Вы находитесь на странице: 1из 6

ZELLIG HARRIS: 50 ANOS DEPOIS

Carlos Alberto Faraco*

eu objetivo com este texto nesta mesa-redonda fazer um registro dos 50 anos da publicao do artigo de Zellig Harris que ao que tudo indica foi o primeiro a usar a expresso Discourse analysis que pode ser traduzida indistintamente por Anlise do Discurso ou Anlise de Discurso. Esse artigo foi publicado no nmero 28 da revista Language, em 1952. Foi reimpresso no livro editado por Fodor e Katz The structure of language em 1964 e teve uma traduo francesa publicada na revista Langage nmero 13, em 1969. Essa traduo francesa decorre do interesse de M. Pcheux pela proposta de Harris ao tempo em que lanava seu projeto de um tratamento automtico da superfcie textual. Vou aqui fazer este registro por meio de uma rpida revisita ao texto e externando algumas reflexes que me vieram nessa revisita. No sou o nico que, nos ltimos tempos, revisitou o Harris. H 5 anos, no Seminrio Internacional de Anlise do Discurso realizado na UFMG, o prof. Samuel Moreira da Silva apresentou reflexes advindas de sua releitura do Harris, numa mesa-redonda que abordava alguns precursores da Anlise do Discurso. Pretendo aqui conversar um pouco tambm com este texto. O artigo de Harris tem 5 partes:
* Universidade Federal do Paran.

Revista Letras, Curitiba, n. 61, especial, p. 247-252, 2003. Editora UFPR

247

FARACO, C. A. Zellig Harris: 50 anos depois

Apresentao; Parte 1 Preliminares; Parte 2 Mtodo; Parte 3 Resultados; Parte 4 Suma do texto.

Pode-se dizer que a Parte 2 contm o corao do texto e a Parte 3 apresenta os resultados da aplicao exemplificativa do mtodo. Na Apresentao, o autor conceitua discurso, reservando para o termo dois sentidos complementares: discurso o lingstico que ultrapassa os limites da sentena e discurso o conglomerado no arbitrrio de sentenas. O primeiro sentido a idia de um nvel superior sentena se justifica pelo prprio envolvimento de Harris com uma lingstica de nveis; o segundo atribui a esse nvel superior uma organizao, o que, por si, d sustentao proposta de uma anlise. Em seguida, o autor classifica seu mtodo de formal, na medida em que enfoca a distribuio dos elementos lingsticos em ambientes lingsticos por meio de critrios puramente morfossintticos e sem depender do conhecimento que temos do significado desses elementos o que novamente no surpreende, considerando sua filiao ao distribucionalismo americano. O objetivo de Harris, com o desenvolvimento desse mtodo formal, estabelecer padres de recorrncia dos elementos lingsticos de tal modo que podemos no saber o que o texto est dizendo, mas podemos descobrir como est dizendo. Na seqncia, Harris vai dizer que os mtodos criados para o estudo da sentena so suficientes para analisar o que vai alm dela. Com isso, ele preserva o pressuposto distribucionalista dos nveis e garante uniformidade metodolgica para sua proposta, o que revela uma certa prudncia em no multiplicar o que no precisa ser multiplicado. A Anlise do/de Discurso (AD) no seria para Harris, portanto, um novo mtodo, mas a expanso do velho mtodo a um novo objeto, objeto que, no fundo, se distingue do velho objeto apenas na sua extenso. Continua sendo um objeto recortado no estritamente lingstico e analisado exclusivamente em sua imanncia. A AD seria uma anlise apenas intralingstica. Samuel Moreira da Silva vai dizer que, nesse sentido, Harris trouxe a iluso de que h uma verdade do texto (imanente) e o sonho de um tratamento gramatical neutro, alheio como diz ainda o Samuel a toda humana lide. Se o mtodo distribucional tem essa iluso e est alheio a toda humana lide, Harris deixa claro nos seus preliminares que ele no est alheio a essa

248

Revista Letras, Curitiba, n. 61, especial, p. 247-252, 2003. Editora UFPR

FARACO, C. A. Zellig Harris: 50 anos depois

questo. Lembra que h uma correlao entre discurso e a situao social em que ele ocorre. Critica, contudo, os estudos que pretendem enfocar essa correlao por no se utilizarem dos mtodos formais da lingstica. E, por outro lado, diz que tal correlao discurso/situao foi sempre considerada como estando fora do escopo da lingstica. Cinqenta anos depois, parece que estamos no mesmo lugar: ainda justificamos a necessidade da AD porque as questes da relao discurso/ situao esto fora do escopo da lingstica stricto sensu; e ainda somos criticados por no nos utilizarmos dos mtodos formais da lingstica. Dois comentrios de Harris nesta Parte 1 de seu artigo merecem registro. O primeiro nos remete nota 2 do texto, quando ele faz meno relao entre lngua e personalidade, ou, em outros termos, ao estudo das caractersticas individuais do texto (um problema tradicional para a AD face candente questo do assujeitamento do sujeito). Nessa nota, Harris diz que essa relao parte da relao lngua/sociedade porque as caractersticas individuais emergem das experincias individuais com situaes interpessoais socialmente condicionadas. Quer dizer: o mtodo est, em princpio, alheio humana lide, mas o pesquisador no. A ponto de ele (eu diria surpreendentemente para muitos lingistas) reconhecer que o individual emerge de relaes interpessoais socialmente condicionadas. No segundo comentrio, Harris nos diz que a correlao entre discurso e situao no significa: a) que discursos ocorrendo em situaes similares devem necessariamente ter certas caractersticas formais em comum; e b) que discursos ocorrendo em situaes diferentes devem necessariamente ter caractersticas formais diferentes. Em suma, a correlao discurso/situao no do tipo um-a-um. Este comentrio de Harris pode parecer bvio como pressuposto geral de qualquer AD. Contudo, algumas vezes, lendo trabalhos que se classificam como AD, no me parece que esse pressuposto esteja claramente estabelecido em certas anlises. Cinqenta anos depois, parece (e essa uma impresso de leitor) que certas anlises imbudas que esto de um certo ardor inquisitorial no se deram conta, na prtica, de que a relao discurso/situao no biunvoca. Parece que no se deram conta, na prtica de anlise de outros pressupostos que poderamos correlacionar com o de Harris, ou seja, do pressuposto do primado da heterogeneidade, do interdiscurso, do intertexto. Anlises que ainda entendem, na prtica, que os processos discursivos podem ser reduzidos a um novo captulo da velha luta do Santo Guerreiro contra o Drago da Maldade.

Revista Letras, Curitiba, n. 61, especial, p. 247-252, 2003. Editora UFPR

249

FARACO, C. A. Zellig Harris: 50 anos depois

Voltando ao texto de Harris, lembramos que, como dissemos antes, seu corao est no captulo do mtodo. Seu texto , fundamentalmente, um esforo para precisar os procedimentos analticos; para precisar o modo de estender o mtodo da lingstica distribucional ao supra-sentencial ou ao aglomerado no arbitrrio de sentenas. E no cabe, claro, repisar aqui todos os detalhes do seu caminho. Lembro apenas que tudo se faz nesse ponto do texto para cuidadosamente viabilizar ao analista um procedimento para se estabelecer classes de equivalncias entre segmentos do supra-sentencial com base na sua distribuio. So essas classes de equivalncia, segundo cr o autor, que vo nos revelar os padres de recorrncia e como o texto sob anlise est organizado. Novamente, dois pontos merecem comentrio. Primeiramente, destacar que Harris est formulando o problema da recorrncia que , talvez, o grande problema ou um dos grandes problemas de quem lida com o texto, ou seja, mostrar (para alm do apenas intuitivo) que os enunciados so internamente conectados; que nossas seqncias verbais so no arbitrrias. O problema formulado por Harris continua, 50 anos depois, entre ns e pouco saiu do nvel do intuitivo. O que no nos seduz mais, obviamente, a resposta que ele deu ao problema. Sobre isso, Samuel Moreira da Silva diz duas coisas: a) que o mtodo de Harris mais fcil de compreender do que de aplicar; b) o distribucionalismo j passou, caduco. Samuel diz tambm que a anlise de Harris no saiu do projeto (e diz, com certa ironia: feliz ou infelizmente? haver quem pergunte) e encerrou sua carreira apenas como esboo com a pretenso de dizer coisas sobre vasto domnio o que, aparentemente, Samuel considera ruim. Mas, podemos perguntar: no ser essa a pretenso de todos os que lidam com questes lingsticas? Samuel lembra as influncias que o texto exerceu sobre o pensamento de Pcheux que, num certo momento, se inspirou em Harris na pretenso (digo eu) de estabelecer o dispositivo formal para o registro da superfcie discursiva, a fase de anlise propriamente lingstica da AD. Poderamos lembrar tambm que o objeto discurso como recortado por Harris isto , como o supra-sentencial, como a seqncia falada ou escrita internamente conectada continua sendo objeto para vrias tendncias que se classificam de AD e que no descartaram in totum uma perspectiva distribucionalista. Vamos ao segundo ponto. Ao lermos o texto do Harris, temos a oportunidade de flagrar um lingista envolvido com a construo do mtodo. Fica mais que visvel seu comprometimento com a questo metodolgica, com o rigor dos procedimentos.
250 Revista Letras, Curitiba, n. 61, especial, p. 247-252, 2003. Editora UFPR

FARACO, C. A. Zellig Harris: 50 anos depois

E a me ocorreu a pergunta: no deveramos ns em AD, 50 anos depois, retomar esse tipo de comprometimento? E, ao colocar essa questo, quero deixar claro que no vai aqui nenhuma proposta de retomada positivista, de um revisionismo abominvel. Parece que podemos concordar com alguns grandes pressupostos: - que a resposta de Harris no nos seduz; - que aceitamos, pelo menos em algumas ADs, que nossa disciplina do reino da interpretao; - que nosso objeto no se d a priori (pelo menos em algumas ADs), mas a reflexo que deve visar a constru-lo (nesse sentido, ele ponto de chegada e no de partida); - que lidamos com a significao (ao contrrio de Harris); - que a significao deslizante, perpetuamente deslizante (seja pelo trabalho do consciente, do no-consciente ou do inconsciente). Tudo isso parece certo. Contudo, apesar da fluidez da rea, me pergunto: no devamos nos ocupar um pouco mais com nossos problemas metodolgicos? Ou nos satisfazem as anlises que se esgotam na parfrase; na asseverao sem demonstrao; no ardor inquisitorial; na banalizao das relaes do dizer com os processos inconscientes?

RESUMO
O texto faz uma leitura do artigo Discourse Analysis, de Zellig Harris, comemorando os 50 anos de sua publicao. Levanta, a partir dessa leitura, uma reflexo sobre problemas de ordem metodolgica em Analise do/de Discurso. Palavras-chave: Zellig Harris, discurso, metodologia.

ABSTRACT
The text intends to celebrate the 50th anniversary of the publication of Zellig Harris article Discourse Analysis. It ends up with a general question about methodological problems in Discourse Analysis. Key-words: Zellig Harris, discourse, methodology.

Revista Letras, Curitiba, n. 61, especial, p. 247-252, 2003. Editora UFPR

251

FARACO, C. A. Zellig Harris: 50 anos depois

REFERNCIAS
HARRIS, Z. Discourse analysis. Language, New York, v. 28, n. 1, p. 1-30, 1952. SILVA, S. M. da. Harris o discurso e a questo da forma: controvrsias e perspectivas. In: MARI, H. et al. (Orgs.). Fundamentos e dimenses da anlise do discurso. Belo Horizonte: Carol Borges Ncleo de Anlise do Discurso/Fale UFMG, 1999. p. 173188.

252

Revista Letras, Curitiba, n. 61, especial, p. 247-252, 2003. Editora UFPR

Вам также может понравиться