Вы находитесь на странице: 1из 4

Resumo de Direito e tica

Direito, Estado e Sociedade O Direito nasceu junto com a sociedade j que a existncia de um fundamental para a existncia do outro. Conceitos Direito um conjunto de regras obrigatrias que garante a convivncia graas ao estabelecimento de limites ao de cada um de seus membros; Destina-se a regular as relaes humanas onde as normas de direito asseguram as condies de equilbrio da coexistncia dos seres humanos, da vida em sociedade; O Estado foi criado no momento em que a sociedade cedeu parte de seus direitos individuais em favor de um bem maior (coletividade); Tem como objetivo principal a defesa dos interesses coletivos j que este tem que sobrepor ao interesse individual, em prol da democracia; O Direito passou a conter regras impostas pelo Estado, que tem por objetivo a organizao da sociedade e a defesa dos interesses coletivos.

Teorias do Estado Hobbes (O Leviat) - Condio para evitar o caos, poder concentrado em um homem ou assembleia, pacto pelo medo; Locke (Tratado sobre o governo) - Governo civil junto com a sociedade, determinados indivduos tem poder de executar as regras, defesa da propriedade (liberdade + propriedade); Rousseau (O Contrato Social) - Soberania das leis para garantir o bem estar, indivduo tem direitos e deveres com a sociedade, despersonificao da soberania (vontade geral); Tocqueville (A Democracia na Amrica) - Democracia (igualdade, liberdade e individualismo), pluralidade partidria, respeito s leis e associacionismo (ao coletiva espontnea).

Formas de Gesto Pblica Gesto Patrimonialista: tomadas de deciso conforme intenes pessoais do gestor, utilizao do prestgio; Gesto Burocrtica: a hierarquia de comando, a primazia das normas, a impessoalidade; Gerencialismo: uso ferramentas de gesto do setor privado no setor pblico, cidado = cliente, eficincia e economicidade, descentralizao do controle; Gesto Social: iniciativas locais de organizao e gesto pblica.

Diferena entre norma moral e jurdica Moral (conscincia) Jurdica (sano/ coero pelo Estado) Exemplos de leis injustas que existiram no mundo: lei da escravido; lei que impedia a mulher de podia votar. A evoluo do direito foi diretamente proporcional evoluo do homem que foi se despindo de pr-conceitos que o envolviam at ento. Direito Natural: Princpios morais consagrados pela sociedade Direito Positivo: a norma jurdica especfica na lei escrita e posta sociedade.

Direito x Moral x tica Moral: Estabelece regras que so assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. Direito: Estabelece o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. tica: o estudo geral do que bom ou mau; tem como objetivo: buscar justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Norma jurdica Padres de conduta social impostos pelo Estado, para que seja possvel a convivncia dos homens em sociedade; Caractersticas: BILATERALIDADE: A norma jurdica bilateral, posto que vincula sempre duas partes GENERALIDADE: A norma jurdica preceito de ordem geral dirigida indistintamente a todos os indivduos que se encontram na mesma situao jurdica; ABSTRATIVIDADE: A norma jurdica abstrata, ou seja regula as situaes de modo geral e hipottico; IMPERATIVIDADE: a norma jurdica imperativa, ou seja, no mera declarao de uma conduta, mas impe-se quanto a seu cumprimento. COERCIBILIDADE: possibilidade de uso da coao para o cumprimento da norma seja atravs da intimidao (coao psicolgica), seja pela possibilidade do uso da fora (coao fsica).

Fontes do Direito FONTES HISTRICAS Como fenmeno social, o Direito acompanha a sociedade no curso de sua evoluo; FONTES MATERIAIS- so os fatos sociais que influenciam no processo de criao da norma jurdica. FONTES FORMAIS So as formas pelas quais a normas jurdicas se exteriorizam, ou seja, as normas jurdicas em si. Ex. a Lei, a Jurisprudncia. COSTUMES - Como o Direito, se constitui em um fato social, hbitos arraigados na sociedade. DOUTRINA- obras jurdicas ANALOGIA- recurso tcnico que consiste em se aplicar, a uma hiptese no prevista pelo legislador, a soluo por ele apresentada para um caso semelhante no prevista.

Hierarquia das Leis Constituio Federal: o estatuto legal bsico que orienta todos os ramos do Direito, invalidando as leis que com ela no estejam em harmonia; EMENDAS CONSTITUIO so leis que modificam parcialmente a Constituio. Elas esto sujeitas a limitaes. LEIS COMPLEMENTARES so leis destinadas a complementar ou integrar a Constituio. Ex: CDC LEIS ORDINRIAS so as leis comuns. Ex.: Cdigo Penal, Cdigo Civil.

LEIS DELEGADAS so elaboradas pelo Presidente da Repblica, em virtude de autorizao concedida pelo Poder Legislativo, ficando o Congresso Nacional com o poder de Veto. MEDIDAS PROVISRIAS so atos editados pelo Presidente da Repblica, com fora de lei, em casos de relevncia e urgncia, devendo ser submetida de imediato ao Congresso Nacional. Tm vigncia temporria. OUTRAS NORMAS DE HIERARQUIA INFERIOR so normas que se aplicam diretamente s pessoas (sentenas judiciais). So restritas, pois atingem somente as pessoas nelas envolvidas.

Pessoa Natural/Fsica todo ser humano possuidor de capacidade para adquirir direitos e assumir deveres (obrigaes). Capacidade de direito: um conjunto de faculdades e direitos em potencial, que possibilitam o indivduo estar apto para ter direitos e obrigaes. Comea com o nascimento com vida; mas a lei pe a salvo desde a concepo os direitos de nascituro. Capacidade de fato representa a aptido do indivduo para exercer por si s todos os direitos que titular.

Pessoa Jurdica Entidades a que a lei concede personalidade, capacitando-as a serem sujeitos de direito e obrigaes; Representa um agrupamento de indivduos (corporao, sociedade) ou tem conjunto de bens destinados a uma finalidade especfica (Fundaes); Categorias: as de Direito Pblico (interno ou externo) e as de Direito Privado; Direito Pblico interno so: a Unio, Estado, Distrito Federal, municpios e as autarquias; Direito Pblico externo so representadas pelo estado soberano como por exemplo, o Brasil, Portugal, Frana e outros; Direito Privado so todas as sociedades civis de fins econmicos ou no, como exemplo, empresas, associaes de beneficncia e as sociedades comerciais e fundaes. Para a constituio de pessoa jurdica de direito privado obrigatrio que seja feito por escrito; Os atos praticados pelos representantes da pessoa jurdica no exerccio de suas atribuies so de responsabilidade da pessoa jurdica, respondendo por qualquer ato lascivo ou danoso.

O registro da pessoa jurdica deve ter: A denominao, os fins, a sede, o tempo de durao e o fundo social, quando houver; O nome e a individualizao dos fundadores ou instituidores, e dos diretores; As condies de extino da pessoa jurdica e o destino do seu patrimnio, nesse caso.

Direito do Trabalho A principal funo do Direito do Trabalho regulamentar a relao de emprego, garantindo direitos a empregados e empregadores. um complexo de princpios, regras e institutos jurdicos que regulam a relao empregatcia englobando institutos, regras e princpios jurdicos que dizem respeito s relaes coletivas entre trabalhadores e tomadores de servios.

Princpios: de proteo ao trabalhador; da norma mais favorvel; da condio mais benfica; da primazia da realidade sobre a forma; da continuidade da relao de emprego; da irrenunciabilidade dos direitos laborais; da inalteridade contratual lesiva; da imperatividade das normas trabalhistas.

Requisitos que caracterizam a relao de emprego: trabalho por pessoa fsica; pessoalidade; no eventualidade; onerosidade e subordinao. Contrato de Trabalho: tem como objetivo constituir uma obrigao (uma pessoa fsica se obriga a prestar trabalho no eventual em favor de outra pessoa, que pode ser pessoa fsica ou jurdica, ficando juridicamente subordinada a ela e tem como contraprestao o recebimento de salrio). Caractersticas do contrato de trabalho: bilateral: gera direitos e obrigaes para empregado e empregador; intuitu peronae: somente o empregado pode cumprir sua prestao pactuada; comutativo: as partes tm conhecimento prvio dos deveres e direitos acordados; consensual: no exige forma especial; de trato sucessivo: exprime uma relao de continuidade; oneroso: a prestao do empregado corresponde contraprestao salarial paga pelo empregador. Classificao do contrato de trabalho: tcito aquele em que o vnculo nasce a partir do momento em que o empregado comea a prestar servios e o empregador paga seu salrio; expresso: quando a constituio do contrato se deu de maneira verbal ou escrita; por prazo determinado: o contrato cuja exigncia depende do termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada; por prazo indeterminado: onde as partes estabelecem a relao de emprego, porm no sabem quando o contrato de trabalho ter fim. Alterao de contrato: A alterao s lcita quando for de mtuo consentimento e quando no houver prejuzos diretos ou indiretos ao empregado.

Вам также может понравиться