Вы находитесь на странице: 1из 13

(SEU NOME FONTE: TIME NEW ROMAN 14)

NALISE DE ARTIGO

UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO SO PAULO 2013

Nome do artigo 1:
Jogos Matemticos como Metodologia de Ensino Aprendizagem das Operaes com Nmeros Inteiros

Autores:
Sandra Lucia Piola Barbosa1 Tlio Oliveira de Carvalho2

Hiptese:
A importncia de jogos com didtica para o aprendizado da matemtica assim o professor possa confeccionar seu jogos que sero relacionados a matemtica para o melhor entendimento da disciplina

Justificativa:
A matemtica esta presente a todo o momento seja ela em forma direta ou indireta, pois a toda hora utilizamos conhecimento da matemtica porem com aprender esse conhecimento ai vem a interveno da utilizao de materiais didticos JOGOS quem vem com o intuito de melhorar o conhecimento da disciplina matemtica, IMPLEMENTAO DO PROJETO de jogos matemtica, pois como fazer meu aluno aprender matemtica? Ao se propor os jogos matemticos como instrumentos para se chegar resoluo de problemas, destaca-se o uso e as aplicaes das tcnicas matemticas adquiridas pelos alunos, na busca de desenvolver e aprimorar as habilidades que compem o seu raciocnio lgico. Alm disto, o professor tem a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que os recursos da comunicao estejam presentes, propiciando momentos como: apresentao troca de experincias, discusses, interaes entre alunos e professor, com vistas a tornar as aulas mais interessantes e desafiadoras. Assim ao utilizar matrias didticas como objetos de aprendizagem do aluno e acaba demonstrando interesse por apreendes mais e mais pois no sculo XXI os alunos usam a tecnologia a seu favor devemos tambm evoluir com eles para o melhor rendimento da aula e do aluno.

O que o conhecimento terico se no texto e texto lidos decorado, pois o conhecimento pratica o mais procurado e necessitado para a sociedade moderna assim o conhecimento o pratico e terico ambas fundamentais para uma construo de razo porem nos aluno que estamos sempre aprendendo no queremos aulas chatas sem dinmicas,brincadeiras etc. Queremos aulas onde possamos nos expressar moralmente e fisicamente assim so os alunos da gerao Z querem tudo que os faam feliz mais devemos fazer para podermos conseguir que possam aprender continuamente ate o fim.

Citao:

A propriedade era quase desconhecida na Idade Mdia como realidade material ou psicolgica Le Goff

Nesta frase Le Goff, mostra que a idade mdia no foi uma idade das trevas e sim uma poca de luz com uma mentalidade um pouco abaixa em questo do tempo, com esse aspecto faz uma critica tambm sobre o argumento de Anacronismo que nos comentemos ao falar da idade mdia como idade das trevas. Portanto Le Goff, que dizer que a idade media foi uma grande influenciadora para nossas concepes sobre nossas reas educacionais.
As manses da elite eram divididas em duas partes, masculinas e femininas. As meninas tambm pouco contato tinham com os meninos depois da primeira infncia, como mandava a "boa educao Pedro Paulo Funari

Nesse mbito Funari destaca o aspecto da educao grega sobre os meninos e meninas, pois ambos tinham locais diferentes na sociedade.

Referncia:
BORIN, J. Jogos e resoluo de problemas: uma estratgia para as aulas de matemtica. 3.ed. So Paulo: IME/USP, 1998. GANDRO, R.C. O conhecimento matemtico e o uso de jogos na sala de aula. Tese. Doutorado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 2000. MEC. Parmetros Curriculares Nacionais (1 a 4 srie): matemtica. Secretaria de Educao. Educao Fundamental. Braslia: MEC/ SEF,1997. _____. Diretrizes Curriculares Para a Educao Bsica da Disciplina de Matemtica. Secretaria de Estado de Educao do Paran, 2008. RGO, R.G.; RGO, R.M. Matemtica ativa. Joo Pessoa: Universitria/UFPB, INEP, Comped: 2000. SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I.; MILANI, E. Jogos de matemtica do 6 ao 9 ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed 2007. STAREPRAVO, A.R. Jogos, desafios e descobertas: o jogo e a matemtica no ensino fundamental sries iniciais. Curitiba: Renascer, 1999.

Nome do artigo 2:
O JOGO MATEMTICO COMO RECURSO PARA A CONSTRUODO CONHECIMENTO

Autores:
Kelly Regina Selva URI/FW kellyrselva@yahoo.com.br Dra. Mariza Camargo URI/FW mariza@fw.uri.br

Justificativa
Diante das dificuldades enfrentadas no ensino da matemtica, os professores buscam, gradativamente, priorizar no a reproduo, mas sim a construo dos conhecimentos, sendo que, para tanto, devem ser trabalhadas atividades que despertem o interesse e a motivao dos alunos, permitindo uma interao entre professor, aluno e saber matemtico e possibilitando a busca de significaes dos conceitos a serem

construdos. Sendo a sim a didtica matemtica deve ser usada com o intuito de aprender seja o modo qual for.

Conceito:
Sabe-se que, desde o incio da vida escolar, muitos alunos apresentam um temor em relao matemtica, tal situao acaba por influenci-los negativamente, tornando a aprendizagem desta disciplina um processo cercado de complicaes, porm, o fator determinante das dificuldades apresentadas pelos alunos com relao matemtica pode ser a ausncia de uma relao mais prxima entre tal disciplina e o dia-a-dia.

Citao:
Os objetivos do ensino primrio eram o domnio da lngua latina e o aprendizado de algo de matemtica, enquanto o ensino mdio e superior voltava-se para o domnio da composio literria, com nfase para a gramtica latina, mtrica da poesia e literatura. Pedro Paulo Funari

Nesta parte Funari mostra como a educao grega principalmente em Atenas favorecia muito seu intelectual. Os principais objetivos eram os ensinos de matemtica e a lngua latina.

Referncias:
AGRANIONIH, Neila Tonin; SMANIOTTO, Magli. Jogos e aprendizagem matemtica: uma interao possvel. Erechim: EdiFAPES, 2002. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica. Ensino de 5 a 8 Sries. Braslia-DF: MEC/SEF, 1998. GRANDO, Regina Clia. O jogo e a matemtica no contexto da sala de aula. So Paulo: Paulus, 2004.
Trabalhos X EGEM X Encontro Gacho de Educao Matemtica Comunicao Cientfica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

HIRATSUKA, Paulo Isamo. A mudana da prtica do professor e a construo do Conhecimento matemtico. p. 182-189, 2004. Disponvel em: <

http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo3/amudancadapraticadoprofessor .pdf>Acesso em 20 Abr. 2008. JARANDILHA, Daniela; SPLENDORE, Leila. Matemtica j no mais problema. So Paulo: Cortez, 2005. MICOTTI, Maria Ceclia de Oliveita. O ensino e as propostas pedaggicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (org.). Pesquisa em educao matemtica: concepes e perspectivas. So Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 153-167. MONTEIRO, Alexandrina; POMPEU Jr., Geraldo. A matemtica e os temas transversais. So Paulo: Moderna, 2001. MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A sria busca no jogo: do ldico na matemtica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educao. 9. ed. So Paulo: Cortez, 2006. p. 73-87. MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O jogo e a construo do conhecimento matemtico. Srie Idias n. 10, So Paulo: FDE, 1992. p. 45-53. Disponvel em:< http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p045-053_c.pdf> Acesso em: 12 Jun. 2008. SILVA, Mnica Soltau da. Clube de matemtica: jogos educativos. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano. Jogos no ensino de Matemtica. II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemtica, UFBa, 2004. Disponvel em:<http://www.bienasbm.ufba.br/OF11.pdf> Acesso em: 20 dez. 2006. SOUZA, M. A. T. de. Matemtica em crise: depoimentos de alunos indicam pontos fracos no ensino da disciplina. Revista do professor. Porto Alegre, v. 22, n. 88, p. 4445, out/dez.2006.

Nome do artigo 3:
UTILIZANDO CURIOSIDADES E JOGOS MATEMTICOS EM SALA DE AULA

Autores:

Claudia Lisete Oliveira Groenwald Ursula Tatiana Timm

Hiptese:
Neste aspecto esta mostrando como a matemtica, pode sim ajudar a aumentar nosso raciocnio lgico, com isso os jogos se torna uma ferramenta didtica para o aumento do interesse entre os alunos para a matemtica. Com o uso da matemtica em forma de jogo, ajudar os alunos a se interessar melhor pela matemtica, pois muitos adolescentes ou mesmo crianas no se familiarizam muito com a matemtica e com esse objetivo, o ensino de matemtica em forma de jogo aumenta o gosto dos alunos para a matemtica. Os jogos matemticos ajudam os alunos as terem raciocnios lgicos, e com isso aumentando seu desenvolvimento intelectual e com isso aumentando sua agilidade com nmeros ou mesmo textos.

Justificativa:
Os jogos com regras so importantes para o desenvolvimento do pensamento lgico, pois a aplicao sistemtica das mesmas encaminha a dedues. So mais adequados para o desenvolvimento de habilidades de pensamento do que para o trabalho com algum contedo especfico.

Conceito:
Jogos estratgicos, onde so trabalhadas as habilidades que compem o raciocnio lgico. Com eles, os alunos lem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final, utilizando estratgias para isso. O fator sorte no interfere no resultado;

Jogos de treinamento, os quais so utilizados quando o professor percebe que alguns alunos precisam de reforo num determinado contedo e quer substituir as cansativas listas de exerccios. Neles, quase sempre o fator sorte exerce um papel

preponderante e interfere nos resultados finais, o que pode frustrar as idias anteriormente
colocadas;

Jogos geomtricos, que tm como objetivo desenvolver a habilidade de observao e o pensamento lgico. Com eles conseguimos trabalhar figuras geomtricas, semelhana de figuras, ngulos e polgonos.

Citao:
Se a educao sozinha no pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.

Paulo Freire

Paulo Freire, que mostra que a educao no mudar sozinha o mundo, precisar ter conscincia da sociedade para ajudar a educao. Nesse sentido Freire que dizer que nos devemos ajudar, a fazer o conhecimento a chagar a todos os seres humanos.

Referncia:
BORIN,J.Jogos e resoluo de problemas:uma estratgia para as aulas de matemtica.So Paulo:IME-USP;1996.

SECRETARIA DA EDUCAO FUNDAMENTAL.Parmetros Curriculares Nacionais.Braslia:MEC/SEF,1997. FERRERO,L.F.El juegoy la matemtica.Madrid:La Muralla,1991. GUZMN, M. de. Aventuras Matemticas. Barcelona:Labor,1986. MOURA, M. O. de. A construo do signo numrico em situao de ensino.So Paulo:USP,1991. TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro:Record,1968.

Nome do artigo 4:
Jogos Matemticos como Recursos Didticos.

Autores:
EDNA ALVES NEVES

Hiptese:
Com o objetivo do Ensinar matemtica desenvolver o raciocnio lgico, estimular o pensamento independente. Com esse aspecto a matemtica vem com o objetivo de tornar a matemtica mais legal e mais fcil de ensinar e de Ser entendida pelos alunos. Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer contedos e preparar o estudante para aprofundar os itens j trabalhados, tornando o contedo no cansativo e estimulando os alunos a querer sempre aprender mais.

Justificativa:
Devemos escolher jogos que estimulem a resoluo de problemas,

principalmente quando o contedo a ser estudado for abstrato, difcil e desvinculado da prtica diria, no nos esquecendo de respeitar as condies de cada comunidade e o querer de cada aluno. Essas atividades no devem ser muito fceis nem muito difceis e ser testadas antes de sua aplicao, a fim de enriquecer as experincias atravs de propostas de novas atividades, propiciando mais de uma situao.

Conceito:
J que os jogos em sala de aula so importantes, devemos ocupar um horrio dentro de nosso planejamento, de modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos jogos, processos de soluo, registros e discusses sobre possveis caminhos que podero surgir. Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer contedos e preparar o estudante para aprofundar os itens j trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemticos de importncia.

Citaes:
Mudar difcil, mas possvel

Paulo Freire

A educao esta precria mas podemos mudar ela, para ajudar os alunos trazendo novas formas de aprendizagem. Sobre esta circunstncia podemos entender que devemos tentar ajudar, nos como futuros professores deve ser a base para nossos alunos para poder aprender.

Referncia
BORIN,J. Jogos e resoluo de problemas: uma estratgia para as aulas de matemtica. So Paulo: IME-USP;1996.

BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAO FUNDAMENTAL. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica - Braslia: MEC / SEF, 1998.

CENTURIN, M. et al. Jogos, Projetos e Oficinas para educao Infantil. So Paulo: FTD, 2004.

MOURA, M. O. De. A construo do signo numrico em situao de ensino. So Paulo: USP, 1991.

Nome do artigo 5:
JOGOS MATEMTICOS: ALGUMAS REFLEXES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores:
Cleonice Claudete Brancher Ascoli1 Vantoir Roberto Brancher2

Hiptese:
Mostrando com e o processo de aprendizagem matemtica em diferentes aspectos, e como os jogos ajudam nesse desenvolvimento do aluno ao entender matemtica. Neste sentindo querendo mostrar que e possvel ensinar matemtica usando jogos e brincadeiras, Jogos que desenvolvem as capacidades mentais do indivduo, favorecendo sua criatividade, concentrao, socializao, raciocnio e oralidade. Uma metodologia significativa que proporcionar melhoria na relao ensino-aprendizagem nas aulas de Matemtica, pois contribui no aumento da capacidade de construo e abstrao de novos conhecimentos. Portanto, podemos ensinar matemtica a partir de jogos quem possam instigar o interesse dos alunos em querer aprender mais e com isso aumentando seu raciocnio lgico e suas habilidades matemtica mais apuradas.

Justificativa:
A criana um ser em pleno desenvolvimento, devemos proporcionar sua participao Nos jogos de uma forma espontnea e crtica. Assim estaremos contribuindo com seu Crescimento e desenvolvimento de algumas aptides como curiosidade, criticidade, confiana participao, auxiliando-a tambm na resoluo de problemas relacionados aos saberes/fazeres necessrios e na apropriao/conhecimento do mundo da cultura.

Conceito:
O QUE SO JOGOS? A palavra jogo pode apresentar muitas definies e existem vrios significados paraela, vejamos, por exemplo, no (Aurlio, 2004), jogo : atividade fsica ou mental fundada em sistema de regras que definem a perda ou ganho, passatempo, jogo, vcio de jogar, srie de coisas que forma um todo, balano, oscilao, manha, astcia. (Bueno, 2000) Jogo : brinquedo, folguedo, divertimento, partida esportiva, molejo, conjunto

de molas. (Zero Hora, 1994) Jogo : diverso; folguedo; exerccio recreativo, com as cartas; brincadeira infantil; passatempo sujeito a regras em que, s vezes, se arrisca dinheiro; regras segundo as quais se deve jogar; conjunto de peas que forma uma coleo ou srie: um jogo de obras de Ea; vcio de jogar; aposta; manha; joguete; ludbrio; escrnio; jogo de azar: o que depende s do acaso; jogo de palavras: trocadilho. Enfim temos usado vrias definies e at sinnimos para o mesmo. A mesma atitude pode ser jogo ou no-jogo, dependendo da cultura ou da forma que se faz entendimento.

Citaes:
No h saber mais ou saber menos: H saberes diferentes.

Paulo Freire Ningum sabe mais do que ningum, pois a vida e uma escola nos ensinam a cada dia, cabe a nos querermos aprender. Portanto, Pessoas que devem se mantiver unidas com o objetivo comum de alcanar o sucesso pessoal, a concretizao dos sonhos, a conquista de metas.

Referncia
AMADO, Gildsio(Dir.) et al. Dicionrio Brasileiro da Lngua Portuguesa: Zero Hora. 1 edio Porto Alegre:Data Control, 1994. 720 p. BUENO, Silveira. Mini dicionrio da lngua portuguesa. So Paulo: FTD, 2000. 670 p. DINELLO, Raimundo Angel. Os jogos e as ludotecas. Santa Maria: Pallotti, 2004. 16 p. FERREIRA, Aurio Buarque de Holanda. Mini Aurlio. 5 edio. Rio dr Janeiro: Nova Fronteira, 2004. 847 p. LOPES, Maria da Glria. Jogos na Educao: criar, fazer, jogar. 3 edio. So Paulo:

Cortez, 2000. 23 p. MACEDO, Lino de. Aprender com jogos. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. 16 p. KAMII, Constance. A criana e o nmero. Traduo: Regina A de Assis. 28 edio. Campinas, SP: Papirus, 2001. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educao infantil. 1 edio. So Paulo: Pioneira Thonsom Learning, 2003. 63 p. ZETITEK, Revista. Alguns modos de ver e conceber o Ensino da Matemtica no Brasil. Ano 3. N 4. 1995.

Вам также может понравиться