Вы находитесь на странице: 1из 62

Direito da unio europeia

Direito da unio europeia e das comunidades europeias no um ramo do Direito, um ordenamento jurdico autnomo. (normatividade de fonte comunitria penetrou quase todos os espaos tpicos de regulamentao interna) DIREITO FISCAL DIREITO DO AMBIENTE DIREITO COMERCIAL

DIREITO INSTITUCIONAL (Define o estatuto jurdico da estrutura de poder da unio europeia e das comunidades europeias e que engloba o contencioso comunitrio e a proteco jurdica dos particulares)

COMUNIDADES EUROPEIAS (comunidade europeia do carvo e do ao - CECA; comunidade europeia da energia atmica - EURATOM; comunidade europeia - CE)

A comunitarizao dos ordenamentos jurdicos nacionais condicionada, mas no travada pelo principio da subsidiariedade, torna inevitvel que este direito material de incidncia horizontal, passe a integrar os contedos especficos das vrias disciplinas jurdicas, de acordo com um principio fundamental de complementaridade funcional entre o ordenamento comunitrio e os ordenamentos nacionais.

Fundamentos histricos do desgnio europeu


At I Guerra Mundial

Palavra Europa nasce com a mitologia grega. A antiguidade clssica associou o nome de Europa ao mundo da mitologia. Sbios gregos caracterizavam a Europa como um espao geogrfico distinto que se estendia entre os montes Urais e o Atlntico. Humanismo renascentista caracteriza a Europa como uma entidade histricocultural e politica, por oposio ao perodo medieval que valoriza o sentido geogrfico de Europa.

Europa evoluiu da unidade politica da Respublica Rhristiana para o perodo ps-medieval da pluralidade de estados soberanos. Com o estado soberano nas relaes internas e externas ficou prejudicado o ideal de unidade europeia na tutela politica do imprio. Mas perdurou a tradio de nostalgia de unidade que se reinventa atravs do modelo das paz perptua subordinados ao supremo objectivo de neutralizar e prevenir as guerras fratricidas de conquista territorial entre os estados europeus. Dominados por um esprito visionrio so vrios os autores que conquistaram o seu lugar como precursores do movimento europeu da unio europeia: Antoine Marini, Duque de Sully, Saint-Pierre, Jean-Jacques Rousseau; Jeremy Bentham; Emmanuel Kant. Kant sustenta um principio de paz que no depende penas da celebrao de um pacto de federao entre os estados europeus ou de associao entre os pequenos estados para contrabalanar a hegemonia dos grandes estados. Kant prope uma federao de estados livres de acordo com o modelo de constituio republicana baseada na separao de poderes e na igualdade perante a lei. O filsofo defende um modelo federal com um trao distintivo a nfase que coloca na relao necessria entre a forma democrtica do poder estadual e a garantia de paz entre os povos.

Paz de Vestflia 1648 faz inscrever no Direito das Gentes o principio da plena soberania dos estados que actuam nas relaes internacionais como titulares exclusivos do poder que o exercem de modo livre e unilateral. A poltica de equilbrio de foras balance of power orientada para impedir a prevalncia hegemnica de um ou vrios estados foi responsvel pela insegurana permanente das relaes entre estados europeus, ao longo dos sculos XVII e XVIII. O constante reagrupamento das naes ao sabor das mais improvveis alianas deveria impedir a inspirao de um estado para a supremacia politica. A poltica de alianas entre as naes mais poderosas reduzia os pequenos estados ao pagamento do elevado tributo da submisso a estratgia e interesses alheios. Revoluo francesa + expanso napoleonista provocaram uma alterao radical: Novas ideias sobre a igualdade e a liberdade dos homens Fim das guerras napolenicas as quatro grandes potncias vencedoras (ustria, Inglaterra, Prssia e Rssia) estabeleceram a Santa Aliana. Congresso de Viena 1814/1815 consagrou a nova estratgia de coexistncia das soberanias nacionais que pretendia restaurar uma Europa do equilbrio e do direito das gentes Sc. XIX oferece mltiplos exemplos de projectos que continuam a associar o iderio pacifista necessidade de congregar as naes e os povos europeus:

Saint Simon: preconiza uma Europa de estrutura federal que deveria girar em torna da Frana, Gr-Bretanha, e a futura Alemanha reunificada. 2

Saint-Simon um precursor da tendncia isntitucionalista que no sculo XX conduzir redaco dos tratados comunitrios da CECA e do mercado comum.

Benjamin Constant: rejeita frontalmente a politica de conquista e de subjugao militar prope um federalismo assente na unio pacifica dos povos europeus e no respeito da liberdade das naes federadas.

Ernest Renan: sugere a formao da federao europeia como meio de aproximar as duas naes (franco-prussiana). Antecipa algumas das linhas defendidas mais tarde na declarao de Shuman. Repudia a hegemonia de uma nao europeia antevendo assim o sentido da histria inscrito no eplogo das duas grandes guerras que tornou definitiva a impossibilidade no plano politico, militar e civilizacional de reeditar a experincia do imprio. Importa respeitar a individualidade de cada nao, construda sobre a lngua, raa, histria, religio mas tambm sobre algo que ainda mais tangvel: o consentimento actual. A vontade das diferentes pessoas em viver juntas um determinado projecto poltico. O consentimento tem particular relevncia, consentimento dos estados consentimento dos cidados.

A ampla projeco do movimento federalista europeu deveu-se aos congressos da Paz 1848;1849;1850. No congresso de Paris, Victor Hugo defendeu a criao dos Estados Unidos da Europa mas ao apelo do arreigado nacionalismo francs visionou Paris como futura capital europeia. Finais sc. XIX nacionalismos europeus entraram em coliso. Os interesses inconciliveis suplantaram o objectivo de garantir o equilbrio entre as grandes potncias europeias.

Perodo das duas grandes guerras

1Guerra Mundial 1914-1918 A guerra afectou as mentalidades e levou intelectuais e estadistas a redefinir prioridades. A unio da Europa foi subordinada ao lema unir-se ou morrer. A Guerra tambm apressou o declnio da Europa face aos E.U.A.

Sociedade das Naes Criada em Genebra a 10 de Fevereiro de 1920 nasceu e viveu enfraquecida pelo paradoxo de uma poca de transio impulsionada pelas ideias e pela vontade do presidente Wilson, que no consegui convencer o senado a aderir sociedade. Acabou por funcionar sob o domnio das potncias europeias, GrBretanha e Frana. Tal como acontecera no Sc. XIX as elites intelectuais assumem uma posio de vanguarda de defesa da ideia europeia. Numerosas iniciativas

divulgam teses de unidade europeia destacando-se a do Conde CoudenhoveKalergi. Paneuropa ideia de base que o conde registou no seu diagnostico a da crise e a da decadncia da Europa. O conde prope a criao da Unio Pan-Europa que no deveria integrar a Rssia e a Gr-Bretanha. A justificao da proposta respeitava tanto ao objectivo de garantir a paz nas relaes entre as naes europeias quanto necessidade de assegurar a defesa comum da Europa contra a politica hegemnica da Rssia e o poderio econmico dos E.U.A. Esta Unio Pan-Europa, com sede em Viena e representaes nacionais nos estados-membros teria um parlamento com duas cmaras, um tribunal federal e uma chancelaria controlada pelas duas cmaras. Defendia uma cidadania europeia vinculada cidadania nacional, fazendo recair sobre a Unio o dever de respeitar a identidade cultural e nacional dos seus povos. A obra do conde insuficiente nas suas propostas. O problema relativo forma jurdica da Unio; Confederao, federao ou outra e a natureza da limitao imposta soberania dos estados-membros, permanece, at aos nossos dias, como a grande questo em aberto.

Neste perodo surge a primeira referncia a uma Unio Europeia, com esta designao. Proposta apresentada Sociedade das Naes. O plano assentava na aprovao de um pacto constituinte da unio europeia com uma conferncia europeia representativa de todos os estados num comit poltico permanente.

A unio deveria basear-se no respeito da independncia e soberania nacional de cada um dos seus estados. Esta garantia de manuteno da soberania seria relevante para os defensores dessa mesma soberania. Qualquer frmula de unio federal pressupe e implica uma limitao efectiva de parcelas fundamentais da soberania o que conduz a uma transformao do estado soberano em estado semi-soberano ou no-soberano.

A proposta francesa de 1930 reveste maior realismo quando se refere vertente econmica da Unio. Esta deveria promover a aproximao das economias dos estados europeus, realizada sob a responsabilidade politica dos governos solidrios. Este objectivo econmico j era h muito discutido sendo que em 1925 criada a Unio Aduaneira Europeia. Esta unio foi criada com o objectivo de criar um grande mercado livre, aberto circulao de pessoas, mercadorias e capitais.

Crise econmica dos anos 30 + regimes autoritrios de inspirao nacionalista baldaram qualquer possibilidade de concretizao da proposta francesa, se que uma tal possibilidade chegou a existir no plano politico-diplomtico. Os projectos federadores da dcada de 20 traduzem um certo idealismo politico que no teve verdadeiro eco fora dos crculos intelectuais e diplomticos, lanam determinadas ideias, como a da cidadania europeia, e desenvolvem uma perspectiva a partir da dinmica econmica que estaro na base de criao e aprofundamento das Comunidades europeias. Entre 1930 e a II Guerra Mundial a ideia da unio politica na Europa soobrou perante acontecimentos to adversos como a crise econmica e social e a ascenso ao poder do partido nacional-socialista na Alemanha e a politica de agresso militar e conquista prosseguida pela Itlia, Alemanha e Unio Sovitica.

2 Guerra Mundial 1939 1945

Entre 1939 e 1945 resistem algumas vozes favorveis federao europeia. Um projecto concreto de unificao triunfa em plena guerra: Blgica, Pases Baixos; Luxemburgo assinam em Londres a 5 de Setembro de 1944 o Tratado da Unio Aduaneira BENELUX, fundamento jurdico de uma unio econmica que comearia a funcionar em 1948 e se mantm at aos nossos dias. Terminada a guerra a retrica europesta retomada no clebre discurso de Winston Churchill 1946: remdio supremo para a situao europeia seria a de dotar a famlia europeia de uma estrutura que lhe permita viver e crescer em paz, segurana e liberdade. Devemos criar uma espcie de Estados Unidos da Europa o primeiro passo cria um Conselho da Europa.

1947 e 1948 registam um conjunto de acontecimentos que de modo subsequente e directo vo estar na origem do processo que h-de culminar em 1951 na criao da primeira Comunidade Europeia pelo Tratado de Paris. 1947 Plano Marshall, plano de ajuda econmica e reconstruo europeia. O plano proporcionaria a recuperao das economias europeias e a reorganizao das suas estruturas produtivas e comerciais, como atendendo gesto europeia do Plano, criou laos institucionais de cooperao e solidariedade politica entre estados europeus.

7 e 11 Abril de 1948 a cidade de Haia acolheu o Congresso da Europa. Os debates foram dominados pela oposio entre unionistas, britnicos, e federalistas com forte apoio entre os delegados franceses, italianos, belgas. Unionistas acreditavam ainda na suficincia da cooperao intergovernamental, enquanto os federalistas sonhavam com uma integrao de natureza federal.

O consenso poltico possvel permitiu a aprovao de uma moo final: Plano politico reclamava a convocao de uma Assembleia Europeia, eleita pelos parlamentos nacionais que deveria aprovar as medidas as adequadas criao de uma Unio ou uma Federao. Instituio de um tribunal que iria assegurar o respeito de uma carta europeia de Direitos do Homem. Plano econmico-social necessidade de realizar a unio aduaneira acompanhada da livre circulao de capitais e da unificao monetria. Em relao natureza no governamental do Congresso da Europa esta iniciativa gerou uma dinmica que mobilizou as vontades dos homens de estado e os esforos das chancelarias europeias, constituindo, por esta razo, o ponto de partida para a criao de organizaes europeias distintas nos anos seguintes: 1949 Conselho da Europa concretizava as aspiraes da corrente unionista 1951 Comunidade europeia do Carvo e do Ao (CECA) vo ao encontro da corrente federalista que abandonando o anterior radicalismo politico se convertera ao mtodo funcionalista. A instituio do Conselho da Europa 1949 consagrou a ruptura definitiva entre a corrente unionista e a corrente federalista. Os ltimos tomam conscincia do distanciamento do reino unido e dos pases nrdicos e, reconhecendo a impossibilidade de enveredar de imediato pela integrao politica, passam a defender uma estratgia que confere prioridade componente econmica sobre a componente politica no processo de integrao europeia. Abre-se, assim, caminho para a criao das Comunidades Europeias.

A criao das comunidades europeias


Declarao de Shuman criao da CECA.

9 Maio de 1950 Robert Shuman, ministro Francs dos negcios estrangeiros, anuncia um plano concedido por Jean Monnet.

Plano Shuman objectivos imediatos:

Reconciliao Franco-Alem e para este efeito propunha a


gesto em comum do carvo e do ao. Com a gesto destes dois produtos estratgicos subordinada aos poderes da Alta Autoridade, (resolvia-se o problema premente dos nveis de produo da vasta regio mineira de Ruhr + controlo comum das condies de produo e de circulao de dois produtos que, tradicionalmente, alimentavam o esforo de guerra. Objectivo de realizao mediata, criao da federao europeia. Europa no se far de um golpe = Mtodo de integrao funcionalista

Abordagem sectorial e progressiva em detrimento da abordagem global imediata da unio econmica e monetria. Mtodo gradual de integrao.

Declarao de Shuman ainda a carta de apresentao de um novo e fluido conceito supranacionalidade Shuman no o refere de modo expresso mas estabelece as condies de existncia e de funcionamento da Alta Autoridade como as de um rgo supranacional. As suas decises seriam vinculativas e a sua composio ser assegurada por personalidades independentes e designadas numa base paritria pelos governos. Declarao de Shuman anuncia os ingredientes fundamentais e distintivos do modelo de integrao comunitria que ainda podemos identificar na actual Unio Europeia:

Vinculao dos estados-membros pelas decises do rgo de autoridade comum Independncia deste rgo mas participao dos governos dos estadosmembros na sua nomeao

Instituio de mecanismos de tutela jurisdicional da legalidade dos actos adoptados pela autoridade comum.

A reaco da Declarao de Schuman foi rpida e positiva ponto de partida para a realizao de uma estrutura federativa da Europa (pases do Benelux decidiram aceitar o convite francs) CECA Tratado institutivo da primeira comunidade Comunidade Europeia do Carvo e do Ao foi solenemente assinado em Paris no dia 18 de Abril de 1951 pelos representantes dos Seis. Tratado de Paris entrou em vigor a 25 de Julho de 1952 destinado a vigorar pelo perodo de 50 anos (perodo transitrio) 7

Art.9 referia expressamente a supranacionalidade . Este atributo de supranacionalidade esbatido no texto final do Tratado. A expresso acabou por sofrer os efeitos de rejeio do modelo da supranacionalidade alargado ao domnio da defesa no ano de 1955. = A Declarao de Schuman, seguida da criao da CECA mobilizou fortemente as vrias correntes pr-europeias e gerou mesmo uma certa euforia integracionista que levou a acreditar que seria no apenas possvel como indispensvel, antecipar etapas e estigar o passo em direco unio politica da Europa Ocidental.

Ao deflagrar a Guerra da Coreia, Junho de 1950, a Europa ocidental, pressionada pelos Estados Unidos foi obrigada a equacionar o problema da sua defesa face ao perigo resultante do expansionismo ideolgico Comunidade Europeia de Defesa 1952 (acabou por no ir em frente devido aos nacionalismos, francs, que travaram a tentativa de criao de um exrcito francs.)

Este episodio tornou claro que a integrao politica europeia nunca seria obra de um punhado de visionrios, intelectuais e homens de estado. = o excessivo voluntarismo do desgnio europeu que presidiu proposta de criao da CED cedeu o passo, aps o desaire de 1954, a uma postura de maior conteno e ,em bom rigor, imps o regresso ao realismo do mtodo funcionalista anunciado pela Declarao Schuman. Relanamento europeu sobre as seguintes bases: desenvolvimento da estrutura orgnica de deciso comum; fuso progressiva das economias; criao de um mercado comum e harmonizao das politicas sociais.

Relatrio Spaak que continha o esquema das duas comunidades:

Comunidade Econmica Europeia CEE: pretendeu-se o estabelecimento de um mercado comum geral, com regras aplicveis a todos os domnios da actividade econmica. Comunidade Europeia de Energia Atmica CEEA; EURATOM: prosseguiu-se o objectivo de uma solidariedade sectorial no sector especifico da energia atmica.

No mesmo dia foi assinada a Conveno relativa a certas instituies comuns s trs Comunidades Europeias (Assembleia e Tribunal de Justia) 8

Coma criao da comunidade europeia e com o seu alargamento e aprofundamento assistimos ao triunfo de um projecto de unidade europeia que, sem deixar de ser politico e visionrio, se alimenta e renova a partir da fora motriz que resulta da unidade sinrgica dos mercados.

Etapas do processo de construo europeia


Etapa da transio (1958-1968)
Tratado da CEE objectivos: Realizao da unio aduaneira (eliminao dos direitos aduaneiros nas relaes entre os Seis e aplicao de uma pauta aduaneira comum nas relaes com pases terceiros) perodo transitrio. Mercado Comum abrangia regras que visavam assegurar a liberdade de circulao de pessoas, servios e capitais. + Politicas comuns como Politica Agrcola Comum; Politica Comum de Pescas; mecanismo de harmonizao das legislaes nacionais.

Economias dos 6 estados-menbros desfrutaram de um perodo de grande prosperidade e desenvolvimento o que permitiu a antecipao do fim do perodo transitrio. Comunidades Europeias conheceram 2 momentos crticos de discordncia politica:

Recusa francesa ao pedido de adeso do Reino Unido 1963

Politica de cadeira vazia 1965: General De Gaulle olhava com profunda desconfiana o desgnio de Unio Politica e o crescente poder das estruturas supranacionais como a Comisso Europeia. 1965 Frana prope um sistema de recursos financeiros, Comisso recusa e a Frana responde com a estratgia da cadeira vazia, no comparncia s reunies do Conselho de Ministros e teve como consequncia a paralisia da vida das Comunidades Europeias. Soluo 1966 Acordo de Luxemburgo garantiu aos estados o poder de vetar decises quando interferirem com interesses muito importantes para algum dos membros.

Etapa da idade adulta (1969-1992)


Cimeira de Haia 1969, sob o desgnio do trptico: acabamento, aprofundamento e alargamento. Grandes questes da construo europeia que vo condicionar a agenda politica futura: Acabamento: concluir a realizao do Mercado Comum, garantindo o financiamento das politicas comuns atravs de recursos prprios Aprofundamento: desenvolvimento das politicas comuns, incluindo as politicas de acompanhamento e lanamento das primeiras bases da unio econmica e monetria Alargamento: abertura das negociaes com vista admisso do Reino Unido e dos demais candidatos.

Alargamento

1 Janeiro de 1973 Reino Unido; Repblica da Irlanda e Dinamarca

(Em virtude dos sucessivos alargamentos a Europa comunitria cumpre o desiderato de 1969 criar um grande espao de integrao econmica) 1 Janeiro de 1981 Grcia 1 Janeiro de 1986 Portugal e Espanha

Esta fase de evoluo das Comunidades Europeia fica associada a um processo de consolidao e de maturidade que se traduziu na duplicao dos seus membros + aperfeioamento dos modos de deciso + actualizao da matriz comunitria de integrao

Eleio do Parlamento Europeu por sufrgio directo e universal 1979 Institucionalizao das Cimeiras de Chefes de Estado e de Governo =
Conselho Europeu Vrias iniciativas institucionais de relanamento do projecto europeu: Projecto Spinelli que levou adopo pelo Parlamento Europeu de um projecto de tratado da unio europeia. Aprovao da primeira reviso de fundo dos trs tratados institutivos das Comunidades Europeias, com o Acto nico Europeu

10

Reformas
Acto nico Europeu: 1 Julho de 1987, concentrou num nico instrumento convencional vrias disposies que aprofundaram o projecto de integrao.

Existncia do Conselho Europeu Alargou poderes do Parlamento Europeu Clarificou a funo executiva da Comisso

Previu a criao do Tribunal de Primeira Instancia associado ao Tribunal de Justia

Competncias comunitrias O AUE reforou algumas polticas comunitrias e atribuiu novos poderes s Comunidades Europeias com o fim de facilitar a realizao de um verdadeiro mercado interno.

AUE previu um modelo comunitrio de desenvolvimento baseado na coeso econmica e social tendo como instrumento fundamental a coordenao dos fundos estruturais (FEOGA; FEDER e FSE) etapa preparatria do salto qualitativo em direco Unio econmica e monetria AUE consagrou uma forma de cooperao intergovernamental em matria de politica externa, maneira de garantir uma base convencional para a chamada cooperao politica europeia CPE AUE exprimia a vontade dos estados-membros em criar e pr em funcionamento a Unio Europeia

A partir dos finais dos anos 80, o mundo, e em especial, a Europa foram abalados por transformaes rpidas e profundas = queda do muro de Berlim + Unificao Alem + imploso do bloco sovitico e o fim da guerra fria + crescente afirmao dos E.U.A como hiperpotncia + liberalizao das relaes comerciais a nvel mundial = Plano poltico e econmico, as transformaes conjugaram-se no sentido de eliminar resistncias opostas por alguns Estados-membros e de acelerar a passagem fase seguinte da Unio Europeia

11

Etapa da idade futura: Unio Europeia (1993 )


Acontecimentos polticos 1989-1990 + perspectiva de uma adeso futura dos Estados recm-sados da rbita sovitica = enrgica iniciativa que funcionou como um acelerador intracomunitrio Perspectiva de criao de um Unio europeia (desde a cimeira de Paris de 1972) tornou-se num objectivo reiteradamente assumido e que suscitou vrios projectos: Plano Delors apresentado ao Conselho Europeu de Madrid 1989, preconizava a realizao da Unio Monetria = fixao definitiva da paridade entre as moedas, convertibilidade obrigatria e irrevogvel, liberalizao total dos movimentos de capitais e integrao completa dos mercados bancrios e financeiros, criao da moeda nica 1989 Conselho Europeu de Estrasburgo decidiu convocar formalmente uma Conferncia Intergovernamental (CIG) sobre a Unio Econmica e Monetria (UEM) 1990 Foi realizada a CIG da Unio Politica

Os trabalhos nestas conferncias resultaram na aprovao de um projecto de tratado de reviso pelos mais altos representantes dos Estados-membros reunidos no Conselho Europeu de Maastricht 1991.

Tratados de Maastricht 1 Novembro de 1993 entrou em vigor. a mais importante e alargada reforma dos Tratados fundacionais. Alteraes mais substanciais:

Criao da Unio Europeia e consagrao oficial do nome da Unio Europeia. A mais conhecida das trs comunidades, a CEE passou a Comunidade Europeia, liberta da amarra econmica. Previso de politicas de cooperao intergovernamental nos domnios da Politica Externa e de Segurana Comum (PESC) e Justia e Assuntos Internos (JAI)

Referencia expressa ao objectivo de proteco dos Direitos Fundamentais Reconhecimento de um estatuto de cidadania da unio

Afirmao de princpios fundamentais de delimitao de competncias entre as Comunidades Europeias e os Estados-membros (competncia de atribuio; subsidiariedade e proporcionalidade) Previso de um processo em trs fases que, deveria conduzir, em data posterior a 1 de Janeiro de 1999 instituio da moeda nica.

12

Matria institucional: o Parlamento Europeu alcanou um reforo significativo dos seus poderes conseguindo participar no processo comunitrio de deciso em p de igualdade com o Conselho. Instituio de rgos de competncia especifica e de natureza decisria: Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC); e o Banco Central Europeu (BCE)

Aceitao, em derrogao dos princpios de igualdade e do adquirido comunitrio, de clusulas de opting - out que garantiram ao Reino Unido o direito de no ficar vinculado pelo Acordo Social e tambm ao Reino Unido e Dinamarca o direito de poderem no aderir moeda nica.

Espao econmico europeu adeso das comunidades europeias e a EFTA Reviso de Amesterdo esta reviso ficou aqum dos objectivos enunciados pela clusula rendez vous, reforma minimalista:

Politica Externa e de Segurana Comum (PESC): reforo do carcter operacional e da visibilidade externa da Unio Europeia atravs da criao do Alto Representante da PESC

Unio Europeia e cidadania: com o objectivo de aproximar a Unio do cidado, regista-se no Tratado da Comunidade Europeia um novo titulo sobre o emprego. Integrao do Acordo Social de Maastricht Aprofundamento de politicas comunitrias relacionadas com a coeso econmica e social com o objectivo de desenvolvimento equilibrado e sustentvel. Direito de acesso dos cidados aos documentos do Conselho, Parlamento Europeu e da Comisso. Extenso do principio da proibio de discriminao em funo de factores como a raa, religio, deficincia, idade ou orientao sexual. Liberdade, segurana e justia: institui mecanismos de deciso comunitria sobre matrias que eram de cooperao intergovernamental; realizao plena da livre circulao de pessoas no contexto de um espao europeu de liberdade, segurana e justia avanou com a incorporao no Tratado do acervo dos acordos intergovernamentais do sistema Schengen.

Direitos fundamentais: instituio de um procedimento de tutela politica que, no caso de se verificar uma violao grave e persistente dos princpios da liberdade, da democracia e dos Direitos Fundamentais, pode conduzir aplicao de sanes ao Estado-membro infractor, incluindo, se necessrio, a suspenso do direito de voto no Conselho. Cooperao reforada e flexibilidade: reconhecimento de uma forma diferenciada de integrao, h muito teorizada pela doutrina e preconizada por alguns estados-membros que, fundamenta a opo de um grupo de estados-membros por um modelo mais intensivo ou acelerado de realizao dos objectivos da Unio e das Comunidades Europeias (com excepo da PESC) 13

Tratado de Amesterdo no levantou a onda de interesse e de polmica que acompanhou o processo de ratificao. - Ponto de vista poltico este tratado limitou-se a aprofundar pressupostos de um funcionamento mais eficaz da Unio Europeia. Ficou com os leftovers - Ponto de vista Jurdico o tratado de Amesterdo alargou o mbito de limitao da soberania dos Estados s matrias do asilo, imigrao, vistos e outras relacionadas com a livre circulao de pessoas. Foi este efeito de limitao que determinou, a ttulo de condio prvia de ratificao, a reviso constitucional em Frana, na Irlanda e na ustria. Alargamento trouxe para primeiro plano da discusso o problema crucial do financiamento + reforma institucional Euro Janeiro de 1999, marco fundamental.

No primeiro semestre de 2000, durante a presidncia portuguesa, uma nova CGI retomou as questes fundamentais de adaptao dos Tratados deixadas em aberto pelo Tratado de Amesterdo. CGI preparou um projecto de tratado que veio a ser aprovado na sua verso provisria no Conselho Europeu de Nice. Tratado de Nice modificaes: Estrutura institucional

Parlamento europeu: fixado numero mximo de europeus. Reforo dos poderes desta instituio merc da extenso do mbito de co-deciso e do reconhecimento de poderes efectivos de iniciativa no processo de controlo da legalidade dos actos comunitrios pelo Tribunal de Justia. Comisso: limitao do nmero de membros e rotao paritria (nunca foi concretizado) reforo dos poderes do Presidente. Tribunal de Justia e Tribunal de Primeira Instncia: garantias de composio igualitria entre os estados-membros. Criao de uma seco especialformada por 11 juzes. Alargamento da competncia do Tribunal de Primeira Instancia que se torna a verdadeira instncia jurisdicional comum para o conjunto dos recursos e aces directos. seces jurisdicionais encarregadas de apreciar em primeira instancia certas categorias de aces sobre matrias especificas.

Processo de deciso

Extenso dos procedimentos por maioria qualificada: no Tratado Unio europeia e no Tratado da comunidade europeia, 27 disposies foram alteradas no sentido de substituir a exigncia de unanimidade pela maioria qualificada. Extenso do mbito do procedimento de co-deciso: maior parte das matrias que passaram a ser votadas por maioria qualificada.

14

Cooperaes reforadas: reformulao completa das disposies aplicveis s cooperaes reforadas no sentido de alargar o seu mbito e de facilitar o estabelecimento de uma cooperao reforada.

Outras alteraes

Direitos fundamentais: adaptao da clusula sancionatria do artigo 7 do Tratado da Unio europeia em funo da experincia adquirida com o caso da ustria.

Segurana e defesa: previso de procedimentos e de mecanismos adequados ao desenvolvimento das capacidades operacionais e militares da Unio Europeia Cooperao judicial em matria penal: criao da EUROJUST unidade completa composta por magistrados dos Estados-membros que ter por misso contribuir para uma coordenao eficaz das autoridades nacionais responsveis pelos procedimentos criminais. Comit de proteco social: previso no Tratado da CE deste rgo criado por deciso do conselho.

Consequncias financeiras do termo de vigncia do tratado: CECA 20002 protocolo anexo define as condies de transferncia dos fundos da CECA para a comunidade europeia.

CIG 2000 adoptou uma declarao relativa ao futuro da Unio Europeia, pela qual exorta os Estados-membros, concretamente as presidncias Sueca e belga, em cooperao com a comisso e com a participao do parlamento Europeu, a fomentar um amplo debate logo a partir de 2001. Conselho Europeu de Bruxelas/Laeken 2001 vai aprovar uma declarao conducente a um processo de reviso sobre as seguintes questes: Estabelecimento e controlo de uma delimitao mais precisa das competncias entre a unio europeia e os estados-membros, que reflicta o principio da subsidiariedade Estatuto da carta de direitos fundamentais da unio europeia Simplificao dos Tratados, de modo a torn-los mais claros e acessveis sem alterar o seu significado. Papel dos parlamentos nacionais na arquitectura europeia Cumpre perguntar se esta determinao reformadora dos Tratados, especialmente depois da reviso de Amesterdo, no constituir uma resposta inadequada ao torpor poltico em que caiu o projecto europeu? (No contexto de reforma contnua) a Unio europeia cada vez mais uma entidade mutante que se projecta no horizonte de futuras revises. O processo de construo europeia, dividido entre a corrente federalista e a corrente unionista, que continua a acreditar nas potencialidades do mtodo funcionalista e no modelo jurdico-institucional, vive apesar da contradio 15

entre a proclamao de grandes objectivos de integrao politica e a manifesta insuficincia dos meios jurdicos de aco consentidos pelos Estadosmembros.

Conselho Europeu de Colnia 1999 conferiu mandato a um grupo de trabalho, que se auto-intitulou de Conveno, para redigir um projecto de carta de Direito Fundamentais. Carta no logrou sequer o reconhecimento da sua fora jurdica. No Conselho Europeu de Nice, a carta foi solenemente proclamada pelos Presidentes do Conselho, do Parlamento europeu e da Comisso, mas o texto no foi incorporado no Tratado e a questo controvertida do respectivo valor jurdico foi remetida para o debate sobre o futuro da Unio Europeia. A carta ficou reduzida a uma mera declarao de direitos. (esta incerteza quanto forma e contedo uma expresso do grau de indefinio e mesmo de uma certa incongruncia que caracteriza o estdio actual de evoluo da unio politica)

Actual estdio de evoluo da Unio Europeia o maior desafio o do alargamento Poder uma Unio Europeia de 15 estados manter a sua identidade jurdicoinstitucional no quadro alargado de 27 estados? As adaptaes institucionais aprovadas com o Tratado de Nice ser uma das adaptaes necessrias para o funcionamento. Para uns o alargamento exigir transformaes mais profundas e acabar por reclamar a criao de uma verdadeira federao para outros o alargamento constituir um factor de diluio do nvel de integrao alcanado que acentuar as diferenas e identidades prprias dos estados-membros = o alargamento em curso transporta consigo um imperativo de mudana e de refundao do desgnio europeu.
Conceitos Modelo funcionalista Adeso de Portugal s comunidades europeias Formas ou fases de integrao econmica Zonas de comrcio livre Unies aduaneiras Mercado comum Unio econmica e monetria Smbolos da Europa: a bandeira, o hino e o dia da europa Pag.67

16

Unio Europeia e Comunidades Europeias (dualidade metodolgica da construo europeia)


Unio europeia entidade que foi criada pelo Tratado de Maastricht definida no 1 art. 1991 Unio Europeia foi projectada atravs do recurso metfora dos trs pilares: 1) PILAR: Trs comunidades Europeias CECA; CEEA; CE 2) PILAR: Politica externa e se segurana comum PESC 3) PILAR: Matrias de Justia e Assuntos Internos JAI Casa europeia ostenta como elementos visveis da sua arquitectura estes trs pilares, encimadas por um largo fronto composto a partir dos objectivos e princpios comuns e por uma estrutura institucional nica art. 2 + 7+ 46 + 49

Verdadeira diferena que caracteriza as relaes entre os Estados-membros no mbito dos diversos domnios de actuao da Unio

Diferena de mtodo 1) PILAR: integrao de soberanias 2) PILAR Cooperao intergovernamental 3) PILAR

Unio europeia tem uma dupla face Fundada nas comunidades europeias, actua atravs delas, prosseguindo os objectivos e exercendo os poderes que os Tratados lhe atribuem No quadro das polticas e formas de cooperao a Unio actua por via da aco concertada dos estados-membros

Esta dualidade metodolgica (integrao versus cooperao) resulta da considerao dos seguintes principais elementos de natureza jurdicoinstitucional: 3EU quadro institucional nico + coerncia e a continuidade das aces empreendidas verifica-se nos domnios abrangidos pelos II e III pilares, uma clara intencional desvalorizao do papel dos rgos tpicos da integrao comunitria, a comisso e o Parlamento Europeu. Nos processos de deciso sobre as matrias dos II e III pilares pontifica o Conselho, rgo de composio intergovernamental. rea de actuao comunitria a regra de deliberao a maioria qualificada. Procedimentos de deciso do II e III Pilares prevalece a 17

unanimidade (prerrogativa clssica da soberania estadual nos cenrios institucionalizados de cooperao internacional.) Actos comunitrios de contedo obrigatrio (mbito geral e directamente aplicveis) do lugar quando se trata da cooperao intergovernamental, a instrumentos prprios da concertao sistemtica e do Direito Internacional convencional. 34 n2 EU Violao pelos estados-membros das obrigaes de Direito Comunitrio envolve responsabilidade jurdica. Distinta a situao em que se encontram os estados-membros quando no respeitam os compromissos assumidos no campo da cooperao intergovernamental. = incumprimento dos princpios das normas da Unio Europeia tem consequncias bem diversas, consoante a sua origem seja comunitria ou intergovernamental. Matria de regime jurdico: o relativo ao Direito aplicvel a tutela jurisdicional, a referencia normativa de enquadramento dos actos prprios da cooperao intergovernamental no seio da Unio Europeia o Direito Internacional pblico e no o Direito Comunitrio. Jurisdio do Tribunal de Justia das Comunidades Europeias no abrange as matrias do II pilar e apesar da evoluo operada com o Tratado de Amesterdo, s de modo limitado se aplica ao III pilar 46 EU. As comunidades europeias gozam de uma personalidade jurdica distinta da dos Estados-membros assim nos planos das relaes externas comunitrias os estados membros foram substitudos pelas comunidades europeias. Unio no uma entidade juridicamente distinta dos estados-membros que a compem quando participa nas relaes internacionais em matria de politica externa. Os estados-membros, em domnios sensveis da soberania politica concordaram sobre a convenincia mtua da aco concertada mas rejeitaram a ideia da sua substituio, e consequente desaparecimento como sujeitos de direito internacional. Una Diferente

Unio Europeia encerra um paradoxo

Una no que tange os fins e a estrutura institucional Diferente no que respeita ao processo decisrio e intensidade dos meios jurdicos de aco. Acontece que a assinalada dualidade metodolgica no corresponde sequer a uma delimitao clara das reas materiais abrangidas. A evoluo da Unio Europeia tem seguido uma orientao que busca a coerncia e a homogeneidade do modus operandi

As duas revises do Tratado da Unio Europeia (Amesterdo e Nice) permitiram o alargamento das matrias de deciso comunitria estreitando a banda de actuao governamental + reforo dos poderes jurdicos de

18

actuao da Unio e no domnio da cooperao intergovernamental o que conquanto no elimine a dualidade metodolgica. Unio europeia (aparncia manta de retalho) a expresso do compromisso possvel entre os estados-membros. A construo europeia um processo aberto. No interessa antecipar ou forar, por via de revises aprazadas, cenrios federalistas ou aparentados. A Europa comunitria precisamente a originalidade de uma associao de Estados que no se enquadra nos modelos tpicos de congregao de estados. (nos ltimos tempos multiplicam-se as iniciativas em favor de uma rpida e inevitvel adaptao da Unio Europeia ao modelo federal.)

Falta

19

Caractersticas fundamentais da arquitectura institucional


Quadro institucional nico
Art.3 EU + art.5 completa a perspectiva da unio do quadro institucional. Determina que o Parlamento Europeu, o Conselho a Comisso, Tribunal de justia e o Tribunal de contas exercem as respectivas competncias nas condies definidas pelo Tratado da Unio Europeia e pelos Tratados institutivos das trs comunidades Quadro institucional nico pretendeu-se garantir a unidade do funcionamento entre a componente comunitria e a componente intergovernamental da unio Os mesmos rgos com competncias diferentes Desde o primeiro Tratado de fuso de 1957 a unidades institucional tem sido considerada um pressuposto de coerncia e eficincia de funcionamento das comunidades A Conveno relativa a certas instituies comuns assinada no mesmo dia em que foram concludos os dois Tratados de Roma determinou a existncia de um Parlamento Europeu nico e de um Tribunal de Justia para as trs comunidades. + tarde o Tratado de 8 de Abril de 1965 estendeu o principio da fuso Comisso e ao Conselho. Unio Europeia - funciona segundo dois modelos de vinculao da soberania dos Estados-membros desafia este pressuposto originrio da unidade institucional. Art.3 EU declara a existncia do quadro institucional nico mas a dualidade metodolgica que modela o funcionamento da Unio contradiz este objectivo de identidade institucional J n se trata de verificar que os rgos exercem poderes distintos consoante o tratado que respalda a sua actuao concreta. Ex: Quando comparamos a competncia da Comisso no quadro definido pelo Tratado da CE com a sua interveno no domnio da PESC, urge concluir que a natureza e a intensidade jurdica dos poderes exercidos radicalmente diversa. Alguns autores consideram o quadro institucional nico uma pura fico Prof. M Lusa Duarte considera exagerada esta concluso:

Porque o conselho europeu exerce uma funo substancialmente idntica que, em virtude do papel de impulso politica que lhe foi destinado, possibilita um nvel suficiente de coerncia e da coordenao da aco desenvolvida pelas restantes instituies da Unio. O objectivo da unidade institucional sempre esteve mais ligado ao critrio orgnico de que ao critrio funcional. 20

Foi assim com as trs comunidades, na sequncia dos tratados de fuso, continuou a s-lo, ainda com maior nfase, com o aparecimento de uma entidade, como a Unio Europeia que combina elementos de actuao comunitria com elementos de actuao intergovernamental. Neste contexto os rgos ou instituies da Unio no podem reclamar um estatuto funcional nico. Ex: Na PESC, em que predomina uma orientao intergovernamental de definio e de execuo das aces comuns, carece de fundamento a posio que sustenta uma associao do Parlamento Europeu ao respectivo procedimento de deciso ou o reconhecimento de poderes de controlo ao Tribunal de Justia.

Instituies e rgos razes de distino


Art.7 n1 CE enumera como instituies: Parlamento Europeu Conselho Comisso Tribunal de Justia Tribunal de Contas (para alm destas instituies os Tratados referem-se ainda a outros rgos ou admitem a sua criao) Qual o trao distintivo de uma instituio no rol mais alargado dos rgos da Unio? R. Na verso originria dos Tratados e, com maior propriedade depois da atribuio de poderes de deciso ao Parlamento Europeu, o quarteto de instituies parecia atender importncia maior destes rgos na estrutura institucional das Comunidades e sua autonomia interna. Dependendo de uma acepo que predominantemente politica, as cinco instituies identificadas no art.7 n1 CE designam os rgos comunitrios que, no plano da deciso politica ou do controlo politico, jurisdicional e financeiro, ocupam um lugar proeminente na ossatura institucional da Unio Europeia e das Comunidades Europeias.

Estrutura institucional e fontes de legitimidade


Legitimidade democrtica: Parlamento Europeu, eleito por sufrgio directo e universal dos cidados dos estados-membros desde 1979. Legitimidade intergovernamental: Conselho composto pelos representantes dos Estados-membros. Legitimidade integrativa: Comisso cujos membros so escolhidos em funo da sua competncia e esto vinculados a um dever de independncia, representa o interesse comunitrio. O Tribunal de Justia e Tribunal de Primeira Instncia so sustentados pelo princpio de autoridade que o controlo jurisdicional, caracterizado pela 21

independncia e reclamado por um modelo de produo e de aplicao das normas jurdicas segundo o paradigma da comunidade de direito. Os restantes rgos comunitrios: Tribunal de Contas, Comit das Regies, Banco Central Europeu foram criados para garantir a representao de interesses especficos, mas identificam-se mais com uma das trs fontes possveis de legitimidade intergovernamental, comunitria e democrtica.

A soluo nos Tratados cumpre um determinado desgnio soberano dos estados-membros no que toca relao de coexistncia entre estas trs fontes principais de legitimao do poder politico na Unio Europeia. As frequentes criticas dirigidas ao modelo institucional-decisrio da Unio Europeia reinvidicam poderes para o Parlamento Europeu prefigurando um arqutipo democrtico de deciso que suportaria a existncia de um verdadeiro estado. No estado actual de evoluo a U.E no um estado mas um modelo atpico de associao de Estados.

Aspectos gerais do funcionamento das instituies e dos rgos


a) Autonomia

A autonomia que caracteriza o estatuto das instituies e de alguns rgos da Unio e das Comunidades deve ser compreendida numa dupla acepo:

Externa: autonomia externa resulta do grau de independncia das prprias comunidades europeias na sua relao com os estados membros e outras entidades jurdicas, merc da sua personalidade jurdica. + o regime tradicionalmente associado s organizaes internacionais relativo aos privilgios e imunidades

Interna: autonomia interna envolve o poder de auto-organizao. De acordo com o Tratado CE o Parlamento Europeu 199 CE, a Comisso 218 n2 CE, o Conselho 207 n3, o Comit Econmico e Social 260 CE e o Comit das Regies 264 CE aprovam o respectivo regulamento interno. + manifestao da autonomia interna a prerrogativa de organizao dos servios, incluindo a criao dos rgos subsidirios.
b) Funo publica comunitria

O estatuto dos funcionrios e agentes das trs Comunidades est definido na sequncia do Tratado de fuso de 8 de Abril de 1965 por um corpo nico de regras. O Regulamento CEE Euratom aprovou o estatuto dos funcionrios das Comunidades e o regime aplicvel aos agentes.

22

Funo publica comunitria tanto pelo numero de efectivos + regime contratual = +/- modelo de funcionalismo publico do que do paradigma da funo publica das organizaes internacionais. Funo publica comunitria + numerosa das funes publicas internacionais (30 000 funcionrios, Comisso absorve maior numero) Recrutamento: via concurso salvo para os superiores de chefia (directores gerias e directores) em que prevalece o critrio da repartio equitativa por nacionalidades. Funcionrios so admitidos por acto unilateral (acto administrativo) 236 CE + 98 do estatuto reconhecem ao Tribunal de Justia jurisdio exclusiva sobre todos os litgios que opem as Comunidades aos seus funcionrios.
c) Privilgios e imunidades

O Protocolo sobre os Privilgios e Imunidades, anexo ao Tratado de fuso de 1965 regula o regime aplicvel s Comunidades Europeias aos seus funcionrios e agentes, aos deputados europeus e outros responsveis pelas instituies no territrio dos estados-membros. + Define a situao jurdica dos representantes dos estados e das misses de estados terceiros creditados junto das Comunidades Europeias. O Regime assenta sobre as seguintes regras: Locais e edifcios e arquivos das Comunidades inviolveis Bens, imveis e mveis esto isentos do pagamento de quaisquer impostos Todas as pessoas ao servio das Comunidades Europeias gozam de imunidade de jurisdio no territrio de qualquer um dos Estados, embora limitada aos litgios directamente relacionados com o cumprimento das suas misses. Representantes dos estados, incluindo os que integram as chamadas representaes permanentes e ainda os outros representantes (ministro etc.) que periodicamente se deslocam ao territrio do estado onde se situam os lugares de trabalho das instituies, gozam das facilidades e privilgios habituais reconhecidos por Direito Internacional Pblico. Estado que acolhe a sede das Comunidades Europeias deve conceder s misses dos estados terceiros acreditadas todas as imunidades e privilgios diplomticos usuais. (Comunidades Europeias no beneficiam de imunidades de jurisdio 240 CE = as comunidades europeias podem ser demandadas junto dos tribunais comunitrios e nacionais.

23

d) Regime lingustico

O Tratado CECA foi redigido em Francs e apenas a verso Francesa e autntica 100 CECA. 2 Tratados de Roma que instituram a CEE e a CEEA bem como todos os tratados de reviso posteriores foram adoptados em todas as lnguas oficiais das Comunidades Europeias, constituindo qualquer uma delas verso autntica eu faz f. 290 CE Actos dirigidos pelas instituies a um estado-membro ou a uma pessoa sujeita jurisdio de um estado-membro devem ser redigidos na lngua deste estado. Correspondncia endereada s instituies por um estadomembro ou por uma pessoa dependente da sua jurisdio poder ser redigida em qualquer uma das lnguas oficiais, devendo a resposta ser redigida na mesma lngua 21 CE Nas reunies oficiais as instituies devem assegurar a utilizao dos onze idiomas oficiais mediante o funcionamento do adequado sistema de traduo simultnea. Os documentos oficiais tambm devem ser divulgados nas onze verses. (na prtica o francs e o Ingls funcionam como lnguas de trabalho.
e) Sede

Os tratados no estabelecem a sede das instituies remetendo para os governos dos estados membros o acordo sobre a sua escolha 77 CECA; 289 CE; 189 CEEA. Dada a impossibilidade de alcanar um acordo sobre a sede definitiva em 1967 foi aprovada uma deciso que definiu como locais de trabalho provisrios as seguintes cidades: Bruxelas: Servios de Comisso, do Conselho, do Comit Econmico e Social, reunies do Conselho de Ministros Luxemburgo: Tribunal de Justia, Tribunal de Contas, Servio de publicaes, Secretrio geral do Parlamento Europeu, Banco de Europeu de investimentos.

Modus vivendi penaliza o regular funcionamento do Parlamento Europeu.

24

As instituies O conselho
Os trs nveis de formao O Conselho o rgo comunitrio de composio intergovernamental. 203 CE composto por um representante de cada estado-membro, ao nvel ministerial, que ter poderes para vincular o governo desse estado-membro Conselho da unio Europeia Existem 2 nveis de formao a que correspondem designaes diferentes e distintas: Conselho Europeu: 4 EU rene os chefes de estado e de governo dos estados-membros e o Presidente da Comisso, assistidos pelos respectivos ministros dos negcios estrangeiros e por um membro da Comisso. COREPER: Comit de representantes permanentes, composto pelos representantes permanentes, embaixadores, pelos estados-membros e que 207 CE prepara os trabalhos do conselho (de ministros).

Na estrutura institucional da Unio Europeia e das Comunidades Europeias, o Conselho desempenha sempre o mesmo papel, o de representar os interesses dos Estados-membros, embora mudem os actores e com eles a projeco da respectiva performance dramtica. Sem minimizar a importncia relativas aos poderes e ao modo de funcionamento estamos perante o mesmo rgo, seja quando actua sob a forma de Conselho Europeu, Conselho de Ministros ou COREPER Duas razes principais sustentam esta concluso: A considerao da fonte de legitimidade intergovernamental Relao que o Conselho estabelece com os outros dois rgos principais da deciso politica (Comisso e Parlamento Europeu), formando com eles um tringulo institucional cuja exacta configurao vai depender do nvel de formao do Conselho envolvido no dilogo preparatrio que antecede a tomada de deciso. Os Tratados prevem ainda formaes atpicas do Conselho: - Conselho reunido a nvel de chefes de estado e de governos 7 n1 EU + 112 n2 CE + 117 n2 CE + 121 n3. Trata-se de uma formao que se distingue do Conselho Europeu em virtude da ausncia do Presidente da Comisso. - Conselho no deve ser confundido nas suas mltiplas aparies com as conferncias de representantes dos governos dos estados-membros. 214 CE sobre a nomeao dos membros da Comisso 223 CE + 289 CE 25

O Conselho Europeu
Origem O Modelo de uma Europa intergovernamental foi proposto e apoiado pela Frana Gaulista, destinava s cimeiras de chefes de estado e de governo dos estados-membros um lugar central. A corrente integracionista ops-se, contudo, ideia de transformar as cimeiras ou conferencias numa estrutura prpria, submetida a uma periodicidade mnima de reunies e com um papel definido de interveno no destino das Comunidades. + Tarde no rescaldo da cimeira de Paris 1962, Jean Monnet, confesso mentor da corrente mais integracionista, reconhece a necessidade de renovar e de reforar a autoridade comunitria. Faltava uma instncia de impulso politica, dotada de verdadeiros poderes de deciso. Faltava ainda uma sede prpria de coordenao das posies assumidas pelos vrios estados-membros sobre as grandes questes internacionais, Jean props a designao de Governo Europeu provisrio. Cimeira de Paris 1974 a Frana props a institucionalizao dos encontros regulares dos chefes de estado e de governo. Nascido de um acto informal, testemunho da vontade politica dos estadosmembros, o Conselho Europeu alcanou a consagrao formal atravs do Acto nico Europeu 2 completado pelo Tratado de Maastricht 4 EU Natureza jurdica Uma vez q no estava previsto nos Tratados a criao do Conselho Europeu em 1974 = problemas de enquadramento jurdico Mas a questo da natureza jurdica no se esgota na anlise do seu modo de criao e da compatibilidade com os Tratados. A configurao jurdica transcende largamente o interesse de uma questo de exclusivo recorte terico. A identificao precisa da natureza jurdica do Conselho Europeu uma questo actual e que condiciona a resoluo de aspectos prticos de importncia maior no funcionamento do modelo de deciso da unio europeia, como sejam a determinao do procedimento aplicvel s deliberaes do Conselho Europeu, a forma dos seus actos, o mbito das suas competncias.

26

Ser o Conselho Europeu um rgo comunitrio? Desde a sua criao o Conselho europeu foi concebido para enquadrar a vontade dos estados-membros em dois planos diferentes: Plano intergovernamental/Internacional relativo concertao das respectivas politicas externas (cooperao politica europeia) Plano Comunitrio Esta dualidade funcional acabaria por inspirar a criao da Unio Europeia com o Tratado de Maastricht, tambm ela dependente da articulao destes dois planos. Em consequncia do assinalado desdobramento funcional o Conselho Europeu ora actuava como uma conferncia diplomtica para as matrias de cooperao politica ora actuava como um rgo comunitrio que, merc da sua composio deveria funcionar como uma instncia de resoluo de questes bloqueadas no Conselho de Ministros e sobretudo como um rgo de impulso e de coordenao (centro de grandes decises) Para as questes de cooperao politica o Conselho Europeu actuaria como instrumento da diplomacia directa, rgos intergovernamental de coordenao. Natureza jurdica como rgo que delibera sobre matrias que integram o mbito de competncia das comunidades Europeias? Esta insero comunitria do Conselho Europeu tanto pode fundar-se num titulo genrico de competncia que o habilita a exercer, em principio, todos os poderes do Conselho (de ministros) coo pode resultar de uma disposio expressa dos Tratados que confia ao Conselho Europeu a deciso sobre esta ou aquela questo concreta.

Em qualquer uma das situaes importa reter que o conselho europeu funciona como uma formao distinta do Conselho. Quando o Conselho Europeu age em matrias de competncia das Comunidades Europeias, actuam enquanto Conselho no sentido dos tratados declarao solene sobre a Unio Europeia. Dualidade funcional do Conselho Europeu sobressai neste rgo a sua natureza hbrida = instancia superior de cooperao no seio da colectividade de estados-membros e o rgo supremo de impulso do processo de integrao comunitria.

27

No estado actual de evoluo do processo de construo europeia este hibridismo, rectius esta dualidade funcional, tornou-se uma caracterstica inerente prpria Unio e tambm o Conselho (de ministros) foi investido de poderes de deciso no quadro do II e II pilares que exerce segundo os procedimentos previstos no Tratado da Unio Europeia, perdendo assim a sua natureza de rgo exclusivamente comunitrio. Logo no existe um critrio ontolgico de destrina entre o Conselho Europeu e o Conselho de ministros. Um e outro integram o quadro institucional nico da Unio europeia e representando os estados-membros deliberam ou participam no processo de deciso segundo as regras procedi mentais previstas no Tratado. ( esta concluso no fica prejudicada pela circunstancia de o conselho europeu poder funcionar como conferencia diplomtica ou poder servir para deliberar questes que, por fora dos prprios tratados exigem o comum acordo dos governo dos estados-membros. 289 CE e 48EU Funes Declarao solene sobre a Unio Europeia 1983 Conselho Europeu o verdadeiro motor da integrao europeia ao qual competia dar o impulso politico geral e definir as orientaes que favoream a construo europeia e fornecer as linhas directrizes de carcter politico geral para as Comunidades Europeias e para a Cooperao Politica Europeia. Art.4 EU Tratado de Maastricht Conselho Europeu dar Unio Europeia os impulsos necessrios ao seu desenvolvimento e definir as respectivas politicas gerais Autoridade politica Conselho Europeu responsvel pela funo de assegurar coerncia do conjunto da aco externa (da unio) no mbito das politicas que adoptou em matria de relaes externas, de segurana, de economia e de desenvolvimento. 3 EU Art.4 EU fundamenta a competncia genrica de deciso do Conselho Europeu em todos os domnios relevantes de actuao da Unio Europeia. Outras disposies do TUE e do TCE regulam de modo especifico o papel reconhecido ao Conselho Europeu sobre a PESC, art.13 n1 + 17 n1,2,3 + 23 n2 sobre o pilar comunitrio art.99 + 113 n2 + 128 n2,5. O Conselho Europeu de Lisboa 2000 inventou uma nova expresso funcional deste rgo na estrutura de deciso da Unio. Sob o lema de garantir o primado da politica sobre a economia o Conselho europeu de Lisboa considerou insuficiente a sua tradicional, mas limitada funo de impulso politica. O novo objectivo estratgico (emprego, reforma econmica e coeso social, o Conselho Europeu decidiu assumir competncias de gesto directa = O Conselho Europeu realizar uma sesso dedicada s questes econmicas e sociais. Com base nas orientaes Gerais de Politica Econmica 28

e sociais. Com base nas Orientaes Gerais de Politica Econmica, o Conselho Europeu define metas mas assume tambm o controlo da sua execuo tanto no plano comunitrio como no plano nacional. Este mtodo de coordenao aberta Mtodo de Lisboa envolve duas consequncias principais no plano institucional: 1) Acentua a componente intergovernamental do processo de deciso da Unio 2) Conferir ao Conselho Europeu responsabilidades tpicas de gesto e de controlo, refora, afinal, a ideia que defendemos sobre o Conselho como uma instituio nica eu funciona, contudo, com vrios nveis de formao. Funcionamento Prtica consagrada pelo comunicado de Paris de 1974 o Conselho Europeu rene os chefes de estado (dois chefes de estado, os presidentes da republica francesa e da Finlndia, os chefes de governo e o presidente da comisso) art.4 EU d igualmente uma expresso a uma prtica iniciada com a institucionalizao do Conselho europeu prev ainda a participao dos ministros dos negcios estrangeiros dos estados-membros e de membro da comisso. A partir do conselho Europeu 1991 convidar os Ministros dos Assuntos econmicos e das Finanas a participar nas sesses dedicadas a questes relativas unio econmica e monetria. Para garantir o funcionamento burocrtico do Conselho Europeu nomeadamente a distribuio de documentao relevante a preparao das concluses e a elaborao das actas esto tambm presentes nas reunies o Secretrio-geral e funcionrios do Secretariado-geral do conselho que assistem a presidncia e o secretario geral da comisso. O presidente do parlamento europeu convidado a apresentar uma declarao mas antes do inicio dos trabalhos. um acto simblico de deferncia politica com o Parlamento Europeu 4 EU no refere a participao do parlamento Europeu nas reunies d Conselho Europeu mas define um principio de informao concretizado no dever do Conselho Europeu apresentar ao parlamento europeu um relatrio na sequencia de cada uma das suas reunies, bem como um relatrio escrito anual sobre os progressos realizados pela unio. A presidncia do conselho europeu assegurada pelo estado-membro que, de harmonia com o princpio da rotatividade semestral, exerce a presidncia do Conselho (de ministros) da Unio Europeia. Periodicidade das reunies ordinrias: duas vezes por ano o que obriga o estado-membro que preside a organizar pelo menos uma reunio do Conselho Europeu.

29

Reunies extraordinrias: convocadas para debater assuntos internacionais ou comunitrios de especial relevncia e urgncia. Organizao das reunies dos Conselhos europeus: estas reunies so cuidadosamente preparadas envolvendo os vrios nveis de actuao da Unio Europeia, nacional e intergovernamental e comunitrio. Na sequencia de contactos bilaterais com os seus colegas nacionais, o presidente do Conselho Europeu estabelece a ordem de trabalhos, na qual so apresentadas em rubricas distintas as questes comunitrias e as questes intergovernamentais. Regras de deliberao: qualquer que seja o domnio da deciso o Conselho Europeu delibera por consenso. A vontade comum forma-se sem necessidade de votao, o que facilita a obteno do desejado acordo. Tipologia dos actos adoptados: tratados no fixam a tipologia e a prtica trouxe uma terminologia flexvel e imprecisa: concluses, declaraes, orientaes, comunicados. As actas do Conselho Europeu ficam consignadas como Concluses da presidncia. Estas concluses podem comportar: declaraes, orientaes e resolues.

Conselho da Unio Europeia


Organizao formaes mltiplas Tratados e regulamento interno identificam este rgo central do sistema institucional comunitrio como o Conselho. Aps 1974 passou a ser conhecido pela referncia sua composio: Conselho de Ministros. Depois da entrada em vigor do tratado da Unio Europeia tornou-se Conselho da Unio Europeia. Representao: tratado de Maastricht imps que a representao de cada estado se faa a nvel ministerial. Cabe a cada estado-membro a escolha do seu representante, a qual pode recair sobre qualquer membro do governo (ministro, secretrio de estado, subsecretrio de estado) Art.203 CE ope um limite pois o representante dever ter poderes para vincular o governo desse estado-membro Constante alargamento do mbito de competncias da Unio e das Comunidades Conselho actua com formaes ministeriais distintas e revela tendncia para uma certa desmultiplicao funcional:

Conselho Assuntos gerais: rene todos os meses os Ministros dos


Negcios estrangeiros e exerce uma competncia genrica sobre todos os assuntos que no so tratados pelas formaes tcnicas do Conselho. Formaes tcnicas: o Conselho Assuntos gerais fixou em 16 o numero de formaes que integram os ministros responsveis nos seus respectivos governos pelas matrias cuja especificidade tcnica justifica uma abordagem diferenciada (assuntos sociais, culturais, pescas). 30

Pela sua importncia destacamos: ECOFIN: composto pelos ministros dos assuntos econmicos e financeiros. Rene todos os meses, a sua competncia respeita coordenao das polticas econmicas dos estados membros e a todas as matrias com repercusso financeira. Agricultura: rene os ministros da agricultura com uma periodicidade mensal e adopta as medidas requeridas pelo funcionamento da PAC. Justia e Assuntos Internos e Proteco Civil: objectivo de criar um espao de liberdade, segurana e justia e a comunitarizao de matrias que antes eram tratadas a nvel de cooperao intergovernamental. Da agenda fazem parte actos previstos no Pilar III. 34 EU Formao Jumbo: associa ministros de varias pastas o que permite uma abordagem ao mesmo tempo tcnica e genrica Formao chefes de estado e de governo: prevista no Tratado de Maastricht a sua competncia foi confinada a sua situaes relacionadas com a Unio Econmica e Monetria 121 n2,3 + 122 n2 CE + 11 n2 CE

Competncia Art. 202 CE competncia do Conselho:

Assegura a coordenao das politicas econmicas gerias dos


estados-membros. Dispe do poder de deciso Atribui Comisso, nos actos que adopta, as competncias de execuo das normas que estabelece. O Conselho pode igualmente reservar-se em casos especficos, o direito de exercer directamente competncias de execuo.

Exerccio de competncia pelo Conselho deve respeitar as condies previstas no Tratado, na estrita observncia do principio geral da competncia de atribuio previsto no art.7 n1 CE cada instituio actua nos limites das atribuies e competncias que lhe so conferidas pelo presente Tratado So distintos os poderes do Conselho consoante actua no quadro do Tratado CECA, do Tratado Eurtomo ou do Tratado da CE. O rol vasto de poderes atribudos pelos Tratados ao Conselho permite a este rgo o exerccio de prerrogativas tpicas da funo legislativa, da funo executiva e da funo politica strictu sensu. Esta aparente amlgama de poderes revela um rgo de vocao governamental: partilha a funo legislativa, controla a funo executiva, adopta a proposta de oramento comunitrio, celebra as convenes internacionais, decide sobre matrias to importantes como sejam a assuno 31

de novos poderes pelas Comunidades 308 CE + 225 n2 CE. De um modo sistematizado o Conselho concentra poderes de deciso, poderes de execuo, poderes de consulta, poderes de coordenao e poderes de domnio das relaes externas: Poderes de deciso: conselho no quadro definido pelos Tratados da CE e Eurtomo, o rgo de deciso por excelncia. Para alm da funo politica o Conselho titular de um poder normativo geral, que partilha, em casos definidos, com o Parlamento Europeu (procedimento co-deciso). Apesar dos Tratados no autonomizarem a funo legislativa, resulta da prtica institucional 202 + 211 do TCE que ao Conselho que compete aprovar os actos normativos de disciplina primria, equivalentes aos actos legislativos nos ordenamentos estaduais. II Pilar (PESC) o Conselho adopta decises sob a forma de estratgias, posies ou aces comuns. III Pilar o Conselho pode, para concretizar o objectivo de cooperao entre os estados-membros adoptar posies comuns, decises-quadro e decises.

Poderes de execuo: 202 CE o Conselho atribui Comisso as competncias de execuo das normas que estabelece + conselho pode igualmente reservar-se, em casos especficos, o direito de exercer directamente as competncias de execuo 211 CE (poderes da Comisso) esta exerce a competncia que o Conselho lhe atribui para a execuo das regras por ele estabelecidas

Podemos extrair destas disposies os seguintes critrios de atribuio: o Conselho o titular da competncia de execuo, embora delegue o seu exerccio na Comisso e o de exercer por se essa competncia. Tratado refere-se a casos especficos e no a casos excepcionais produz um efeito de rigorosa limitao da prerrogativa do Conselho. A regulao feita pelo Tratado dos poderes do Conselho no o transformou num rgo executivo e muito menos num rgo executivo de poderes ilimitados Pela sua composio e natureza no contexto do quadro institucional no tem vocao de rgo executivo, porqu? - O modo de funcionamento do Conselho + princpio de responsabilidade politica perante o rgo parlamentar, caracterstica dos rgos executivos nas estruturas politicas estaduais, est previsto para a Comisso e no para o Conselho.

Poderes de Consulta: Tratado CECA o Conselho foi concebido para funcionar como rgo de consulta da Comisso (Comisso assume em geral a funo normativa)

Poderes de coordenao: Conselho tem a funo primordial de coordenao politica. Os trs estados institutivos explicitam esta misso de assegurar a coordenao das politicas econmicas gerias dos estadosmembros 202 CE + aces dos estados membros com a Comunidade 115 32

CECA + harmonizar a aco da Comisso com a dos governos responsveis pela politica econmica geral dos seus pases 26 CECA.

Poderes no domnio das relaes externas: o Conselho controlo o poder de vinculao internacional das Comunidades Europeias autoriza a abertura das negociaes e estabelece directrizes que a Comisso deve respeitar; aprova o acto de concluso do acordo internacional 133 CE + 310CE + 300CE Nos acordos internacionais celebrados pelas Comunidades que estabeleam estruturas institucionais mistas, o Conselho que representa as Comunidades como partes contratantes.

Funcionamento A presidncia Principio da igualdade: a presidncia assegurada por cada estado-membro por perodos de 6 meses. ( at 1995 o critrio de sucesso era alfabtico) 203 CE. O estado membro que preside ao Conselho, tambm preside aos restantes rgos de natureza intergovernamental: o Conselho Europeu, COREPER e aos numerosos grupos de trabalho. II Pilar PESC a presidncia tem um papel mais destacado que concretiza um desiderato de maior visibilidade externa da unio europeia. 18 EU nas matrias do mbito da politica externa e se segurana comum Assim a presidncia tem a responsabilidade de dar execuo s decises adoptadas 18 n2 EU de encetar e de conduzir negociaes internacionais 24 EU de consultar e de manter informado o Parlamento Europeu 21 EU. Presidncias semestrais: factor de potencial perturbao na conduo do PESC. Para garantir um desejvel grau de coerncia e de continuidade no acompanhamento das grandes questes internacionais, o tratado de Maastricht previu Troika : a presidncia ser, se necessrio, assistida pelo estado que tiver exercido a Presidncia anterior e pelo que for exercer a presidncia seguinte. 26 EU + 18 n4 UE

Dependendo do estilo da diplomacia de cada estado + da sua maior ou menos capacidade de mobilizao dos actores da cena europeia = a presidncia dever respeitar uma o obrigao elementar de neutralidade tratamento das varias delegaes nacionais, incluindo do prprio estado. Mas presidncia no est reduzida a um dever de neutralidade politica. No quadro de objectivos comunitrios h que definir uma estratgia divulg-la e actuar de modo a alcanar, no espao de um semestre.

33

Regras de deliberao Os Tratados prevem vrios procedimentos de deliberao no seio do Conselho: Acordo sem votao: 28 CECA Maioria simples: 205 n1 CE; 118 n1 CEEA: regra subsidiria de deliberao. Proposta adoptada no caso de recolher o voto favorvel da maioria dos membros do conselho bastando aquela que tiver maior numero de votos. Maioria qualificada: 28 CECA ; 205 n2 CE; 118 n2 CEEA: Unanimidade: 28 ECA; 205 n3 CE; 118 n3 CECA: espcie em vias de extino, observa-se um objectivo de eliminar ou limitar a regra de unanimidade pois ela fonte de bloqueios comunitrios. Apenas em relao aos domnios de particular sensibilidade politica e de decises de incidncia estrutural ou constituinte. 18, 19, 22 (cidadania da unio) 42, 44. A unanimidade baseia-se num princpio de estrita igualdade entre os estados membros no processo de formao da vontade comunitria. = Qualquer estado membro pode impedir a deliberao com um voto contrrio (veto) 205 n3 CE. Tratado de Amesterdo conservou a regra da unanimidade no quadro II e III Pilares 23 EU e 34 EU. 23 n2 EU (PESC) - abriu a porta flexibilizao da unanimidade ao oferecer aos estados membros um escudo de proteco contra medidas indesejveis chamado absteno construtiva: se um membro do Conselho fizer acompanhar a sua obteno de uma declarao formal no ter obrigado a aplicar a deciso, mas reconhece a esta vincula a unio. 23 N1 + 40 n2 EU e 11 n2 CE Regra: votao por maioria qualificada obtida atravs de um modelo de ponderao do peso relativo de cada estado-membro pela via da atribuio de um nmero varivel de votos (ver pag.122) A repartio de votos pelos estados-membros constitui um problema central no processo de adaptao dos Tratados na perspectiva do futuro alargamento da Unio Europeia. O sistema actual ainda o de 1957 que reparte os estados em grupos (grandes, mdios-pequenos), este processo de equilbrio foi sofrendo sucessivas adaptaes por fora de adeso de novos estados-membros. Neste contexto tornou-se inadivel uma deciso politica fundamental de reponderao dos votos como se veio a prever no Tratado de Nice.

34

COREPER
207 CE COREPER: composto pelos representantes permanentes dos estados membros em Bruxelas e desempenha a funo de preparar os trabalhos de Conselho e de exercer os mandatos que este lhe confia. um mero rgo auxiliar, desprovido de poderes de deciso. A prtica institucional garantiu-lhe um papel relevante no funcionamento do Conselho e especialmente no dilogo institucional de contedo tcnico com a Comisso. COREPER assegura uma ligao constante entre os governos dos estados. membros e a Comisso, a propsito dos projectos e iniciativas desta instituio comunitria. O tratado de Amesterdo reconheceu esta funo especifica do COREPER No desenvolvimento do procedimento comunitrio de deciso e confiou-lhe um poder de deciso limitado a questes de natureza processual expressamente previstas no Regulamento Interno do Conselho art.19 n5 Regulamento Interno enumera 11 casos de competncia procedimental do COPERER Funcionamento COREPER funciona com duas formaes: COREPER II: constitudo pelos representantes permanentes (embaixadores) que prepara os trabalhos dos Conselhos dos Assuntos gerais e ECOFIN COREPER I: composto pelos representantes permanentes adjuntos que prepara os trabalhos das restantes formaes do Conselho em que dominante a componente tcnica das propostas de discusso. COREPER examina todos os pontos constantes da ordem do dia do Conselho, elaborada pela presidncia 3 e 19 n2 Regulamento Interno do Conselho 19n3 COREPER pode constituir ou dar o seu acordo constituio de comits e grupos de trabalho, vocacionados para aprofundar o debate tcnico em torno das propostas da Comisso. Os estados-membros esto representados nos grupos de trabalho atravs de funcionrios da sua Representao Permanente (REPER) ou de funcionrios da administrao nacional vindos das respectivas capitais. (noutros domnios especficos outros comits partilham com o COREPER a misso de assistir o Conselho. Ex: Comit Econmico e Financeiro; Comit Agricultura etc.)

35

Secretariado-geral
Conselho assistido por um rgo de natureza burocrtica chamado Secretrio-geral colocado sob a dependncia de um Secretrio-geral 207 n2 CE. Competncias

Elaborao do projecto de acta das reunies do Conselho 13 n2 do regulamento Interno Providenciar a publicao dos actos no Jornal Oficial 17 Notificaes dos actos aos seus destinatrios 18

Elaborao de um projecto do mapa previsional das despesas do Conselho a incluir no projecto oramental 23 Funo de coordenao dos trabalhos dos representantes especiais para as questes do mbito da PESC 23 Funo de depositrio de acordos e convenes internacionais 25

Secretrio geral Secretrio-geral e o Secretrio-geral adjunto so nomeados por deliberao unnime do Conselho 207 n2 CE. Secretrio-geral adjunto responsvel pela questo do Secretariado-geral e assegura o quotidiano burocrtico do Conselho Secretrio-geral , na sua qualidade de Alta Representao para a Politica Externa e de Segurana Comum uma espcie de comissrio politico do Conselho que promove a tomada de decises politicas, vela pela sua boa execuo e conduz, quando necessrio, o dialogo poltiico-diplomtico com os pases terceiros e organizaes internacionais. 26 EU. Secretrio-geral dispe de uma estrutura administrativa que inclui o Servio Jurdico e dez direces gerias cujas competncias se repartem pelas diferentes reas de interveno comunitria. Ver. Pagina 126

36

Comisso
Composio (desde o tratado de fuso de 1965 existe uma s Comisso que tomou lugar da Alta Autoridade no quadro da CECA) Comisso composta por 20 membros: um por cada Estado-membro, dispondo os chamados cinco grandes (Alemanha, Frana, Reino Unido, Itlia e Espanha) de um segundo comissrio. Consequncia do alargamento das Comunidades Europeias foi o aumento do nmero de comissrios, com prejuzo para a eficcia e a agilidade de aco que devem caracterizar a actuao da Comisso. Grande alargamento da Unio Europeia coloca o problema da reforma da Comisso em especial a necessidade de limitar o nmero de Comissrios. 213 n1 perfil do candidato a comissrio (nacional de um estado-membro, escolhido em funo da competncia geral e das garantias de independncia) 223 n2 deveres de funo de um membro da Comisso: Actuar com total independncia no interesse geral da comunidade No solicitar nem aceitar instrues de nenhum governo ou qualquer outra entidade Exclusividade, fica vedado de qualquer outra actividade profissional, remunerada ou no e inibe, mesmo aps a cessao de funes, a aceitao de cargos ou benefcios que possam contrariar os deveres de honestidade e discrio. (violao destes deveres = Tribunal de Justia ordenar a demisso compulsiva do comissrio) Na prtica a independncia dos comissrios em relao aos respectivos Estados de nacionalidade est longe de constituir um valor absoluto de conduta pessoal e institucional. 213 n1 Estados-membros comprometem-se a no influenciar os membros da Comisso no exerccio das suas funes. Mas os governos dos estados procuram sensibilizar os seus comissrios em relao aos problemas que + directamente afectam os interesses nacionais: por vezes o prprio comissrio atravs do seu gabinete, que procura obter das autoridades do seu Estado-membro de nacionalidade os esclarecimentos que podero ditar o respectivo sentido de voto no momento crucial da deliberao no colgio de 20 comissrios. A transmisso destes esclarecimentos pode confundir-se tal o seu carcter preciso e categrico, com verdadeiras instrues. Trata-se de um modus vivendi que, salvaguarda determinadas aparncias, respeitados certos limites,

37

faz parte do jogo e aproveita, de um modo um tanto desigual certo a todos os estados-membros. Mandato do comissrio: tem a durao de 5 anos, equivalente ao tempo de legislatura do Parlamento Europeu 214 n1 CE e 190 n3 CE. Mandato pode ser renovado, sem limite de reconduo nas funes. Exerccio do mandato: os comissrios gozam do regime de privilgios e imunidades (imunidade de jurisdio e privilgios fiscais), reconhecidos aos funcionrios e agentes das Comunidades Europeias pelo Protocolo relativo aos Privilgios e Imunidades. Processo de nomeao Nomeao dos comissrios sofreu grandes alteraes substanciais ao longo das revises dos tratados sempre com o objectivo de assimilar este processo ao modelo nacional de investidura do Executivo pelo Parlamento, deram lugar a um processo que repartido em vrias fases concretiza uma participao efectiva e condicionantes do Parlamento Europeu. 214 CE + 10 CECA + 127 CEEA Fases:

Escolha do Presidente: os Governos dos Estados-membros


designam de comum acordo, a personalidade que pretendem nomear para exercer as funes de Presidente. Esta indigitao ocorre, em regra. No Conselho Europeu que precede a realizao de eleio para o Parlamento Europeu. A escolha s se torna definitiva com a confirmao pelo Parlamento Europeu. Escolha dos comissrios: na sequncia de consultas entre o presidente, nomeado e os estados membros, so designados, por comum acordo entre os Governos, as restantes personalidades que iro formar a Comisso. Voto de aprovao parlamentar: O presidente e os demais membros da Comisso so colegialmente sujeitos a voto de aprovao pelo parlamento Europeu. A apreciao do Parlamento e o consectrio voto de aprovao ou de rejeio deve recair sobre o colgio formado pelo Presidente e pelos comissrios indigitados. Desde 1995 o Parlamento arroga-se o direito de proceder a audies individuais, interrogatrios perante as comisses parlamentares 33 R.I P.E. O Parlamento poder, como resultado das audies, fazer depender o seu voto da aprovao da disponibilidade dos governos para substiturem a personalidade non grata por outra. Nomeao: compete aos Governo dos estados e depois da aprovao pelo Parlamento a nomeao definitiva de comum acordo do Presidente e dos restantes estados membros da Comisso.

38

215 CE enumera as causas de cessao individual das funes do comissrio 216 qualquer membro da Comisso que deixe de preencher os requisitos necessrios ao exerccio das suas funes ou tenha cometido falta grave pode ser demitido pelo tribunal de Justia ( faz sentido que tambm o parlamento Europeu pudesse solicitar a apreciao do TJ tendo e conta as suas competncias reforadas em matria de nomeao e destituio colectiva). Tratados prevem ainda a possibilidade de destituio colectiva da Comisso na sequencia da votao de uma moo de censura pelo Parlamento Europeu. No quadro da responsabilidade politica que subordina a actuao da Comisso ao veredicto do rgo parlamentar 201 CE Organizao interna Organizao interna e o modo de funcionamento da Comisso esto regulados nas disposies dos Tratados e no regulamento Interno JOCE n L 308; 218 n2 CE. Comisso dispe (para preparar e executar as suas aces) de um conjunto complexo de servios, organizados em direces gerais e servios equiparados. Necessidades especiais Comisso pode criar estruturas especificas incumbidas de misses precisas Organizao interna Comisso funciona numa dupla dimenso politica administrativa Estrutura politica: o Presidente e os vice-presidentes e os demais comissrios e respectivos gabinetes formam a estrutura politica. Estrutura administrativa: servios - Servios gerais: EUROSTAT, informao, secretariado-geral - Politicas: direces gerais - Relaes externas: ajuda humanitria, comrcio, alargamento. - Servios internos: servios de administrao, oramento, pessoal. Apesar da reorganizao interna que visou dotar a Comisso de uma estrutura mais operacional e eficaz, a Comisso permanece como um aparelho burocrtico complexo e pesado. Fundamental a coordenao entre os diferentes servios, cabendo ao secretariado-geral e ao servio jurdico a funo primordial de garantir uma abordagem comum e coordenada a propsito de qualquer iniciativa da responsabilidade de um servio especifico 21 RI Secretrio-geral + Presidente preparam os trabalhos das reunies de colgio dos comissrios, velam pela execuo dos actos adoptados pela Comisso, assegura as relaes oficiais com as outras instituies das Comunidades Europeias e acompanha o trabalho desenvolvido por estas 17 RI 39

Estrutura base existe em funo de um dimenso decisional da Comisso incarnada pelos comissrios e inteiramente dependente da natureza politica do mandato por eles exercido. Funcionamento
20 Membros da Comisso formam um colgio no seio do qual o Presidente dispe de um voto como os restantes membros (excluso do voto de qualidade). As deliberaes so tomadas por maioria do nmero de membros previstos no Tratado. 219 CE. A Comisso decide sob a proposta de um ou de vrios dos seus membros. As reunies no so pblicas. Os debates so confidenciais, embora registados em acta 11 RI.

Tratado de Amesterdo robusteceu os poderes do Presidente garantiu-lhe a participao no processo de escolha dos futuros comissrios, e em particular ao submeter a Comisso orientao politica do seu Presidente 219 CE e 2 RI. Funes do Presidente: convocatria das reunies, definio da ordem de trabalhos, representao da comisso. Mas o presidente tambm possui uma funo politica: participa nas reunies do Conselho Europeu, comparece perante o Parlamento Europeu e distribui comissrios pelos domnios especficos de actividade pelouros. Cada comissrio fica responsvel pela preparao dos trabalhos da Comisso e pela execuo das suas decises no mbito dos respectivos pelouros 3 RI A repartio dos pelouros no alheia a presses exercidas pelos estadosmembros que jogam todo o seu poder como objectivo de garantir para os seus comissrios as pastas mais importantes (agricultura etc.) Ex: 2 comissrios de nacionalidade alem responsveis pelas reas fundamentais do alargamento e do oramento/controlo financeiro/luta anti- fraude. Principio da colegialidade P.C: significa que todas as decises adoptadas so imputadas ao rgo Comisso no seu conjunto e so assumidas colectivamente por todos os seus membros.
Principio da colegialidade assenta na igualdade dos membros da Comisso relativamente participao na tomada de decises

Razes de eficcia e rapidez no funcionamento (plano politico e administrativo) da Comisso justificam desvios ao princpio da colegialidade: Atribuio aos comissrios de responsabilidades especificas: pelouros, confere-lhes o direito de dirigir e dar instrues aos servios administrativos funcionalmente associados ao domnio de competncia em causa. 16 RI Reunies preaparatrias dos chefes de gabinete dos comissrios: medida que tm aumentado as reas de interveno da 40

Comisso e a complexidade tcnica das suas deliberaes, verifica-se uma importncia crescente desta estrutura auxiliar funcionalmente equivalente ao COREPER. 16 Procedimentos escrito de deciso: recorre-se com frequncia ao mtodo de procedimento escrito como forma de aliviar a orem de trabalhos das reunies semanais relativamente a actos que no suscitem controvrsia. Neste caso 12 RI os comissrios so notificados do texto da proposta, depois de aprovada pelos servios administrativos competentes. Se no prazo fixado nenhum membro da Comisso formular reservas em relao ao texto apresentado este considerar-se- adoptado pela Comisso. O principio da colegialidade est salvaguardado pela possibilidade que assiste a qualquer comissrio para, no decurso do processo escrito solicitar que a proposta seja discutida em reunio. Delegao de poderes: 13 RI a comisso pode, na condio de que o principio da sua responsabilidade colegial seja plenamente respeitado, habilitar um ou vrios dos seus membros a tomar medidas de gesto ou de administrao, em seu nome e nos limites e condies que fixar 14 A subdelegao em princpio permitida salvo se o acto de delegao o proibir expressamente. 13 RI delegao de assinatura meio normal e legitimo atravs do qual a comisso pode exercer a sua competncia. Competncia Comisso dispe de poderes distintos conforme actua ao abrigo do Tratado da CECA 8 e ss.; Tratado da CE 211 ou Tratado da CEEA 124. 211 Confia Comisso o objectivo de garantir o funcionamento e o desenvolvimento do mercado comum os seguintes poderes: Vela pela aplicao das disposies do Tratado CEE Formula recomendaes sobre as matrias do Tratado CEE Poder de deciso prprio Competncia que o conselho lhe atribua

Formulao genrica desta disposio + aprofundamento do processo de integrao = Comisso tem beneficiado de crescente importncia que reivindica para si na estrutura institucional comunitria. Pluralidade + diversidade das competncias da comisso pode numa perspectiva de simplificao que atende natureza das prerrogativas em causa, ser enquadrada nas seguintes grandes reas de competncia: Competncia de iniciativa: tratado prev que o Conselho delibera sob proposta da Comisso. Excepo a este monoplio de iniciativa so os artigos 290 CE + 190 41

Poder de iniciativa da Comisso em sede de processo normativo reveste uma particular importncia politica. Tratado institui mecanismos de garantia do monoplio de iniciativa. O Conselho s pode alterar uma proposta da Comisso por unanimidade 250 n1 CE; a Comisso pode alterar livremente a sua proposta enquanto o Conselho no tiver deliberado 250 n2 CE. = Comisso dona da sua proposta, goza de poder de negociao no processo comunitrio de deciso, podendo funcionar como um verdadeiro contrapeso ao poder decisrio do Conselho. Comisso dispe de poder de iniciativa noutros domnios fundamentais como o processo oramental 272 CE, o processo de vinculao itnernacional 300 CE e o processo de reviso dos tratados 48 EU Na verdade, assiste Comisso um poder genrico de iniciativa 211 CE: Este poder jurdico de impulso faz da Comisso o motor de integrao, responsvel pelos saltos qualitativos no processo de realizao do desgnio comunitrio. Competncias de controlo: guardi dos tratados 211. Para desempenhar este funo a Comisso goza de amplas prerrogativas: o poder de recolher todas as informaes e proceder a todas as verificaes necessrias, junto dos estados-membros ou dos particulares 284 CE; a actuao administrativa em caso de violao das normas comunitrias pelos particulares compete, em regra s administraes nacionais, as em domnios especficos a Comisso que deve desencadear os mecanismos administrativos idneos de investigao, declaraes de infraco e de aplicao de sanes que podem tomar a forma de multas e adstries 83 n2 alinea a) CE.

Parlamento Europeu
Composio Parlamento Europeu composto pelos representantes dos povos dos estadosmembros que so eleitos por sufrgio universal e direvto 189 CE + 190 CE + 21 CECA + 107 CEEA + 108 CEEA O princpio democrtico da eleio directa e universal s em 1979 passou a sistema de escolha dos deputados europeus pelos parlamentos nacionais para ao actual modelo de escolha directa por parte dos cidados eleitores dos estados. Alterao muito importante: Parlamento Europeu foi a instituio comunitria que beneficiou de um verdadeiro efeito de mutao passando de um mero rgo de consulta para o rgo de deciso politica que hoje. ( = modo de afirmao das assembleias nacionais na Idade Mdia, um parlamento no exerce competncias atribudas, arroga-se poderes)

42

Acto relativo eleio dos representantes assembleia por sufrgio directo concretizou o acordo sobre o nmero de representantes de cada estado membro. Mas at aos dias de hoje no foi possvel aprovar um Processo Eleitoral Uniforme 190 n4 CE. = as eleies para o Parlamento continuam a realizar-se segundo as regras de direito eleitoral vigentes em cada estado. 19 n2 preve o direito de qualquer cidado da Unio de eleger e de ser eleito nas eleies para o Parlamento Europeu no estado-membro de residncia, nas mesmas condies que os nacionais desse estado. P.E deputados. Repartio 190 CE

NOTA: Parlamento, contrariamente ao que se verifica com a representao dos grandes estados a Alemanha depois da reunificao, e atendendo sua maior dimenso demogrfica, tem direito ao maior numero de deputados. Ainda assim, apenas em parte a representao reconhecida a cada estado reflecte o critrio demogrfico o que deveria ser o critrio exclusivo ou ao menos o critrio prevalecente. Durao Mandato dos deputados 5 anos. Estatuto dos deputados europeus combina elementos definidos pelos Tratados, pelo acto de 1976 e pelas disposies nacionais aplicveis ao estatuto parlamentar nacional. 190 n5. Acto de 1976 o mandato europeu de carcter representativo: os deputados votam individualmente e no podem receber ordens nem estar vinculados a quaisquer instrues. 4 Privilgios e imunidades representantes europeus gozam dos privilgios e imunidades constantes do Protocolo Relativo aos Privilgios e Imunidades das Comunidades Europeias: imunidade de jurisdio penal que s pode ser levantada pelo prprio parlanento europeu. Acto de 1976 probe a acumulao da funo parlamentar com o exerccio de funes governativas, seja no executivo comunitrio ou no executivo nacional. Mas no impede que o deputado ao Parlamento Europeu mantenha ou assuma a qualidade de deputado nacional. Organizao e funcionamento Principio de autonomia institucional, (caracteriza o funcionamento das instituies comunitrias) Parlamento Europeu estabelece o seu Regulamento Interno 199 CEE, designado como Regimento Interno por analogia com a tradio constitucional de funcionamento das assembleias.

43

Grupos polticos: deputados esto agrupados por ideologias e afinidades politicas e no em funo da sua nacionalidade. O regimento fixa as condies de constituio dos grupos polticos que devem integrar deputados de, pelo menos, dois estados membros. Cada deputado s pode pertencer a um grupo poltico. Os deputados podem no aderir a nenhum grupo poltico, desenvolvendo a sua actividade como deputados no inscritos. 8 Grupos polticos: principais Partido Socialista Europeu Partido Popular Europeu

Grupos polticos podem ser considerados o embrio dos partidos polticos europeus mas, no estdio actual constituem apenas formas de coligao de partidos de base nacional. Os grupos polticos desempenham um papel fundamental no funcionamento do rgo parlamentar: Presidente eleito na base de u compromisso entre o grupo socialista e o grupo parlamentar europeu A conferncia dos presidentes, rgo responsvel pela organizao dos trabalhos formada pelo Presidente e pelos presidentes dos grupos polticos. Composio e a presidncia das comisses permanentes e temporrias deve reflectir, por indicao dos grupos polticos uma representao equitativa dos estados membros e das tendncias politicas. Ordem de trabalhos e apresentao de questes e o tempo de palavra dependem igualmente da expresso numrica dos diversos grupos polticos. Cumpre no entanto, ressaltar que a actuao externa dos grupos polticos ou dos deputados que os compem no vincula o Parlamento Europeu nas relaes com terceiros. Mesa do Parlamento europeu formada pelo presidente, 14 privilgios e imunidades, 14 Vice-Presidentes e 5 Questores, estes sem o direito de voto, competindo-lhes regular todas as questes econmicas de organizao, administrativas e relativas ao pessoal. Cabe mesa nomear o Secretrio geral e estabelecer o organigrama do Secretrio-Geral. O Secretrio-geral dirige os servios administrativos do Parlamento Europeu, assegurados por cerca de 4000 funcionrios e agentes temporrios. Presidente: dirige as actividades parlamentares e desempenha funes protocolares e de representao e pode, dependendo da sua personalidade, assumir relevante magistratura de influencia. Parlamento Europeu tem o poder de criar comisses permanentes 150 regimento, cuja competncia se reparte pelas principais reas de interveno do Parlamento Europeu; pode ainda instituir comisses temporrias com funes de inqurito ou para reportar sobre um determinado assunto.

44

Periodicidade No perodo de uma sesso anual, o Parlamento Europeu realiza 12 reunies ordinrias do plenrio (uma semana por ms). Qurum 113 membros Deliberao Regra geral de deliberao a da maioria absoluta dos votos expressos 198 CE. Os Tratados e o regime Interno prevem outras maiorias: Menos exigentes: no caso de eleio do presidente que a partir da quarta votao se pode fazer por maioria simples Mais exigentes para situaes de maior responsabilidade politica. 251 n2 a) CE. Competncia 189 CE competncias do Parlamento Europeu exerce os poderes que lhe so atribudos pelo presente Tratado Parlamento percorreu um caminho de conseguida afirmao do seu estatuto de rgo representativo; revises dos tratados consolidaram prerrogativas j exercidas e reconheceram novos poderes no domnio do controlo politico e da participao no processo normativo. Anlise do elenco e do significado politico dos poderes do Parlamento constitui o dfice democrtico da Unio Europeia Sem pr em causa a legitimidade no plano politico de uma tal abordagem, urge assimilar que esta concluso parte de uma precompreenso. A precompreenso de que falamos consiste na viso do parlamento como se fosse um Parlamento nacional. Mas o Parlamento Europeu no pode aspirar a um estatuto politico e funcional equivalente ao dos parlamentos nacionais pela razo de que a Unio e as Comunidade Europeias no so um Estado. Legitimidade democrtica: apenas um facto entre outros que no deve influir na delimitao de competncias entre os rgos que garantem o exerccio em comum de poderes de soberania pertencentes aos estados-membros. Dfice democrtico + mais poderes (por detrs destas questes) est o efeito de subtraco de poderes ao Conselho no qual tm assento os representantes dos governos nacionais, eleitos democraticamente e submetidos ao controlo politico das respectivas assembleias. Ser neste caso legitimo apontar o risco de dfice democrtico mas a propsito do desvalorizado papel dos parlamentos nacionais no contexto do funcionamento de democracias de base estadual. 45

= Problema do estatuto do P.E no pode ser equacionado de forma unilateral, desligado da questo fundamental e omnicompreensiva da forma jurdica da Unio Europeia e das suas relaes com os estados-membros. Poderes do Parlamento Europeu Parlamento europeu dispe de um conjunto alargado de poderes cuja efectividade poltica o privilegia no tringulo institucional:

Poderes de controlo politico: verso originria dos Tratados o Parlamento foi concebido como um rgo de controlo politico da comisso. Este controlo estende-se tambm ao Conselho e exercido por intermdio de vrios meios de fiscalizao: Investidura e moo de censura: o P.E partilha com os Governos dos estados o direito de investidura da Comisso sob a forma de um voto de aprovao do Presidente e dos restantes membros da Comisso. 201 CE contempla a possibilidade da apresentao pelo Parlamento Europeu de uma moo de censura sobre as actividades da Comisso que, se adoptada por 213 votos expressos que representem a maioria dos 626 deputados conduzir destruio colectiva da Comisso. (mecanismo raramente accionado) Questes e debates: responsabilidade politica da Comisso perante o Parlamento efectiva-se no dia a dia da sua actuao de um modo que no sendo to drstico como a moo de censura ou a recusa de investidura proporciona um controlo eficaz. 197 CE estabelece a obrigao por parte da comisso de responder oralmente ou por escrito, s questes que lhe forem colocadas pelo Parlamento Europeu ou pelos seus membros No quadro do II e III pilares da Unio Europeia o Tratado consagra expressamente o poder de interpelao do Conselho pelo Parlamento Europeu 21 EU + 39 n3 EU. + 42 regimento.

(a misso de controlo do Parlamento tambm se desenvolve atravs da realizao de debates sobre o relatrio geral anual e o programa anual de trabalho que lhe so submetidos pela comisso; a apresentao semestral do programa da Presidncia do Conselho; declarao anual do presidente em exerccio da conferencia de ministros dos negcios estrangeiros sobre a cooperao politica.)

Direito de petio e inqurito: Tratado de Maastricht importou para a letra dos Tratados o resultado de um antiga prtica do Parlamento relativa recepo de peties e realizao de inquritos 193 CE + 194 CE 21 CE: qualquer cidado da Unio () pode dirigir peties ao Parlamento europeu 194 CE se admitida a petio ser objecto de competente instruo e pode dar lugar a propostas de reforma normativa adequada 174 Regimento

46

por iniciativa prpria o P.E pode constituir comisses de inqurito temporrias para averiguar, com respeito de competncias de outras instituies. Ex: doena das vacas loucas

Poderes oramentais: O parlamento europeu converteu-se numa instituio de deciso oramental. (parlamento europeu herdeiro de uma tradio que remonta idade mdia aos primeiros parlamentos nacionais que impuseram a sua vontade vontade soberana do ru em matria financeira). No exerccio dos seus poderes de deciso oramental que partilha com o Conselho, o Parlamento Europeu pode: - Alterar o projecto de oramento em matria de despesas no obrigatrias e propor alteraes no que respeita s despesas obrigatrias. - Declarar verificada a aprovao do oramento - Rejeitar a sua aprovao 272 CE 276

Poderes de participao no processo normativo: Acto nico Europeu teve inicio uma nota etapa no estatuto do parlamento como rgo da trade institucional responsvel pelo processo comunitrio de deciso normativa. A previso do processo de cooperao foi o primeiro passo dado no sentido do reconhecimento ao parlamento de poderes de maior participao no processo comunitrio de deciso. Parlamento intervm na tomada de decises comunitrias atravs das seguintes modalidades procedimentais:

Consulta: Conselho submete ao parlamento a proposta da comisso. Na sequncia da sua apreciao o parlamento pode aprov-la com emendas; aprov-la como lhe foi apresentada ou rejeit-la. Mas o parecer no vinculativo e o Conselho pode dele afastar-se livremente. Concertao: procedimento de concertao foi previsto para a adopo de actos comunitrios com implicaes financeiras importantes. Mecanismo de conciliao de posies divergentes manifestadas pelo parlamento. Cooperao: 252 CE circunscrito pelo Tratado de Amesterdo adopo de decises relativas Unio Econmica e Monetria, o procedimento de cooperao fica a meio caminho entre a consulta e a co-deciso. Co-deciso: 251 CE jia da coroa no acervo de poderes parlamentares. O Tratado de Maastricht converte o Parlamento em rgo de deciso normativa com um peso similar ao do Conselho. Embora de aplicao ainda limitada o procedimento de co-deciso reconhece ao Parlamento Europeu o poder de adoptar o acto em conjunto com o Conselho ou uma vez goradas as tentativas institucionalizadas de conciliao de impedir a sua adopo. Parecer favorvel: (7 n1 EU; 49 EU; 105 n6 CE; 107 n5 CE; 161 CE; 190 n4 CE; 300 n3 CE). Parlamento europeu frui de um autentico poder de co-deciso nestes domnios. O acto em 47

causa, seja acordo internacional ou deciso comunitria unilateral, s pode ser aprovado pelo Conselho depois de ter merecido do Parlamento um parecer conforme. 300 n3 - quando est em causa a celebrao de um acordo internacional o parecer favorvel tem a natureza de um acto de autorizao e o Parlamento actua como qualquer parlamento nacional (vota a favor ou contra). Actos unilaterais de Direito comunitrio esta interveno do Parlamento anmala porque cativa o rgo a uma de duas posies possveis, a rejeio ou o parecer favorvel, sem possibilidade de propor alteraes.

Tribunal de Justia
Estrutura instituio e dois tribunais Tribunal de justia foi criado com o primeiro tratado comunitrio A natureza das relaes econmicas, jurdicas e politicas que se estabeleceram entre os estados-membros com incidncia directa na esfera jurdica e patrimonial dos particulares exigiu a instituio de um rgo dotado de todas as caractersticas prprias de um verdadeiro tribunal O processo de integrao europeia foi concebido para funcionar como uma estrutura politica de direito: proeminncia do direito. Existncia de um tribunal foi considerada necessria para a CEE e CEEA. O primeiro Tratado de fuso de 1957 determinou que um nico tribunal exerceria as competncias que os dois Tratados atriburam ao rgo jurisdicional previsto em cada um deles e, por outro lado, este Tribunal nico substituiria o Tribunal criado pelo Tratado da CECA. 7 n1 CE classifica Tribunal de Justia: instituio da Comunidade chamado misso de realizar os objectivos comunitrios. No limite das suas competncias o T.J garante o respeito do direito na interpretao e aplicao do presente Tratado 220 CE. QUE foi associado ao T.J uma jurisdio encarregada de conhecer, em primeira instancia certas categorias de aces determinadas designada de Tribunal de Primeira Instncia 225 CE decises proferidas pelo Tribunal de primeira Instncia cabe sempre recurso para o Tribunal de Justia, embora limitado. O mbito de competncia dos dois tribunais no ainda inteiramente coincidente, mas em relao a certas reas sobrepostas de jurisdio, verificase uma relao de natureza hierrquica entre o Tribunal de 1 Instncia e o T.J, garantindo um duplo grau de jurisdio.

48

Fontes normativas de regulao da composio, funcionamento e competncia do Tribunal de Justia encontram-se:

Tratados institutivos Protocolo sobre o Estatuto do Tribunal Regulamento de Processo Regulamento Adicional Instrues ao Secretrio

Composio Tribunal de Justia composto por 15 juizes, 8 advogados-gerais e um secretrio 222;223;224 CE (silencio dos tratados sobre os critrios de repartio dos juzes pelos diversos estados-membros) Sempre se garantiu mediante compromisso politico a nomeao de pelo menos um juiz por cada estado-membro. Este entendimento nunca peou a vocao integracionista do Tribunal e, ao contrario , favorece a autoridade da sua jurisprudncia ao garantir o conhecimento das particularidades do sistema jurdico e legal de cada estado. Funo do juiz no a de representar o ser estado-membro de nacionalidade do qual no pode receber instrues. No se deve subestimar este aspecto relevante da sua funo de representante de um determinado sistema jurdico. 288 CE Advogados-gerais: o compromisso politico determinou que cinco so nomeados pelos estados-membros grandes e os trs restantes so atribudos por rotao aos demais estados. Os juzes + advogados-gerais so nomeados de comum acordo pelos governos dos estados-membros, por u perodo de 6 anos renovvel. A escolha deve recair sobre personalidades que ofeream todas as garantias de independncia e renam as condies exigidas, nos respectivos pases, para o exerccio das mais altas funes jurisdicionais ou que sejam jurisconsultos de reconhecida competncia 223 CE (so recrutados na esfera judicial e acadmica e diplomtica) Secretrio: 224 CE o prprio tribunal que nomeia o seu secretrio e estabelece o respectivo regulamento. Nomeado por um perodo e 6 anos, renovvel. (escrivo ou secretrio) Presidente: juzes elegem de entre eles, por um perodo de 3 anos o Presidente que pode ser reeleito.

49

Estatuto Estatuto dos juzes e dos advogados-gerais assenta sobre um conjunto alargado de direitos e obrigaes que visam tutelar o atributo primordial da independncia e imparcialidade. Obrigaes: Dever de prestar juramento em audincia publica e durante a qual assinam uma declarao com a qual se comprometem a respeitar os deveres inerentes ao cargo em particular os de honestidade e discrio em relao aceitao de funes ou benefcios. Dever de fixar residncia no Luxemburgo, lugar de sede do T.J. Proibio de exercer qualquer funo politica, administrativa ou profissional mesmo que no seja remunerada.

Direitos e benefcios: Imunidade de jurisdio total para qualquer acto cometido durante o mandato. Inamovibilidade do mandato, apenas pode ser afastado por deciso unnime dos outros juzes e advogados-gerais. Aplicao de regras sobre privilgios, benefcios e imunidades previstas para os funcionrios e agente comunitrios.

Preocupao de acautelar de modo eficaz a independncia dos juzes secretismo das suas deliberaes. 32 Protocolo. Advogado-geral: cabe apresentar publicamente, com toda a imparcialidade e independncia, concluses fundamentadas sobre as causas submetidas ao Tribunal de justia 222 CE. Nas concluses que apresenta analisa o litigio sub Jdice e prope uma determinada soluo jurdica para o mesmo, devidamente fundamentada no adquirido jurisprudencial sobre a matria ou, eventualmente, na interpretao divergente que perfilha sobre a questo. Grande importncia a funo de advogado-geral pois o tribunal de Justia encontra nas suas concluses a expresso fundamentada da sua opinio valiosa sobre aquela questo. Natureza da jurisdio Tribunal exerce os seus poderes de interpretao e aplicao do direito comunitrio no mbito de uma jurisdio que se pode definir como:

Atribuio Obrigatria Exclusiva Pronuncia definitiva 50

7 CE . T.J + T1I actuam nos limites definidos de uma competncia de atribuio. A funo jurisdicional comunitria no um monoplio dos dois tribunais comunitrios existente. O sistema institudo pelos Tratados baseia-se num princpio de descentralizao da funo jurisdicional. Os tribunais dos estados-membros constituem a primeira instancia comum de aplicao do Direito Comunitrio. 40 CECA Quaisquer outros litgios entre a Comunidade e terceiros,. A que no sejam aplicveis as disposies do presente tratado ou os regulamentos de execuo, sero submetidos aos tribunais nacionais. 240 CE Ponto de vista funcional tribunais nacionais convertem-se em tribunais comunitrios quando, no quadro das vias processuais internas so chamados a dirimir litgios que envolvem a aplicao de normativo comunitrio. Tribunal de Primeira Instancia + Tribunal de Justia = tribunais organicamente comunitrios, verifica-se que a respectiva jurisdio depende sempre de uma norma do tratado que defina o mbito da sua competncia e a via de direito adequada ao exerccio. Devido a este sistema de repartio de competncias entre tribunais nacionais e comunitrios no se exige o esgotamento das vias internas de recurso. (tendo em conta a natureza no federal do modelo comunitrio de integrao) Os Tratados definiram a relao entre o tribunal de Justia e os tribunais nacionais com base no Principio da Cooperao: no existe uma relao de natureza hierrquica entre os tribunais nacionais e o tribunal de Justia. Embora a funo integradora e activista da sua jurisprudncia aproxime o Tribunal e Justia do modelo clssico de interveno dos tribunais supremos das federaes, o Juiz comunitrio carece em absoluto do poder de reformas as decises dos tribunais nacionais e do poder de anular os actos adoptados pelas autoridades nacionais que sejam contrrios ao Direito Comunitrio.

Jurisdio Jurisdio do tribunal de Justia e do tribunal de Primeira Instancia Estados a ela submetidos em virtude da sua condio de obrigatria. estados-membros das Comunidade Europeias. Tribunal de Justia: goza de competncia obirgatria para dirimir conflitos entre estados-membros 227 CE entre a Comisso e Estados-membros 226 CE, entre Instituies comunitrias 230 CE; 232 CE, entre os estados-membros e instituies comunitrias 230 CE; 232 CE; 235 CE, entre particulares e instituies comunitrias 230 CE; 232 CE; 235 CE.

51

Litgios entre estados-membros ou estados-membros e instituies comunitrias Tratado reconhece ao tribunal de Justia um monoplio de jurisdio 292 Com esta disposio pretende-se afastar o recurso aos tribunais internacionais, como o Tribunal Internacional de Justia com sede em Haia. A premissa que justifica o regime da exclusividade do art. 292 CE a especificidade das comunidades europeias como modelo de associao de estados no quadro global de relaes regidas pelos Direito Internacional Pblico. Objectivo o de garantir uma interpretao e aplicao uniformes do Direito Comunitrio. Decises As decises proferidas pelo Tribunal de Justia so insusceptveis de recurso, ressalvadas as hipteses de recurso extraordinrio. Seja nos casos em que o tribunal de justia julga em primeira e ultima instancia, seja os casos em que aprecia os recursos instaurados das decises do Tribunal de Primeira Instancia, as sentenas (despachos), do Tribunal de Justia revestem carcter definitivo. Funo integradora da jurisprudncia comunitria Juiz comunitrio assume funo de interpretao da norma jurdica e aplicao ao caso concreto. Exerce um funo de interprete mximo dos Tratdos. Tribunal de Justia aderiu a uma concepo voluntarista sobre o seu lugar no sistema institucional comunitrio. Os juzes tem uma certa ideia da Europa que auxilia a interpretao dos Tratados na medida que os Juzes se concentram no esprito do Tratado em detrimento da letra. Competncia Tratados atribuem ao Tribunal de Justia uma ampla competncia de controlo jurisdicional objectivo de assegurar uma interpretao e aplicao uniforme do Direito Comunitrio. Vrios critrios de classificao podem sustentar a construo de uma tipologia das vias processuais comunitrias: (Esquema n1) ver pagina 169

52

Organizao Tribunal de Justia dispe de poder de auto-organizao: - competncia de estabelcer o Regulamento do Processo 245 CE - nomeia o seu prprio secretrio e estabelece o prprio Estatuto 224 CE Foi criada uma complexa organizao administrativa que se estrutura em torno de trs principais funes: Apoio aos trabalhadores dos membros do tribuanl de Jusitia Secretaria judicial dirigida pelo secretrio adjunto que depende hierarquicamente do Secretrio do tribunal. Apoio administrativo geral, sendo de destacar os servios de biblioteca, investigao e documentao. Funcionamento Tribunal de Justia rene em sesso plenria 221 CE Regulamento do Processo art. 8; 9; 10 e 95. Tribunal de Justia obrigado a reunir em sesso plenria se tal lhe for solicitado por um estado-membro ou por uma instituio que seja parte na instncia. 221 CE No Funcionamento do tribunal de Justia ignora-se a instituio do juiz nacional ou juiz ad hoc acolhida como regra nos tribunais internacionais, razo pela qual nenhum estado-membro pode invocar a nacionalidade de um juiz ou a ausncia do juiz da sua nacionalidade para solicitar uma modificao da deciso de atribuir um processo a uma determinada seco.

Tribunal de Primeira Instncia


Primeira reviso de fundo dos Tratados acrescentou um novo tribunal estrutura judicial comunitria. 168- A (mudou) outorgou ao Tribunal de Justia o poder de criar uma jurisdio encarregada de conhecer em primeira instncia () certas categorias de aces propostas por pessoas singulares ou colectivas (T.J conheceu um aumento do numero de processos) novo tribunal necessrio para evitar um bloqueio da justia administrada pelo Tribunal de Justia. Tribunal de Primeira Instncia Composio Constitudo por 15 membros 225 n3 CE. Os seus membros gozam dos mesmos direito e esto sujeitos aos mesmos deveres dos membros do tribunal de justia. O presidente nomeado pelos seus pares num perodo de 3 anos. O advogado-geral no est autonomizado e qualquer membro do tribunal pode ser chamado a desempenhar esta funo 2 n3 Deciso. 53

Funcionamento Tribunal funciona por seces compostas por 3 ou 5 juizes. O tribunal estabelece o prprio regulamento processual, de comum acordo com o T.J, e mediante aprovao por unanimidade do Conselho. 225 n4 CE. 225 n1 CE Tribunal poder conhecer, em primeira instancia, de certas categorias, com excepo do processo das questes prejudiciais do art. 234 CE. Competncias

Litgios entre as Comunidades europeias e os seus funcionrios e agentes, no mbito do denominado contencioso da funo pblica comunitria Recursos instaurados contra a Comisso por empresas e associaes no domnio abrangidas pelo Tratado CECA. Contencioso relativo aos direitos de propriedade intelectual

Todos os recursos e aces instaurados por particulares contra a Comunidade.

Conclui-se que as suas competncias ainda ficam aqum do domnio potencial de jurisdio previsto pelos Tratados. O problema mais grave no o carcter limitado das suas competncias, antes o nmero avassalador de litgios que so submetidos sua apreciao. 225 n1 CE - contempla a possibilidade de recurso das decises proferidas pelos Tribunal de primeira instancia para o tribunal de justia, limitada a questes de direito 49 a 54 Estatuto Tribunal de Justia. Se o tribunal superior considerar procedente o recurso, anula a sentena recorrida e pode, em alternativa, julgar definitivamente o litigio ou remeter o processo para o Tribunal de Primeira Instncia que ir julgar a questo em funo do entendimento perfilhado pelo tribunal de Justia na deciso favorvel ao recurso. Advogado geral Esta figura foi inspirada no comissrio do governo que funciona do Conselho e Estado francs e do Supremo Tribunal dos pases baixos. Funo no se confunde com a do Ministrio Pblico pelo que se revelou acertada a opo feita na verso portuguesa pela expresso advogado-geral em detrimento da expresso procurador-geral Se algumas duvidas podiam subsistir a respeito da funo do advogado-geral e da relevncia processual das concluses o problema foi esclarecido com despacho do TJCE advogados-gerais, entre os quais no existe qualquer vinculo de subordinao, no so acusadores nem Ministrio Pblico e no 54

dependem de qualquer autoridade, diferentemente do que resulta da organizao judiciria em determinados estados-membros. No exerccio das suas funes, no esto encarregados da defesa de qualquer interesse que seja Concluses do advogado-geral: no se trata, assim de um parecer destinado aos juzes ou s partes que provm de uma autoridade externa ao Tribunal de Justia ou que assenta a sua autoridade na de um Ministrio pblico, mas da opinio individual, fundamentada e expressa publicamente de um membro da prpria instituio. Por isso no aplicvel s concluses do advogado-geral a doutrina desenvolvida pelo tribunal dos direitos do homem.

Tribunal de Contas
Natureza O Tribunal de Contas, com sede em Luxemburgo, foi criado pelo Tratado de 22 de Julho de 1975. Porque que foi criado? Para dar resposta institucional necessidade de garantir um controlo financeiro eficaz do novo sistema de recursos prprios da Comunidade, aprovado pelo Tratado de 21 de Abril de 1970 e pela Deciso do Conselho da mesma data, que substituiria o sistema das contribuies directas dos estados-membros. Novo sistema proporciona um aumento das receitas e despesas do oramento comunitrio, cujo controlo reclamava meios jurdicos e garantias de independncia de que carecia a anterior Comisso de Controlo. T.C rgo dotado de autonomia financeira e administrativa, o Tribunal de Contas acabaria por ascender categoria de instituio 7 CE. (inovao Tratado Maastricht) parece obedecer a uma motivao de raiz mais politica do que tcnico-jurdica. Tendo em conta o estatuto competencial das restantes instituies comunitrias, afigura-se como juridicamente inadequada esta qualificao, porquanto o Tribunal de Contas no tm natureza jurisdicional to-pouco exerce poderes de deciso. (atribuio ao T.C de poderes de iniciativa contenciosa no reclamaria esta elevao qualidade de instituio, pois o Banco Central Europeu goza de prerrogativas processuais at mais alargada e no uma instituio; 230 CE; 232 CE; 234 CE; 241; 288 CE)

55

Composio e funcionamento 15 membros do tribunal de contas so escolhidos de entre personalidade que pertenam ou tenham pertencido, no respectivos pases, a instituies de fiscalizao externa ou que possuam uma qualificao especial para essa funo 247 n2 CE Sem limite de renovao de mandato so nomeados pelo Conselho, deliberando por unanimidade aps consulta do Parlamento Europeu, por perodos de 6 anos, 247 n3 CE. Estatuto: assenta sobre os princpios da independncia exclusividade e relativa inamovibilidade da funo, em termos idnticos aos previstos para os membros da Comisso e dos dois Tribunais comunitrios. Funcionamento: T.C rege-se pelas disposies dos art. 247CE; 248 CE; 78 CECA; 78F CECA; 180 CEEA e 181 CEEA, e com maior preciso e desenvolvimento, pelo Regulamento Interno. O T.C uma instncia colegial logo as suas deliberaes so em regra adoptadas por maioria dos 15 membros. Competncia T.C exerce Competncias de controlo oramental Competncias de tipo consultivo

Controlo financeiro: muito ampla, pois abrange a fiscalizao da


totalidade das receitas e despesas das Comunidades mesmo as que no esto oramentadas. O controlo versa sobre a legalidade e sobre a oportunidade da operao financeira. 248 n2 CE

Controlo externo: competindo o controlo interno estrutura competente de cada instituio ou rgo e feito a posteriori. Concluses dos controlos so registados num relatrio anual obrigatrio, elaborado aps o encerramento de cada exerccio oramental ao qual dada publicidade. Apesar da incontestada importncia do T.C como instancia de controlo financeiro, importa reiterar que esta instituio carece de poderes de natureza decisria ou sancionatria. 230 CE + 232 CE + 248 n4

Funo consultiva: exercida a pedido das outras instituies e


toma a forma de pareceres. A consulta do T.C pode ser obrigatria. 179 CE em matria de regulamentao financeira 280 CE sobre medidas de preveno e combate das fraudes lesivas dos interesses da comunidade

56

rgos da Unio Econmica e Monetria


Consideraes introdutrias 1993, entrada em vigor Tratado de Maastricht o estabelecimento da Unio Econmica e Monetria tornou-se um objectivo irreversvel do renovado projecto de integrao europeia, enquadrado pelo desgnio ainda mais ambicioso da Unio Politica. Nos Tratados as disposies dedicada cooperao politica econmica e monetria definiam critrios muito genricos de coordenao que no punham em causa a competncia reservada dos estados-membros sobre estes domnios 104 + 109 CE AUE Sistema Monetrio Europeu (mecanismo de cooperao monetria), modelo precursor da Unio Europeia 1978-79 : repousa em trs Pilares: Criao do ECU (European Currency Unit) unidade composta pelas moedas dos vrios estados-membros aderente. Sistema de cmbios estveis mas ajustveis por referncia a certas margens de flutuao Mecanismos de crdito, maxime o financiamento a curto prazo dos bancos centrais.

(passo seguinte) Conselho Europeu de Hanver em 1988 quando o Comit de peritos presidido por Jacques Delors para preparar um plano faseado de realizao da unio econmica e monetria. 1990 Plano de propostas a ser discutido na conferencia que culminaria da aprovao do primeiro Tratado da Unio Europeia. Fases de realizao da UEM: Primeira: iniciada 1990 objectivo de assegurar a liberalizao plena dos movimentos de capitais entre os estados-membros Segunda: implicou o respeito de critrios rigorosos de convergncia que funcionaram como pressupostos da estabilidade econmica exigida aos estados-membros que viessem a partilhar a moeda nica. Terceira: 1 Janeiro 1999 determinou o estabelecimento de cmbios fixos entre as moedas dos estados membros participantes e a criao de uma moeda comum EURO. 1 Janeiro 2002 o EURO passar a circular como moeda corrente. Realizao e funcionamento da UEM reclamou uma estrutura orgnica que pudesse responder com saber tcnico e eficcia politica s exigncias inerentes programao e execuo de um politica comunitria comum. (durante 2 fase) Instituto Monetrio Europeu (IME): dotado de personalidade jurdica e administrado por um Conselho composto pode um Presidente e pelos governadores dos bancos centrais nacionais, o IME foi concebido como um rgo de transio que devia preparar os instrumentos e 57

procedimentos necessrios para a execuo de um politica monetria nica na terceira fase e preparar a entrada em funcionamento da estrutura orgnica da terceira fase constituda pelo Banco Central Europeu, Sistema Europeu dos Bancos Centrais e pelo Comit Econmico e Financeiro. 117 n3 CE

Banco Central Europeu


Estrutura BCE criado em 1998 de modo a preparar a sua plena entrada em funes na data prevista de arranque da terceira fase (1 Janeiro 1999) BCE sediado em Frankfurt. Disciplina jurdica referente a este rgo encontra-se no Tratado 8 e 105; 113 CE + Protocolo n18 anexo ao Tratado CE. relativo aos Estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais e do Banco Central Europeu BCE goza de personalidade jurdica 107 n2 CE e a sua estrutura decisria formada pelo Conselho e pela Comisso Executiva. Composio Conselho composto pelos membros da Comisso executiva e pelos governadores dos bancos centrais nacionais dos estados-membros que no beneficiam de uma derrogao 10 n1 e 43 n4 Protocolo. BCE rene 10 vezes por ano (pelo menos). o rgo mais importante porquanto a ele compete adoptar o regulamento interno que determina a organizao interna do BCE e dos seus rgos de deciso 12 n3 Protocolo, e tomar posies sobre as matrias de maior significado. 12 n1 Protocolo. Comisso executiva: composta por um presidente, um vice-presidente e 4 vogais. Os membros da Comisso executiva so nomeados de entre personalidade de reconhecida competncia e com experiencia profissional nos domnios monetrio ou bancrio de comum acordo pelos governos dos estados-membros a nvel de chefes de estado e de governo. 112 n2 CE. Mandato: tem durao de 8 anos no renovvel. Membros da comisso executiva esto sujeitos aos deveres de exclusividade funcional e beneficiam das garantias de independncia em termos equivalente aos previstos para os membros da Comisso, do tribunal de contas, justia etc. 11 protocolo. Comisso executiva: responsvel pela gesto das actividades correntes do BCE, dando, assim cumprimento s orientaes e decises estabelecidas pelo Conselho. Para tanto a Comisso competente para dirigir aos bancos

58

centrais nacionais as instrues necessrias. (pode exercer por delegao de poderes atribudos ao Conselho) 12n1 Protocolo. Enquanto existirem estados-membros que beneficiam de uma derrogao que os mantm afastados do espao EURO = terceiro rgo integra a estrutura de deciso do BCE Conselho Geral: este rgo composto pelo Presidente e Vice-presidente do BCE e pelos governadores dos bancos centrais nacionais de todos os estados-membros 45 Protocolo. Pretende-se com este rgo, extenso do IME, instituir um foro de coordenao em matria de politica monetria entre os estados-membros que adoptaram a moeda nica e aqueles outros que ainda o no fizeram 44 e 47 Protocolo Objectivos e funes Tratado + Protocolo definem objectivos e funes que reportam ao SEBC 2 + 3 protocolo 4 n2 + 105 n1 do tratado e o 2 Protocolo: - Destacam a manuteno da estabilidade dos preos como objectivo primordial - Apoio s polticas econmicas gerais da Comunidade, de acordo com o princpio de uma economia de mercado aberto e de livre concorrncia. A poltica monetria comum formado pelos seguintes princpios: Preos estveis; Finanas pblicas e condies monetrias slidas e balana de pagamentos sustentvel 4 n3 CE Principais funes:

Definir e executar a politica monetria da Comunidade Definir e conduzir uma politica cambial nica 4 n2 CE

Deter e gerir as reservas cambiais oficiais dos estados-membros 105 n2 CE. Promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamento 105 n2 Funo consultiva do BCE 105 n4 CE

CE.

Poderes em particular a competncia normativa e a competncia sancionatria Para o desempenho das funes cometidas ao BESC, o BCE dispe nos termos do art.110 CE e do art. 34 do protocolo de um poder prprio de deciso de carcter normativo e administrativo. O BCE, embora limitado pelo principio de competncia de atribuio, art.5 + 8 CE.

59

BCE exerce os seus poderes por recurso a actos comunitrios tipificados no art. 249 CE: regulamento; decises; recomendaes e pareceres. ( BCE est vedada a possibilidade de aprovar directivas. BCE pode adoptar regulamentos com um alcance jurdico que corresponde ao previsto no art. 249 CE para os regulamento do Conselho (e P.E) e da Comisso: carcter geral; obrigatrios em todos os seus elementos e directamente aplicveis em todos os estados-membros; dependentes das mesmas condies de forma e de publicao 253 CE; 255 CE passveis de controlo jurisdicional e de legalidade pelo T.J 230 CE. As decises que adopta so actos administrativos de mbito individual e concreto, obrigatrios em todos os seus elementos para os destinatrios designados. BCE manifesta ainda a sua vontade atravs de actos jurdicos de natureza distinta: Orientaes e instruces: dirigidas aos bancos centrais nacionais e com as quais visa garantir a coerncia do SEBC 14 n3 protocolo. Decises sui generis: sem destinatrio determinado 32 n3 protocolo. BCE dispe de poder sancionatrio que exercer sob a forma de multas ou sanes pecunirias temporrias aplicadas s empresas em caso de incumprimento de obrigaes decorrentes dos seus regulamentos e decises 110 n3 CE e 34 n 3 do Protocolo. Exerccio deste poder ficou dependente da aprovao pelo Conselho de um enquadramento normativo especfico. Estatuto de independncia do Banco Central Europeu e o seu enquadramento no modelo institucional da Unio Europeia 7 CE enumera as instituies da Comunidade e nelas no inclui o BCE Tribunal de Contas, destitudo de competncias decisrias, foi proclamado como instituio. Se a noo juridicamente relevante de instituio dependesse dos atributos de autonomia; personalidade jurdica e do significado institucional do rgo. Ento o BCE estaria no rol das instituies Mas a qualificao no vingou por razes ligadas necessidade de preservar na medida do possvel o equilbrio existente no seio do Tringulo Institucional de deciso. BCE emerge como uma realidade atpica no quadro institucional comunitrio. Mesmo descontando a sua natureza de rgo de feio tecnocrtica, no se deve ignorar o notrio contraste entre a amplitude dos respectivos poderes e o dfice de controlo democrtico resultante de um estatuto extrema de independncia, superior ao grau de autonomia de que gozam a Reserva federal dos EUA.

60

A competncia do BCE, em matria de definio de politica monetria no pode ser degradada condio de funo tecnocrtica, nela sobressaindo uma componente politica fundamental. (O modo de designao dos membros da Comisso Executiva o Presidente) est em perfeita consonncia com a natureza politica de rgo 112 n2 CE BCE beneficia de um regime singular de autonomia que lhe permite controlar sem ser controlado. 113 CE prev a elaborao de um relatrio anual pelo BCE que deve ser apresentado e discutido pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho. Mas eventuais discordncias com esse relatrio no tm repercusses directas na forma como o BCE continua a exercer os seus poderes.

Concluso: independncia do BCE te o significado de uma espcie de blindagem jurdica que neutraliza as eventuais tentativas de interferncia externa, mormente dos poderes pblicos comunitrios ou nacionais. Esta imunidade absoluta, que exclui mesmo formas mitigadas de controlo politico, parece-nos exagerada e anmala. Principio da independncia do BCE 108 CE podemos sistematizar as suas manifestaes concretas em 5 reas principais: Independncia institucional: envolve a personalidade jurdica, a capacidade de deciso prpria e o dever de no seguir instrues externas. Independncia operacional: relativa ao exerccio autnomo dos seus poderes subtrado a qualquer forma de tutela de aprovao ou de revogao Independncia pessoal: garantida pela durao do mandato dos membros da Comisso Executiva, pelo seu carcter no renovvel, pela natureza excepcional das causas de destituio. Independncia financeira: que se materializa na obteno e gesto de recursos prprios pelo que o seu financiamento no depende do Oramento Comunitrio. Independncia de gesto interna: com especial incidncia na gesto pessoal. Directamente relacionada com estas formas de independncia est a exigncia de independncia dos bancos centrais nacionais, igualmente enunciada pelo art. 108 CE Como partes integrantes do SEBC 14 n3 protocolo, os bancos centrais nacionais no podem receber instrues dos governos dos respectivos estados-membros. Estatuto de reforada independncia do BCE tambm se pode avaliar pela ptica da sua participao no sistema comunitrio de controlo jurisdicional.

61

35 Protocolo - as diversas vias do contencioso comunitrio so aplicveis, mutatis mutandis, ao BCE: - Actos ou omisses do BCE podem ser fiscalizados pelo Tribunal de Primeira Instancia ou pelo Tribunal de Justia atravs da instaurao dos competentes recursos de anulao 230 CE ou por omisso 232 CE. - Sobre os actos do BCE podem ser suscitadas questes prejudiciais de interpretao ou de validade pelos tribunais nacionais 234 b) CE - A excepo de ilegalidade do art. 241 pode ser invocada em relao a um regulamento ou a um qualquer acto de alcance normativo adoptado pelo BCE. - Aos danos causados pelos actos ou omisses do BCE aplicvel o regime de responsabilidade extracontratual previsto no art. 288 - T.J goza de uma competncia de plena jurisdio, na acepo do art,229 CE em matria de recurso de anulao de decises definitivas do BCE que aplicam sanes pecunirias - Art. 35 n6 do protocolo permite ao BCE o exerccio de poderes equivalentes aos reconhecidos Comisso no domnio do contencioso do incumprimento.

62

Вам также может понравиться