Вы находитесь на странице: 1из 2

Superior Tribunal de Justia

AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL N 175.445 - PE (2012/0096110-2) RELATOR AGRAVANTE PROCURADOR AGRAVADO ADVOGADO : : : : : MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA MUNCIPIO DA VITRIA DE SANTO ANTO FBIO ARRAES DE LIMA E OUTRO(S) SNIA DE OLIVEIRA SANTOS MAGNA BARBOSA DA SILVA E OUTRO(S)

DECISO Trata-se de agravo interposto pelo MUNICPIO DE VITRIA DE SANTO ANTO de deciso que inadmitiu recurso especial manifestado, com base no art. 105, III, "a", da Constituio Federal, contra acrdo do Tribunal de Justia do Estado de Pernambuco assim ementado (fl. 18e):
ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL. PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE PASSIVA REJEITADA. AO DE COBRANA. VERBAS PLEITEADAS DECORRENTES DE CONTRATO DE TRABALHO TEMPORRIO PARA ATENDER NECESSIDADE DE INTERESSE PBLICO. RECURSO DE AGRAVO IMPROVIDO. 1. Rejeito a preliminar de ilegitimidade passiva do Municpio ora agravante, pois, o referido ente federado foi o responsvel pelo lanamento indevido dos descontos na folha de pagamento, a ora agravada j contribua junto ao INSS, visto que vinculado ao RGPS e no ao RPPS destinado, exclusivamente aos servidores efetivos do Municpio, segundo preceituam os arts. 5 ao 8 da Lei Municipal n 3.188/2006. 2. Contrato de trabalho por tempo determinado celebrado de acordo com o art. 37, inc. IX, da CF, regulamentado por Lei. 3. A ao, objeto da controvrsia, visa ao pagamento de verbas trabalhistas decorrentes de servios prestados ao Municpio. 4. A satisfao da obrigao salarial se demonstra por recibo ou comprovante de crdito em conta corrente, nus do qual o agravante no se desincumbiu. 5. Correta, portanto, a prestao jurisdicional que reconheceu em favor da ora agravada o direito de receber os salrios devidos e no pagos decorrentes do exerccio regular de suas funes. 6. Recurso de agravo improvido unanimemente.

Opostos embargos, foram eles rejeitados s fls. 11/14e. A parte agravante alega, nas razes do recurso especial inadmitido, violao ao art. 3 da Lei 5.869/73, porquanto no teria legitimidade da figurar no polo passivo do presente feito, que deveria ser ocupado pela autarquia municipal VitriaPrev, nos termos da Lei Municipal 3.188/2006. Nas razes do agravo, aduz que os pressupostos de admissibilidade encontram-se presentes, repisando, no mais, seus argumentos. Sem contraminuta (fl. 44e). Decido. Consoante reiterada jurisprudncia desta Corte, a ofensa lei federal, ensejadora da abertura da via especial, deve ocorrer de forma direta, sendo invivel o conhecimento do recurso especial, quando a eventual ofensa lei federal se der de maneira reflexa, por demandar o prvio exame de legislao local. Nesse sentido: AgRg no REsp 801756/PB, Rel. Min. LAURITA
Documento: 22403312 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 15/08/2012 Pgina 1 de 2

Superior Tribunal de Justia


VAZ, Quinta Turma, DJe 15/5/6; AgRg no Ag 886188/RJ, Rel. Min. DENISE ARRUDA, Primeira Turma, DJe 7/2/8. Verifica-se que, no caso concreto, o exame da suposta ilegitimidade passiva ad causam da parte agravante passa, necessariamente, pelo exame da Lei Municipal 3.188/06. Destarte, incide na espcie o bice da Smula 280/STF, por analogia. Outrossim, seria necessrio reexaminar o conjunto ftico-probatrio da demanda, conforme se depreende do seguinte trecho do voto condutor do acrdo recorrido (fl. 20e):
De incio, rejeito a preliminar de ilegitimidade passiva do Municpio ora agravante, pois o referido ente federado foi o responsvel pelo lanamento indevido dos descontos na folha de pagamento, a ora apelada j contribua junto ao INSS, visto que vinculado ao RGPS e no ao RPPS destinado, exclusivamente aos servidores efetivos do Municpio, segundo preceituam os art.s 5 ao 8 da Lei Municipal n 3.188/2006.

Assim, tambm incide na espcie a Smula 7/STJ. Ante o exposto, com base no art. 544, 4, II, "a", do CPC, conheo do agravo e nego-lhe provimento. Intimem-se. Braslia (DF), 02 de agosto de 2012. MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA Relator

Documento: 22403312 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 15/08/2012

Pgina 2 de 2

Вам также может понравиться