Вы находитесь на странице: 1из 6

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

ENVELHECIMENTO COMPARTILHADO: PARTICIPAO DE IDOSAS NO GRUPO DE CONVIVNCIA DA COMUNIDADE NOVA PANTANAL Juliana Santos Graciani e Nadia Dumara Ruiz Silveira Pontifcia Universidade Catlica- PUC, So Paulo SP, Brasil. RESUMO Este estudo teve como objetivo refletir sobre o processo de envelhecimento de idosas e a importncia da participao no Grupo de Convivncia da Comunidade Nova Pantanal, uma interveno do Ncleo de Trabalhos Comunitrios da PUC/SP, partindo do pressuposto que o envelhecimento um processo que envolve as dimenses biopsicossocial. Na sociedade globalizada o envelhecimento pode favorecer a excluso, embora tambm propicie a possibilidade da participao social e comunitria como uma estratgia de enfrentamento da situao de desigualdade. Foi utilizada metodologia qualitativa, tcnica da observao participante e entrevistas. A pesquisa de campo foi realizada na Comunidade Nova Pantanal, com idosas participantes do Grupo de Convivncia de Mulheres. A anlise foi realizada destacando trs grandes categorias a partir dos dados obtidos: relaes pessoais e familiares, participao no grupo de convivncia e envelhecimento. A discusso dos dados revelou que a famlia ocupa um espao central na vida dos sujeitos. A velhice aparece como fase natural do desenvolvimento humano, principalmente associada a doenas e incapacidades fsicas. A participao no Projeto valorizada por ter promovido mudanas pessoais destacando a confiana, auto-estima e a disponibilidade de renda para o sustento da famlia. O Grupo de Convivncia representou um espao social de superao do medo de aprender novas habilidades, conquista da sociabilidade, prtica da solidariedade e da possibilidade de aquisio de uma nova profisso. A participao contribuiu para o estabelecimento de novas relaes consigo, com seu processo de envelhecer, no grupo e na comunidade, criando para estas idosas um novo papel e funo social. Palavras-chave: Envelhecimento, Grupo de Convivncia, Participao Social.

Essa pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre o processo de envelhecimento e a participao de idosas no Grupo de Convivncia de Mulheres do Projeto nibus Ludicidade - Ba Encantado, na Comunidade Nova Pantanal. Foram selecionadas duas participantes do Grupo de Convivncia, o critrio para escolha foi o envolvimento nas atividades, tempo de participao superior a dois anos e forma de ingresso, no caso convite e indicao. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas e para a anlise, foram destacadas algumas categorias: relaes pessoais, familiares, participao no grupo de convivncia e envelhecimento.

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Partiu-se do pressuposto que a participao em trabalhos comunitrios pode favorecer a qualidade de vida das idosas, gerando melhorias no bairro, assim como, na luta pelos direitos humanos dos idosos e demais segmentos. A partir dos dados obtidos, a primeira constatao que se faz sobre o envelhecimento que existe uma articulao entre uma representao pessoal construda ou imposta socialmente e que se manifesta nas mltiplas dimenses do viver: psicolgica, biolgica, cultural, social, jurdica, familiar, poltica, comunitria, econmica e religiosa. As contradies, os medos, os sonhos, as expectativas, as decepes, permeiam cada dimenso dessa realidade plural. Olievenstein (2001) informa que nascer para a velhice um longo caminho, perpassado pelos efeitos da globalizao, pela reinveno da velhice (Debert, 2004), pelo confronto segundo Mercadante (2004), das idias que nos so impostas por um modelo hegemnico de envelhecer. A velhice vivida na Comunidade Nova Pantanal, no pode ser engessada e generalizada em nmeros, se quisermos retratar com fidelidade a realidade social do idoso. Isso fica evidenciado nos depoimentos de alguns sujeitos, para a questo: Em que fase da vida voc se considera?. Alfa responde J me considero mais velha do que minha idade! e por outro lado, Beta T inteira ao lado do meu marido e de minha filha. Ambas as respostas traduzem uma experincia singular do processo de percepo do ser que envelhece, marcada por sua subjetividade. Por outro lado, o envelhecimento uma construo de representaes sociais, marcadas pela temporalidade. Alfa relata sobre as diretrizes das polticas pblicas e os impactos que elas geram nas famlias e em seus costumes. hoje bem melhor tem assistncia mdica, no acompanhei a velhice de meus pais, nunca fui num asilo, num hospital de velhinho!. A imagem que Alfa descreve sobre o envelhecimento de seus pais, associa este processo dependncia, debilidades e apresenta apenas duas opes para suas condies de sobrevivncia: residir no asilo ou quando enfermo, permanecer em um hospital. Esta imagem negativa e pejorativa em relao ao idoso, embora para ela seja muito real.

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Berger e Luckmann (1974) ressaltam que as representaes sociais so internalizadas, compartilhadas com os outros e produzem valores, interferindo na maneira particular de lidar com a realidade como na auto-aceitao ou no do envelhecimento. Dessa maneira a participao num Grupo de Convivncia, permite a elaborao e o compartilhar do processo de envelhecer e das representaes sociais impostas externamente ou internamente, permitindo a construo de novos paradigmas do envelhecimento e uma nova viso da velhice compartilhada num projeto social. Neste sentido, constata-se a necessidade de polticas pblicas que possibilitem a formao de novas representaes sociais dos idosos, por meio de alternativas que lhes permitam reinterpretar suas vidas e a realidade que os cerca. O redimensionamento da condio de vida deste segmento amplia o prprio significado de sade da pessoa idosa. Um significado que envolve, alm do aspecto biolgico, questes sociais, culturais e psicolgicas como parte do sentido de bem-estar. As necessidades e as aspiraes de uma pessoa idosa devem compor seu projeto de vida pessoal e social, proporcionando-lhe um novo modo de viver seu envelhecimento A maneira como o idoso se integra s possibilidades de convivncia, influi em seu envolvimento e forma de participao, em suas escolhas e nas possibilidades de se assumir como um ser ativo, inovador, resistente e protagonista, (Bordenave, 1983). A Lei 8.842/94 no seu primeiro artigo institui A Poltica Nacional do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condies para promover sua autonomia, integrao e participao efetiva na sociedade. Neste sentido, participar como cidado um direito e um dever do idoso, sendo que para sua verdadeira efetivao necessrio que o idoso, essencialmente, se sinta sujeito de sua prpria vida. Os parmetros estabelecidos pela ONU, a respeito da poltica de sade pblica denominada Envelhecimento Ativo, prioriza aes nos seguintes setores: direitos humanos, capacidade de independncia, participao, auto-realizao e assistncia, nessa abordagem a participao passa a ter uma conotao articulada com a sade, sendo destacado o carter preventivo, de promoo e de tratamento aos idosos que integram aes, grupos sociais ou aes comunitrias.

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Esta pesquisa revela que a participao no Grupo de Convivncia do Projeto nibus Ludicidade Ba Encantado para os sujeitos pesquisados contribuiu para mudanas em sua maneira de ser: a dimenso familiar ocupa o lugar central na vida dos sujeitos. As entrevistadas so referncia no amparo dos filhos adultos e netos que residem com elas e no sustento familiar, demonstrando que o idoso na Comunidade Nova Pantanal protagonista nos cuidados trans-geracionais e que permanece ativo

economicamente. A violncia familiar esteve presente no contra o idoso, mas perpassada no convvio com os netos. Em relao dimenso biolgica, pode-se destacar: o exerccio da promoo da sade, a profilaxia de doenas, uma nova maneira de cuidar-se e de valorizar seu corpo, enfrentando o isolamento social pelo convvio e a participao em atividades antes desconhecidas, como a venda dos panos de pratos. Foram apontados os seguintes aspectos contidos na dimenso social: articulao da rede solidria entre os participantes do Grupo de Convivncia, por meio do emprstimo de revistas ou pela venda coletiva dos panos na Cooperativa, da Rede de Proteo Social. Garantindo e defendendo os direitos dos idosos, atravs do curso de profissionalizao em pintura, houve um estmulo ao estudo, ao lazer e cultura e a formao da Rede de Incluso Social, favorecendo a subsistncia econmica e viabilizando oportunidades no exerccio da cidadania. A dimenso cultural revelou-se pelo sentimento de amor pelas amigas do grupo, por pertencer ao grupo, por realizar objetivos comuns e pela aprendizagem de regras e sonhos. As reunies temticas foram descritas como espaos para aprendizagem sobre a vida e as realizadas na Sub-Prefeitura para melhorias no bairro, permitiram que ficasse internalizado para os sujeitos da pesquisa que a democracia participativa se faz participando. A dimenso psicolgica esteve presente no Grupo de Convivncia, que pode contribuir na vida dos sujeitos pesquisados, na superao de medos pessoais, na cura de doenas, na demonstrao de afeto individual, no coletivo, na liberdade de expresso de idias, tendo como conseqncias a aprendizagem para em lidar melhor com os conflitos e quando necessrio fazendo denncias, demarcando a influncia da dimenso jurdica.

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Sobre a dimenso comunitria, ressalta-se que foi atravs das reunies temticas sobre conceitos diversos envolvendo a cidadania, que resultaram os encontros na SubPrefeitura visando fortalecer a gesto articulada das polticas pblicas entre o Poder Pblico e a Comunidade Nova Pantanal, tendo como objetivos a reivindicao de melhorias para o bairro, contribuindo desta maneira para a criao de um posicionamento poltico. Outro aspecto que foi relatado nas entrevistas, que pela participao no Projeto, foi possvel ampliar o conhecimento de moradores, vizinhos, o nmero de amigos e aprender a conviver em grupo. A dimenso econmica apareceu nas violaes de direitos que Beta, uma das entrevistadas na pesquisa, sofreu ao longo de sua vida (explorao do trabalho infantil, negligncias cvicas e escolarizao irregular) e para o seu enfrentamento desenvolveu vrias habilidades, entre elas e na atualidade, a confeco em pano de prato para venda ou doaes. Tambm esteve presente na socializao dos sujeitos e no reconhecimento do valor social e familiar de suas pinturas, por parentes, amigos do marido e pelas amigas do Grupo de Convivncia. Os sujeitos pesquisados contribuem ativamente no sustento material e afetivo de seus familiares. A dimenso religiosa ou a espiritualidade foi caracterizada como um espao de reflexo sobre a morte, salvar vidas, gratido, medo de ser cuidado e o auxlio em situaes domsticas, no trato com filhos e netos. Pode-se observar que a participao no Projeto Social na velhice, a partir do Grupo de Convivncia, contribuiu para o estabelecimento de novas relaes consigo, com seu processo de envelhecer, no grupo e na comunidade, criando um novo papel e funo social para o idoso, caracterizado por ser ativo, atuante, interessado em compreender os conflitos individuais, sociais e os gerados pelos impactos da globalizao e propositivo em apontar possveis transformaes. importante destacar que o envelhecimento deve ser compreendido como um processo de desenvolvimento que faz parte da condio humana, vivido de maneira singular sendo, ao mesmo tempo, um fenmeno social, determinado por aspectos culturais, polticos, econmicos, se fazendo num plural e num coletivo de possibilidades. Refletir sobre o envelhecimento ter coragem de dizer a si prprio aquilo que estava recalcado, escondido, obscuro sobre o que se pensa sobre

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

envelhecer, deixando o inconsciente aflorar, para que novas representaes sociais possam ser formuladas e o indivduo possa singularizar sua experincia com a velhice. O Grupo de Convivncia, que inicialmente era concebido apenas como Grupo de Mulheres, pode ser resignificado com as contribuies de estudos feitos na rea da Gerontologia, o que permitiu a sua reorganizao e a ampliao da proposta originria. Por fim, pode-se concluir que o envelhecimento um processo particular de se vivenciar a condio humana, um fenmeno plural, representado socialmente por mltiplas facetas, inserido e compartilhado numa poltica pblica local, integrado nos desafios de um mundo globalizado, exigindo de todos os atores sociais uma reflexo sobre a sua forma de insero na sociedade, na realidade em que se vive e em seu compromisso com as causas sociais. BIBLIOGRAFIA BERGER, P. e LUCKMANN, T. (1974) A Construo Social da Realidade. Ed. Vozes, Petrpolis- RJ. BORDENAVE, J. D. (1983) O que Participao? Ed. Brasiliense, So Paulo. DEBERT, G. G. (2004) A Reinveno da Velhice: Socializao e Processos de Reprivatizao do Envelhecimento. Ed. Universidade de So Paulo: FAPESP, So Paulo. MERCADANTE, E. F. (2004) A Contrageneralizao. Revista Kiros, Gerontologia, PUC-SP, Ano 7 n.1. Ed. EDUC, So Paulo. OLIEVENSTEIN, C. (2001) O Nascimento da Velhice. Ed. EDUSC, Bauru. NADIA DUMARA RUIZ SILVEIRA: Pedagoga, doutora em Cincias Sociais pela USP/SP, professora titular do Departamento de Fundamentos da Educao da Faculdade de Educao e do Programa de Estudos Ps-Graduados em Gerontologia, PUC/SP. E-mail: ndrs@pucsp.br

JULIANA SANTOS GRACIANI: Psicloga, Mestre em Gerontologia pela PUC/SP, Professora do Departamento de Pedagogia Social da Ps-Graduao da UNISAL, Coordenadora do Grupo de Convivncia de Mulheres da Comunidade Nova Pantanal. E-mail: jugraciani@ig.com.br

Вам также может понравиться