Вы находитесь на странице: 1из 5

BENEFCIOS DA PRTICA DO MANTRA OM*

O MANTRA OM ESCRITO NO ALFABETO DEVANAGARI, OU SEJA, SNSCRITO.

Texto de: Suami Hamsananda Sarasvati

INTRODUO: Na ndia, a slaba OM, acompanha o caminhante onde quer que ele v. O OM e o perfume do dhup, incenso a base de sndalo, esto sempre presentes nos Ashrams (centros de yoga), templos e cavernas (uma tradio milenar nos Himalayas, onde sempre houve uma grande concentrao de yoguis muito avanados, meditando em cavernas).

Mantras tem seu poder no som e no em seu significado, devendo ser por isto, pronunciados corretamente. So frmulas sonoras, que acionam fisiologicamente circuitos cerebrais e mentais da esfera humana, com uma ampla abrangncia de aplicaes e utilidades.

OM um vocbulo nico, pronunci-lo regularmente, longe de se constituir uma prtica absurda e v, traz uma infinidade de vantagens, tanto fsicas quanto mentais. Faamos um exame objetivo sobre o assunto.

Primeiramente devemos aprender a emitir o som de OM. Deitado ou sentado, com os lbios entreabertos, depois de uma inalao profunda, se faz a exalao freada expulsando o ar, o qual ao sair, faz vibrar as cordas vocais em um OOOOOO... prolongado. O som deve ser o mais grave e uniforme possvel. Se o emitirmos corretamente com a mo sobre o peito, notaremos a vibrao que produzida nesta rea. Da metade em diante da exalao, vai se fechando a boca, expulsando o ar e contraindo os msculos abdominais emitindo um MMM... prolongado e nasalado que zune no crnio. Apoiando a mo sobre o crnio, tambm notaremos a vibrao que a se produz. Colocando as palmas das mos contra as orelhas, se ouve mais nitidamente o OOOOMMMM....

- EFEITOS DE OM -

EFEITOS VIBRATRIOS: O O faz vibrar toda a ossatura da caixa torcica, esta vibrao transmitida para a massa de ar encerrada nos pulmes, para a delicada membrana dos alvolos, que ao vibrar estimula as clulas pulmonares permitindo um melhor intercmbio gasoso. Esta vibrao exerce tambm, um notvel efeito sobre as glndulas endcrinas (hipfise, pineal, tireide, supra-renais, gnadas). As vibraes do mantra OM, chegam aos tecidos mais ocultos e as clulas nervosas, intensificando a circulao nestes locais. At mesmo o sistema nervoso simptico e o nervo vago recebem a benfica influncia destas vibraes.

A musculatura de todo o aparelho respiratrio relaxa e se fortifica, a respirao desenvolvida aumenta o aporte de oxignio para todo o corpo. A vibro- massagem da vocalizao de OM, atinge os rgos da caixa torcica, do abdmen e nervos cranianos. Como conseqncia desta vibrao, ondas eletromagnticas so produzidas propagando-se por todo o corpo, aumentando o dinamismo e a vontade de viver e finalmente desenvolvendo a capacidade de concentrao.

EFEITOS SOBRE O APARELHO RESPIRATRIO : 1234Respirao lenta : A emisso de OM torna mais lenta a exalao, o que revitaliza o corao. Respirao regulada : Quando o som uniforme a respirao torna-se contnua, sem sacudidelas. Respirao completa : Expulsa todo o ar residual dos pulmes, como conseqncia a inalao se torna mais profunda. Controle e relaxamento : Para que o som seja uniforme, imprescindvel o relaxamento dos msculos respiratrios durante a exalao.

EFEITOS MENTAIS: 1. 2. Quase imediata prevalncia de ondas do tipo Alfa no crebro, as quais induzem calma, paz e relaxamento de tenses em geral. Ativa a secreo de substncias como a serotonina e endorfinas, que incrementam ou estabelecem a sensao de satisfao existencial de forma continuada. Estimula e exercita a atividade equilibrada dos dois hemisfrios cerebrais. Notvel aumento da capacidade de concentrao e memria. Induz estabilidade emocional.

3. 4.

O OM pode ser emitido de forma audvel somente na exalao, podendo ser entoado mentalmente durante a inalao, intensificando a paz mental.

Durante o dia a dia, repetindo com freqncia o mantra OM mentalmente, poder se notar serenidade e paz mental que tal prtica pode proporcionar, elementos estes imprescindveis para a meditao, a felicidade e a sade.

Respire OM, coma OM, pense OM, viva OM, seja OM. Swami Sivananda, guru de nosso guru Paramhamsa Satyananda.

Hari OM Tat Sat

TEMPLO DA MEDITAO
HARI OM TAT SAT- BEMVINDOS QUIETUDE DO SILNCIO DA PAZ TRANSCENDENTAL! Para contato mande e-mail parte para: hamsabr@yahoo.com.br

SHRI SHAKTI DEVI


Mantra sempre vem em primeiro lugar e Shakti (energia) Devi (divina)tambm, desta forma tudo estar em ordem desde o incio. O mantra para invocar nossa energia csmica e divina OM HRIM SHRIM KRIM PARAMISHUARI SUARRA(SUAHA). Assim que tiver assimilado o contedo desta apresentao bsica de meditao, escolha um local com privacidade, sente-se de face ao norte ou leste, tenha uma atmosfera cativante no ambiente, use incenso antes e no durante. Coloque a foto de sua divindade ou de seu guru, ou ainda melhor, ambas sua frente. Use, se possvel uma postura clssica de meditao, como o Ltus por exemplo. Se sofrer de citica no cruze as pernas, mas mantenha-as estendidas. Faa um esforo para no usar um encosto nas costas, cultive a atitude de manter-se em seu prprio eixo. A coluna deve permanecer ereta, isto muito importante, o corpo imvel, pois os principais nervos da coluna que dinamizam os movimentos voluntrios precisam ficar livres de movimentos ou iro produzir ondas de pensamentos e mais pensamentos, atrapalhando sua meditao e descanalizando a energia vital e psquica. Aps acomodar o corpo, evite os movimentos e absorva-se por uns segundos ( meio minuto +ou-) em sentir a imobilidade do corpo. E ento percorra a ateno pelas partes do corpo, um segundo em cada uma delas, iniciando das extremidades, ps e mos s reas centrais, coluna e cabea...Ps, pernas, mos, braos, ombros, costas, abdome, peito, todo o tronco, nuca, todo o pescoo, dentes separados (arcada superior da inferior), lbios, mas, plpebras, sobrancelhas, ponto entre as sobrancelhas, testa, toda a face. Sinta a expresso natural de sua face. Todo o

corpo...Ao percorrer estas partes, se encontrar alguma tenso muscular, RELAXE! Agora sinta a respirao natural sem alter-la voluntariamente, sinta os movimentos do abdome, do tronco, do ar...o ritmo dos movimentos, NO SE CONCENTRE EM NADA! D TOTAL LIBERDADE AOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, MEMRIAS, ETC...DEIXE QUE TUDO VENHA E V POR SI S SEMPRE, EM TODAS AS FASES DA MEDITAO, ISTO DE VITAL IMPORTNCIA! AO INVS DE ESTAR PRESENTE NESTES ITENS, SINTA A SUA RESPIRAO, NENHUMA RESPIRAO DEVER PASSAR SEM SER NOTADA COMO FOI INDICADO...FIQUE ASSIM POR UNS CINCO DEZ MINUTOS (um minuto no primeiro mes e aumente aos poucos)...DE QUANDO EM VEZ A SUA ATENO IR FUGIR COM ALGUM SENTIMENTO, PENSAMENTO OU ALGO ASSIM, AO NOTAR ISTO RETORNE SUA RESPIRAO OU SUA PRTICA EM MOS...QUANTO MAIOR O TEMPO DE PERMANNCIA JUNTO PRTICA (A RESPIRAO, NO CASO) MELHOR VOCE SE SENTIR E MAIS PROFUNDO IR EM MEDITAO...EXERCITE A PERMANNCIA DA SUA ATENO POR UM TEMPO CADA VEZ MAIOR, DEIXANDO A MENTE SOLTA E LIVRE...E vamos ao prximo passo...

OM
...Mentalize a imagem de SHRI GANESHA, esta que possui a cabea de um elefante e recite mentalmente o mantra OM GAM OM tres vezes pelo menos, oferecendo mentalmente uma chuva de flor de crisntemo amarelo para ele...Agora inale lenta e profundamente e entoe o som do mantra OM, OOOMMM...ao exalar. Exale cantando um longo e alto (no muito alto) OM, enquanto tiver ar faa soar OM. Sinta o som, apenas sinta o som, sinta a fonte que o emite, no as cordas vocais, e sim a mquina da vida! Ao terminar o som, sempre que terminar, sinta o que fica no seu lugar, o silncio que fica cada vez mais silencioso! Quando o som termina voce est consigo mesmo(a) , em s, sinta o silncio e a natural paz do Ser. OM o desgnio do SER, aquilo que se em s mesmo e no aquilo que mostramos aos outros, ou que pensamos ser, ora, pensar s pensamento, nossa substncia no apenas pensamento! Sinta o som e o que fica quando termina o som de OM. Entoe OM de um minuto a trinta minutos, de trinta minutos a algumas horas, quanto mais melhor! ESCOLHA UM LOCAL E UMA HORA HABITUAIS E FAA-O DIRIAMENTE...MEDITAR UM DIA, PARAR DOIS, OU FAZ-LO DE FORMA IRREGULAR GERA INSTABILIDADE MENTAL E EMOCIONAL...ESCOLHA UM PERODO DE TEMPO, SEMANAS, MESES,ANOS OU VIDAS, MAS FAA COM REGULARIDADE...MEDITE POR UNS MINUTOS APENAS NOS PRIMEIROS DIAS E SEMANAS, AUMENTE GRADATIVAMENTE, AOS POUCOS, CONFORME VOCE V SE SENTINDO BEM...NO INCIO DO DIA E NO FINAL SO AS MELHORES HORAS...ISTO UM CALMANTE NATURAL...EVITE A VISTA DE CURIOSOS, POIS ELA POSSUI EFEITOS INDESEJADOS! NENHUM ESTADO MENTAL OU EMOCIONAL, POR MAIS TENSO, DEPRESSIVO OU CATASTRFICO QUE SEJA RESISTE ALGUNS MINUTINHOS DE MANTRA OM...VEJA ISTO POR S...OM a presena de Sri Ganesha e sua forma, a cone da boa sorte milenar e eterna! OM...

OM
...OM e meditao tem efeitos mgicos, mantra poder! OM o mais poderoso dos mantras e a raz de todos eles! O ambiente fica sanado, purificado e exorcizado com OM, as pessoas tambm, isto atrai os melhores auspcios, sorte sem fim, sade, prosperidade e paz duradoura, OM ilumina a prpria luz! O ambiente fica impregnado de aconchego e bons fludos, vira um templo de verdade! As milenares escrituras de yoga proclamam que onde se recita, se escreve OM, seja um local ou um corpo (tatuado, por exemplo) al um local sagrado e protegido! Mais tarde voce poder obter um mantra individual e far progressos ainda maiores..ESTAREI SEMPRE PRONTO PARA LHE INICIAR EM SEU MANTRA E MEDITAO...OM EST TIMO POR HORA...H milhares de tcnicas de meditao, esta uma das mais poderosas e uma fabulosa meditao..UMA INICIAO DE VERDADE! DADA POR SUAMI HAMSANANDA SARASVATI....PARA VOCE...SE PRATICAR, NOTE A INCRVEL MUDANA EM SUA VIDA! Esta tcnica destroi tenses, estresse, insnia, maus fluidos e traz incontveis benefcios alm de concentrar a mente, promovendo em grande escala a melhoria das faculdades mentais, como a memria, equilbrio, etc OM...ANTES DE TERMINAR SEU CANTO DE OM, MERGULHE NA PAZ DO SEU TEMPLO INTERNO E ACONCHEGUE-SE POR UNS MINUTOS OU HORAS AL, RENOVE SUAS FORAS AL DIARIAMENTE, NOS VEREMOS AL, NO SOSSEGO DA PAZ TRANSCENDENTAL, QUE OS MUNDOS NO NOS ROUBA!OM...OM...OM

Вам также может понравиться