Вы находитесь на странице: 1из 3

Quadro 3.

6 Os estgios do ciclo de vida familiar Grupo etrio Idade Caractersticas comportamentais Primeira infncia 05 Dependncia total dos pais; desenvolvimento dos ossos e msculos e uso da locomoo; propenso a acidentes e doenas; egocentrismo; cochila; acompanha as compras de quem toma conta. Segunda infncia 6 12 Menor dependncia dos pais; crescimentos mais lento e mais uniforme; vasto desenvolvimento na capacidade d pensar; competio com os colegas; cnscio de ser aliviado por outros; comea a freqentar a escola. Inicio da adolescncia 13 15 Puberdade; passagem do grupo de referncia da famlia para os colegas; inicio da preocupao com a aparncia fsica; desejo de mais independncia; transio iniciada para a vida adulta. Final da adolescncia 16 18 Continua a transio para a vida adulta; obtm autorizao para trabalhar; tira a carteira de motorista; aumenta o interesse pela aparncia fsica; desejo de mais independncia; transio iniciada para a vida adulta. Jovens solteiros 19 24 Ingresso no mercado de trabalho em tempo integral; ingresso na faculdade; permanece alto o interesse pela aparncia pessoal; mais namoro; vrios graus de independncia; diminui a atividade esportiva.

Produtos de interesse Alimentos para bebs; beros; roupas; creches; servios peditricos; vaporizadores de quarto; cereais para desjejum; balas; brinquedos; livros infantis.

Alimentos; refrigerantes; brinquedos; mais complexos; roupas; lies; assistncia mdica dentria; cinema; vdeo game; doces; balas; uniformes; gibis; animais domsticos. Comida pouco saudvel; gibis e livros de aventura ou de fico cientfica; cinema; CDs; DVDs; vdeos; roupas; hobbies; cosmticos e artigos de limpeza pessoal.

Gasolina; peas para carros; computador; telefones celulares; cmeras fotogrficas e de vdeo; jias e bijuterias; tnis e artigos esportivos; refrigerantes e sucos; cigarros; livros e revistas. Automvel; roupas; danceterias; viagens; artigos de toalete; academias de ginstica; cabeleireiros e sales de beleza; comida rpida e fcil de preparar.

Jovens casados

25 34

Jovens divorciados sem filhos

28 -34

Jovens pais

25 34

Jovens divorciados com filhos

28 34

Idade adulta (meia idade) casados com filhos

35 44

Primeiro casamento; transio para comportamento centrado nos colegas; otimismo financeiro; ainda alto interesse pela aparncia pessoal; aprendem a administrar a casa; esposa e marido trabalham. Estilo de vida pode voltar ao do jovem solteiro; tanto homens como mulheres; em pior situao financeira de quando casados; a maioria dos homens e mulheres vai casar de novo. Transio para comportamento centrado na famlia; declnio de interesses sociais; diminuiu o companheirismo com cnjuge; lazer mais centrado no lar. A mulher geralmente fica com a custdia dos filhos; o marido da suporte ao sustento das crianas; a mulher precisa trabalhar; pouca renda livre par o consumo; Tamanho da famlia em seu pico; filhos na escola; conscincia de segurana; muito tempo nos cuidados da casa; carreira do marido progride; passeios de automvel.

Aluguel de casa; moblia; principais eletrodomsticos; segundo carro; alimento; entretenimento; academias de ginstica; cabeleireiros e sales de beleza; pequenos itens para o lar. Discotecas; terapeutas; roupas; automvel; ps graduao; artigos para a casa; apartamentos.

Casas;aparelhos para consertos domsticos; alimentos saudveis e nutritivos; jogos de famlia; assistncia mdica; ps graduao; produtos infantis para os filhos. Creches; bens domsticos; condomnios.

Reposio dos bens durveis; seguros; livros; equipamentos de esportes; moblia para jardim e exteriores; presentes

Idade adulta (meia idade) casados sem filhos

35 44

Idade adulta (meia idade) divorciados com filhos

35 44

Idade adulta madura (fase adulta posterior)

45 - 54

Prestes a se aposentar (aposentveis)

55 64

Aposentados

+ de 65 anos

Segmento pequeno; alteraes importantes no estilo de vida para ambos; condio financeira depende da funo e do status socioeconmico; muito difcil virem a ter filhos. Mudanas significativas no estilo; alguns filhos podem assumir parte da responsabilidade pelo sustento da famlia; o pai divorciado tem limitaes financeiras; a me procura trabalhar, se j no o faz. Os filhos deixam o lar; a aparncia fsica se altera; aumenta a preocupao com a aparncia; maiores cuidados com a sade servios a comunidade; a atividade corajosa diminui; centralizao nos amigos. A aparncia fsica continua a declinar; os interesses e as atividades continuam a declinar de forma geral; centralizao nos amigos. A aparncia fsica continua em seu declnio; capacidade mental e sade podem diminuir; acuidade mental declina; comportamento egocntrico e voltada para o corpo e para o lar.

Livros de auto ajuda; terapia; cruzeiros; frias; condomnios; bens para a casa; academias; cursos livres.

Condomnios; equipamentos esportivos; servios de planejamento financeiro.

Roupas; frias; servios ligados ao lazer; alimento; presentes; servios de assistncia mdica pessoal.

Presentes; tratamentos para emagrecer; manicures e massagens; artigos de luxo; casas menores; remdios. Aumenta o consumo de remdios; alimentos dietticos enlatados; assistncia de enfermagem; comunidades par os idosos; asilos; frias; servios domsticos; produtos para dentaduras;aparelhos auditivos.

Fontes: Adaptado e atualizado de Fred D. Reinolds e Willians D. Wells. Consumer Behavior. Nova York: McGraw Hill, 1997; Charles D. Chewe e Alexandre Hiam. MBA Curso prtico de Marketing. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

(Samara & Morsch Pg. 82)

Вам также может понравиться