases envolvidas.

(1) Transformaes Congruentes; (2) Transformaes Incongruentes;

As Transformaes Congruentes so aquelas para as quais no existem alteraes na composio, quando h transformao de fase. Exemplos de Transformaes Congruentes incluem as transformaes alotrpicas e a fuso de materiais puros. Exemplo: O composto intermetlico Mg2Pb funde de maneira congruente no ponto designado por M no diagrama de fases para o sistema Magnsio-Chumbo. Exemplo: No sistema Nquel-Titnio, existe um ponto de fuso congruente para a soluo slida v, que corresponde ao ponto de tangencia para os pares de curvas liquidus e solidus, a 1310C e 44,9%p Ti.

As Transformaes Incongruentes so aquelas em que pelo menos uma das fases ir experimentar uma alterao em sua composio quando h transformao de fase. Exemplo: As reaes Eutticas e Eutetides, bem como a fuso de uma liga que pertence a um sistema isomorfo.

Essa lei representa um critrio para o nmero de fases que ir coexistir dentro de um sistema que se encontra em condies de equilbrio, e expressa atravs da equao, de caractersticas simples. P o nmero de fases presentes.
F conhecido por nmero de graus de
liberdade, ou o nmero de variveis externamente controladas (por exemplo: temperatura, presso, composio) que deve ser especificado de modo a definir por completo o estado do sistema.

N a quantidade de
variveis do processo que no esto relacionadas com a composio (por exemplo: temperatura e presso). Normalmente esse valor 1 (A presso)

C o nmero de componentes no sistema. Os componentes so em geral elementos ou compostos estveis.

Vamos demonstrar a lei das fases pela aplicao desta a um diagrama de fases temperaturacomposio para um sistema binrio, o sistema Cobre-Prata.
Uma vez que a presso constante (1 atm), o parmetro N vale 1. A Presso a nica varivel que no est relacionada com a composio.

Considere o caso de campos monofsicos no diagrama de fases, por exemplo, as regies , e lquida.
Isso significa que para descrever completamente as caractersticas de qualquer liga que exista no interior de qualquer um desses campos de fases devemos especificar dois parmetros; so eles a composio e a temperatura, que localizam, respectivamente, as posies horizontal e vertical da liga no diagrama de fases.

O Nmero de Componentes presentes so dois, Cu e Ag.

Para uma situao na qual duas fases coexistem sob determinadas condies, como acontece, por exemplo, nas regies das fases +L, +L, e +, a lei das fases estipula que existe apenas um grau de liberdade, Dessa forma, necessrio especificar ou a temperatura ou a composio de uma das fases para definir por completo o sistema

Para sistemas binrios, quando trs fases esto presentes, no existem graus de liberdade, uma vez que: Uma vez que a presso
constante (1 atm), o parmetro N vale 1. A Presso a nica varivel que no est relacionada com a composio.

Considere o caso do ponto invariante ou ponto Euttico no diagrama de fases onde encontramos , e lquida em equilbrio. Isso significa que as composies de todas as trs fases, bem como a temperatura da liga, esto estabelecidas. Essa condio atendida para um Sistema Euttico pela isoterma euttica, nessa temperatura, 779C, os pontos onde cada um dos campos das fases , , Lquido tocam a curva isoterma correspondem s respectivas composies das fases, isto , a composio da fase est fixada em 8,0%p Ag, a da fase lquida em 71,9%p Ag, e a da fase em 91,2%p Ag. Alm disso, todas as trs fases estaro em equilbrio para qualquer composio de liga que esteja localizada ao longo da extenso da isoterma euttica.

O Nmero de Componentes presentes so dois, Cu e Ag.

De todos os sistemas de ligas binrias, o que possivelmente o mais importante aquele formado pelo ferro e o carbono. Aos e ferros fundidos so os principais materiais estruturais em toda e qualquer cultura tecnologicamente avanada e so essencialmente ligas ferro-carbono.

O Ferro Puro, ao ser aquecido, experimenta duas alteraes na sua Estrutura Cristalina antes de se fundir.
(1) temperatura ambiente, a forma estvel, conhecida por Ferrita, ou Ferro , e possui uma estrutura cristalina CCC. (2) A Ferrita experimenta uma Transformao Polimrfica para Austenita, ou Ferro , com estrutura cristalina CFC, temperatura de 912C. (3) Essa Austenita persiste at 1394C, temperatura em que a Austenita CFC reverte novamente para uma fase com estrutura CCC, conhecida por Ferrita , a qual finalmente se funde a uma temperatura de 1538C.

O eixo das composies se estende somente at 6,70%p C; nessa concentrao, se forma o composto intermedirio ou composto intermetlico, Carbeto de Ferro, ou Cementita (Fe3C), representado por uma linha vertical no diagrama de fases.

Desse modo, o sistema FerroCarbono pode ser dividido em duas partes: uma poro rica em Ferro e a outra (no mostrada) para composies localizadas entre 6,70 e 100%p C (Grafite Puro).
Na prtica, todos os aos e ferros fundidos possuem teores de carbono inferiores a 6,70%p C. A conveno e a convenincia, no entanto, ditam que a composio ainda seja expressa em termos de "%p C" e no por "%p Fe3C"; 6,70%p C corresponde a 100%p Fe3C.

O Carbono uma impureza intersticial no Ferro e forma uma soluo slida tanto com a Ferrita como com a Ferrita , e tambm com a Austenita (), como est indicado pelos campos monofsicos , e . (1) Na Ferrita , com estrutura CCC, somente pequenas concentraes de carbono so solveis; a solubilidade mxima de 0,022%p a 727C. A solubilidade limitada pode ser explicada pela forma e pelo tamanho das posies intersticiais nas estruturas CCC, que tornam difcil acomodar os tomos de carbono. Embora esteja presente em concentraes relativamente baixas, o carbono influencia de maneira significativa as propriedades mecnicas da Ferrita . Essa fase ferro-carbono, em particular, relativamente macia, pode ser tornada magntica a temperaturas abaixo de 768C e possui uma densidade de 7,88 g/cm3.

(2) A Austenita, ou fase do ferro, quando ligada somente com carbono, no estvel a uma temperatura inferior a 727C. A solubilidade mxima do carbono na austenita, 2,14%p, ocorre a 1147C. Essa solubilidade aproximadamente 100 vezes maior do que o valor mximo para a Ferrita com estrutura CCC, uma vez que as posies intersticiais na estrutura cristalina CFC so maiores e, portanto, as deformaes impostas sobre os tomos de ferro que se encontram em volta do tomo de carbono so muito menores.

(3) A Ferrita virtualmente a mesma que a Ferrita , exceto pela faixa de temperaturas em que cada uma existe. Uma vez que a Ferrita estvel somente a temperaturas relativamente elevadas, ela no de qualquer importncia tecnolgica.

(4) A Cementita (Fe3C) se forma quando o limite de solubilidade para o carbono na Ferrita excedido a temperaturas abaixo de 727C (para composies dentro da regio das fases + Fe3C). O Fe3C tambm coexistir com a fase entre as temperaturas de 727 e 1147C. Mecanicamente, a Cementita muito dura e frgil; a resistncia de alguns aos aumentada substancialmente pela sua presena. Rigorosamente falando, a Cementita um material apenas metaestvel; isto , temperatura ambiente, ela permanecer indefinidamente como um composto. Virtualmente todo o carbono no ao estar na forma de Fe3C, e no de grafite, e o diagrama de fases para o sistema Ferro-Carbeto de Ferro ser vlido para todos os fins prticos. A adio de silcio a ferros fundidos acelera enormemente essa reao de decomposio da Cementita para formar grafite.

Pode ser observado que existe um Euttico para o sistema Ferro-Carbeto de Ferro, localizado a 4,30%p C e 1147C ; para essa Reao Euttica:

Pode ser observado que existe um Eutetide para uma composio de 0,76%p C e a uma temperatura de 727 C. Essa reao eutetide pode ser representada como

As Ligas Ferrosas so aquelas nas quais o Ferro o componente principal, porm o Carbono, assim como Outros Elementos de formao de liga, podero estar presentes. A classificao das Ligas Ferrosas com base no teor de carbono, existem trs tipos de ligas: Ferro, Ao e Ferro Fundido.

Ferro: Comercialmente puro contm menos do que 0,008%p C e, a partir do diagrama de fases, composto temperatura ambiente quase que exclusivamente pela fase Ferrita . Aos: As ligas Ferro-Carbono que contm entre 0,008 e 2,14%p C so classificadas como aos. Na maioria dos aos, a microestrutura consiste tanto da Ferrita como de fase Fe3C. Embora na prtica uma liga de ao possa conter at 2,14%p C, as concentraes de carbono raramente excedem 1,0%p. Ferros Fundidos: So classificados como ligas ferrosas que contm entre 2,14 e 6,70%p C. Entretanto, os ferros fundidos comerciais contm normalmente menos que 4,5%p C.

Ser mostrado que a microestrutura que se desenvolve depende tanto do Teor de Carbono como do Tratamento Trmico. A discusso ficar restrita ao resfriamento muito lento de ligas de ao, para as quais o equilbrio mantido continuamente.

As mudanas de fases que ocorrem mediante a passagem da regio para o campo das fases + Fe3C so semelhantes quelas descritas para os Sistemas Eutticos.
(1) Considere, por exemplo, uma liga de composio Eutetide (0,76%p C) medida que ela resfriada de uma temperatura dentro da regio da fase , digamos, a 800C. Inicialmente, a liga totalmente composta pela fase Austenita, tendo uma composio de 0,76%p C e a microestrutura correspondente indicada na figura. medida que a liga resfriada, no ocorrero alteraes at que a Temperatura Eutetide (727C) seja atingida. Ao cruzar essa temperatura e at o ponto b, a Austenita se transforma de acordo com a equao:

(2) A microestrutura para esse Ao Eutetide que lentamente resfriado atravs da Temperatura Eutetide consiste em camadas alternadas ou lamelas compostas pelas duas fases ( + Fe3C), que se formam simultaneamente durante a transformao.
Essa microestrutura, que est representada esquematicamente na figura conhecida por Perlita.

A figura mostra uma Fotomicrografa de um Ao Eutetide exibindo a Perlita. As camadas claras mais grossas representam a fase Ferrita , enquanto a fase Cementita (Fe3C) aparece como lamelas finas (Atravs da regra da Alavanca podemos perceber que a Ferrita se encontra em maior proporo), a maioria apresentando cor escura. Muitas camadas de Cementita so to finas que os contornos adjacentes entre fases no conseguem ser distinguidos; essas camadas aparecem escuras nessa ampliao.

Mecanicamente, a Perlita apresenta propriedades intermediarias entre a Ferrita (macia e dtil) e a Cementita (dura e frgil).
As camadas alternadas Ferrita e Fe3C na Perlita se formam como tal pela mesma razo que se forma a estrutura Euttica, porque a composio da fase que lhe deu origem (nesse caso a austenita (0,76%p C) diferente de ambas as fases geradas como produto [Ferrita (0,022%p C) e Cementita (6,7%p C)], e porque a transformao de fases exige que exista uma redistribuio do carbono por Difuso.

A figura ilustra esquematicamente as alteraes microestruturais que acompanham essa Reao Eutetide; aqui as direes da difuso do Carbono esto indicadas pelas setas.
Os tomos de Carbono se difundem para longe das regies da Ferrita, com 0,022%p, e em direo s camadas de Cementita, com 6,7%p C, medida que a Perlita se estende do contorno do gro para o interior do gro de Austenita no reagido. Ento, a Perlita se forma em camadas porque com a formao dessa estrutura os tomos de carbono precisam se difundir apenas ao longo de distncias mnimas, Alm do mais, o resfriamento subseqente da Perlita produzir alteraes microestruturais relativamente insignificantes.

Considere uma composio C0 esquerda do Eutetide, entre 0,022 e 0,76%p C; essa conhecida como uma Liga Hipoeutetide (menos do que o Eutetide).
(1) A aproximadamente 875C, ponto c, a microestrutura consistir inteiramente em gros da fase Austenita (), como mostrado esquematicamente na figura. (2) Ao resfriar at o ponto d, a uma temperatura de aproximadamente 775C, e que se encontra dentro da regio das fases +, essas duas fases coexistiro como est mostrado na microestrutura esquemtica. (3) A maioria das pequenas partculas se formar ao longo dos contornos originais dos gros . (4) As composies tanto da fase como da fase podem ser determinadas utilizando a linha de amarrao apropriada.

(5) Enquanto se resfria uma liga atravs da regio das fases +, a composio da fase Ferrita- se altera com a temperatura ao longo do contorno entre as fases -(+), curva MN, tornando-se ligeiramente mais rica em carbono. Por outro lado, a alterao na composio da Austenita mais dramtica, prosseguindo ao longo da fronteira (+)-, curva MO, medida que a temperatura reduzida. (6) O resfriamento do ponto d at o ponto e, imediatamente acima do eutetide, porm ainda na regio +, produzir uma proporo maior da fase , bem como uma microestrutura semelhante quela tambm mostrada: as partculas crescero em tamanho.

(7) medida que a temperatura abaixada para imediatamente abaixo do Eutetide, at o ponto f, toda a fase que estava presente temperatura Te (e que possua a composio do eutetide) se transformar em Perlita, de acordo com a reao abaixo.
(8) Virtualmente no existir qualquer alterao na fase que existia no ponto e ao se cruzar a temperatura eutetide ela estar normalmente presente como uma fase matriz contnua ao redor das colnias de Perlita isoladas.

(9) Assim, a fase Ferrita- estar presente na Perlita e tambm como a fase que se formou enquanto se resfriava ao longo da regio das fases +. A Ferrita- que est presente na Perlita chamada de Ferrita Eutetide, enquanto a outra, aquela que se formou a temperaturas acima de Te, conhecida por Ferrita Proeutetide (significando pr-, ou antes, do eutetide). (10) Tambm deve ser observado que dois microconstituintes a Ferrita Proeutetide e a Perlita esto presentes nessas micrografias e aparecero em todas as ligas FerroCarbono Hipoeutetides que so resfriadas lentamente at uma temperatura abaixo da Eutetide.

A figura mostra uma Fotomicrografa de um ao com 0,38%p C. As regies brancas, com maiores dimenses, correspondem Ferrita Proeutetide.

Uma micrografia eletrnica de varredura que mostra a microestrutura de um ao carbono simples com 0,44%p de C. As grandes reas escuras so Ferrita Proeutetide. As regies que apresentam estrutura lamelar alternando entre claro e escuro so Perlita; as camadas escuras e claras na perlita correspondem, respectivamente, s fases Ferrita- e Cementita.

As quantidades relativas de -Proeutetide e Perlita podem ser determinadas de maneira semelhante quela que foi descrita para os microconstituintes Primrio e Euttico. Uma vez que a Perlita o produto da transformao da Austenita que possui essa composio. Por Exemplo: Vamos considerar uma liga com composio C0. (1) A frao de Perlita, Wp, pode ser determinada de acordo com a relao:

(2) A frao de -Proeutetide, W., calculada como a seguir:

As fraes tanto de Total (Eutetide e Proeutetide) como de Cementita so determinadas utilizando-se a Regra da Alavanca, juntamente com uma Linha de Amarrao que se estende atravs da totalidade da regio que compreende as fases +Fe3C, desde 0,022 at 6,7%p C.

Resultam transformaes e microestruturas anlogas para as Ligas Hipereutetides que so aquelas que contm entre 0,76 e 2,14%p C, que so resfriadas a partir de temperaturas dentro do campo da fase (Austenita).
(1) Considere uma liga com composio C1, a qual, mediante resfriamento, se move verticalmente para baixo ao longo da linha zz'. No ponto g, somente a fase estar presente com uma composio de C1, a microestrutura aparecer conforme est mostrado, apresentando apenas os gros da fase .

(2) Com o resfriamento para dentro do campo das fases +Fe3C, isto , at o ponto h, a fase Cementita comear a se formar ao longo dos contornos dos gros iniciais da fase (Austenita). Essa Cementita chamada Cementita Proeutetide, aquela que se forma antes da reao Eutetide.
Obviamente, a composio da Cementita permanece constante (6,70%p C) medida que a temperatura alterada. (3) medida que a temperatura reduzida atravs da Eutetide at o ponto , toda a Austenita restante com composio Eutetide ser convertida em Perlita; assim, a microestrutura resultante consistir em Perlita e Cementita Proeutetide como microconstituintes.

Na Fotomicrografa de um ao com 1,4%p C, observe que a Cementita Proeutetide aparece clara. Uma vez que ela tem uma aparncia muito semelhante da Ferrita Proeutetide, existe alguma dificuldade em se distinguir entre os aos Hipoeutetide e Hipereutetide simplesmente com base na microestrutura

As quantidades relativas dos dois Microconstituintes Perlita e Fe3C Proeutetide podem ser calculadas para ligas de aos Hipereutetides de maneira anloga que foi empregada para os materiais Hipoeutetides.

A linha de amarrao apropriada se estende entre 0,76 e 6,70%p C.


Exemplo: Para uma liga que possui uma composio C1. (1) A frao da Perlita, Wp :

(2) A frao da Cementita Proeutetide, WFe3C :

Nessa discusso sobre o desenvolvimento microestrutural de ligas Ferro-Carbono sups-se que, durante o resfriamento, condies de equilbrio eram continuamente mantidas; isto , era dado tempo suficiente em cada nova temperatura para qualquer ajuste necessrio nas composies e nas quantidades relativas das fases, conforme previsto a partir do diagrama de fases para o sistema Fe-Fe3C. Na maioria das situaes, essas taxas de resfriamento so impraticavelmente lentas e realmente desnecessrias; de fato, em muitas ocasies so desejveis condies fora do equilbrio.

Dois efeitos de importncia prtica fora das condies de equilbrio so: (1) A ocorrncia de mudanas ou transformaes de fases em temperaturas que no aquelas previstas pelas curvas os contornos entre fases no diagrama de fases;

(2) A existncia temperatura ambiente de fases fora do equilbrio que no aparecem no diagrama de fases.

As adies de outros elementos de liga (Cr, Ni, Ti etc.) trazem alteraes um tanto dramticas no diagrama de fases binrio para o sistema Ferro-Carbeto de ferro. Uma das importantes alteraes o deslocamento da posio eutetide em relao temperatura e concentrao de carbono. Esses efeitos esto ilustrados nas Figuras, que plotam a Temperatura Eutetide e a Composio Eutetide (em %p C) como uma funo da concentrao para vrios outros elementos de liga. Dessa forma, outras adies de liga no alteram somente a Temperatura da reao Eutetide, mas tambm as fraes relativas das fases Perlita e Proeutetide que se formam. Os aos so normalmente ligados por outras razes geralmente para melhorar a sua resistncia corroso ou para torn-los acessveis a um tratamento trmico.

A dependncia da temperatura eutetide em funo da concentrao da liga para vrios elementos de liga no ao.

A dependncia da composio eutetide (%p C) em funo da concentrao da liga para vrios elementos de liga no ao.

Вам также может понравиться