Вы находитесь на странице: 1из 7

Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Sistema de Informacin Cientfica

Elisa Maria Parahyba Campos, Avelino Luiz Rodrigues, Patricia Machado, Margareth Alvarez Interveno em grupo: experincia com mes de crianas com cncer Psicologia em Estudo, vol. 12, nm. 3, diciembre, 2007, pp. 635-640, Universidade Estadual de Maring Brasil
Disponvel em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122098021

Psicologia em Estudo, ISSN (Verso impressa): 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maring Brasil

Como citar este artigo

Fascculo completo

Mais informaes do artigo

Site da revista

www.redalyc.org
Projeto acadmico no lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto

RELATOS DE EXPERINCIA

INTERVENO EM GRUPO: EXPERINCIA COM MES DE CRIANAS COM CNCER


Elisa Maria Parahyba Campos # Avelino Luiz Rodrigues Patricia Machado Margareth Alvarez
RESUMEN. Neste trabalho tentamos demonstrar a possibilidade de uma interveno que, mesmo sem ter objetivos psicoteraputicos em uma concepo mais estrita, produziu efeitos equivalentes aos da psicoterapia, uma vez que propiciou aos participantes a possibilidade de entrar em contacto com seu mundo interno e de lanar mo de recursos at ento desconhecidos para eles. Este tipo de percepo deu aos participantes mais instrumentos para lidar com a situao difcil que representa uma criana portadora de cncer. Ao relatar experincia realizada com um grupo de mes de crianas submetidas a transplante de medula ssea, alm da apresentao de uma forma peculiar de interveno que se mostrou efetiva, e do aprendizado resultante da experincia, propomos ao leitor a possibilidade de reproduzir este modelo em outros tipos de grupos e instituies.
Palavras-chave: interveno em grupo, psicooncologia, psicologia da sade.
*

GROUP INTERVENTION: EXPERIENCE WITH MOTHERS OF CHILDREN WITH CANCER


RESUMO. The possibility of a psychosocial intervention, without any strict psychotherapeutic goals, albeit with similar results as those from Psychotherapy, is presented. It has actually given participants the possibility of contacting their inner world and of utilizing resources hitherto unknown to them. Participants provided instruments for the improvement of their abilities to deal with difficult situations in the care of children with cancer. This paper describes an experience with a group of mothers whose children underwent bone marrow transplants, a special type of effective psychosocial intervention, and a learning case from such an experience. The reproduction of such a model on other groups and institutions is recommended.
Key words: Group intervention, psycho-oncology, health psychology.

INTERVENCIN EN GRUPO: EXPERIENCIA CON MADRES DE NIOS CON CNCER


ABSTRACT. En este trabajo buscamos demostrar la posibilidad de una intervencin que, aunque sin objetivos psicoteraputicos en una concepcin ms estricta, produjo efectos equivalentes a los de la psicoterapia, una vez que propici a los participantes la posibilidad de entrar en contacto con su mundo interno y de lanzar mano de recursos desconocidos hasta entonteces para ellos. Este tipo de percepcin les dio a los participantes ms instrumentos para manejar la situacin difcil que representa un nio con cncer. Al relatar la experiencia realizada con un grupo de madres de nios sometidos a trasplante de mdula sea, adems de la presentacin de una forma peculiar de intervencin que se mostr efectiva y del aprendizaje resultante de la experiencia, proponemos al lector la posibilidad de reproducir este modelo en otros tipos de grupos e instituciones.
Palabras-clave: intervencin en grupo, psicooncologa, psicologa de la salud.

*
#

Doutora em Psicologia Clnica. Professora do Departamento de Psicologia Clinica da Universidade de So Paulo. Coordenadora do Laboratrio Chronos - Centro Humanstico de Recuperao em Oncologia e Sade. Doutor em Psicologia. Professor do Departamento de Psicologia Clinica da Universidade de So Paulo. Psicloga do Laboratrio Chronos do Departamento de Psicologia Clinica da Universidade de So Paulo.

636

Campos e cols.

Para que seja possvel uma reflexo sobre as possibilidades de interveno sob o enfoque da Psicologia da Sade, necessrio lembrar que esta rea tem se diferenciado do campo da Psicologia Clnica pelas formas de interveno que utiliza, j que no se prende exclusivamente aos aspectos patolgicos dos processos mentais, voltando sua ateno para as repercusses da vida emocional sobre o orgnico, e vice-versa. Outra preocupao que distingue a Psicologia da Sade da Psicologia Clnica a preocupao com a preveno, e por fim, com a promoo de sade tanto em nvel individual quanto em nvel social. A Psicologia da Sade surge como uma alternativa ao modelo fragmentado de promoo de sade, uma vez que, por sua natureza e objetivo, leva em conta os fatores biopsicossociais nos processos de adoecimento do indivduo. Cabe aos profissionais e pesquisadores desenvolver modelos de interveno que possibilitem a interdisciplinaridade, relacionandose com a Biologia, a Medicina, a Economia e outros campos do saber. Se antes o psiclogo s participava do processo sade-doena quando estava inserido em programas de sade mental, hoje cada vez maior a demanda por profissionais de psicologia que possam atuar em equipes multidisciplinares em hospitais, casas de apoio, postos de sade e outras entidades ou instituies. Neste trabalho tentamos demonstrar a possibilidade de uma interveno que, mesmo sem ter objetivos psicoteraputicos em uma concepo mais estrita, produziu efeitos equivalentes aos da psicoterapia, uma vez que propiciou aos participantes a possibilidade de entrar em contacto com seu mundo interno e de lanar mo de recursos at ento desconhecidos para o paciente. Ao relatar experincia realizada com um grupo de mes de crianas submetidas a transplante de medula ssea hospedadas em uma casa de apoio, alm da apresentao de uma forma peculiar de interveno que se mostrou efetiva e do aprendizado resultante da experincia, propomos ao leitor a possibilidade de reproduzir este modelo em outros tipos de grupos e instituies. De acordo com Campos, Alvarez e Machado (2004), o transplante de medula ssea no um procedimento cirrgico, mas uma infuso de clulas sanguneas de medula ssea saudvel, em um processo indolor, semelhante a uma transfuso de sangue. O transplante de medula ssea objetiva substituir a medula doente por uma medula saudvel, tendo como expectativa a cura da doena.

Campos, Alvarez e Machado (2003) lembram que a equipe mdica, a enfermagem e todos os profissionais que participam do processo experimentam um alto nvel de estresse, sem que qualquer suporte lhes seja oferecido. A deciso pelo transplante , no paciente adulto, de inteira responsabilidade deste, o que pode gerar angstia relacionada aos resultados e tambm ao medo das etapas pelas quais ele dever passar at a alta hospitalar. No caso de crianas, essa deciso cabe aos pais ou responsveis, o que gera nestes, alm da angstia, um nvel considervel de culpa, como podemos observar em nossa prtica clnica, a partir de alguns depoimentos. So ainda relatados sentimentos ambivalentes, como desejo de optar pelo transplante e medo de um eventual fracasso. Em nossa prtica no atendimento destes familiares, notamos que optam pelo transplante porque sabem que no tm escolha, mas permanecem inseguros quanto deciso, por saberem do sofrimento inevitvel que ela acarreta aos filhos. Os pais so amplamente informados sobre cada etapa do transplante pela equipe que realizar a interveno. Quando falamos em sofrimento importante salientar que no estamos nos referindo apenas ao sofrimento fsico, gerado pelo mal-estar proveniente das sesses macias de quimioterapia. Na verdade, o isolamento ao qual o paciente deve ser submetido, para evitar qualquer tipo de contaminao no perodo ps-quimioterapia, muitas vezes vivido por este como um profundo sentimento de abandono. O suporte psicolgico imprescindvel neste momento, tanto para o paciente adulto ou criana quanto para os pais, neste ltimo caso. O trabalho junto a uma instituio possibilitou reunir as mes de crianas que estavam sendo submetidas ao transplante de medula ssea, para que pudessem partilhar sentimentos, propiciando a liberao de emoes e conseqente elaborao do ponto de vista emocional. Nossa inteno foi tentar uma compreenso dos comportamentos e sentimentos daquelas mes naquele momento e melhorar seus relacionamentos com as crianas e sua doena. O trabalho em grupo nos pareceu indicado por ser este um tipo de tcnica adequada situao. De acordo com Gomes e cols. (2003) em pesquisa da literatura sobre a utilizao da eficcia da tcnica de grupo em reabilitao de mulheres com cncer de mama, o uso de grupos no s auxilia na reabilitao psicossocial, mas tambm ajuda a lidar com situaes de medo e estresse.

Interveno com mes de crianas com cncer

637

Para que se possam compreender melhor o funcionamento e os efeitos de qualquer grupo, importante lembrar alguns mecanismos mentais do indivduo no momento em que participa de um grupo ou vive uma experincia que chamaremos, apenas para efeito didtico, grupal. Um grupo no apenas um conjunto de pessoas. Para que este conjunto possa ser chamado de grupo, necessrio um objetivo comum, ou um elemento comum que mantenha unidos os seus membros. Para Eliade (1969), o primeiro momento em que o homem se rene e forma grupos seria sempre o momento em que ele se sentiu ameaado, tendo o grupo a funo de enfrentar o medo do perigo comum. Em seus estudos sobre a origem das religies, Eliade (1969) relata tanto as formaes grupais quanto o incio de manifestaes ritualsticas, que teriam a funo de aplacar a ira do desconhecido, dos deuses. Vale lembrar que muitas vezes este processo era desencadeado por algum fenmeno natural, que, por ser desconhecido, ameaava a integridade fsica e o equilbrio emocional dos homens primitivos. O grupo poderia ser visto como um conjunto de pessoas que estariam unidas por um objetivo comum: autoproteo contra uma ameaa muitas vezes indefinida. Pudemos constatar o suporte que o grupo representa quando surge uma ameaa a ser enfrentada, representada por uma doena grave que pode levar morte, e ainda o ambiente que representa para a liberao de algumas emoes que no contexto do grupo podem ser comuns a todos os participantes, mas no ocorrem em outros contextos sociais. A doena sempre uma ameaa integridade do indivduo em seus aspectos somticos, emocionais e sociais, na medida em que muitas vezes no temos um controle sobre o seu surgimento e desenvolvimento. Llull (2003) realizou trabalhos com pacientes de cncer utilizando psicoterapia de grupo em uma abordagem cognitiva, para verificar a relao existente entre os efeitos da psicoterapia e as atitudes de enfrentamento da doena por parte das pacientes. Segundo o autor, foram encontradas correlaes significativas entre a participao no grupo e a manuteno de uma qualidade de vida satisfatria, apesar da doena. A organizao de grupos com a finalidade de promover uma troca de experincias e de suporte para pacientes - institucionalizados ou no - tem se mostrado uma prtica bastante eficaz, com resultados benficos tanto para os doentes quanto para seus familiares. Um grupo pode se diferenciar quanto a

seus objetivos, ao local em que realizado e demanda que deu origem sua criao. O tempo de durao obedece aos mesmos critrios, podendo ser preestabelecido e delimitado ou ser indeterminado, como parte das atividades da instituio em que ocorre.
A PSICOONCOLGIA E OS GRUPOS DE AUTO-AJUDA

Segundo Gimenes (1994), Galeno, nos primrdios da constituio da Medicina, havia observado uma correlao entre estados melanclicos e o surgimento de tumores (vale lembrar que at ento o corpo era considerado uma entidade separada da mente, e isto prevalecia). A dicotomia mente e corpo permanece como verdade inquestionvel ao longo da Idade Mdia e do Renascimento, tendo sido ratificada pelo cogito cartesiano, onde a res extensa seria sempre uma instncia totalmente separada da res cogitans. A viso de um processo sade-doena s emerge no final do sc. XIX, com as publicaes de Freud, em que a importncia da vida mental e sua relao com a vida somtica do indivduo ficavam evidentes, e posteriormente, com as publicaes do Psychosomatic Medicine, de 1920, nas quais estes eventos eram amplamente ratificados. No caso do cncer, o estado emocional do paciente e o desenvolvimento da doena tm sido objeto de pesquisa intensa por parte dos profissionais da psicooncologia, relatadas no Journal of the Psychological,Social and Behavioral Dimensions of Cancer, publicao da IPOS- Inrternational PsychoOnchology Society. Segundo Holland (1991), alm do paciente, tambm os familiares de um portador de cncer merecem cuidados constantes e especficos, que podem variar de acordo com o lugar que ocupam na constelao familiar. Campos (1998) relata que, dos programas mais conhecidos de atendimento ao paciente de cncer e familiares, o PAA Programa de Auto-Ajuda, foi adaptado da forma originalmente proposta por seu criador Simonton (1987) para utilizao em hospital da rede pblica de sade, tendo apresentado resultados positivos nos quesitos adeso, mudana de comportamento em relao doena e elaborao de modos eficazes de enfrentamento. Ainda segundo Campos (1998), as evidncias mostraram que este tipo de interveno trazia resultados mais rpidos e permanentes, modificando o

638

Campos e cols.

comportamento dos pacientes em relao prpria doena e ao modo de enfrent-la. A participao em diversas atividades na casa de apoio onde foi realizado o presente trabalho mostrou que havia uma demanda das mesacompanhantes por atendimento psicolgico. Em um primeiro momento no estava claro para a equipe o que seria mais adequado abordar e quais seriam as necessidades daquelas mes. Nossa inteno foi realizar um estudo exploratrio, capaz de dar subsdios para a criao de uma atividade que se desenvolvesse em carter permanente na instituio onde foi feito. Os psiclogos atuantes naquela instituio sabiam que havia certa dificuldade das mes em relao aos cuidados exigidos pelas crianas, como se elas tivessem necessidade de manter distncia de seus filhos, o que gerava uma sobrecarga para os funcionrios e interfere no estado emocional dos pacientes. Alm das psiclogas que conduziram o grupo em questo, contamos com a consultoria de um psiquiatra, para ter sempre esclarecidas as dvidas relativas ao comportamento emocional das participantes, que algumas vezes faziam supor um comprometimento que poderia estar envolvendo aspectos orgnicos, e no apenas emocionais.
PARTICIPANTES, OBJETIVOS E PROCEDIMENTOS

De acordo com Campos (2000), os grupos de apoio tm se revelado uma forma eficaz de atendimento para acompanhantes de crianas portadoras de cncer, por possibilitarem uma troca de experincias que, ao serem compartilhadas, geram nos participantes um sentimento de incluso, bem como diminuem a sensao de desamparo e solido experimentada nestas circunstncias. O que se observa que, aps o diagnstico, os pais apresentam um sentimento de impotncia, acompanhado muitas vezes de culpa, alm do medo e da angstia por no terem acesso a todas as informaes sobre a doena dos filhos. Em algumas situaes a informao dada, no sendo possvel, porm, para estas famlias, alcanar a compreenso daquilo que ocorre com seus filhos. O grupo serve de suporte para cada elemento que dele participa, uma vez que todos enfrentam a mesma situao. Este trabalho foi realizado junto a uma casa de apoio, onde so oferecidos alojamento, transporte, alimentao e apoio social tanto criana, como a um familiar ou acompanhante, ao longo do tratamento.

Nosso foco foram mes residentes fora de so Paulo, muitas vezes em outros estados. Deixar a prpria casa, cidade, familiares, por si j um fator desestruturante, que vai se somar aos desencadeados pela doena. Estas situaes so importantes e podem determinar modos de enfrentamento diferentes em relao doena. Gimenes (1998) entende o enfrentamento como um processo, um conjunto de esforos contnuos para lidar com situaes estressantes, que atuem de maneira eficaz na diminuio do estresse. Neste caso, as mes tinham que desenvolver novas respostas e comportamentos para lidar com a angstia relacionada doena, a necessidade de conviver com estranhos, as preocupaes com outros filhos e a necessidade de permanecer por um longo perodo distantes de casa. Nossos objetivos foram: 1) oferecer suporte emocional aos participantes, criando um espao para as emoes que estavam sendo vividas; 2) esclarecer as dvidas sobre a doena, as intervenes mdicas e demais tratamentos. A primeira proposta para a o grupo inclua a discusso em torno de temas que foram considerados pela equipe como de interesse para as mes dele participantes. Estas discusses ocorreriam ao longo de dez encontros, sempre em uma sala da casa de apoio, em horrio preestabelecido, e seriam coordenadas pela psicloga responsvel pelo grupo. Alguns dos temas eleitos para serem debatidos nos grupos eram: relao mdico-paciente, o que o cncer, o medo da recidiva, a educao dos filhos, distncia de casa, metas futuras e outros. O que pareceu foi que participar dos grupos, deixando emergir possveis sentimentos em relao ao processo de adoecer de seus filhos, ao distanciamento da cidade de origem e ausncia dos familiares passou a ser algo desagradvel, que remetia a lembranas dolorosas. As mes referiam-se ao grupo dizendo que lembrar era sofrer duas vezes. Foram ento realizados alguns encontros em que no havia tema e a conversa poderia fluir livremente. Foram propostas atividades de colagem, desenho e outras tcnicas de carter ldico. A partir deste momento as conversas entre os participantes do grupo revelaram um universo comum: a esperana de cura, a sensao de desamparo e o desejo de voltar para casa. O fato de perceberem que no estavam sozinhas naquilo que vivenciavam levou as mes a discutir mais abertamente seus sentimentos, tentando encontrar solues para os problemas que as afligiam, novas respostas para antigas questes e o incio de algumas tentativas de mudana de

Interveno com mes de crianas com cncer

639

comportamento em relao ao que eram obrigadas a enfrentar, como, por exemplo, acompanhar os filhos ao hospital para tratamentos, coisa que muitas vinham se recusando a fazer. A equipe iniciou ento um novo procedimento, criando dinmicas em que a brincadeira oferecida remetia infncia das participantes, como, por exemplo, a dana-das-cadeiras, cabra-cega, passa-anel, entre outras. Os relatos aps as dinmicas deixavam claro que recordar a prpria infncia tinha o efeito de despertar o desejo de cuidar e acolher a criana doente pela qual cada uma era responsvel. Ao serem cuidadas e acolhidas, podendo brincar no grupo, sentiam-se fortalecidas para desempenhar o papel de me e cuidadora. A equipe observou que, aos poucos, mais do que brincadeira oferecida, a importncia maior era atribuda reunio em si, ao ambiente de continncia que o grupo representava. O tema doena dos filhos ia sendo substitudo por preocupaes e problemas vividos no seu dia-a-dia. A partir da, o quotidiano da casa de apoio sofreu significativa mudana, passando as tarefas a serem cumpridas espontaneamente e num clima de solidariedade entre as mes e a equipe da casa. Apenas como exemplo, as tarefas relativas limpeza e cozinha passaram a ser desempenhadas sem que fosse necessria uma vigilncia dos funcionrios da casa ou cobrana para que fossem realizadas.
CONSIDERAES FINAIS

vem se tornando objeto de estudo e reflexo por parte dos profissionais de sade de modo geral e dos psiclogos de modo especial. Uma famlia que receba assistncia durante a doena de uma criana qual esteja ligada por laos de parentesco prximo pode lanar mo de recursos anteriormente desconhecidos, transformando o sofrimento em uma qualidade de vida melhor. Sabemos que sua situao nunca mais ser a mesma. Ao longo de nossa atuao em diferentes instituies promotoras de sade, quando se trata de dar algum tipo de suporte a famlias com uma criana doente, esbarra-se com limitaes diversas. Algumas das mais difceis de contornar so o nmero de pessoas em sofrimento emocional e uma forma eficaz e vivel de atendimento. As tcnicas de grupo podem nos ajudar a prestar assistncia a um nmero maior de pessoas, alm de poderem se adequar a diferentes situaes. A partir do trabalho aqui apresentado pudemos ainda constatar a importncia de atividades ldicas na liberao de emoes fortemente reprimidas pelo medo do sofrimento, pela ameaa de perda, pela imposio de novos modelos de comportamento impostos pela situao.
REFERNCIAS
Campos, E. M. P. (2000). Grupos de Auto-Ajuda. Em V. L. Santos & I. U. Cesaretti (Orgs.), Assistncia em Estomaterapia (pp. 291-302). So Paulo: Atheneu. Campos, E. M. P. (1998). Histria de um servio. Em M. M. J. Carvalho (Org.), Psico-oncologia no Brasil: resgatando o viver (pp. 72-84). So Paulo: Summus. Campos, E. M. P. C., Alvarez, M. & Abreu, P. (2004). Infncia e famlia. Em J. Mello Filho & M. Burd (Orgs.), Doena e famlia (pp. 205-216). So Paulo: Casa do Psiclogo. Campos, E. M. P., Alvarez, M. & Abreu, P. (2003) Estados emocionais do paciente candidato a transplante de medula ssea. Psicologia Teoria e Prtica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 5, 23-36. Eliade, M. (1969). Origens (T. L. Perez, Trad.). Lisboa: Edies 70. Gimenes, M. G. G. (1998). A pesquisa do enfrentamento na prtica psico-oncolgica Em M. M. Carvalho (Org.), Resgatando o viver (pp. 232-246). So Paulo: Summus Gimenes, M. G. G. (1994). Definio, foco de estudo e interveno. Em M. M. Carvalho (Org.), Introduo psico-oncologia (pp. 35-56). Campinas: Psy. Gomes, F. A, Panobianco, M. S, Ferreira, C. B., Kebbe, L. M. & Meirelles, M. C. C. C. (2003). A utilizao de grupos na reabilitao de mulheres com cncer de mama. Revista de enfermagem da UERJ, 11(3), 292-296. Holland, J. & Howland, J. (Eds.) (1990). Handbook of PsychoOnchology. New York: Oxford University.

O atendimento sade integral implica em um repensar prticas e teorias. preciso promover o bemestar mental, moral e social, alm do fsico. As intervenes em grupo oferecem a possibilidade de um modelo que pode ser adaptado a diversas situaes, alm de propiciar o atendimento a um nmero maior de pessoas. No entendimento de Rait e Lederberg (citados por Holland, 1990), a famlia do paciente de cncer tambm um paciente, e deve ser assistida cuidadosamente pela equipe de sade, e chegam a denomin-la paciente de segundo escalo. O atendimento a famlias com uma criana doente continua sendo um desafio para o profissional de sade. As implicaes emocionais so muitas, tanto por parte da famlia quanto por parte da equipe de cuidadores. Segundo Campos (2004), a maternagem mobilizada em uma equipe a partir dos cuidados a serem prestados a uma criana gravemente enferma

640

Campos e cols.

Llull, D. (2003). Psicoterapia grupal em pacientes com cncer. Revista Argentina de Clnica Psicolgica, 12(3) 207-216. Simonton, C. (1987). Com a vida de novo. So Paulo: Summus. Rait, D. & Lederberg, M. S. (1990). The family of the cancer patient. In J. Holland (Ed.), Handbook of Psychooncology (pp. 585-597). New York: Oxford. Endereo para correspondncia:

Recebido em 25/04/2006 Aceito em 14/07/2006

Elisa Maria Parahyba Campos. Rua Guarar 117 ap 133, Jardim Paulista, CEP 01425-001, So Paujo-SP. E-mail: elisa.ops@terra.com.br

Вам также может понравиться