Вы находитесь на странице: 1из 11

Polcia judiciria e polcia preventiva ( administrativa ou de segurana) art. 144, CR 1988 e art.

4, CPP
Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: (...) 1. A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a: I apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas, assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei; (...) 4o s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as Militares. 5o s polcias militares cabem a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica; aos corpos de bombeiros militares, alm das atribuies definidas em lei, incumbe a execuo de atividades de defesa civil.
Art. 4o A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo.

INQURITO POLICIAL arts. 4 - 23, CPP

Enquanto a polcia preventiva tem papel ostensivo e visa impedir a prtica delitiva (Polcia Militar), a polcia judiciria tem carter repressivo, no sentido de que, ocorrido o crime, caber a ela elucidar os fatos (Polcia Civil e Polcia Federal). Conceito de Inqurito Policial Para Tourinho Filho, inqurito o conjunto de diligncias realizadas pela Polcia Judiciria para a apurao de uma infrao penal e sua autoria, a fim de que o titular da ao penal possa ingressar em juzo Para Vicente Grego, uma pea escrita, preparatria para a ao penal, de natureza inquisitiva

Finalidade e funes do Inqurito Policial A finalidade do IP a investigao de fatos, no intuito de se elucidar a autoria e a materialidade delitiva.
Preservadora: a instaurao do IP configura uma verdadeira precauo contra aes penais temerrias, parciais ou sem justa causa.
2

Preparatria: permite que a prova no se perca no tempo.

Natureza Jurdica do Inqurito Policial Para Nestor Tvora, o inqurito um procedimento de ndole eminentemente administrativa, de carter informativo, preparatrio da ao penal. Rege-se pelas regras do ato administrativo em geral A atividade desenvolvida pela autoridade policial, no mbito do IP administrativa, da porque a ela no se aplicam os princpios da atividade jurisdicional (contraditrio, ampla defesa, nulidades, suspeio, etc.). Vide art. 5, XXXV, CR 1988. Obs.: Muito embora saibamos que o contraditrio no IP diferido (postergado), h doutrinadores (como Marta Saad) que expem que h direito de defesa do IP (ex. assistncia de advogado e guardar o silncio direito constitucional). Nesse sentido, apresentam, esses doutrinadores, o teor da smula vinculante 14.

Princpio da no exclusividade: vige no nosso ordenamento jurdico o princpio segundo o qual a apurao de infraes penais (que de interesse pblico) no exclusiva da Polcia Judiciria. Assim, podem investigar, por exemplo: MP, Senado e Cmara Federal, Assemblias Legislativas, CVM, Polcia Militar, etc. Segundo o STF: Para garantia do acusado, o exerccio das diversas atividades ligadas persecuo penal deve ser realizado por pessoas diferentes em cada uma das suas etapas ou momentos, para que a diversidade de pessoas e autoridades contribua para a imparcialidade e justia da deciso final. (ex: o condutor do preso em flagrante no pode mais ser tambm uma das testemunhas mudana da lei em 2008) Segundo Vicente Greco, trata-se de garantia do devido processo legal. O Plenrio do STF ainda no decidiu se o MP tem poderes investigatrios. Seguem para anlise: HC 84548-SP; HC 94869SP e RE 593727.

Hugo Nigro Mazzilli defensor dos poderes investigatrios do MP. Contrrio a essa ideia, Vicente Greco Filho (argumentao: devido processo legal + sistema acusatrio).

Caractersticas
Discricionariedade: a autoridade policial atender ou no os requerimentos do indiciado
ou da vtima (art. 14, CPP). Por outro lado, os arts 6 e 7, ambos do CPP apontam diligncias obrigatrias e facultativas a cargo da autoridade.
.

Art. 6 Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: I dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; II apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais; III colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; IV ouvir o ofendido; V ouvir o indiciado, com observncia, no que for aplicvel, do disposto no Captulo III do Ttulo VII , deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que lhe tenham ouvido a leitura; VI proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes; VII determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias; VIII ordenar a identificao do indiciado pelo processo datiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes; IX averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter.

Art. 7 Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica. Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade. (lembrar da Smula vinculante 14!)
o

A regra, pois, que oportunidade.

autoridade policial faa um juzo de convenincia e

Recurso da denegao de realizao de diligncias da vtima ou do indiciado: para o prof. Nestor Tvora, possvel, por analogia ao art. 5, 2, CPP, a fim de que se possa recorre ao chefe de polcia (Secretrio de Segurana Pblica ou Governador em ltimo caso).
Art. 5 Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I de ofcio; II mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representa-lo. (...) 2 Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso para o chefe de Polcia.
o o

Obrigatoriedade de atendimento de diligncias do MP e do juiz:


decorre do disposto no art 13, II, CPP: Art. 13. Incumbir ainda autoridade policial: (...) II realizar as diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico;

Escrito (art. 9, CPP) : os atos produzidos oralmente sero reduzidos a termo. Quais princpios essa regra visa garantir?
Art. 9. Todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade.

Sigiloso (art. 20, CPP):


Art. 20. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.

Importante lembrar que esse sigilo no pode se estender ao MP e ao juiz, bem como, quanto ao indiciado, vige a Smula vinculante 14!
Para Nestor Tvora, sigilo segredo externo (evita-se divulgao de informaes essenciais do IP ao pblico em geral), enquanto segredo sigilo interno(restringe o acesso dos autos ao indiciado ou seu advogado). Vide art. 7, XIII a XV e 1 da Lei 8906/94 (Estatuto da OAB) no pode haver sigilo para o advogado!
Indeferimento de vista do IP por advogado autorizado: caso a autoridade policial indefira a vista do IP ao advogado autorizado (procurao), possvel a impetrao de habeas corpus* ou mandado de segurana e, at mesmo, reclamao constitucional ao STF, j que h uma smula vinculante a respeito do tema. Alm disso, a autoridade policial fica sujeito responsabilidade por abuso de autoridade (Lei 4898/65).

Consequncia do sigilo (art. 20, pargrafo nico, CPP):


Pargrafo nico. Nos atestados de antecedentes que lhe forem solicitados, a autoridade policial no poder mencionar quaisquer anotaes referentes instaurao de inqurito contra os requerentes. Pargrafo nico com a redao dada pela Lei no 12.681, de 4-7-2012.

A redao anterior da citada norma permitia que no atestado de antecedentes da autoridade policial constassem condenaes anteriores.
Segundo o STJ, exceto as condenaes definitivas, quaisquer outras informaes de inquritos em curso s sero apresentadas se requisitadas por juiz, MP, autoridade policial ou agente do Estado.

Oficalidade: o IP dirigido pelo delegado de polcia => que policial de carreira => que rgo oficial do Estado (art. 144, 4, CR 1988).

Oficiosidade (art. 5, I, CPP): essa caracterstica aplica-se inteiramente aos crimes de ao pblica incondicionada. Nesses casos, a autoridade policial deve agir de ofcio:
Art. 5 Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I de ofcio;

Crimes de ao penal pblica condicionada e de ao privada (art. 5, 4 5, CPP: necessria a representao da vtima para que a autoridade policial proceda abertura do IP.
4. O inqurito, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado. 5 Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intenta-la.

Indisponibilidade (art. 17, CPP): no h discricionariedade da autoridade policial quanto a instaurar ou no o IP, bem como, quanto a arquiv-lo ou no.
Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito. (vide art. 6, caput, CPP delegado deve)

Inquisitivo: segundo Nestor Tvora as atividades persecutrias ficam concentradas nas mos de uma nica autoridade e no h oportunidade para o exerccio do contraditrio ou da ampla defesa. Inexiste relao processual no IP no h partes! Consequncia prtica: como no houve contraditrio e ampla defesa, o magistrado no poder condenar o indivduo, exclusivamente, por prova produzida em IP (lembrar do contraditrio diferido).

Autoritariedade (art. 144, 4, CR 1988): o delegado de polcia dotado de autoridade. Segundo Nestor Tvora essa caracterstica ganhou relevo aps a edio da Lei 12.830/13, sobretudo em seus art. 2 e 3.
Dispensabilidade (art. 39, 5, CPP):
Art. 39. O direito de representao poder ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declarao, escrita ou oral, feita ao juiz, ao rgo do Ministrio Pblico, ou autoridade policial. (...) 5. O rgo do Ministrio Pblico dispensar o inqurito, se com a representao forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ao penal, e, neste caso, oferecer a denncia no prazo de quinze dias.

10

Fases do Inqurito Policial 1. Noticia Criminis 2. Diligncias


3. Relatrio 4. Concluso do inqurito

Arquivamento do inqurito

Inqurito Policial em crimes de ao penal privada


11

Вам также может понравиться