Вы находитесь на странице: 1из 8

PLANO DE ENSINO DE LNGUA PORTUGUESA

Objetivos gerais: Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situaes mltiplas ampliando a compreenso, a interpretao e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingsticas e tendo a leitura como fonte de informao e ampliao de seu conhecimento.
Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produo espontnea, procurando avanar em suas hipteses sobre leitura e escrita. Utilizando situaes da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a lngua oral quanto escrita, entendendo-as como a representao do processo, com diferentes e usos culturais. Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicolgicas e afetivas do cidado, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive. Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos bsicos na educao como um todo. Objetivos especficos: Perceber a importncia da escrita e sua funo na sociedade. Conhecer o alfabeto em suas diversas formas Aprender a direo correta da escrita e o espaamento entre as palavra Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade. Expressar-se oralmente e por escrito Identificar o alfabeto de a a Z Reconhecer o som inicial e final das palavras.

Reconhecer nas palavras os seus smbolos e o numero de silabas que a compe Usar corretamente a letra maiscula Identificar e empregar a pontuao em frases e em pequenos textos. Produzir pequenos textos coletivo e individual Elaborar frases a seu nvel de experincia

Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas. Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas Expressar se oralmente com clareza Compreender para que serve a escrita e a leitura

Construir e reconstruir palavras e frases nmeros de letras e silabas Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente. Revisar e reelaborar a prpria escrita e de diferentes autores de diferentes gneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita. Contedos programticos para o 1 bimestre: Expresso oral e no verbal. Funo social da escrita. Nome da criana. Alfabeto fontico, mvel, ilustrado, concreto. Construo de palavras.

Contedos programticos para o 2 bimestre: Direo da escrita, espaamento entre palavras. Som final e inicial das palavras estudadas. Nmero de letras e silabas das palavras.

Uso da letra maiscula em inicio de frases, pargrafos e nomes prprios. Pontuao ponto final e vrgula. Contedos programaticos para o 3 bimestre Leitura de palavras, frases e pequenos textos. Silabas simples e palavras chaves Letras do alfabeto Letras do seu nome completo Produo de textos coletivo e individual

Contedos programaticos para o 4 bimestre Expresso oral e corporal Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva. Analise da linguagem: reescrita e reviso de textos Gramtica contextualizada Coordenao motora (no traado da letra cursiva)

Procedimentos metodolgicos Os objetivos sero alcanados atravs do desenvolvimento dos contedos de forma globalizada utilizando se estratgias metodolgicas baseadas na teoria scio interacionista, contemplando atividades ldicas, aos pares e coletivas. para O professor ser o mediador, promovendo intervenes constantes desenvolvimento e avano nas hipteses das crianas.

O processo de alfabetizao ser subsidiado pela teoria construtivista utilizando se como recurso para a aquisio da linguagem oral e escrita textos de diferentes gneros com diferentes funes sociais. As atividades representaro um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.

O ambiente da sala de aula ser um espao onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados. As atividades pedaggicas sero pensadas pelo professor partindo de situaes reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcanar esse objetivo utilizaremos como estratgia metodolgicas do trabalho, atividades permanentes, seqenciadas, ocasionais e projetos didticos. Recurso didtico: Canes, cantigas de roda, poesia, verso, poemas, dramatizao, msicas, pardias, parlendas, trava-lngua, livros de histrias e gibis Sucatas, rtulos, cartazes, fotografias, receitas, anncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, dirio, textos didticos, textos informativos. Produo oral. Leitura compartilhada, aparelhos de som, jornais, revistas, calendrio, alfabeto mvel, bingos, domin, cartazes, mapas, maquete, reportagens, vdeos, calendrio. dinmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros) ATIVIDADES ilustrado Leitura compartilhada bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, teatro de fantoche. Mural de rtulos Entrega de crachs com nome completo Construo de novas palavras Escrever palavras e frases com contexto, Cruzadinhas, caa palavras Montagem do alfabeto concreto e Ditado recortado com palavras contextualizadas Construo de listas Recortes de jornais e revistas Pintar os espaos entre as palavras dentro do texto. Cartazes Fichas de leitura Textos coletivos e individuais Alfabeto mvel, ilustrado e concreto. Nomeao dos objetos da sala Dobraduras, (utilizao vrios tipos de papis).

Processo de avaliao: A avaliao se da de forma continua e formativa, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Realizaremos os registros dos processos dos alunos, atravs do acompanhamento de diagnsticos e avaliaes, integrando a famlia e mantendo-a informada enfocando os progressos observados durante o bimestre. Atravs do conhecimento diagnosticando os nveis, observando diariamente as atividades de sala, participao, interao e organizao. Sero realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada .Utilizaremos as avaliaes como instrumento de avaliao da nossa prtica docente. Sendo assim este plano torna-se flexivl. Processo de recuperao Sero realizadas atividades para retomar os contedos programticos a fim de abranger as crianas que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as mesmas sero oferecidas estratgias didticas para que tenham oportunidade de recuperar-se num processo contnuo. Bibliografia: -Campedelli, Samira. Hoje dia de portugus: 2 ano. Curitiba: ed. Positivo;2007. -So Paulo (estado) secretaria do estado da educao.Ler e escrever: Guia de planejamento e orientaes didticas; professor alfabetizador; 3.ed. So Paulo: FDE, 2010. Plano de ensino (PCNS) de Ferraz de Vasconcelos.

PLANO DE ENSINO DE MATEMTICA


Objetivos gerais: Conduzir o educando aos conhecimentos matemticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o carter de jogo intelectual, caractersticas da matemtica. Como: aspecto que estimula a curiosidade, o esprito de investigao e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Objetivos especficos: Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numerao decimal. Conhecer, identificar, compor e decompor os nmeros pares e impares. Ordenar corretamente os nmeros na ordem Identificar e utilizar as noes de dezena e meia dezena Utilizar corretamente a noo de centena e meia centena. Utilizar a tabuada associando as noes de dobro e triplo.

Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia. Resolver situaes problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operaes. Utilizar corretamente as moedas do sistema monetrios com as noes de real e centavos. ano Reconhecer e utilizar os principais nmeros ordinais. Reconhecer e identificar as datas do calendrio (dias, meses, Identificar a funo dos nmeros que aparecem no dia-a-dia Conhecer e representar os numerais de 0 a 9

Reconhecer situaes envolvendo adio, subtrao ( problemas orais) Identificar antecessor e sucessor Representar unidade e reconhecer dezenas Identificar ordem crescente e decrescente Identificar o numero e numeral de 0 a 30 Construir o conceito de dezena Construir o conceito de dezena e unidade

Resolver situaes problemas sabendo validar estratgias de qualificao como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondncia. perder Saber adio simples Reconhecer o smbolo da adio ( + ) Relacionar subtrao a idias de separar,tirar , diminuir , Reconhecer o smbolo da subtrao ( )

Resolver operaes de adio e subtrao sem reservas e sem recursos ). Identificar numerais ordinais do 1 ao 10 Reconhecer dzia e meia dzia. Construir o conceito de nmero e numeral Identificar numero e numeral de 0 ate Construir conceito de unidade e dezena Reconhecer ordem crescente e decrescente de nmeros Resolver adio e subtrao com unidade e dezena ( simples

Reconhecer na adio a funo de juntar e na subtrao de separar os elementos. Identificar nmeros pares e nmeros impar Reconhecer e utilizar corretamente os smbolos +,- =, <, Resolver situaes problemas envolvendo as quatro operaes

Identificar a diviso como forma de separar um conjunto em subconjuntos Deduzir que o tempo pode ser medido atravs de instrumentos especficos quilo. Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, Explorar clculo mental. Resolver operaes envolvendo dobro e triplo Reconhecer o real como moeda.

Observar formas geomtricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-ls. Construir e representar formas geomtricas. Contedos programaticos para o 1 bimestre Histria dos nmeros Classificao, seriao e conservao. Nmero e numeral de 0 a 9 Antecessor e sucessor Unidade e noo de dezena Nmero e numeral de 0 at 30 Crescente e decrescente Adio, subtrao, problemas com unidades. Contedos programticos para o 2 bimestre Nmeros de 0 a 100 Dezena ( decomposio Problemas envolvendo adio e subtrao. Operaes Adio e subtrao sem reserva e sem recurso Nmeros ordinais Dzia e meia dzia

Numero de 0 at(onde conseguirem chegar.) Dezena e unidade

Contedos programticos para o 3 bimestre Formas geomtricas Calendrio Sistema monetrio brasileiro Situaes problemas Operaes de adio e subtrao Ordem crescente e decrescente Nmeros pares e impares Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.

Contedos programticos para o 4 bimestre Adio e subtrao com reserva e sem conserva e recurso. Multiplicao e diviso Dobro e triplo Metade e tera parte Problemas

Procedimento metodolgico Recurso didtico Folhas impressas material concreto, tampinhas, gros. fita mtrica, relgio dinheirinho representativo caderno, quadro negro jogos com sucata recurso de audio Completar Representar numeral quantidade Ditado de nmeros Trabalhar nmeros vizinhos Ordem crescente e decrescente Colagem Contagem com sucatas , alunos , lpis , material dourado, Emprego do Material concreto para identificar numero e Leitura da escrita de nmeros de 0 ate 30 . Formar grupos de 10 em 10 Desenvolver conjuntos de dezenas. Resolver situaes problemas de sua realidade

Atividades etc. numeral

Exerccios escritos Juntar e contar Uso do material concreto Separar unidades e dezenas Folha mimeografada, impressas, livro didtico. Leitura e escrita de nmeros at

Emprego de material concreto para construir o conceito de nmero e numeral at Formar grupos de 10 em 10 Conjuntos com dezenas

Atividades de juntar e separar, no concreto material dourado, palito, fichas, etc. Exerccio de adio e subtrao em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto. litro. Cartazes Exerccios no caderno , livro , quadros e folhas . Problemas envolvendo as quatro operaes. Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos. Uso de material concreto como relgio, balana, o metro,

Processo de avaliao O aluno ser avaliado no seu dia a dia, em que ser lhe atribudo uma nota bimestral. A avaliao se da de forma continua e formativa, verificando os resultados do processo de ensinoaprendizagem dos alunos. Realizaremos os registros dos processos dos alunos, atravs do acompanhamento de diagnsticos e avaliaes, integrando a famlia e mantendo-a informada enfocando os progressos observados durante o bimestre. Atravs do conhecimento diagnosticando os nveis, observando a participao e interao. Sero realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada .Utilizaremos as avaliaes como instrumento de avaliao da nossa prtica docente. Sendo assim este plano torna-se flexivl. Processo de recuperao: Sero realizadas atividades para retomar os contedos programticos a fim de abranger as crianas que apresentarem dificuldades de aprendizagem, as mesmas sero oferecidas estratgias didticas para que tenham oportunidade de recuperar-se num processo contnuo. Bibliografia: Dante, Luiz Roberto. Aprendendo sempre: alfabetizao matemtica, 2 ano. So Paulo: tica, So Paulo, 2008.

Вам также может понравиться